sexta-feira, 8 de março de 2024

Baterias usadas da Estação Espacial reentram hoje na atmosfera

© Shutterstock

POR LUSA   08/03/24 

A Agência Espacial Europeia (ESA) está monitorizar a reentrada natural na atmosfera terrestre, esperada para hoje, de um conjunto de nove baterias usadas, com peso estimado de 2,6 toneladas, que estavam na Estação Espacial Internacional.

As baterias foram lançadas em 11 de janeiro de 2021 e a sua massa total é estimada em 2,6 toneladas, a maior parte das quais deve ser incinerada durante a reentrada.

Embora algumas peças possam atingir o solo, o risco de vítimas, ou seja, a probabilidade de uma pessoa ser atingida, é muito baixo, sublinha a ESA no seu 'site'.

A agência lembra que um grande objeto espacial reentra naturalmente na atmosfera cerca de uma vez por semana, e a maioria dos fragmentos associados ardem antes de atingir a superfície da Terra.

A maioria das naves espaciais, veículos de lançamento e 'hardware' operacional são concebidos para limitar os riscos associados à reentrada.

A reentrada destas baterias ocorrerá entre -51,6 graus sul e 51,6 graus norte, mas há grandes incertezas, impulsionadas principalmente pelos níveis flutuantes de resistência atmosférica, que impedem previsões mais precisas neste momento, observou a agência.

"Quanto mais nos aproximamos da janela de reentrada esperada, melhor a região em questão pode ser geograficamente limitada", sublinhou a ESA, que aponta para hoje a previsão atual de reentrada, com uma incerteza de "+/- 0,4 dias".

A agência espacial está a monitorizar o objeto e, mediante pedido, fornece aos Estados-membros da ESA as últimas previsões sobre a hora e local da reentrada, que depois combinam com as suas próprias análises.

Esta não é a primeira vez que a ESA monitoriza de perto a reentrada de um objeto. Em 21 de fevereiro, confirmou que o satélite Heritage ERS-2, agora fora de uso, reentrou na atmosfera terrestre, sobre o oceano Pacífico, entre o Alasca e o Havai, sendo que nenhum dano material foi relatado.

Quando o satélite chegou a cerca de 80 quilómetros da Terra, começou a quebrar-se em pedaços, que se incineraram.



Leia Também: Trinta anos depois, Portugal lança o seu segundo satélite para o Espaço

Visitas guiadas à exposição “Liberdade - Portugal, lugar de encontros”

Visitas guiadas à exposição “Liberdade - Portugal, lugar de encontros”

Para conhecer a mostra de cruzamentos e de encontros e a expressão artística propiciada pela conquista da Liberdade em Portugal, a UCCLA e o Centro Cultural de Cabo Verde organizam, a partir de 14 de março, visitas guiadas à exposição “Liberdade - Portugal, lugar de encontros”, pelas 12 horas.

Data das visitas:   

14 e 28 de março, 11 e 26 de abril e 9 de maio - UCCLA 

Visita guiada com João Pinharanda 

21 de março e 4 de abril - Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV)

Visita guiada com Ricardo Barbosa Vicente

A entrada é livre.

Na exposição, com curadoria de João Pinharanda, são-nos apresentados 28 olhares artísticos contemporâneos, oriundos dos países que se expressam oficialmente em língua portuguesa. Estes artistas têm em comum o facto de terem tido ou ainda terem em Portugal um lugar de encontro e trabalho, que pode não ser central nem determinante no seu olhar, mas que não deixa de ser um laço, com a restante realidade artística. A manifesta pluralidade de perspetivas decorre não só da diversidade de origens geográficas e das vivências pessoais, que moldaram a respetiva sensibilidades e criatividade individual.

Todas as informações sobre a exposição estão disponíveis através do link https://www.uccla.pt/noticias/exposicao-liberdade-portugal-lugar-de-encontros

Moradas:

UCCLA - Avenida da Índia, n.º 110 - Lisboa

CCCV - Rua de São Bento, n.º 640 - Lisboa

Com os melhores cumprimentos,

Anabela Carvalho

Assessora de Comunicação | anabela.carvalho@uccla.pt

Avenida da Índia n.º 110, 1300-300 Lisboa, Portugal | Tel. +351 218 172 950 | 

uccla@uccla.pt | www.uccla.pt Facebook Linkedin | Youtube | Instagram | Twitter |ISSUU

"Destruir frota russa". Reino Unido vai fornecer 10.000 drones à Ucrânia... Este apoio inclui um investimento de 160 milhões de dólares (cerca de 146 milhões de euros).

© Wiktor Szymanowicz/Future Publishing via Getty Images

Notícias ao Minuto   07/03/24 

O Reino Unido anunciou esta quinta-feira que vai fornecer 10.000 drones à Ucrânia para apoiar o país na sequência da invasão russa no seu território.

O anúncio feito pelo Secretário da Defesa, Grant Shapps, durante uma visita a Kyiv, onde se reuniu com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Este apoio inclui um investimento de 160 milhões de dólares (cerca de 146 milhões de euros), juntando-se a um investimento de  256 milhões de dólares (234 milhões de euros) já anteriormente atribuídos ao país em guerra.

O armamento incluirá 1.000 drones de ataque unidirecional e que visam navios dos invasores.

"As Forças Armadas da Ucrânia estão a utilizar armas doadas pelo Reino Unido com um efeito sem precedentes, para ajudar a destruir cerca de 30% da frota russa do Mar Negro", afirmou Shapps.

De recordar que, na terça-feira, os drones marítimos ucranianos afundaram um navio de guerra russo no Mar Negro, o último de uma série de ataques que têm vindo a paralisar a capacidade naval de Moscovo.

De recordar que o Governo da Noruega anunciou hoje vai contribuir com 1,6 mil milhões de coroas (140 milhões de euros) para o plano checo de aquisição de munições para a Ucrânia se defender da agressão russa.

A Ucrânia poderá receber dentro de algumas semanas 800.000 projéteis de artilharia adquiridos a países terceiros como parte da iniciativa financiada por uma coligação de 18 nações.

Com outros parceiros da NATO, incluindo a Dinamarca e o Canadá, a República Checa detetou meio milhão de munições calibre 155 e 300.000 munições calibre 122, que estavam disponíveis em países terceiros.

Bélgica, Reino Unido, Dinamarca, França, Alemanha, Lituânia, Países Baixos, Noruega e Suécia estão entre os países contribuintes. 



Leia Também: O Presidente francês Emmanuel Macron transmitiu hoje à oposição que "não há limites" ou "linhas vermelhas" para o apoio de França à Ucrânia, reiterando uma posição considerada irresponsável no Ocidente e que Moscovo já condenou.

FERNANDO DIAS PRESIDENTE INTERINO DE PRS EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA... PARTE_1/PARTE_2


 Radio Voz Do Povo 



COMUNICADO FINAL DO CONSELHO DE MINISTROS _07.03.2024

 Radio Voz Do Povo

Declaração aos Jornalistas, após audiência conjunta do Presidente do Supremo Tribunal, Procurador Geral da República e Presidente do Tribunal Militar com o Presidente da República Umaro Sissoco Embaló.

 Radio TV Bantaba