sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Amilcar Cabral deixou um Legado, para todos os Guineenses e Cabo-Verdianos, mas sobretudo, para toda a África e para todo o Mundo!

Por Fernando Casimiro 

No passado dia 14 de Novembro, esbocei uma análise, que continuo a desenvolver, sobre posicionamentos e atitudes, das filhas de Amilcar Cabral, Fundador e Militante Número 1 do PAIGC, por achar, no meu entender, que se houve Guineenses, no nosso caso concreto, que traíram o Pensamento e a Acção de Amilcar Cabral, em prol da Independência da Guiné-Bissau e de Cabo-Verde, as filhas de Amilcar Cabral seriam as primeiras, de uma extensa lista, a serem apontadas como traidoras dos ideais do seu Pai biológico, e Pai da Nação Guineense.

Do que tenho estudado e acompanhado, desde há muitos anos, a veia hereditária da política não é hereditária e, muito menos, transmissível numa vertente educacional e civilizacional, com base em princípios e valores familiares.

Amilcar Cabral deixou um Legado, para todos os Guineenses e Cabo-Verdianos, mas sobretudo, para toda a África e para todo o Mundo!

Das suas filhas, enquanto extensões das suas raízes, esperava-se acima de tudo, o exemplo de Dignidade, Honestidade e Compromisso, perante os ideais de Amilcar Cabral, que deixaram de ser referências de acompanhamento e evolução quer no PAIGC, quer no Estado sonhado por Amilcar Cabral.

Nunca fizeram questão de distanciar o PAIGC de Amilcar Cabral, com o PAIGC do pós-14 de Novembro de 1980, aos dias de hoje.

Nunca publicaram/partilharam, em jeito de sensibilização, reflexões de Amilcar Cabral, no intuito de mostrar as grandes diferenças entre o PAIGC de Amilcar Cabral e os "demais" "paigcs" que foram surgindo.

Limitaram-se a entrar no jogo mais fácil. Ignorar Amilcar Cabral, porque o passado, a ser revisto, poderia e pode sempre trazer à ribalta, dissabores de vária ordem...!

Hoje, através de um vídeo, cuja protagonista é Iva Cabral, filha primogénita de Amilcar Cabral, designada Historiadora, vi e ouvi uns desacertos e inverdades da História da Guiné-Bissau e de Cabo-Verde, e por arrasto, sobre Amilcar Cabral e o PAIGC.

Mui humildemente, gostaria de sugerir à Dra. Iva Cabral, uma pausa para uma retrospectiva sobre o que fez alguma vez, de útil, para partilhar os ideais de Amilcar Cabral com o Povo Guineense, ao invés de estar a defender tudo o que Amilcar Cabral criticou em vida, e que já estava a acontecer no seu PAIGC.

Gostaria igualmente de questionar: Qual o papel, a participação e, ou, a importância, para a Guiné-Bissau (no campo político-partidário, ou numa perspectiva cidadã, de sensibilização e consciencialização dos Guineenses), das filhas de Amilcar Cabral, numa vertente de divulgação/promoção e afirmação, da continuidade dos ideais de Amilcar Cabral, ao invés de posicionamentos de conveniência e conivência, visando ganhos, por via de seus interesses, quiçá, suas ambições pessoais?

No vídeo que a tive acesso, Iva Cabral considerada Historiadora, demonstra desconhecimento da História de Cabo-Verde, e das suas pertenças.

Quando diz que" Cabo-Verde tinha uma elite desde a descoberta de Cabo-Verde..." De que elite está a falar a Historiadora?

De escravos, de colonos, de povos de outras proveniências, pois que, segundo a narrativa da História colonial portuguesa, Cabo-Verde foi povoado por escravos, maioritariamente oriundos da Guiné?

Quem seriam então as elites Cabo-verdianas, desde a sua descoberta, como afirma a Historiadora?

A meu ver, há fazes para tudo, em função das nossas capacidades físicas e intelectuais.

Quando não conseguimos discernir, por via dos nossos interesses e das nossas conveniências, não devemos pôr em causa, os valores supremos que nos devem nortear e, sobretudo, valores intrínsecos, ainda que não partilhados geneticamente.

