sexta-feira, 11 de setembro de 2020

O Diretor executivo do Fundo da Conservação Rodoviária, Dr José Carlos Iancuba Djalo, quebrou o silêncio das especulação sobre o FCR.



ÚLTIMA HORA: ACIDENTE DE VIAÇÃO - ACIDENTE NA GUINMETAL, ENTRADA DE SÃO PAULO, BISSAU HOJE SEXTA-FEIRA, 11 DE SETEMBRO DE 2020

ANIMAIS - Mistério. Cobra de 62 anos põe ovos sem estar com um macho há vinte anos


© Saint Louis Zoo

Por NOTÍCIAS AO MINUTO  11/09/20 18:17 

A píton pôs um total de sete ovos.

Os especialistas do jardim zoológico de St. Louis, nos Estados Unidos, estão a tentar perceber como é que uma cobra de 62 anos - uma píton-real - pôs sete ovos apesar de não estar perto de um macho há pelo menos duas décadas. 

Mark Wanner, um dos responsáveis do zoo, explicou à Associated Press, que apesar de ser extremamente incomum, não é raro as pítons reproduzirem-se assexualmente. As cobras por vezes armazenam esperma para adiar a fertilização. Mas por outro lado, os nascimentos também são pouco comuns, pois as cobras daquela espécie deixam de por ovos antes dos 60 anos.

"Definitivamente é a cobra mais velha de que temos conhecimento a por ovos", admitiu Mark, acrescentando que já é a mais velha de que há registo a viver num zoo.

A píton-real, que não tem nome, pôs os ovos a 23 de julho deste ano. Três dos ovos continuam na incubadora, dois foram usados para tirar amostras genéticas e as cobras dentro dos outros dois não sobreviveram. Os ovos que continuam viáveis deverão eclodir daqui a cerca de um mês.

As amostras genéticas vão mostrar se os ovos foram reproduzidos sexualmente ou assexualmente. A única outra píton-real que está no zoo é um macho de 31 anos, mas não está no mesmo habitat.

NIGÉRIA - Estado da Nigéria aprova castração para responsáveis por violações

© Reprodução

Por LUSA  11/09/20 19:53

O parlamento regional de Kaduna, estado no centro-norte da Nigéria, aprovou uma lei que permite a castração cirúrgica como pena para responsáveis por violações, noticia hoje a agência Efe.

O governo regional espera que a aprovação desta medida sirva para dissuadir os violadores.

"Estamos felizes por o parlamento ter aumentado os castigos para violações. Esperamos que a Justiça condene mais violadores com esta pena máxima", afirmou o Ministério regional de Serviços Humanos e Desenvolvimento Social.

A inserção desta pena máxima foi aprovada na quarta-feira e pretende acabar com os crimes sexuais, afirmou o presidente da Assembleia, Yusuf Zailani, sendo que esta tem ainda de ser promulgada pelo governador.

Atualmente, as penas máximas no estado de Kaduna para o crime de violação são de 21 anos de prisão, caso a vítima seja adulta, ou perpétua, caso se trate de abuso de menores.

No entanto, segundo a Efe, a nova lei não foi bem recebida por algumas organizações, que acreditam que as medidas se devem centrar na prevenção, sublinhando que a penalização não irá resolver um problema desta magnitude.

Na ótica da diretora do Centro de Investigação e Documentação dos Defensores das mulheres (WARDC, na sigla inglesa), Abiola Akiyode-Afolabi, devem ser asseguradas medidas para evitar os crimes, assim como rápidos mecanismos de resposta e de assistência perante as vítimas.

"O que causa o aumento de violações é a impunidade", disse a ativista, citada também pela Efe.

Para Akuyode-Afolabi, "a castração não é suficiente".

"O Governo tem de mostrar vontade política, assegurando a convicção dos perpetradores e uma mudança das normas sociais", acrescentou.

