domingo, 18 de julho de 2021

Presidente da República Genéral Umaro Sissoco Embalo e Braimasinho Camara, nesta tarde no estadio 24 de Setembro para assistir final da Taça de Guiné-Bissau.

By Mustafa Cassamá

Presidente da União Africana defende fim de sanções a militares da Guiné-Bissau

Félix Tshisekedi
Por dw.com

Em Bissau, Félix Tshisekedi, disse hoje que vai fazer tudo ao seu alcance para levantar as sanções contra militares da Guiné-Bissau, impostas pelas Nações Unidas.

"Vou pedir para que as sanções sejam levantadas porque hoje a Guiné-Bissau é uma democracia, tem um Presidente eleito democraticamente, e que tem feito para melhorar o quotidiano dos seus compatriotas", afirmou Félix Tshisekedi, Presidente da República Democrática do Congo e em exercício da União Africana, em Bissau.

O estadista falava na Fortaleza da Amura, após ter depositado uma coroa de flores no Mausoléu de Amílcar Cabral, no âmbito de uma visita oficial que iniciou no sábado (17.07) à Guiné-Bissau.

"Vou pedir para levantarem as sanções e farei o que for necessário para o seu levantamento", insistiu o Presidente em exercício da União Africana.

Em maio de 2012, na sequência de um golpe de Estado na Guiné-Bissau, o Conselho de Segurança da ONU aplicou sanções a 11 oficias guineenses envolvidos na alteração da ordem constitucional, que ainda não foram levantadas.

Relações com Conacri

Questionado sobre as relações entre o Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, e o Presidente da Guiné-Conacri, Alpha Condé, Tshisekedi disse não saber que "havia um problema". 

"A Guiné-Bissau e a Guiné-Conacri são dois países irmãos, os povos são irmãos e para mim isso é que é essencial. Estive ontem com o Presidente Alpha Condé que me mandou enviar cumprimentos ao seu filho Umaro Sissoco Embaló", salientou.

A Guiné-Conacri decretou, a 29 de setembro de 2020, o encerramento das suas fronteiras com a Guiné-Bissau, Senegal e Serra Leoa por razões de segurança e no contexto da campanha eleitoral para as presidenciais de 18 de outubro, que acabaram por ser ganhas pelo atual Presidente, Alpha Condé, depois de alterações na Constituição, que lhe permitiram concorrer a um terceiro mandato.

Já em outubro, o ministro da Segurança e Proteção Civil da Guiné-Conacri, Damantang Albert Camará, disse ter informações "seguras e fidedignas" sobre uma suposta entrada no seu país de armas de uso militar, provenientes da Guiné-Bissau, que as autoridades de Bissau sempre recusaram.

No início de julho, o chefe de Estado da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, afirmou que "não há inimigos permanentes"e admitiu dialogar com o seu homólogo da Guiné Conacri, mas salientou não ter problemas com Alpha Condé e que a fronteira da Guiné-Bissau com o país vizinho sempre esteve aberta.

Reforçar a cooperação com a RDC

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, defendeu hoje o reforço da cooperação bilateral com a República Democrática do Congo.

"Queremos estreitar as nossas relações de cooperação em todos os domínios de interesse comum e criar as condições apropriadas com vista a mais intercâmbios e melhor aproveitamento das nossas respetivas potencialidades económicas e humanas", afirmou Umaro Sissoco Embaló.

O chefe de Estado guineense falava depois de ter condecorado o Presidente da República Democrática do Congo e em exercício da União Africana, Félix Tshisekedi, com a medalha Amílcar Cabral, a mais alta distinção honorífica da Guiné-Bissau. 

"Gostaria de ver estabelecida um quadro institucional de cooperação bilateral, tal como uma comissão mista que no permita assentar a nossa cooperação em bases estruturadas e sólidas", salientou Embaló.

Félix Tashisekedi agradeceu em seu nome e em nome do povo congolês pela "honra" e defendeu a importância de uma África unida para o desenvolvimento.

Félix Tashisekedi, que termina hoje a visita a Bissau, está a realizar uma viagem a vários países africanos, após ter assumido a presidência em exercício da União Africana.

Declaração do Chefe do Estado Umaro Sissoco Embaló depois da visita do Presidente da República Democrática do Congo, Antoine Tshisekedi Tshilombo.

@RadioBantaba 

Presidente da República Democrática do Congo, Antoine Tshisekedi Tshilombo deixa Bissau após uma visita oficial de dois dias.

 @RadioBantaba 

Presidente em Exercício da União Africana, Sr. Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, à convite do Presidente da República, foi recebido no Palácio da República pelo General do Exército Umaro Sissoco Embalo

Fonte: Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

No âmbito da visita oficial ao nosso país do Presidente da República Democrática do Congo (RDC) e Presidente em Exercício da União Africana, Sr. Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, à convite do Presidente da República, foi recebido no Palácio da República pelo General do Exército Umaro Sissoco Embalo, onde passaram em revista à Guarda de Honra; 

- Assinatura do Livro de Honra;  

- Encontro restrito entre os dois Chefes de Estado; 

- Encontro alargado com as delegações;

- Cerimónia de Condecoração com a mais alta distinção nacional, Medalha “Amilcar Cabral”; 

- Declaração conjunta. 

De seguida o Presidente da República Democrática do Congo prestou homenagem aos Heróis Nacionais na Fortaleza D’Amura com a deposição de coroa de flores; 

Depois do Almoço entre os dois Chefes de Estado seguiram para o Aeroporto, onde o Presidente da Guiné-Bissau apresentou os cumprimentos de despedida ao seu homólogo Congolês e à Delegação que o acompanhou.


LA GUINÉE-BISSAU GAGNE DU RESPECT GRÂCE A SON PRÉSIDENT UMARO SISSOCO EMBALO.