Lamento que, por via de interesses (e sei do que estou a falar, mas que não importa neste texto), Amilcar Cabral tenha sido, e continue a ser traído, pelas suas extensões genéticas, mais do que, pelo próprio Povo Guineense!

Nunca li, vi ou ouvi, nenhuma crítica das filhas de Amilcar Cabral ao PAIGC, porém, Amilcar Cabral, Fundador e Militante Nº. 1 do PAIGC foi sempre o maior crítico do PAIGC...!

Seja como for, Amilcar Cabral será sempre um PATRIMÓNIO Nacional e Mundial, e não, apenas, pai das suas filhas e, ou, Fundador e militante Nº 1 do PAIGC...

Quando deveriam afirmar-se como activistas visando a continuidade dos ideais de Amilcar Cabral, decidiram trair esses ideais, em nome dos seus interesses.

Positiva e construtivamente.

Didinho 06.12.2019

O secretário de estado da comunidade Bacai Sanha, afirma que a sua fidelidade e o compromisso com o candidato do seu partido é irreversível

Por Nicolau Gomes Dautarim 

O governante reagiu aquilo que considera de desinformação postas a circular nas redes sociais, em como teria apoiado o candidato do MADEM-G15.

Bacai Sanha disse que uma das suas fotografias publicadas ao lado dos dirigentes dos MADEM G-15, sentiu o dever de desmitir categoricamente qualquer tipo de ligação ou apoio a essa formação política ou seu candidato, afirmando que foi apenas um gesto simples de cortesia, por ter encontrado com eles num mesmo espaço e teve a amabilidade dos os cumprimentar.

Sanha disse que a sua fidelidade e seu compromisso com o PAIGC e o seu presidente DSP é irreversível e está comprometido em ajudar a eleger o arquiteto do projeto Pa Tchom Fria i Pa Terra Ranka e de certeza absoluta que no dia 29 de dezembro os guineenses terão um presidente competente e capaz de unir a sociedade, vincou o governante.

BAD anuncia 6,9 mil milhões em ajuda para países vulneráveis em África

Os países mais pobres do continente africano vão receber 7,6 mil milhões de dólares (cerca de 6,9 mil milhões euros) em ajuda financeira internacional, anunciou hoje o Banco de Desenvolvimento Africano (BAD).


Neste sentido, os doadores do Fundo Africano de Desenvolvimento (ADF, na sigla em inglês) decidiram hoje, na África do Sul, garantir 7,6 milhões de dólares para "acelerar o crescimento económico nos países mais pobres de África e ajudar a tirar milhões de pessoas da pobreza", refere o BAD em comunicado divulgado na capital económica sul-africana.

Segundo o banco, trata-se da décima quinta reposição realizada pelo ADF (ADF-15), que representa um aumento de 32% em relação ao ciclo anterior.

"É um forte sinal de confiança no Fundo, que é a janela de concessão do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento", lê-se na nota.

O ADF-15 abrange o período 2020-2022 e vai apoiar os países mais vulneráveis no continente africano "combatendo as causas principais da fragilidade, fortalecendo a resiliência e integrando questões transversais", salienta a nota, acrescentando que "prestará atenção especial à igualdade de género, mudança climática, setor privado e promoção da boa governação."

O investimento anunciado será direcionado especificamente para regiões como o Sahel, que terão um aumento de 23% nos recursos do ADF no próximo período, salienta o BAD.

Nos próximos três anos, acrescenta, o Fundo ampliará as suas intervenções com projetos "ousados e profundamente transformadores", com destaque para o? Desert to Power', que visa transformar a região do Sahel "na maior zona de produção solar do mundo, com uma capacidade de geração solar de 10.000MW e 250 milhões de pessoas conectadas à rede elétrica."

Como parte da iniciativa, o Projeto de Eletrificação Rural de Yeleen, no Burkina Faso, deve dar acesso a eletricidade a 150.000 famílias, enquanto que o Projeto Djermaya, no Chade, gerará 10% da capacidade de energia do Chade, destaca aquela instituição financeira africana.

O Fundo Africano de Desenvolvimento compreende 32 estados contribuintes e beneficia 37 países.

