sexta-feira, 15 de novembro de 2019

TRIBUNAL CONSENA COM PENA ALTA OS ENVOLVIDOS NO TRAFICO DE DROGAS

Os envolvidos na transportação dos 786 kilos de drogas apreendidas em Março último, nomeadamente,  Moamed sidi Amed, Ibraime Solo Solo e  El Adje Geye foram  condenados a 14 e 15 anos de prisao efeitiva

Um dos suspeitos El Adje Geye teve um voto vencido e os dois com unanimidade. Segundo o acrórdão estavam a transportar a Cocaina da Guine-Bissau para o Mali num camião frigorifico vindo de Senegal. Na sua chegada o camião em causa foi levado ao armazém em Brá com orientações de la ficar.

No dia seguinte, segundo informações, veio o Nigeriano Ibraime Solo que deveria conduzir o camião para Mali e o camião ficou 6 dias no mesmo armazém, isto é, até odia 9 de Outubro onde foi retirado para fazer a carga de peixe Carapau.

Segundo a mesma fonte, os tres sairam com o guineene, Amadu Bangura, e foram intercepatdos pela Polícia Judiciária (PJ) na mesma zona de Brá. Foram descaregados os peixes em Bamdim e depois da descarga foram constatadas anomalia a viatura foi levada à PJ onde foi inpecionada tecnicamente e encontrados sacos com pequenas embalagems que toralizam os 786 kg.

Os materias apreendidos durante a operaçao serão revertidos à favor de Estado incluindo os carros, os 5 milhões da venda do peixe carapau e os financiamento destinados a trajetora da droga.

Segundo autoridades, os 5 milhoes resultados de venda do peixe serão destinados a compra de 15 motos para diferenets tribunais do pais. Uma das viaturas será afetada ao trubunal de Buba, sul do país, uma outra ao tribunal de Catió, também no sul, e a viatura frigorica vendida em asta pública para refroçar os trabalhos contra o trafico de dogas no país.

Os advogado da defesa dos acusados dizem que vao recorer a sentensa.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Iasmine Fernandes

radiosolmansi.net

Bastonário de Jornalistas: “HÁ DE FATO ALGUNS ÓRGÃOS QUE TÊM ATIVISTAS, NÃO JORNALISTAS”

O Bastonário da Ordem de Jornalistas da Guiné-Bissau, António Nhaga, afirmou que alguns órgãos da comunicação social guineense têm mais ativistas e não jornalistas. Nhaga que igualmente é professor da Ciência de Comunicação e Jornalismo na Universidade Lusófona da Guiné e Editor do semanário “O Democrata” fez esta constatação esta sexta-feira, 15 de Novembro de 2019, à saída de uma audiência com o Secretário de Estado da Comunicação Social, João Baticã Ferreira, na qual analisaram também os problemas essenciais da comunicação social guineense.

Em declaração aos jornalistas aproveitou a ocasião para esclarecer que a ordem de suspensão da cobertura da campanha eleitoral, ainda em curso no país, por parte dos órgãos públicos, não saiu do Secretário de Estado da Comunicação Social. E contrariamente a esta informação “ele até está a procurar os meios necessários e suficientes para pô-los à disposição dos órgãos para fazerem a cobertura de forma independente”.

“A Ordem veio cá falar com o representante do governo de forma franca e honesta. O Secretário de Estado da Comunicação Social desta vez foi uma pessoa espetacular, porque de fato conseguimos debater os problemas essenciais de comunicação. Não é verdade que  mandou suspender os trabalhos da cobertura da campanha eleitoral. Até porque convocou todos os diretores dos órgãos públicos para analisarem o assunto”, referiu bastonário de jornalistas.

Na sequência desse esclarecimento, António Nhaga disse ter transmitido ao Secretário de Estado da Comunicação Social a necessidade urgente da existência de “um modelo de negócio”(forma de auto-financiamento) dos  órgãos comunicação social, através de programas e rubricas.

“Porque se houvesse um modelo de negócio, não haveria a necessidade e os próprios órgãos teriam condições próprias para fazer a cobertura da campanha eleitoral, sem terem que recorrer à subvenções do governo”, afirmou, sublinhando que se houvesse um fundo de financiamento da imprensa disponível cada órgão iria buscá-lo de acordo com as rubricas e programas que tivesse. Lamentou o fato de o modelo de negócio estar dependente ou assente em três variáveis fundamentais, nomeadamente: a situação económica do país, o regime político e o nível de liberdade de expressão e da imprensa.

“No nosso caso concreto, a realidade guineense, não se pode criar uma taxa de comunicação social na água ou na luz. O FUNPI, por exemplo, com cinquenta francos Cfa por quilo, angariou muito dinheiro. Mas nós dissemos ao Secretário de Estado que se isso fosse aplicado em termos de contentores que entram e saem dos portos e se por cada um se deixasse cem francos CFA, daria muito dinheiro”, precisou.