Em junho, governadores de mais de 30 estados nigerianos declararam estado de emergência devido ao aumento do número de violações de mulheres e crianças no país, depois de milhares de pessoas se manifestarem junto de várias esquadras.

De acordo com a WARDC, cerca de dois milhões de mulheres e crianças são violadas, anualmente, na Nigéria, sendo que apenas 28% dos casos são denunciados.

Um inquérito realizado pela empresa de sondagens NOIPolls em 2019 indicou que uma em cada três raparigas nigerianas sofreu alguma forma de violência sexual antes dos 25 anos de idade.

12 de Setembro JUADEM comemora aniversário do pai da nação Guineense e do cabo-verde.

 Juadem sempre em frente do seu povo na cidade de Bafata





Mustafa Cassamá /Juventude de MADEM G-15

Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau - REUNIÃO DE TRABALHO EM LISBOA

Logo à seguir a nossa chegada a Lisboa, estamos reunidos neste momento com os responsáveis de uma empresa da República Checa, especialista em equipamentos, materiais e treinamento dos militares. 

Um dos objetivos do Governo, é lançar as bases para arrancar com o processo de  modernização das forças de Defesa e Segurança, por forma a cumprir com a sua missão de garantir a integridade da nação.

GOVERNAR PARA TODOS 

#GOVERNOGB2020

Eng. Nuno Gomes Nabiam Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau






Fonte: Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

Leia Também:

PM em Lisboa 

Fim do encontro de trabalho com o Diretor de Negócio e Desenvolvimento da empresa Excalibur Army, Senhor Jiri Dolezel.

GOVERNAR PARA TODOS

#GOVERNOGB2020

Eng. Nuno Gomes Nabiam

Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau


Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau



Última Hora: Decretos Presidenciais nº 47/2020 e o 48/2020.

PR Umaro Sissoco EMBALÓ nomea dois Embaixadores Extraordinários e Plenipotenciários da República da Guiné-Bissau na Turquia e na Rússia.

Alfredo Cristóvão Gomes Lopes deixa funções do inspetor-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros para substituir Seco Intchasso, falecido em pleno exercício do embaixador em Moscovo, Federação da Rússia.

O antigo diretor-geral da Integração Regional, Malam Mané foi chamado para abraçar o desafio diplomático de abertura pela primeira vez de uma Embaixada em Ancara, República da Turquia. Malam Mané preside atualmente a União Desportiva Internacionalde de Bissau, campeão em título da Primeira Divisão.



 RadioBantaba


Covid-19: China autoriza testes para vacina em spray

© Reuters

11/09/20 17:47   Por LUSA

A China autorizou o início de testes clínicos em humanos de uma possível vacina contra a covid-19, a única a ser administrada através de spray nasal, informou hoje o portal de notícias Sina.com.

Após receber luz verde da Administração Nacional de Produtos Médicos chinesa, esta potencial vacina começará a primeira fase de testes clínicos em novembro, com uma centena de voluntários, na cidade costeira de Dongtai, na província oriental de Jiangsu.

O projeto foi desenvolvido conjuntamente pelas universidades de Xiamen e Hong Kong e a empresa de biotecnologia de Pequim "Wantai".

Peritos citados pela imprensa estatal asseguram que finalizar as três fases dos testes levaria pelo menos um ano, embora, se eficaz, a vacina possa oferecer uma "dupla imunidade" contra o coronavírus que provoca a covid-19 e a gripe.

A razão é que foram usados fragmentos da proteína que forma a "corona", que dá o nome ao agente infeccioso do SARS-CoV-2, em vírus atenuados da gripe sazonal comum.

Os promotores do projeto esperam que administrando a vacina em spray nasal se reproduza a via habitual de contágio dos vírus respiratórios e induza assim uma resposta imune, apesar de ainda se desconhecer se a proteção gerada durará mais ou menos do que se fosse injetada.

Os investigadores antecipam apenas efeitos secundários ligeiros, como congestão nasal, apesar de ser possível que provoque asma ou dificuldade em respirar.

