23 de julho de 2018

Uma empresa dos EUA, a SpaceX, está planejando construir uma rede global de satélites que transmitem internet a todas as pessoas no mundo, de graça.



Achei Curioso


Os deputados da nação aprovaram por unanimidade as discussões e votação da lei que altera o estatuto do conselho nacional da comunicação social; do estatuto da carreira dos funcionários parlamentares, do anteprojecto da lei da Quota e a a criação da rede dos parlamentares guineenses para defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Os 73 deputados presentes da segunda sessão extraordinária da quarta legislatura desta segunda-feira aprovaram por unanimidade o projecto da ordem do dia desta sessão que vai até dia 10 de Agosto que inclui igualmente as votações do projecto de lei sobre a subvenção vitalícia dos titulares de cargos políticos, da proposta de lei da luta contra o tráfico dos emigrantes e dos acordos internacionais e convenções.

Na abertura dos trabalhos o presidente do parlamento, Cipriano Cassama, diz que o interesse público e colectivo está expresso nas matérias que exclusivamente serão objecto de discussão e aprovação na presente sessão.

Rádio Sol Mansi

A Guiné-Bissau registou uma taxa de 36,2 por cento, em 2017, na implementação de reformas, políticas, programas e projectos comunitários da União Económica Monetária Oeste Africana (UEMOA)

Os dados foram avançados, esta segunda-feira (23), durante os trabalhos de validação anual das reformas, políticas programas e projectos comunitários, iniciada na passada sexta-feira, entre o governo guineense e a UEMOA.

O encontro visa apreciar o desempenho e os esforços dos Estados comunitários para permitir identificar as dificuldades para, consequentemente, procurar soluções.

O Primeiro-Ministro, Aristides Gomes, diz que a estatística conseguida é o reflexo do ritmo dos problemas e das dificuldades em seguir os desafios mundiais.

Aristides Gomes explica ainda que o governo pretende ter uma secção de avaliação sectorial com a UEMOA para que a Guiné-Bissau consiga andar no mesmo ritmo com outros países revelando as condições atractivas para o investimento.

O encontro de avaliação anual entre o governo da Guiné-Bissau e a UEMOA termina esta terça-feira.

Rádio Sol Mansi

ENSINO: EXAMES FINAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS ARRANCAM HOJE APÓS GREVE DE PROFESSORES

Bissau, 23 Jul 18 (ANG) – As escolas públicas de Bissau iniciaram hoje os exames finais do ano lectivo 2017−18, após greve de cinco dias decretada pelo Sindicato Nacional dos Professores (SINAPROF).

 Numa ronda feita pela ANG aos principais Liceus de capital, confirmou−se o início dos exames em todos os estabelecimentos do ensino públicos de Bissau e vão decorrer até ao próximo dia 27, sexta-feira, como havia previsto no calendário do Ministério da Educação.

O Director de Liceu Nacional Kwame N’krumah, João Imbala, disse estar satisfeito com o início dos exames na data prevista. Segundo ele, todas as logísticas estão prontos para prosseguir até o fim das provas.

Por sua vez, a Drectora do Liceu Dr. Agostinho Neto, Fatu Sonco confirmou início dos exames na sua instituição, e afirmou que todas as condições básicas estão reunidas para a realização  das provas e que tudo está decorrendo num clima normal e sem interrupções.

Os responsáveis acima citados, são unânimes de que a vaga da greve decretada na semana passada pelo Sindicato Nacional dos Professores não alterou em nada o calendário dos exames graças ao entendimento alcançado entre o Sindicato e o Governo. 

ANG/CP/ÂC//SG

Bambaramdipadida

Cidadãos guineenses exigem nova partilha de recursos petrolíferos com Senegal

Cidadãos guineenses lançaram um manifesto dirigido ao Presidente do país para propor uma nova partilha de recursos petrolíferos e haliêuticos que existem na zona de exploração conjunta com o Senegal, cujo acordo deve ser renegociado entre os dois Estados.


O grupo integra, entre outras personalidades da sociedade civil, o ex-chefe da diplomacia, João José "Huco" Monteiro, o escritor Fernando Casimiro, o sociólogo Miguel de Barros e a ativista cívica Francisca "Zinha" Vaz.

Os signatários querem que o Presidente guineense, José Mário Vaz, ordene o adiamento do início das negociações com o Senegal e sobretudo, que seja firme nas próximas conversações, "visando um novo realismo percentual face ao exagerado desequilíbrio que caracterizou a divisão de ganhos sobre os recursos petrolíferos e haliêuticos da zona comum, no anterior acordo".