Contudo, António Nhaga sublinhou que a questão da conduta dos jornalistas na cobertura da campanha eleitoral não foi abordada durante o encontro. Porém, defendeu a definição de critérios de quem, realmente, é ou não jornalista. 

A preocupação do bastonário foi levantada justamente numa altura  em que os candidatos às presidenciais de 24 de novembro já consumiram mais de dez dos vinte e um dias previstos na lei. 

Por: Filomeno Sambú

Foto: F.S

OdemocrataGB

BANALIZAÇÃO OU IGNORÂNCIA DAS FUNÇÕES PRESIDENCIAIS? - BY: DR. ROBERTO INDEQUE

Fonte: Nicolau Gomes Dautarim

BY: DR. ROBERTO INDEQUE 

Estamos nas vésperas da 7ª eleição presidencial ao longo de apenas 25 anos da Implementação do regime Democrático e Multipartidarismo. 

Sempre ao avizinhar de quaisquer eleições, sejam elas presidenciais ou legislativas, as movimentações se fazem sentir nos bastidores por tudo quanto é lado, através dos diferentes partidos políticos e candidatos, num ambiente tudo empolgante.

As estratégias se afinam caça ao voto e, para conseguir este intento, os políticos precisam de fazer caminhos, percorrer todo o país, em busca do voto. Para caça deste voto, ao envés dos debates dos programas e projectos fiáveis e sustentáveis que possam catapultar o País. Denota-se uma clara ausência de debate de ideias, de programas e projectos, lançando-se aos insultos, calunias e difamações. 

A função presidencial é uma função só nobre, como é também, de grande responsabilidade, pois, um presidente deve ser um construtor nato de pontes, factor de estabilidade, unidade e de coesão interna. 

Para figura de presidente não basta ser uma pessoa competente, como também deve ser decente, íntegra, deve ser ainda uma pessoa que nos inspira algo de positivo.

Um presidente, deve ser um portador de valores morais, culturais. Deve ser tecnicamente competente e politicamente bem preparado. Um portador de princípios morais e religiosos bem sólidos. Um chefe de família bem organizado civil e moralmente. 

Infelizmente, assiste-se hoje na Guiné-Bissau uma banalização total daquilo que era e é a mais nobre e responsável função de qualquer País. Na Guiné-Bissau, pode-se chegar uma conclusão das três possiveis:

1. Ou, os anteriores presidentes não souberam honrar e dignificar a função do Presidente;

2. Ou, alguns dos candidatos, nem se quer sabem a verdadeira função presidencial, não têm a ideia da responsabilidade que lhes espera, caso vençam as eleições (fazem promessas como se tratasse das legislativas);

3. Ou, concorrem com o único propósito - comercial, candidatar-se para concorrer a primeira volta com o único objectivo de vender (pelo dinheiro ou por lugares da Administração Pública) o seu apoio na segunda volta. 

É claro que, alguns sabem e têm a noção da tamanha responsabilidade desta função, e estão a concorrer por convicção própria, de quererem dar alguma contribuição ao País. 

Voltando as actuais eleições, como já referi atras, um candidato á Presidente da República, dever ser uma pessoa: decente, íntegra, tecnicamente competente e politicamente bem preparado. Comprometido com o povo e o país. Portador dos valores morais e religiosos bem sólidos.

De: Roberto INDEQUE — com Braima Darame, Aliu Cande, Lenine Semedo, Quibina Milena, Fatima Tchuma Camara, Alison Cabral, Aladje Baio Danso, Iancuba Danso, Assana Sambu, Lenine Subana, Mboma Sanca, Issa Darame, Lassana Cassama e Lassana Fati.


Chegaram armados até aos dentes - Os invasores chegaram, a convite de paigc, principalmente Aristides e DSP. Vem proteger fraude eleitoral, como defendem desacato da recusa da demissão do Aristides?



Fonte: Estamos a Trabalhar

Conferência de imprensa sobre prisão do ativista e bloquista Doka Internacional nas instalações da polícia judiciária em Bissau



Antonio Iaia SEidi 

GUINEENSES NÓS TODOS, (DENTRO E FORA DA PORTA), DESTA VEZ TEMOS QUE PERGUNTAR A CEDEAO, COM OS SEUS APOIANTES P-5 QUEM É QUE ELES VÃO ENTREGAR O PAÍS? TÊM QUE NOS DIZER, ANTES DE DIA 23/11/2019 - QUE CADA UM DE NÓS DECIDIR, SE VALE PENA IR VOTAR 24/11/2019 OU NÃO?!

