8 de abril de 2019

Saúde - Governo e parceiros celebram Dia Mundial de Saúde

Bissau, 08 abr 19 (ANG) – O governo através do Ministério de Saúde, Família e Coesão Social e os seus parceiros, nomeadamente a ONU Habitat e a Organização Mundial de Saúde (OMS), celebraram no fim-de-semana o Dia Mundial de Saúde sob o lema «Cobertura Universal de Saúde é possível, vamos fazer acontecer».

O acto começou com uma marcha desportiva com itinerário  Palácio Colinas de Boé - Praça Ché Guevara - Rotunda de Amura - Praça dos Mártires de Pindjiquiti.

Na ocasião, a ministra de Saúde, Família e Coesão Social, Maria Inácia Có Sanhá disse que o principal objectivo da data é consciencializar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para se ter uma melhor qualidade de vida.

 Acrescentou que a saúde para todos não significa tratar a doença mas sim prevenir, sublinhando  que o problema de saúde não é a responsabilidade só do Ministério da Saúde mas sim de todas as instituições.

Apelou aos guineenses para darem importância a  prevenção de saúde, o que , segundo ela, não significa tomar medicamentos mas sim se prevenir perante todos outros condicionalismos que provocam doença, o que passa por  ter uma boa alimentação, boa habitação e saneamento básico adequado.

Segundo  o representante da Organização Mundial de Saúde (OMS), Jean Marie Kipela  a cobertura universal de saúde significa pretender um acesso aos serviços de saúde de qualidade à todos quantos precisarem, sem que isso constitua um fardo económico para eles.

 Disse que isso só pode tornar-se  realidade quando os governos investissem nos cuidados de saúde primários, onde a componente prevenção é capital para a preservação da saúde, salientando que um dos aspectos da prevenção que está ao alcance de todos é a actividade física.

Afirmou que a prática regular de actividade física contribui para a prevenção e tratamento das doenças crónicas não transmissíveis como a cardíaca, acidente vascular cerebral, diabetes, cancro de mama e de colo e ajuda a prevenir a hipertensão, excesso de peso e obesidade e contribui na saúde mental, na melhoria de qualidade de vida e bem-estar.

Segundo aquele responsável, a Guiné-Bissau é um dos países precursores da iniciativa «Saúde para Todos», lançada na Conferência de Astana.

Sublinhou que  os governos, sobretudo dos países africanos, são interpelados a procederem a uma mudança de paradigma em relação as suas políticas públicas de saúde, de modo a tornar mais robustos os Sistemas Nacionais de Saúde rumo ao alcance de Cobertura Universal e aos Objectivos Sustentáveis do Milénio para o Desenvolvimento na área da saúde.

Jean Marie disse que a OMS manifesta a disponibilidade de trabalhar em parceria e investir em acções públicas que incentivem as pessoas a praticarem mais actividades físicas e apoiará os países a ampliar e fortalecer a sua resposta com soluções políticas baseadas nas evidências, directrizes e ferramentas de implementação que irá monitorizar o progresso e o impacto globais.

Ednilson Augusto da Silva, em representação da ONU Habitat defendeu na ocasião a criação de  condições para que as cidades desenvolvam a função social para permitir que haja maior convivência e exercício do desporto para uma boa condição de vida.

 Salientou que a sua organização perspectiva  investir nas cidades para  criar condições para que as pessoas sejam mais saudáveis para que o sistema de saúde funcione melhor e para que o hospital seja o último ponto e não o primeiro.

O dia 7 de Abril é celebrado como Dia Mundial de Saúde e igualmente Dia Internacional para Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz.

ANG/DMG/AC//SG­
  

BOMBA RELÓGIO - Tic-tac. Os quatro sintomas que vai sentir antes de um ataque cardíaco

Presta atenção aos sinais que o seu corpo lhe dá? Eis o que deve ter em atenção antes de sofrer com um ataque cardíaco potencialmente fatal.


Uma equipa de investigadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, afirma que é comum os sinais de um ataque cardíaco iminente não sejam detetados pelo indivíduos, principalmente quando falamos do ‘ataque silencioso’ – ou enfarte do miocárdio –, que tem sérios riscos de morte. E, quando o assunto é sobreviver a um ataque cardíaco, há uma forte relação com o tempo que se leva para socorrer a vítima.

