quarta-feira, 19 de agosto de 2020

FATUMATA RACHIDE NHAGA, E "A NOVA PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL PARA A PROMOÇÃO DA CULTURA NA DIÁSPORA"

PARABÉNS DRA. TUCHA RACHIDE, DESEJO-TE MUITAS FELICIDADES NESTA NOVA FUNÇÃO












COVID-19 - África contabiliza hoje 26.289 mortos devido à doença

O número total de mortes por covid-19 é hoje de 26.289 em África, mais 405 que na terça-feira, havendo mais de 1,1 milhões de infetados pela doença desde o início da pandemia, segundo os dados oficiais mais recentes.


De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de infetados é de 1.129.185, enquanto o número de recuperados é hoje de 847.696.

O maior número de casos e de mortos de covid-19 continua a registar-se na África Austral, com 625.761 infetados e 12.793 vítimas mortais.

Nesta região, a África do Sul, o país mais afetado do continente, contabiliza 598.886 infetados e 11.982 mortos.

O norte de África, a segunda zona mais afetada pela pandemia, regista agora 197.101 infetados e 7.592 mortos desde o início da pandemia, enquanto na África Ocidental o número de casos subiu para 148.899 e o de vítimas mortais para 2.231.

Na região da África Oriental, registaram-se 105.397 casos e 2.269 mortos e na África Central são contabilizados agora 52.027 casos de infeção e 1.009 óbitos.

O Egito é o segundo país com mais vítimas mortais, a seguir à África do Sul, contabilizando 96.590 infetados e 5.173 óbitos, seguindo-se a Argélia, que conta hoje com 39.469 casos e 1.366 vítimas mortais.

Entre os cinco países mais afetados estão também a Nigéria, que regista 49.485 infetados e 977 óbitos, e o Sudão, com 12.485 casos e 805 vítimas mortais.

Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, Angola lidera em número de mortos. Angola regista 90 mortos e 1.966 casos, seguindo-se, Cabo Verde (36 mortos e 3.253 casos), Guiné-Bissau (33 mortos e 2.149 casos), Moçambique (19 mortos e 3.045 casos) e São Tomé e Príncipe (15 mortos e 885 casos).

A Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tem 4.821 infetados e 83 óbitos, um números que foram divulgados pelas autoridades equato-guineenses em 01 de agosto.

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito em 14 de fevereiro e a Nigéria foi o primeiro país da África Subsaariana a registar casos de infeção, em 28 de fevereiro.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 781.194 mortos e infetou mais de 22,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Por LUSA

PR da Guiné condena golpe de Estado no Mali e tomada do poder pela força


Por LUSA  19/08/20 

O Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, condenou hoje o golpe de Estado no Mali, salientando que não se pode aceitar a tomada do poder pela força.

"Condenamos energicamente. Não podemos aceitar a tomada de poder pela força. É lamentável o que se passa no Mali", afirmou o chefe de Estado guineense.

Umaro Sissoco Embaló falava no final da reunião ordinária do Conselho Superior de Defesa Nacional, que decorreu no Palácio do Governo, em Bissau.

Sobre a reunião, o Presidente guineense salientou que aquela reunião ocorre duas vezes por mês, porque é um órgão que analisa a "vida inteira do país".

"Falámos da nomeação do novo diretor do SIS e também analisámos a situação no Mali", disse.

Umaro Sissoco Embaló exonerou a semana passada António Cabral Avelino das funções de diretor-geral do Serviço de Informação de Segurança e nomeou o brigadeiro-general Arsénio Lassana Balde, que esteve a trabalhar com a missão das Nações Unidas, em Bissau.

O Presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keita, anunciou a demissão hoje de madrugada, horas depois de ter sido afastado do poder num golpe liderado por militares, após meses de protestos e agitação social.

A ação dos militares já foi condenada pela Organização das Nações Unidas (ONU), União Africana, Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental e União Europeia (UE).

Portugal tem no Mali 74 militares integrados em missões da ONU e da UE.

Antigo primeiro-ministro (1994-2000), Ibrahim Boubacar Keita, 75 anos, foi eleito chefe de Estado em 2013, e renovou o mandato de cinco anos em 2018.

À Defesa é Segurança Nacional!


À Defesa é Segurança Nacional!

