terça-feira, 23 de abril de 2019

O que os macacos do nariz têm a dizer sobre a sua saúde?

Embora os médicos raramente façam diagnósticos de doenças baseados na observação dessa secreção, o muco que produzimos pode revelar algumas coisas a respeito da nossa saúde.


Uma equipa de investigadores do centro de investigação médico norte-americano Cleveland Clinic desenvolveu um peculiar e surpreendente infográfico no qual explicam o que a cor dos macacos do nariz pode significar.

Saiba mais:

Transparente

Sinal: tudo normal

Um adulto produz, em média, 1,7 litro de muco diário. Composto principalmente por proteínas, anticorpos, água e sais diluídos. A sua principal função é manter as fossas nasais lubrificadas e agregar humidade ao ar que respiramos, e boa parte dessa secreção acaba por descer pela garganta até chegar ao estômago, onde é dissolvida.

Branco

Sinal: congestão nasal.

Quando sofremos com gripes ou infeções nasais, os tecidos que revestem as narinas incham e inflamam, dificultando o fluxo do muco, que, por sua vez, perde parte da sua humidade e torna-se esbranquiçado e mais espesso.

Amarelo

Sinal: constipação ou infeção em progresso.

Digamos que a congestão nasal piorou e a constipação chegou para ficar. Isso faz com que o organismo mobilize o sistema imunitário para combater a infeção, enviando um exército de células até ao foco do problema. Entre essas células estão os glóbulos brancos que, posteriormente são eliminados através do muco, conferindo à secreção uma coloração amarelada.

Verde

Sinal: sistema imunitário comprometido.

Após um longo período de batalha — as constipações costumam durar entre 10 e 14 dias —, o muco pode tornar-se progressivamente mais espesso e cheio de células e outros vestígios do combate, adotando uma tonalidade esverdeada.

Rosado ou vermelho

Sinal: sangue.

Apesar do macaco rosado ou vermelho indicar a presença de sangue na secreção, não há motivo para entrar em pânico. Tal pode ser consequência de pequenas fissuras no tecido que reveste a cavidade nasal — geralmente provocadas por secura ou alguma irritação.

Castanho

Sinal: depende...

Quando o muco apresenta uma cor acastanhada, existe a possibilidade de que contenha sangue — o que significa que este caso é semelhante ao descrito no item anterior. Mas se não se tratar de sangue misturado à secreção, a tonalidade estranha pode ser resultado de algo que foi inalado, como terra ou pó.

Preto

Sinal: depende...

Fumadores e usuários de drogas podem apresentar muco de cor preta. No entanto, se esse não for o caso, a secreção com essa coloração pode ser indicativa de uma infeção séria causada por fungos. Sendo assim, em qualquer das três opções — cigarro, drogas ou infeção —, procure a ajuda de um médico!

NAOM

Cheias matam 32 pessoas na África do Sul

As cheias na província sul-africana da KwaZulu-Natal (nordeste) provocaram 32 mortos, de acordo com uma responsável local, citada hoje pela televisão estatal da África do Sul, a SABC.


"O número total [de vítimas] que temos agora situa-se em 32", disse Nomusa Dube-Ncube, membro do comité executivo da província.

A responsável refere que este número diz respeito às regiões de Chatsworth e Pinetown - as mais afetadas - e Marianhill, New Germany, Shallcross e Umlazi.

O Governo refere que pelo menos 145 pessoas estão deslocadas devido às inundações.

A SABC aponta que as chuvas que atingiram a região terão inundado e bloqueado estradas, assim como provocado o colapso de edifícios.

Os serviços meteorológicos sul-africanos emitiram um aviso de que mais chuvas deverão afetar a região.

Os deslocados provocados pelas cheias serão temporariamente alojados em centro comunitários, onde lhes será prestada assistência.

Dube-Ncube acrescentou que equipas de gestão de desastre estão no terreno a acompanhar as vítimas.

"Temos informações dos Serviços Meteorológicos Sul-Africanos de que durante a tarde as chuvas voltarão e esperamos cerca de 60% de chuva. De momento, estamos com chuvas de 300 mm. Muitas paredes ruíram, muitas margens colapsaram, causando o colapso de outras casas. Neste momento tempos o Departamento de Estradas, o Departamento de Fixação Humana, a Polícia Metropolitana (...) e todos os serviços de emergência foram ativados", referiu a responsável.

