15 de novembro de 2021

NO COMMENT!

@ditaduraeconsenso.blogspot.com

GOVERNO DE NABIAM SOLICITA UMA INVESTIGAÇÃO INTERNACIONAL SOBRE AVIÃO AIRBUS-A340

Odemocratagb.com

O governo da Guiné-Bissau solicitou uma assistência técnica Internacional para investigar as circunstâncias que rodearam a aterragem da aeronave Airbus A-340 no aeroporto internacional Osvaldo Vieira.

“O gabinete do primeiro-ministro, por instruções superior, anuncia que foi instaurada uma investigação ao avião suspeito que aterrou no aeroporto Osvaldo Vieira no passado dia 29 de outubro deste ano e que se encontra retido desde essa data” lê-se numa carta, com a data de 12 de novembro, assinada pelo chefe de gabinete do primeiro ministro, José Paulo Semedo.

Na nota, o gabinete do primeiro-ministro explica que a investigação será efectuada por uma entidade externa que será responsável por analisar todas as circunstâncias suspeitas envolvendo a aeronave.

“Essa entidade colocará a disposição do governo da Guiné- Bissau tecnologia especializada e capacidades para conduzir uma investigação independente, isenta e exaustiva, e identificar as ações e intervenções a implementar para proteger no imediato e futuramente os interesses do país e da sua população” argumenta o governo.

Vindo da França, o Presidente da República, Umaro Sissoco Embalo, afirmou que o avião retido pelo governo desde o dia 29 não tem nada de anormal e que o mesmo [o avião] pertence a uma empresa internacional que pretende instalar-se em Bissau para se ocupar da manutenção de aeronaves.

O documento refere que a Guiné-Bissau está comprometida no permanente e concertado desenvolvimento de esforços para garantir a segurança e bem-estar do seu povo, afirmando que “estancar o fluxo de passagem e transbordo de bens especialmente armamento ilegais e drogas pela região da África Ocidental é um objetivo de altíssima prioridade para o governo da Guiné-Bissau”.

“Como parte dos esforços em curso”, o gabinete do primeiro ministro solicitou a comunidade internacional apoio na persecução desse objetivo, através da disponibilização de assistência e suporte.

Por: Tiago Seide





MAIS DE 1.500 TÉCNICOS DE SAÚDE PÚBLICA, NOVOS INGRESSOS, ESTÃO HÁ QUASE UM ANO SEM RECEBER OS SEUS SALÁRIOS

Por Rádio Jovem | nov 15, 2021 

A informação foi transmitida à imprensa hoje por Dêncio Florentino Ié, um dos porta-vozes do coletivo dos técnicos de saúde novos ingressos, numa conferência de imprensa.

“A nossa preocupação é que os nossos governantes estão a conduzir-nos a fazer cobranças ilícitas nos hospitais do país com esta situação. Imagine manter uma pessoa que precisa resolver as suas necessidades básicas sem o seu salário desde janeiro, isto é desumano, e estamos numa situação miserável”, reclama o técnico.

Perante este cenário, Dêncio Florentino Ié acusa o executivo de falta de vontade para resolver o problema com a efetivação dos profissionais da saúde pública.

“Já tivemos um encontro com a Secretária de Estado da Gestão Hospitalar do país, eles já têm o conhecimento desta situação, se até estão não fizeram nenhuma diligência para resolver a situação, isto mostra claramente que não estão preocupados com a nossa situação”, disse o jovem, salientando por outro lado que juraram salvar vidas, mas em primeiro lugar devem proteger-se.

O membro desse coletivo dos técnicos da saúde pública da Guiné Bissau, novos ingressos, finalizou afirmando que fizeram a formação nesta área com o objetivo de contribuir na melhoria da saúde pública guineense, alertando ao governo que, caso não resolver os seus problemas dentro de uma semana, irão avançar com medidas que a lei lhes reserva.

De referir que os técnicos de saúde em causa juntam médicos, enfermeiros, pessoal de laboratório e entre outros, e a maioria deles está no interior do país, estando muitas vezes sem contacto com os seus familiares e próximos.

