quarta-feira, 23 de outubro de 2019

A Ministra da Administração Territorial e Gestão Eleitoral Maria Odete Costa Semedo, acompanhada do Secretário de Estado da Gestão Eleitoral Júlio César Nosolyne, presidente da Câmara Municipal de Bissau e dos Directores Gerais do Ministério, visitaram ontem, 22 de Outubro de 219, terça-feira, o Cemitério e Vazadouro em Antula, Mercado Central em construção (Praça) e o Matadouro

O objetivo da visita inscreve-se no Programa de Emergência do Ministério, que visa melhorar a qualidade de vida da população,?? através de Limpeza/saneamento e de finalização de obras em curso e retomar as que estão paralisadas.

Em relação as regiões, a Ministra deixou um pedido aos governadores regionais, enquanto braço do governo central, no sentido continuarem a fazer o mesmo nas regiões.






Mat GE

Domingos Simões Pereira felicita Primeiro-ministro pela reação atempada face a ultimos acontecimentos. O líder, e candidato suportado pelo PAIGC pede o Primeiro-ministro para colocar as evidências a disposição das entidades competentes




Aliu Cande

Umaro El Mokthar Sissoco Embalo - Ninguém é superior num contexto em que fazemos parte de uma mesma espécie humana. Precisamos aprender mais sobre o respeito mútuo

Por Umaro El Mokthar Sissoco Embalo 

É interessante perceber que existem pessoas que se acham imbatíveis, super poderosas. Será que não param para refletir que tudo passa tudo sempre passará? Inclusive o poder que julga ter sobre os outros? A bem da verdade, a morte é a maior certeza da vida; então por que tantos vivem atropelando os outros, desprestigiando, ferindo, implicando?

Ninguém é superior num contexto em que fazemos parte de uma mesma espécie humana. Precisamos aprender mais sobre o respeito mútuo.

É impressionante como o poder e o dinheiro interferem no comportamento de certas pessoas, transformando-as em seres frios, sem sentimentos e emoção. Essas pessoas ficam como que “dependentes”, já não conseguem mais viver sem estar no poder e lutam a qualquer custo para manterem-se em qualquer cargo. São seres humanos (?) carrancudos, mal humorados. E por serem infelizes querem fazer com que os outros também o sejam: começam a perseguir, usam de autoritarismo, gritam, ironizam.

Mas para a nossa felicidade a tempestade passa e o sol há de brilhar mais uma vez. E nós servidores de carreira, organizados em nossas entidades de classe, precisamos urgentemente derrotar a Ditadura Reinante (em pleno século XXI), e banir as perseguições covardes que ainda hoje são praticadas no serviço público.

Eu Umaro Sissoco Embalo vou servir este pais porque sou filho que pensa nos meus irmãos sem pensar em cor partidária.

Eu tou muito firme e tranquilo na minha caminhada política
Que Deus protege a Guiné Bissau.

PAIGC diz manter acordo de incidência parlamentar com o APU-PDGB

Nuno Gomes Nabiam, líder do APU-PDGB, não votou programa do Governo

O PAIGC, partido que lidera o actual Governo guineense, diz continuar de pé o acordo de incidência parlamentar assinado com o APU-PDGB, apesar do líder desta formação política, Nuno Gomes Nabian, ter recusado aprovar o programa do Executivo para os próximos quatro anos.

O líder da bancada parlamentar do PAIGC, Califa Seide, considera que, enquanto não houver uma denúncia oficial do referido acordo, por parte do APU-PDGB, não há motivos para questionamentos:

“Foi isso a razão da aprovação do programa do Governo porque há membros do APU que estão no Governo, há deputados que estão a respeitar e a cumprir com o plasmando no acordo de incidência parlamentar. Agora se os órgãos competentes do APU-PDGB decidirem denunciar o acordo, certamente, isso vai ser de forma oficial. Portanto, não é através de declarações públicas ou actitudes, eventualmente, não muito favoráveis a gestão desta aliança é que nos poderá levar considerar denunciado o acordo”, assegura Seide.

O porta-voz do partido maioritária acrescenta que o posicionamento de Gomes Nabiam decorrer da sua candidatura à Presidência, enquanto “o acordo para uma estabilidade governativa e de incidência parlamentar é com o PAIGC, e isto continua de pé, apesar de posições, eventualmente, que um ou outro deputado, tanto do APU, como do PAIGC, ou de União para Mudança possam ter relativamente a determinadas matérias”.