Para o George Washington; a disciplina é a alma de um exército; torna grandes os pequenos contingentes, proporciona êxito aos fracos, e estima todos;

Entretanto, a ação política do Primeiro Magistrado de Nação Guineense, é determinada pelo diálogo permanente, em busca do entendimento sobre as grandes questões nacionais para consubstanciar aquilo que quer para o nosso País;

A defesa dos nossos interesses exige que, na cena internacional, os titulares de cargos políticos e dos órgãos da soberania demonstrem unidade nas suas posições e atitudes;

Hoje, dia 19 de Agosto 2020, o Comandante Supremo das forças Armadas Guineense General Umaro Sissoco Embaló, reúne Conselho Superior da Defesa e Segurança Nacional, no Palácio de Governo;

O Presidente da República
General Embaló Embaló
Comandante Supremo das forças Armadas



Fonte: Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

A cerimónia de tomada de posse da Comissão de Recuperação dos Bens do Estado e conferência de imprensa, da Sua Excia, Senhor Procurador Geral da República, Dr. Fernando Gomes, hoje, quarta-feira, dia 19.08.2020, na sala de reunião judiciária, no Palácio da Justiça em Brá, Bissau.













Keita Umo fez uma transmissão ao vivo - 18 de agosto de 2020

MENSAGEM DE CONDOLÊNCIA - Embaixada da Guiné - Bissau em França



Embaixada da Guiné - Bissau em França

Guiné-Bissau: inicia à apresentação sectorial dos projectos de Orçamento Geral de Estado esboçado pelos Ministérios e Secretarias.

O Conselho de Ministros sob a Presidência do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, iniciou esta terça-feira 18 de Agosto de 2020, no Palácio do Governo, à apresentação e discussão dos projectos de orçamento geral dos Estado, esboçado pelos Ministérios e Secretarias de Estado.

O dia de hoje, foi reservado para a apresentação dos Ministérios da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social como também dos Transportes e Telecomunicação.

Falando a imprensa depois da apresentação a titular da pasta da Administração Pública, Maria Celina Tavares, disse que para fazer funcionar os trabalhos projectados pelo seu pelouro até o final do ano em curso, foi orçado 180 milhões de francos cfa, montante este segundo a Ministra vai ser alocado na valorização, recrutamento, enquadramento reforma e fundo de pensões em curso na função Pública guineense.

De acordo com Maria Celina a Função Pública deve ser capaz de supervisionar os funcionários, conhecendo o real número dos servidores, os os possíveis recrutamentos através de concurso público a fim de fazer uma harmonização dos dados

Entretanto, o Ministro dos Transportes e Telecomunicação Jorge Mandinga, revelou que num horizonte temporal de mais de um ano o Ministério orçou mais de 20 milhões de dólares para a Reabilitação do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, Melhorar a Competitiva dos Portos, Baixar o custo de mercadoria e ligar Cabo ótico de surro até Antula.

O Ministro revelou ainda que dentro de duas semanas o Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira terá novos equipamentos raio-X melhorando assim a segurança e consequentemente acudir na apreensão de drogas, formação do pessoal da Guarda Nacional na matéria de visualização de escaneres do Aeroporto de Bissau.

Fonte: Governação na Guiné-Bissau

Déclaration des dignes soldats du Mali


Fonte: PAGE KAYZ FOF

Mpape Crushed Rock: Nigerians flock to new beauty spot

Musicians at Mpape Crushed Rock near Abuja, Nigeria
BBC August 18, 2020

An abandoned quarry in Nigeria has been become a tourist hotspot after images were posted on social media earlier this month.

The rocky cliffs climbing into a blue sky, a moss-lined footpath, small green hills and a lake that shimmers in the sun are quite breath-taking and a set of images shared on Twitter at the beginning of August has been liked more than a thousand times.

In a matter of days of the post, the site, known as Crushed Rock, in Mpape - a poor neighbourhood on the outskirts of the capital Abuja - was thronged.

There has been a DJ stand, food vendors, hundreds of sun-bathing selfie-takers - and even a band of classical musicians.

People at Mpape Crushed Rock near Abuja, Nigeria
Nigerians are not generally known to be outdoor lovers - the weather is very hot in the north and quite humid in the south.

However, there is a burgeoning community of hikers around Abuja inspired by the many expatriates living in the political capital.

The coronavirus pandemic has also had a part to play in encouraging these young middleclass Nigerians to explore the hills in the country's rocky central region.

The lockdown, which prevented people from travelling elsewhere, has meant that places closer to home are being explored.