Até ao momento, as autoridades chinesas deram luz verde aos testes clínicos de uma dezena de possíveis vacinas contra o SARS-CoV-2, o novo coronavírus que provoca a doença covid-19, das quais quatro se encontram na terceira fase.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 910.300 mortes e mais de 28,2 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.855 pessoas dos 62.813 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Inundações na África Ocidental e Central provocam mais de 200 mortos

Notícias ao Minuto 11/09/20 16:32 

As inundações que atingiram a África Ocidental e Central durante as últimas semanas mataram mais de 200 pessoas e afetaram mais de um milhão de habitantes, segundo dados oficiais hoje divulgados.

"Houve 760.000 pessoas afetadas pelas inundações, com mais de 110 mortos oficialmente, e as chuvas não terminaram" em 11 países da África Ocidental e Central, afirmou a responsável do Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA, na sigla em inglês) para estas regiões, Julie Belanger, citada pela agência France-Presse.

Estes números não integram os registados no Sudão, onde, segundo a Proteção Civil do país, o número de mortos devido à chuva alcançou os 103. De acordo com a representação da OCHA na capital, em Cartum, o número de pessoas afetadas pelas chuvas alcança os 550.000.

"Podemos esperar um ano excecional que irá ultrapassar os números de 2019", afirmou Belanger, acrescentando que, caso seja necessário, o Fundo Central de Resposta a Emergências das Nações Unidas está pronto a fornecer "os fundos" para enfrentar as consequências das cheias.

Em 2019, este fundo alocou 29 milhões de dólares (24,5 milhões de euros, ao câmbio atual) para países afetados pelas cheias em 11 países africanos.

A ocorrência das inundações promove doenças relacionadas com a água e potencial má qualidade desta, incluindo cólera, malária e dengue.

Entre os países mais afetados está o Níger, onde 71 pessoas morreram e 350.000 ficaram afetadas, segundo a avaliação divulgada hoje pela proteção civil nigerina.

A OCHA acrescenta que, além da ajuda às vítimas da catástrofe, este país necessita de "10 milhões de dólares [8,4 milhões de euros] apenas para assistência humanitária".

O Senegal, onde a capital, Dakar, foi atingida, registou seis mortes, enquanto no Chade cerca de 190.000 pessoas foram afetadas pelas cheias.

No caso da Nigéria, o estado de Borno contabiliza 26.000 pessoas afetadas.

Além destes, também Camarões, Chade e Gana registaram danos consideráveis, segundo a AFP.

Trump sobre Kim Jong-un. "Ele matou o tio e colocou o corpo em exibição"

SUSAN WALSH

In Lusa 11.09.2020 16h30

O Presidente dos EUA diz que o corpo foi exibido para os altos funcionários do regime.

O corpo decapitado do tio do líder norte-coreano, Kim Jong-un, foi exibido para os altos funcionários do regime, disse o Presidente dos EUA, Donald Trump, num livro a ser publicado na próxima semana.

"Ele matou o seu tio e colocou o seu corpo em exibição", disse Donald Trump a Bob Woodward, numa declaração que aparece no livro "Fúria" que este jornalista vai publicar no dia 15 de setembro.

"A sua cabeça foi cortada e colocada no peito", explicou Trump.

Jang Song-Thaek, tio por casamento do líder norte-coreano, então considerado o número dois não oficial do regime, foi executado em dezembro de 2013, por ter "traído a nação".

A Coreia do Norte nunca especificou como Jang Song-Thaek foi executado, já que várias versões, todas particularmente atrozes e muitas vezes contraditórias, circularam nos meios de comunicação social.

A versão do Presidente norte-americano - que parece ter querido mostrar assim a sua proximidade com o líder norte-coreano - é a primeira que se refere à decapitação do tio de Kim Jong-un.

"Kim conta-me tudo. Ele contou-me tudo", disse Trump em declarações que aparecem no livro de Bob Woodward.