De notar que o presidente do APU-PDGB, Nuno Gomes Nabian, tem surgido ao público nos últimos dias a censurar os três deputados do seu partido que votaram o programa do Governo, alegadamente por terem contrariado a orientação da direcção superior, que, a par do MADEM-G15 e do PRS, defendia o debate de urgência sobre o trafico de droga, antes da votação do programa.

Um alto dirigente do APU-PDGB, sob o anonimato, nega à VOA a existência de qualquer crispação interna.

“O que defendíamos, na altura, era que fosse discutida, primeiro, a questão do tráfico de droga. Mas, o PAIGC e outros partidos defendiam o contrário, e os nossos deputados alinharam-se nisto, contra a orientação da direção superior”, refere a fonte, segundo ainda a qual, “não estava em causa aprovação ou o chumbo do programa do Governo, mas, sim, a agenda de Ordem do Dia”.

VOA

Comunicado do Governo

















Bxo, 23/10/2019

Aristides Gomes - Primeiro Ministro da Guiné-Bissau

Doka Ferreira was live.



Doka Ferreira

Secretário-executivo da CPLP considera situação na Guiné-Bissau “turbulenta e instável”

O secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) considerou hoje, em Lisboa, que há uma situação, “obviamente, turbulenta e instável” na Guiné-Bissau, mas acredita que as eleições presidenciais no país vão realizar-se na data prevista.


“Há muitas especulações e muitos rumores e há uma situação, obviamente, turbulenta e instável”, afirmou o embaixador Francisco Ribeiro Telles, em declarações à Lusa e Rádio Vaticano, à margem de um debate na Sociedade de Geografia sobre o presente e o futuro da CPLP.

O primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, denunciou na segunda-feira à noite, numa publicação na sua página do Facebook, uma tentativa de golpe de Estado para procurar impedir a realização de eleições presidenciais.

Ribeiro Telles considerou que as eleições presidenciais naquele país, marcadas para 24 de novembro, “são complexas, difíceis e exigentes”, mas “serão decisivas para o futuro do país”.

Assim, assegurou que neste ato eleitoral “a CPLP estará presente de uma forma bastante atenta e empenhada”.

Ribeiro Telles apelou ainda “à moderação e à ponderação” para que haja “um clima de paz e estabilidade” que permita que “as eleições decorram com a normalidade possível”.

“É nisso que estou empenhado e é isso que estou convencido que vai acontecer”, afirmou.

O diplomata anunciou hoje que o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros moçambicano Oldemiro Balói vai liderar a missão de observadores da CPLP às eleições presidenciais na Guiné-Bissau.

“Já tínhamos decidido que a CPLP ia ter uma missão de observação eleitoral à Guiné-Bissau e tivermos agora a indicação de que essa missão será chefiada pelo ex-ministro dos Negócios Estrangeiros de Moçambique Oldemiro Balói”, disse Francisco Ribeiro Telles, em declarações aos jornalistas.

No comunicado em que denunciou a alegada tentativa de golpe de Estado, o primeiro-ministro guineense responsabilizou o candidato apoiado pelo Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), Umaro Sissoco Embaló, que recusou qualquer responsabilidade afirmando que se trata de “mentira e calúnia”.

O ministro da Presidência do Conselho de Ministros da Guiné-Bissau, Armando Mango, afirmou na terça-feira que o país estava tranquilo e que tudo será feito para que as eleições presidenciais tenham lugar no dia 24 de novembro.

Integram a CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

interlusofona.info

Comissão de Configuração da Paz da ONU confia que eleições na Guiné-Bissau se realizam na data prevista

O presidente da Comissão da Configuração da Paz da Guiné-Bissau, embaixador Mauro Vieira, disse hoje estar confiante que as eleições presidenciais se vão realizar na data prevista.


“Tenho a certeza e confio na sabedoria política do povo da Guiné-Bissau, das autoridades, dos poderes constituídos e eu tenho a certeza que é uma sociedade pacífica, tranquila, em que todos circulam livremente e tenho confiança que nada interferirá nesse processo. É muito importante que isso aconteça”, afirmou aos jornalistas o diplomata brasileiro.