As chuvas atingiram o sul e leste da África do Sul durante o fim-de-semana e durante a noite de segunda-feira para terça-feira.

NAOM

THE QUEEN OF WORSHIP



LÍDER DO PAIGC DEFENDE QUE MADEM-G15 DEVE APRESENTAR OUTRO NOME PARA MESA DA ANP

O líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, exortou esta terça-feira, 23 de abril de 2019, o Movimento para a Alternância Democrática Grupo 15 (MADEM-G 15) para apresentar outro nome ao cargo do segundo vice-presidente da Assembleia Nacional Popular. Simões Pereira fez esta advertência a saída de uma reunião de concertação entre os líderes de seis formações políticas que constituem o Parlamento guineense, designadamente PAIGC, MADEM-G15, PRS, APU-PDGB, UM e PND, com o propósito de encontrar soluções políticas no concernente à escolha do segundo vice-presidente do Parlamento e do primeiro Secretário da Mesa de Assembleia.

Pereira disse na sua declaração aos jornalistas que o seu partido defende a aplicação do regimento da Assembleia Nacional Popular. Acrescentou que durante o encontro, outris partidos continuam na “lógica da transição” e que pretendem ignorar as disposições regulamentares e estatutárias, fazendo apelo à produção de consensos.

Questionado se o seu partido votaria outra figura apresentado pelo MADEM-G15 na sessão de amanhã (quarta-feira), explicou que a bancada parlamentar dos libertadores está determinada a respeitar as regras do jogo, ou seja, o regimento que segundo a sua explanação, “estabelece de forma muito clara qual é a lógica para determinar a representatividade e que a partir da qual decorre a indigitação do primeiro e segundo vice-presidentes bem como do primeiro secretário”.

“Aplicação das regras não só estabelecidas no regimento da Assembleia, mas em todas as práticas anteriores desde que a democracia foi fundada na Guiné-Bissau, demostram que o posto do primeiro vice-presidente é do PAIGC e o PAIGC já exerceu essa competência. O posto do segundo vice-presidente é do MADEM, portanto compete ao MADEM fazer a indigitação. Mas é o próprio regimento que também diz que cada uma dessas indigitações, tem que passar pelo sufrágio secreto dos deputados na Assembleia Nacional Popular. E não tendo recolhido a maioria absoluta dos votos dos parlamentares, então o MADEM tem que ser convidado s apresentar outro nome”, espelhou o político.

No que refere à questão do primeiro secretário reclamado pelos renovadores (PRS), lembrou que na nona (IX) legislatura o seu partido aceitou ceder o lugar do primeiro secretário da Mesa de ANP ao PRS no âmbito do entendimento estabelecido com os renovadores na altura. E questiona o porquê é que agora estão a ser obrigados a fazer esta cedência e pôr em causa uma regra do jogo que está claramente estabelecida.

“Em eleições legislativas nos regimes semipresidenciais depois da votação nas eleições e depois de estabelecido o vencedor das eleições, a constituição dos órgãos superiores da Assembleia Nacional Popular não segue a lógica simples da presença decorativa de todos os partidos. O princípio é que o partido maioritário deve criar condições para que haja estabilidade na Assembleia para que ação a governativa possa acontecer nos próximos quatro anos”, observou.

Recorde-se que na primeira sessão parlamentar que marcou o início desta X Legislatura realizada a 18 de abril, a candidatura do deputado Braima Camará, proposta pelo Movimento para a Alternância Democrática (MADEM-G 15) para o cargo de segundo vice-presidente do parlamento nesta X legislatura, foi reprovada com 50 votos contra, 47 a favor e três (03) abstenções, no total de 100 votantes, dos 101 deputados presentes na sala.

Por: Assana Sambú

Foto: A.S

OdemocrataGB

SISSOCO EM ABUJA EM MISSAO DO MADEM-G15


 O emissário do Coordenador Nacional do Movimento para Alternância Democrática MADEM-15, esta em ABUJA e, foi recebido ao principio da noite desta terça-feira dia 23 de abril pelo Presidente Buary.

No encontro assistido pelo Ministro Nigeriano dos Negócios Estrangeiro, Sissoco abordou assuntos ligados a bloqueio da X legislatura protagonizado pelo PAIGC.

Preocupado com a situação, o chefe de estado da Nigéria promete inteirar-se melhor da situação quer no âmbito da CEDEAO bem como âmbito bilateral através da representação diplomática Nigeriana em Bissau.

