quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Carta dos Bispos

 


Enquanto a isso, o guardião do Poder está de olhos abertos em cada ação do regime com ordens mal ditadas ...O Democrata Osvaldo Osvaldo


Por
 O Democrata Osvaldo Osvaldo

O País enfrenta momentos tristes e com muita desonra para o povo Guineense. 

As medidas de restrições implementadas na Guiné-Bissau, demonstram um nível de ação que denota falta de lealdade e de preparação daqueles que não deveriam lá estar. 

Este Governo é a pior tristeza humana em nosso medíocre Estado.  Culpar Magda Robalo, é  tentar arranjar um bode expiatório para encobrir os principais pelo aumento da Covid-19 e das medidas desastrosas tomadas que estão em curso. 

Na minha opinião, não haverá uma solução milagrosa, a não ser que o povo se una entorno da causa Nacional e dizer unilateralmente, basta a incompetência do Governo liderado pelo Nuno Gomes Nabiam, porque cada vez mais, fica nítida a flagrante perda de confiança e da legitimidade Soberana por parte do povo, neste Governo... Ler Mais 

QUALIFICAÇÃO-QATAR’2022: GUINÉ-BISSAU EMPATA 1-1 COM GUINÉ-CONACRY

POR O GOLO GB  SETEMBRO 1, 2021

A seleção nacional de futebol (Djurtus), empatou na tarde desta quarta-feira (01.09), a uma bola com Guiné-Conacry, numa partida da primeira jornada de qualificação para o Campeonato do Mundo Qatar’2022, grupo I. 

A partida disputada em Mauritânia, no Complexo Olímpico de Nouakchott, reduto emprestado pela Guiné-Bissau, foi de muita tensão pelos adeptos que viram bolas no poste e flagrantes lances de golos desperdiçados. Também foi marcada com os golos madrugadores e surpreendentes.

A seleção adversária, Syli National, foi a primeira a abrir o marcador, através do golo de François Kamano, jogador de Lokomotiv de Moscovo, numa assistência do capitão de Guiné-Conakry, Naby Keita, médio do Liverpool da Inglaterra, um resultado que apesar de muitos lances perigosos, permaneceu até o fim do primeiro tempo.

No reatar do jogo, muito madrugador, aos 46′, o avançado Joseph Mendes, assistido por Mama Baldé, violou a baliza de Syli National, empatando a partida por [1-1].

A turma nacional, apesar do empate, não se conformou e investiu muito no jogo, apesar dos perigos da seleção adversário.

Aos 85′, Frédéric Mendy quase dava a vitória à Guiné-Bissau, mas infelizmente a bola foi para o posto do guardião Aly Keita. Uma igual oportunidade de ampliar a vantagem foi também desperdiçada por Jorge Intima, aos 90+3.

Com o empate, as duas seleções empataram na pontuação do grupo (1 ponto). Na mesma série, Marrocos e Sudão jogam amanhã às 19 horas.

Para a segunda jornada, já no próximo dia 7, a Guiné-Bissau viaja até Cartum para defrontar a seleção do Sudão e Guiné-Conacry recebe no segundo jogo o Marrocos.

Joseph Mendes, soma assim o seu terceiro golo na prova. Os primeiros dois foram marcados frente à seleção do São Tomé e Príncipe na primeira [0-1] e segunda mão, em Bissau [2-1] que ditou o apuramento dos Djurtus para a fase de grupos de qualificação para a Copa do Mundo, primeira vez na história.

PAIGC - COMUNICADO À IMPRENSA

 
Fonte: ditaduraeconsenso.blogspot.com

Fim da reunião_ PR Umaro Sissoco Embalo e os pré-candidatos à Presidência_Secretário do PRS.

 


Veja Também:

Veja Também:

O Presidente da República General de Exército Umaro Sissoco Embaló, recebeu em audiência a Delegação do Partido da Renovação Social (PRS), composta pelos candidatos à Presidência do Partido.

O Director da Maternidade do Hospital Nacional Simão Mendes(HNSM), disse hoje que é triste ver organismos não governamentais a preocuparem-se mais que o Estado com a saúde da população

Director da Maternidade do HNSM exalta a atenção do FNUAP à saúde materno-infantil

Bissau 01 Set 21 (ANG) – O Director da Maternidade do Hospital Nacional Simão Mendes(HNSM), disse hoje que é  triste ver organismos não governamentais a preocuparem-se mais que o Estado com a saúde da população.

Elisio Júnior Baldé Ferreira falava no acto da entrega de sete aparelhos de ar-condicionado doados pelo Fundo das Nações Unidas para População (FNUAP),aos serviços do Bloco Operatório e de Neonatologia da Maternidade do HNSM.