À margem desta conferência de imprensa que teve lugar nas instalações da União Nacional dos Trabalhadores da Guine, o porta-voz da comissão negocial da UNTG, Malam Homi Injai, reafirmou a manifestação da central sindical para o dia 17 deste mês, com vista a contestar o Orçamento Geral do Estado de 2022, e apela a participação de todos os guineenses neste acto como forma de mostrarem o descontentamento perante a situação actual do país.

PAIGC sobre o dia das Forças Armadas


 ditaduraeconsenso.blogspot.com

A Russia condecora o Ministro da Defesa Nacional e dos Combatentes da Liberdade da Pátria, general Sandji Fati.

O Adido da Defesa das Forças Armadas da Federação Russa entregou a medalha na presença do Embaixador russo acreditado no país, dando uma nova dinâmica nas relações de cooperação entre Bissau e Moscovo.

DIA DAS FORCAS ARMANDAS - CHEFE DE ESTADO MAIOR GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS DE PORTUGAL VISITA BISSAU ...RTP AFRICA REPORTER.

Presidente George Weah joga em Bissau - Decorre o jogo entre a Delegação Presidencial da Libéria, liderada por George Tawlon Manneh Oppong Ousman Weah e a Guiné-Bissau, liderada pelo Presidente Umaro Sissoco Embaló.

O Presidente Weah está em Bissau no âmbito das celebrações amanhã do Dia das Forças Armadas. Guiné-Bissau festeja também o Dia da Indipendência.

 RadioBantaba

Leia Também:

Dia das Forças Armadas - Equipa do Presidente  Umaro Sissoco Embaló perde por 4-2 contra a do Presidente Liberiano Jorge Weah


Bissau, 15 Nov 21 (ANG) – A equipa integrada pelo Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló, perdeu hoje por 4-2, contra a do seu homólogo Liberiano Jorge Weah, numa partida amigável de futebol alusiva a comemoração do Dia das Forças Armadas e do 48º aniversário da independência de Guiné-Bissau realizada no Estádio Lino Correia, em Bissau.

Em declarações à imprensa, no final da partida, o Chefe de Estado guineense, disse ser uma honra ter no país, um ícone de futebol mundial, o único jogador Africano que até a data presente venceu a bola de ouro pela FIFA.

“Um dos conselhos importantes que escutei dele, é quando ele me disse que a paz é o melhor alicerce do desenvolvimento para qualquer povo do mundo. Recordou-me que foi derrotado nas eleições presidenciais duas vezes no seu país, alegando ainda que houve momento que achava que venceu mas foi roubado, mas que, apesar de tudo, nunca chegou a reclamar porque sabia que o povo liberiano estava acima dele”, explicou o PR Umaro Sissoco Embaló.

Acrescentou que uma das razões de visita de Jorge Weah a Guiné-Bissau,  no dia de comemoração das Forças Armadas Revolucionárias de Povo, juntamente com os 48º anos da Independência do país, tem a ver com o bom nome que o país está a promover perante outros Estados africanos que também fazem parte de Concerto das Nações.

Segundo Sissoco Embalo, Jorge Weah foi um dos Presidentes africanos que prestou-lhe apoio durante o processo da sua candidatura às eleições presidenciais no país, porque apostou sempre no seu projecto.

O chefe de Estado aproveitou o momento para felicitar a Selecção Nacional de Futebol pela conquista do segundo lugar do grupo I de apuramento para o Mundial 2022, em Qatar, depois de ter empatado hoje a 0-0  contra  Sudão, acrescentando que espera que um dia a Guiné-Bissau coloque  os pés no mundial.

Por seu turno, o Presidente liberiano Jorge Weah disse que é importante sustentar a paz e estabilidade no país, para permitir que os investidores possam vir investir em diferentes sectores no país.

De acordo com o Presidente da Libéria, o festejo da independência da Guiné-Bissau, não só lhe afecta, como também afecta à todos os paises africanos, porque pertencem todos o único continente.

O ex-futebolista e actual Presidente de Libéria disse que nunca viu  a selecção de Guiné-Bissau a jogar, mas sublhinha que, as três participações consecutivas no CAN indicam que tem um boa seleção de futebol.

Weah pediu ao Presidente Sissoco para dar mais atenção aos Djurtos, segundo diz, “para poderem ir mais longe”.

ANG/LLA/ÂC//SG.