Nigéria tem tido um papel pró-ativo no âmbito das crises cíclicas que tem sacudido a Guiné-Bissau.





Fonte: Madem-G15/Sector Autónomo Bissau

BRAIMA CAMARÁ, PROMETE NÃO RECUAR NENHUM MILÍMETRE NAQUILO QUE O POVO CONCEDE O SEU PARTIDO


O Líder do Movimento para Alternancia Democrática MADEM-G15 disse ter surpreendido com uma posição radical do PAIGC, para o impedir assunção do segundo vice presidente da mesa da assembleia nacional popular.

O líder da Oposição falava hoje após o encontro promovido por presidente eleito do parlamento guineense Cipriano Cassamá, que visa aproximar as posições de líderes dos partidos com representação parlamentar, para uma saída plausivel no caso de constituição da mesa da ANP

Braima Camará disse sentiu-se que está a ser perseguido por um individuo que embora não disse o nome.

Nicolau Gomes Dautarim

Deputados sem dirigentes para mesa parlamentar de Bissau

Assembleia nacional da Guiné Bissau não consegue formar mesa parlamentar

Permanece o impasse na assembleia nacional popular da Guiné Bissau. Depois de uma primeira sessão marcada pela discórdia, aquando da tomada de posse na passada quinta-feira dos novos deputados eleitos nas legislativas de 10 de março, numa nova reunião hoje os líderes dos partidos com assento parlamentar não conseguiram novamente entender-se sobre quem vai ocupar ocupar os postos de direcção do orgão e em particular o cargo de segundo vice-presidente.

Mesmo com uma reunião convocada expressamente pelo presidente do parlamento, não houve consensos a volta da fórmula para eleição dos novos dirigentes da mesa parlamentar.

Cada um dos seis partidos com assento no novo hemiciclo guineense manteve a sua posição. Neste momento há assim um bloqueio total.

O impasse, que já dura há uma semana, deve-se ao facto de o Madem, segundo partido mais votado nas legislativas de março, apenas indicar o nome do seu coordenador, Braima Camará para o posto de 2º vice-presidente, a terceira pessoa na mesa do parlamento.

O nome de Camará não obteve a aprovação dos deputados na passada quinta-feira, numa votação secreta.?? O Madem diz que não vai apresentar outro nome que não seja o de Braima Camará, doa a quem doer, venha quem vier, conforme as palavras do próprio Camará.

 O Partido da Renovação Social, PRS, diz por seu lado, que cabe-lhe a ele indicar a figura de 1º secretário da mesa parlamentar, lugar que é reivindicado pelo PAIGC, vencedor das eleições e que já propôs os nomes de presidente e vice-presidente da mesa parlamentar.

Perante o extremar das posições, os partidos que sustentam a nova maioria no parlamento, alinhados com o PAIGC, dizem que a situação é simples: Perante o impasse nas conversações, caberá agora ao plenário do Parlamento, que se reúne na quarta-feira, dia 24, decidir o que fazer.

De Bissau, o nosso correspondente, Mussá Baldé.

RFI

Clientes da TAP sem bagagem criticam "serviço horrível" da transportadora para Bissau

Dezenas de pessoas protestaram hoje junto ao escritório da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) em Bissau devido ao atraso da chegada das suas malas de viagem, considerando que o serviço que está a ser prestado "é horrível".

"Cheguei na terça-feira e não recebi nenhuma das cinco malas. Viajei com um criança de três meses e outra de três anos. Aqui na TAP ninguém nos diz nada", afirmou Solange Guissange.

Revoltada, Solange Guissange disse que a companhia lhe deu 100 dólares, mas questionou o que faz com aquele dinheiro com duas crianças.

"Não aceito isto", lamentou.

Outra passageira, Tamará Cá, que também viajou pela TAP, mas na quinta-feira, com uma bebé, não recebeu nenhuma das cinco peças de bagagem, incluindo a que podia ter trazido consigo na cabine.

"Tinha direito a duas malas de 23 quilogramas e paguei mais duas", disse, explicando que não recebeu nenhuma mala e uma delas trazia o único leite que a bebé pode beber e que não há em Bissau.

Carlos Tibúrcio, um português que trabalha há dezenas de anos na Guiné-Bissau e que viaja com frequência entre os dois países, disse que os "serviços estão horríveis" e que "as coisas não funcionam".