O que tem de saber

A boa notícia é que o médico cardiologista Chauncey Crandall elaborou algumas dicas para fazer com que, caso venha a passar por um enfarte iminente, consiga reconhecer os sinais e pedir ajuda a tempo.

Crandall explica que o corpo humano manda avisos a respeito desse tipo de ataque dias, semanas e até meses antes de o episódio acontecer de facto. O problema é que esses sinais são vagos, silenciosos e podem, inclusive, ser completamente indolores; muitas pessoas nem percebem que esses sintomas estão relacionados com o coração.

De acordo com o cardiologista, é preciso manter-se atento à presença de quatro sinais específicos – e não têm nada a ver com aquilo que costuma ver nos filmes, quando alguém coloca a mão no peito, passa mal e cai no chão; embora esse tipo de ataque exista, ele é o menos comum.

O médico refere que a diferença entre um ataque cardíaco e um acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, é qual artéria é bloqueada: a que irriga o cérebro ou a que irriga o coração.

Por isso, é necessário que esteja atento a estes quatro sintomas:

- Dor no peito: Existem dois tipos preocupantes de dores no peito: a primeira é aquela que sente por todo o corpo; a segunda, que ocorre apenas nas regiões esquerda e central, podendo percorrer o braço esquerdo. Essa dor pode ocorrer de maneiras diferentes: ir e vir várias vezes, com dor breve; mais dor e maiores intervalos. O desconforto, menos ou mais intenso, vai existir de qualquer forma.

- Falta de ar: Mesmo se não tiver dores do peito, a falta de ar pode ser um forte indicador de ataque cardíaco. Um estudo publicado no Reino Unido indica que, entre as pessoas que sofreram ataques cardíacos, três em cada cinco tinham falta de ar – o que inclui pacientes que não apresentaram dor alguma no peito. A falta de ar pode aparecer antes ou durante um ataque cardíaco. Na presença desse sintoma, não deixe de procurar um médico.

- Indigestão ou azia: As células nervosas do estômago estão localizadas perto do coração, o que faz com que essas duas situações – azia e ataque cardíaco – possam ser confundidas.

- Náusea e vómito: Essas duas características são geralmente classificadas como atípicas quando o assunto é ataque cardíaco, mas Crandall explica que já percebeu a ocorrência desses sintomas em muitos dos seus pacientes. É importante entender que, nesse caso, os sinais ocorrem junto com outros, quase nunca sozinhos.

Na dúvida, consulte um médico médico e procure saber como vai o seu coração – não se esqueça, só tem um!

NAOM

REVOLUÇÃO DA CIÊNCIA - Médicos criam spray nasal contra gripe, meningite e pneumonia

O professor Robert Read da Universidade Hospital Southampton, no Reino Unido, afirma “que as novas gotas podem ser uma forma tremendamente eficaz de proteger o organismo contra várias doenças contraídas através das vias nasais”.


Uma equipa de médicos britânicos desenvolveu em laboratório um tipo único e revolucionário de gotas para o nariz capazes de protegerem contra a contração de gripe.

Apenas algumas gotas em cada narina têm o potencial de prevenir a infeção por doenças como a meningite, pneumonia e otites.

Neste momento os investigadores estão já a realizar testes num grupo de voluntários humanos, e espera-se a realização de experiências posteriores ainda neste ano de 2019 e no próximo.

Até ao momento foi validade a capacidade do spray nasal de prevenir todas as patologias referidas.

Para efeitos daquela pesquisa, o professor Robert Read alterou geneticamente um tipo de bactéria ‘amigável’ de forma a ser ingerida pelo nariz e pela garganta.

Modificando as bactérias de várias formas altera por sua vez o tipo de infeções que estas conseguem combater.

Revolução

O novo tratamento tem como objetivo prevenir que a bactéria consiga entrar na corrente sanguínea.

As vacinas atuais contra a gripe não são sempre eficazes já que a estirpe do vírus pode não ser idêntico ao que foi incluído na vacina original.

Já o novo spray nasal promete proteger contra todas as estirpes possíveis desse vírus.

Os cientistas estimam que as gotas terão que ser administradas sempre entre seis a 18 meses de modo a garantir que as bactérias continuam a proteger o organismo.

O professor Read disse: Estas gotas podem realmente ser uma forma eficaz de proteger contra inúmeras doenças que podem ser contraídas através da respiração”.

