sábado, 12 de janeiro de 2019

PR José Mário Vaz visita o campo agrícola de camposa-Bafatá


O Chefe de Estado guineense, José Mário Vaz entregou hoje 200 sacos de arroz e 4 mil litros de combustivel a associação dos agricultores da camposa na região de Bafafá, leste da Guiné-Bissau. 

Nesta deslocação, o Presidente guineense foi acompanhado pelo embaixador da China e o representante da FAO no país. Aos jornalistas, Mario Vaz diz que 2019 será o ano dos guineenses apostarem no sector da agricula.

                                        Assistir Vídeo Aqui

São 120 hectares de terras para cultivar, divididos em 3 zonas, constituíndo 480 pequenas bolanhas, que em cada campanha consegue produzir mais de 480 toneladas de arroz.

O campo agrícola de camposa é gerido pela Associação Camposa, com mais de mil associados, cuja maioria é mulhres






                                                                            Vídeo Aqui
Alison Cabral

Aliu Cande

RUI LANDIM PEDE DEMISSÃO IMEDIATA DE PGR

O analista político guineense, Rui Landim, pediu esta sexta-feira, 11 de Janeiro de 2019, a demissão imediata do Procurador-Geral da Republica da Guiné-Bissau (PGR), Bacari Biai, após o Tribunal Regional de Bissau declarar nulos todos os atos praticados pelo Ministério Público em relação ao processo eleitoral em curso no país.

Em declarações exclusivas à Radio Jovem e DW-África, Landim afirma que Bacari Biai não tem condições para continuar a exercer com dignidade a função do Procurador-Geral da Republica guineense. “Acho que agora este Procurador-Geral de República não tem outro caminho. A porta está aberta para sair, deve ir embora, porque não tem condições para exercer com dignidade aquela função. A função do Procurador tem que ser uma função de grande honra”, afirmou Landim.

Em Dezembro de 2018 decidiu Biai, na sequência de uma queixa apresentada por um grupo de partidos políticos por alegadas irregularidades no recenseamento eleitoral, suspender os trabalhos no servidor principal do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) e requisitar às forças de segurança para controlar as entradas e saídas daquele gabinete, bem como interditar a entrada de pessoas não autorizadas no edifício.Perante este cenário, o analista convida o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, em nome do governo a não só intentar uma queixa-crime contra Bacari Biai, como fazer finca pé para que seja exonerado das funções.

Visivelmente desapontado com ações de Biai durante atual crise politica, Landim entende que o Procurador-Geral da República guineense só tem condições para ser “militante” e ativista político, mas representar o Estado não pode continuar. Durante a sua longa intervenção à nossa estação emissora para analisar atualidade política no país, Landim, diz que é urgente o país realizar as eleições legislativas a 10 de Março do ano em curso para legitimar o parlamento guineense.

Mas também chamou atenção ao Presidente guineense no sentido de marcar a data das eleições presidências o mais rapidamente possível para recompor a Guiné-Bissau, que ficou fortemente fustigada devido a crise politica. “Espero que se faça escrutínio na data marcada, e, é urgente que isso aconteça e que eleições presidências não passam também sejam marcadas e que o Presidente da República que marque a data das eleições ainda este mês”, referiu Landim.

A ocasião serviu para o analista político apelar a comunidade internacional (CEDEAO, UA e ONU) a continuar acompanhar a situação sociopolítica do país, porque se não a Guiné-Bissau está na iminência de entrar numa “desgraça”, tendo citado exemplo de alguns países. A Guiné-Bissau vive uma crise política desde a demissão, por José Mário Vaz, do Governo liderado pelo primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, vencedor das legislativas de 2014), em agosto de 2015.

Em abril, foi alcançado consenso para a nomeação de Aristides Gomes como primeiro-ministro com o objetivo de organizar eleições legislativas a 18 de novembro, posteriormente adiadas devido a dificuldades financeiras e técnicas, que atrasaram o início do recenseamento eleitoral.
                                         ENTREVISTA COMPLETA  
Por: Alison Cabral 

radiojovem.info

Guiné-Bissau: ATORES POLÍTICOS DIVERGIRAM SOBRE REVISÃO CONSTITUCIONAL EM 2019


Os partidos políticos guineenses divergiram-se esta quinta-feira, 10 de Janeiro de 2019, sobre a possibilidade da Guiné-Bissau realizar um referendo que possibilite a revisão constitucional ainda este ano.

No final de 2018, o Chefe de Estado guineense, José Mário Vaz, defendeu esta iniciativa de o país realizar um referendo popular com objetivo de acabar com as divergências entre as instituições e criar estabilidade política no país. Confrontado com este apelo momentos depois de entrega dos dossiês do partido no Supremo Tribunal de Justiça (STJ), o líder do Partido da Nova Democracia (PND), Iaia Djaló, alertou ao Presidente guineense que esta iniciativa é da exclusiva competência do parlamento.“Eu acho que isso, é da competência da Assembleia Nacional Popular (ANP), quando for instituída depois das eleições legislativas de 10 de Março do ano curso”, vincou Djaló. Embora o sistema político guineense tem sido marcado por problemas há de mais de 20 anos, Djaló entende que o problema da Guiné-Bissau não está nas leis do país, mas sim nas pessoas.

Para o secretário-geral do Partido da Renovação Social (PRS), Florentino Mendes Pereira, é fundamental rever a constituição, para clarificar as competências, com vista a diminuir o conflito interinstitucional no país. “A experiência demonstra claramente que a coabitação entre o Chefe de Estado e o primeiro-ministro é impossível em todas as legislaturas, portanto é urgente mudar a constituição da república do país”, argumentou Mendes Pereira.

O líder da Frente Patriótica de Salvação Nacional (FREPASNA), entende que os dois sistemas (semipresidencialista ou presidencialista) são exequíveis para o país, embora alerta que o país não esta na constituição, mas sim nas pessoas.

De acordo com Baciro Djá, o importante é a Guiné-Bissau encontrar pessoas com perfis adequados para os postos do Presidente da Republica e o primeiro-ministro.A Guiné-Bissau tem o semipresidencialista, como sistema de governo, mas têm sido recorrentes debates a nível interno e incentivos da comunidade internacional de uma necessidade sobre a necessidade de uma alteração, sob alegação de conflitos potenciados pelo modelo constitucional.

Neste sentido, “Jomav”, como é conhecido o Chefe de Estado guineense entende que uma revisão da constituição daria possibilidade para que o Presidente da Republica a ser eleito em 2019 tenha as coisas clarificadas.

Em Outubro de 2018, o presidente da Comissão da União Africana, Mussa Faki Mahamat, disse em Bissau que há um problema constitucional no país e que a organização está disposta a dar apoio técnico para a solução da questão.  

Por: Alison Cabral

radiojovem.info