sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Governo guineense qualifica de "infelizes" os comentários de Pedro Pires

Pedro Pires, antigo presidente de Cabo Verde
Liliana Henriques

O governo guineense expressou hoje o seu desagrado com os comentários tecidos pelo antigo presidente cabo-verdiano Pedro Pires que ontem numa conferência na cidade da Praia considerou que a situação política na Guiné-Bissau não passa de uma tentativa de interpretação exagerada dos poderes constitucionais por parte do chefe do Estado guineense.

Na óptica de Pedro Pires, a crise na Guiné-Bissau é motivada sobretudo pelo facto de o presidente guineense pretender mudar o regime político do país sem que a Constituição esteja revista. O antigo chefe de Estado de Cabo Verde referiu ainda que José Mário Vaz pretende ter mais poderes do que aquilo que a Constituição lhe dá.

Hoje em conferência de imprensa, o Ministro guineense do Turismo e novo porta-voz do governo, Fernando Vaz, reagiu e manifestou o desagrado do executivo, qualificando de "infelizes" as declarações de Pedro Pires. Do ponto de vista de Fernando Vaz, as afirmações do antigo Presidente de Cabo Verde são contraditórias uma vez que, refere o porta-voz do governo, o ex-líder cabo-verdiano afirma não acompanhar de perto a situação na Guiné-Bissau e ao mesmo tempo aponta o dedo ao chefe do Estado guineense pela crise.

Durante a mesma conferência de imprensa, o porta-voz do governo guineense mencionou as altercações ocorridas na Quarta-feira na sede do PAIGC em Bissau e considerou que se tratou de um acto isolado entre os militantes daquela formação política. Referindo-se, por outro lado, à perspectiva das eleições legislativas previstas para 2018, Fernando Vaz anunciou que o governo guineense já disponibilizou verbas para a actualização dos cadernos eleitorais.

Por RFI

UEMOA PROMOVE JORNADA DE REFLEXÃO COM JORNALISTAS


A representação da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA) reuniu todo dia de hoje (20 de Outubro) numa jornada com os jornalistas pertencentes a rede da união para os informar das realizações da organização no país.

À margem do encontro, o presidente da rede de jornalistas da UEMOA, Ricardo Semedo afirmou que a rede tem por missão promover todas as estratégias de comunicação e informação às populações dentro do espaço da união.

«A rede nesse quadro tem como missão promover dentro de uma acção de parceria em colaboração com a comissão da UEMOA toda a estratégia de comunicação e informação às sociedades e as populações dentro do espaço UEMOA. Por isso, desde a sua criação, já la vão dois decénios, a rede tem acompanhado a comissão através dos seus órgãos nos seus esforços de divulgação dos instrumentos da integração como os projectos financiados e as expectativas das populações e dos diferentes grupos alvos», conta Semedo.                                          

Para o representante da UEMOA Georges Sehoue pretendem com a jornada sensibilizar os jornalistas da rede a serem interlocutores junto às populações para depois explicar que “ o objectivo concreto desta jornada de sensibilização com jornalistas é para fornecer as informações relativamente as realizações da UEMOA na GB e ter uma interface de informação directa para com as populações”, diz.

A jornada decorreu durante todo dia desta sexta-feira.

Por: Nautaran Marcos Có
Radiosolmansi

Governo guineense abre inquérito a incidentes no mercado do Bandim em Bissau

O Governo da Guiné-Bissau abriu um inquérito aos incidentes registados no mercado do Bandim, principal centro comercial de Bissau, disse hoje o porta-voz do Executivo guineense, Fernando Vaz.


"Temos de fazer um levantamento de tudo o que se passou e há que apurar a veracidade dos factos", afirmou, em conferência de imprensa, o também ministro do Turismo.

O Governo decidiu quarta-feira pedir ao ministro da Administração Territorial para abrir um processo de inquérito e submeter ao Conselho de Ministros um relatório para ser analisado na reunião da próxima semana, explicou Fernando Vaz.

Na segunda-feira à noite, a zona do mercado do Bandim, principal centro comercial de Bissau, foi palco de confrontos entre comerciantes e Polícia Municipal, depois de as autoridades terem decidido desbloquear o espaço.

O novo presidente da Câmara de Bissau, Baltazar Cardoso, decidiu acabar com a venda de mercadorias nos passeios em frente ao mercado e nas bermas da Avenida dos Combatentes da Liberdade da Pátria, uma das principais da cidade e que liga o aeroporto ao centro da capital guineense.