MALAM GOMES – PRESIDENTE DE ASSOCIAÇÃO DE PELUNDO EM PORTUGAL, ANTIGO CONSELHEIRO DA COMUNIDADE GUINEENSE JUNTO ACMP ENTRE (2014 – 2018) CONTINUEI COMO UM DOS ATUAL CONSELHEIRO DA COMUNIDADE GUINEENSE JUNTO ACM OU GOVERNO PORTUGUÊS. (2018-2021)


GUINEENSES NÓS TODOS, (DENTRO E FORA DA PORTA), DESTA VEZ TEMOS QUE PERGUNTAR A CEDEAO, COM OS SEUS APOIANTES P-5 QUEM É QUE ELES VÃO ENTREGAR O PAÍS? TÊM QUE NOS DIZER, ANTES DE DIA 23/11/2019 - QUE CADA UM DE NÓS DECIDIR, SE VALE PENA IR VOTAR 24/11/2019 OU NÃO?!

REPÚBLICA DA GUINÉ – BISSAU, ESSE PAÍS JÁ NÃO EXISTE, EMBORA ESTÁ NO MAPA DO MUNDO, RECONHECIDO E ESCRITO NA SEDE DAS ORGANIZAÇÕES DAS NAÇÕES UNIDAS E TEM LA A SUA REPRESENTAÇÃO DIPLOMÁTICA E EM MUITOS PAÍSES AMIGOS – QUEM É QUE ESSES EMBAIXADORES ESTÃO A REPRESENTAR?

Não devemos sentir diminuídos, ter complexos de superiodade ou de inferiodade são normais ou condições humanos, não são crimes e nem devemos também sentir e ter medo de - Acusações, divisões, medo de sanções, de morto, de castigos, de trabalho, de sacrifícios, dos desatendimentos, das diferenças, todos os diferendos ou problemas tudo isso, faz parte da nossa vida quotidiana e do mundo de hoje, são tudo normais Não é só no nosso país (RGB), a nossa classe política devem entender isso, o que os unem, parecem - são muito mais de aquilo os dividem!...

Não devemos ter medo de sanções, mesmo decretados pela ONU – Penalizam poucas pessoas, limita-os movimentos, mas os políticos sérios, patriotas, não têm mede das sanções – próprias sanções trinta (30) dias depois são analisados país a país e cada um toma as suas decisões, porque são soberanos. – Há guerra, não devemos arranjar, não devemos criar, não devemos provocar, o que devemos fazer e devemos fazer o possível de evitar, porque na guerra ninguém ganha todos nós perdemos, uns perdem mais e os outros ganham mais mas - (todos perdem, ninguém ganha na guerra, na guerra nós todos perdemos) e é para evitar.

A Guerra principalmente a guerra civil é para evitar – Matam muito mais de que sanções, alem de matar mais inocentes, mulheres grávidas, crianças destruem as nossas casas, infra-estruturas do país, não poupam nada, nem as escolas e os hospitais além de deslocações da população indefesos.

O nosso Homem Forte, o Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas (O General Biagué Nam Tam o Homemde confiança, inteligente, culto, digno, um militar brilhante, um estratego que não deixa nada para fazer e nem para dizer  - Ele está determinado e lutar e fazer tudo possível junta as Chefias militar e praças, mesmo com provocações – Ele ou Eles querem evitar derramamento de sangue no nosso país, porque muito já se darmou e Ele já disse muitas vezes que vai fazer o possível para evitar a guerra ou derramamento de sangue e tem apoio de - Actual Presidente da República Dr. José Mário Vaz, que disse sempre, não quer nenhuma mãe, pai, família ou alguém perder um familiar ou amigo no país por razões política e cumpriu durante cinco (5) anos de alto e baixo ou baixo sempre. Pessoalmente não gosto (Dele) mas o seu mandato é de louvar. Obrigado JMV.

SANÇOES, USO DE FORÇAS, AMEAÇAS, NÃO RESLVEM OS PROBLEMAS – VEJAMOS SÓ DOIS (2) EXEMPLOS (CUBA E IRÃO) E POR AI FORA – QUE É QUE RESOLVEU?

PORQUÊ QUE OS NOSSOS POLÍTICOS, LÍDERES E GOVERNANTES FAZEM ISSO? QUEM É QUE GANHA OU QUAL É GRUPO DE PESSOAS, PAÍSES QUE NGANHAM COM ISSO?

UM BOM POLÍTICO ERA PARA AJUDAR RESOVER OS PROBLEMAS DA SOCIEDADE DO PAÍS, DO MUNDO E NÃO O SEU PESSOAL E DOS SEUS.

TEMOS AS DIFICULDADES DE COMBATER OS INIMIGOS DA CASA, DENTRO DA NOSSA CASA, QUE ARRANJARAM AMIGOS DE FORA PARA AJUDAR-LHES DISTRUIR A NOSSA CASA OU MELHOR OU NOSSO PAÍS (RGB) OU ENTREGAR OS ESTRANGEIROS, PAÍSES VIZINHOS E COMUNIDADE INTERNACIONAL OU P-5,  SÃO - (ONU, UA, UE, CEDEAO E CPLP A BOLEIA, PORQUÊ QUE ESTÃO FAZER ISSO AO NOSSO PAÍS (RGB)? PORQUÊ?