De acordo com o BAD, a reposição dos recursos do Fundo é efetuada a cada três anos e entre os beneficiários contam-se "países com taxas de crescimento mais elevadas, virados para novos mercados emergentes e estados frágeis que necessitam de apoio especial para a prestação de serviços básicos".

O comunicado destaca que desde 2010, o Fundo Africano de Desenvolvimento do BAD melhorou o acesso à eletricidade para 10,9 milhões de pessoas; forneceu infraestruturas e insumos agrícolas a 90 milhões de pessoas - incluindo 43 milhões de mulheres; melhorou o acesso a mercados e ligações entre países para 66,6 milhões de pessoas; reabilitou mais de 2.300 km de estradas transfronteiriças e melhorou o acesso à água e saneamento para 35,8 milhões de pessoas no continente africano.

Todavia, o banco não especificou os países alvo das ações descritas.

NAOM

ULTIMA HORA! - JÁ ENTRARAM AS FORÇAS ESTRANGEIRAS NA CIDADE DE GABÚ NESTES 18HRS, DESTINO A BISSAU


Fonte: Amadu Ula Embaló

........... CADÊ OS NOSSOS FARP?? ..............

ULTIMA HORA!

JÁ ENTRARAM AS FORÇAS ESTRANGEIRAS NA CIDADE DE GABÚ NESTES 18HRS, DESTINO A BISSAU COM OBJECTIVO FACILITAR  .....Ler mais



PRESIDENCIAIS 2019: Debates televisivos


No âmbito da TV, os candidatos têm a seguinte programação:

Dia 18 de dez - entrevista às 21 horas com o candidato Umaro Sissoco Embalo.

Dia 19 de dez - entrevista às 21 horas com o candidato DSP;

Dia 26 de dez - Debate às 21 horas entre os candidatos DSP e Umaro Sissoco Embalo com a duração de 90 minutos.

ditaduraeconsenso

DIRECTORES DOS LICEUS PÚBLICOS GARANTEM CUMPRIMENTO DO CRONOGRAMA DO ANO LECTIVO

Os Directores dos diferentes liceus da capital Bissau consideram, esta sexta-feira (06 de Dezembro), de positivo o ano lectivo 2018/2019, justificando que conseguiram cumprido o cronograma e as orientações gerais do governo.

O balanço foi feito esta sexta -feira durante uma ronda que a RSM fez, nalgumas escolas do centro da cidade, para inteirar da situação do ensino, numa altura em deveria terminar esta sexta-feira, as avaliações contínuas ao nível nacional segundo o governo, para ceder o início do lectivo 2019/2020 previso para o Janeiro de 2020.

À RSM, falaram os adjuntos-directores, do liceu Rui Barcelos da Cunha Justino Có, e Diretor do Kwame N´Krumah, Carlitos Na Lama, respectivamente.

“O balanço é positivo tendo em conta o empenho dos professores e de alguns alunos no sentido da conclusão das avaliações do ano lectivo, como é sabido foi prolongado até o dia 6 de Dezembro”, explica o Adjunto-Diretor de Rui Barcelo da Cunha.

“Houve muitos sobressaltos em torno do sector, mas nós conseguimos cumprir tudo que é emanado pelo governo”, adianta o Diretor do Liceu Nacional Kwame N’Krumah, Carlitos Na Lama.

Para os estudantes ouvidos pela RSM, o ano lectivo 2018/2019 é meio lectivo e menos produtivo, tendo em conta que não conseguem assimilar nem 70% da matéria devido às constantes paralisações.

“Avalio o segundo período de negativo, porque estudamos num ano meio letivo e é menos produtivo devido às constantes paralisações que se verifica ao longo do ano”, lamentaram os estudantes.

Termina esta sexta-feira (06), ao nível nacional, as avaliações nas escolas públicas do ano lectivo 2018/2019, e as notas serão publicadas no dia 13 corrente, em cumprimento do cronograma e da orientação do Ministério da Educação Nacional.

Entretanto, os sindicatos dos professores ameaçam paralisar o setor do ensino caso o governo não cumprir o compromisso assumido com o sindicato. Ainda ontem, o Primeiro-ministro pede calma dos professores e disse que a situação será resolvida com o término do ciclo das eleições e, no entanto, diligências estão a ser tomadas para que os salários sejam pagos. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Quina Nhaté

radiosolmansi.net

VENHO PEDIR O SEU VOTO PARA O CANDIDATO U.S.EMBALO

Penso que não haverá cobrança pois a minha prática Política, faz parte da minha consciência.


