terça-feira, 6 de outubro de 2020

COMUNICADO MADEM G-15


 Fonte: Ditaduraeconsenso

ÚLTIMA HORA: Encontro de trabalho com representantes de FAO na Guine Bissau.

Objectivo é informar ao Ministro da Administração Territorial e Poder Local a disponibilidade de apoio no financiamento da conclusão da lei da terra e Regulamento fundiária.



Governação na Guiné-Bissau

Circular 002/MENES/GM/2020

Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

JAAC repudia rapto de ativistas

Secretariado Nacional do Conselho Central da JAAC   

                          Nota de Repúdio

Mais Uma vez a nação guineense foi acordada com a triste e habitual notícia de rapto de cidadãos nacionais Queba Sane e Carlos Sambu respetivamente como tem sido habitual na vigência dos subversores da ordem constitucional com intuito de consolidar inoportuno golpe de Estado.

 Não pela conveniência política mas sim pela salvaguarda dos direitos e garantias fundamentais do Homem conforme preceitos consagrados na nossa magna carta “a constituição” enquanto capital insubestimável de quais quer pessoa por se tratar da dignidade da pessoa humana ate aqui, a maior conquista da humanidade. 

Em face deste triste acontecimento anti legal e anti humana, a Juventude Africana Amílcar Cabral JAAC através do seu Secretariado Nacional do Conselho Central enquanto maior estrutura da juventude partidária do pais condena sem reservas este ato macabro, hediondo e atentatório contra os direitos dos cidadãos que dizem ser seus protetores, testemunhando assim a opinião pulica nacional e internacional os seguintes:  

1. Responsabilizar as autoridades deste e demais atos de género que o país venha testemunhando ao longo desta ilegal e infantil governação.

2. Mais outra vez Chamar a tenção e testemunhar a comunidade internacional pela deterioração dos diretos humanos com base nas propositadas restrições dos direitos consagrados na nossa constituição a da liberdade de opinião e de imprensa a da seletiva livre circulação, da manifestação alegando combate contra coronavírus em que próprio tem subestimado com reiteradas realizações de pompas e circunstancias até encher um estádio de futebol com 15 mil pessoas sem que haja mínimos respeitos pelas normas por ele decretado.

3. Relembrar a sociedade civil de que os planetas giram em torno de sol com forme as afirmações de Galilé Galileu, queremos dizer com isto ainda é tempo de assumir o vosso verdadeiro papel perante a sociedade guineense pelo que amanha será demasiada tarde em endossar esta vossa responsabilidade aos terceiros e muito menos ter a coragem de enfrentar qualquer autoridade subsequente. 

4. Acordar a consciência do povo e a nação guineense das consequências da sua resignação perante todas as violações contra a nossa independência e a nossa soberania conquistadas com enorme sacrifício dos nossos gloriosos combatentes e que amanha será demasiada extemporânea para salvar uma nação em deriva.

Bissau aos 06 dias do mês de Outubro de 2020  

                        O Secretariado


Agência de Notícias da Guiné-Bissau

MINISTRO DO INTERIOR REUNIU-SE COM OS AGENTES DO SERVIÇO DE INFORMAÇÃO E SEGURANÇA

06/10/2020 / Jornal Odemocrata 

O Ministro do Interior, Botche Cande, reuniu-se esta terça-feira 06 de outubro de 2020, em Bissau, com os funcionários dos Serviço de Informação e Segurança (SIS).

Botche Cande deslocou-se pessoalmente à direção de SIS, um dia depois de dois ativistas políticos ligados ao Movimento Para Alternância Democrática (MADEM G15), Queba Sane e Carlos Sambú, terem sido raptados por um grupo de pessoas ainda por identificar e que se encontram detidos nas celas da segunda esquadra.

Sobre o assunto, Botche Cande pediu “calma e tranquilidade”, explicando que os dois ativistas foram levados ao Ministério do Interior por volta das 00h e que estão “bem e dormiram bem”.

