sexta-feira, 17 de novembro de 2023

África do Sul registou 4.300 sequestros em três meses

© Reuters

POR LUSA   17/11/23 

Pelo menos 4.300 pessoas foram sequestradas nos últimos três meses na África do Sul, anunciou hoje o Governo sul-africano.

De acordo com os dados estatísticos relativos aos meses de junho, julho e setembro de 2023, divulgados pelo ministro da Polícia, Bheki Cele, o número de casos de sequestro registou um agravamento de 6,8% (272 casos) comparativamente ao período homólogo no ano passado, aumentando de 4.028 para 4.300 casos de rapto este ano.

A maioria dos incidentes de sequestro ocorreu nas províncias de Gauteng (2.194 casos), onde se situam as cidades de Joanesburgo e Pretória, a capital do país, KwaZulu-Natal (860), Cabo Oriental (250), Estado Livre (166), Noroeste (210), Cabo do Norte (44) e Mpumalanga (244).

As províncias sul-africanas de Limpopo (109 casos) e Cabo Ocidental (223 casos), onde se situa a Cidade do Cabo, registaram um decréscimo no número de raptos na ordem de 12,1% (menos 15) e 10,1% (menos 25), respetivamente.

Num relatório a que a Lusa teve acesso, a polícia sul-africana (SAPS) indicou que os sequestros por resgate financeiro aumentaram de 77 para 136 casos comparativamente a período homólogo no ano passado.

O ministro da Polícia sul-africano anunciou ainda que 6.945 pessoas foram assassinadas no último trimestre na África do Sul, país vizinho de Moçambique, apesar de uma diminuição de 0,8% na taxa de homicídios no país, decrescendo de 7.004 casos em 2022 para 6.945 casos entre julho e setembro deste ano.

"Das pessoas assassinadas durante o período em análise, 881 eram mulheres e 293 eram crianças", referiu Bheki Cele, acrescentando que "35 agentes da polícia foram mortos em serviço e fora de serviço, entre julho e setembro de 2023".

Mais de 226.000 pessoas foram presas nos últimos três meses na África do Sul, "incluindo alguns dos criminosos mais procurados e perigosos", sublinhou o governante sul-africano.


Leia Também: Partido no poder na África do Sul quer fechar embaixada em Israel

Entrevista com o Músico Guineense FLAVNAIS KING FDB


CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Radio Voz Do Povo 

São Tomé. UE financia central de energia solar para investigação agrícola

© Lusa

POR LUSA   17/11/23 

A União Europeia (UE) financia com 217.678 euros uma central fotovoltaica para armazenamento de amostras e investigações no Centro de Investigação Agronómica e Tecnológica (CIAT) de São Tomé e Príncipe, anunciaram fontes oficiais hoje no lançamento das obras de construção.

A central solar fotovoltaica será composta por 120 painéis com uma potência global de 65 quilowatts ocupando uma área de cerca de 500 metros quadrados, prevendo-se a sua conclusão dentro de cinco meses, no quadro do Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação (PAFAE) de São Tomé e Príncipe.

O adido da cooperação da delegação da União Europeia no arquipélago, Davide Morucci, considerou que "esta instalação vai contribuir para que o CIAT se torne sustentável do ponto de vista energético, financeiro e ambiental".

Para Morruci o sistema de produção da energia fotovoltaica também vai contribuir para solucionar o problema da instabilidade energética "que é responsável por danificar os equipamentos e comprometer o armazenamento de amostras para a realização de estudos" no CIAT.

"Vai igualmente contribuir para suprir o perfil de carga atual do CIAT com energia solar fotovoltaica em regime do autoconsumo para reduzir o custo mensal associado a faturação do fornecimento de eletricidade, isto através da geração da energia renovável descentralizada reduzindo assim o consumo da eletricidade da rede pública e do grupo gerador a diesel", disse o representante da União Europeia.

Também o diretor do CIAT, Gaspar da Graça, assegurou que esta central vai ajudar a reduzir as dificuldades dos trabalhadores face à instabilidade energética no país.

"Nós padecemos com cortes frequentes de energia que tem condicionado os nossos serviços, e hoje com esta central, certamente nós vamos ultrapassar este problema na medida em que podemos contar com a eletricidade 24 horas por dia e as nossas análises poderão correr eficientemente", disse Gaspar da Graça.

O diretor do CIAT disse ainda que com a segurança energética que será assegurada pela central solar os trabalhos da instituição serão "mais eficientes" e "sem qualquer preocupação na entrega dos resultados" de investigação.

O Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação (PAFAE) de São Tomé e Príncipe é financiado pela União Europeia, cofinanciado pelo Camões, I.P. e implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) em parceria com o Ministério de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pesca (MADRP) de São Tomé e Príncipe e tem vindo a contribuir para a fortalecimento da economia e a criação de emprego em São Tomé e Príncipe no setor das fileiras agrícolas de exportação.


APRESENTAÇÃO DO LIVRO "DESILUSÃO" ESTA SEMANA NA SEDE DO PARTIDO MADEM-G15 NO COQUEIRO NÃO PERCAM.

 Gervasio Silva Lopes

Kyiv diz que há 4.337 cidadãos ucranianos cativos das forças russas

© Reuters

POR LUSA  17/11/23 

O Governo da Ucrânia contabilizou hoje 4.337 cidadãos ucranianos que permanecem cativos das forças russas, incluindo 763 civis.