O embaixador Mauro Vieira falava no final de um encontro com o Presidente guineense, José Mário Vaz, no início de uma visita de dois dias à Guiné-Bissau.

Durante a sua estada em Bissau, o diplomata vai consultar as autoridades nacionais, órgãos responsáveis pela organização das eleições, partidos políticos, sociedade civil e parceiros internacionais.

Antes do encontro com o presidente da Comissão de Configuração da Paz da ONU para a Guiné-Bissau, o Presidente guineense recebeu os representantes da União Europeia, União Africana, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e Nações Unidas em Bissau, o chamado P5, que recusaram prestar declarações à imprensa.

Na segunda-feira à noite, o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, denunciou uma tentativa de golpe de Estado, envolvendo o candidato às presidenciais Umaro Sissoco Embaló, que considerou a acusação como uma “mentira e calúnia”.

Na terça-feira, foi visível em Bissau o reforço da segurança, mas o dia decorreu com toda a normalidade.

As eleições presidenciais na Guiné-Bissau estão marcadas para 24 de novembro.

interlusofona.info

Mustafá Seide Barry saí em defesa de Umaro El Moctar Sissoko Embalo candidato as eleições presidenciais de novembro próximo, que foi acusado de ter envolvido no terrível plano de golpe do estado na Guiné-Bissau

O político considera de falsas e caluniosas as acusações do primeiro ministro Aristides Gomes, contra El Moctar Sissoko Embalo.

Seide Barry questionou o silêncio do governo face as ameaças dos partidos da maioria parlamentar contra José Mário Vaz.



Fonte: Nicolau Gomes Dautarim

FÓRUM ECONÓMICO RÚSSIA-ÁFRICA 23-24 OUTUBRO- SOCHI


Decorre na cidade Russa de SOCHI uma importante Cimeira entre a Rússia e os Países Africanos que se espera vir a ser um novo ponto de partido para a construção de parecerias justas, baseadas na igualdade de direitos e no interesse mútuo, assim como um momento histórico da retoma e reforço das relações de cooperação.

Hoje, em Sochi assinou-se um acordo de cooperação entre a Guiné-Bissau e a Federação da Rússia, protagonizado pelo Ministro do Interior do nosso País, Dr° Juliano Fernandes, em nome e representação do Governo Guineense, e pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei V. Lavrov, em nome e representação do Governo Russo.

Esta Cimeira que tem a presença de quase todos os Presidentes de países Africanos, abre um novo capítulo nas relações entre a Rússia e os Países Africanos.





24 out 2019

Ministério do Interior da República da Guiné-Bissau

Audiência com os Representantes Residentes da União Africana, Nações Unidas, União Europeia e CPLP.





José Mário Vaz - Presidente da Republica da Guiné-Bissau

MAIS DE DEZ JOVENS ENVOLVIDOS NOS TUMULTOS EM BISSAU FORAM OUVIDOS NO MINISTÉRIO DO INTERIOR

Mais de dez jovens, todos civis, implicados nos tumultos registados na terça-feira na cidade de Bissau foram detidos e ouvidos no ministério do Interior da Guiné-Bissau.

Os integrantes do grupo receberam individualmente, umas avultadas somas em dinheiro em mãos de Bodjam Candé, filho de Botche Candé, conselheiro e director de campanha do Presidente guineense.

Bodjam Candé desarmado enquanto o pai, Botche Candé em liberdade por gozar de imunidade parlamentar.

Os revoltosos confessam que, a intenção era mesmo vandalizar a cidade de Bissau inclusive, o servidor de Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral, (GTAPE) para depois, darem voz aos alguns candidatos presidenciais justificarem que não há condições para a realização do pleito eleitoral de 24 de Novembro. Disse uma fonte fidedigna de Notanaca. Acrescentando que, alguns tumultuosos já se sentem arrependidos dos atos praticados.

Bodjam Candé recebeu dinheiro do pai, Botche Cande em conluio com um dos candidato presidencial para aliciar jovens para criarem rebeliões em todas as direcções da capital, situação que poderia impreterivelmente, resultar na queda do Governo de Aristides Gomes, e consequentemente, defraudar todas as expectativas dos guineenses e da comunidade internacional. 