Chegada do Presidente George Weah

Declarações à imprensa após a chegada do Presidente da Liberia, George Weah👇

Leia Também:

Dia das Forças Armadas/ Presidente da Libéria já está em Bissau para participar nos festejos

Bissau, 15 Nov 21 (ANG) - O Presidente da Libéria Jorge Weah está em Bissau, a convite do seu homologo guineense, para participar nas celebrações do Dia das Forças Armadas e dos 48º aniversário da Independência da Guiné-Bissau, que se assinála em simultáneo , na terça-feira, 16 de novembro.

Na sua curta declaração  â imprensa no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira,  Jorge Weah disse ser uma boa oportunidade para visitar a Guiné-Bissau, no âmbito das celebrações do Dia da Independência Nacional.

Weah disse desejar que  haja paz e estabilidade na Guiné-Bissau, porque, no seu entender, sem a paz o país, o povo  e os dirigentes terão dificuldades em garantir o bem estar ao povo.

O Presidente da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló disse ser um orgulho  contar com Jorge Weah  nas comemorações do Dia Independencia nacional e das Forças Armadas.

O Presidente da Guiné-Bissau revelou que para além de Jorge Weah, William Tolber Jr foi outro  Presidente liberiano que também já visitou ao país nos anos 70.

A Guiné-Bissau assinala terça-feira o dia das Forças Armadas em simultâneo com as celebrações do dia da Independência, 24 de Setembro, na presença de vários chefes de estados da sub-região.

Para além de Jorge Weah é esperado a presença do Presidente, Macky Sall do Senegal

ANG/LPG/ÂC//SG

Dia das Forças Armadas - CEMGFA de Portugal afirma que deve-se transferir o nível das relações políticas para o ramo militar


Bissau, 15 Nov 21 (ANG) –  O Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas de Portugal defendeu esta segunda-feira que os Chefes de Estado-maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau e de Portugal devem  assumir um comprisso para que o nivel das relações politicas seja transferido para o ramo militar.

António Silva Ribeiro falava  à imprensa à saída de um encontro  com o chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló no qual foi analisado o estado de cooperaçao entre as Forças Armadas da Guiné- Bissau e de Portugal e na companhia do  homólogo guineense Biague Na Ntan.

ʺAs relações entre os nossos paises são óptimas e nós chefes militares  devemos nos comprometer em cuidar-nos para que o nivel das relações politicas seja transferido também para o nivel militar”, disse Ribeiro.

O CEMGFA de Portugal sublinhou que é  neste contexto que está a visitar a Guiné-Bissau, não só para tomar parte na cerimonia comemorativa do Dia das Forças Armadas que se celebra terça-feira, mais também para visitar os três ramos das Forças Armadas guineenses, visando trabalhar em conjunto no sentido de identificar possibilidades de aprofundar a cooperação entre os dois paises nesse domínio.

ANG/MI/ÂC//SG    

Veja Também:

CHEFE DE ESTADO MAIOR GEN. DAS FORÇAS ARMADAS DE PORTUGAL VISITA BISSAU. REAFIRMA COOPERAÇÃO MILITAR @Radio Bantaba 👇

Inauguração da Avenida Rafael Barbosa

O INSUSTENTÁVEL PESO DE SER MILITULUBASKU.

Por Jorge Herbert

Militulubaskus di PAIGC oh kadera!

Bu ta skirbi um artigo na denuncia sé manobras djuntu ku sé patrons tubabus, em vez di é argumenta i contra-argumenta, é ta bim na um perfil falso kuma Helder Gomes, cópia parte do bu texto, publical na kobau mal, identificau nel, mas també bloquiau possibilidade di comental, Dipus é djunta tudo som na koba mal, sim um único pensamento/argumento sobre assunto k n’skirbi!

N’fala dja elis kuma n’sibi kuma n’fiu suma turbada di ménoti, n’tené oredja garandi, n’tené careca, etc, etc. N’tené spidju na casa, mas n’randja dja mindjer, dipus n’ka tulo suma elis, n’ka muntrus nim ladron suma elis na sé partido, tudo ku sé líder...

Pa sedu militulubasku di kil partido, i pircis som bu sibi koba mal, muntrussia, furta, suta ku mata! Bu ka pudi sibi pensa...