Muitos me conhecem e sabem que nunca gostei de Política, num entanto hoje me senti no direito de me manifestar porque vivo neste país, sou mãe de dois meninos e não posso admitir que lhes roube o direito de viver uma vida melhor com um excelente futuro pela frente com direito a todas as riquezas desta nossa Guiné Bissau.

Mesmo estando hoje filiada em um partido político, continuo consciente e grito por socorro a nossa gente... É um desabafo de uma cidadã que luta contra o sistema corrupto que nos roubou o direito a viver uma vida melhor!
Eu quero uma Guiné melhor e super desenvolvida. Se vocês conconcordam comigo me ajudem a provar que mesmo sendo pobres com muitos semialfabetizados, porém temos uma consciência Política amadurecida para conquistar o que nos são por direito, nós precisamos de uma reforma política profunda e urgente... Não precisamos de boas conversas ou de governantes que enganam a população.

Vote no candidato USE, o seu voto será o primeiro passo para começarmos uma parceria que irá durar 5 anos, saiba que você será o salvador ou o culpado da sua escolha... Seja o agente activo da mudança na Guiné-Bissau. 🇬🇼
USE pudi!✌
Vota na mudança! 🙏

Aida Teodora Lopes Correia

Madem-G15/Sector Autónomo Bissau

ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO. PAIS DOS BOLSEIROS DE BRAGANÇA...



Por Albano Barai 

Estamos atentos - PERGUNTA SIMPLES PARA ESTES ESFOMEADOS:


Por Estamos atentos

PERGUNTA SIMPLES PARA ESTES ESFOMEADOS:

1- QUAL FOI A VOSSA CONTRIBUIÇÃO PARA O NUNO NA BIAN NA PRIMEIRA VOLTA, PARA QUE ELE POSSA CONSEGUIR O RESULTADO DO TERCEIRO MAIS VOTADO?

2- EM QUE CÍRCULOS ELEITORAIS, BASE E SECÇÕES QUE VOCÊS FIZERAM CAMPANHA?

3- SERÁ QUE O RESULTADOS OBTIDOS PELO ENG. NUNO NA BIAN, TEVE ALGUM SUBSÍDIOS VOSSOS, DE QUE FORMA? 

4- DESAFIAMOS QUALQUER UM DE VOCÊS APRESENTAREM QUALQUER TIPO DE APOIO AO NUNO, SEJA MATERIAIS, DINHEIRO OU RECURSOS HUMANOS DURANTE ELEIÇÃO?

SIMPLESMENTE RESULTADO DE NUNO NA BIAN FOI GRAÇAS AO SEUS VERDADEIROS IRMÃOS DA MESMA IDEOLOGIAS POLÍTICAS "PRS" COM A SUA MÁQUINA DE SEMPRE.

Obs: A vossa guerra desnecessária é contra os nossos patrícios BALANTAS, ou seja a mando de PAIGC com o seu lider vazio o objetivo é acabar com partidos dos nossos irmãos BALANTAS, outrora sabiamente foi pensado pelo seus verdadeiros filhos. FIQUEM DESCANSO NUNO NA BIAN E O PRS, NUNCA VÃO DESAPARECER NA PANORÂMA POLÍTICA GUINEENSE, ALIÁS CADA VEZ MAIS UNIDOS E FORTES. 

VIVA PRS
VIVA NUNO NA BIAN
VIVA GUINÉ-BISSAU 

UMARO SISSOCO EMBALO PRÓXIMO PRESIDENTE. Doa a quem doer.

WHY DOMINGOS SIMÕES PEREIRA IS NOT COMPETENT TO BE THE PRESIDENT OF GUINEA BISSAU: BY O DEMOCRATA OSVALDO OSVALDO

POR QUE DOMINGOS SIMÕES PEREIRA NÃO É COMPETENTE PARA SER O PRESIDENTE DA GUINÉ BISSAU: DE O DEMOCRATA OSVALDO OSVALDO


Umaro Sissoco Embalo N°2 é a minha decisão

A tomada de decisão é um processo cognitivo que envolve tanto a razão quanto a emoção dos sujeitos.
Trata-se de escolher a melhor opção entre várias alternativas.
Cada decisão tomada gera uma consequência, que nem sempre é prevista, então não perca tempo USE é solução incontestável de atualidade política.