Donald Trump e Kim Jong-un encontraram-se por três vezes, a primeira delas durante uma cimeira, em junho de 2018, em Singapura.

No entanto, as negociações para a desnuclearização da Coreia do Norte evoluíram muito pouco, tendo estagnado após uma segunda cimeira, em fevereiro de 2019, em Hanói, o que não impede o Presidente norte-americano de destacar as suas boas relações com Kim Jong-un

"Ele escreveu-me lindas cartas. São lindas cartas. Nós apaixonámo-nos", disse o Presidente dos Estados Unidos, em setembro de 2018.

Presidente Akufo-Addo eleito Presidente da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO

    

Abuja, 9 de setembro de 2020  

O Presidente Nana Akufo-Addo da República do Gana, foi eleito novo Presidente da Conferência pela 57ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

O Presidente Akufo-Addo sucede o Presidente Mahamadou Issoufou da República do Níger, que dirigiu as atividades da Conferência por um ano.

Fonte: Ecowas.int 11/09/2020 

Communicado Final quinquagésima-Sétima Sessão Ordinária Da Cedeao Conferência Dos Chefes De Estado E De Governo

 11/09/2020










 

Fonte: Ecowas.int

A posição da O C D Organização Cívica Da Democracia. By: O Democrata Osvaldo Osvaldo

Justiça - ”Juízes do Supremo Tribunal devem agir em consciência e profissionalismo”, diz Fodé Carambá Sanhá

Bissau, 11 Set 20 (ANG) – O Presidente do Movimento Nacional da Sociedade Civil para Paz e Desenvolvimento (MNSCPD) criticou hoje que os juízes conselheiros do Supremo Tribunal de Justiça(STJ) devem agir apenas em consciência e profissionalismo e não na base de simpatia ou cor partidária.

Em entrevista exclusiva á ANG, Fodé Caramba Sanhá disse que qualquer ser humano tem direito a ter simpatias com seu próximo ou com qualquer formação política, mas a mesma não deve influenciar na sua vida profissional.

Considerou  de tardia o pronunciamento do Acórdão  do STJ, contudo, disse que  o mesmo  vai dar mais credibilidade na  recuperação da  imagem positiva do país, daquilo de que foi alvo há muito tempos.

Fodé Sanhá criticou que o atraso do STJ violou  o que está plasmado na lei, sobre a decisão do contencioso eleitoral que devia terminar em menos de uma semana, segundo emana a lei,  mas que acabou de ser pronunciado por um Acórdão,  oito meses depois da segunda volta das eleições presidenciais.

Afirmou que o STJ estava capacitado de competência e instrumentos para pronunciar sobre o contencioso num curto espaço de tempo, frisando que isto demonstra que  tecnicamente não estão sob sua alçada o seu funcionamento, o que segundo Sanhá “descredibiliza completamente” aquela instituição judicial.

“A atitude dos juízes conselheiros e do Presidente do STJ deve ser investigado, porque não cumpriram com o plasmado na lei tendo em conta que conhecem bem os procedimentos e a lei eleitoral guineense,” disse.

 Aquele responsável indicou a título de exemplo,  que o STJ fez um excelente trabalho nas eleições legislativas, incluindo no recurso feito pela formação política Movimento para Alternância Democrática(MADEM-G15) à que a instituição disse que liminarmente não pode ser um recurso viável.

Segundo o presidente do MNSCPD, a  decisão do STJ vai ajudar a dessipar todos os bloqueios e as limitações  que existiam entre os parceiros bilaterais e multilaterais, nomeadamente a comunidade internacional em relação a Guiné-Bissau.

Sustentou  que  prova disso  é o fim da missão das tropas do ECOMIB que vieram desde 2012. Ainda apontou a eminência do fecho do  escritório  da UNIOGBIS previsto para o mais tardar até Fevereiro de 2021.