Apesar de embrulhada política que se envolve o caso, a fonte garante que, a operação de busca e detenção vai continuar até que todos os envolvidos sejam pegos e conduzidos ao fórum judicial.
Uma notícia a retomar com mais detalhes com nomes dos supostos implicados no vandalismo. 

Guiné-Bissau, país típico e real.

Fonte: Notabanca; 25.10.2019

Retiraram todas as seguranças ao general Umaro Sissoko Embalo, ex-primeiro-ministro e candidato à eleição presidencial!

Depois de suas falsas acusações, ele acabou de me retirar a minha guarda-roupa 

After their false charges, he just removed my close guard







Estamos a Trabalhar / Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo

NOTA À IMPRENSA - REAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA E ORDEM PÚBLICA SOBRE A MANIFESTAÇÃO DO MOVIMENTO CARTA 21




Comissariado Nacional da Polícia de Ordem Pública

Guiné-Bissau/Eleições: CNE decide utilizar cadernos eleitorais das legislativas

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) anunciou, em comunicado, que os cadernos eleitorais utilizados nas legislativas de 10 de março são os que vão ser usados nas eleições presidenciais, marcadas para 24 de novembro.

A decisão foi tomada na terça-feira numa reunião do plenário da Comissão Nacional de Eleições, que tinha como um dos pontos de agenda a "adoção do caderno eleitoral em conformidade com a recomendação da comunidade internacional", refere, em comunicado, a que a Lusa teve hoje acesso.

Os membros plenários da CNE decidiram "adotar os cadernos eleitorais utilizados nas eleições legislativas do passado dia 10 de março de 2019, como válidos e únicos para as eleições presidenciais de 24 de novembro", refere-se no comunicado à imprensa.

O Governo da Guiné-Bissau iniciou em setembro uma correção às omissões dos cadernos eleitorais, que, devido a falhas técnicas, impediram mais de 20.000 eleitores de votar nas legislativas.

As correções têm provocado alguma tensão política, com os partidos da oposição e candidatos às presidenciais a considerarem que as correções não têm enquadramento legal.

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que tem mediado a crise na Guiné-Bissau, insistiu em diversas ocasiões na manutenção dos cadernos eleitorais utilizados nas eleições legislativas de 10 de março nas eleições presidenciais, salvo consenso total da classe política.

A Guiné-Bissau realiza eleições presidenciais em 24 de novembro e a segunda volta, caso seja necessária, está marcada para 29 de dezembro.

A campanha eleitoral, na qual participam 12 candidatos aprovados pelo Supremo Tribunal de Justiça, decorre entre 01 e 22 de novembro.

LUSA

Braima Darame

PRESIDENTE DA GUINÉ-BISSAU VAI-SE AVISTAR COM P5


O Chefe de Estado da Guiné-Bissau, José Mario Vaz recebe esta quarta-feira(23.10), em audiência os representantes da comunidade internacional, o chamado P5, soube a Rádio Jovem da fonte oficial.

Além dos membros do P5, o Presidente guineense recebe ainda o presidente da configuração Guiné-Bissau da Comissão da ONU para a Consolidação da Paz, o brasileiro Mauro Vieira.

Os encontros segue-se a uma mensagem do primeiro-ministro Aristides Gomes, no Facebook, onde acusa Umaro Sissoco Embaló, candidato presidencial do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM-G15), de tentar realizar um golpe de Estado para impedir a realização das eleições presidenciais a 24 de novembro.

Confrontado com a denúncia do líder do executivo esta terça-feira a saída do encontro com o ministro da Presidência do Conselho dos Ministros e Assuntos Parlamentares e Porta-Voz, o representante da CEDEAO, Blaise Diplou, escusou-se a comentar.

Diplou diz que o encontro com o governante guineense serviu para analisar o processo eleitoral em curso no país.

O P5 inclui, a União Europeia, as Nações Unidas, a União Africana, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Alison Cabral

O representante da CEDEAO na Guiné-Bissau, escusou-se esta terça-feira, a comentar o alegado tentativa do golpe de Estado no país para tentar impedir a realização de eleições presidenciais de 24 novembro próximo


Blaise Diplou falava à imprensa no final encontro com o ministro da Presidência do Conselho dos Ministros e Assuntos Parlamentares e Porta-Voz do Executivo, Armando Mango, na qual revela que o encontro serviu para analisar o processo eleitoral em curso no país.

