sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Aliu Soares Cassamá: "A MINHA DISTINÇÃO É MAIS UMA VALIA PARA O PAIS", considera o recém-distinguido melhor Diretor-geral de NAS em 2022.

Aliu Soares Cassamá à margem duma visita efetuada hoje pelo primeiro-ministro aos diferentes serviços de segurança instalados no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, na qual destacou ações realizadas durante o ano findo.

Rádio Jovem Bissau

O Governo guineense está preocupado com a segurança no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira.

Está Sexta-Feira(27.01), à quando da sua visita, Primeiro Ministro Nuno Gomes Nabiam, ordena o reforço da segurança naquele único Aeroporto do País.

Radio TV Bantaba

Funeral do malogrado Alberto Nambeia líder de PRS será com honras de Estado!


Estamos a Trabalhar

A Guiné-Bissau precisa de 340 biliões de francos CFA para revulcionar o setor agrícola até 2025. O plano foi apresentado no Fórum Dakar-2. Sob a égide do Presidente da União Africana, o DAKAR-2 vs desafios para alimentar África com Soberania e Rsiliência recebe financiamento de 10 biliões de dolares para 5 anos.

Radio Voz Do Povo

Uganda. Jovem mulher obrigada a reembolsar homem após cancelar casamento

© iStock

POR LUSA  27/01/23 

Um tribunal ugandês ordenou a uma jovem mulher que quebrou uma promessa de casamento com um homem 30 anos mais velho que reembolsasse os cerca de 2.300 euros que gastou para financiar os seus estudos.

De acordo com documentos enviados à agência AFP, Richard Tumwiine, 64 anos, tinha financiado os estudos jurídicos da mulher, com quem mantinha uma relação.

Mas a mulher, que está na casa dos 30 anos, disse mais tarde que não podia
casar com um "homem idoso".

"Uma vez que a promessa de casar não foi cumprida", o tribunal decidiu que o queixoso tinha direito a um reembolso de cerca de 9,4 milhões de xelins ugandeses (2.355 euros) gastos na educação da jovem mulher.

O tribunal também condenou a estudante de Direito a pagar um milhão de xelins (248 euros) em danos por "angústia mental".

Segundo o tribunal, a jovem mulher não apresentou defesa nem compareceu à audiência na cidade ugandesa de Kanungu (oeste).

O queixoso, um professor reformado, disse hoje à AFP que o caso o tinha deixado com "feridas permanentes no coração".

Mas a ex-ministra e ativista dos direitos da Mulher Miria Matembe disse que a decisão "unilateral" era "um caso clássico de como os sistemas judiciais favorecem os homens".


Ministério da Saúde Pública em parceria com a Organização Mundial de Saúde_OMS, encerra atilier de avaliação da resposta a Covid-19 no país.

Radio Voz Do Povo

Bissau e Lisboa assinaram está sexta-feira (27.01) acordo bilateral para construção da escola portuguesa na Guiné-Bissau.

Suzi Carla Barbosa Ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades e Francisco Gonçalves Nunes André Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal

Radio Voz Do Povo

Cerimônia oficial de Lançamento da primeira pedra das Obras de Construção de pistas Rurais e Ponte entre Cussana e Cussenthe Sector de Mansoa, Região de Oio

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Radio Voz Do Povo 



Coordenador Nacional do MADEM-G15, Braima Camará visita residência do mologrado líder do PRS, Alberto Nambeia, para transmitir as mantenhas de pesar a família enlutada e, os sentimentos de solidariedade para com os militantes e dirigentes do PRS.

Radio Voz Do Povo

Alto-comissário da ONU "chocado" com destruição após visita à Ucrânia

© Spencer Platt/Getty Images

POR LUSA  27/01/23 

O Alto-comissário da ONU para os Refugiados admitiu hoje estar chocado com a destruição causada pela guerra na Ucrânia, no final de uma visita de seis dias ao país, e pediu aos doadores que continuem a dar apoio.

"Fiquei chocado com o nível de destruição que vi como resultado dos mísseis e bombardeamentos russos", disse Filippo Grandi no final da sua visita, a terceira ao país desde o início da invasão russa, em fevereiro do ano passado.

