quarta-feira, 20 de junho de 2018

Fundo da ONU para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau financia novos projetos


O Fundo da ONU para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau apresentou hoje cinco novos projetos, que começou a desenvolver no país em janeiro deste ano, no valor de 6,3 milhões de euros.

Os cinco novos projetos, que terminam em junho de 2019, foram definidos durante consultas técnicas com representantes da sociedade civil e Governo e vão centrar-se nas mulheres, no desenvolvimento da liderança juvenil, nos líderes tradicionais e religiosos, nos jornalistas e na comissão organizadora da conferência de reconciliação nacional.

"Os projetos que temos em curso são críticos para o país e para o contínuo engajamento do Fundo da Guiné-Bissau. O êxito destes projetos não depende só dos seus implementadores, mas também de todos os guineenses", disse o representante especial adjunto do secretário-geral da ONU, David McLachlan-Karr, na cerimónia de apresentação.

Uma nota de imprensa da ONU refere que os projetos visam contribuir para a consolidação da paz através da "facilitação do diálogo político, reforço dos setores da justiça formal e informal, da criação de um ambiente profissional e sensível ao conflito no seio dos órgãos de comunicação social, da promoção da participação das mulheres e dos jovens no processo político e na tomada de decisões".

"É muito importante que trabalhemos juntos, quer os que estão aqui hoje presentes, quer o público que nos escuta, para assegurar que estes projetos tenham o máximo impacto e assim demonstrar que os guineenses estão verdadeiramente empenhados em alcançar a paz nesta amada terra", salientou.

A Guiné-Bissau foi incluída na agenda da Comissão para a Consolidação da Paz, entidade das Nações Unidas, em 2008, tornando o país elegível para receber financiamento do Fundo da ONU para a Consolidação da Paz.

Aquele fundo visa dar apoio imediato e estrategicamente orientado aos países em situação pós-conflito.

LUSA

Fonte: Braima Darame

CONSELHO NACIONAL DE CRÉDITO SAÚDA O DESEMPENHO ECONÓMICO DO GOVERNO

O Conselho Nacional de Crédito da Guiné-Bissau (CNC) felicita o Governo pelos progressos alcançados no desempenho do seu programa de   médio prazo, destacando o forte crescimento económico e a melhoria da situação orçamental, durante o ano 2017. O CNC realizou hoje, 20 de Junho, a sua segunda reunião deste ano 2018, na sequência de encontros trimestrais desta estrutura económica, sob a organização da Direção Nacional do Banco Central do Estados da África Ocidental (BCEAO).

Conselho Nacional de Crédito é presidido pelo Ministro da Economia e Finanças,  e o encontro do segundo trimestre foi presidido pelo Chefe do Governo Aristides Gomes que acumulativamente exerce o cargo do ministro da Economia e Finanças, presidente estatutário do CNC.

Na reunião, os conselheiros analisaram a evolução recente da situação económica e monetária, bem como o panorama financeiro nacional, durante o primeiro trimestre.

A situação da campanha de comercialização da castanha de cajú mereceu um especial destaque, tendo sido adotado como tema de debate neste conselho com vista a recolha de recomendações, visando essencialmente, a melhoria do setor.

O CNC foi informado das decisões formuladas na reunião do Comité de Política Monetária do BCEAO, do passado dia 06 de Junho 2018, nomeadamente a manutenção das taxas diretoras do Banco Central, designadamente, a taxa do Mercado Monetário e do Balão de Refinanciamento em 2,5 por cento e 4,5%, respetivamente, assim como da manutenção do coeficiente de reservas obrigatórias em três por cento.

Para o ano 2018, o conselho alerta que as alterações nos preços das matérias-primas, induziram, certamente, importantes riscos a considerar através de uma política fiscal prudente e com base nas despesas eficazes, assim como com a adoção de medidas capazes de redinamizar o setor privado.

Neste particular, a Diretora Nacional do BCEAO, Helena Nosolini Embaló revelou que durante o primeiro trimestre de 2018, nota-se que atividade industrial manteve-se estável e a inflação baixou, apontando as exportações excecionais das madeiras que ajudaram na melhoria das receitas tributárias e aumento ligeiro do crédito à economia.

Saliente-se que as reuniões do CNC servem para analisar a situação económica e financeira do país e definir as suas perspetivas do médio prazo. Prevê-se uma taxa de crescimento económico fixada em 6,2 por cento em 2018 contra 5,9% registada em 2017, informa Helena Nosolini Embaló em declaração ao jornal O Democrata, ladeado pelo Chefe do Governo, Aristides Gomes. 