"As informações da TAP são incorretas", lamentou, salientando que chegou na terça-feira e que se vai embora na quinta-feira.

Outras duas passageiras, que foram de férias a Bissau, e que também chegaram na terça-feira, ainda não receberam as malas.

"Desde 16 abril que há pessoas que não têm mala e a única resposta que temos tido da TAP é que talvez no próximo voo", disse Astrides Costa Pina, lamentando que as férias se tenham tornado num momento de 'stress'.

A Lusa contactou a TAP em Bissau e em Lisboa, mas ate ao momento ainda não obteve resposta.

Num alerta na página oficial da TAP na Internet, a companhia aérea adverte que há restrições de bagagem nos voos com destino a Bissau devido a "limitações de espaço" nos aviões, nomeadamente no período da Páscoa, entre 06 de abril e 21 de abril, no verão, entre 20 de junho e 15 de agosto, e no Natal, entre 11 de dezembro e 06 de janeiro de 2020.

No mesmo alerta, a TAP salienta que nas viagens com destino a Bissau não é permitido excesso de bagagem da franquia associada à tarifa, nem compra de peças de bagagem extra.

"Apenas serão aceites o número de bagagens indicadas no bilhete e cuja soma das três dimensões (altura, largura, comprimento) não ultrapasse os 158cm, com peso máximo de 23kg, em classe económica, e de 32kg, em classe executiva.

A limitação aplica-se a todos os bilhetes, independentemente do tipo de produto adquirido ou estatuto de Passageiro Frequente, com exceção dos bilhetes tap|discount, onde apenas será possível adicionar uma peça de bagagem", sublinha.

Mas, apesar das restrições em vigor, a TAP continua a vender e a aceitar malas extras para os voos com destino a Bissau.

DN

Estes são os países mais ricos, saudáveis, felizes e seguros do mundo

Noruega, Nova Zelândia e Finlândia lideram o ranking do Índice de Prosperidade Global Anual mas Portugal também ficou (muito) bem classificado. Veja aqui a lista dos países mais prósperos do mundo.


O Legatum Institute, um grupo de reflexão com sede em Londres lançou o seu Índice de Prosperidade Global Anual, um estudo de grandes dimensões que classifica os países mais prósperos do mundo.
O dinheiro que um país possui constitui um dos fatores de prosperidade, no entanto, o Legatum Institute teve em consideração muitos outros fatores no seu ranking.

A organização comparou 104 variáveis diferentes na sua lista. Estas variáveis vão desde os indicadores mais tradicionais como o PIB per capita e o número de pessoas a trabalhar a tempo inteiro até outros dados como o número total de servidores de internet seguros que um país tem e o quão descansadas as pessoas se sentem no seu dia-a-dia.

As variáveis foram então divididas em nove subcategorias: Qualidade Económica, Ambiente de Negócios, Governo, Educação, Saúde, Segurança e Proteção, Liberdade Pessoal, Capital Social e Ambiente Natural.

O índice focou-se em 149 países que têm mais dados das variáveis estudadas disponíveis.

Segundo o Instituto Legatum, a Noruega é o país mais rico, próspero e feliz do globo. Segue-se a Nova Zelândia, na segunda posição, a Finlândia na terceira e a Suiça na quarta. Na cauda do top 5 está a Dinamarca.

Em termos gerais, Portugal encontra-se no 24º lugar do ranking, atrás de países como a Irlanda (no 10º), a Eslovénia (18º) ou Malta (19º), mas acima, por exemplo, de Espanha (25.º), ou Itália (34º).

A nível individual, Portugal obteve a sua melhor classificação na categoria de liberdade pessoal, com a 6ª posição. Enquanto a Educação teve a pior avaliação, ocupando o 42º lugar.

A Segurança e Proteção surge em 20º; o Governo em 25º;  o Ambiente de Negócios em 34º; a Qualidade Económica e o Ambiente Natural em 35º; a Saúde em 37º e o Capital Social em 39º.

Os 10 melhores:

Noruega
Nova Zelândia
Finlândia
Suiça
Dinamarca
Suécia
Reino Unido
Canadá
Holanda
Irlanda

Os 10 piores:

Afeganistão
República Centro-Africana
Iêmen
Chade
Sudão
República Democrática do Congo
Iraque
Mauritânia
Angola
Burundi

Consulte aqui os resultados completos do ranking

jornaleconomico.sapo.pt


SOCIEDADE CIVIL APELA AOS DEPUTADOS DA NAÇÃO NO SENTIDO DE PREVILEGIAREM O DIALOGO E CONCERTAÇÃO PARA RESOLUÇÃO DA SITUAÇÃO DA ELEIÇÃO DA MESA DE ANP.