Em declarações hoje à imprensa guineense, o presidente da Associação de Retalhistas dos Mercados da Guiné-Bissau, Aliu Seidi, acusou a Polícia Municipal de ter roubado mercadorias durante a operação de despejo, tendo qualificado a operação como um assalto.

Fonte da autarquia, citada pela imprensa guineense, disse que os comerciantes foram avisados há 10 dias para abandonarem o portão principal do Mercado do Bandim e que não cumpriram a ordem, negando qualquer roubo de mercadorias.

A Polícia Municipal é um grupo de 50 pessoas recrutadas pela Câmara Municipal de Bissau para por ordem nas zonas dos mercados e cidade.

O primeiro-ministro guineense, Umaro Sissoco Embaló, visitou quarta-feira ao final da manhã uma visita ao mercado para ouvir os comerciantes.

MSE // PJA
Lusa/Fim

GOVERNO DIZ QUE PAZ SOCIAL É EVIDENTE NO PAÍS


O ministro do turismo e igualmente porta-voz do conselho de ministros, Fernando Vaz, afirmou, esta sexta-feira (20), em Bissau, que a paz social tem reinado no país e nem será posta em causa no futuro

Numa clara alusão ao ataque à sede do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC), na última quarta-feira (18), Fernando Vaz disse que os acontecimentos na sede do PAIGC foram um acto isolado na qual o governo não tem nada a ver.

“É um problema interno no PAIGC que se transborda para a esfera pública e o governo tem que impor a ordem e a lei”, adianta.

Por outro lado, o governante sublinhou que a queda de fornecimento de energia eléctrica na cidade Bissau tem a ver com aumento exponencial de consumo.

“Neste momento estamos a produzir cerda de 15 Megas por dia o que representa cerca de 90 mil litros de combustível, uma saída de 60 mil para 90 mil litros”, sustenta.

Fernando Vaz admite, no entanto, que o país atravessa neste momento o período mais baixo da arrecadação da receita do Estado.

Entretanto, anunciou que a massa salarial da função pública disparou de 3.8 biliões para cerca de 5 biliões por causa de funcionários fantasmas.

De referir que já existem verbas para a actualização dos cadernos eleitorais para as eleições que devem ter lugar no próximo ano conforme explica Fernando Vaz. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Nautaran Marcos Có
Imagem: Nautaran Marcos Có
Radiosolmansi

Infraestrutura - Governo investe cerca de 300 milhões de francos CFA na manutenção da pista do Aeroporto de Bissau

Bissau, 20 Out 17(ANG) – O ministro das Obras Públicas Construções e Urbanismo afirmou que as obras de manutenção da pista do Aeroporto Internacional “Osvaldo Vieira”, vão arrancar ainda no decurso desta semana. 


Marciano Silva Barbeiro, em declarações à imprensa, após  visita conjunta que efectuou hoje à pista do Aeroporto de Bissau com o seu homólogo dos Transportes e Comunicações, disse que o Governo decidiu fazer essa intervenção para minimizar as várias queixas de companhias aéreas que operam no país.

“Esta é a terceira visita que estamos a fazer na pista do Aeroporto Internacional de Bissau, depois de temos recebidos alertas de diferentes lados, desde as companhias aéreas que operam no país e de outros cidadãos de que a nossa pista de aviação está em más condições e corre o risco de deixar de receber os voos”, explicou.

O governante afirmou que isso constitui a preocupação não só das autoridades aeroportuárias e do Governo, mas sim de todos os cidadãos, salientando que é imaginável o risco do país vir a ficar sem ligação aérea.

“Foi nesta base que o Governo tomou a iniciativa, depois do assunto ser debatido no Conselho de Ministros, em que se  decidiu criar uma Comissão Interministerial constituído pelos Ministérios da Economia e Finanças, dos Transportes e Comunicações e das Obras Públicas e da Presidência do Conselho de Ministros”, informou.

Marciano Silva Barbeiro disse que depois da primeira visita foi criada uma Comissão Técnica para fazer a identificação de verdadeiras zonas críticas  da pista.

Declarou que a visita serviu igualmente para orientar a empresa executora da obra, a Arezki, e das autoridades aeroportuárias para sentarem a mesma mesa e em função dos planos de voos planificarem os trabalhos.

“Penso que se tudo correr como previsto dentro de 24 à 48 horas as obras  vão começar”, prometeu.

Por seu turno, o ministro dos Transportes e Comunicações disse que existe uma previsão de estudos técnicos, ambientais e económicos de grande reparação ao nível de pista do Aeroporto de Bissau e que está a decorrer os trâmites normais.