Mais detalhes sobre as experiências e testes que estão a ser realizados atualmente podem ser consultados no site do hospital.

NAOM

Demitiu-se a secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos

A secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Kirstjen Nielsen, demitiu-se do cargo, anunciou, no domingo, o presidente norte-americano.


Donald Trump revelou, no Twitter, que Kirstjen Nielsen será substituída por Kevin McAleenan, até aqui comissário responsável pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras do país.

Secretary of Homeland Security Kirstjen Nielsen will be leaving her position, and I would like to thank her for her service....
....I am pleased to announce that Kevin McAleenan, the current U.S. Customs and Border Protection Commissioner, will become Acting Secretary for @DHSgov. I have confidence that Kevin will do a great job!

Segundo a Associated Press, o pedido de demissão de Kirstjen Nielsen surge na sequência de uma viagem com o presidente dos Estados Unidos à fronteira sul do país e da constatação da presença massiva de estrangeiros que tentam entrar nos EUA.

Em março, numa audição no congresso norte-americano, a secretária de Segurança Interna insistiu que a crise na fronteira com o México é real e não é fabricada.

“Não se enganem: Esta corrente de miséria humana está a piorar. (…) “Vi as populações vulneráveis. Esta é uma verdadeira crise humanitária que o sistema está a permitir. Temos de mudar as leis”, disse a representante da administração norte-americana.

Dezenas de milhares de famílias estão a atravessar de forma irregular a fronteira todos os meses, o que implica uma sobrecarga dos recursos. Em fevereiro passado, mais de 76 mil migrantes foram detidos, mais do dobro do que no mesmo período do ano passado.

A construção de um muro na fronteira com o México, como solução para travar a imigração ilegal, foi uma das mais simbólicas promessas da campanha presidencial de Trump nas eleições de 2016.

interlusofona.info

Em Angola “tenho mais medo dos polícias do que dos ladrões” – José Eduardo Agualusa

O escritor angolano José Eduardo Agualusa assumiu hoje ter "mais medo dos polícias [angolanos] do que dos ladrões", frase que considerou "sintomática" e que reflete o passado e ainda o presente em Angola.


Agualusa falava momentos após ter apresentado em Luanda, pela segunda vez em menos de quatro dias, o livro “A Sociedade dos Sonhadores Involuntários”, lançado em Portugal em maio de 2017, mas que só agora foi possível fazer na capital angolana, assumindo que a frase pertence a um personagem da obra, publicada numa altura em que José Eduardo dos Santos ainda era Presidente de Angola.

“Acho que essa é uma característica de qualquer pessoa que venha de um país do terceiro mundo. Sabemos que vimos de um país de terceiro mundo quando temos mais medo dos polícias do que dos ladrões, ou seja, da autoridade. Em países desenvolvidos, realmente desenvolvidos, como os países do norte da Europa, por exemplo, as pessoas não têm medo da autoridade. A autoridade é alguém em que se tem de confiar”, sustentou.

Sobre a “evolução” política e social em Angola, Agualusa afirmou-se com sentimentos contraditórios, salientando que a governação do Presidente João Lourenço, que chegou ao poder em setembro de 2017, “abriu, de facto, uma janela de esperança”, embora haja ainda muito a fazer.

“De um ponto de vista de pacificação da sociedade, acho que a situação melhorou muito, as pessoas realmente perderam o medo, está todo o mundo muito mais à vontade, mas ainda há muito a fazer no sentido de democratizar completamente o país”, sustentou.

Instado a exemplificar, Agualusa, que regressa hoje a Moçambique – vive atualmente na ilha homónima -, avançou com alterações à Constituição de 2010, que dá poderes absolutos ao chefe de Estado, disse, “foi criada à medida, aos desejos, do anterior Presidente [José Eduardo dos Santos]”, bem como a questão do poder local – “que me parece muito importante”, tendo como pano de fundo as eleições autárquicas previstas para 2020.

“João Lourenço deveria começar por alterar a Constituição para demonstrar o seu empenho numa maior democratização do país”, observou, defendendo que se o Presidente angolano quer dar um sinal de que, “de facto”, não está disposto apenas a combater a corrupção, mas democratizar por completo a sociedade angolana, terá de dar esse passo.

