1 de junho de 2018

EAGB: NOTA À IMPRENSA



/bambaramdipadida

FMI aprova avaliação da Guiné-Bissau e prolonga ajuda até depois das eleições

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou hoje a quinta avaliação ao programa de apoio à Guiné-Bissau, desembolsando 4,3 milhões de dólares, e alargou o período de intervenção até depois das próximas eleições.


"A finalização da revisão permite a disponibilização de 4,3 milhões de dólares, trazendo o total dos desembolsos para 24,2 milhões de dólares", lê-se no comunicado divulgado hoje à noite em Washington, no qual se dá conta que o programa de apoio foi alargado até julho de 2019, oito meses depois das eleições previstas para novembro deste ano, e que o total da ajuda deverá subir de 24,2 milhões de dólares para 32,2 milhões.

O prolongamento do programa por mais um ano "vai ajudar a ancorar a estabilidade macroeconómica durante o próximo período eleitoral, apoiar as reformas focadas na mobilização das receitas e o combate à falta de infraestruturas essenciais, para além de ajudar também a cumprir as necessidades da balança de pagamentos", lê-se no comunicado.

Na quinta avaliação do programa iniciado em 2015, o conselho de administração do FMI considera que a implementação das linhas do acordo de assistência financeira "foi boa" e acrescenta que "todos os critérios de desempenho e as metas indicativas foram cumpridas", o mesmo acontecendo com seis dos oito indicadores estruturais de referência, com um a ser alcançado entretanto e outro está em fase de finalização.

"A atividade económica manteve-se robusta", o que explica um crescimento de quase 6% no ano passado e a previsão de que a economia da Guiné-Bissau cresça 5% ao ano até 2022, com a inflação controlada nos 1,1% em 2017 e o défice nos 1,5% do PIB.

"A perspetiva de evolução económica é genericamente positiva, com o crescimento projetado de 5,2% este ano, mas sujeito a significativos riscos que emanam do ainda frágil ambiente político e dos termos adversos dos desenvolvimentos no comércio".

"Manter um forte ímpeto reformista será crucial para os contínuos melhoramentos nos resultados", comentou o vice-diretor executivo do FMI, Tao Zhang, acrescentando que "continuar o progresso sobre as melhorias das condições para os empresários privados também será importante", tal como é o fortalecimento do setor bancário, encarado como "crítico para manter a estabilidade do setor financeiro e alargar a intermediação financeira".

dn.pt

Aeroporto Blaise Diagne de Dakar ! Guintis na cumpu cê terra só...Na Guiné é na brinca ku povo na tafal tafal só! Pa próximas eleições, país precisa di políticos honestos, competentes ku ambição di cumpu terra, di pui nteres di povo dianti. Próxima eleição i preciso pa povo assumi si responsabilidades di faci mindjor escolha possível pa Terra Ranka di bardade.


Braima Darame


CEMGFA guineense nega desentendimento com PR por alegadas movimentações de droga

O chefe das Forças Armadas da Guiné-Bissau, Bigauê Na Ntan, desmentiu hoje quaisquer desentendimentos dos militares com o Presidente do país sobre alegadas movimentações de droga, como tem sido comentado nos últimos dias.

Num discurso por ocasião da festa que ofereceu às crianças, filhos de militares, Biaguê Na Ntan disse serem falsas as afirmações de que o Presidente da República, José Mário Vaz, teria acusado os militares de estarem envolvidos com o tráfico de droga.

O chefe das Forças Armadas guineense confirmou que José Mário Vaz realizou uma reunião com as chefias militares, a semana passada, na sua qualidade de "comandante em chefe das Forças Armadas", mas para dar "orientações sobre a necessidade de reforço da vigilância", observou Na Ntan.

"O Presidente veio cá dizer-nos que temos que estar atentos e coesos para lutar contra essa coisa de o nosso país ser rotulado de narcoestado", explicou o chefe das Forças Armadas, sublinhando ter concordado com os apelos de José Mário Vaz.

O líder dos militares guineenses observou que todas as unidades, Marinha, Força Aérea e Exército, devem "estar prontas e vigilantes para impedir que a droga entre no país", o que, disse, faz mal à imagem da Guiné-Bissau.

DN.PT

OS “15” AMEAÇAM SAIR ÀS RUAS PARA EXIGIR DA CEDEAO A REPOSIÇÃO DA LEGALIDADE


O grupo dos “15” responsabiliza a CEDEAO pela não participação da organização na cimeira dos Chefes dos Estados realizada em Lomé.

Em conferência de imprensa hoje em Bissau, Tomas Gomes Barbosa, porta-voz do grupo, pediu ao Presidente da Republica a intervir junto da organização sub-regional para pôr fim as sanções impostas contra alguns políticos do país.

Ainda, o político afirmou que têm todas as condições para colocar os seus apoiantes nas ruas de Bissau para uma manifestação contra injustiça.

Gomes Barbosa recorda que foram afastados injustamente na direção do PAIGC, mas acabaram de ceder remetendo-se em silêncio para que o país possa realizara eleições legislativa.

notabanca

PRS - NOTA A IMPRENSA



Prs Bissau

José Mário Vaz - Hoje o Palácio da República encheu-se de cor e alegria. - 1° de Junho - Dia Internacional da Criança.

Dia 1 de Junho é o Dia Internacional da Criança, a data é celebrada em vários países, e é o dia de reflexão sobre as condições de vida das nossas crianças.

As Nações Unidas aprovaram a 20 de Novembro de 1959 a Declaração dos Direitos da Criança, proclamando os direitos das crianças de todo o mundo.

Temos a obrigação e a responsabilidade de trabalhar todos juntos para um futuro melhor das nossas crianças.

"As crianças de hoje serão os homens de amanhã."







 



























































José Mário Vaz - Presidente da Republica da Guiné-Bissau