O NÍVEL DA CONFIANÇA É MUITO BAIXO ENTRE NÓS GUINEENSES, NOTAM-SE NA NOSSA CLASSE POLÍTICA E NA SOCIEDADE EM GERAM, VEJAM JÁ LÁ VÃO QUASE 50 FORMAÇÕES POLÍTICOS. PORQUÊ? – FALTA DE CONFIANÇA.

NINGUÉM CONFIAI EM NINGUÉM E MUITOS AJAM, PODEM RESOLVER OS PROBLEMAS DA SOCIEDADE E DO PAÍS, SOZINHOS - ENGANAM-SE, TODOS NÓS JUNTOS SIM É POSSÍVEL – GRUPO OU GRUPINHOS DAS PESSOAS É IMPOSSÍVEL?!

VEJAMOS OS DITOS MEDIADORES PAÍSES VIZINHOS OU – CEDEAO e P-5, SÓ EXISTEM NO NOSSO PAÍS (RGB) O CHAMADO O P-5, SÓ SE OUVE FALAR DESSE NOME NO NOSSO PAÍS RGB O P-5, MAS EXISTEM ESSAS REPRESENTAÇÕES EM TODO MUNDO E NÃO FORAM FORMADOS GRUPINHOS DE REPRESENTANTES DAS ORGANIZAÇÕES REGIONAL E INTERNACIONAÍS, COM ESSE NOME (P – 5), COM DIREITOS NO NOSSO PAÍS RGB - SUSPENDER TUDO E ATÉ A NOSSA CONSTITUIÇÃO, LEIS VIGENTES, TODAS AS FORMAÇÕES POLÍTICAS, GOVERNO E ATÉ PRÓPRIA SOCIEDADE A SOCIEDADE (SOMOS NÓS TODOS), PIOR DE TUDO NESTA SUSPENSÃO ESTÃO INCLUINDO AS NOSSAS FORÇAS DA DEFESA E DA SEGURANÇA – ESSES TODOS NÃO, PODEM FAZER NADA NO NOSSO PAÍS RGB) - É SÓ FORÇAS DA DEFESA E DA SEGURANÇA DOS PAÍSES VIZINHOS OU DE CEDEAO A ORGANIZAÇÃO REGIONAL É QUE CONTROLAM TUDO.

Vejamos homiziação dos nossos vizinhos, países vizinhos ou CEDEAO, estou escrever o meu artigo hoje (5ª feira – 14/11/2019), com as raivas, ontem chegaram ao nosso país RGB, os Chefes de Estado-maior Generais das Forças dos países vizinhos, escolheram para a Missão os generais dos pesos pisados da Região, para preparar a Missão de TOP ou de mais alto nível dos (Presidentes para dar ao nosso Presidente da República eleito que terminou o seu mandato, mas o poder do país não está na rua, cada cidadão ou qualquer pessoa fazer o que quiser no país – Dr. José Vaz foi eleito e recandidatou-se o segundo mandato e (STJ o Órgão máximo da nossa a justiça aprovou a sua candidatura) mas continuou exercer o seu cargo como PR, com os poderes reduzidos, não deixa vde ser PR até as eleições e tomada de posse do eleito - segundo informações foram reforçaram mais militares no total dizem que são seiscentos (600), para juntar os que lá já estão.

QUANTOS MILITARES ESTRANGEIROS É QUE NESTÃO NO NOSSO PAÍS RGB?
DEIXO AQUI SEIS (6) PERGUNTAS A CEDEAO E O GOVERNO DA RGB.
1 – Quem é que pediu reforços dos militares da CEDEAO?
2 – Quem é que autorizou as suas entradas?
3- Vieram para fazer o quê?) 4 - Qual serão as suas missões no país?
5 – Qual será o papel das forças da defesa e da segurança do nosso país RGB?
6 – Quem é que vai pagar as forças de defesa e da segurança os estrangeiros que estão no nosso país RGB?

São essas seis (6) perguntas que deixo aqui para o nosso governo e a CEDEAO.
Missões de alto nível das - Chefias militar e dos Presidentes da Região ou de CEDEAO, objectivo das missões dos países do pesos pisados da Região, já são conhecidos – suspenderam Dr. José Mário Vaz da Presidência e nomearam Aristides Gomes Presidente da República e Primeiro-ministro.

Informações que vão dar ao nosso Presidente da República – Dr. José Mário Vaz, já é conhecida, Ele já não mandam nada no país – Eles nomearam Dr Aristides Gomes para – chefia governo o governo – ser Primeiro-ministro e ao mesmo tempo Presidente a República
 ELES TOMARAM CONTA NÓS, DO PAÍS E DE TUDO, ELES É QUE DITAM AS ORDENS, LEIS E PESSOAS QUE VÃO MANDAR NO PAÍS – PRESIDENTE DA REPÚBLICA O CHEFE DO GOVERNO TODOS OS PRIMEIROS-MINISTROS E TODOS OS MEMBROS DO GOVERNO, ELES É QUE NOMEAM E DESNOMEAM TUDO NO NOSSO PAÍS (RGB).
QUEREMOS SABER POR QUÊ QUE A PRÓPRIA COMUNIDADE INTERNACIONAL GASTAM TANTO DINHEIRO NA ORGANIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES NO NOSSO PAÍS RGB?