Fidélis Forbs explicou que no final deste estudo, o Governo e a Agência de Navegação Aérea em África e Madagascar (ASECNA), vão lançar um concurso internacional para a reabilitação da pista.

“Esta que inicia dentro de dias é uma reparação pontual de forma a eliminar todos os perigos que existem no que diz respeito a aterragem e descolagem de aviões”, afirmou, acrescentando que as obras vão custar cerca de 300 milhões de francos CFA. 

ANG/ÂC/SG

COMPANHIAS AÉREAS AMEAÇAM SUSPENDER VOOS PARA GUINÉ-BISSAU


Companhias aéreas que operam na Guiné-Bissau alertaram, esta sexta-feira (20), pela terceira vez, autoridades do país sobre as ameaças das fendas que se encontram ao longo das pistas do aeroporto internacional “Osvaldo Vieira”. Caso a situação prevalecer vários voos serão cortados

Esta mais uma das alertas das operadoras feitas ao governo foi ouvida durante uma visita que uma missão interministerial criada recentemente efectuou no único aeroporto internacional do país.

Na ocasião o ministro de Obras Publicas, Marciano Silva Barbeiro, diz que os operadores estão determinados em suspender os voos para o país tendo em conta os perigos das pistas.

“Recebemos alertas de vários entidades nacionais e estrangeiras que a nossa pista não tem condições de continuar a operar e se a situação prevalecer pode nos levar na suspensão de muitos voos e esta é uma preocupação de todos os cidadãos porque não imaginávamos se de facto chegamos a um estado de não podermos ter companhias aéreas que operam no país”, admite que diz desconhecer “os danos e prejuízos” que estes danos poderão trazer ao país.

Para por cobre a situação o conselho de ministro criou uma comissão interministerial constituída pelo ministério das finanças, dos transportes, das obras públicas e também faz parte o ministro da presidência do conselho dos ministros.

O ministro das Obras Públicas promete ainda, dentro de 48 horas, o início das obras para a reabilitação das pistas do aeroporto internacional “Osvaldo Vieira” para “baixar os ânimos” nos parceiros de companhias aéreas.

“Foi assinado, esta quinta-feira (19), um contrato com uma empresa seleccionado para fazer os trabalhos e a empresa foi reconhecida pelas autoridades aeroportuárias”, explica.

330 Milhões de francos cfa é o montante orçado para a reparação das pistas do aeroporto internacional Osvaldo Vieira. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos
Radiosolmansi

PAIGC PROMETE RESPOSTAS NECESSÁRIAS AO ASSALTO SOFRIDO


O líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC) lamenta a invasão que a sede do partido foi alvo na passada quarta-feira (18) por grupo de pessoas. Do confronto registaram-se cinco feridos que foram evacuados para o Hospital Nacional Simão Mendes

Domingos Simões Pereira que falava, esta sexta-feira (20), no aeroporto internacional “Osvaldo Vieira”, a quando da sua chegada depois de uma visita a alguns países africanos, diz ainda que o partido estará a altura de dar “respostas necessárias a estes tipos de provocações”.

“Felizmente o povo guineense está a ser permitido compreender as diferenças de actuações de forma de estar na vida de diferentes entidades porque o importante na política é ser capaz de separar as entidades”, avança.

Sobre as ameaças dos partidos políticos agrupados no espaço de concertação em fazer face a actual crise política, Simões Pereira diz que o acto demostra a determinação os políticos em assumir as suas responsabilidades.

Sobre a visita ao exterior nomeadamente a Moçambique, Portugal, Togo, Senegal e Guiné-Conacri, o líder dos libertadores diz que fizeram a comunidade internacional estar a par da actual realidade política no país.

“O encontro também serviu para repor o PAIGC no seu espaço de convívio e de cooperação com outras entidades similares a nossa”, explica.

Ainda sobre o incidente na sede do partido, o PAIGC encontra-se reunido, neste momento, com os seus militantes e o presidente deve proferir uma reacção oficial sendo que o incidente ocorreu quando o seu líder estava a trabalho no exterior. Do incidente o PAIGC responsabiliza o grupo dos 15 deputados expulsos do partido e ainda o presidente da república, José Mário Vaz. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos
Rádio Sol Mansi


Pedro Pires, ex-Presidente de Cabo-Verde, está EQUIVOCADO!!!!!


Querem saber o porquê? Então seguem o meu raciocínio .