O lider do executivo guineense, Aristides Gomes denunciou na segunda-feira à noite, numa publicação na sua página do Facebook, uma tentativa de golpe de Estado para tentar impedir a realização de eleições presidenciais.

Alison Cabral

Michael Jordan abriu clínica médica para quem não tem seguro de saúde

O antigo jogador da NBA pretende abrir outra clínica também em Charlotte.


A pontado frequentemente como o melhor jogador da história do basquetebol, Michael Jordan também dá provas da sua grandeza fora dos campos de basquetebol. Na semana passada, a antiga estrela da NBA e presidente dos Charlotte Hornets abriu uma clínica médica na cidade de Charlotte, no estado da Carolina do Norte.

Uma clínica com uma particularidade relevante face às características do sistema de saúde norte-americano, onde quem não tem seguro de saúde tem um acesso mais fragilizado e de menor qualidade aos cuidados de saúde.

A Novant Health Michael Jordan Family Clinic vai servir os residentes de Charlotte, incluindo os que têm um fraco seguro de saúde e os que não têm seguro de saúde, segundo a CNN.

Esta é a primeira de duas clínicas que Michael Jordan e a Novant Health vão abrir em Charlotte. Um compromisso que foi firmado em 2017, quando ‘His Airness’ ofereceu sete milhões de dólares (6,2 milhões de euros) à empresa.

Para além dos cuidados primários e preventivos, a clínica vai oferecer aos pacientes serviços de saúde comportamental e de apoio social.

"I give because I care, not because I want people to know what I'm giving." Michael Jordan tells @CraigMelvin about his latest project, the NOVANT health Michael Jordan Family Medical Clinic in Charlotte, North Carolina.

No discurso de inauguração da clínica, Michael Jordan emocionou-se.

“Como podem ver, é algo muito emocional para mim ser capaz de retribuir a uma comunidade que me apoiou ao longo dos anos”, disse com lágrimas a escorrerem-lhe pela cara. “Acredito que o código postal ou o bairro onde vivem não deve determinar a qualidade do serviço de saúde, ou se recebem ou não cuidados de saúde”.

NAOM

Hóspedes suíços no interior de Gabú

Três dias foram suficientes para a integração dos 19 elementos da Ong suiça "Unité Jamm" que se encontram de visita no interior de Gabu na localidade de Tumana Bambadinca. Convivem normalmente com os populares, e até já aprenderam a dança tradicional mandinga.



Aliu Cande

Autópsia concluiu que ministro adjunto cabo-verdiano "morreu de enfarte"

O Governo cabo-verdiano divulgou que a autópsia realizada hoje ao ministro adjunto, Júlio Herbert, encontrado morto no seu gabinete na segunda-feira, resultou de um "enfarte agudo do miocárdio".


Em comunicado, o Governo de Cabo Verde acrescenta ainda que as cerimónias fúnebres decorrerão na quinta-feira, 24 de outubro, a partir das 9h00 (mais duas horas em Lisboa), no Palácio do Governo, na cidade da Praia, seguidas da missa de corpo presente na Paróquia Nossa Senhora da Graça terminando depois no cemitério da Várzea.

O ministro adjunto do primeiro-ministro de Cabo Verde para a Integração Regional, Júlio Herbert, 64 anos, foi encontrado morto ao final da tarde de segunda-feira, no seu gabinete, no Palácio do Governo, na Praia, confirmou na altura à Lusa fonte governamental.

O primeiro-ministro de Cabo Verde decretou dois dias de luto nacional, a partir de hoje, em memória de Júlio Herbert.

"Considerando o percurso do Júlio Herbert e os esforços consentidos no processo de afirmação política, económica, social e cultural de Cabo Verde, principalmente no nosso continente, entendemos, em expressão de justa homenagem, declarar esses dois dias de luto oficial", lê-se na mensagem do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, divulgada ao final da manhã.

No documento refere-se que o "Governo decreta dois dias de luto nacional, 22 e 23 de outubro", sublinhando tratar-se de um "momento de luto e de tristeza".

Júlio Herbert, um dos 13 ministros do atual executivo cabo-verdiano, era formado em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco, de Brasília, e em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

"É com sentimento generalizado de pesar e comoção que o país recebeu a notícia do passamento do Dr. Júlio Herbert", salienta ainda a mensagem do primeiro-ministro, destacando ter desempenhado "as suas funções com elevado sentido de Estado".