Por: Sene CAMARÁ

Foto: SC

OdemocrataGB

Febre do Mundial está a deixar Moscovo sem cerveja, dizem comerciantes

Adeptos beberam 800 litros de cerveja só nos primeiros três dias, afirmou empregado de um bar.


O Mundial ainda nem tem uma semana de vida e já há carências em Moscovo. Não de golos, nem de vitórias, mas de cerveja. De acordo com a Reuters, alguns bares e restaurantes da capital russa alegam estar a esgotar os stocks de cerveja e a reposição está a alongar-se mais do que deveria.

Sublinhe-se que Moscovo estará, nesta altura, num pico de consumo, por causa do Campeonato Mundial de Futebol, que levou centenas de adeptos ao país.

“Não pensámos que só iriam querer cerveja”, lamentou um empregado de mesa de um restaurante à agência noticiosa, certamente surpreendido pela falta de interesse em outras bebidas, digamos, por exemplo, vodka.

Um outro funcionário, desta feita de um bar, indicou que os adeptos beberam 800 litros de cerveja só nos primeiros três dias. O problema tem-se agravado com a demora nas entregas, sendo que alguns fornecedores também já acusam alguma surpresa.

NAOM

A desinformação em tempos de cólera: Uma imagem falsa num assunto real

Fotografia partilhada milhares de vezes na internet não é um caso real, mas não é a primeira vez que a desinformação toma conta de um assunto da ordem do dia.


Uma criança não é um ativo mas, na transmissão de uma ideia, é incomensuravelmente valiosa. Lembre-se, por exemplo, da cortante imagem do pequeno corpo de Aylan Kurdi numa praia da costa turca. A criança síria de três anos de idade estimulou uma discussão em torno da crise dos refugiados que muitas vozes não tinham conseguido até então.

Talvez seja por isso que, quando começaram a surgir as imagens de crianças a serem separadas dos seus pais, no Texas, a fotografia acima ganhou o seu espaço, mesmo não estando relacionada com o assunto.

A imagem foi tirada num protesto que teve lugar no dia 10 de junho, em Dallas, contra as políticas de imigração norte-americanas, mas não se trata de um caso real.

No âmbito do protesto, organizado por um grupo de defesa dos direitos dos latinos, os Brown Berets de Cemanahuac, foi criada uma espécie de jaula onde estavam algumas crianças, filhos de manifestantes, para representar os efeitos da lei de “tolerância zero”.

O menino que vê na fotografia começou a chorar porque, alegadamente, ficou confuso com a situação, mas esteve ali apenas uns segundos, conforme explica a CNN. Pode vê-lo fora da 'cela' improvisada abaixo.


Para o olho desconhecedor, no entanto, a imagem parece mesmo (era suposto) real e foi partilhada milhares de vezes, incluindo pelo realizador e jornalista Jose Antonio Vargas ou pelo ator Mark Hamill (que depois apagou a publicação).

This is what happens when a government believes people are “illegal.”

Kids in cages.

Quando as retificações começaram a surgir, já era tarde demais, pois o alcance da imagem já estava fora de controlo. A razão pela qual a administração norte-americana se tornou alvo de crítica - mais de 2 mil menores separados dos seus pais no espaço de cinco semanas – não deixou de existir, mas a polémica instalou-se: houve quem dissesse para não se deixarem comover com “os atores infantis”.

Esta não é a primeira vez que imagens falsas tomam conta de assuntos da ordem do dia. Recorde o caso da imagem adulterada da adolescente Emma González, após o tiroteio no liceu de Parkland, ou os vários casos de fotografias de alegados terroristas que acabam por não se confirmar.

NAOM

Aeroporto de Bissau em vias de modernização

Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira em Bissau

O ministro guineense dos transportes e comunicações terminou hoje uma visita de trabalho à capital senegalesa incluindo uma deslocação à Agência de segurança e navegação aérea em África e Madagáscar. Mamadu Serifo Diaquité defendeu os planos de modernização do aeroporto de Bissau que passa a operar 24 horas por dia, contra as 12 actuais.

Mamadu Serifo Diaquité, o ministro guineense dos transportes e comunicações, admite as insuficiências do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira que serve a capital da Guiné-Bissau.

A melhoria da segurança aeronática esteve no centro dos trabalhos desta audiência em Dacar, numa visita que fez a convite do Director-Geral da ASECNA.