Bó dissam n’geri nha fiundadi, mas bó geri bó tulessa, bó muntrundadi k bó ladrondadi  k bó patrons tubabus, ma lundju di guineenses...

Jorge Herbert

Inauguração de avenida Malam Bacai Sanha


Leia Também:


Bissau, 15 Nov (ANG) – O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló defendeu  hoje que a cultura de ódio e violência não deve fazer parte da convivência dos  guineenses.

Sissoco Embaló falava esta segunda-feira na inauguração da Avenida Malam Bacai Sanhá, no âmbito da celebração do Dia das Forças Armadas, que será assinalado terça-feira(16) em simultânio com o dia da independência do país, 24 de Setembro.
Na ocasião, Umaro Sissoco Embalo, considerou o ex-Presidente Bacai Sanhá, de um “homem humilde”e que morreu na humildade porque entendeu que a política não é o lugar para se  enriquecer.

“Não sei se o Malam Bacai Sanhá tem outra casa além daquela que o Estado lhe deu. Também a sua humildade se nota na sua família”, salientou.

Pediu aos guineenses para não aceitarem a separação só por belo prazer de uma ou duas pessoas.

O ministro da Defesa Nacional e dos Combatentes da Liberdade da Pátria, Sandji Fati disse que é com “muito orgulho” que se inaugura hoje a  Avenida  Malam Bacai Sanhá, que diz ser  um homem de tabanca mas que se revelou, frisando que falar desse homem é falar da história da Guiné-Bissau.

Para Sandji Fati chegou  a altura em que o país tem de se reconciliar, para que impere a cultura do  mérito, que segundo ele, significa que quem é melhor deve ser dado o que merece.

A esposa do falecido Presidente Bacai, Mariama Mané Sanhá agradeceu o gesto, e disse que o gesto do Presidente da República não é uma  surpresa porque sabia que ia fazer alguma coisa para honrar  a memória de alguém  que considerou de seu pai (Malam Bacai Sanhá), uma vez que viveram juntos durante a sua estadia no exterior.

Segundo o  Conselheiro Político do Presidente da República; Fernando Delfim da Silva, Malam Bacai Sanhá era o melhor quadro da sua geração.

“Bacai Sanhá foi o primeiro Presidente da Assembleia Nacional popular no regime da democracia e a subida de Sanhá para esse cargo foi gradual e sólida”, disse Delfim acrescentando que o país tem que ter uma política que honre as memórias e a identidade de pessoas cujas obras, seus passados e percusos merecem ser preservados.

A Avenida ora inaugurada com o nome do falecido Presidente da República, Malam Bacai Sanhá era denominada de Guerra Mendes, e liga as Alfândegas ao Prédio dos Antigos Combatentes no bairro de Antula. 

VI° Congresso do PRS: FLORENTINO MENDES PEREIRA DENUNCIA INTIMIDAÇÕES E DESCRIMINAÇÃO ÉTNICA NO SEIO DOS RENOVADORES

 Odemocratagb.com

O Secretário-Geral cessante do Partido da Renovação Social (PRS), Florentino Mendes Pereira, denunciou este domingo, 14 de novembro de 2021, intimidações e descriminação étnica no seio dos renovadores. 

A denúncia foi feita durante apresentação, na cidade de Gabú, da sua candidatura à presidência do partido no sexto (VI°) Congresso Ordinário agendado para 16 a 19 de dezembro do ano em curso. Mendes Pereira fez-se acompanhar nesta cerimónia por alguns dirigentes do partido, com destaque para Certório Biote, também candidato à liderança do partido e Lucas Na Sanhá, candidato ao cargo de secretário-geral.

lançamento oficial da candidatura do ex-SG Florentino Mendes Pereira à presidência do PRS. 2 PARTE @Radio Bantaba

Perante centenas de militantes e simpatizantes presentes, Pereira disse no comício que terá sido afastado da lista de candidatos do partido nas últimas presidenciais de 2019, por ser da etnia manjaca.

“Hoje sou apontado como um manjaco. Como é possível ser militante há 30 anos e não poder ser candidato [do partido] à presidência [da República]” questionou, para de seguida, revelar ataques contra a sua candidatura com fundamentos de não ter a capacidade de dirigir o terceiro maior partido mais votado nas legislativas de 2019.