PARA QUÊ QUE OS NOSSOS POLÍTICOS GASTAM TANTO TEMPO E O DINHEIRO NAS CAMPANHAS ELEITORAIS QUE NUNCA DÃO NADA A MUITO E MUITO TEMPO?
NO NOSSO PAÍS RGB EMBORA – ORGANIZAMOS AS ELEIÇÕES, ELEIGEMOS OS NOSSOS GOVERNANTES E LÍDERES OS ELEITOS NAS ELEIÇÕES QUE SÃO CONSIDERADAS - BEM ORGANIZADAS, LIVRES, PACÍFICO, TRANSPARENTE, ACEITÁVEL E RECONHECIDAS POR TODOS INCLUINDO OS OBSERVADORES NACIONAÍS, INTERNACIONAIS, PAÍSES VIZINHOS E A PRÓPRIA COMUNIDADE INTERNACIONAL, QUE HOJE ESSES PAÍSES VIZINHOS – CEDEAO E P-5 O NOME QUE SÓ EXISTE NO NOSSO PAÍS (RGB) NINGUÉM MANDA NO NOSSO PAÍS (RGB) - ELES NÃO DEIXAM NINGUÉM MANDAR, SÓ OS PAÍSES VIZINHOS OU – CEDEAO COM APOIO DO P-5, COMO DIZ NOME DE (P-5), SÓ EXISTE SÓ NO NOSSO PAÍS (RGB), QUE FOI TRANSFORMADO DE TERRA - SEM CONSTITUIÇÃO, SEM LEIS, SEM FORMAÇÕES POLÍTICOS, SEM GOVERNOS, SEM NINGUÉM MANDAR EM NINGUÉM OU NINGUÉM A DÁ AS ORDENS - ALIAS É SÓ PAÍSES VIZINHOS – CEDEAO, COM APOIO DE P-5 É QUE MANDAM NO NOSSO PAÍS (RGB) QUE NÃO É AGARO O ESTADO SOBERANO.

  É O PAÍS É O ESTADO SIM, MAS É ESTADO SEM - CONSTITUIÇÃO, SEM LEIS, SEM FORMAÇÕES POLÍTICOS E SEM GOVERNO É REPUBLICA SEM DONO OU DAS BAMANAS, OS PAÍSES VIZINHOS OU CEDEAO, COM APOIO DE P-5 É QUE MANDAM, É QUE DÁ AS ORDENS. É QUE DITAM AS LEIS É QUE CONTROLAM TUDO.
CULPADOS DE TUDO – SÃO OS NOSSOS POLÍTICOS VAZIOS SEM NADA.

MEDIADOR OU MEDIADORES É – PESSOAS OU GRUPO DE PESSOAS, PAÍS, PAÍSES OU ORGANIZAÇÕES REGIONAIS E INTERNACIONAIS QUE VAI OU VÃO MEDIAR:
PESSOAS OU GRUPO DE PESSOAS, ORGANIÇÕES, PAÍSES EM CONFLITOS APROXIMÁ-LOS E AJUDÁ-LOS ENTENDEREM-SE OU RESOLVEREM OS SEUS DIFERENDOS.

Papel do mediador ou mediadores – É ajudar as pessoas grupo de pessoas, organizações e países em conflitos – aproximá-los, e ajudar-lhes ultrapassar os diferendos ou o que separam, fazerem paz e continuarem trabalhar juntos, se entendermos e trabalharmos juntos, ninguém não nos enganam e os somatórios são sempre maior para bem de todos.
Mediador ou mediadores, têm que ser aceite ou ter aceitações de todas as partes, se não tiverem, então não servem não devem ser aceitar ou serem nomeados para as mediação, se tentarmos não vão dar em nada ou até é possível de vir piorar os diferendos ou os problemas criadas e as vezes sem necessidades.
O mediador ou mediadores, mesmo quando são aceites se uma parte ou partes desconfiar das suas boas vontades ou das suas mediações, deve ou devem sair imediatamente e substituídos por outros mediadores, se continuar não vai ou não vão resolver nada, PODE ainda vir piorar os PROBLEMAS OU diferendos, que não é bom.
SE A CEDEAO COM APOIO DE P-5, O P-5 SÓ EXISTE NO NOSSO PAÍS, NUNCA OUVI ESSE NOME, NÃO EXISTEM EM NENHUM PAÍS DO MUNDO, ELES - SUSPENDERAM TUDO NO NOSSO PAÍS E TOMARAM A CONTA DO PAÍS E CRIARAM UMA – ZONA OU UMA PRIVÍNCIA E NOMEARAM UM DOS SEUS PRESENTANTE PARA COMANDAR TUDO NO NOSSO PAÍS (RGB). PERGUNTO - VAMOS ACEITAR ISSO?