Movimento Nacional da Sociedade Civil para Paz, Democracia e Desenvolvimento, escreveu uma carta aberta aos dignissimos deputados da Assembleia Nacional Popular. A carta aberta que a Rádio Nossa teve acesso, disse que, às seis formações políticas, concretamente, o PAIGC, o Movimento para Alternancia Democratica-G15, PRS, APU-PDGB, UM e PND. Entretanto, a Xª Legislatura na sua primeira reunião de tomada de posse de novos deputados e para a constituição da mesa de ANP, iniciou com sinais de muita preocupação em consequência de dificuldades para constituição integrada mesa.

Entretanto, a não eleição integral dos membros da mesa coloca a ANP num imbroglio político com consequências em termos de estabilidade que tanto almejamos, razão pelo qual deve ser criada as condições favoráveis para que seja ultrapassada esta situação.

A mesma carta, contou que, desses partidos pendem enormes responsabilidades para observação de lançamento do pacto de estabilidade política e social aos dois mandatos subsequentes da sua assinatura ocorrido no passado 15 de fevereiro na ANP e sob auspícios do seu presidente. Com isso, é imperativo a viabilização da presente Xª legislatura requerem fairplay politica a convivência e coabitação independentemente as diferencias ideológicas desprendidas de qualquer revanchismo ou interesse obscuras.

Movimento da sociedade civil, lembrou aos deputados que a população votou nesses partidos no pressuposto que esta Xª Legislatura seja diferente da IXª legislatura onde assistimos de não funcionamento regular deste importante orgão de soberania.

A nova configuração parlamentar interpela a esses partidos sobretudo, bem como o governo que é emanação do parlamento, a maior capacidade de diálogo e concertação permanente com vista a garantir a estabilidade politica, social e assim governativa quão necessárias para implementação de reformas essenciais e adequação de instrumentos políticos e programas que promova o bem-estar das populações e o desenvolvimento sustentável, conclui a nota de imprensa de sociedade civil que a Rádio Nossa teve acesso.

Noémia Gomes da Silva

Rádio Nossa 23.04.19

Última Hora: ANP, termina a concertação, mas ainda não há consenso a volta da constituição da Mesa do Parlamento


Após varias horas de concertação entre os partidos com assento parlamentar para constituição da Mesa ANP, os partidos relegam a decisão a sessão convicada para amanhã.

Quer dizer, os deputados da Nação vão votar para eleger o segundo vice-presidente do Parlamento e os restantes membros da Mesa (1 e 2 secretario).

Na primeira sessão da decima legislatura, os deputados elegeram o Presidente da Assembleia Nacional Popular e o seu primeiro vice. A cadidatura de Braima Camara, líder do Madem G15, para o segundo vice-presidente do parlamento foi chumbada pela maioria dos deputados.

Aliu Cande

Portugal com 3.ª maior dívida pública da União Europeia em 2018

Portugal registou a terceira maior dívida pública da União Europeia (UE) em 2018, ao atingir 121,5% do produto interno bruto (PIB), divulgou hoje o gabinete de estatísticas comunitário, o Eurostat, que confirmou um défice orçamental de 0,5%.


De acordo com os dados hoje divulgados pelo Eurostat, Portugal era, no final de 2018, um dos 14 Estados-membros da UE com dívida pública superior a 60% do Produto Interno Bruto (PIB), ficando em terceiro lugar a seguir à Grécia (181,1%) e Itália (132,2%).

Neste ano, a dívida pública ascendeu, assim, a 244.906 milhões de euros, o equivalente a 121,5% do PIB.

No que toca ao défice, ficou nos 0,5% do PIB, como divulgou no final de março passado o Instituto Nacional de Estatística (INE), número abaixo dos 0,6% previstos pelo Governo.

Em 2017, Portugal tinha registado um saldo negativo de 3%.

Também confirmado pelo Eurostat foi o défice das Administrações Públicas, que atingiu cerca de 913 milhões de euros no ano passado.

Estes dados do Eurostat são baseados na primeira notificação de 2018 relativa ao Procedimento por Défices Excessivos remetida pelo INE no final de março.