“Através da orientação dada pelo Presidente da República, daqui a nada as pessoas vão estar tranquilas quanto a esse assunto e virão que os guineenses têm capacidade de ultrapassar os seus problemas” disse Botche Cande.

Sobre a segurança da população na Guiné-Bissau, Botche Cande informou que neste momento, o ministério colocou mais de 1.000 efetivos policiais em todo o país para garantir a segurança das pessoas e dos seus bens.

Por: Tiago Seide

Ativistas libertados! - LGDH

Ativistas libertados!

Os dois ativistas políticos, R Kelly Queba Sane e Carlos Sambu saíram em liberdade na sequencia de bons ofícios empreendidos pela LGDH junto do Ministério do Interior, onde se encontravam detidos.  A LGDH lamenta e condenar sem reservas este ato ignóbil que se traduz na violação manifesta de liberdade de expressão e integridade física de cidadãos, pondo em causa os valores estruturantes do Estado de Direito Democrático.  A LGDH exige do Ministério do Interior um rápido esclarecimento do sucedido, incluindo a tradução à justiça dos implicados no mesmo. Igualmente, a LGDH insta ao Ministério Publico no sentido de ordenar um inquérito independente e conclusivo sobre as circunstâncias de rapto, espancamento e detenção ilegal e abusivo dos dois ativistas políticos. 

#Sim a #Liberdade #Nao ao #Autoritarismo!

Pela Paz, Justiça e Direitos Humanos!

Fonte: LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos

O Presidente da Comissão Especializada Permanente da Assembleia Nacional Popular para Assutos da Defesa e Segurança, José Carlos Macedo Monteiro fala à imprensa sobre a detenção de dois ativistas, Queba Sani e Carlos Sambú.

Conferência de imprensa de Presidente da  Comissão Especializada  da ANP, na área de defesa e segurança  José  Carlos Macedo, sobre detenção dos ativistas R Kelly Queba Sané e Carlos Sambu

Acusa o Ministro de Interior sobre o ato ocorrido, segundo informação secretário de estado não sei sobre o assunto.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

 Mustafa Cassamá

Singapura vai oferecer um bónus a quem tiver filhos na pandemia

© Pixabay

POR NOTICIAS AO MINUTO 06/10/20 10:29

Singapura tem uma das taxas de natalidade mais baixas do mundo. Além do novo incentivo, já existe um benefício de mais de seis mil euros para quem tenha um filho.

Singapura vai oferecer um bónus para incentivar a população a ter filhos durante a pandemia da Covid-19. De acordo com a BBC, o Governo teme que haja uma quebra na natalidade devido à instabilidade económica provocada pelo novo vírus. 

Apesar de ainda não ter sido divulgado o valor monetário do incentivo, não é difícil especular que será na casa dos milhares de euros, considerando que Singapura já conta com outros benefícios para quem tenha filhos, por ter uma das taxas de natalidade mais baixas do mundo há décadas. Neste momento, há um incentivo de cerca de 6.200 mil euros para quem tenha um bebé. 

"Temos recebido informações de que a Covid-19 está a fazer com que alguns pais adiem ter filhos", justificou, ontem, o Governo, quando anunciou o novo bónus.

De acordo com os dados mais recentes, referentes a 2018, a média de nascimentos em Singapura por ano é de 1.14 por mulher. 

Início do ano letivo: PRINCIPAIS LICEUS DE BISSAU DESERTOS E SEM ALUNOS

05/10/2020 / Jornal Odemocrata 

Apesar de o governo da Guiné-Bissau ter declarado, oficialmente, no passado dia 29 setembro último, o início do ano letivo 2020/2021 para esta segunda-feira, 05 de outubro, as salas de aulas dos principais liceus de Bissau visitados pelo repórter de O Democrata, nomeadamente: Liceu Nacional Kwame N’krumah, Rui Barcelos Cunha, Agostinho Neto, Samora Moisés Machel e Liceu Jorge Ampa Cumelerbo, estavam totalmente vazias, sem alunos, não obstante a decisão do executivo liderado por Nuno Gomes Nabian, que declarou 05 de outubro deste ano como data para o começo das aulas em toda a extensão do território nacional.