"Muitas infraestruturas civis, como centrais de energia, sistemas de abastecimento de água, jardins de infância e edifícios de apartamentos foram danificadas ou destruídas e muitos civis, incluindo crianças e idosos, foram mortos ou fugiram das suas casas, tendo as suas vidas sido completamente arrasadas por ataques sem sentido", afirmou o responsável do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), em comunicado hoje divulgado.

Segundo Grandi que percorreu, durante seis dias, o sul e leste do país, encontrando-se com civis e responsáveis das regiões administrativas de Odessa, Mykolaiv, Zaporijia, Dnipro, Kharkiv e Kiev, as necessidades humanitárias continuam agudas na Ucrânia, sendo necessário que o financiamento seja mantido e até aumentado.

O Alto-comissário encontrou-se ainda com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, com o vice-primeiro-ministro Oleksandr Kubrakov e com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba.

Filippo Grandi sublinhou que, além da destruição, também testemunhou as reparações e reconstruções que estão a ser realizadas pelas autoridades e pelos cidadãos ucranianos.

"Embora os edifícios tenham sido destruídos, o espírito do povo ucraniano permanece intacto", afirmou.

"Sinto-me muito inspirado pela força e resiliência [dos ucranianos]. Cabe a todos nós -- a comunidade internacional -- apoiá-los enquanto levam a cabo a sua recuperação pelo que apelo aos Estados, instituições financeiras internacionais e outros para que contribuam para esta tarefa -- e rapidamente", disse.

Para facilitar o processo, o ACNUR lançou, em conjunto com o Governo ucraniano, uma plataforma digital designada como "Ucrânia é um Lar" -- que visa ser um ponto de encontro entre oferta e procura de ajuda para reparações e reconstrução de casas.

"O objetivo é fornecer um sistema transparente e eficiente de ajuda humanitária, recuperação e desenvolvimento do setor privado e de outros parceiros para reunir fundos e apoio material para ajudar as pessoas, incluindo refugiados e deslocados internos, a voltarem para casa", explicou a agência da ONU.

No entanto, Grandi alertou que as necessidades humanitárias continuam a ser profundas, especialmente nas regiões que se situam na linha da frente dos combates.

"O financiamento humanitário deve, portanto, ser sustentado e expandido. Isso é fundamental para estabilizar as populações e permitir que as pessoas afetadas pela guerra contribuam para a recuperação do país e da economia", argumentou.

"Os doadores -- Governos, empresas e particulares -- foram incrivelmente generosos no ano passado. Isto deve ser mantido se quisermos dar às pessoas o apoio de que precisam urgentemente hoje e no próximo ano", concluiu.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou até agora a fuga de mais de 14 milhões de pessoas -- 6,5 milhões de deslocados internos e quase oito milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Neste momento, 17,7 milhões de ucranianos precisam de ajuda humanitária e 9,3 milhões necessitam de ajuda alimentar e alojamento, segundo a ONU.

A Rússia manifestou hoje disponibilidade para perdoar a totalidade da dívida da Guiné-Bissau, segundo uma nota à imprensa do Ministério das Finanças guineense.

 POR LUSA  27/01/23 

Rússia manifesta disponibilidade para perdoar dívida da Guiné-Bissau

A Rússia manifestou hoje disponibilidade para perdoar a totalidade da dívida da Guiné-Bissau, segundo uma nota à imprensa do Ministério das Finanças guineense.Segundo a nota, o embaixador da Rússia na Guiné-Bissau, Alexander Egorov, reuniu-se hoje com o secretário de Estado do Tesouro, Mamadu Baldé, a quem manifestou a vontade de Moscovo de "perdoar toda a dívida".

O Ministério das Finanças refere que a dívida ronda 26 milhões de dólares (23,9 milhões de euros), mas parte substancial daquele valor já tinha sido perdoado no âmbito do Clube de Paris, em maio de 2011.

"A parte remanescente classificada como a dívida comercial", explica o Ministério das Finanças, é "referente ao arrendamento da embaixada da Guiné-Bissau em Moscovo", no valor de mais de um milhão de dólares.

"Nós estamos abertos a perdoar toda a dívida da Guiné-Bissau", disse o diplomata russo, citado na nota à imprensa, durante a audiência com secretário de Estado do Tesouro da Guiné-Bissau.

Mamadu Baldé, diz ainda a nota, reiterou a vontade do Governo guineense em honrar "todos os compromissos assumidos" no âmbito da dívida pública.