O gabinete de estatísticas da UE adianta que, em 2018, tanto o défice como a dívida pública baixaram face a 2017 na UE e na zona euro.

Relativamente à UE, registou-se um défice de 0,6% do PIB no ano passado (que compara com 1% em 2017) e uma dívida pública de 80% do PIB (que em 2017 tinha sido de 81,7%).

No que toca à zona euro, o défice caiu para metade ao representar 0,5% do PIB, enquanto a dívida pública foi de 85,1% do PIB (no ano anterior tinha sido de 87,1%).

interlusofona.info

CIPRIANO CASSAMA REUNE COM PARTIDOS PARLAMENTAR


O líder do Parlamento da Guiné-Bissau, Cipriano Cassama está reunido neste momento com os líderes dos partidos com assento parlamentar, soube à Rádio Jovem junto da fonte oficial.

O encontros decorrer no hemiciclo guineense visa encontrar solução para a composição da mesa que irá dirigir o Parlamento.

De recordar que o PAIGC, que venceu as legislativas conquistando 47 dos 102 mandatos no parlamento, propôs a eleição de Cipriano Cassamá, o que foi aprovado, e ainda apresentou Nuno Nabian, líder da Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU/PDGB), que também foi eleito ao cargo de primeiro vice-presidente do órgão legislativo.

O impasse deu-se quando o MADEM indicou o seu líder Braima Camará, em observância do dispositivo legal que diz que caberá ao segundo maior votado a indicação do segundo vice-presidente do parlamento.

No último sábado, o porta-voz da formação política fundado pelos dissidentes do PAIGC, Djibril Baldé anunciou que o MADEM-G15 vai manter a candidatura do deputado e líder do movimento, Braima Camará ao lugar de segundo vice-presidente do parlamento nos termos da deliberação da quinta sessão da comissão permanente do partido.

Contudo, reafirmou a determinação do movimento em viabilizar todos os pacotes legislativos para o bem da Guiné-Bissau à semelhança do que demonstrou na viabilização da eleição para ps lugares de presidente e primeiro vice-presidente da ANP, propostos pelo PAIGC.

Perante este cenário, Baldé chama atenção a opinião pública nacional e internacional, sobre manobras do PAIGC, visando provocar, mais vez, crise político institucional na ANP.

Apesar da realização das eleições legislativas no mes passado, a Guiné-Bissau vive uma crise política desde que, em 2015, José Mário Vaz exonerou o governo do PAIGC.

Por: AC

HOSPITAL NACIONAL REGISTA MAIS DE QUARENTA CASOS NA CELEBRAÇÃO DE PASCOA

O Médico Clinico Geral e Diretor Adjunto de Banco de Urgência do Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM), Papa de Sousa, revelou esta segunda-feira, que durante a quadra festiva de Páscoa, receberam nos serviços de cirurgia e ortopedia, 20 casos resultantes de agressões físicas e acidentes de viação enquanto que nos serviços de Medicina disse registaram também 20 casos mas sem nenhum óbito.

Este responsável falava esta segunda-feira, aos jornalistas para dar ponto de situação sobre os casos que deram entrada este domingo ao HNSM durante a Festa de Páscoa Relativamente aos casos que deram entrada no  ano passado e este ano, Papa de Sousa revelou que este ano houve menos número de casos o que considera de positivo o balanço do presente ano HNSM não registou nenhum óbito relacionado com a Festa de Páscoa embora houve casos de agressões e de acidentes rodoviários no Serviço de urgências do Hospital Nacional Simão Mendes.

É de salientar que HNSM registou quarenta casos, dos quais quatro são acidentes de viação terrestre durante  comemorações da Páscoa. A informação foi tornada pública pelo director adjunto do serviço de Urgências daquele maior estabelecimento hospitalar do país, Papa de Sousa,.

Em termos de balanço, o director adjunto do Serviço de Urgência confirma o registo de 40 casos, dos quais quatro casos resultantes de acidentes de viação, três de agressões físicas e entre outros, tendo assegurado que este ano o seu serviço não registou nenhum óbito.

Adiantou que a maioria dos casos registrados tem a ver com o consumo excessivo do álcool tanto as agressões físicas bem como acidentes de viação.

Os fiéis católicos celebram a festa de Páscoa, que simboliza o dia da ressurreição de Jesus Cristo.

Noémia Gomes da Silva

Rádio Nossa 23.04.19