Esta manhã, o repórter do semanário O Democrata percorreu os cinco principais liceus da capital esta segunda-feira, 05 de outubro do ano em curso, mas não encontrou alunos nas salas de aulas. Dos poucos alunos que se encontravam na escola, a maioria estava concentrada no recinto, a confirmar a inclusão dos nomes nas listas afixadas nos painéis de informação, para identificar as turmas, os horários e os períodos de frequência de aulas, como também nas salas da confirmação de matrículas, para aqueles que ainda não tinham regularizado as suas situações.

Na sequência das medidas restritivas adotadas pelas autoridades sanitárias, em decorrência da crise sanitária provocada pelo novo Coronavírus em termos da higiene, o repórter constatou, nos liceus visitados, baldes com água e sabão colocados junto aos portões principais de cada liceu para a lavagem das mãos antes de acessar ao interior da escola, como também o uso obrigatório das máscaras como forma de evitar a contaminação e a propagação da doença, que está a ceifar vidas humanas em todo mundo.

Ouvido pelo o repórter do Jornal O Democrata, o diretor do Liceu Nacional Kwame N’krumah, Idrissa Cassamá, disse que a ausência de alunos das salas de aulas tem a ver com a confirmação tardia das matrículas dos alunos internos como também os de novo ingresso.

“Só hoje, no dia em que se deveria iniciar as aulas, é que os alunos começaram a frequentar massivamente a escola para regularizar as matrículas em curso há dois meses”, criticou.

O responsável do liceu Nacional Kwame N’krumah assegurou que os professores daquele liceu estão prontos para lecionar, desde que haja alunos nas salas de aulas. Idrissa Cassamá informou que a escola que dirige decidiu colar nomes de todos os alunos internos nas respetivas turmas, permitindo que cada aluno trouxesse apenas a sua peça de identificação para confirmar a matrícula.

Questionado sobre as diligências que estão a ser tomadas para evitar que a ausência de alunos se torne viral, o diretor do Liceu Dr. Agostinho Neto, Ildo da Silva, frisou que a fraca afluência já está a preocupar a direção daquele estabelecimento escolar, por isso tem em marcha um plano para mudar essa tendência negativa e que estão a fazer de tudo para manter os pais e encarregados da educação informados da situação. Ildo da Silva sublinhou que, apesar desse pequeno constrangimento, a escola dispõe de produtos de higienização para a lavagem das mãos e que igualmente preparada para controlar a medida de uso obrigatório de máscaras nas salas de aulas.  

Ildo da Silva informou que até ao momento o liceu Dr. Agostinho Neto não conseguiu atingir o número de alunos inscritos de que costumava ter, porém, estão preparados para iniciar as aulas em plenitude. Acrescentou que o liceu precisa de 3.200 alunos, mas até aqui confirmaram apenas 1.050 alunos. 

Apesar desse número baseado nos nossos dados estatísticos apareceram de manhã dois ou três de cada turma, “portanto os professores são obrigados a entrar para sensibilizá-los sobre a doença”.

Ouvido também no âmbito do início oficial do ano letivo na Guiné-Bissau, o diretor do Liceu Samora Moisés Machel, Mamudu Jaló, considera que aulas se iniciam com a publicação das listas dos nomes dos alunos, não apenas com com as presença dos mesmos nas turmas. Em termos de medidas restritivas, referiu que foram colocados dois baldes com água e sabão junto ao portão principal e um no edifício principal vigiados por segurança, que alerta frequentemente as pessoas sobre a necessidade da lavagem das mãos e uso obrigatório de máscaras.

Na observação de Mamudu Jaló, a ausência dos alunos tem a ver com pouco número que confirmou a matrícula. Pode encontrar-se em cada sala 10 ou 15 alunos. O responsável assegurou que até sexta-feira passada, 02 de outubro, apenas 1300 alunos tinham regularizado as matrículas em 28 dias de matrículas, no universo de 3120 alunos que constitui a capacidade da escola.