Por Gaitu Balde

NOTA-SE - MOVIMENTO NUNO NABIAM PRESIDENTE


A única pessoa que foi eleita no 1* congresso de APU-PDGB é o engenheiro Nuno Gomes Nabiam como presidente. 

No congresso ninguém elegeu o secretário nacional nem os seus assessores (vices), apenas os escolheu pela confiança política

Agora, se algumas destas pessoas não compreenderem o que significa a confiança política, virando opositores de quem os escolheu, perturbando paz social no partido pelos interesses inconfessos e alheios, pedimos ao presidente que limpe a eira, substituindo essas pessoas nas funções que exercem no partido de imediato.

Viva Eng. Nuno Gomes NABIAM
Viva Umaro Sissoco Embalo






Fonte: Alai Nbi-Nhoma Djalo - ‎MOVIMENTO NUNO NABIAM PRESIDENTE

Alguns Grupos Neuróticos Anônimos, Afirma de que: O Embaixador americano convoca líderes religioso Guineense para um encontro.


Por O Democrata Osvaldo Osvaldo

Guineenses

Os apoiantes do DSP, estão completamente frustrados enquanto o Democrata em Ação está neste exato momento a dormir, porque dormir faz parte essencial de nossas vidas, exato momento e o sono me trás apareça naturalmente Revolucionário.

Eu, estou juntando todos os detalhes do PAIGC para perceber essa gente muito perigosa! As vezes, finjo que não os estou seguindo mas que na verdade, sou seguindo-os...

Alguns Grupos Neuróticos Anônimos
Afirma de que:
O Embaixador americano convoca líderes religioso Guineense para um encontro.

E como os líderes muçulmanos têem o poder de cortê, porque não lançam nele, no embaixadorzinho corrupto?

Até feito isso, seriam considerados de heróis nacionais!

Não devemos continuar aturando esse impostor corrupto!

Ele é mentiroso e não se lhe pode fazer confiança, N-U-N-C-A!

Que Deus abençoe a Guiné-Bissau e o seu Povo!

Bem-haja!

Afirma o Democrata em Ação


ENTRETIEN / Umaro Sissoco Embalo, candidat du Madem à la présidentielle bissau-


Also...

Umaro Cissoko Embalo, o segundo candidato mais votado na primeira volta nas presidenciais disse hoje que a vitória na segunda volta já está garantida.

O candidato suportado pelo Madem-G15 falava no aeroporto de Bissau, proveniente de Dakar, onde assinou com lider da APU-PDGB, Nuno Gomes Na Biam, um acordo de apoio político.



Bissau Última-Hora / Umaro El Mokthar Sissoco Embalo

SINDICATOS DA EDUCAÇÃO DA GUINÉ-BISSAU - ESTÃO REVOLTADOS COM O COMPORTAMENTO DO GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU!


Por isso que nos próximos dias, Escolas Públicas vão ficar sem Professores. Isto porque há Professores que durante 66 dias não receberam os seus salários, de outubro a novembro de 2019;

-Falta de aplicação efetiva de Estatuto da Carreira Docente, com os efeitos retroativos apartir de janeiro de 2018;

-Redução de mais de 56.000 F. CFA de salário dos Professores, injustamente. Porque o salário é um direito adquirido, se não pode aumentar, não deve diminuir;

Falta de pagamento dos Professores Novos Ingressos e Contratados; E entre outros pontos.

Caso contrário, vamos decretar greve de 05 dias. E no dia 06 de janeiro, iniciará uma greve de 60 dias. Assim vai ser sucessivamente!

Porque a nossa missão é de defender os interesses legítimos da classe docente Guineense. Porque a nossa reforma está garantida na nossa profissão. Não está garantida na militância do partido político, ou no apoio dum determinado candidato!

O SINDICALISTA
QUEBSE
   




Fonte: Bissau Última-Hora

Diamond na Guiné Bissau...🇬🇼🇬🇼🇬🇼🇬🇼🇬🇼🇬🇼🇬🇼



Albano Barai 

GUINÉ-BISSAU - A minha análise sobre as discordâncias dos acordos políticos. - Dara Fonseca Ramos



#Desconstrução #3
Dara Fonseca Ramos

Última hora: General Umaro Sissoko Embalo encontrou em Dakar com primeiro-ministro demissionário Aristides Gomes!





Estamos a Trabalhar

O Nuno Nabiam que todos querem conquistar

Por Mutaro Djalo 

Quando o Nuno Nabiam decidiu ser candidato ou criar o seu partido, a seguir as eleições Presidenciais de 2014, foi para fazer política. Não para ser um simples funcionário público. Ou para fazer negócios!

Quando, há cerca de 3 dias atrás, o candidato do PAIGC propôs a equipe negocial do Nuno, dois milhões de dólares contra o apoio ao DSP, foi realizada uma pequena reunião com os mandatados, onde foram colocadas duas questões:

1) Vocês preferem o apoio ao DSP, contra os 2 milhões do USD, sendo 1 milhão para mim (para eu fazer o que quiser); e o outro milhão para o partido APU-PDGB;

2) Ou preferem apoiar o outro lado, que aceita partilhar o poder. O que nos permite continuar a fazer política, através do controle das instituições políticas (Governo)?

Não conseguiram ser muito claros na resposta que deram ao Nuno.

Se na primeira volta destas eleições presidenciais, nenhum dos vices do Nuno tomou parte na campanha, excetuando alguns gestos de desconforto! O que é que vai mudar agora, se voltarem a não participar ao lado dele (Nuno)?

O único elemento novo, desta vez, poderia ser o facto de, pela primeira vez, todos os vices terem assumido, publicamente, a posição visceral contra a candidatura do Nuno Nabiam. Posição que já era conhecida desde que foram “cooptados” pelo Governo do PAIGC.

Para que não hajam dúvidas sobre quem quer o quê, faz-se a publicação, na íntegra, da mensagem que os vices mandaram ao Nuno Nabiam.

“[12:11, 05/12/2019]: Bom dia, mais novo! Conforme instrução, orientação e mandato que me deste, a mim e ao Vice , fizemos uma primeira abordagem ao DSP, anteontem, antes de ele embarcar, ontem de manhã, para Dakar.
[12:11, 05/12/2019]: 1 - De imediato, ele pode mobilizar um milhão de dólares para ti. Para dares o destino que quiseres. 2 - pode mobilizar mais um milhão de dólares para o nosso partido APU utilizar para, de um lado, fazer campanha na segunda volta, a favor dele DSP e aproveitar para desenvolver suas estruturas e crescer, do outro lado. 3 - Por forma a que o APU possa incluir o PRS no governo, ele propõe que o APU ceda um lugar no governo que tem neste momento, o PAIGC também cede um lugar que tem neste momento, na base do acordo de incidência parlamentar. E se o APU e o PAIGC concordarem em aumentar mais um lugar no governo que poderia ser cedido ao PRS, ou ficar para o próprio APU, então, ter-se-á que alargar a estrutura orgânica do atual governo e incluir mais um departamento para este fim. 4 - Relativamente à implementação do acordo de incidência parlamentar existente, estão dispostos para avançar já com a atribuição dos dois lugares de governadores de região e que o APU conclua todas as nomeações que ainda tem pendente, etc.
[12:11, 05/12/2019]: Bem, se a memória não me falhou, esta é a proposta que o DSP avançou. Nós ainda não reagimos, pois preferimos ouvir primeiro o Presidente.”

Aristides Gomes - De regresso à Bissau.

Balanço da missão que nos levou à Espanha (Cimeira sobre o Clima) e ao Senegal (Cimeira sobre a Segurança e Paz na sub-região).


Aristides Gomes - Primeiro Ministro da Guiné-Bissau


Última hora: Impasse nas nossas fronteiras... zona de Pirada.

Forças militares estrangeiras recusam ser revistados pelos nossos militares.?
Cussas pudi ten.

Fonte: dokainternacionaldenunciante