Os serviços de transportes aéreos e a segurança dos passageiros naquele empreendimento que liga o país ao estrangeiro esteve a ser debatido.

O ministro em causa lembrou os resultados de um estudo que encomendara que iam no sentido da renovação total da pista de aterragem do aeroporto, da renovação da aerogare e construção de um novo salão presidencial.

Para mobilizar os recursos necessários nada melhor do que a ASECNA, referiu o governante guineense.

A ASECNA construíu nova torre e está a construir um pavilhão técnico num processo em que o Aeroporto de Bissau passará para uma abertura de 24 horas por dia, em vez das actuais 12 horas.

Tal acarreta algum acerto em termos de recursos humanos, realçou.

Foi assinado um processo verbal na sequência do entendimento entre o Governo da Guiné-Bissau e a ASECNA permitindo por em prática os projectos em curso.

Numa entrevista conduzida em Dacar por Cândido Camará o governante da Guiné-Bissau abordou também a questão das telecomunicações onde, em termos de telefonia móvel, operam por ora duas empresas: Orange e MTN.

RFI

Despacho № GMEIRN/2018


José Mário Vaz - Recebi hoje em audiência de cortesia o Presidente da Assembleia Nacional Popular - Eng° Cipriano Cassamá, que acompanhou o Presidente do Parlamento da CEDEAO - Sr.Moustapha Cisse Ló e a delegação do Parlamento da CEDEAO composta por Deputados das comissões especializadas para a política económica.








Fonte: José Mário Vaz - Presidente da Republica da Guiné-Bissau


The Meandering Estuaries of Guinea–Bissau


Estuaries near the coast of Guinea–Bissau branch out like a network of roots from a plant. With their long tendrils, the rivers meander through the country’s lowland plains to join the Atlantic Ocean. On the way, they carry water, nutrients, but also sediments out from the land.

This natural–color image captures the movement of the sediments as the rivers move east to west. The image was acquired on May 17, 2018, by the Operational Land Imager (OLI) on Landsat 8. The discoloration is most apparent in Rio Geba, which runs past the country’s capital city of Bissau.

The map below shows a more detailed look at how colored dissolved organic matter (CDOM) discolors the water. Organic matter—such as leaves, roots, or bark—contain pigments and chemicals that can color the water when they dissolve. Depending on the amount of dissolved particles, the water in natural–color imagery can appear blue, green, yellow, or even brown as the CDOM concentration increases. In this data visualization, the amount of CDOM is represented in yellows, greens, and blues (with blue indicating clearer water). Note the difference in water clarity as the streams flow from inland towards the ocean.


These estuaries play an important role in agriculture. This small west African country is mostly made up of flat terrain that only stands 20 to 30 meters (65 to 98 feet) above sea level. The coastal valleys flood often, especially during the rainiest part of the year (summer), and can have damaging effects on infrastructure, agriculture, and public health. But at non–devastating levels, the rains make the valleys good locations for farming, especially rice cultivation.

Much of the agricultural land is created by destroying mangroves, which acts a natural barrier between the land and the water. For instance, a lot of rice production occurs along the Rio Geba, which is surrounded by broad valleys and a low, rolling plain carved out of woodlands. As a result, coastal areas have been eroding, which is expected to worsen with rising sea levels. A few projects are focused on restoring mangrove populations, and researchers have been seeing regrowth.

Fonte: earthobservatory.nasa.gov

O "estamos a trabalhar " é único neste momento na Guiné-Bissau , à denunciar vicissitudes que prenhe a organização da eleição marcada pera 18 de novembro e único na oposição ! Perguntamos: onde estão os partidos?

Nota à imprensa número 3 


Estamos a Trabalhar

No mundo dos cães, os machos sempre deixam as fêmeas ganharem nas “lutinhas” porque eles querem continuar a brincadeira.


Fatos Desconhecidos


Proteger em demasia os seus filhos faz-lhes mal. Ciência explica porquê

Não se espera que os pais ignorem os seus filhos sempre que surja um problema, mas é essencial dar-lhes liberdade para crescer.

   
Não queremos que nada de mal aconteça aos nossos filhos. Mas se os devemos deixar cair, arranhar-se e sujar-se para aprender a andar e a ganhar independência, tal ideia deve ser mantida em todo o seu desenvolvimento.

Ao ajudar, defender e apoiar as crianças em demasiado, estamos a limitar a sua capacidade de lidar com as próprias emoções, uma realidade que afeta a atual população infantil.