As negociações para o estabelecimento de um novo acordo de partilha dos recursos na zona de exploração marítima conjunta entre a Guiné-Bissau e o Senegal devem acontecer esta quarta-feira.

O anterior acordo, rubricado há 20 anos, não teve a renovação automática porque José Mário Vaz o denunciou em 2014.

Vários setores guineenses contestam o facto de a Guiné-Bissau ter ficado com 15% dos recursos petrolíferos que possam ser encontrados na zona, cabendo ao Senegal os restantes 85%.

Os autores do manifesto, que circula nas redes sociais para recolha de assinaturas, querem que o chefe de Estado cancele o reinício das negociações para que a sociedade civil possa desencadear "um grande debate" junto das universidades e centros de investigação com preparação técnica das negociações, para se preparar uma estratégia nacional.

Há receios de que a Guiné-Bissau volte a perder na divisão dos eventuais ganhos, lê-se no manifesto já subscrito por cerca de mil guineenses, em três dias.

Os autores da carta dirigida a José Mário Vaz pretendem disponibilizar aos cidadãos "informações fiáveis" sobre o que se passa na zona de exploração marítima conjunta com o Senegal, quer a nível de levantamentos sísmicos e de prospeção, quer dos resultados de eventuais furos efetuados, dos relatórios sobre os investimentos já feitos e a fazer, com um mapa espelhando a intervenção das companhias de petróleo e de pesca naquele espaço.

A chamada Zona de Exploração Conjunta (ZEC), constituída em 1993, após disputas nos tribunais internacionais, comporta cerca de 25 mil quilómetros quadrados da plataforma continental e é gerida por uma agência de gestão e cooperação, baseada em Dacar, atualmente presidida pelo antigo primeiro-ministro guineense, Artur Silva.

A ZEC é considerada rica em recursos haliêuticos, cuja exploração determina 50% para cada um dos Estados e ainda hidrocarbonetos (petróleo e gás), mas ainda em fase de prospeção.

A Guiné-Bissau dispensou 46% do seu território marítimo para constituir a ZEC e o Senegal 54%.

Especialistas em petróleo acreditam que a zona, constituída por águas rasas, profundas e muito profundas, "é particularmente atrativa" em hidrocarbonetos.

MB // EL

Lusa/Fim

Afinal das contas para ouê que serve a nossa integração Regional se não estão a respeitar o acordo de livre circulação e bens?



 Ou é para o Inglês ver?

Espero que o tribunal da CEDEAO vai mão dura para punir exemplarmente o estado da Guiné Bissau e do Senegal para pôr fim a esta violação.

Espero que esta situação vai resolver difinitivamente em prol da nossa população e da comunidade.

Que bem haja.

Zig.


23/07/2018

Tony Goia

DESPACHO EXAGERADO E ROUBO DOS MATERIAS NO PORTO IMPEDEM OS EMIGRANTES GUINEENSES DE INVESTIR NO PAÍS


Os preços exagerados de despacho e roubo dos materias no porto da Guiné-Bissau, são umas das principais causas que impedem os emigrantes guineenses de investir no País.

Três associações dos guineenses que vivem no extrangeiro informaram ao portal Bissau online que, não conseguem enviar seus materias para abrir negocios e envestir no país porque, os custos de despacho muitas das vezes ultrapassam o proprio preço do produto enviado. As mesmas associacões que pediram anonimato, denunciaram também frequente roubo dos materias no porto da Guiné-Bissau.

Os emigrantes guineenses pedem então, o Governo para resolver tais problemas afim de lhes permitir investir no país.

Bissau Online

Marcado recenseamento eleitoral na Guiné-Bissau

Sede da Comissão Nacional de Eleições, na cidade de Bissau.
Liliana Henriques

O executivo guineense estabeleceu que o recenseamento eleitoral com vista à realização das legislativas de 18 de Novembro deve decorrer de 23 de Agosto a 23 de Setembro, o governo tendo paralelamente reafirmado a sua determinação em organizar o pleito na data prevista.

No último recenseamento eleitoral, aquando das presidenciais e legislativas de 2014, foram registados 775.805 eleitores sendo que, este ano, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) estima que poderão ser registados cerca de um milhão de novos eleitores.