Os números foram compilados por uma comissão que trabalha nesta matéria desde 19 de novembro de 2022, sob alçada do Ministério da Reintegração dos Territórios Ocupados da Ucrânia, que foi criado após o início da invasão russa, em 24 de fevereiro desse mesmo ano.

Esta comissão - presidida pela vice-primeira-ministra Irina Vereshchuk - por sua vez informou que 1.953 pessoas já foram libertadas, segundo um relatório publicado na página do Ministério na rede social Facebook.

Até ao momento, este ano, o Ministério da Reintegração atribuiu 422 milhões de hryvnias (10,7 milhões de euros) para ajudar os libertados, bem como as famílias dos reféns.

Apesar da guerra, a Rússia e a Ucrânia parecem ter chegado a acordo sobre diversas questões humanitárias, como a troca de prisioneiros ou a entrega de corpos de soldados, bem como sobre o regresso de crianças ucranianas que se encontravam em território russo.

Alguns destes acordos também foram alcançados através da intermediação de países como a Turquia, o Qatar ou os Emirados Árabes Unidos, embora a maioria tenda a ser realizada pessoalmente entre funcionários de alto nível em diversos locais como fronteiras partilhadas ou em Istambul.


Rússia anuncia envio de cereais para a Somália e Burkina Faso

© PixaBay

POR LUSA   17/11/23 

O Ministério da Agricultura russo anunciou hoje o envio gratuito de 50.000 toneladas de cereais para a Somália e o Burkina Faso, concretizando uma promessa feita pelo Presidente Vladimir Putin durante a cimeira Rússia-África, em julho.

"Os dois primeiros navios, cada um com 25.000 toneladas, já deixaram os portos russos com destino à Somália e ao Burkina Faso", anunciou Dmitry Patrushev, o titular daquela pasta do Governo russo, num fórum de exposições em Moscovo.

"Esperamos que cheguem aos respetivos destinos entre o final de novembro e o início de dezembro", acrescentou o ministro.

No total, "serão enviadas gratuitamente para África cerca de 200.000 toneladas de trigo russo", acrescentou Patrushev.

Quanto aos outros países com os quais Putin se comprometeu - Zimbabué, Mali, República Centro-Africana (RCA) e Eritreia - o ministro assegurou que os navios iniciarão as respetivas viagens antes do final deste ano.

Putin assegurou na cimeira Rússia-África no passado mês de julho em São Petersburgo que Moscovo não só forneceria os cereais gratuitamente, como também suportaria os custos de transporte.

Recentemente, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, afirmou que estes seis países "estão na lista do Programa Alimentar Mundial" e que a "atividade humanitária" russa continuará no próximo ano.

A Rússia tomou esta decisão logo após ter suspendido a sua participação no Acordo sobre Cereais do Mar Negro, em 17 de julho, que cancelou de facto o corredor humanitário através do qual a Ucrânia exportava os seus cereais para o mundo.

Desde então, a Rússia tem mostrado interesse em aumentar os fornecimentos aos seus clientes tradicionais no Norte de África e no Médio Oriente.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, admitiu que Ancara e Moscovo estão a negociar com o Qatar o envio de um milhão de toneladas de cereais russos para serem moídos na Turquia e fornecidos a África.

Entretanto, com a ajuda dos países ocidentais, a Ucrânia conseguiu exportar, desde julho, mais de um milhão de toneladas de cereais através do corredor criado ao longo das costas de países como a Roménia, e ainda através do rio Danúbio.


União Europeia defende regresso da Autoridade Palestiniana a Gaza

© Lusa

POR LUSA   17/11/23 

O alto representante da União Europeia (UE) para a Política Externa, Josep Borrell, defendeu hoje o regresso da Autoridade Palestiniana a Gaza como plano para estabilizar o enclave e fazer avançar a solução de dois Estados.

Numa conferência de imprensa em Ramallah com o primeiro-ministro palestiniano, Mohamad Shtayé, o chefe da diplomacia europeia apelou ao regresso da Autoridade Palestiniana à Faixa de Gaza, bem como ao reforço do apoio desta entidade por parte da comunidade internacional com forte envolvimento dos países vizinhos árabes.

Borrell tem sido explícito no seu compromisso para que a organização administrativa autónoma liderada pelo Presidente palestiniano, Mahmud Abbas, seja reforçada e possa assumir o comando da situação em Gaza, uma vez terminada a guerra entre o grupo islamita Hamas e Israel.

Até agora, a UE tinha mencionado apenas a utilidade do regresso dos líderes palestinianos a Gaza como parte dos planos futuros para a Faixa, mas evitou indicar se essa competência deveria caber à Autoridade Palestiniana, que governa a Cisjordânia e que foi expulsa de Gaza em 2007 após a vitória eleitoral do Hamas.


Israel divulga vídeo de túnel alegadamente utilizado pelo Hamas por baixo do hospital al-Shifa

 As Forças de Defesa de Israel divulgaram um vídeo para comprovar que o Hamas tem utilizado o hospital al-Shifa, em Gaza, como centro de operações. A CNN Internacional dá-nos mais detalhes.

## CONSTRUÇAO DO CENTRAL SOLAR FOTOVOLTAICA DA CIDADE DE BOLAMA ##

Estado avançado do trabalho de montagem dos painéis solar  e  instalaçoes dos cabos, nas diferentes ruas e Bairros da cidade de Bolama.

OBRIGADO COLIGAÇÃO PAI TERRA RANKA

Gervasio Silva Lopes