"Uma das exigências feitas pelo Fundo Monetário Internacional é resolver o problema da dívida", disse Mamadu Baldé, que prometeu dar uma resposta adequada.

O Ministério das Finanças indica também que o embaixador da Rússia disse que Moscovo "aguarda com expectativa a participação da Guiné-Bissau na cimeira Rússia-África", prevista para julho, em São Petersburgo

PRESIDENTE DA REPÚBLICA, COMANDANTE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS E PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DA CEDEAO NUMA VISITA DE TRABALHO EM FRANÇA.


 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Governo lança primeira pedra para a construção de pistas rurais e ponte na zona-3 da localidades de Bubatumbo, Ndjassan, Gã-Ture entre outros_ Reg_Quinara.

Radio Voz Do Povo

Dados do recenseamento eleitoral em curso_GTAPE.

Radio Voz Do Povo 

PRS: CABE AO CONSELHO NACIONAL AGENDAR UM CONGRESSO ANTECIPADO

JORNAL ODEMOCRATA  27/01/2023 

O Presidente em Exercício do Partido da Renovação Social, Fernando Dias, anunciou para breve a convocação do Conselho Nacional do partido, órgão máximo entre congresso, para decidir o destino do PRS nos próximos tempos, na sequência da morte do Presidente do partido, Alberto N´bunhe Nambeia, para analisar o período adequado para a realização de um congresso antecipado. 

A direção superior do PRS reuniu-se na passada quarta-feira, 26 de janeiro de 2023, em Bissau, após a morte do seu líder em Portugal, para preparar e organizar as cerimónias fúnebres.

Interpelado pela imprensa, antes do início da reunião, Fernando Dias explicou que a reunião visa preparar as cerimónias fúnebres do defunto presidente.

Embora admita que exerce agora as funções do Presidente interino, Dias afirmou que cabe ao conselho Nacional dos Renovadores analisar o período adequado para a realização de um congresso antecipado.

Alertou que está em curso um processo eleitoral e que se as eleições legislativas antecipadas vão ser realizadas a 4 de junho, vai ser impossível realizar o congresso, “mas essa decisão cabe ao conselho nacional”.

O ex- líder juvenil dos renovadores lamentou, com “muita tristeza”, a morte daquele que considera o “pai do PRS”, por ter estruturado o partido, quando exercia as funções de responsável de implantação das estruturas e de ter preparado, junto com Koumba Iala,  homens capazes de substituí-los.

“De maneira que, pela estrutura que o PRS tem hoje, a ausência de um indivíduo não pode impedir o funcionamento da máquina” disse, quando questionado se a morte de Nambeia não faria o PRS fracassar na arena política.

Sobre a intenção de concorrer à liderança do partido, Fernando Dias respondeu: “A candidatura no PRS não depende de Dias. Sou uma simples figura a representar Nambeia. Cabe aos dirigentes decidirem quem vai ser o substituto. Como sabem o PRS tem uma estrutura rígida, só a ela compete indicar quem será o candidato à liderança. É normal que alguém tenha a intenção de se candidatar, mas a direção tem a obrigação de apresentar uma proposta de quem será candidato de entre os militantes do partido e não tenho a certeza se serei eu a ser indicado”.

Embora lamente a morte de Nambeia, Fernando Dias, de olhos postos nas próximas eleições legislativas, acredita na vitória dos renovadores, lembrando que o PRS é umpartido do poder.

“O PRS tem participado em sucessivos governos, a título de convite, desde que foi deposto em 2003, mas decidiu agora definir uma agenda, através da qual serão apresentados ao povo guineense novos planos, novos pensamentos e nova forma de estar e de fazer política para o desenvolvimento do país. É este o caminho que estamos a seguir, apelando ao povo para renovar a esperança no nosso partido para assumirmos a gestão do país. Temos constatado muitas irregularidades e compreendemos que só o PRS poderá ultrapassar essas situações. O PRS faz política para satisfazer a necessidade de todos e não o contrário” concluiu Fernando Dias.

Alberto Nambeia morreu em Portugal vítima de doença prolongada. Assumiu a liderança do PRS desde 2012, depois de ter sido declarado derrotado no congresso realizado em 2006. Foi, por várias vezes, deputado da nação, membro do conselho de Estado e segundo vice-presidente da ANP na IXª legislatura.