CONSTITUIÇÃO, LEIS VIGENTES, PARTIDOS, MOVIMENTOS POLÍTICOS E A SOCIEDADE CIVIL TUDO ESTÃO SUSPENSOS NO NOSSO PAÍS (RGB) – TODAS AS ORDENS VEM DOS PAÍSES VIZINHOS OU DE CEDEAO, ELES É QUE DITAM TUDO NO NOSSO PAÍS RGB, NADA É FEITO SEM OS NOSSOS POLÍTICOS E GOVERNANTES – CONSULTAREM E OUVIRREM OS PAÍSES VIZINHOS OU CEDEAO – INCLUINDO NOMEAÇÕES DE PRESIDENTE DA REPÚBLICA, TODOS OS PRIMEIROS-MINISTROS E OS SEUS MEMBROS, MARCAÇÕES DAS ELEIÇÕES, INDICAÇÕES DE QUEM É QUE VAI VENCER, TUDO CONTROLADOS PELAS FORÇAS DA DEFESA E DA SEGURANÇA E TÉNICOS DE CEDEAO.

 TODOS OS NOSSOS MILITARES FICARAM OU FORAM FECHADAS A SETE (7) CHAVES NAS CASERNAS E A FORÇA DA SEGURANÇA NAS SUAS INSTALAÇÕES – CEDEAO TOMOU CONTA DE TUDO, NINGUÉM MANDA NA GUINÉ – PORQUÊ QUE, OS IRMÃOS CANDIDATOS PRESIDENCIAIS ESTÃO AINDA, A GASTAR O TEMPO E DINHEIRO NAS CAMPANHAS DAS ELEIÇÕES QUE JÁ ESTÃO GANHAS OU DADA?

Ditas comunidade internacional vejam o que é que estão ser feitas no nosso país?

MISSÃO DE ALTO NÍVEL QUE VEM É SÓ PARA FALAR COM O CANDIDATO QUE ELES QUEREM ENTREGAR O PAÍS E MAIS NADA -  CHEFAES DE ESTADO MAIOR GENERAIS DAS FORÇAS ARMADAS ATÉ SÁBADOVÃO CONCLIR OS SEUS TRABALHOS, ANTES DE CHEGADOS DOS SEUS PRESIDENTES

DE CERTEZA ABSOLUTA VÃO AVISAR OS NOSSOS MILITARES, FICAREM NAS CASERNAS A ORDEM JÁ ESTÁ DADAS E, É PARA ELES CUMPRIREM E MAIS NADA.

Eles têm que nos dizer é que vai governar? - Quem é que Eles vão pôr ou nomear como Presidente da República - Porque as eleições são as farsas, está tudo decidido
Preparados, cozinhados e proto para comer, (O PRESIDENTE DA REPÚBLICA JÁ ESTÁ ESCOLHIDO PELOS PRESIDENTES DE CEDEAO), com apoio ou vale do P-5 pessoa que vai substituir Dr. Aristides Gomes, que Eles entregaram todo poder ou destino nossa terra? Foram feitas em que base? O que é que os nossos políticos estão a fazer? Porquê que Eles aceitam essas humiliações.
Possivelmente Eles querem vender, porque já controlam tudo o nosso pais RGB? Espero que não nos enterram vivos ou não nos vendem também?! Não é possível, não se admite em nenhuma parte do mundo é só no nosso país (RGB), que foi transformado República das Bananas, não é o Estado, é uma província ou uma coisa qualquer, depois das farsas, vão dar o nome da GB, não são as eleições, porque já está tudo decidido.

RGB, não um estado - Aliás é o Estado mas não é de direito e nem é ninguém, é sim o Estado falhado sem comando e sem dono, sem nada para - (Filhos da Terra ninguém dá as ordens vem tudo de fora, país vizinhos ou (CEDEAO, com apoio de P-5.
Embora na teoria existe é o país independente, desde - 24 se Setembro de 1974.

Arrancadas na luta armada feroz travadas com exército colonial português a nossa independência foi conquistada muito antes de Revolução de abril de 1974.

 ONU-Organizações das Nações Unidas e muitos países amigos, já tinha reconhecido a nossa independência - governo português chefiado pelo regime ditatorial de Marcelo Caetano, recusou reconhecer a nossa independência só foi reconhecida pelo governo democrático português, depois de 25 de abril de 1974 e combinou também com reconhecimentos das independências dos países irmãos.
Angola, moçambique, S. Tomé Príncipe e Cabo – Verde e Timor Leste mais tarde, devido ocupação ilegal de Indolência, o nosso país os nossos políticos e nossos militares ajudaram esses países irmãos para conquistarem também as suas independências, alias esse era objectivos dos nossos líderes a luta era comum.

