sábado, 19 de agosto de 2017

AGÊNCIA DE AVIAÇÃO CIVIL PROPÕE NOVAS MEDIDAS DE SEGURANÇA PARA AEROPORTO DE BISSAU


O presidente do conselho de administração da Agência de Aviação Civil (AAC) da Guiné-Bissau, Marcos Galina, afirmou hoje que doravante todas asentidades que passarem pelo aeroporto de Bissau terão se submeter a revista corporal e da bagagem. 

A revista, que é feita através do pórtico com detetores de metal e aparelhos de raio X, só será dispensada a uma ou duas entidades do país, precisou Galina.

O presidente da AAC guineense deu estas indicações no encerramento da primeira jornada de sensibilização sobre riscos e ameaças na aviação civil na Guiné-Bissau, na qual foram debatidas questões de segurança no aeroporto bem como direitos e deveres dos passageiros.

No âmbito desta jornada, Marcos Galina conversou com os titulares dos órgãos de soberania e entidades militares para lhes pedir colaboração quanto ao cumprimento das medidas de segurança no aeroporto.

Galina disse ter recebido promessas de "colaboração total e imediata" com as novas medidas de segurança da Presidência da República, do líder do parlamento, do primeiro-ministro, do presidente do Supremo Tribunal de Justiça, do Procurador-Geral da República e do líder do Supremo Tribunal Militar.

O líder da aviação civil guineense afirmou que se os titulares dos órgãos de soberania decidiram colaborar, todas as outras entidades do país também têm de fazer a mesma coisa.

"Não pode haver exceção para deputados, juízes, militares, como tem acontecido até aqui", defendeu o presidente da AAC guineense, frisando ainda que o acesso ao interior do aeroporto só será possível mediante um "cartão de acesso emitido pela entidade competente".


Aos passageiros, Marcos Galina avisa que de agora em diante só tem acesso quem for viajar. Os acompanhantes não terão acesso ao interior do aeroporto onde também afirma, não será permitido o convívio.

"O aeroporto não pode ser lugar de socialização de pessoas", sublinhou o responsável, dando exemplo de "situações desviantes" que ocorrem, em que alguns funcionários com um simples cartão acedem à pista e as vezes até ao avião, disse.

Notabanca

Implante para o Pεnis envia SMS à Parceira em caso de Infidelidade


E se as esposas soubessem das facadinhas no matrimónio dadas pelos maridos, com um alerta por SMS no telemóvel, através de um Chip implantado nos pεnis…  Ler mais

Saúde pública - Ministro denuncia descoberta de 400 processos de junta médica falsos

Bissau, 18 Ago 17 (ANG) - O Ministro da Saúde Publica revelou esta sexta-feira que foram descobertas mais de 400 documentos de junta médica falsos, autorizados por médicos sem competência para o efeito.

Carlitos Barrai falava em conferência de imprensa promovida conjuntamente com os seus colegas do Ambiente e da Agricultura, e moderado pelo próprio Primeiro-ministro na qual cada governante procedeu ao balanço das actividades levadas a cabo no respectivo pelouro.

«A situação de falsificação de processos de junta médica é grave, uma vez que os médicos juraram salvar vidas e não promover acções de corrupção, mesmo à custa das próprias vidas que juraram salvar», criticou aquele governante.

Sublinhou que apesar dos procedimentos rigorosos para a obtenção de junta médica na Guiné-Bissau, através de avaliação criteriosa por uma comissão medica para  cada caso, de modo a certificar a veracidade da enfermidade, os médicos supostos médicos infractores conseguiram iludi-los.

«Para verificar se uma junta é falsa ou não olhamos para a imagem da pessoa a quem se pretende atribuir e através disso conseguimos descobrir muitas falsificações emitidas por médicos corruptos a troco de determinadas compensacões financeiras”, disse Carlitos Barai que avançou que desta forma, os mesmos estariam a promover a emigração ilegal junto aos países de acolhimento.

Acrescentou que medidas correctivas serão tomadas para por cobro a situação.
Por outro lado, aquele responsável sublinhou que actualmente a oferta de quadros formados na área de saúde é muito maior em relação as necessidade do pais, pelo que o seu ministério irá dar-se ao luxo de começar a seleccionar os agentes para oferta de emprego, a partir de um concurso público.

“Não basta simplesmente ser o formado na área para ser imediatamente empregado. Vamos começar a escolher os mais aptos entre os formados”, afirmou.  

A concluir, referiu a falta de verbas para equipar e por a funcionar o centro de hemodiálise, mas no entanto, afirmou que  diligências estão sendo feitas no sentido de superar esta dificuldade o mais cedo possível. 

ANG/AALS/SG

Guiné-Conakry - Alpha Condé e Modibo Touré abordam implementação do Acordo de Conacry

Bissau, 18 Ag 17(ANG) -  O presidente da República da Guiné-Conacry e o representante especial do Secretário-geral da ONU em Bissau trocaram impressões quarta-feira sobre a aplicação  do Acordo de Conacri para a resolução da crise política na Guiné-Bissau, no decurso de uma audiência concedida pelo chefe de estado guineense.

A informação foi avançada à imprensa local pelo gabinete de comunicação da presidência da república.

“O objetivo da minha visita se relaciona às negociações para a aplicação do Acordo de Conacry. Como sabem, o presidente Condé é o mediador da CEDEAO para a Guiné-Bissau. Venho lhe informar do desenvolvimento da situação actual. Dentro de uma semana terei um encontro com Conselho de Segurança das nações unidas, onde o Secretário-geral da ONU deverá apresentar um relatório sobre a Guiné-Bissau.