Embora se saiba que a intenção dos pais é a melhor, um estudo feito a uma amostra de 6000 pais permitiu concluir que o resultado são crianças com pouca liberdade, que se reflete em dependência, incapacidade em gerir as suas emoções e retração em situações a que são expostos e os obriga a estar sozinhos como as idas à escola ou uma simples ida à casa da vizinha ou ao super mercado que fica a 500 metros de casa.

Nicole Perry, co-autora do referido estudo, aponta estes casos como os de ‘pais helicópteros’ que explica ser “aqueles que não conseguem parar de ‘sobrevoar’ os seus filhos, acabando por criar uma geração incapaz de manter o seu emprego e própria vida. Pensam que estão a ajudar mas, na realidade, estão a impossibilitar que tenham êxito.” Segundo o mesmo estudo, também a performance escolar acaba por ser afetada-

Ao sobre-proteger os filhos, os adultos impedem que os jovens ou crianças aprendam a lidar com a derrota, algo inevitável na vida adulta, seja no mercado de trabalho ou vida social, que carece de momentos em que seja obrigado a lidar com as consequências dos seus atos e problemas.

Para perceber até que ponto o adulto está a ajudar os próprios filhos ou a abusar e a limitá-lo da sua independência e crescimento, importa ter em conta os aspetos culturais de cada situação, estando em comum o objetivo de ajudar as crianças a converter-se em adultos que saibam resolver os seus problemas enquanto evoluem.

Por fim, os investigadores ressalvam que os pais não se devem sentir culpados pela proteção que dão aos filhos, importa apenas ter em conta que, se os querem ajudar, devem garantir um meio termo entre apoio e liberdade.

NAOM

COMPORTAMENTO - Há uma explicação para se sentir irritado sempre que tem fome

O motivo não é apenas a falta de açúcar no sangue, como mais se aponta.


Ao contrário do que anteriormente se achava ser a explicação, a irritabilidade que se apodera de muitos quando sentem fome, parece dever-se de uma “complexa resposta emocional entre biologia, personalidade e aspetos ambientais.

Para perceber os mecanismo psicológicos que levam a tal estado que afeta o comportamento e noção do real (além do estômago), foram feitos vários estudos durante o qual o os participantes não sabiam que o que estava a ser testado era a sua fome.

Após lhes serem apresentadas várias imagens a que foi pedido que avaliassem como geradoras de sentimentos positivos, negativos ou neutros. Quando maior a fome, mais negativos eram os sentimentos associados às imagens.

Posteriormente, o grupo foi dividido em dois: a um, foi lhes pedido que escrevessem as suas emoções e ao outro, que escrevessem sobre um tema neutro. Na terceira fase da análise, a toda a amostra foi pedido que realizassem um teste bastante aborrecido no computador, mesmo perto de o teste terminar, o computador simulava um estrago que perdia todo o trabalho realizado, e cada participante acreditava ser o culpado pelo estrago – o objetivo deste ponto final era gerar mais irritabilidade em cada participante.

Por fim, analisou-se o estado de toda a amostra, de onde se concluiu que, mesmo com fome e estimulados a irritar-se, aqueles que pensam nas suas emoções (a quem foi pedido que escrevessem sobre a mesma na segunda fase do teste) tendem a irritar-se menos quando com fome.

Assim, aponta-se que o motivo para tal comportamento deve-se sobretudo à falta de racionalidade e perceção da realidade, sendo mais comum em indivíduos mais expressivos e ‘dramáticos’ do que nos calmos e racionais. Num momento em que esteja distraído, confuso ou stressado, é também mais provável que se irrite ao sentir fome.

NAOM


Here's The Science Behind Why You Get So Damn 'Hangry'


If hunger turns you into a terrible person, here are some clues...READ MORE

Polícia alemã diz ter impedido um atentado com uma "bomba biológica"

O chefe da polícia judiciária alemã disse hoje que a detenção na semana passada em Colónia de um tunisino impediu um atentado com uma "bomba biológica" com ricina, um veneno 6.000 vezes mais poderoso que o cianeto.


"Houve neste caso preparativos concretos para cometer um tal ato, com uma espécie de bomba biológica, algo sem precedentes na Alemanha", declarou Holger Munch à rádio pública alemã.

Indicou que o suspeito tinha começado a produzir ricina e que os investigadores dispõem de elementos que apontam para ligações ao grupo extremista Estado Islâmico.