The area around Mpape, which means "rock" in the local Gwari language, has supplied much of the stone used to transform Abuja from a small village in the 1980s into the country's capital city.

Tourists at Mpape Crushed Rock near Abuja, Nigeria

"The quarry has existed for more than 10 years," said Mpape resident Courage Ebenz, who is somewhat bemused by the sudden influx of city-dwellers.

Nigeria has an abundance of natural beauties, but this "man-made" location has its own appeal - with three main tiers that each give a stunning view of the water below.

The lake at Mpape Crushed Rock near Abuja, Nigeria

Sightseers can choose a small winding footpath to the top terrace, where the grass is an ideal picnic location.

The more adventurous can continue down the path that circles and snakes down to the water's edge.

Mpape Crushed Rock near Abuja, Nigeria

But a warning for the brave who might want to plunge into the water as the locals say it is full of abandoned machinery.

According to Abraham Adepelumi, a geo-physicist at Obafemi Awolowo university, the lake was formed as a result of the fracturing of an aquifer.

Two children look over Mpape Crushed Rock near Abuja, Nigeria

"Once the rock got fractured, the water within the rock was under pressure," he told the BBC.

"It is a natural phenomenon, Mpape is a fracture-prone area of Abuja and has experienced tremors as recent as 2018."

The local emergency agency has warned amateurs against hiking at Mpape Crushed Rock, but fun-seekers seem not to be deterred.

"I didn't know we had such a place in Nigeria and I wanted to see if it is real," Elizabeth Okute, who came with her friends after seeing pictures on Facebook, told the BBC.

"I am surprised such a place exists in Abuja and I love what I am seeing," said Ann Chukwuka.

Ann Chukwuka wanted to see the place for herself

Emeka Uko, who kept straying to the edge much to the chagrin of his friends, added: "I hope we put measures in place to preserve it."

This is exactly what some volunteers decided to do last Saturday, clearing up a trail of plastic waste around the quarry that has built up over the last few weeks.

Volunteer cleaners at Mpape Crushed Rock near Abuja, Nigeria

They split into two groups to compete to see who could collect the most rubbish - updating social media as they went.

"A lot of people felt it was their responsibility to clean up the place," Brandon Akume, whose group came second in the clean-up dash, told the BBC.

This was an alien concept to most Nigerians, he added.

Volunteer cleaners at Mpape Crushed Rock near Abuja, Nigeria

He moved from one group of picnickers to the other, handing out rubbish bags, instructing people to dispose of their litter.

"They want to poison this place, it seems I have my work cut out for me," he said.

Photos by Fatima Muhammad and words by the BBC's Nduka Orjinmo

Mali’s President Keita resigns, mutinying soldiers promise fresh elections

MALI - Presidente do Mali anuncia demissão após golpe de estado

O Presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keita, no poder desde 2013, anunciou hoje a sua demissão e a de todo o Governo, numa declaração transmitida pela televisão nacional, após ter sido deposto por um golpe militar, horas antes.


Keita, que tinha sido detido na companhia do primeiro-ministro Boubou Cissé no final da tarde de terça-feira e levado para o acampamento militar onde se iniciou um motim no início do dia, surgiu por volta da meia-noite na televisão pública ORTM, usando máscara.

Na declaração, citada pela agência de notícias France-Presse (AFP), disse que tinha trabalhado desde a sua eleição, em 2013, para dar a volta ao país e "dar corpo e vida" ao exército maliano, que enfrenta a violência 'jihadista' há anos.

Apresentado como "presidente cessante", Keita referiu-se depois às "várias manifestações" que têm vindo a exigir a sua partida há vários meses, afirmando que "o pior aconteceu".

"Se hoje pareceu bem a alguns elementos das nossas forças armadas concluir que tudo deveria terminar com a sua intervenção, será que tenho realmente escolha? Não tenho outra escolha senão submeter-me, porque não quero que seja derramado sangue para me manter [no cargo]", disse.

"É por isso que gostaria neste preciso momento, agradecendo ao povo do Mali o seu apoio ao longo destes longos anos e o calor do seu afeto, de vos anunciar a minha decisão de deixar as minhas funções, todas as minhas funções, a partir deste momento", anunciou. "E com todas as consequências legais: a dissolução da assembleia nacional e do governo", acrescentou.

Ibrahim Boubacar Keita e alguns membros do seu Governo foram detidos ao final da tarde de terça-feira, durante uma revolta por militares.