 República de Cabo – Verde - Tem as dívidas incalculáveis com antigos combatentes e o nosso país RGB que foi utilizado para fazer luta armada para (libertar a Guiné – Bissau e Caba – Verde) Guiné – Bissau foi destruídos fisicamente, ecomicamente. 

Morreram muitos combatentes para libertar os dois (2) países ou das duas pátria, muitos combatentes ficaram mutilados, mulheres e as crianças ficaram orfeões o nosso país RGB é que está pagar tudo até hoje a Caba – Verde nem um testão para essa gente é era a sua obrigação ou devia criar fundo para ajudar Guiné-Bissau nas compensações dos afectados, ninguém falou, ninguém, ninguém escreveu, os dois estados nunca discutiram, Cabo – Verde ganhou e continuou a ganhar e bem.

Iniciativa de reparo devia partir dos políticos ou governantes guineenses, porque é o mais prejudicado até hoje é a sociedade e o país e tudo ficou nas águas de facalhão.

 Único prejudicado é povo da Guiné – Bissau e o nosso país da (República da Guiné – Bissau), os nossos combatentes de liberdade da pátria, e as suas famílias.

Repúblicas da Guiné – Bissau - Precisam de todos os seus filhos, mesmo aqueles que estão espalhados por toda parte do mundo – esses muitos dão as suas contribuições, defendem e projectam a imagem do país, embora não são reconhecidos pelos nossos políteos e governantes, mesmo assim muitos não deixamos ajudar as suas famílias, porque a família africana são alargadas - vamos continuar fazer o que sabemos.

Trabalhar, trabalhar e trabalhar com seriedade e responsabilidade e ajudar a nosso sociedade e o nosso país – República da Guiné - Bissau.

O nosso país RGB é muito pequeno para dividir as pessoas e construir os muros, os nossos políticos, líderes e governantes, devem fazer esforços e evitar que a sociedade e o país entrassem ou levar-nos para os caminhos perigos – Não queremos.

Muita gente no mundo estão fazer o esforço, para unir as pessoas, unir o mundo sensibilizá-los para serem solidários uns com os outros, ajudar os carenciados, mais fracos, os que têm as dificuldades, e os que têm capacidades reduzidas – não gosto palavra de deficiente – pessoas de bem, estão fazer o possível para todos os países e o  mundo falarem numa só voz, há pessoas que dizem, que não vai ser possível, no mundo de hoje – esquecem no mundo de hoje nada é impossível com as noivas tenologias e a avanço da ciência - O Homens e as Mulheres, hoje estão preparados para tudo.

MALAM GOMES – CIDADÃO PRÓ – ATIVO.

Publicada por CONOSABA DO PORTO  

Gervasio Silva Lopes fez uma transmissão ao vivo.




Gervasio Silva Lopes

Japão financia quatrocentos e cinco milhões francos às presidências no país


O documento que suporta o desembolso deste fundo foi assinado ontem em Dakar pelo embaixador do Japão para a Guiné-Bissau e, Representante PNUD no país.

A acção inscreve-se no âmbito do compromisso nipónico referente à sua contribuição para as eleições presidenciais previstas para dia 24 de Novembro.

No seu discurso, o diplomata japonês, Tatsuo Arai reconhece que, este apoio visa assegurar a transparência do processo.

O embaixador do Japão em Dakar fez saber ue, esta verba serve igualmente para suportar despesas de difusão e remuneração dos consultores técnicos ao processo eleitoral.

O diplomata reitera ainda total apoio e disponibilidade do Tokyo em potenciar de uma forma sustentável o desenvolvimento socioeconómico da Guiné-Bissau.

Termina o discurso, o embaixador do Japão reafirma total empenho do seu país em contribuir para o progresso do país, tendo sublinhado a paz e estabilidade.

Recorde-se o Japão disponibilizou no ano passado quinhentos e cinquenta milhões de francos para financiar as eleições legislativas de 10 de Março último.



Com o jornalista Bacar Ducuré Camara

Aliu Cande

Audiência com a delegação de Comité dos Chefes de Estado Maior da CEDEAO, representados pelo Chefe de Estado Maior do Niger, Senegal, Togo e representante da Nigéria.





José Mário Vaz - Presidente da Republica da Guiné-Bissau

Última hora - Are we sure that Doka is still alive? Please, who have seen Mr. Doka after the arrest should confirm!



Fonte: Estamos a Trabalhar


Última hora: DOKA INTERNACIONAL FOI PRESO PELO UM GRUPO ARMADO DESCONHECIDO NA RETUNDA DE DJIMITAL.

O Democrata Osvaldo Osvaldo -
Guiné-Bissau - Exclusivo segundo fontes não oficiais,
Guineenses
um grupo de contra bandos, Desconhecidos Sem Identidades, e de mais a mais ademôniados e acanalhados em relâmpago altamente Armados do PAIGC na cidade BI, país sem segurança, uma pátria de terror, mas é preciso mais esclarecimentos sobre caso do nosso irmão #Doka_Internacional tenham calma, já tem equipas no terreno sobre o assunto em causa. Quanto é assim não se diz preso porque autoridade máxima força de defesa e segurança sempre declara a prisão de cidadãos pátriotas por vias democráticas e trâmites legais, medidas coercitivas direto, dizer que o procurador geral da República deve e tem por obrigação de prestar esclarecimento deste assunto em próximas horas.

para mais detalhes fiquem atentos e ligados ao FACEBOOK.