O jornal O Democrata fez uma ronda por todos os principais liceus de Bissau, mas na Unidade Escolar Jorge Ampa Cumelerbo recebeu do diretor Lamine Sambú garantias de que Jorge Ampa estava preparado para iniciar as aulas, a começar pelos livros de presença dos alunos e dos professores, materiais de higiene nomeadamente: baldes de água e sabão e controle do uso obrigatório das máscaras. Contudo, reconheceu que única dificuldade era o pouco número de alunos que até aquela hora tinha confirmado a matrícula. Ou seja, inscreveram-se 1214 alunos, no universo de 4 mil que a escola.

Lamine Sambú exortou os pais e encarregados da educação a regularizarem as matrículas dos seus educandos, porque “as aulas já se iniciaram e ninguém será privilegiado em detrimento de ninguém, os professores vão avançar com os conteúdos, mesmo com poucos alunos nas turmas”.

Questionado sobre o funcionamento das aulas na condição em que se encontram as salas de aulas, Sambú disse que a escola funcionava no passado com piores condições do que as que tem hoje, de maneira que estão criadas as condições para funcionar e criar, a pouco e pouco, melhores condições para acomodar, tanto professores como os alunos.  

O Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior recomendou, na sequência da crise sanitária, que as turmas que albergavam 40 alunos passassem a acomodar 30, para melhor manter o distanciamento social, como também controlar o uso obrigatório de máscaras nas salas de aulas, tanto para os alunos como para os professores. Na sequência das mesmas medidas, as escolas estão obrigadas a passarem a funcionar no regime de quatro turnos para permitir que nenhum aluno fique de fora, devido a decisão tomada de reduzir o número de alunos por turmas.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A  

NOVO CENTRO DE COVID-19 TEM MAIOR DISPONIBILIDADE PARA EVITAR AJUNTAMENTO DE PESSOAS” – diz Magda Robalo

05/10/2020 / Jornal Odemocrata 

A alta comissária para a covid-19, Magda Robalo, garantiu que o novo centro de testes de Covid-19 inaugurado esta segunda-feira, 05 de outubro de 2020, tem maior disponibilidade para evitar aglomeração de pessoas nos postos da entrada, nomeadamente: no Aeroporto Internacional Osvaldo Viera. 

Contudo, sublinhou que não resolverá todos os problemas relativamente ao rastreio de viajantes e à colheita das amostras de grupos de risco e suspeitas de Covid-19.

“A nossa capacidade de testagem é pequena, mas é maior do que àquela que estamos ainda a conseguir fazer. Estamos a testar muito menos do que podemos testar e isso é um desafio que nós queremos resolver”, disse a alta comissária, após a inauguração do centro. 

Magda Robalo sublinhou que o novo centro é um espaço que o Alto Comissariado conseguiu identificar na cidade de Bissau, que é central, e que tem maior disponibilidade para evitar aglomeração de pessoas, lembrando que tinha adaptado um espaço no Liceu Agostinho Neto durante bastante tempo, mas que não tinha espaço suficiente para albergar as pessoas que cooperavam com os seus serviços.

A alta comissária diz esperar que o novo centro seja mais seguro e com maior conforto para os utentes e que possa também atrair as pessoas que precisam de fazer testes, por serem pessoas de grupos de risco: nomeadamente: as pessoas com hipertensão, diabéticas, asmáticas e com outras patologias e que correm maior risco de desenvolverem doenças graves ou estados graves da covid-19.

Por sua vez, Fátima Kemoko, em representação da Organização Internacional das Migrações (OIM), disse acreditar que com a abertura do novo centro de testes e plataforma digital, haverá maior eficiência na resposta à covid-19, tendo assegurado que a OIM continuará a apoiar o governo da Guiné-Bissau na luta contra a covid-19.

Segundo informações recolhidas pela LGDH, estes dois ativistas políticos foram raptados e espancados ontem a noite, de seguida conduzidos a parte incerta.