KABOT

GUINÉ-BISSAU GANHA RESPEITO AGRADECIMENTOS AO SEU PRESIDENTE Umaru Sissoko EMBALO

Doutor em Ciência Política pela Universidade de Lisboa, ex-General do Exército da Guiné-Bissau, ex-Primeiro-Ministro com 43 anos, tornou-se Presidente da República ao soprar as suas 46 velas. Hoje é o homem que dá esperança aos guineenses com as suas ações e reformas em curso.

O país agora se tornou um estado confiável. O que havia faltado por décadas por causa de sua instabilidade política agora se tornou um arquivo. Esta página foi definitivamente virada pelo muito patriota Jovem Presidente e engajado em grandes projetos ambiciosos.

Em apenas alguns anos, aqui estão algumas linhas principais de sua visão clarividente:

- No nível geopolítico e econômico:

Hoje está a fazer um trabalho extraordinário que talvez surpreenda alguns observadores dada a magnitude dos desafios que aguardavam o actual Líder de Bissau. Mesmo que ainda não esteja tudo bem, é preciso reconhecer que este homem, atualmente, conseguiu ser respeitado e fazer respeitar o seu país através da sua franqueza e da sua honestidade. O homem não é tímido diante de ninguém.

Com o maior respeito, ele diz o que é e o que deveria ser a quem interessa. Ele diz em voz alta o que os outros estão dizendo abaixo. Ele não se culpa, é sincero ... por isso não tem medo. Assim, ele usa uma política muito boa de dissuasão politicamente correta.

 - No nível geopolítico:

O Gl Embalo deu uma impressão muito boa e uma boa imagem da Guiné-Bissau, o que hoje tranquiliza os seus homólogos Chefes de Estado e parceiros estrangeiros. Estes últimos multiplicam as visitas de amizades além das parcerias vencedoras_gagnantes entre as partes; hoje em dia, muitas embaixadas que foram fechadas no passado foram reabertas; as visitas de presidentes e altos executivos internacionais agora são frequentes.

Finalmente, o país é popular com um número suficiente de investidores que vêm para ficar para os negócios.

- A nível nacional:

A população há muito desesperada tem finalmente a garantia de ter um presidente tão inteligente, patriota e ambicioso para o desenvolvimento de sua pátria.

Os guineenses estão agora muito serenos e confiantes, pois estão satisfeitos por terem escolhido o Melhor Presidente para o renascimento do país.

-A autoridade do Estado é doravante indiscutível e intangível, nasce o respeito, A administração funciona normalmente.

_O combate à corrupção é uma das prioridades que vem sendo combatida. Todos os funcionários são avisados: ao menor erro, os implicados são severamente punidos com rigor.

_A Reconstrução do país está em andamento com prioridades sem confundir rapidez e pressa, mas com segurança e precisão.

A pergunta que nos fazemos cada vez mais é "

Por que a Guiné-Bissau não teve o Presidente EMBALO imediatamente? "

A resposta é simplesmente explicada nestes termos: "Ainda não era chegado o momento. Agora que está feito, nunca é tarde demais".

- Um pan-africano inequivocamente convicto

 A prova dessa postura é que essas são as últimas saídas para visitas a diversos países da sub-região.

Isso é evidenciado pela última viagem ao Mali para uma visita de solidariedade aos novos líderes da Transição e ao povo do Mali.

A recente recepção do Presidente do Gana e atual Presidente da CEDEAO; a visita a Cabo Verde para estreitar os laços de cooperação política económica e social bilateral, em especial o estabelecimento das estratégias necessárias ao desenvolvimento económico dos países.

Recorde-se que a Guiné-Bissau teve a honra de acolher a 10ª Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa-CPLP sob o lema “Ambiente de negócios e desenvolvimento nos países membros da CPLP no período pós-Covid. 19”.

Uma cimeira que teve como objectivo criar um debate sobre uma "questão comunitária, económica e socialmente, como representante dos interesses superiores do povo".

Daí a transferência da presidência deste órgão, de Cabo Verde para a Guiné-Bissau, bem como os discursos dos presidentes dos parlamentos dos estados membros da CPLP.

A Guiné-Bissau assumirá a presidência deste órgão durante a assembleia parlamentar por um período de dois anos.

A referida Assembleia antecede a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, a decorrer nos dias 16 e 17 deste mês, em Luanda, onde Angola assumirá a presidência da entidade, após a esperada aprovação do acordo de mobilidade interna preparado por Cabo Verde.

A Assembleia Parlamentar é o órgão que reúne as representações de todos os parlamentos dos estados membros da CPLP, criada pelo 12º Conselho de Ministros, realizado em Novembro de 2007 em Lisboa.

Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os estados membros da CPLP.

A Guiné-Bissau tem agora uma perspectiva positiva graças a um Presidente positivo.

  Alpha Kabinet BAMBA, POLITOLOGIST

* Revista Kabot, sábado, 17 de julho de 2021 19:34

#guinea #guineabissau #politique #development #kabotmagazine #tiguiholding #tiguiholdingmediacommunications

Chefe de Estado Umaro Sissoco Embaló regressa ao país após a cimeira da CPLP em Luanda.

 @RadioBantaba 

Noite de Esperança! (...), o Chefe de Estado Umaro Sissoco Embaló regressa ao país, após a cimeira da CPLP em Luanda;..@Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

Chegada à Bissau do Presidente da República Democrática do Congo (RDC) e Presidente em Exercício da União Africana, Sr. Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, para uma visita oficial de dois dias ao nosso país.

Imagem de cortesia da equipa RDC👇👇👇

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Presidente República Democrática do Congo, Antoine Tshisekedi Tshilombo chega à Bissau para uma visita oficial de dois dias. @RadioBantaba