REPÚBLICA DA GUINÉ – BISSAU
ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA 
1996

TÍTULO I
ARTIGO 4°
alínea 4 - É proibida a formação de partidos de âmbito regional ou local, de partidos que fomentem o racismo ou tribalismo E DE PARTIDOS QUE SE PROPONHAM EMPREGAR MEIOS VIOLENTOS NA PROSSECUÇÃO DOS SEUS FINS.

Portanto, PAIGCs não reune condições para concorrer a próxima eleição legislativas. Pois, este partido expulsou ilegalmente 15 deputados da sua bancada parlamentar e no próprio partido, mesmo sabendo que, segundo o CAPITULO IV, DA ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR, ARTIGO 82º :

1 - Nenhum deputado pode ser incomodado, perseguido, detido, preso, julgado ou condenado PELOS VOTOS E OPINIÕES QUE EMITIR NO EXERCÍCIO DO SEU MANDATO.

2 - Salvo em caso de flagrante delito a que corresponda pena igual ou superior a dois anos de trabalho obrigatório, ou prévio assentimento da Assembleia Nacional Popular, os deputados não podem ser detidos ou presos por questão criminal ou disciplinar, em juízo ou fora dele.

No entanto, Superior Tribunal da Justiça invalidou a expulsou ilegal dos deputados pelos PAIGCs.

Mas;
Nhus Doutores sem Doutos, voltaram com as sua atitudes GROSSEIRAS e, bloquearam ilegalmente Assembleia Nacional Popular. Alegando que, a Comissão Permanente deste Orgao da Soberania, votaram contra o Agendamento da discussão e aprovacao ou nao aprovaçao do orcamento do estado, do atual governo. Mesmo sabendo que, segundo o ARTIGO 89°

1 - A Assembleia Nacional Popular reúne-se, em sessão ordinária, QUATRO VEZES POR ANO.
2 — A Assembleia Nacional Popular reunir-se-á extraordinariamente por iniciativa do Presidente da República, dos deputados, do Governo e da sua Comissão Permanente.

Como se nao bastasse, os ditos doutores, andam enganar pessoas menos atentos (maioria da população da Guiné-Bissau e Comunidade Internacional), alegando que, o Estatuto do Partido PAIGCs, permite a expulsão dos militantes-deputados. Portanto, recomendo o
TÍTULO III
ORGANIZAÇÃO DO PODER POLÍTICO
CAPÍTULO I - DOS PRINCÍPIOS GERAIS
ARTIGO 59°
2 - A organização do poder político baseia-se na separação e independência dos órgãos de soberania E NA SUBORDINAÇÃO DE TODOS ELES À CONSTITUIÇÃO.

Viva o nosso Pai da Nação, Amilcar Lopes Cabral 
Viva povo humilde da Guine-Bissau 
Abaixo PAIGCs, melhor, abaixo aos endinheirados e estomagocratas, que estão usufruir da SIGLA PAIGC!!!

Maiquel Soares 
20-10-2017
Fonte: Baba Bonmo

MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGA OLIVEIRA SANCA COMO MANDANTE DO ASSALTO À SEDE DO PAIGC

Luís Oliveira Sanca, atual coordenador nacional adjunto do Grupo dos 15, está a ser investigado pelo Ministério Público guineense como possível mandante do assalto de 18 de outubro à sede do PAIGC, confirmaram fontes judiciais.

O assalto à sede do PAIGC foi efectuado ontem dia 18, por cerca de 200 indivíduos, provenientes de várias zonas do país, com especial incidência em Oio e Mansabá. Ao fim de duas horas de ocupação, os indivíduos foram expulsos da sede do partido por outros militantes afetos à direção do PAIGC, liderado por Domingos Simões Pereira, perante críticas de passividade das forças policiais.

A investigação a Luís Oliveira Sanca iniciou-se depois do Ministério Público ter recebido denúncias de que os líderes dos 200 indivíduos, à sua chegada a Bissau no dia anterior ao assalto, se tinham reunido na residência do coordenador adjunto do Grupo dos 15. O assalto à sede do PAIGC aconteceu logo de seguida, ainda durante a madrugada.

De acordo com fontes do Ministério Público guineense, a pressão colocada pelo Presidente da República, José Mário Vaz, para responsabilizar os autores do assalto à sede do PAIGC, descrita em comunicado da Presidência Rupblicado, poderá obrigar à apresentação de resultados concretos e conduzir a detenções a muito breve prazo. Diz e-Global.