Entre outros cargos, o até agora ministro adjunto do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, foi cônsul-geral adjunto de Cabo Verde em Boston, Estados Unidos da América, assessor político-diplomático da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), conselheiro do Presidente da República e conselheiro político e diplomático do primeiro-ministro.

Diplomata de carreira, Júlio Herbert nasceu em 16 de novembro de 1954 em Bissau, capital da Guiné-Bissau.

NAOM


Leia Também: Dois dias de luto nacional pela morte de ministro cabo-verdiano

Braima Camara - Breaking News : PAIGC acusou Bodjam Cande filho de Botche Cande,de ser executor do plano de mobilizar jovens para vandalizar e queimar pneus,nas ruas do capital Bissau.

Por Braima Camara



A FUGA EM FRENTE DO GOVERNO E DA CNE


A preparação das eleições preisdenciais de novembro corrente, está a ganhar ingredientes explosivos em cada etapa da sua organização e a cada dia que passa, com o acumular das desconfianças, tomada de medidas unilaterais e ilegais por parte do Governo da GETAPE e, últimamente a própria CNE, todas elas, num só sentido e sempre à favor de uma só das partes.

A divergência aconteceu logo no inicio do processo, com a criação da Secretaria de Estado da Gestão Eleitoral que mereceu um coro de protesto da oposição, que contestava a sua utilidade e, principalmente, a sua finalidade face à existência da CNE. Uma contestação compreensível, se se atender, as fortes e justificadas suspeições sobre a prática de fraude à favor do PAIGC denunciados pela oposição nas eleições legislativas findas. Apesar da forte contestação da oposição, o Governo e a Comunidade Internacional, fizeram ouvido de mercado e a CEDEAO, para não parecer ficar muda, timidamente falou do problema.

Seguiu-se depois a grave e incompreensível história das “correções e emissões” que o Governo teima em levar à cabo, contra tudo e todos (incluindo a posição contrária da CEDEAO), porque estão convencidos de que, sómente esses “arranjos” e manipulação do ficheiro eleitoral poderá dar-lhes garantias de uma eventual vitória do seu candidato, ao ponto de propagandearem de boca cheia de que, ganharão as presidenciais logo à primeira volta. Na realidade, tendo em conta a evolução das coisas, ao que parece, essa intenção maquiavélica irá ser efetivamente concretizada e, contará de certeza, com a anuência e cumplicidade da CNE, porque este orgão, cada dia que passa, dá mostras claras da sua falta de independência, isenção e credíbilidade, para levar a bom termo e com imparcialidade requerida as eleições presidenciais de novembro.

A cada dia que passa e em cada intervenção no processo, a CNE tem dado mostras evidentes e inquietantes da sua subserviência e vassalagem ao Governo e ao PAIGC, não escondendo o seu forte alinhamento com as ideias e pretensões do Governo e do seu candidato, sendo essa razão para se aperceber que, o esquema do Governo de adulterar a base de dados contra e tudo e todos, terá de certeza absoluta a cobertura e encobrimento necessários da CNE, fazendo passar esse esquema mafioso e fraudulento através do mesmo esquema de falsa “plenária” que a CNE utilizou recentemente para satisfazer os caprichos do Governo, ao forjarem abusiva e criminosamente uma “maioria de conveniência”, para se fazer aprovar a votação da enumeração das candidaturas presidenciais.

De lembrar, que esse acto foi ostensivamente boicotado pelos principais candidatos presidenciais, ao recusarem indicar os respetivos representantes para tomarem parte nesse sorteio, que eles consideraram uma grosseira mascarada, porque as suas reivindações de fundo contra as sucessivas fraudes e actos de prepotências unilaterais e compulsivas tomadas pelo Governo, nunca foram atendidas por nenhuma das partes que supostamente deviam velar pela transparência do processo eleitoral, incluindo o P5 e a CEDEAO. Aliás, um alto dirigente do PAIGC e um dos seus comentadores no Rádio Capital (rádio propaganda do regime), disse públicamente, de que “estão ou não presentes os representantes dos candidatos presidenciais, a CNE, não deixará de fazer o seu “trabalho” por estarem ausentes porque querem” e rematou, “não vieram, viu-se que o sorteio foi feito...que não continuem a vir, a ver se as coisas não andam” (????).