Recordou que quando a sua organização felicitou a Comissão Nacional das Eleições(CNE) pelos trabalhos feitos nas eleições legislativas e presidenciais de 2019, muitos entenderam mal, mas a referida felicitação derivou do resultado de trabalho monitorado pelo MNSCPD, em parceria com o Gabinete Técnico e Apoio ao Processo Eleitoral(GTAPE) e a CNE.

Considerou de  “ato de cidadania” a  aceitação do ex-candidato, Domingos Simões Pereira do Acórdão do STJ que deu por improcedente os protestos contra os resultados das presidenciais, acrescentando que vai servir de exemplo aos futuros candidatos.

Nessa entrevista à Agência de Notícias da Guiné, Sanhá aconselha à todos a assumirem a separação de  sentimentos ou simpatias partidárias do exercício profissional .

Solicitou  as Nações Unidas a tirarem a Guiné-Bissau da linha amarela e colocá-la no verde para que o país possa beneficiar de mais investimentos externo.

O Supremo Tribunal de Justiça declarou ao principio desta semana a improcedência do recurso do contencioso eleitoral interposto pelos advogados do candidato do PAIGC, Domingos Simões Pereira, relativo as presidenciais de 2019, segundo a CNE ganhas por Umaro Sissoco Embaló. 

ANG/JD/ÂC//SG

DENÚNCIA: Manifesto de desagrado da Direção de Orange Bissau

Fonte: Ditaduraeconsenso  Sexta-feira, 11 de setembro de 2020

No âmbito do exercício da cidadania, venho por este meio e através desta nota “grito de socorro” alertar e denunciar o comportamento (caça as bruxas) da atual direção de ORANGE BISSAU.

Nesta perspectiva e inconformado com a situação de prestação de serviços da Orange Bissau, acrescido as várias denuncias dos funcionários contra a atual direção, venho por este meio, manifestar o meu desagrado e consequentemente denunciar a forma desumana que o atual director geral (Brutus Sadou Diakite) tem abordado os quadros nacionais com a humilhação, ameaças com palavras injuriosas que posso a citar “je vous expulserai de cette société même si je paierai des millions pour ton indemnization”.

O antigo Diretor da Orange Bissau, tem deixado um terreno na zona de Bra e projecto para a construção de uma sede de raiz a semelhança de MTN BISSAU, mas este director por sua vez, quer passar acima desta intenção de construir uma sede de sete(7) pisos, cujo lançamento de pedra para a referida construção teve lugar no ano passado na presença de alguns membros de governo.

Surpreendentemente, o atual diretor resolveu pura e simplesmente suspender a construção do prédio acima referenciado por razão que só ele pode explicar (talvez pela riva, em consequência optou por alugar ou comprar um prédio em fase de acabamento ao lado do PREDIO TAIWAIN no bairro de ajuda.

Numa das réuniões do conselho de Administração da Empresa, chegou mesmo a acusar o antigo Director Geral o o antigo director do Marketing (perante o presidente do conselho da administração)de pintarem os numeros, alias este ultimo (o antigo director do Marketing) conhece muito bem o comportamento do actual director Geral (Brutus) porque trabalhava com ele no Mali, e por isso decidiu voltar para o Senegal logo após a chegada deste como DG da Orange Bissau e avisou os seus próximos para que se prepararem para enfrentar muitas coisas, entre outras as humilhações, ameaças, demissões de funções e despedimentos dos quadros nacionais e a promoção dos malianos que não tinham a oportunidade de ocupar altos cargos na Orange Mali, pois veio com 4 malianos e nomeou 2 para cargos de directores et outros dois para chefes de divisão.

Outrossim, desde que chegou em janeiro do ano em curso, o atual Diretor Geral, elegeu a perseguição e a humilhaão dos quadros nacionais com ameaças de despedimento, de demissão e entrega de notas de culpa para o despedimento aos quadros nacionais (com a conivencia de alguns responsáveis nacionais que têm medo de serem demitidos das suas funções) que trabalham mais de 9 anos nesta empresa por motivos infundadas e com o objetivo de trazer os seus conterrâneos Malianos para ocupar as funções que vinha exercendo os quadros nacionais.

