segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Aos nossos heróis “Os Djurtus” vocês que são o orgulho e o símbolo de “Guinendadi” da nossa amada nação, vos desejo boa sorte para esta fase final do CAN 2021...Braima Camará

Por Bá Di Povo

Aos nossos heróis “Os Djurtus” vocês que são o orgulho e o símbolo de “Guinendadi” da nossa amada nação, vos desejo boa sorte para esta fase final do CAN 2021.

Independentemente dos resultados que irão conseguir, vocês já fazem parte da nossa história desportiva, e o povo guineense está muito orgulhoso.

Um muito obrigado ao Mister CANDÉ e ao incansável Presidente da Federação de Futebol, juntamente com todo o seu staff. 

Muita força e coragem nesta caminhada gloriosa. 

Braima Camará

Caju - Presidente da ANAG considera campanha de castanha 2021 de “insignificante” para produtores

Bissau, 10 Jan 22 (ANG) – O Presidente da Associação Nacional dos Agricultores da Guiné-Bissau(ANAG) considerou a campanha de comercialização da castanha de caju do ano passado de “insignificante” para os produtores, porque quem ganhou são  os exportadores,  apesar de a exportação atingir  230 mil toneladas.

Em entrevista exclusiva à ANG, Jaimes Boles Gomes referiu que a abertura da campanha só foi possivel na época da chuva, altura em que  a maioria dos produtores não tem meios para conservar suas castanhas, pelo que  foram obrigados a vendê-los à  preços que variam entre 200 à 300 francos  CFA por quilograma.

Afirmou que as  mulheres realizaram a colheita da castanha até Abril, mas que por não  houver o lançamento oficial, nem anúncio de preço de referência, nem abertura da campanha, instaurou a dúvida no seio de algumas que se retiraram das campas com receio de trabalharem por nada.

Acrescentou que devido afalta de controle de tudo, os comerciantes acabaram por ditar o preço que lhes convém no mercado, o que, segundo diz, terá prejudicado  os produtores.

Jaime Boles Gomes  pede ao Ministério do Comércio e Indústria para fiscalizar rigorosamente a campanha deste ano, não só aos intermédiarios, comerciantes ou empresários , mas também o cumprimento dos  preços e a qualidade dos  produtos da primeira necessidade a ser vendido ou trocado pelas castanhas.

A castanha de caju, segundo Boles,enquanto maior produto de exportação da Guiné-Bissau, merece  uma atenção especial do governo,  para ser lucrativa para os produtores, a fim de poderem diversificar seus investimentos, “porque o país não possui nenhum banco de investimento”. 

ANG/JD/ÂC//SG

CEDEAO impõe duras sanções ao Mali

O coronel Assimi Goita, presidente da transição do Mali, em junho de 2021. © REUTERS - AMADOU KEITA

Texto por: RFI 10/01/2022 

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) anunciou este domingo, 9 de Janeiro, que vai impor novas sanções contra o Mali, uma vez que a Junta Militar que lidera o país recusou realizar eleições a 27 de Fevereiro deste ano e, consequentemente, devolver o poder aos civis.

Assim sendo e como forma de represália, a CEDEAO decidiu adoptar duras sanções contra este país africano.

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental ordenou a retirada de todos os embaixadores das 15 nações africanas de Bamako, capital maliana e o congelamento das contas dos membros da Junta Militar.

Para além disso, vai existir ainda a suspensão de todas as transacções comerciais com o Mali, à excepção de produtos básicos e medicamentos e também o fecho de fronteiras terrestres e aéreas com o país, conforme deu conta o presidente da Comissão da Comunidade económica dos Estados da África ocidental, Jean-Claude Kassi Brou.

"Estas sanções dizem respeito ao encerramento das fronteiras terrestres e aéreas entre todos os países da CEDEAO e o Mali. Trata-se também da suspensão de todas as transacções comerciais e financeiras entre os países membros da CEDEAO e o Mali, com excepção dos produtos alimentares de consumo em larga escala, de medicamentos, de equipamentos e materiais de luta contra a Covid-19, de produtos petrolíferos e da electricidade", começou por referir o Presidente da CEDEAO.

Jean-Claude Kassi Brou falou ainda das restantes sanções adoptadas pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental.

"Trata-se também do congelamento dos valores da República do Mali em todos os bancos centrais dos países membros da CEDEAO, do congelamento dos bens do Estado maliano e das empresas do Estado e a ele afiliadas em todos os bancos comerciais da CEDEAO. Os chefes de Estado decidiriam retirar todos os embaixadores dos países membros da CEDEAO do Mali", acrescentou.

Estas decisões foram tomadas numa reunião extraordinária da CEDEAO que decorreu em Acra, capital do Gana, após o governo interino do Mali ter apresentado um cronograma com datas muito longínquas ( de 6 meses a 5 anos) para a realização de eleições.