Entretanto, consta que, todos os candidatos presidenciais que recusaram fazer-se representar no sorteio, decidiram não entregar as respectivas fotografias para serem impressas nos boletins de voto, como forma extrema de protesto. Pergunta-se... será que a CNE neste caso, irá de novo criar “representantes ad-hocs” ou falsear representantividades, para unilateralmente escolherem as fotografias dos candidatos boicotantes do sorteio ??. Serão capazes de irem tão longe ? A ser verdade, será deveras preocupante !!!

Uma coisa é certa. É bom que, os candidatos presidenciais apoiados por partidos, assim como os independentes, assumam em mãos e com coragem os seus destinos, para que, de forma concertada ponham termo a esses desmandos do Governo, do PAIGC e da CNE...senão correrão o risco de ser-lhes impingido um VENCEDOR ANTECIPADO DESTAS ELEIÇÕES, cuja máquina de propaganda e seus comentadores radiofónicos pressagiam eufóricamente, SER LOGO A PRIMEIRA VOLTA.
É bom ter em atenção de que, tal convicção do Governo e do PAIGC, só poderá assentar numa FRAUDE MASSIVA E VERGONHOSA nestas eleições e pensam contar com o apoio institucional e militar da CEDEAO, o que decerto, trará consequências nefastas e imprevisíveis nos desfechos subsequentes. 

Outro assunto a atiçar a acha das suspeições e desconfianças, foi a descoberta estes últimos dias uma fuga de correspondências tornada pública, entre a Ministra da Administração Territorial e da Gestão Eleitoral e a Ministra da Justiça e dos Direitos Humanos sobre um estranho pedido de acesso indiscriminado da primeira, aos dados pessoais dos cidadãos para fins seguramente inconfessos de malfeitorias, fizeram disparar o alarme de suspeições contra as verdadeiras intenções do Governo sobre este processo eleitoral.

Simples constatação que entendi partilhar. Hoje fico por aqui, e que, cada interessado tire as suas conclusões.

C.F. SILVA

Por Estamos a Trabalhar

Sissoco Embalo à VOA: "Áudio é montagem do primeiro-ministro para desviar atenção ao tráfico de droga"

Candidato presidencial responde acusações de Aristides Gomes

“Montagem” é como o candidato presidencial e antigo primeiro-ministro da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embalo definiu o áudio divulgado nas redes sociais alegadamente da sua autoria e que o Chefe do Governo, Aristides Gomes, considerou ser um incentivo à violência para interromper o processo eleitoral em curso.

Em entrevista à VOA nesta terça-feira, 22, por telefone a partir de Dakar, o candidato apoiado pelo MADEM-G15, a segunda formação política na Guinè-Bissau, afirmou que tudo não passa de uma estratégia do primeiro-ministro para sair em frente no momento em que, segundo ele, “há uma crise de tráfigo de droga” no país.

“O senhor Aristides Gomes, sempre que é primeiro-ministro temos esse problema de droga, que é um problema da subregião, mas para desviar a atenção, ele tinha que criar uma situação”, explicou Sissoco Embalo, que aponta o dedo ao partido no poder.

“Euquanto nós não nos libertarmos do PAIGC, ficamos nesse problema porque o PAIGC está ligado ao tráfico de droga”, denuncia aquele general que carreira que reitera que o “áudio é uma montagem”.

Em Dakar há um mês, garantiu que vai regressar em breve à Guiné-Bissau para fazer a sua campamnha com vista à eleição presidencial de 24 de Novembro.

Questionado se acredita que a eleição acontecerá, Umaro Sissoco Embalo disse “não saber, porque há muita falcatrua” e acusa o Governo de “estar a silenciar rádios que não controla e a criar uma situação muito complicada.

Aquele candidato, entretanto, aponta o dedo ao presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, que, para ele, “é quem é o primeiro-ministro, quem manda”.

Umaro Sissoco Embalo garante, no entanto, que a situação é muito complicada, “mas estamos atentos”.

Antes, o primeiro-ministro Aristides Gomes tinha reiterado as acusações contra Sissoco Embalo https://www.voaportugues.com/a/aristides-gomes-áudio-com-ameaças-deve-ser-esclarecido-/5134444.html

VOA