Por: Tiago Seide

Presidente em exercício da CEDEAO, Umaro Sissoco Embaló, PR da Guiné-Bissau recebido pelo Presidente Francês Emanuel Macron.


 Radio Voz Do Povo

Projeto de privatização da Guiné Telecom e GuinéTel

visita lago Retba ( Lago Rosa) Senegal 2022




Lake Retba (Pink Lake), Senegal. _Documentary   @Shot by Excelsis

GUERRA NA UCRÂNIA: Armamento moderno em Kyiv? Ofensiva vitoriosa ou escalada incontrolável

© Lusa

POR LUSA    27/01/23 

O envio de armamento pesado e ofensivo destinado a Kyiv pelos países ocidentais poderá implicar uma nova e vitoriosa ofensiva ucraniana ou uma escalada do conflito caso Moscovo considere ultrapassadas "linhas vermelhas", disseram à Lusa dois analistas militares.

"A questão é saber o que se pretende com este material", considerou o major-general Carlos Branco. "Porque a quantidade anunciada, e o momento em que este armamento vai ser atribuído aos ucranianos, não permitirá que atinjam os seus objetivos - a expulsão das forças russas da Ucrânia, incluindo a Crimeia".

O analista militar considera que não serão os 152 carros de combate (tanques) prometidos, e dos quais apenas 77 estão confirmados até agora, que farão a diferença. "Destes 77, 31 são Abrams (norte-americanos), que só serão atribuídos no final deste ano".

Uma perspetiva diversa é avançada pelo major-general Arnaut Moreira, que destaca a importância deste "segundo grande avanço em termos de patamar tecnológico que o ocidente alargado concede à Ucrânia" após o envio do sistema norte-americano de lançamento de foguetes múltiplos Himars.

"O sistema Himars podia ser sempre encarado como o aumento de uma capacidade de defesa por parte das Forças Armadas ucranianas. Mas o fornecimento de carros de combate nunca pode ser apenas envolvido em questões meramente de salvaguarda do território ou capacidade de defesa das forças ucranianas", considerou.

Números avançados por Carlos Branco indicam que, nos primeiros meses da guerra, os russos destruíram ou incapacitaram cerca de 2.500 carros de combate e viaturas blindadas ucranianas, e que o Exército ucraniano já se afirmava como o segundo mais bem equipado na Europa a seguir ao russo.

A maioria dos carros de combate fornecidos pelos aliados ocidentais à Ucrânia já foi destruído, garante. "O facto de pedirem desesperadamente viaturas e equipamento é significativo de que não estão a prevalecer no campo de batalha".

Arnaut Moreia destaca antes a "natureza ofensiva" e as características dos carros de combate que irão equipar as forças de Kyiv, e que os tornam num " instrumento ideal" para a condução de manobras ofensivas.

"A Ucrânia vai ter de pensar agora uma manobra diferente que a afaste de Bakhmut e Soledar e que permita, como fez em Kharkiv há alguns meses atrás, romper linhas, entrar na profundidade do dispositivo inimigo e desequilibrar o seu sistema defensivo. É isto que estes carros de combate vêm trazer", prognosticou.

Na análise de Carlos Branco, este tipo de equipamento, em particular, vai apenas prolongar o conflito, mas não vai fornecer recursos à Ucrânia para atingir o objetivo pretendido - a retirada das forças russas de todo o seu território.

"Mas em relação às viaturas blindadas, não aos carros de combate (tanques), o número atribuído é muito significativo. Aproxima-se do número que Valerii Zaluzhnyi, comandante em chefe das Forças Armadas ucranianas, pediu na entrevista à revista britânica The Economist", assinalou.

Ainda para Carlos Branco, as grandes divergências residem no número de carros de combate e no número de peças de artilharia.

"Não é provável que um Exército tenha capacidade ofensiva se não tiver capacidade para combate de armas combinadas. Não é um Exército sem artilharia, ou com uma artilharia muito reduzida, sem apoio aéreo, que vai conseguir prevalecer", sustenta.

Carlos Branco insiste que a questão consiste em saber quanto e quando o material será atribuído, enquanto Arnaut Moreira prefere destacar os "modelos de combate cada vez mais antigos" que a Rússia tem vindo a utilizar, recorrendo aos seus depósitos.