"Podemos dizer-vos que o Presidente e o primeiro-ministro estão sob o nosso controlo. Prendemo-los na sua casa [do chefe de Estado, em Bamako, capital]", disse à AFP um dos líderes do motim, sob anonimato.

O ministro da Defesa Nacional de Portugal disse na terça-feira estar a acompanhar com grande preocupação a crise no Mali, onde estão destacados 63 militares da Força Aérea Portuguesa, na sequência da detenção do Presidente e do primeiro-ministro do país.

"O ministro da Defesa Nacional está a acompanhar a situação no Mali com grande preocupação, mais ainda numa altura em que Portugal tem no território uma Força Nacional Destacada de 63 militares e um avião de transporte C-295", segundo informação prestada à agência Lusa pelo gabinete de João Gomes Cravinho.

O ministro acentuou "a ilegitimidade da imposição" da força para resolver o conflito e "considera fundamental respeitar a ordem constitucional do país", adianta a mesma informação.

"Qualquer mudança que venha a ocorrer no Mali não pode ser imposta pela força das armas", salienta a fonte do gabinete de João Gomes Cravinho.

Portugal tem desde 01 de julho uma Força Nacional Destacada no Mali, no âmbito da Missão Multidimensional Integrada para a Estabilização do Mali (Minusma), das Nações Unidas, que inclui 63 militares da Força Aérea Portuguesa e um avião de transporte C-295.

O objetivo da missão portuguesa é assegurar missões de transporte de passageiros e carga, transporte tático em pistas não preparadas, evacuações médicas, largada de paraquedistas e vigilância aérea e garantir a segurança do campo norueguês de Bifrost, em Bamako, onde estão alojados os militares portugueses.

In LUSA

Leia Também:

CEDEAO encerra fronteiras com o Mali e defende sanções para golpistas


A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) decidiu, terça-feira à noite, fechar as fronteiras terrestres e aéreas com o Mali e apelou à implementação de sanções contra "todos os golpistas, parceiros e colaboradores".


O Presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keita e alguns membros do seu Governo foram detidos ao final da tarde de terça-feira, durante uma revolta por militares.

"Após este golpe pelos militares do Mali, que, provavelmente, terá um impacto negativo na paz e estabilidade do país, a CEDEAO [...] decidiu encerrar todas as fronteiras terrestres e aéreas [com o Mali] e interromper todos os fluxos de transações económicas, comerciais e financeiras entre os países", lê-se num comunicado desta organização regional, a que a agência Lusa teve acesso.

Paralelamente, a CEDEAO apelou à "implementação imediata" de um conjunto de sanções contra os responsáveis pelo golpe militar.

No documento, a organização relembrou que os militares são responsáveis pela "segurança e proteção" do Presidente do Mali e dos restantes membros do Governo, exigindo a sua libertação.

Por outro lado, suspendeu "com efeito imediato" o Mali dos seus órgãos de decisão "até ao restabelecimento efetivo da ordem constitucional" e decidiu enviar uma delegação "de alto nível" ao país.

Os chefes de Estado da CEDEAO vão reunir-se, por videoconferência, na quinta-feira, para debater a situação no Mali.

A reunião vai ser chefiada pelo Presidente da Nigéria, Mahamadou Issoufou, país que lidera esta comunidade económica.

A CEDEAO é composta pelo Benim, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.

O Presidente do Mali e o seu primeiro-ministro foram detidos ao final da tarde numa revolta de militares, afirmou um dos líderes do motim citado pela agência France-Presse.

"Podemos dizer-vos que o Presidente e o primeiro-ministro estão sob o nosso controlo. Prendemo-los na sua casa [do chefe de Estado, em Bamako, capital]", disse à agência noticiosa um dos líderes do motim, sob anonimato.

Portugal tem desde 01 de julho uma Força Nacional Destacada no Mali, no âmbito da Missão Multidimensional Integrada para a Estabilização do Mali (Minusma), das Nações Unidas, que inclui 63 militares da Força Aérea Portuguesa e um avião de transporte C-295.

O objetivo da missão portuguesa é assegurar missões de transporte de passageiros e carga, transporte tático em pistas não preparadas, evacuações médicas, largada de paraquedistas e vigilância aérea e garantir a segurança do campo norueguês de Bifrost, em Bamako, onde estão alojados os militares portugueses.