Os golpistas utilizaram como argumento a insegurança que se vive no país, nomeadamente, em matéria de terrorismo, com a presença de vários grupos "jihadistas" em terreno maliano.

A CEDEAO considerou esta data completamente desproporcional e alegou que este prazo temporal é “inaceitável”.

Estas sanções começaram a ser aplicadas ontem, "com efeito imediato" e só "serão suspensas após a finalização de um cronograma satisfatório", disse a CEDEAO, em comunicado.

Autoridades do Mali reagem às sanções

As autoridades do Mali já reagiram às sanções impostas pela CEDEAO e condenaram "veementemente" estas medidas, que consideram "ilegais" e "desumanas".

"O governo do Mali deplora o carácter desumano destas medidas que vêm afectar as populações já severamente atingidas pela crise sanitária, nomeadamente a da Covid-19. O governo do Mali convida a população à calma e à contenção face a qualquer eventualidade da mobilização de forças estrangeiras contra o nosso país", começou por dizer Abdoulaye Maiga, porta-voz do governo maliano.

Depois, o representante dos golpistas deixou um apelo às forças de segurança e também à população: "O governo do Mali apela às forças de defesa e segurança, bem como à população a redobrar de vigilância e a manterem-se mobilizadas".

"O governo do Mali apela à solidariedade e ao acompanhamento de países e instituições amigos. Doravante, na base da reciprocidade, o Mali decide retirar os seus embaixadores acreditados junto dos Estados membros da CEDEAO e decide encerrar as suas fronteiras terrestres e aéreas com os países em causa", acrescentou ainda.

Para além disso, a Junta Militar tentou tranquilizar a população, garantindo que o abastecimento normal dos bens de primeira necessidade será garantido.

"O governo do Mali faz questão em tranquilizar a opinião nacional que foram tomadas medidas visando garantir o normal abastecimento do país por todos os meios apropriados", reiterou ainda Abdoulaye Maiga.

De salientar que no final do mês de Maio, a CEDEAO já tinha avançado com algumas sanções, nomeadamente, a suspensão do Mali de todas as instituições comunitárias. Em causa, o duplo golpe de Estado perpetrado pelos militares em Agosto de 2020 e em 24 de Maio de 2021.

Expo Dubai - Presidente da República desloca-se aos Emirados Árabes Unidos para participar nas celebrações do dia da Guiné-Bissau

Bissau, 10 Jan 22(ANG) – O Presidente da República deslocou-se hoje aos Emiratos Árabes Unidos, para participar na Expo Dubai de 10 à 13 de Janeiro.

De acordo com uma Nota Informativa do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da Presidência da República enviada hoje a ANG, a Guiné-Bissau estará representada no evento pelo chefe de Estado Umaro Sissoco Embaló, sendo o dia 12 do corrente mês dedicado ao país.

A gigante exposição mundial, que arrancou no passado dia 1 de Outubro de 2021, no Dubai, está a reunir, pela primeira vez, a essência de 191 países.distribuídos por centenas de pavilhões.

O lema do evento, é “Ligando Mentes, Criando Futuros”.

ANG/ÂC//SG

Veja Também:

O Presidente da República General de Exército Umaro Sissoco Embaló, deslocou-se hoje, aos Emirados Árabes Unidos, para participar na “Expo Dubai”. 👇

LÍDER DO PAIGC ACUSADO DE MÁ GESTÃO DE FUNDOS E DO PATRIMÓNIO MATERIAL DO PARTIDO

 Notabanca, 10.01.2022

O dirigente do PAIGC, António Óscar (Kankan) Barbosa acusou o líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira de má gestão de fundos e patrimónios material do partido.

Em carta aberta tornada pública sexta-feira, pelo jornal Nô Pintcha, o membro do Bureau Político do PAIGC e ex-secretário para a Informação, Comunicação e Documentação alega ter alertado ao Conselho Nacional de Jurisdição e Fiscalização (CNJF) do PAIGC sobre a gravidade dessas alegadas irregularidades, através de duas cartas, mas que nada foi feito até agora.

“Alertei na carta de 01 de Abril de 2021 ao CNJF para a existência de gravíssimas violações aos Estatutos do PAIGC, nomeadamente nos seus artigos concernentes ao Capitulo XIII(dos Recursos Financeiros e Patrimoniais) com particular incidência para o estatuto na Secção II(dos Recursos patrimoniais) nos seus artigos 140º(Composição) e 141º(Administração), levados a cabo, de forma abusiva e prepotente, pelo presidente do PAIGC, Engº Domingos Simões Pereira e seus cúmplices”, lê-se na carta.