Modibo Touré acrescenta, dizendo tratar-se de um encontro de preparação da reunião do Conselho de Segurança da ONU no qual se informou junto do  mediador Condé  das possibilidades  de acelerar a aplicação do Acordo de Conacry

O Acordo de Conacry prevê a nomeação de um primeiro-ministro de consenso e de confiança do Presidente da República e a criação de governo inclusivo formado por partidos com assento parlamentar.

O PAIGC reclama para o lugar de Primeiro-ministro a nomeação de seu dirigente, Augusto Olivais, que diz ter sido a figura de consenso em Conacri mas o PRS, maior partido da oposição, a luz das legislativas de 2014, diz não ter sido escolhido nenhuma figura de consenso na reunião de Conacri, pelo que concorda e apoia o actual PM, designado pelo Presidente Mário Vaz. 

ANG/FAAPA

Saúde pública - Presidente do INASA admite que 70 por cento das doenças humanas são transmitidas através dos animais

Bissau, 19 Ago 17 (ANG) – O Presidente do Instituto Nacional de Saúde (INASA) admite hoje que 70 por  cento das doenças humanas são transmitidas através da coabitação com os animais.

Plácido Cardoso que falava na cerimónia do encerramento do projecto de reforço dos sistemas de preparação para situações de emergência na Guiné-Bissau, disse que no pais muitas pessoas criam animais em casa, nomeadamente cães, gatos, porcos entre outros e que se não forem vacinadas são capazes de transmitir doenças aos humanos. 

Desta forma, prosseguiu o Director do INASA, os jornalistas têm um papel a jogar na mudança de comportamento das pessoas em relação a coabitação com animais de forma a se prevenir a transmissão de doenças.

Referindo-se especialmente ao projeto afirmou que o mesmo teve apoio e financiamento da Agência de Cooperação dos estados Unidos da América (USAID) no componente da comunicação no país nos últimos três anos.  

Aquele responsável disse que os grandes ganhos do projecto foram os documentos estratégicos por vários atores nacionais. 

considerou que é necessário fortalecer a liderança nacional para que os impactos dos projectos perdurassem no sistema de saúde e seja criados mecanismos para sua melhor implementação. 

Cardoso salientou que um projecto é uma oportunidade de fortalecimento das capacidades institucionais, dos recursos humanos e de todos os outros mecanismos nacionais de gestão.  

ANG/JD/JAM/SG

Saúde pública - Encerrado projecto HC3 na Guiné-Bissau


Bissau, 19 Ago 17 (ANG) – O Projecto Capacidade de Comunicação Colaborativa em Saúde denominado (HC3) encerrou  quinta-feira suas actividades no país.

Na cerimónia organizada para assinalar o fim das  actividades do projecto, a líder da equipa HC3, Amrita Gill Bailey explicou que o projecto  foi criado em 2014 pela agência de Cooperação dos Estados Unidos da América (USAID) para países do terceiro mundo, com o objectivo de prevenir e ajudar as pessoas afectadas pela epidemia de Ébola. 

Referiu  que em 2014, o vírus da Ébola contaminou cerca de 11 mil pessoas na costa ocidental de África e o referido projecto foi solicitado ao governo Americano pelo Instituto Nacional da Saude (INASA), através do Centro de Informação e Comunicação para a Saúde (CICS) da Guiné-Bissau.

Explicou que apesar do país não ter sido afectado pelo vírus da Ébola, as mensagens divulgadas pelo CICS, e concebidas no quadro da estratégia elaborada pelo HC3 foram muito importantes e contribuíram para a mudança de comportamentos.

Aquela responsável disse ainda que o projecto HC3, em colaboração com a INASA elaboraram uma política de comunicação em saúde e validaram a Estratégia de implementação e guia de mensagem sobre  “como actuar em situações de emergência”.   

“Os impactos alcançados pela CICS, se devema equipa do INASA e pela ONG Ambiente Desenvolvimento em Acção (ENDA) “,frisou, tendo elogiado os trabalhos executados pelo CICS junto de beneficiários.

Para o Director Nacional da ENDA, Mamadú Aliu Djaló é imperativo que acções de informação e comunicação para mudança de comportamentos da população na Guiné-Bissau sejam elaboradas e implementadas de forma durável.

ANG/JD/JAM/SG

'Uma vez infiel, sempre infiel'? Ciência diz que pode ser verdade

Estudo revela que pode haver alguma verdade por trás deste ditado popular, ainda que não se aplique em 100% dos casos.

    
'Uma vez infiel, (quase) sempre infiel', é o que sugerem as conclusões de um estudo realizado por investigadores da Universidade de Denver, nos Estados Unidos da América.

A ciência comprova assim que o ditado popular pode ter o seu quê de verdade, ainda que não se aplique em 100% dos casos.

Como reporta a edição brasileira da revista GQ, os investigadores descobriram que as pessoas que tinham sido infiéis no primeiro relacionamento tinham três vezes mais probabilidades de também trair no segundo do que as pessoas que nunca tinham traído um parceiro. Já as pessoas que tinham sido traídas tinham duas vezes mais probabilidade de vir a ser infiéis na relação seguinte.

Estas conclusões, publicadas no Archives of Sexual Behavior, surgiram depois de os investigadores analisarem as respostas de 484 pessoas (68% mulheres e 32% homens) a questões sobre pelo menos duas relações amorosas. Dos participantes 44% admitiu ter tido sexo com alguém fora da relação amorosa e 30% reportou ter descoberto a traição de um parceiro.

POR VÂNIA MARINHO
NAOM