A organização está a monitorar de perto a evolução deste triste e vergonhoso acontecimento!

Fonte: LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos

Farmácia caracol e Boutique de venda e Reparação Telemóveis na Hora do Balanço e calcular os prejuízos... Toni Goia




Que Deus vos Abençoe. 

Minha Solidariedade pessoal 

Tony Goia    Bxo 06/10/2020

15 REGRAS SOCIAIS QUE PODEM NOS AJUDAR A VIVER MELHOR NA SOCIEDADE ...


1. Não ligue para uma pessoa mais de duas vezes.  Se ela não atender sua ligação, suponha que ela esteja ocupada fazendo algo importante e deixe-a em paz.

2. Devolva o dinheiro que você pediu emprestado antes que a outra pessoa sequer se lembre de tê-lo emprestado.  Mostra sua integridade e seu caráter.

3. Nunca peça o prato mais caro do restaurante quando alguém o convida para almoçar ou jantar.

4. Não faça perguntas depreciativas como: "Então você ainda não é casado?"  ou "Você não tem filhos?"  ou "Por que você ainda não comprou uma casa?"  ou "Por que você não compra um carro?"  Não é problema seu.

5. Sempre abra a porta para a pessoa atrás de você.  Não importa se é homem ou mulher, sênior ou júnior.  Você não fica pequeno tratando bem alguém em público.

6. Se você pegar um táxi com um amigo e ele pagar agora, certifique-se de pagar na próxima vez.

7. Respeite as diferentes formas de opinião.  Lembre-se de que o que é para você pode aparecer para alguém na sua frente.

8. Se você provocar alguém e ela não parecer estar rindo disso, pare imediatamente e nunca mais faça isso.  Mostra que você tem um mínimo de respeito pela suscetibilidade das pessoas.

9. Elogie publicamente e critique em particular.

10. Quando alguém mostra uma foto no telefone, não deslize o dedo para a esquerda ou direita.  Você nunca sabe o que vem a seguir.  Portanto, respeite a privacidade das pessoas.

11. Se um colega de trabalho lhe disser que tem uma consulta médica, não pergunte o motivo, apenas diga: "Espero que você esteja bem".  Não o coloque na situação embaraçosa de ter que explicar sua doença pessoal para você.  Se ele quiser que você saiba, ele lhe dirá.

12. Trate o varredor com o mesmo respeito que o GM.  Ninguém ficará impressionado por você ser rude com alguém de status inferior ao de você, mas as pessoas ficarão se você as tratar com respeito.

13. Se alguém estiver falando diretamente com você, olhe para essa pessoa e deixe o telefone.  É um sinal de respeito.

14. Nunca dê conselhos até que você seja solicitado e, acima de tudo: NUNCA ACONSELHAMOS UM REI EM PÚBLICO

15. Nunca fale de suas riquezas entre os pobres.  Da mesma forma, não fale sobre seus filhos com alguém que não os tenha, a menos que ela esteja pedindo por isso.

Fonte: Agência de Notícias da Guiné-Bissau

VISITA OFICIAL DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU UMARO SISSOCO EMBALÓ A PORTUGAL



Guiné-Bissau: A guerra silenciosa na Presidência, Nova Maioria e Governo

© e-Global Notícias em Português   05/10/2020 às 17:13

Cada vez mais frequente são os rumores que apontam para um desentendimento entre os elementos da nova maioria parlamentar, mas oficialmente ninguém aceita dar a cara e assumir, nem para desmentir, assim como ninguém desmente que está em curso uma silenciosa na Presidência, nova maioria e Governo.

As dúvidas sobre continuidade de Nuno Nabian como primeiro-ministro (PM), a fraca influência de Braima Camará perante as instituições e face ao presidente Umaro Sissoco Embaló, a decisão de Sisssoco Embaló em propor a integração do PAIGC no Governo e a recusa do PRS ao projecto de Constituição de Umaro Sissoco Embaló, são elementos que sustentam os indícios discordâncias, diferendos e crise.