Baldé Ferreira disse que as condições de trabalho naquela instituição são péssímas e que os materiais recebidos irão contribuir para o reactivação do bloco operatório da maternidade  que não funciona há dois anos.

 “Tiramos as pacientes nas carinhas de rodas para levar  ao bloco opertório principal num percurso de cerca de sete minutos . Nessa época da chuva torna mais complicado, as vezes a paciente a ser operada e o pessoal técnico ficam todos molhados”, disse.

Elísio Ferreira reconheceu que a  oferta não é uma solução definitiva ,mas diz que vai reactivar o bloco operatório da maternidade, acrescentou que, ainda faltam outros materiais indispensáveis para o seu funcionamento.

O Médico criticou  que os dois anos em que o bloco operatório da maternidade ficou sem funcionar, contribuiram  para a  morte de muitas mulheres e não só, sublinhando que a questão de urgência deve ser tratada ao seu tempo e que cada segundo perdido conta muito, sobretudo, para salvar vidas.

Afirmou que, se as condições forem melhoradas estarão na altura de  poupar  tempo e evitar a situação de tirar mulheres grávidas em carinhos de mão, debaixo da chuva,  para    uma cirurgia que podia ser feita no próprio  local.

ANG/MSC/ÂC//SG

PUN em conferência de imprensa

Por Rádio Jovem Bissau  

Leia Também:

Partido da Unidade Nacional condena as medidas restritivas impostas pelo governo

POR: Ussumane Baldé  capgb.com

O líder do partido da unidade nacional (PUN), acusou todas as lideranças políticas do país de terem dado maus exemplos na luta contra covid-19, tendo responsabilizado o ministério do interior como principal propagador da covid-19 na Guiné-Bissau.

Idriça Djaló, falava esta quarta-feira, 01-09-2021, em conferência de imprensa na sede do partido face aos acontecimentos registadas desde o início do Estado de calamidade em vigor no país.

O político afirma que, país registou aumento das violações abusiva dos direitos humanos lamentando a presença das forças de defesa e segurança nas ruas, “é como se a Guiné-Bissau estivesse em conflito militar”.

Djaló criticou o silêncio do chefe do governo Nuno Gomes Nabiam em relação a situação da doença é insta as autoridades a promoverem um debate nacional em como recolher as opiniões que possam contribuir a travar a propagação do vírus na Guiné-Bissau.

Por outro lado, o político questionou sobre os fundos doado pelos parceiros da Guiné-Bissau na luta contra pandemia e lembra que tais fundos podiam ser canalizados para a camada mais vulneráveis.

Por fim o líder do PUN apela a adesão da população a vacina em diferentes postos de vacinação do país.

Decorre o encontro entre o Presidente da República e os pre-candidatos aos cargos do Presidente e Secretário-geral do PRS.

Mais 73 estudantes raptados em novo rapto em massa no noroeste da Nigéria

© iStock

Notícias ao Minuto  01/09/21 

Homens armados sequestraram hoje 73 estudantes numa escola secundária no estado de Zamfara, no noroeste da Nigéria, anunciou a polícia nigeriana.

"O Comando da Polícia estatal de Zamfara deseja confirmar o rapto de 73 estudantes da Escola Secundária do Dia do Governo, em Kaya, na área do governo local de Maradun", disse, num comunicado, o porta-voz da polícia do estado, Mohammed Shehu.

"O rapto seguiu-se à invasão da escola por um grande número de homens armados, que ocorreu exatamente às 11:22 [locais, mesma hora em Lisboa] de hoje", acrescentou Shehu, que observou que a polícia e o Exército lançaram uma operação de busca e salvamento dos estudantes.

O comissário estatal, Ayuba Elkana, anunciou hoje à comunicação social uma diretiva do governador de Zamfara, Bello Matawalle, para o encerramento de todas as escolas primárias e secundárias do estado com "efeito imediato".

O rapto ocorreu depois de 18 estudantes e funcionários da Faculdade de Agricultura e Ciências Animais de Bakura, no mesmo estado, terem sido sequestrados em 15 de agosto por homens armados e sido resgatados no final desse mês.

Em fevereiro, 279 estudantes do sexo feminino foram raptadas de uma escola para raparigas na cidade de Jangebe, tendo sido libertadas em 02 de março.

Pelo menos 50 pessoas foram raptadas no estado de Zamfara em 22 de agosto e cerca de 60 dois dias antes.