De acordo com o executivo, resta comunicar os locais e horários do processo, o conselho de ministros tendo desde já optado por um registo biométrico e cartões eleitorais laminados em vez dos habituais cartões em plástico PVC.

De referir que esta nova etapa rumo às eleições surge poucos dias depois de o Presidente José Mário Vaz ter solicitado o apoio dos parceiros lusófonos no âmbito da Cimeira da CPLP realizada em Cabo Verde na semana passada. A este apelo para completar o orçamento das eleições com 3,5 milhões de Dólares, vários países responderam com a garantia do seu apoio, nomeadamente Angola e Portugal.

Por RFI

Recenseamento eleitoral na Guiné-Bissau deve começar em Agosto -- governo

A ministra da Administração Territorial, Ester Gomes anunciou hoje que o recenseamento eleitoral para as legislativas de novembro decorre de 23 de Agosto a 23 de Setembro.


Braima Darame

Um Momento Para Refletir! Bom Dia !!!


“Uma cobra entrou numa carpintaria enquanto rastejava para o seu canto, ela passou por cima de um serrote e feriu-se um pouco. No momento, ela virou-se e mordeu o serrote, e mordendo o serrote, feriu-se gravemente na boca.

Então, não compreendendo o que lhe estava a acontecer e pensando que o serrote a atacava, ela decidiu enrolar-se à volta do serrote para sufocá-lo com todo o seu corpo, apertando-o com todas as suas forças, é assim que, infelizmente, a cobra acaba por ser morta pelo serrote."

"Moral": 

*Às vezes reagimos na raiva , pensando magoar aqueles que nos fizeram mal, mas estamos ferindo a nós mesmos*.

*Na vida, as vezes é melhor ignorar situações, pessoas e ofensas. Porque as consequências podem ser irreversíveis e catastróficas .*

*JESUS ensinou a perdoar. Porque mágoa adoece o corpo e mata sua alma. A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira." *Provérbios 15:1.*

Boa Reflexão Para Você! 🙂
Se leu até aqui 

Por PrSilvio Souza

AEROPORTO DE BUBAQUE APRESENTA SITUAÇÕES DE INCONFORMIDADE ÀS NORMAS DE AVIAÇÃO CIVIL


O Diretor de Infraestruturas e Navegação Aérea disse dia 21 de julho que o Aeroporto de Bubaque apresenta muitas situações de inconformidades em relação as normas recomendáveis pela Aviação Civil.

Malam da Silva fez esta chamada de atenção em Bubaque, no âmbito de visitas de avaliação técnica às Pistas e Aeródromos que uma equipa da Agência de Aviação Civil da Guiné-Bissau efetua nas regiões.

De acordo cm este responsável, atualmente as zonas de servidão Aeronáutica do Aeroporto de Bubaque estão a ser ocupadas pelos populares com diversos tipos de construções para fins habitacionais bem como a plantações de cajueiros.” Existem muitas inconformidades de acordo com as normas, além de mais zonas de servidão aeronáutica do aeroporto estão a ser ocupadas pelos populares, o que foi confirmado com o trabalho que fizemos no terreno, estas situações servem de obstáculo que impedem a aeronave que efetua voo aqui com segurança”, disse da Silva.

Para Edmundo Alfama, em representação de Direção de Infraestrutura Aeroportuária, é urgente tomar medida pelas autoridades competentes, tendo destacado que ainda é o tempo salvas situação do Aeroporto de Bubaque.” Estamos ainda em tempo de puder salvar a situação deste aeroporto de Bubaque, e de modo técnico, é preciso também fazer já vedação da pista e arranjos nas instalações do mesmo aeroporto onde os hospedes são acolhidos”, salientou ele.

A ocasião serviu para Pansau Na Bidom, Chefe de Departamento Informação Aeroportuária e Documentação manifestar a sua preocupação relativamente a nível de falta de segurança no Aeroporto de Bubaque. “Foi possível constatarmos em que situação se encontra este lugar, as viaturas, animais e pessoas particulares entram como e quando querem, não há aqui controlo do aeroporto, o que é muito complicado para nós”, lamentou.

De referir que no âmbito destas visitas as Pistas e Aeródromos, a equipa da Agência de Aviação Civil já esteve em Cufar, região de Tombali, sul do país, em Gabú no leste, devendo no próximo tempos deslocar a Varela, norte e Bolama a região do mesmo nome, no sul do país.

cfm87.net