A presidência, governo e partidos que constituem os alicerces da nova maioria, comunicam-se com reservas, cada uma das partes receia ser vítimas dos seus aliados, e o sentimento de governarem no fio de uma navalha é cada vez mais presente.

A nova maioria persiste, mas é agora constituída de várias versões de novas maiorias segundo a óptica de cada líder. Também Umaro Sissoco Embaló tem a sua visão do que poderá ser uma nova na nova maioria.

A remodelação governamental, várias vezes adiada, irá definir os novos poderes e xadrez da nova maioria bem como poderá definir a consubstanciação de uma “nova nova maioria” com Umaro Sissoco Embaló a liderar, que será a antecâmara da afirmação do sistema presidencialista num ambiente ainda regido por um semipresidencialismo moribundo.

O convite ao PAIGC para integrar o Governo sugere ser uma iniciativa unilateral de Umaro Sissoco Embaló. Uma intenção estratégica que está a dividir os apoiantes do Chefe de Estado, mas alguns não escondem que a intenção do Presidente da República “está certa”. Nelson Moreira, vice-líder da bancada parlamentar do MADEM disse a 3 de Outubro que apoia a integração do PAIGC no Governo, por esta ser a única forma de garantir a estabilidade governativa e permitir a execução de algumas politicas do Chefe de Estado.

Apesar de algumas posições favoráveis, a hipótese de integração do PAIGC no governo tem a maior oposição no interior deste partido que acabou por condicionar a entrada no Governo com a exigência de liderar o executivo, tendo em conta que foi o partido mais votado nas eleições legislativas de 2019.

Quanto ao PRS tem centrado a sua resistência no Projecto de revisão Constitucional da Comissão idealizada por Umaro Sissoco Embaló, e a sua posição foi manifestada na recente Conferência Internacional, que os Renovadores organizaram por ocasião das comemorações de 24 de Setembro, Dia da Independência.

Com o tema “Importância da Revisão Constitucional e a sua Pertinência”, os oradores convidados pelo PRS concluíram que, o projecto apresentado pela Comissão criada por Umaro Sissoco Embaló não comporta todos os elementos necessários. Jorge Bacelar Gouveia, constitucionalista português convidado para abordar o tema, “desaconselhou” a mudança do Regime Político e sustentou que o semipresidencialismo está adequado à realidade do país. Na opinião deste constitucionalista, a opção deveria ser a revisão pontual de alguns artigos.

A inconstitucionalidade da Comissão criada por Umaro Sissoco Embaló, é todavia o ponto considerado mais grave e juridicamente complexo a defender. O Presidente da República não tem poderes de iniciativa Constitucional, pelo que não tem a aderência nem do Parlamento e muito menos de alguns partidos.

Terá sido com a intenção firme de viabilizar a sua revisão Constitucional que levou Umaro Siossoco a apostar na integração do PAIGC no governo, e assim negociar obter a maioria de 2/3 dos deputados da Assembleia, necessários para aprovar uma nova Constituição. No entanto, Domingos Simões Pereira, líder dos Libertadores, já foi peremptório considerando que o projecto de revisão constitucional é “uma proposta que não existe”, não dando hipóteses a qualquer negociação com esta base.
 
ENIGMÁTICO SILÊNCIO DE BRAIMA CAMARÁ
Cada vez mais sentido nos corredores do poder é Bissau, que também sustentam o desentendimento crescente entre os ideólogos e lideres da nova maioria, são as supostas as fricções entre o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló e o Coordenador do Movimento da Alternância Democrática (MADEM), Braima Camará, que publicamente permanece em silêncio.

Se na verdade não existem quaisquer trocas de acusações ou choques públicos entre os dois, não é menos verdade que os seus activistas têm levantado o véu da existência de uma real crise. O primeiro indício foi lançado pelo blogger Denilson Ferreira, vulgo “Doka Internacional”.