Militares que tomaram poder no Mali anunciam eleições

Os militares que tomaram o poder no Mali e forçaramo Presidente Ibrahim Boubacar Keita a demitir-se, afirmaram hoje que pretendem uma "transição política civil" que conduza a eleições gerais dentro de um "prazo razoável".


"Nós, as forças patrióticas agrupadas no Comité Nacional para a Salvação do Povo (CNSP), decidimos assumir as nossas responsabilidades perante o povo e perante a história", disse o porta-voz dos militares e vice-chefe de Estado-Maior da Força Aérea, coronel Ismaël Wagué, numa declaração emitida às 03:40 (04:40 em Lisboa) pela televisão pública ORTM.

"O nosso país [...] afunda-se dia após dia no caos, na anarquia e na insegurança, por culpa dos homens encarregados do seu destino", acusou o oficial, denunciando o "clientelismo político" e "a gestão familiar dos assuntos do Estado".

"A sociedade civil e os movimentos sociopolíticos são convidados a juntar-se a nós para criar as melhores condições para uma transição política civil conducente a eleições gerais credíveis para o exercício da democracia, através de um roteiro que lançará as bases para um novo Mali", acrescentou.

O porta-voz garantiu ainda que todos os acordos internacionais do Mali serão respeitados, afirmando que os militares estavam "empenhados no processo de Argel", o acordo de paz assinado em 2015 entre Bamako e os grupos armados do norte do país.

O porta-voz dos militares pediu ainda o apoio das organizações internacionais "para o bem-estar do Mali".

"A [missão da ONU] Minusma, a operação [anti-extremista francesa] Barkhane, o G5 Sahel [que inclui cinco países da região], a força Takuba ['task-force' de forças especiais europeias] continuam a ser nossos parceiros", acrescentou.

Cerca de três horas antes, o Presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keita, no poder desde 2013, anunciou a demissão e a de todo o Governo, numa declaração transmitida pela televisão maliana, após ter sido deposto por um golpe militar.

Keita, que tinha sido detido na companhia do primeiro-ministro Boubou Cissé no final da tarde de terça-feira e levado para o acampamento militar onde se iniciou um motim no início do dia, surgiu por volta da meia-noite na televisão pública ORTM, usando máscara.

Apresentado como "Presidente cessante", Keita referiu-se depois às "várias manifestações" que têm vindo a exigir a sua partida há vários meses, afirmando que "o pior aconteceu".

"Se hoje pareceu bem a alguns elementos das nossas forças armadas concluir que tudo devia terminar com a sua intervenção, será que tenho realmente escolha? Não tenho outra escolha senão submeter-me, porque não quero que seja derramado sangue para me manter [no cargo]", disse.

"É por isso que gostaria neste preciso momento, ao agradecer ao povo do Mali o seu apoio ao longo destes longos anos e o calor do seu afeto, de vos anunciar a minha decisão de deixar as minhas funções, todas as minhas funções, a partir deste momento", disse. "E com todas as consequências legais: a dissolução da assembleia nacional e do governo", acrescentou.

Na terça-feira, o ministro da Defesa Nacional português tinha indicado estar a acompanhar com grande preocupação a crise no Mali, onde estão destacados 63 militares da Força Aérea Portuguesa, na sequência da detenção do Presidente e do primeiro-ministro malianos.

"O ministro da Defesa Nacional está a acompanhar a situação no Mali com grande preocupação, mais ainda numa altura em que Portugal tem no território uma Força Nacional Destacada de 63 militares e um avião de transporte C-295", de acordo com a informação prestada à agência Lusa pelo gabinete de João Gomes Cravinho.

O ministro acentuou "a ilegitimidade da imposição" da força para resolver o conflito e "considera fundamental respeitar a ordem constitucional do país", adiantou a mesma informação.

"Qualquer mudança que venha a ocorrer no Mali não pode ser imposta pela força das armas", salientou a fonte do gabinete de João Gomes Cravinho.

Portugal tem desde 01 de julho uma Força Nacional Destacada no Mali, no âmbito da Missão Multidimensional Integrada para a Estabilização do Mali (Minusma), das Nações Unidas, que inclui 63 militares da Força Aérea Portuguesa e um avião de transporte C-295.


O objetivo da missão portuguesa é assegurar missões de transporte de passageiros e carga, transporte tático em pistas não preparadas, evacuações médicas, largada de paraquedistas e vigilância aérea e garantir a segurança do campo norueguês de Bifrost, em Bamako, onde estão alojados os militares portugueses.