Com efeito, e, enquanto cidadão, sinto-me na obrigação de trazer ao conhecimento público o comportamento do atual Director Geral para com os funcionários guineenses afeto a esta instituição de telecomunicações privada na Guiné-Bissau.

O actual Director Geral da Orange (Brutus Sadou Diakite) fois quem defendeu e com sucesso o direito dos malianos ocuparem os altos cargos na Orange Mali de onde foi o Director Geral Adjunto e aqui está a humilhar os nossos.

Caros autoridades,

Nós assistimos neste país, despedimentos compulsivos ocorridos nas Empresas ORANGE e MTN nos últimos tempos sem que o estado da Guiné-Bissau ter pronunciado uma única palavra relativamente aos funcionários e pais de família.

Por isso, o meu grito de socorro é mais no sentido de chamar a vossa atenção enquanto representantes do povo para tomar disposições necessárias por forma a pôr termino a esta situação recorrente contra as quadros nacionais.

Sem mais assunto, queira aceitar, os meus agradecimentos antecipados.

Conselho das Mulheres promove conferência de imprensa sobre as preocupações das mulheres face a atual situação política, económica e social do país

 ONU na Guiné-Bissau  11 de setembro de 2020

" Infelizmente, as medidas de mitigação adoptadas pelo governo, nunca tiveram em consideração a situação especifica das mulheres, e por conseguinte, a degradação social, a vulnerabilidade e pobreza, continuam a aumentar cada dia que passa sobretudo, no seio das famílias chefiadas pelas mulheres." - Aissatu Indjai, Presidente da RENLUV. 

O evento, que aconteceu no dia 9 de Setembro de 2020, na sala de conferências do American Corner, junto das instalações da Escola Superior Tchico Té, elencou uma lista de soluções para a protecção das mulheres, que será submetida às autoridades locais, nomeadamente:

1. Abertura de inquéritos urgentes e transparentes com vista a identificação e punição exemplar dos autores morais e materiais de todos os casos de violência doméstica e de abuso sexual ocorridos durante este período de estado de emergência;

2. Reforço de capacidades das forças de segurança nos domínios da igualdade de género e direitos humanos das mulheres e consequente criação de gabinetes de atendimentos específicos para os casos de violência baseada no género, nas diferentes esquadras de polícia;

3. Integração da dimensão de igualdade de género e direitos humanos das mulheres na estratégia de combate ao COVID-19;

4. Criação de um fundo especifico de compensação das mulheres cujas actividades económicas foram afectadas pelas medidas de prevenção contra Coronavírus;

5.  Apoio técnico e financeiro com vista a reabertura dos centros de acolhimento das mulheres e crianças vítimas de violência baseada no género, os quais tinham sidos encerrados como medidas de prevenção de COVID-19;

6. Adopção de medidas legislativas com vista a criminalização de discursos de ódio étnico, tribal e religioso como arma de arremesso político e social;

7. Apoio a realização de campanhas de educação cívica via rádios com vista a disseminação da lei de violência doméstica em vigor na Guiné-Bissau desde 2014;

8. Institucionalização de um prémio nacional pelo Ministério da Mulher, família e Solidariedade Social, tendente a distinção das pessoas singulares ou coletivas que se destacam na luta contra violência baseada no género.

Centrais Sindicais- UNTG e CGSI, em conferência de imprensa sobre a situação laboral do país deram o governo um prazo de 45 dias para cumprimento dos acordos e adendas.

Parte 01

Parte 02

Parte 03
Fonte:  RadioBantaba 


Leia Também: 

CENTRAIS SINDICAIS EXIGEM FIXAÇÃO DE SALÁRIO MÍNIMO NA FUNÇÃO PÚBLICA EM CEM MIL FRANCOS CFA

12/09/2020 / Jornal Odemocrata 

O secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), Júlio Mendonça, exigiu esta sexta-feira, 11 de setembro de 2020, a definição do salário mínimo nacional na função pública em 100 (cem) mil francos cfa e a revogação imediata de todas as nomeações feitas sem concurso público, a contar de julho de 2019, em todos os ministérios e secretarias de Estado, nas empresas públicas e nos institutos públicos.