O blogger, que até Maio de 2020 agia como promotor de Sissoco Embaló e Braima Camará, tornou-se num denunciante e severo crítico contra o actual poder, devido a uma alegada “traição” de que terá sido alvo por parte do Presidente e do líder do MADEM, bem como dos seus acólitos.

Sissoco Embaló é o alvo privilegiado destes ataques. “Doka Internacional” alega que o presidente utiliza a ministra dos Negócios Estrangeiros, Suzi Barbosa, como “uma das pessoas” para o perseguir. O mesmo afirma também que Braima Camará está igualmente revoltado, depois de ter compreendido que foi usado por Sissoco Embaló na guerra contra Domingos Simões Pereira.

Mas não são apenas estes os sinais das eventuais divergências. Os chamados activistas, jovens apoiantes de Sissoco Embaló e Braima Camará, muito activos nas redes sociais, estão neste momento num violento duelo virtual e confronto público sem tréguas através das suas páginas. Um bloco defende Umaro Sissoco Embaló e outro apoia indefectivelmente Braima Camará.

Os motivos da crise estarão ligados a uma suposta resistência de Umaro Sissoco Embaló de não ser tratado, ou controlado, por Braima Camará como terá acontecido com o antigo presidente José Mário Mário Vaz (Jomav).

Umaro Sissoco Embaló não quer ser referido em moldes semelhantes como aconteceu durante a campanha das legislativas de 2019, em Braima Camará disse publicamente no Canchungo (um dos sectores da região natal de Jomav) que foi ele quem indicou a José Mário Vaz todas as pessoas por este nomeadas.

Não esquecendo este episódio, Umaro Sissoco Embaló decidiu resistir a essas tentativas, pondo um travão no protagonismo do Coordenador do MADEM.

A pouca visibilidade de Braima Camará está a ser encarada por alguns como a “falta de reconhecimento” do importante papel e trabalho que levou a cabo nas eleições legislativas e particularmente nas eleições presidenciais. Mais discretamente as dissonâncias entre Umaro Sissoco Embaló e Braima Camará acentuaram-se durante a comemoração do Dia da Independência.


ESTA NÃO É A GUINÉ-BISSAU QUE TODOS ALMEJAMOS

Por Jean Luck Mendes

ESTA NÃO É A GUINÉ-BISSAU QUE TODOS ALMEJAMOS

Considerando as informações transmitidas pela LIGA GUINEENSE DOS DIREITOS HUMANOS, manifesto o meu total e absoluto repúdio à detenção dos meus irmãos: Carlos Sambu e R Kelly Queba Sané.

Esse episódio demonstra a truculência das autoridades Guineense numa autêntica violação dos mais elementais direitos, remontando à situações que levaram outros governantes em direção ao abismo. 

Se medidas não forem tomadas, e estes comportamentos de retalhações seletivas subsistirem, será accionado um mecanismo público de repúdio e sensibilização para tal, acreditam em mim.

ESCOLAS VOLTAM A REABRIR NA GUINÉ-BISSAU


Radiobantaba
  05/10/2020

As escolas guineenses reabriram esta segunda-feira, as suas portas para receber alunos, sete meses depois de um interregno motivado pela pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Segundo à Lusa, o Governo revelou aplicar fortes medidas para afastar o contágio por covid-19.

O ministro guineense da Educação, Jibrilo Balde, que falava à imprensa por ocasião da retoma das aulas, apelou os pais para mandarem os seus educandos para as escolas.

O governante anunciou que o país pretende cumprir 218 dias letivos e que as aulas vão funcionar de segunda-feira aos sábados.

Normalmente as aulas funcionam nas escolas públicas e privadas guineenses de segunda a sexta-feira.

O ministério decidiu também, segundo Jibrilo Baldé, que cada turma tenha o máximo de 30 alunos, divididos em 15 carteiras com dois educandos cada, sentados nas extremidades.

Este responsável afirmou ainda que o uso da máscara e a lavagem das mãos é obrigatório quando o aluno entra no recinto escolar.