Entre 27 e 28 de agosto foi anunciada a libertação de 140 estudantes e funcionários que tinham sido sequestrados em três raptos em escolas nos estados de Zamfara, Kaduna e Níger.

A onda de raptos em massa tem ocorrido nos últimos meses no centro-norte e noroeste da Nigéria por grupos de homens armados -- que também estão envolvidos em roubos de gado -- que pretendem obter resgates lucrativos.

Entre os alvos mais comuns destes raptores estão instituições educativas.

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), pelo menos 950 alunos foram raptados entre dezembro e julho em incidentes deste tipo.

Em 12 de julho, o Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, prometeu pôr fim a estes incidentes, tendo manifestado, também, as suas "condolências" às famílias das vítimas da violência no noroeste e centro do país.

FORMAÇÃO POLÍTICA

Fonte: Carlos Santiago

COMISSÃO POLÍTICA DO PAIGC ITÁLIA NA INFORMA TUDO COMUNIDADE GUINEENSES RESIDENTE NA ITALIA, SOBRETUDO NO ERMONS I CAMARADAS KU PERTENCE UTRO FORMAÇÃO POLÍTICA GUINEENSE, DI KUMA É NA FASSI UM CURSO DI FORMAÇÃO POLÍTICA ABERTO PA TUDO SIDADONS. OBJECTIVO DES CURSO, I PROMOVI NOVO FUTURO CLASSE DIRIGENTE DI PAÍS, NOVO MODO DI FASI POLITICA, NUNDE KU DIFERENÇA IDEOLOGIA KA DIBI DI SEDO ROSOM DI BLOCA PROCESSO DI DESEMVOLVIMENTO SÓCIO ECONÓMICO DI PAÍS. SEMINÁRIO NA KUMSA DIA DI SÁBADO NA CIDADE DI VERONA, NA MUSEO AFRICANO BANDA DI 15:00 HORAS INA CONTINUA SEGUNDA PARTE DOMINGO PARMANHAM BANDA DI 9:30 HORAS INA KABA 12:00 HORAS . SEGUNDO SEMINÁRIO NA FASIDO DIA 2 A 3 DI OUTUBRO, TERCEIRO SEMINÁRIO NA FASIDO DIA 6 A 7 DI NOVEMBRO. NONA PIDI PARTRCIPASON DI TUDO ERMONS I CAMARADAS. 

OBRIGADO !

NO COMMENT ...1 de setembro de 2021

 Fonte: Carlos Santiago 



Com as medidas de mitigação de risco face à #COVID19 devidamente postas em prática, as #escolas podem ser ambientes mais seguros para as crianças do que a ausência destas da escola ...Unicef Guiné-Bissau

Fonte: Unicef Guiné-Bissau  

Com as medidas de mitigação de risco face à #COVID19 devidamente postas em prática, as #escolas podem ser ambientes mais seguros para as crianças do que a ausência destas da escola.

Os governos devem disponibilizar os apoios suficientes aos professores e às escolas para uma reabertura segura, investindo em medidas de mitigação, tais como, gel desinfetante, sabão, água limpa e o distanciamento social para ajudar a manter os alunos e professores seguros.

Saiba mais:👉🏽 https://uni.cf/3jhZDRi 

#SaveSchool #SaveReopening 

UNICEF UNICEF Africa Voices of Youth Education Cannot Wait

ACTUAL SITUAÇÃO DE COVID-19 E ALGUMAS DECLARAÇÕES INSULTUOSAS SOBRE PESSOA DA Dra Magda Nely Robalo;

MANDADO DE DETENÇÃO NORTE AMERICANA PARA O CIDADÃO ANTÓNIO INJAI;

ACTUAL ESTADO GOVERNATIVO DA NAÇÃO E A POSSÍVÉL FINANCIAMENTO DE MAIS DE 20 BILHÕES DE FRANCO CFA AO ACTUAL REGIME. ETC...👇👇👇

Por Gervasio Silva Lopes 



BRASIL VAI APOIAR NA FORMAÇÃO DOS MILITARES GUINEENSES.

O GOVERNO BRASILEIRO IRÁ DISPONILIZAR CERCA DE 12.7 MILHÕES DE EUROS PARA FORMAÇÃO DE MILITARES/ RETALHISTAS DOS MERCADOS DA GUINÉ BISSAU PEDEM COMPENSAÇÃO AO GOVERNO👇👇👇

Terça-feira, 31 de agosto de 2021 - Tilène, Ziguinchor, Senegal; tem fronteira com a Guiné-Bissau, mas, 95% de população não usa máscara, e nem decretaram o Estado de Calamidade...