As exigências constam das resoluções das duas centrais sindicais, depois da reunião realizada no passado dia 03 de setembro com as associações filiais, na qual exigiam a criação de condições financeiras e o reforço da capacidade interventiva da comissão técnica ad-hoc, constituída para controlar e apurar o número exato do pessoal na função pública, como forma de garantir melhor harmonização da folha salarial na administração pública.

Na sequência dessas exigências, os sindicalistas ameaçam retomar as greves gerais na função pública no prazo de 45 dias, se o governo não cumprir com as reivindicações apresentadas.

Júlio Mendonça frisou que o incumprimento das leis é o fator fundamental que impede o país de alcançar o desenvolvimento, advertindo, de seguida, ao governo que a paciência dos sindicatos está a ficar esgotada perante o incumprimento do memorando de entendimento de 28 de agosto de 2019 e da adenda de 11 de março de 2020.  

A UNTG e a CGSI revelaram que teriam enviado ao Governo, à Assembleia Nacional Popular(ANP) e à Presidência da República, as conclusões da reunião do passado dia 03 deste mês, entre as duas centrais sindicais (União Nacional dos Trabalhadores da Guiné – UNTG, a Confederação Geral dos Sindicatos Independentes – CGSI) e as organizações filiais. O objetivo, segundo Mendonça, era informá-los da existência, enquanto órgãos com responsabilidades de fiscalizar diplomas que os próprios criaram e assumiram, e todos os documentos legais que não estavam a ser implementados.

O sindicalista diz esperar, por isso, que o Presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló, continue a proteger as leis como tinha prometido logo após a tomada de posse.  

Igualmente, os sindicatos reclamam a efetivação de todos os contratados e estagiários com cinco ou mais anos de serviço em todas as instituições da administração pública.

Nas resoluções divulgadas esta sexta-feira, as duas centrais sindicais denunciaram que os trabalhadores do setor privado não tiveram nenhuma proteção, em tempos da pandemia, da parte do Instituto Nacional de Segurança Social, “contrariando a lei nº 5/86 e artigo 120º da lei geral de trabalho”, que impõe a “obrigatoriedade a esta instituição em assegurar o pagamento, em parte, dos salários dos trabalhadores que ficam sem retribuição, devido à situação de força maior”. 

Júlio Mendonça acusou o governo de não ter tomado nenhuma providência neste sentido.

Por: Epifânia Mendonça

OBITUÁRIO: FALECEU A MEMÓRIA DA LUTA DE INDEPENDIENTE

Comandante Zé Sanha, foi a primeira pessoa que introduziu as  primeiras armas nas matas da Guiné-Bissau, também primeira  que bateu a tiro tropa português.

Infelizmente nunca foi honrado durante a vida, espero que será agora, como é haitual.

Numa frase simples, digo que o caminho da luta foi concretizado por ele, porque ninguém ouçava portar essas armas para atravessar a foronteirra de Guiné Conacri, mas  foi Ele que, corajosamente,  na segunda reunião presidida por Amílcar Cabral, decidiu unilateralmente introduzir  as primeiras armas  nas matas da Guiné-Bissau. Se ele não tivesse tomado essa decisão, era óbvio que não haveria a luta de independência.

Que a sua alma discansa em paz!

Por: Dr. Bacar Queta

A posição da O. C. D- Organização Cívica Da Democracia.

A posição da O. C. D- Organização Cívica Da Democracia.

O PAIGC no Governo, este é o legado e devemos isso a uma pessoa só em sua incompetência e megalomania, ou ato impensado de coragem narcísica.