A agência Lusa revelou constatar  hoje em várias escolas da capital que existem recipientes com água, sabão e lixívia para que os alunos lavem as mãos antes de entrarem para as salas de aulas.

Os docentes ficavam diante das turmas para confirmar se os alunos traziam consigo máscaras e frascos de álcool em gel, conforme exigiu o Ministério da Educação.

Várias escolas de Mansoa (norte) Bafatá (leste) e Catió (sul) retomaram as aulas “embora com maior presença de alunos” nos estabelecimentos dirigidos pela igreja católica naquelas localidades do interior dopaís.

O ministro Jibrilo Baldé disse estar confiante de que o ano letivo vai ter êxito, apesar dos constrangimentos provocados pela covid-19″, mas pediu aos sindicatos dos professores que ordenem os associados a irem dar aulas.

O responsável admitiu a existência de dividas aos professores que garantiu vão ser pagas pelo executivo, acrescentando que o que tem para discutir será discutido em momento oportuno, conforme ficou combinado, sempre com base no diálogo e sem força.

Os sindicatos (Sinaprof, Sindeprof e SIese) que representam várias categorias de professores já ameaçaram realizar greves caso o Governo “não cumprir com um memorando de entendimento” rubricado em março passado.

A retoma das aulas nas escolas da Guiné-Bissau tinha sido marcada pelo Governo para o dia 14 de setembro passado, mas recomendações dadas, na altura, pela Alta-Comissária contra a covid-19, Magda Robalo, motivaram o adiamento para hoje, sob alegação de existência de riscos de contágio de alunos.

O país registou até ao momento um total acumulado de 2.385 casos de covid-19 e 40 vítimas mortais.

No âmbito do combate à pandemia, o Governo guineense declarou em setembro situação de calamidade e de emergência na saúde no país até 08 de dezembro.

VJ

DENUNCIA - CET solidariza-se com os dois membros deste coletivo, Carlos Sambu e QUEBA SANÉ (R-KELLY), denunciamos detenção arbitrária das autoridades Guineense, um claro procedimento que atenta contra os direitos humanos

Por Estamos a Trabalhar

DENUNCIA 

CET solidariza-se com os dois membros deste coletivo, Carlos Sambu e QUEBA SANÉ (R-KELLY), denunciamos detenção arbitrária das autoridades Guineense, um claro procedimento que atenta contra os direitos humanos. 

CET apela à libertação imediata dos dois membros do coletivo supracitados e salienta a responsabilidade das autoridades Guineenses implicadas pelas  suas seguranças e integridades físicas.

Apelamos às autoridades guineenses que se abstenham de praticar atos  que visam prejudicar os esforços atualmente em curso, designadamente por parte do governo, tendentes a uma solução política, inclusiva e pacífica no país.

Escritor Marcelo Aratum-

Quem diz que dá para compreender. Os inimigos de ontem estão sendo promovidos e respeitados hoje. Enquanto os que lutaram afincadamente contra tais inimigos, hoje, todos estão descartados, para piorar, na cadeia e sob tortura física ou psicológica. De Guiné é inexplicável.

Rapto de mais um cidadão! - LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos

Por LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos

Rapto de mais um cidadão!

O activista político Queba Sané, vulgo R Kelly, terá sido raptado há instantes por um grupo de pessoas ainda por identificar. 

Segundo informações recolhidas pela LGDH junto das testemunhas, Queba Sané foi espancado, algemado, colocado na porta-mala de uma viatura V8 e levado para o paradeiro ainda incerto.

As testemunhas dizem conhecer a identidade do raptor e a titularidade da viatura utilizada na operação.

Queba Sané havia denunciado a polícia judiciária, há 4 dias, supostas ameaças e intimidações de que estaria a ser alvo devido as opiniões e críticas que tem publicado na sua página pessoal nas redes sociais.

A Liga Guineense dos Direitos Humanos exige das autoridades policiais a localização imediata do paradeiro do Queba Sané e a tradução à justiça dos autores morais deste ato triste e hediondo ato que atenta contra os pilares da democracia e do Estado de Direito.