Sobre se as mudanças protagonizadas pela nova governação de João Lourenço podem ser postas em causa “pelos inimigos que estão dentro do partido” no poder, o Movimento popular de Libertação de Angola (MPLA), Agualusa admitiu que existem “perigos reais”, mas sublinhou que a sociedade civil não permitirá ousadias.

“Acho que existem perigos reais, mas acho também que João Lourenço, até ao momento, conta, sobretudo nesse combate à corrupção, com largo apoio da sociedade civil e, por isso, espero que não haja ninguém tentado a fazer um golpe de Estado ou algo parecido contra a política do Presidente João Lourenço”, afirmou.

José Eduardo Agualusa, que tem vivido entre Portugal, Alemanha e Brasil, residindo atualmente na ilha de Moçambique, nasceu na cidade do Huambo, a 13 de dezembro de 1960 (58 anos), tendo estudado Agronomia e Silvicultura.

Romancista, contista, cronista e autor de literatura infantil, vários dos seus livros têm sido distinguidos com prestigiados prémios nacionais e estrangeiros, como, por exemplo, o Grande Prémio de Literatura RTP (atribuído a “Nação Crioula”, 1998), e o Independent Foreign Fiction Prize (“O Vendedor de Passados”, 2004) e, mais recentemente, foi finalista do Man Booker Prize e do International Dublin Literary Award com “Teoria Geral do Esquecimento” (2012).

Os seus contos e livros infantis foram igualmente distinguidos com o Grande Prémio do Conto da Associação Portuguesa de Escritores (APE) e o Grande Prémio de Literatura para Crianças da Fundação Calouste Gulbenkian.

interlusofona.info

7 de Abril dia Mundial da Saúde!

Por : LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos

Como é óbvio, o sistema de saúde guineense é dos piores no mundo se nao vejamos:
A taxa de mortalidade infantil é dos mais elevados com 88 mortes em cada 1000 crianças nascidas;
A taxa de mortalidade materna é de 900 mortes em cada 100.000 partos.
As condições de higiene nos hospitais são péssimas;
Os recursos humanos sao manifestamente insuficientes e em alguns casos mal preparados para lidar com as complicações complicações clínicas;
Os materiais laboratoriais sao insuficientes e obsoletos;
As infraestruturas sanitárias estão em ruina;
As condições de higiene sao um caos autentico;
Os hospitais públicos sao quase unidades de paliativos, devido ao elevado índice de óbitos diários;
Os sucessivos governos lidam com o sistema com medidas cosméticas, desajustadas e ineficazes;
O investimento público no sector é quase nulo ( menos de 10% do OGE);
Enfim, o sistema nao tem condições de proporcionar saúde de qualidade para as populações, e por conseguinte, constitui não só uma ameaça a vida dos utentes mas também dos próprios profissionais que nele labutam diariamente.
A LGDH vai apresentar brevemente, um relatório temático critico sobre o direito à saúde na Guiné-Bissau, com a finalidade de contribuir para a sua melhoria.

Here is a list of President Macky Sall’s new Ministers.


Sidiki Daba : Ministre de forces armées
Aly Ngouille Ndiaye : Ministre de l’intérieur
Abdoulaye Daouda Diallo : Ministre des Finances et du budget
Amadou Ba : Ministre de affaires étrangères et des senéglais de l’extérieur
Malick Sall : Garde des sceaux – Ministre de la justice
Mansour Faye : Ministre du développement communautaire – équité sociale
Mouhamadou Moctar Cissé : Ministre du Pétrole et de l’énergie
Mariama Sarr : Ministre de la Fonction publique et du renouveau service publique
Oumar Youm : Ministre de l’infrastructure et du transport
Amadou hot : Ministre de l’économie, du plan et de la coopération
Abdoualye Diouf Sarr : Ministre de Santé et action sociale
Moussa baldé : Ministre de l’Agriculture et de l’équipement rural
Serigne Mbaye Thiam : Ministre des eaux et assainissement
Ndeye Saly Diop Dieng : Ministre de la femme, de la famille
Alioune sarr : Ministre du tourisme et transport aérien
Aminata Mbengue Ndiaye : Ministre de la pêche et l’économie maritime
Mamadou Talla : Ministre de l’éducation nationale
Oumar Gueye : Ministre des collectivités territoriales
Cheikh Oumar Anne : Ministre de Enseignement supérieur
Moustapha Diop : Ministre du développement industriel et des petites et moyennes industries
Abdou Karim Sall : Ministre de l’environnement et du développement durable
Sophie Salalima : Ministre des mines et de la géologie
Matar ba : Ministre des sports
Samba Ndiobène Ka : Ministre de élevage et reproduction animale
Samba Sy : Ministre du Travail et du dialogue sociale
Abdou Karim Fofana : Ministre de l’urbanisme et du logement
Aminata Assomme Diatta : Ministre du commerce et des PME
Abdoulaye diop : Ministre de culture et de la communication
Nené Fatoumata Tall : Ministre de la jeunesse
Zahra Iyane Thiam : Ministre des microfiances et des economies sociales et solidaires
Dame Diop : Ministre de l’emploi
Ndeye Diké Ndiaye Diop : Ministre de l’economie numérique et des téléco