Afirma o Democrata em ação.

Comunicado de imprensa

O escritório da Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau lança o Relatório Público sobre o Direito de Participar nos Assuntos Políticos e Públicos na Guiné-Bissau

Este relatório é uma contribuição oportuna sobre o Relatório Público sobre o Direito de Participar nos assuntos Políticos e Públicos na Guiné-Bissau. O relatório revela que, embora subsistam desafios, várias realizações e boas práticas ilustram o compromisso do Estado e de outras partes interessadas em garantir que os direitos de participação nos assuntos políticos e públicos sejam exercidos por todos/as numa base de igualdade.

O Relatório elaborado pela Seção de Direitos Humanos do UNIOGBIS, em colaboração com o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), abrange o período de Janeiro de 2018 a Julho de 2019, e visa apoiar o Estado da Guiné-Bissau na realização das suas obrigações de respeitar, proteger e cumprir os direitos humanos que permitam a participação nos assuntos políticos e públicos.

O Relatório baseia-se nas informações recolhidas durante nove missões de avaliação dos direitos humanos em três regiões, bem como através de uma série de consultas. O Relatório recomenda a adoção de medidas adicionais para garantir os direitos das mulheres de participar nos assuntos políticos e públicos em base de igualdade com os homens, a adopção de medidas destinadas a garantir o gozo do direito à reunião pacífica em base de igualdade para todos/as, e a integração dos direitos humanos e da educação cívica em todos os currículos do ensino público e a criação de uma Instituição Nacional de Direitos Humanos em conformidade com os Princípios de Paris.

“O respeito pelos direitos de participação nos assuntos políticos e públicos é crucial para promover os direitos humanos e garantir um ambiente onde a governança democrática, o desenvolvimento humano, a estabilidade política e a paz sustentável possam florescer", disse Rosine H. Sori-Coulibaly, Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas e Chefe do Escritório Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS). "Congratulo-me com o equilíbrio de género no Governo nomeado a 3 de Julho de 2019", enfatizou a Representante salientando ainda que "é essencial que o Estado garanta que os direitos relacionados com a participação nos assuntos políticos e públicos sejam devidamente protegidos e exercidos por todos/as Cidadãos/as guineenses”.

Bissau, 15 de Novembro 2019
Guiné-Bissau



Fonte: Braima Darame

Musica de Campanha General feito pelo Justino Delgado - Nó vota General Sissoco


O Círculo 28 reunido em multidão para apoiar o próximo Presidente da República da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira

Assista em directo ao encontro do Líder com o seu povo.



Tchon Na Fria Pa Terra Ranka! 

DSP Presidente

Comício de Baciro Dja, candidato suportado pela Frente Patriótica para Salvação Nacional - FREPASNA, (quinta-feira) no Campo de Lala-Quema, Bissau

Gabú Leste do país! - O candidato às eleições presidenciais, "Jomav presidente di Paz", arrasou a região de Gabú, no comício popular face às Presidencais



JOMAV Presidente di PazJunior Gagigo

VISITA DA MISSÃO DE AVALIAÇÃO DE SEGURANÇA DOS CHEFES DE ESTADO MAIOR DA CEDEAO


A missão de avaliação de segurança da CEDEAO que integra os Chefes de Estado Maior do Níger, Nigéria, Togo Senegal, e ainda o Chefe de Estado Maior da Forças da CEDEAO, reuniram no principio desta tarde com o Secretário de Estado da Segurança e Ordem Pública Sua Excelência Senhor Dr° Mário Saieg.
A missão está no país, a manter uma série de encontros e contactos com as autoridades políticas e militares.

Visita da missão dos Chefes de Estado Maior das Forças Armadas da CEDEAO.

O chefe da comitiva, Chefe das Forças Armadas do Níger, transmitiu ao governante Guineense as três preocupações da CEDEAO saídas da última cimeira extraordinária sobre a Guiné-Bissau em relação ao momento de tensão sócio-político na Guiné-Bissau.

1- A CEDEAO deseja que as eleições presidenciais decorram na data marcada, 24 de novembro.
2- A CEDEAO deseja que estas eleições sejam inclusivas, transparente e que decorram em clima de segurança total.
3- A CEDEAO exorta as forças de Defesa e Segurança a cumprirem escrupulosamente a sua missão Constitucional, e que abstenham que qualquer tentação de imiscuir em assuntos reservados a Partidos Políticos.




e-mail :ministerio2019interiorgb.Outlook.pt

🇬🇼+245 956557003
🇬🇼+245 969140121

Ministério do Interior da República da Guiné-Bissau