Kankan, jornalista de profissão, refere ter chamado a atenção ao CNJF para o facto de, em nenhum momento, o Relatório do Secretariado Nacional do PAIGC cita a entrada nas suas contas de elevadas somas que foram dadas ao PAIGC ,em apoio às eleições legislativas e presidenciais de 2019.

Em causa estão alegados  fundos doados ao partido pelo MPLA/Angola, Togo, Benin, Mali, Costa do Marfim, no valor de 300 mil dólares que diz terem sido entregues directamente ao Domingos Simões Pereira.

Kankan que havia acusado  o PAIGC de o ter abandonado na doença, diz ter provas das acusações que faz ao líder do PAIGC, e sustenta que o artigo 141 dos estatutos do partido determinam que a administração  do património do partimónio do partido é da competência do Secretariado Nacional, e que o nº 2 do mesmo artigo indica que compete igualmente ao Secretariado Nacional do partido praticar atos de alienação do património do partido mediante autorização da Comissão Permanente.

O PAIGC realiza o X congresso entre fim de Janeiro e princípio de Fevereiro do ano em curso e Kankan diz ser urgente levar ao conhecimento dos militantes e simpatizantes do PAIGC o conteúdo das suas cartas.

RENAJ-GB lança aliniciativa "I DJUSTA! JOVENS, NO TOMA TERRA"


 Rádio Jovem Bissau 

Sua Excelência Presidente da República, General Umaro Sissoco Embaló participou hoje em Acra, Gana, na Sessão Extraordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo sobre a situação política da República do Mali.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Veja Também:

Uma Cimeira Extraordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da UEMOA,  foi realizada em Acra,  Gana, para tomar decisões sobre a situação política do Mali. O Presidente da República participou acompanhado do Ministro das Finanças e da Ministra de Estado e dos Negócios Estrangeiros.👇

CEDEAO impõe sanções ao Mali por recusar marcação de eleições

Expresso.pt  9 Janeiro, 2022

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) anunciou este domingo novas sanções ao Mali, onde a junta militar que o lidera recusou organizar eleições em fevereiro

Os países membros da CEDEAO acordaram impor o congelamento das contas dos membros da junta militar maliana nos bancos regionais, a retirada dos seus embaixadores em Bamaco e a suspensão de todas as transações comerciais com o Mali, com a exceção de alguns produtos básicos.

A CEDEAO endossa assim as medidas tomadas recentemente numa cimeira da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA), disse um participante na reunião que não quis ser identificado, falando de medidas “muito duras”.

Os países que integram a UEMOA são todos membros da CEDEAO.

Estas sanções são ainda mais rigorosas do que as adotadas após o primeiro golpe, em agosto de 2020. Em plena pandemia, as medidas foram severamente sentidas num país sem litoral e que está entre os mais pobres do mundo e terão forçado a junta, na altura, a concordar com o compromisso de devolver o poder aos civis 18 meses após as eleições, segundo a agência France-Presse.

O Mali vive desde 2012 uma crise de segurança decorrente do surgimento de vários grupos ‘jihadistas’ ligados aos grupos extremistas Al-Qaida e Estado Islâmico, que aproveitaram a debilidade do Estado maliano para avançar pelo Sahel, provocando dois golpes de Estado nos últimos dois anos.

Após seis meses no exterior: NAMBEIA REGRESSA AO PAÍS PARA PARTICIPAR NO VI° CONGRESSO DOS RENOVADORES

O presidente cessante do Partido da Renovação Social (PRS), Alberto Mbunhe Nambeia, já se encontra na Guiné-Bissau para participar no VI° congresso ordinário do partido que inicia amanhã,segunda-feira, 10 de janeiro de 2022.

Nambeia chegou a Bissau num voo comercial, disse uma fonte contactada pelo semanário O Democrata no aeroporto internacional Osvaldo Vieira.

“Comunicaram-nos para não permitir a entrada de jornalistas nem permitir que sejam tiradas fotografias. Conversei com dois jornalistas que estavam aqui, compreenderam e foram-se embora. Neste momento, ele [Nambeia] está no salão de honra com a sua comitiva)”, avançou, informando que “veio com a sua comitiva no avião da companhia Sky”.

Uma outra fonte contou que Nambeia terá saído hoje de manhã, de Portugal [onde se encontrava em tratamento, há mais de seis meses] para Dakar, capital do Senegal, e seguiu-se  para Bissau.

Nambeia concorre à sua própria sucessão no VI° congresso do partido a iniciar amanhã, 10 de janeiro, em Gardete, nos arredores de Bissau, sob o lema “Legados de Dr. Kumba Yalá face aos desafios do desenvolvimento”.

Vão participar no encontro magno dos renovadores 901 delegados provenientes de diferentes regiões do país, incluindo a diáspora.

Concorrem para a liderança do PRS 10 candidatos e 2 ao cargo de secretário geral.

Por: Tiago Seide

Foto: Gabriel Ié