Assegurou que o partido precisa tomar o norte, frisando que  “isso só é possível com a nossa liderança, tendo em conta a nossa capacidade e experiência demonstradas no partido e dos ganhos que trazemos ao partido.” 

“Basta do PRS ‘tchapa-tchapa’ e parar de ir às eleições sem o cabeça de lista. O PRS  precisa ser reconstruído”, disse, acrescentando que se for cabeça de lista, o seu partido ganhará as próximas eleições. 

Por seu turno, o candidato a secretário-geral do PRS, Lucas Na Sanhá, disse que há uma necessidade de mudar o rosto do partido a nível nacional e internacional, porque o PRS está limitado agora apenas a nível nacional.

Para a mandatária da candidatura de Florentino Mendes Pereira,  Martina Moniz,  o partido precisa de mudança que começa pela sua presidência e pela renovação das suas estruturas.

Salienta-se que o congresso dos renovadores agendado para dezembro tem como o lema “O legado político de Dr. Koumba Yalá face aos desafios do desenvolvimento” e contará com 901 delegados provenientes de diferentes  regiões do país e da diáspora.

Florentino Mendes Pereira chega a Gabú para lançar candidatura à presidência do PRS. 1 PARTE @Radio Bantaba

Por: Epifânia Mendonça 

Foto: E.M

A maior Torre Humana já registrada, na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Moscou, 1980


 Mistérios da Humanidade

FIM DO 2° FÓRUM DOS SECRETÁRIOS REGIONAIS REALIZADO EM CANCHUNGO, REGIÃO DE CACHEU 1, ENTRE 13 E 14 DE NOVEMBRO DE 2021.

 Madem-G15 Movimento para Alternância Democrática 

Abaixo podem ler na íntegra o documento conclusivo deste encontro:👇👇👇




2° FORUM DE CONCERTAÇÃO  E INTERCÂMBIO ENTRE COORDENADORES E SECRETÁRIOS  REGIONAIS DO MADEM-G15 NA REGIÃO DE CACHEU 1 (CANCHUNGO).

13 de Novembro 2021

Encontro Presidido pelo Secretário Nacional do MADEM -G15, Sr. Abel da Silva Gomes acompanhado pelo Secretário para a organização e implantação das estruturas do Madem-G15, Eng. Mario Lopes Martins, o Secretario para organização Sócio política e de Massas camarada Mutaro Candé, Secretário para assuntos eleitorais, Eng. Djibril Baldé e o Deputado Cipriano Mendes Pereira.

O encontro visa dar maior dinâmica ao funcionamento da estrutura política na região.

MADEM-G15, iniciou-se assim um trabalho que estenderá a todo território nacional rumo à vitória nas próximas eleições legislativas.



 Ministério dos Transportes e Comunicações

O Ministro dos Transportes e Comunicações, Senhor Augusto Gomes, na companhia do Ex- Ministro dos Transportes de Togo, Senhor Missão Gnofam, altos funcionários do Ministério dos Transportes e Comunicações, nomeadamente, Secretário Geral, Senhor Marcelino Mendes Pereira, Chefe de Gabinete do Ministro, Senhor Júlio Azevedo João da Silva, Diretor Administrativo e Financeiro do Ministério, Senhor Cirilo Vieira, PCA da APGB, Senhor Cristiano Na Bitam_A, Director Geral de APGB Senhor Félix Bulutna Nandungue, representantes da Sotramar, IMP, e a  delegação grega chefiada pelo senhor Giorgios Glaras, deslocaram-se hoje 14 de Novembro, em missão de trabalho nos Bijagos, para inteirar da situação das infraestrutura portuárias e avaliar as condições de navegabilidade nós canais que ligam as ilhas de Bubaque, Bolama e Enxude, assim como as oportunidades turísticas das ilhas, tendo em conta a possibilidade do fornecimento de navios de transporte marítimo de passageiros e cargas por parte da mesma empresa grega ao governo guineense.

No final da visita, o Ministro dos Transportes e Comunicações prestou declaração, garantindo que, se tudo correr como previsto, o país poderá até janeiro do próximo, minimizar o sofrimento das populações insulares.

Transportamos o futuro...