"Por outro lado, a capacidade industrial do ocidente tem uma enorme resiliência, estamos a distribuir o esforço da guerra por 50 países desta coligação avançada. A Federação russa é uma pequeníssima economia mundial, e militarizar a sua indústria vai ter reflexos dramáticos na qualidade de vida da sua população", frisou.

Uma perspetiva diferenciada do seu correligionário militar, ao assinalar uma grande desproporção de tanques e com vantagem para Moscovo.

"A Rússia tem 600 tanques T-90. E tem mais umas centenas de T-78 modificados, e em relação aos T-72 têm centenas e com o 'upgrade' que foi feito, sistemas de pontaria computorizada, proteção reativa, capacidade de combate noturno,", diz Carlos Branco.

Em resposta, Arnaut Moreira recorre ao exemplo da designada "Guerra das Estrelas" que na década de 1980 opôs os EUA à então URSS, considerando que o colapso da União Soviética não foi de natureza militar.

"Caiu pela incapacidade de responder ao que eram os anseios da população, que não percebia porque tinha de andar de Wartburg ou Lada em vez de Mercedes ou BMW. E porque o desafio da 'Guerra das Estrelas' obrigou-a um esforço de investimento na indústria de Defesa que fez colapsar todos os outros sistemas", disse à Lusa.

Desta forma, o major-general Arnaut Moreira assinala que, no atual conflito, o ocidente "não baixou a parada", e que militarização da indústria russa vai ser feita à custa da diminuição dos recursos para satisfazer as necessidades básicas da população. "É uma questão de tempo", disse.

Na quarta-feira, o Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky pediu o envio de aviões de combate e de mísseis de longo alcance, mas ainda sem qualquer confirmação.

Este novo dado poderá implicar uma escalada, mesmo que Arnaut Moreira considere que a Rússia "tudo fará para não entrar em conflito com a NATO".

Nesse sentido, define o país como uma "pequeníssima economia mundial, só tem 140 milhões de habitantes, é basicamente o que tem a Polónia e a Alemanha". E destes dois países, frisa, "há mais 48 países nesta coligação. Estão aqui as grandes potências industriais, comerciais, de produção de riqueza em todo o mundo".

O "colapso da economia interna russa", motivado pelo esforço de guerra, poderá já perfilhar-se no horizonte, admite.

"Não há nenhuma vitória russa, é absolutamente impossível de acontecer. Mesmo que tenha uma vitória de natureza militar, já toda a gente está preparada para a eventualidade de ser necessário isolar ainda mais a Federação Russa, [que] no longo prazo vai sofrer tremendamente as consequências desta sua ação ofensiva sobre um dos seus vizinhos".

Carlos Branco opta antes por desatacar que, caso a Rússia considere que algum do armamento enviado ultrapasse as suas "linhas vermelhas", haverá uma escalada.

"E o que significa? Por exemplo, a Rússia atacar a Polónia, as oficinas onde esse equipamento é recuperado, as bases onde possam estar estacionados os F-16, e de onde eventualmente lançarão os seus ataques, porque não vejo onde irá a Ucrânia colocar os F-16 no seu próprio território, porque serão atacados".

Desta forma, sintetiza Carlos Branco, a "questão é saber se os russos vão interpretar estas decisões como algo que põe em causa a sua integridade territorial, o que eventualmente pode implicar a sua derrota no conflito, e então a situação entrará numa crescente escalada. E se atacarem um país da NATO, temos o 'caldo entornado'".


Leia Também: Japão anuncia novas sanções contra políticos e militares russos

ANTÓNIO PINHEIRO PEDE A REGULAMENTAÇÃO PARA REALIZAÇÕES DE GRANDES EVENTOS CULTURAIS NO PAÍS

O administrador da empresa Mix Services denunciou que, devido a falta de "preparação" de muitos organizadores de eventos no país, é que motivou a inacessibilidade ao Estádio Nacional 24 de Setembro para realização de espectáculos.

Rádio Jovem Bissau

Portugal apoia Guiné-Bissau para implementar mestrado em português.

Timóteo Saba M'bunde Ministro do Ensino Superior e Investigação Científica da Guiné-Bissau e Francisco Gonçalves Nunes André Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal assinaram memorando de entendimento para implementação do mestrado na área da Língua portuguesa na Unidade escolar TCHICO TÉ.

Radio Voz Do Povo