A tendência é repetir a história como tragédia. Nuno Gomes na biam, General Umaro Sissoco Embalo, Braima Camara, Nhina Mendes Pereira e de mais outros camaradas.

Pelo amor de Deus.

A minha pergunta é: Será que

Osama Mohammed bin Laden, líder fundador da Al-Qaeda, depois DOS ATAQUES ÀS TORRES GÊMEAS, um dia ele pode voltar a ser funcionário do World Trade Center nos Estados Unidos de América? O PAIGC é uma ameaça real a Democracia e o Estado democrático de Direito ou não?

Fonte: O Democrata Osvaldo Osvaldo 

Cabra invade carro patrulha nos EUA e come documentos oficiais. Ora veja

Notícias ao Minuto  11/09/20


O agente deixou a porta aberta para poder entrar no carro rapidamente caso fosse necessário, mas afinal o lugar já estava ocupado.


Um agente do departamento do Xerife do estado norte-americano da Georgia estava a entregar documentos oficiais aos domicílios quando teve um encontro inesperado... com uma cabra. Como se não bastasse o animal resolveu entrar para dentro do carro patrulha e começar a comer os papéis.


Segundo explica o departamento, o agente deixou a porta aberta para poder entrar no carro rapidamente caso fosse necessário, pois já tinha fugido de vários cães nos últimos tempos, mas afinal o lugar já estava ocupado.


As imagens da câmara corporal mostram o homem a sair do carro e a dirigir-se a uma casa. Ao regressar, encontra a cabra no banco da frente. Ainda tenta repetidamente retirá-la do carro e acaba por cair ao chão, mas sem gravidade.


A cabra acabou por abandonar a viatura, mas não sem antes ter roído vários papéis oficiais e entornado uma bebida.


Veja na galeria acima o vídeo.

Covid-19: África com 215 mortos em 24 horas e 8.302 novos casos

© Lusa
11/09/20 Por LUSA

África registou 215 mortos devido à covid-19 nas últimas 24 horas, passando a um total de 32.117, em 1.330.038 casos de infeção, de acordo com os números mais recentes da pandemia no continente.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas registaram-se, nos 55 Estados-membros da organização, mais 8.302 novos casos e houve mais 9.156 recuperados, para um total de 1.068.493.

O maior número de casos e mortos continua a registar-se na África Austral, com 696.556 infeções e 16.361 mortos. Só a África do Sul, o país mais afetado do continente, contabiliza 644.438 casos e 15.265 mortos.

O norte de África, a segunda zona mais afetada pela pandemia, tem agora 261.611 pessoas infetadas e 9.263 mortos e na África Ocidental o número de infeções subiu para 166.859 e o de vítimas mortais para 2.499.

Na região da África Oriental, o número de casos de covid-19 é de 149.151 e 2.941 mortos, e na África Central estão contabilizados 55.861 casos e 1.053 óbitos.

O Egito, que é o segundo país africano com mais vítimas mortais, a seguir à África do Sul, regista 5.590 mortos e 100.557, seguindo-se a Argélia, com 1.581 mortos e 47.219 casos.

Marrocos contabiliza 79.767 infetados e 1.491 vítimas mortais.

Nos seis países mais afetados estão também a Nigéria, com 55.829 infetados e 1.075 mortos, e a Etiópia, com 62.578 infetados e que regista 974 mortos.

Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, Angola lidera em número de mortos e a Guiné Equatorial em número de casos.

Angola regista 130 mortos e 3.217 casos, seguindo-se a Guiné Equatorial (83 mortos e 4.990 casos), Cabo Verde (43 mortos e 4.575 casos), Guiné-Bissau (39 mortos e 2.275 casos), Moçambique (31 mortos e 4.832 casos) e São Tomé e Príncipe (15 mortos e 901 casos).

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito em 14 de fevereiro e a Nigéria foi o primeiro país da África Subsaariana a registar casos de infeção, em 28 de fevereiro.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 904 mil mortos e quase 28 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.