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS - COMUNICAÇÃO DO FIM DO ESTÁGIO


MINISTÉRIO DAS FINANÇAS - AVISO DA RESCISÃO DO CONTRATO


ONU ABRE RECRUTAMENTO DE JOVENS PROFISSIONAIS PARA INTEGRAREM POSTOS NA ORGANIZAÇÃO

As Nações Unidas têm aberto, até 30 de Setembro, o período de candidatura do Programa para Jovens Profissionais das Nações Unidas (UN Young Professionals Programme – YPP) 2020, conforme comunicado da organização.

Segundo a Inforpress que cita um comunicado das Nações Unidas, o programa que tem uma periodicidade anual, recruta jovens profissionais de até 32 anos de países com baixa representatividade no Secretariado da ONU para integrar vários postos na referida organização.

Segundo a nota, entre os países participantes desta edição estão Angola,  Brasil, Cabo Verde, Cuba, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Para candidatar-se ao programa, o interessado deve ter a nacionalidade de um dos países participantes nesta edição, ter pelo menos um diploma universitário relevante para o exame e função para a qual se vai candidatar e ser fluente em inglês ou francês.

Conforme a mesma fonte, para a presente edição, foram abertos concursos nas áreas de Gestão e Administração, Comunicações Globais, Assuntos Políticos e Direitos Humanos, declarando que as informações do processo podem ser consultadas na página do YPP.

O Programa para Jovens Profissionais (YPP) é uma iniciativa de recrutamento de profissionais talentosos e altamente qualificados com o objectivo de darem início a uma carreira como funcionários públicos internacionais no Secretariado das Nações Unidas.

A entrada consiste num exame de admissão e na participação em programas de desenvolvimento profissional. Os candidatos bem-sucedidos darão, assim, início a uma entusiasmante carreira na ONU.

Os candidatos são convidados a inscreverem-se em diferentes temas que variam consoante a necessidade de recrutamento de funcionários para as Nações Unidas. As responsabilidades, as competências e os requisitos diferem consoante a função a desempenhar.

Notabanca; 18.08.3030

Guinea-Bissau - ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL GUINEENSE VALIDAM NOVA AGENDA COMUM


As Organizações da Sociedade Civil validaram esta terça-feira, 18 de agosto, em Bissau, a denominada agenda comum para traçar melhores rumos para sociedade guineense em defesa da promoção de paz, estabilidade, democracia e estado de direito, tendo em consideração vários desafios que a Guiné-Bissau tem pela frente.

O documento rubricado nas instalações onde funciona a sede do Movimento da Sociedade Civil, serve de guia de orientação para as organizações e na promoção de diálogo construtivo entre os atores políticos e nos setores de ensino, saúde e infraestruturas.

Em declarações aos jornalistas no final da reunião que serviu para a aprovação da agenda comum, o vice-presidente do Movimento Nacional da Sociedade Civil, Mamadu Queita, fez lembrar que esta agenda ora validada não vai pôr em causa a independência e autonomia das organizações subscritores do documento.


Segundo a coordenadora da Plataforma Política das Mulheres guineense (PPM), Silvina Tavares, é fundamental que as organizações da sociedade unam em torno dos acontecimentos irregulares no país e mostrar que existe uma sociedade civil forte, credível e que vai contribuir na busca de solução.

Aos jornalistas, Tavares, disse que agora resta trabalhar para a implementação da agenda comum, tendo referido que as organizações vão procurar financiamento que possam sustentar todas as ações desenhadas nesse plano de ação.

Entre os cinco pontos validados pelas organizações destacam-se a monitorização do respeito pelo estado de direito, a realização da justiça e o combate a impunidade, promover a transparência e combater a corrupção.

Ainda pretendem promover e monitorar os compromissos assumidos em prol da estabilidade da Guiné-Bissau e articular as ações da sociedade civil no âmbito da prevenção e resposta contra a covid-19, incluindo a resposta ao impacto socioeconómico.

A iniciativa é apoiada pela ONU, PUND e a União Europeia, através de Açao Ianda Guiné Djuntu, que disponibilizou salas de reuniões dos escritores regionais para acolher o evento, garantindo igualmente assistência técnicas e logística para o efeito.

Por: Alison Cabral

Rádio Jovem Bissau