"As buscas mostraram que o suspeito já tinha produzido ricina", o veneno de origem vegetal mais poderoso que se conhece, disse o chefe da polícia.

Trata-se de uma substância mortal em caso de ingestão ou inalação e contra a qual não existe antídoto.

"Encontrámos um grande número de sementes de ricina, permitindo produzir" o veneno, sublinhou Munch, "assim como diversos utensílios necessários à fabricação de um explosivo", adiantou.

O objetivo visado pelo atentado ainda não foi determinado, tal como eventuais cumplicidades de que o suspeito poderá ter beneficiado.

O homem de 29 anos, identificado como Seif Allah H., tinha sido assinalado há "alguns meses" e era vigiado, tendo sido detido por forças de elite da polícia alemã.

O chefe da polícia nacional indicou que a detenção tinha sido possível graças à colaboração de "serviços de segurança nacionais e internacionais".

Segundo média alemães, foi a norte-americana CIA que alertou primeiro a polícia alemã, após ter notado as compras na Internet das substâncias para o fabrico da bomba.

Trata-se da primeira vez que as autoridades dizem claramente que estava a ser preparado um atentado com uma bomba de ricina. A semana passada, aquando da detenção, a justiça falou de suspeitas, indicando não possuir elementos suficientes para dizer se o suspeito ia ou não passar à ação.

Em maio, as autoridades francesas também anunciaram ter impedido um atentado em Paris com explosivos ou com ricina, tendo detido um egípcio de 20 anos.

NAOM

UNICEF - Crianças norte-coreanas estão em melhor estado de saúde

As crianças norte-coreanas sofrem hoje menos de atrasos de crescimento por causa da subnutrição crónica do que há anos atrás, mas as de cinco anos continuam a ser afetadas, anunciou hoje a Unicef.


Estes dados resultam de uma pesquisa realizada pelo departamento central de estatísticas do governo norte-coreano, com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em 8.500 casas em 2017.

De acordo com esta pesquisa, a taxa de nanismo nacional na Coreia do Norte tem diminuído nos últimos anos, passando de 32,4% (2009) para 28% (2012) e, no ano passado, para 19%.

Estes novos dados "mostram pequenas melhorias, mas persistentes desafios", disse a Unicef em comunicado.

Segundo a agência da ONU, os resultados mostraram "diferenças significativas" entre as regiões. Por exemplo, na capital, Pyongyang, 10% das crianças são raquíticas, enquanto na província nortenha de Ryanggang, perto da fronteira com a China, cerca de 32% são afetadas por problemas de crescimento.

A pesquisa também revelou que mais de um terço da água potável doméstica está poluída.

"A situação é pior nas áreas rurais, onde quase metade de todas as crianças ainda correm um risco significativo de doenças e desnutrição", alerta a Unicef.

Em meados de maio, o chefe do Programa Alimentar Mundial, David Beasley, disse que a fome na Coreia do Norte diminuiu desde a década de 1990, quando o país passou por uma crise de comida que causou centenas de milhares de mortes.

O responsável sublinhou, no entanto, que não havia dúvida de que a fome e a desnutrição continuavam a ser um problema no país, que tem apenas "15 a 20% das terras aráveis".

Em março de 2017, um relatório coordenado pela ONU constatou que 10,5 milhões de norte-coreanos (41% da população) estavam subnutridos e 18 milhões (70% da população) dependiam de distribuições públicas de rações de cereais e batatas.

NAOM

EUA retiram-se da comissão dos Direitos Humanos da ONU

A embaixadora norte-americana na Organização das Nações Unidas (ONU), Nikki Haley, disse hoje que os EUA vão sair da comissão dos Direitos Humanos da ONU, considerando que "não faz jus ao seu nome".


Há um ano, Haley disse que os EUA só se iriam manter se a organização fizesse "reformas essenciais" e agora considerou que está claro que esses apelos para mudanças não foram ouvidos.

Falando ao lado do secretário de Estado, Mike Pompeo, Haley criticou a pertença ao órgão de países como China, Cuba e Venezuela, que são eles próprios acusados de violação dos Direitos Humanos. Disse ainda que a comissão tem um "preconceito crónico contra Israel".

Se a comissão mudar, os EUA "regressarão com satisfação", garantiu Haley.

O porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, interrogado antes da divulgação oficial desta posição dos EUA, recordou que "o secretário-geral (António Guterres) é um adepto fervoroso da arquitetura dos direitos do Homem na ONU e na participação ativa de todos os Estados nesta arquitetura".

NAOM