A confirmar-se o envolvimento de Luís Oliveira Sanca no assalto à sede do PAIGC, estará em causa também a união no interior do Grupo dos 15, já que Braima Camará, coordenador nacional do Grupo dos 15, e o próprio José Mário Vaz vêm apelando à resolução da crise política na Guiné-Bissau pela via negocial.

Notabanca; 20.10.2017

UNICEF - Angola e Guiné-Bissau entre países com pior taxa de mortalidade infantil

Angola e a Guiné Bissau estão no grupo de países com piores taxas de mortalidade infantil até aos cinco anos, segundo um relatório divulgado na quinta-feira pela UNICEF.


Na Guiné-Bissau, morreram 88 crianças por cada mil que nasceram no ano passado. Em angola, o número de crianças que morreram foi de 83, especifica o documento.

A Somália, com 133 mortes por mil nascimentos, tem o pior resultado do mundo. Seguem-se o Chade (127), a República Centro Africana (124), a Serra Leoa (114), o Mali (111), a Nigéria e República Democrática do Congo, (94), o Benim (98), o Níger e a Guiné Equatorial (91).

Outros países lusófonos africanos têm um resultado mais positivo: Moçambique registra 71 por mortes por mil crianças, enquanto que em São Tomé e Príncipe são 34 e em Cabo Verde são 21.

No Brasil, registam-se 15 mortes e em Timor Leste 50. Em Portugal, o número é de quatro mortes por cada criança que nasce.

Segundo o mesmo relatório, cerca de 15 mil crianças com menos de cinco anos morreram em 2016 em todo o mundo e 46% destas morreram nos primeiros 28 dias de vida.

Apesar de se ter registado uma descida da mortalidade nos primeiros cinco anos de vida, de 9,9 milhões de mortes em 2000 para 5,6 milhões em 2016, a proporção de recém-nascidos entre os falecidos aumentou de 41% para 46% neste período.

"Desde o ano 2000 salvou-se a vida de 50 milhões de crianças com menos de cinco anos, um testemunho do sério compromisso em lidar com as mortes infantis que podem ser evitadas", indicou, em comunicado, o chefe de saúde da Unicef, Stefan Swartling Peterson.

"No entanto, a menos que façamos mais para evitar que bebés morram no dia do seu nascimento, este progresso permanecerá incompleto. Temos o conhecimento e a tecnologia necessária, apenas precisamos que chegue aos que mais precisam", acrescentou.

O relatório prevê que, se se manterem estas tendências, 60 milhões de crianças com menos de cinco anos vão morrer entre 2017 e 2030.

O estudo foi elaborado pelo Grupo Interinstitucional para a Estimativa da Mortalidade Infantil das Nações Unidas, que inclui a Unicef, a Organização Mundial de Saúde e o Banco Mundial.

"Apesar do progresso, ainda existem amplas disparidades na sobrevivência infantil entre regiões e países. No entanto, muitas das mortes nestas idades podem evitar-se com intervenções rentáveis, antes, durante e depois do nascimento", disse o subsecretário para os Assuntos Económicos e Sociais da ONU, Liu Zhenmin.

A África subsariana representou 38% das mortes de recém-nascidos no mundo.

Entre os menores de cinco anos as principais causas de morte foram a pneumonia e a diarreia, responsáveis por 16 %e 8% das mortes, respetivamente.

NAOM

A CRUELDADE TEM LIMITES. DSP QUIS HUMILHAR E MALTRATAR ALGUNS MILITANTES PARA QUE OS OUTROS FIQUEM COM MEDO DE O DENUNCIAREM

Já dissemos variadíssima vezes que DSP manipula tudo e todos, como um grande Joker.

DSP e sua gente falam em assalto a Sede, quando no fundo era uma tentativa de estabelecimento de diálogo.

De facto o Grupo de militantes provenientes de diferentes localidades do país decidiu,  ir a Sede do PAIGC, a fim de assacar  responsabilidades, sobre a forma como o partido vem sendo dirigido há cerca de dois anos e meses.

Contudo, foram agredidos com armas brancas, que provocaram baixas entre os camaradas, saldando 5 feridos sendo que foram hospitalizados. Eles estavam desarmados, acreditando nos principios partidarios.

A este propósito, vejam o Comunicado de Imprensa do Grupo 15:



Fonte: Ditadura do Progresso à(s) 02:05:00 

O novo embaixador da Nigéria, recebido pelo primeiro-Ministro, o general umaro el mocktar sissoco.





Fonte: Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo