quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Israel condena comentários de Lavrov sobre "solução final" de Hitler

© Getty Images

POR LUSA  18/01/23 

Israel condenou esta quarta-feira as declarações do chefe da diplomacia russa, que acusou o Ocidente, e os Estados Unidos em particular, de pretenderem impor uma "solução final" à Rússia, comparável à imposta pelo regime nazi para exterminar os judeus.

"O Holocausto foi o momento mais sombrio da história da humanidade e um evento único", sublinhou um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel, em resposta a Serguei Lavrov, citado pelo jornal 'Haaretz'.

Para o porta-voz da diplomacia israelita, "qualquer comparação" dos eventos atuais com o extermínio do povo judeu "distorce a verdade histórica, profana a memória daqueles que morreram, bem como dos sobreviventes, e deve ser fortemente rejeitada".

"Tais comparações são inaceitáveis", concluiu.

O embaixador alemão em Israel, Steffen Seibert, também comentou as declarações de Serguei Lavrov, destacando, através da rede social Twitter, que "não há paralelos entre os crimes únicos da Alemanha nazi e a ajuda ocidental à Ucrânia".

Também a chanceler canadiana, Mélanie Joly, condenou as declarações de Lavrov, apontando que os seus comentários "são totalmente desrespeitosos com as vítimas e sobreviventes do Holocausto".

O chefe da diplomacia russa referiu esta quarta-feira que "à semelhança de Napoleão que mobilizou quase toda a Europa contra o Império russo, como Hitler mobilizou e conquistou a maioria dos países europeus para os lançar contra a União Soviética, hoje os Estados Unidos promoveram uma coligação" contra Moscovo.

Para o ministro russo, cujo país invadiu a Ucrânia há cerca de um ano depois de ter anexado a península da Crimeia em 2014, o objetivo ocidental é semelhante: "A mesma 'solução final' para a questão russa. Tal como Hitler pretendia resolver a questão judia, agora os dirigentes ocidentais (...) dizem sem ambiguidade que a Rússia deve registar uma derrota estratégica", acrescentou.

Assegurou ainda que "esta guerra vai terminar algum dia" e que a Rússia "defenderá a sua verdade", para assinalar que os futuros desenvolvimentos dependerão "das conclusões que a Europa extrair".

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou até agora a fuga de mais de 14 milhões de pessoas -- 6,5 milhões de deslocados internos e quase oito milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Neste momento, 17,7 milhões de ucranianos precisam de ajuda humanitária e 9,3 milhões necessitam de ajuda alimentar e alojamento.

A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 7.031 civis mortos e 11.327 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.


Leia Também: "Mais um dia terrível". Zelensky agradece aos que ajudaram em Brovary

Luxemburgo lança satélite e vai apoiar Cabo Vede na defesa espacial

© Shutterstock

POR LUSA  18/01/23 

O Luxemburgo vai apoiar Cabo Verde na defesa espacial, no âmbito de um satélite que o país europeu vai lançar ainda este ano, esperando melhorar a vigilância e patrulhamento das águas territoriais do arquipélago, foi hoje anunciado.

O anúncio foi feito na cidade da Praia pela ministra de Estado e da Defesa de Cabo Verde, Janine Lélis, e pelo vice-primeiro-ministro do Grão-Ducado do Luxemburgo, François Bausch, que iniciou uma visita oficial de dois dias ao arquipélago cabo-verdiano.

O também ministro da Defesa e da Mobilidade e Obras Públicas luxemburguês revelou que o seu país vai lançar um satélite ainda este ano e que estará operacional em 2024, para observar a terra, com imagens precisas do território, ajudando muito a garantir a sua segurança.

"Estou muito contente com a continuação desse apoio, começamos a apoiar o país a equipar o Cosmar [Centro de Operações de Segurança Marítima] na Praia, treinamento da guarda costeira. Vamos continuar essa ajuda, oferecendo algo suplementar que é muito importante para garantir a segurança no vosso território que é a observação e imagens através do espaço, através de satélite", frisou Bausch, no final de um encontro entre as duas delegações.

Depois desta visita, o governante revelou que os dois países vão formar um grupo de trabalho para finalizar um memorando com todos os detalhes para um protocolo a ser assinado em breve.

François Bausch justificou ainda o suporte a Cabo Verde nesta área pelo papel que o arquipélago desempenha na estratégia de defesa em África, para combater vários ilícitos.

A ministra da Defesa de Cabo Verde lembrou que a cooperação entre os dois países é antiga sendo mais recente no domínio da defesa, mas já "com ganhos significativos", nomeadamente um financiamento ao Cosmar, para formação e capacitação do pessoal da Guarda Costeira.

"Com particular ênfase na aquisição de equipamentos que nos empoderou e aumentou significativamente a nossa capacidade de operacionalidade", salientou a ministra, que destacou o "forte potencial e a grande capacidade" do Luxemburgo na questão da estratégia espacial de defesa, esperando continuar a cooperação no âmbito do lançamento do satélite.

"É algo que para nós traz uma grande satisfação, exatamente porque abre-nos a possibilidade e oportunidade de estabelecermos mais um protocolo bilateral, que será delineado através das nossas direções nacionais da defesa para materializar essa cooperação neste domínio", perspetivou.

Segundo a ministra, será um domínio que vai permitir a Cabo Verde ter acesso a dados e a informações, para melhor fazer a vigilância e o patrulhamento das suas águas territoriais.

"O que também nos ajuda sobremaneira naquilo que é o papel estratégico que nós também temos a desempenhar no quadro do combate à pesca ilegal, e não autorizada, na proteção do ambiente e na identificação de atividades ilícitas que poderão estar a ocorrer", enumerou.

Com o protocolo a ser assinado nesse domínio, a ministra disse que a Guarda Costeira cabo-verdiana vai ganhar uma capacidade operacional maior e poder responder e garantir a sua defesa a um outro nível e com maior acesso à informação.

"Sempre na perspetiva de reforçar a nossa capacidade para que possamos responder estrategicamente, oferecendo mais segurança marítima a nível nacional, a nível regional e também a nível internacional", frisou a governante cabo-verdiana, indicando que as duas equipas vão manter um diálogo permanente para gizar o memorando de entendimento.

O vice-primeiro-ministro do Grão-Ducado do Luxemburgo está em Cabo Verde a convite a sua homóloga cabo-verdiana, com quem realizou uma reunião e visitou ainda visitas ao Cosmar e à sede do Centro Multinacional de Coordenação Marítima da Zona G, também na Praia.

Cabo Verde e Luxemburgo mantêm relações há vários anos e em vários domínios, e tem-se intensificado nos últimos anos, estendendo-se a assinatura, em 2018, da Declaração Conjunta sobre Cooperação Trilateral (Portugal, Cabo Verde e Luxemburgo) que visa reforçar as capacidades de segurança e defesa do arquipélago.

François Bausch e a sua homóloga cabo-verdiana deslocam-se na quinta-feira à ilha de São Vicente, onde vão realizar visitas ao comando da Guarda Costeira e ao Centro Conjunto de Operação e Salvamento de Cabo Verde (JRCC-CV, na sigla em inglês).

Governo pretende recuperar residências ocupadas pelas personalidades políticas e militares, no Alto Bandim.

Por: Geraldo C  Radio TV Bantaba Janeiro 18, 2023

O Governo guineense, notificou personalidades políticas e antigos chefias militares nacionais num prazo de “90 dias” para abandonarem as residências construídas para alojar os membros do executivo em funções no país, no alto Bandim, na capital Bissau.

Segundo a explicação do assessor de imprensa do Ministério das Finanças, Bacar Camará, o executivo pretende proceder à reabilitação daqueles imóveis, que estão num estado avançado de degradação, para posteriormente afetá-los aos membros do governo em efectividade de funções.

Entre personalidades notificadas pelo executivo, segundo Ministério das Finanças, estão, Jorge Malu, Tibna Sambé Nauana, Ibraima Sow, Martinho N’Dafa Cabi, João Cardoso e Alamara Nhassé.

Em relação aos militares constam os nomes de José Zamora Induta,  Bubo Na Tchuto, Nhassé Nan Bera.

A decisão do executivo, foi emitida no passado dia 06 de Janeiro pelo executivo, que justifica que a mesma não visa atingir quaisquer personalidades nacionais.


Vice Presidente da Comissão Técnica de Automobilismo pede população para denunciar infração à lei na via pública


Bissau, 18 Jan 23 (ANG) – O Vice Presidente da Comissão Técnica de Automobilismo da Direção Geral da Viação e Transportes Terrestres exortou as populações a denuncia de todos os actos de violação das leis nas vias públicas inclusivé eventuais  especulações  relacionadas aos novos preços de transportes públicos.

Maninho Fernandes, em declarações exclusivas hoje à ANG, defendeu que os primeiros fiscais são as populações e o segundo  as policias de trânsito que estão permanentemente nas ruas.

 “A Direção Geral da Viação e Transportes Terrestres chamou à todas as autoridades fiscalizadoras das vias públicas, nomeadamente, Polícia de Trânsito e Guarda Nacional para  prestarem atenção às queixas da população sobre violação da  tabela de preços dos transportes terrestres, recentemente anunciada”, disse.

Aquele responsável disse que a Viação criou  dispositivos para se combater a violação da tabela de preços dos transportes públicos.

 “Por isso e que estamos a pedir a colaboração da nossa população. Porque este é um caso muito delicado e se as pessoas não denunciarem é defícil saber. A população tem que denunciar e tirar matrículas e enviar para a Viação com alguma questão de referência, assim vamos procurar essas   pessoas e aplicar-lhes sansões”, disse.

Fernandes sublinhou que, em relação aos condutores dos transportes públicos que ligam Bissau à Bula, sobre os quais pesam as acusações de que não  respeitam a tabela de preço em vigor, Maninho Fernandes disse que as autoridades vão assumir as suas responsabilidades face à este problema, e que ninguém pode parar o transporte sem motivos para o fazer.

“Se alguém decidir parar o transporte sem motivo,  a Viação pode lhe retirar a licença e não vai poder trabalhar nunca mais com aquele carro, no serviço de transporte”, avisou.

Em relação ao violação de semáforos, disse que as coimas nesse sentido constam no Código de Estrada e que caso alguém violar o sinal, a multa depende da gravidade da violação.

Os semáforos instalados, diz Maninho, ainda estão em fase de experiência mas mesmo assim devem ser respeitadas as regras.

Maninho Fernandes reiterou  que a responsabilidade da Viação é colocar semáforos e fazer a supervisão, e que a responsabilidade de fiscalizar é da Policia de Trânsito, pelo que devem estar, permanentemente, nas ruas para fazer com que os condutores cumpram as regras de semáforos.

ANG/MI/ÂC//SG

O Presidente do PNP teve um encontro hoje,18 01, com os funcionários da sociedade de transportes Marítimas da Guine-Bissau para se inteirarar da situação desta area.

Radio TV Bantaba

Encontro do Presidente da República com a juventude organizada pela Associação RENAJ.

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló 

O Governo da Guiné-Bissau através da TGB Televisão da Guiné-Bissau beneficiou hoje (18/01) da UEMOA União Económica e Monetária Oeste Africana um donativo composto de uma (1) viatura e quatro (4) câmaras de reportagem.

TGB Televisão da Guiné-Bissau

#Apoio_institucional

O Dom enquadra-se no âmbito de relação de cooperação entre as duas instituições sob alto patrocínio da Sua Excelência Senhor Presidente da República e acompanhamento permanente do Governo através do ministro da Comunicação Social.

O ministro da Comunicação Social Fernando Mendonça é quem recebeu o donativo das mãos do representante residente da UEMOA Aly Coulibali e depois remeteu ao beneficiário direto, a TGB através do seu Diretor Geral Amadú Djamanca.



Britânica de 101 anos revela segredo da longevidade "para corpo e mente"... Nascida a 7 de maio de 1921, a mulher assegurou que a dança é a razão por detrás da sua longevidade, sublinhando que continuará esta prática "até ser levada num caixão".

© Just Giving / Leslie Tomlinson

Notícias ao Minuto   18/01/23 

Aos 101 anos, Dinkie Flowers é uma das mulheres mais velhas do Reino Unido. Qual o seu segredo para a longevidade? Dançar.

Dinkie começou a dançar aos três anos, em 1924, e não parou desde então. Na verdade, Dinkie ainda dá aulas de dança e de exercício na sua escola, Dinkie Flowers Stage School, em Shoreham-by-Sea, Sussex. E é dessa forma que começa todos os dias, conforme contou à agência britânica SWNS.

Nascida a 7 de maio de 1921, a mulher assegurou àquele meio que a dança é a razão por detrás da sua longevidade, sublinhando que continuará esta prática “até ser levada num caixão”.

“Dançar é o meu segredo para uma vida longa e feliz. Danço a toda a hora, ainda ensino dança também - simplesmente não poderia viver sem dançar. Amo dançar, sempre amei e sempre amarei. Aconselho qualquer pessoa a começar a dançar para manter o corpo e a mente saudáveis”, salientou.

Dinkie, que aprendeu a dançar no conservatório Italia Conti, em Londres, percorreu o mundo a praticar patinagem artística, chegando mesmo a ser detida em Paris, nos anos 1940, por ter usado um fato vermelho numa atuação, uma vez que, na altura, a cor era associada à prostituição ilegal.

Chegou também a dançar para a família real britânica, atuando para o príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II, em 1952.

Já com 98 anos, Dinkie estreou-se na televisão, no programa ‘The Greatest Dancer’.

Entre danças, Dinkie conhecei o seu marido, George, que perdeu a vida em 2005. O casal teve uma filha, Sarah, que seguiu os passos de Dinkie – literalmente. A mãe de quatro filho é, também, dançarina profissional.

“Dançar é a minha vida, e ajudar pessoas a dançar é a minha vida. Não poderia viver sem dançar e acho que é o que me tem mantido jovem e feliz. Vejo pessoas sentadas a ler o dia todo, mas é importante levantarmo-nos e mexermo-nos – preciso de fazer alguma coisa”, rematou.


Leia Também: Aos 115 anos, mulher catalã é, agora, a pessoa mais velha do mundo


PR Sissoco Embalo recebe em audiência a Directora-geral da UNESCO, Senhora Audrey Azoulay.

Os Gêmeos Siameses Mais Velhos Da História Vão Te Deixar De Queixo Caído



The World's Oldest Conjoined Twins: The FULL Documentary | @A True Story

Guerra na Ucrânia? "Vitória é inevitável" e "está assegurada", diz Putin... Objetivo, disse Putin, é ajudar as "pessoas que se consideram parte da cultura russa".

© Contributor/Getty Images

Notícias ao Minuto  18/01/23 

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, garantiu, esta quarta-feira, que a vitória russa na Ucrânia é "inevitável" e "está assegurada".

"A vitória está assegurada, não tenho dúvidas sobre isso", sublinhou o líder russo perante veteranos de guerra e de representantes de organizações patrióticas, nas celebrações do 80.º aniversário do fim do cerco a Leningrado.

O presidente russo disse ainda que Moscovo tem "todas as razões" para considerar que o regime de Kyiv é "neonazi". "Temos todas as razões para ajudar, incluindo com a ajuda das Forças Armadas, aquelas pessoas que se consideram parte da cultura russa", acrescentou.

"Deste ponto de vista, atingir o objetivo final e a vitória é inevitável", frisou. 

Para Putin, "a unidade e solidariedade do povo russo", bem como "a coragem e heroísmo dos combatentes" e o "trabalho do setor militar-industrial garantirão a vitória". 

Na mesma conversa, Putin afirmou que "as operações de combate em grande escala envolvendo armas pesadas, artilharia, tanques e aviões não param no Donbass desde 2014".

"Tudo o que estamos a fazer hoje, como parte da operação militar especial, é uma tentativa de parar esta guerra. Este é o significado da nossa operação - proteger as pessoas que vivem nesses territórios", disse, citado pela Sky News.

Putin descreveu o leste da Ucrânia como "território histórico" da Rússia, cuja perda Moscovo admitiu após o colapso soviético de 1991, e voltou a insistir que a Rússia tinha tentado negociar um acordo pacífico antes de enviar tropas, mas "foi enganada".

Estas declarações do presidente russo surgem quase onze meses após o lançamento da ofensiva militar na Ucrânia, onde as forças russas sofreram vários reveses nos últimos meses contra as ofensivas ucranianas.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que cerca de sete mil civis morreram e mais de 11 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.


Leia Também: Genocídio soviético? "Temos de defender consistentemente a verdade"

O Presidente da Associação dos Bastonários da CEDEAO, acompanhado pela Ministra da Justiça, Teresa Alexandrinha da Silva foi recebido esta quarta-feira (18.01) pelo PR Umaro Sissoco Embalo no Palácio da República.

Radio Voz Do Povo

CABO VERDE: Maioria dos cabo-verdianos quer crioulo como língua oficial

© Lusa

POR LUSA   18/01/23 

O estudo Afrobarometro, apresentando hoje na Praia, concluiu que a maioria dos cabo-verdianos passou a defender a oficialização do crioulo como língua nacional a par do português.

"Em 2019 tínhamos metade dos cabo-verdianos a favor da oficialização do crioulo e outra metade contra. Neste momento já temos uma larga maioria a aceitar o crioulo como língua nacional e o seu ensino nas escolas", explicou José Semedo, diretor-geral da Afrosondagem, ao apresentar hoje as conclusões do estudo na Assembleia Nacional.

De acordo com o inquérito, 72% dos inquiridos mostrou-se favorável ao uso do crioulo como "meio oficial de instrução em todas as escolas de Cabo Verde", 78% apoia o crioulo como "disciplina obrigatória em todas as escolas" do país e 64% concorda com a sua elevação a "língua oficial como o português".

O estudo Afrobarometro é realizado regularmente nos países africanos e em Cabo Verde -- que já realizou em 2002, 2005, 2008, 2011, 2014, 2017 e 2019 - contou com inquéritos de abrangência nacional a 1.200 pessoas com mais de 18 anos feitos de 22 de julho a 05 de agosto de 2022, uma margem de erro de 3% e um nível de confiança de 95%, segundo os dados da Afrosondagem, que o realizou.

O Afrobarometro constitui uma rede de pesquisa não-partidária que realiza pesquisas de opinião pública sobre democracia, governação, condições económicas e assuntos relacionados em cerca de 37 países africanos. Foram realizadas nove séries de pesquisas entre 1999 e 2022.

O crioulo cabo-verdiano é a língua materna em Cabo Verde, embora com variantes entre algumas ilhas, e nos últimos anos intensificou-se o movimento da sociedade civil a pressionar a sua elevação a língua oficial.

O artigo 9.º da Constituição da República de Cabo Verde, de 1992, define apenas o português como língua oficial, mas também prevê que o Estado deve promover "as condições para a oficialização da língua materna cabo-verdiana, em paridade com a língua portuguesa".

Um grupo de quase 200 personalidades cabo-verdianas lançou em 2022 uma petição também nesse sentido e pediu apoio ao do chefe de Estado, José Maria Neves, para a promoção da língua, anunciando que pretende criar uma associação em prol do crioulo, não só para a sua oficialização como língua nacional, como para ensino e padronização.


Leia Também: FMI aprova tranche de 15,19 milhões de dólares para Cabo Verde


Conselho de Árbitragem da FFGB pondera reciclar dirigentes desportivos.

Fidel Gomes, falava está quarta-feira, 18.01,em Bissau no ato dos testes físicos realizados para os homens de apito do país. 

O responsável afirma que já estão preparados para enfrentar as demandas desta época futebolística, 2022-23.

Radio TV Bantaba

Guiné-Bissau: Funcionários de SOTRAMAR promovem vigília junto ao Ministério dos Transportes para reivindicar o pagamento de 88 meses de salario em atraso.

 Radio Voz Do Povo

UCRÂNIA: Procuradoria ucraniana admite todas as opções sobre queda de helicóptero


© Oleksii Chumachenko/Anadolu Agency via Getty Images

POR LUSA  18/01/23 

O procurador-geral da Ucrânia, Andrey Kostyn, admitiu hoje que "se consideram todas as opções" sobre a queda de um helicóptero na região de Kyiv que provocou a morte de 18 pessoas, incluindo o ministro do Interior e três crianças.

"Os investigadores e especialistas estão a trabalhar neste momento no local da tragédia. Estão a adotar-se medidas urgentes de investigação. Por enquanto, consideramos todas as opções possíveis sobre o acidente do helicóptero", disse através do sistema digital de mensagens Telegram. 

Kostyn acrescentou que a investigação preliminar "está nas mãos do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU)" confirmando que o aparelho caiu numa zona urbana, perto de um infantário e de um edifício residencial.

"O assunto está sob o meu controlo", sublinhou o Procurador-Geral da Ucrânia

A porta-voz da Polícia, Mariana Reva, afirmou que "as equipas de investigação estão a trabalhar no local", referindo-se aos efetivos policiais e do SBU.

"Estamos a fazer os possíveis para determinarmos as causas desta tragédia terrível", frisou, considerando que ainda "é cedo" para falar sobre as causas que provocaram a queda do aparelho.

No mesmo sentido, o porta-voz da Força Aérea da Ucrânia, Yuri Hnat, afirmou que é "cedo para se falar sobre as causas".

"A comissão que integra vários especialistas em aviação está a investigar. Vai durar um ou dois dias porque estas investigações requerem tempo", disse.  

De acordo com o governador da região de Kyiv, Olekiy Kuleba, além dos 18 mortos, 29 pessoas ficaram feridas, 15 das quais crianças. 

O chefe da Polícia Nacional da Ucrânia confirmava pouco depois da queda do aparelho a morte dos governantes que se encontravam a bordo do helicóptero. 

"Hoje, 18 de janeiro, um helicóptero dos Serviços de Emergência caiu em Brovary. Como consequência do acidente morreram os dirigentes do Ministério do Interior: o ministro Denis Monastyrsky, o vice-ministro e o secretário de Estado", refere a nota da Polícia Nacional.

O helicóptero transportava nove pessoas, segundo a mesma fonte.


Leia Também: Queda de helicóptero. Zelensky recorda "verdadeiros patriotas da Ucrânia"

Quantas greves dos professores há? O que exigem? E qual o impacto? As respostas antes das negociações

Marcha em defesa da escola pública (LUSA)

 CNN Portugal, Mariana Tiago  18/01/2023 

O ministério da Educação inicia esta quarta-feira a 3.ª ronda negocial. Quais as reivindicações dos sindicatos, até quando podem durar as greves e quais as implicações na sociedade e na economia?

Em setembro e novembro de 2022, Governo e sindicatos sentaram-se à mesa para discutir o sistema de recrutamento e mobilidade do pessoal docente. Após apresentar propostas fortemente contestadas, o ministério da Educação (ME) agendou a terceira ronda negocial para esta quarta e sexta-feira.

Para o ministério era necessário esperar que o período festivo de dezembro terminasse. Para os sindicatos, esta foi uma tentativa de suspender a negociação. Desde novembro que Portugal regista greves que reivindicam a valorização dos professores. Afinal o que está em causa, até quando podem durar e quais as implicações?

Quantas greves estão a decorrer?

Neste momento decorrem duas greves distintas: a que foi convocada pelo STOP e a que foi convocada pela Fenprof. Defendendo que faz um sindicalismo “diferente”, a greve de André Pestana teve início a 9 de dezembro e não tem data de término. A greve abrange professores e também pessoal não docente. Por seu lado, a Fenprof (ao qual se juntaram sete sindicatos), iniciou na passada segunda-feira uma greve por distritos. A 8 de fevereiro dar-se-á por terminada e dois dias depois pode esperar-se uma manifestação nacional. Anteriormente, a 2 de novembro, convocou uma greve de 24 horas.

Até à passada sexta-feira, decorria ainda a greve do SIPE (Sindicato Independente de Professores e Educadores), na qual os professores deviam faltar apenas ao seu primeiro tempo letivo do dia. Isto atribuiu um caráter de imprevisibilidade à greve, uma vez que a ausência do professor dependia sempre do seu próprio horário, caindo a hora de greve em diferentes momentos do dia.

O que exigem?

Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof, destaca como principal problema a desvalorização da profissão que tem origem em seis problemas principais, aponta. São eles: a vinculação tardia, o incumprimento do limite do horário de trabalho, a recuperação do tempo de serviço, a revisão do modelo de contratação, a criação de um regime especial de aposentação e salários justos.

Modelo de colocação

“Há problemas em cima da mesa que já têm mais de dez anos”, argumenta Filinto Lima. Para o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), “o copo transbordou” quando o tema foi o novo modelo de colocação inicialmente proposto pelo ME.

Atualmente, a contratação e os concursos para a vinculação ou mobilidade, obedecem a um único critério: a graduação profissional. Este obtém-se com a soma da classificação final do curso ao tempo de serviço, um “sistema que não é perfeito, mas é transparente e objetivo”, defende o secretário-geral da Fenprof.

No entanto, o ME sugeriu alterar o modelo, dando abertura aos diretores das escolas para selecionarem 30% dos seus professores tendo em conta o seu perfil e os seus projetos escolares. Com base na contestação dos docentes, ficou claro que esta possibilidade devia cair – o que aconteceu.

Recuperação do tempo de serviço

Filinto Lima aponta também para a recuperação do tempo de serviço que se perdeu aquando do congelamento das carreiras. No total, isto corresponde a nove anos, quatro meses e dois dias, mas o Governo aceitou recuperar apenas quase três. O ministro da Educação diz que é escusado “empatar tempo” com esta negociação e assegura apenas que não haverá mais congelamentos.

Vinculação

Também o tema da vinculação tem recebido atenção nos últimos dias. O ME disse admitir vincular professores após três contratos. Todavia, isso é o que acontece atualmente, diz Mário Nogueira. “Atualmente, os professores vinculam com três contratos, mas têm de ser três contratos consecutivos e com horários completos [22h letivas] e sem interrupções”. O problema é que dificilmente se conseguem assegurar os três aspetos.

A Fenprof diz que “o Governo ainda não esclareceu”, mas de acordo com uma fonte do Governo citada pelo Expresso, a ideia é flexibilizar a obrigatoriedade de serem contratos sucessivos, contando apenas o tempo de serviço. Ou seja, ao fim de um determinado número de dias acumulados de trabalho, o docente passaria a ser elegível para vinculação aos quadros.

Temos relatos de pais ameaçados por chegarem atrasados ao trabalho constantemente", Mariana Carvalho, Presidente da Confap.

Qual o impacto social?

A Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas diz que só quer “paz, estabilidade e o regresso à normalidade”. As associações de pais, por sua vez, mostram-se preocupadas com os alunos e os pais.

“É momento de repensar o ensino e a escola pública”, defenda a Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap). Segundo a presidente Mariana Carvalho, no início do ano registaram-se problemas com os almoços dos alunos, que por falta de funcionários, “não eram assegurados”. “O pedido de refeições tem vindo a aumentar. As crianças têm fome e a escola é, muitas vezes, o lugar onde podem comer”.

Só na passada segunda-feira, no distrito de Lisboa, estiveram fechadas 138 escolas e 89 não tiveram aulas até às 13h, adiantou a Fenprof.

A presidente avança ainda que a confederação já recebeu queixas por parte de pais que se viram pressionados pelos empregadores. “Pedimos que não fechem as escolas. Há crianças que não têm onde ficar e há pais que não têm onde deixar os filhos. Há pais a desesperar. Temos relatos de pais ameaçados por chegarem atrasados ao trabalho constantemente”. Isto porque os empregadores ficam sem funcionários para assumir as tarefas.

Segundo os registos da Confap, as zonas onde se registam maiores queixas por parte de pais e encarregados de educação são: Algarve, área de Lisboa, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Braga e Aveiro. “Para uns terem mais condições, outros perdem o trabalho. Não queremos isto”, partilha a presidente.

Qual o impacto na economia?

Marcelo Rebelo de Sousa clarificou na passada terça-feira que, relativamente à onde de protestos de docentes e não docentes, o “calcanhar de Aquiles” é mesmo a questão financeira. “A questão mais difícil é financeira”, porque depende do Governo perceber se “dispõe de espaço de manobra” para dar resposta às exigências dos docentes e não docentes. Os Governos anteriores invocaram “crises sucessivas e acabaram por não ter espaço de manobra, mas não sei se agora há este espaço ou não”, disse o chefe de Estado.

A esperança de Marcelo reside nas negociações que decorrem esta quarta-feira, que devem ser “de boa-fé e construtivas”.

Já o ministro das Finanças – que não quis comentar as negociações – disse apenas que, sempre que há uma folga orçamental, a “política” do Governo tem sido a de “não criar elementos de rigidez na despesa pública”. Antes, privilegia “apoios de natureza pontual, bem circunscrita e focada”.

As greves podem continuar…

“Queremos que estas duas reuniões permitam ver a luz ao fundo do túnel”, confessa Filinto Lima, que acrescenta: “peço que, quando forem discutidos os problemas, esteja também presente o ministério das Finanças”, já que sem o apoio da pasta, nada será possível.

O presidente da Associação de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas mantém-se positivo, mas Mário Nogueira não. “Levamos baixas expectativas para a reunião. O mais certo é que a greve vá continuar depois”, diz. Se o Governo não ceder às exigências dos sindicatos, “no dia 11 [na manifestação nacional] diremos o que se seguirá”.

“Não está fora de hipótese continuar a luta”, admite. O STOP também admite continuar a luta. O sindicato considera que “o ministro [da Educação] tem, de facto, de mudar radicalmente a sua postura”. Caso contrário, diz o dirigente André Pestana, “vai de patins”.

A questão mais difícil é financeira",  Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República.

…e são legais?

Face às greves convocadas pelo STOP e SIPE, o ministério tutelado por João Costa pediu pareceres jurídicos à Procuradoria-Geral da República e ao Centro de Competências Jurídicas do Estado (JurisAPP) sobre a “legalidade da forma de execução das greves dos professores em curso”.

A decisão surge na sequência do apelo feito pela Confap, já que se trata de uma greve “imprevisível”. Ao ECO, Mariana Carvalho apresenta várias questões que gostava de ver respondidas: “Temos escolas a entrar em greve a partir das 11h. É legal as crianças ficarem fora da escola sem autorização dos pais? E sem comida? É legal serem mandadas para casa sozinhas?”.

O ministro com a pasta da Educação acrescentou que está ainda a ser verificada a legalidade do recurso a fundos de greve. De acordo com o ministério, “nenhum instrumento legal” está “descartado”, pelo que podem vir a ser decretados serviços mínimos.

Tem quatro anos, uma fralda e uma pistola 9 mm. O caso que está a "chocar e perturbar" os EUA e já motivou uma detenção

Por cnnportugal.iol.pt  18/01/2023 

O pai do menor acabou por ser detido no local depois de os vizinhos terem enviado os vídeos para as autoridades

Um homem do Indiana, nos Estados Unidos, acabou detido depois de o filho de quatro anos ter sido filmado a brincar e passear com uma pistola carregada pelo hall de entrada de um complexo residencial. O menor apontou a pistola 9 mm para várias portas dos apartamentos e aparenta ter tentado apertar o gatilho, embora não tenha existido qualquer disparo.

"Não se pode ver este vídeo sem se ficar chocado e perturbado”

As imagens foram captadas pelas câmaras de vigilância das campainhas de alguns vizinhos e mostram a criança, vestida apenas com uma fralda, a empunhar a arma na entrada de um prédio. De acordo com a WTHR, afiliada da CNN, o relatório da polícia norte-americana indica que a arma tinha 15 balas no carregador, mas nenhuma na câmara do cano. O vídeo do incidente acabou ainda por ser transmitido em direto num canal de televisão no On Patrol: Live” (Em Patrulha: Direto, em português), um programa que acompanha a atividade policial de um conjunto de esquadras, no passado sábado.

O caso ocorreu num complexo residencial em Beech Grove, nos arredores de Indianápolis, onde o pai do menor, Shane Osborne, com 45 anos, acabou também por ser detido. De acordo com o programa, os agentes responderam a uma chamada de emergência de um vizinho que disse que tinha acabado de ver uma criança do outro lado da sua porta de casa com uma arma apontada para si. Após primeira revista à habitação, a arma não foi encontrada. Foi então que as autoridades começaram a receber as imagens de videovigilância e regressaram ao apartamento.

“Pew! Pew!”

O pai do menor disse que nunca tinha havido qualquer arma naquela habitação, acrescentando: “Se alguém trouxe uma arma para esta casa, foi o meu primo”. No final, foi a criança que acabou por desvendar o local onde estava a pistola. O menor deslocou-se até à sala de estar, apontou para o móvel que sustentava a televisão e exclamou: “Pew! Pew!”

Não é claro que a arma seja a mesma que é vista nas imagens de segurança do vizinho, mas um dos agentes no local diz que se trata de uma “Smith & Wesson SD9mm”.

Posteriormente, pode ver-se o homem a ser escoltado para fora do apartamento, já algemado. De acordo com a polícia, há indícios que justifiquem a detenção, porque, de acordo com a lei dos Estados Unidos, “a negligência infantil é crime”.

“Sendo alguém pai ou não, não se pode ver este vídeo sem se ficar chocado e perturbado”, disse o chefe da Polícia de Beech Grove, Robert Mercuri.

O caso aconteceu apenas algumas semanas depois de um aluno do ensino básico ter baleado uma professora numa escola da Virgínia com uma pistola 9 mm.

Guiné-Bissau: Estudantes da Escola Nacional da Administração realizam uma vigília a frente da Escola

Radio TV Bantaba 

A Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Barbosa fez a entrega oficial ao Embaixador da Turquia em Bissau, Ali Sait Akim, da documentação do terreno disponibilizado pelas autoridades guineenses para a construção das futuras Instalações da Chancelaria e Residência oficial da Embaixada da Turquia em Bissau.

 Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau

Pelo menos 16 pessoas, entre as quais duas crianças, morreram na sequência da queda de um helicóptero junto a um infantário nos arredores de Kyiv, disse hoje a polícia ucraniana.

© Reuters

POR LUSA  18/01/23 

Pelo menos 16 mortos na sequência de helicóptero perto de Kyiv

Pelo menos 16 pessoas, entre as quais duas crianças, morreram na sequência da queda de um helicóptero junto a um infantário nos arredores de Kyiv, disse hoje a polícia ucraniana.

Ainda não se conhecem as circunstâncias que levaram à queda do helicóptero e ainda não foram divulgadas informações sobre o tipo de aparelho.

Ainda de acordo com a polícia a queda do helicóptero provocou um incêndio.

As primeiras informações foram divulgadas pela presidência ucraniana que já indicava a existência de vítimas.

"Na cidade de Brovary, leste de Kyiv, um helicóptero caiu perto de um infantário e de um edifício de apartamentos (...). Há vítimas", disse Kyrylo Timochenko, do gabinete da presidência através de um mensagem difundida pelo sistema digital de mensagens Telegram,



Leia Também:  O helicóptero que caiu junto a um infantário nos arredores de Kyiv, provocando a morte de 18 pessoas, incluindo o ministro do Interior ucraniano e duas crianças, pertence aos Serviços de Emergência da Ucrânia.


Leia Também: Oministro do Interior da Ucrânia, Denis Monastyrsky, é uma das 16 vítimas mortais da queda de um helicóptero perto de um infantário, nos arredores de Kyiv. A informação foi avançada pela Polícia Nacional ucraniana.


Leia Também: Um helicóptero caiu hoje perto de um infantário da região de Kyiv, anunciou a presidência ucraniana indicando a existência de vítimas. 

Trump vai revelar equipa para presidenciais de 2024 a 28 de janeiro

© Reuters

 POR LUSA  18/01/23 

O antigo Presidente dos Estados Unidos Donald Trump vai revelar equipa para as eleições presidenciais de 2024 em 28 de janeiro na Carolina do Sul, naquele que será o seu primeiro evento público de campanha.

A informação foi adiantada à Associated Press (AP) por uma pessoa familiarizada com os planos. Esta fonte falou com a AP sob condição de anonimato, porque não estava autorizada a falar publicamente.

Trump vai juntar-se assim aos seus mais importantes apoiantes na Carolina do Sul -- a senadora norte-americana Lindsey Graham e o governador Henry McMaster.

A campanha do ex-Presidente republicano já havia confirmado o evento, mas não forneceu detalhes.

O evento também vai acolher membros da delegação do Congresso daquele estado, bem como congressistas estaduais, de acordo com a fonte da AP.

O congressista Russell Fry, que com o apoio de Trump derrotou Tom Rice nas eleições primárias em 2022, disse à AP que iria marcar presença no certame.

Algumas autoridades eleitas na Carolina do Sul têm recebido pedidos de Graham a pedir que apoiem a reeleição de Trump.

Pelo menos duas das pessoas consultadas recusaram a solicitação, segundo a AP.

Desde que anunciou a sua última corrida presidencial em novembro de 2022, Trump limitou as suas aparições públicas de campanha a eventos na sua propriedade em Mar-a-Lago, na Florida, para um grupo de convidados ou em ambiente virtual.

A visita do ex-chefe de Estado à Carolina do Sul ocorre quando dois dos principais republicanos do estado ponderam candidatar-se às eleições de 2024.

Nikki Haley, ex-governadora e ex-embaixadora da ONU, disse que iria considerar uma candidatura à Casa Branca.

Por seu lado, o senador Tim Scott tem visitado outros estados de votação antecipada e lançou um comité de ação política que pode se tornar um veículo de campanha presidencial.

À AP, um porta-voz de Scott não comentou o assunto após ser questionado se o senador iria ao evento de Trump.


Leia Também: Trump pede a procurador-geral dos EUA que termine investigações contra si

Humanos adolescentes podem ser mais impulsivos que os chimpanzés da mesma idade, conclui investigação

Chimpanzé (AP)

Cnnportugal.iol.pt  18/01/2023

A adolescência dos chimpanzés, que podem viver até aos 50 anos, ocorre entre os 8 e 15 anos e, como nos humanos, apresentam mudanças rápidas a níveis hormonais, começam a formar novos laços com os seus pares e tornam-se mais agressivos e a competir por um estatuto social, referem os investigadores

Os chimpanzés adolescentes podem ser menos impulsivos que os humanos da mesma idade, embora partilhem alguns comportamentos de risco, refere uma investigação da American Psychological Association.

“Os chimpanzés adolescentes enfrentam, de certa forma, a mesma tempestade psicológica que os adolescentes humanos”, sublinhou Alexandra Rosati, a principal investigadora e professora de psicologia e antropologia da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

Os autores da investigação publicada online no "Journal of Experimental Psychology" descobriram que "várias características-chave da psicologia adolescente humana também são observadas nos parentes primatas mais próximos", destacou Rosati, em referência ao animal cujo ADN é 98,6% compatível com o do Homem.

A adolescência dos chimpanzés, que podem viver até aos 50 anos, ocorre entre os 8 e 15 anos e, como nos humanos, apresentam mudanças rápidas a níveis hormonais, começam a formar novos laços com os seus pares e tornam-se mais agressivos e a competir por um estatuto social, referem os investigadores em comunicado.

Os cientistas realizaram dois testes em 40 chimpanzés nascidos na natureza que vivem numa reserva na República do Congo.

No primeiro teste, chimpanzés adolescentes e adultos podiam escolher entre dois recipientes: um continha sempre amendoim, alimento de que gostam muito, e o outro ou uma rodela de pepino, que não gostam, ou uma rodela de banana, de que gostam ainda mais.

Os chimpanzés poderiam jogar pelo seguro e pegar nos amendoins ou arriscar uma cobiçada banana, correndo o risco de acabar com um pepino nada apetitoso.

As reações emocionais e vocalizações dos chimpanzés, incluindo gemidos, gritos, batidas na mesa ou arranhões, foram registadas, assim como foram recolhidas amostras de saliva para monitorizar os níveis hormonais.

Ao longo de várias rondas de teste, os chimpanzés adolescentes escolheram a opção arriscada com mais frequência do que os adultos, mas ambos tiveram reações negativas semelhantes quando receberam pepino.

No segundo teste, inspirado no chamado "teste do marshmallow" feito em crianças humanas, os chimpanzés podiam receber uma fatia de banana imediatamente ou esperar um minuto para receber três. Não houve diferenças na percentagem de adolescentes e adultos que optaram pela segunda opção.

Adolescentes humanos tendem a ser mais impulsivos do que os adultos, tornando-os mais propensos a aceitar recompensas imediatas, aponta a investigação.

“Investigações anteriores indicam que os chimpanzés são bastante pacientes em comparação com outros animais e o nosso estudo mostra que a sua capacidade de adiar a gratificação já está madura numa idade bastante jovem, ao contrário dos humanos”, salientou Rosati.

No entanto, os chimpanzés adolescentes não ficaram felizes enquanto esperavam pelas fatias extras de banana e tiveram mais acessos de raiva durante a espera de um minuto, em comparação com os chimpanzés adultos.

O comportamento de risco em chimpanzés adolescentes e humanos parece estar profundamente enraizado biologicamente, mas o aumento do comportamento impulsivo pode ser específico de adolescentes humanos, concluiu Rosati.


Leia Também: Cientistas desviam raios com lasers pela primeira vez


Leia Também: Tire os sapatos antes de entrar em casa. Cientistas explicam porquê