Aqui está uma lista dos novos ministros do presidente Macky Sall.

Sidiki Daba: Ministro Das Forças Armadas

Aly Ngouille Ndiaye: Ministro do interior

Abdoulaye Daouda Diallo: Ministro das finanças e do orçamento

Amadou BA: Ministro de negócios estrangeiros e dos de fora

Malick Sall: Guarda dos selos - ministro da justiça

Mansour Faye: Ministro do desenvolvimento comunitário - equidade social

Mouhamadou Moctar Cissé: Ministro do petróleo e da energia

Mariama Sarr: Ministro da função pública e renovação serviço público

Oumar Youm: Ministro da infra-estrutura e do transporte

Amadou Hot: Ministro da economia, do plano e da cooperação

Abdoualye Diouf Sarr: Ministro da saúde e ação social

Moussa Baldé: Ministro da agricultura e do equipamento rural

Serigne Mbaye Thiam: Ministro das águas e saneamento

Ndeye Saly Diop Dieng: Ministro da mulher, da família

Alioune Sarr: Ministro do turismo e transporte aéreo

Aminata Mbengue Ndiaye: Ministro da pesca e economia marítima

Mamadou Talla: Ministro da Educação Nacional

Oumar Gueye: Ministro das colectividades territoriais

Xeque Oumar Anne: Ministro do ensino superior

Mustafa Diop: Ministro do desenvolvimento industrial e das pequenas e médias indústrias

Abdou Karim Sall: Ministro do ambiente e desenvolvimento sustentável

Sophie Salalima: Ministro das minas e geologia

Matar BA: Ministro dos esportes

Samba Ndiobène Ka: Ministro de criação e reprodução animal

Samba Sy: Ministro do trabalho e do diálogo social

Abdou Karim Fofana: Ministro do Urbanismo e da habitação

Aminata derruba diatta: Ministro do comércio e das PME

Abdoulaye Diop: Ministro da cultura e da comunicação

Nene Fatoumata Tall: Ministro da juventude

Zahra Iyane Thiam: Ministro dos microfiances e das economias sociais e solidárias

Dama Diop: Ministro do emprego

Ndeye Dike Ndiaye Diop: Ministro da economia digital e dos téléco

Fonte: The Fatu Network

Intensificam-se combates na Líbia

Forças do "Exércio Nacional Líbio" do general Khalifa Haftar,

O conflicto na Líbia aumentou hoje de intensidade quando forças leais ao general Khalifa Haftar levaram a cabo um ataque aéreo contra um dos subúrbios da capital Trípoli, ao mesmo tempo que o governo internacionalmente reconhecido prometia lançar uma contra ofensiva.

Khalifa Haftar

A ONU apelou a um cessar fogo de duas horas nos subúrbios do sul da capital para permitir a evacuação de civis e feridos.

Os combates de hoje entre as forças rebeldes do Exercito Nacional Líbio e do governo ocorreram na grande maior parte na região agrícola de Wadi Raba e no aeroporto internacional fora de uso a sul da capital.

Meios de informação árabes transmitiram imagens de combatentes a ocuparem o aeroporto sem qualquer resistência.

Essas fontes mostraram também imagens de residentes de subúrbios perto da capital a saudarem a entrada das forças do general Haftar.

O governo disse que pelo menos 21 pessoas morreram e 27 outras ficarem feridas desde o inicio da ofensiva contra a capital

Entretanto milícias provenientes das cidades de Misrata, Zentan e Zawiya juntaram-se aos combates.

VOA