terça-feira, 28 de abril de 2020

Covid-19 ultrapassa barreira dos três milhões de infetados no mundo

A pandemia de covid-19 já matou 214.451 pessoas e infetou mais de três milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP às 19:00 TMG de hoje, baseado em dados oficiais.


De acordo com os dados recolhidos pela agência noticiosa francesa, às 19:00 TMG (20:00 em Lisboa) 3.068.330 casos de infeção foram até agora oficialmente diagnosticados em 193 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro de 2019 na província chinesa de Wuhan.

A AFP alerta que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do número real de infeções, já que um grande número de países está a testar apenas os casos que requerem tratamento hospitalar. Entre esses casos, pelo menos 840.300 são hoje considerados curados.

Desde a contagem feita às 19:00 TMG de segunda-feira, 5.474 novas mortes e 70.643 novos casos ocorreram em todo o mundo.

Os países com mais novos óbitos são os Estados Unidos, com 1.970 novas mortes, o Reino Unido (586) e a Itália (382).

Os Estados Unidos, que tiveram a sua primeira morte ligada ao coronavírus no início de fevereiro, são o país mais afetado em termos de número de mortes e de casos, com 57.533 óbitos em 1.003.328 casos. Pelo menos 112.315 pessoas foram declaradas curadas pelas autoridades de saúde norte-americanas.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são a Itália, com 27.359 mortes, em 201.505 casos, a Espanha, com 23.822 mortes (210.773 casos), a França, com 23.660 mortes (168.935 casos) e o Reino Unido, com 21.678 mortos (161.145 casos).

Entre os países mais atingidos, a Bélgica é o que tem o maior número de mortes em comparação com a sua população, com 63 mortes por cada 100.000 habitantes, seguida por Espanha (51), por Itália (45), França (36) e Reino Unido (32).

A China (excluindo os territórios de Hong Kong e Macau) contabilizou oficialmente um total de 82.836 casos (seis novos entre segunda-feira e hoje), incluindo 4.633 mortes (sem novos óbitos registados) e 77.555 curas.

A Europa totalizava às 19:00 TMG de hoje 128.706 mortes, para 1.420.095 casos, os Estados Unidos e o Canadá 60.462 mortes (1.053.143 casos), a América Latina e Caribe 8.912 mortes (178.627 casos), a Ásia 8.252 mortes (210.723 casos), o Médio Oriente 6.507 mortes (163.552 casos), África 1.502 mortes (34.155 casos) e a Oceânia 110 mortes (8.041 casos).

Esta avaliação foi realizada usando dados recolhidos pelos escritórios da AFP junto de autoridades nacionais e informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Portugal contabilizou hoje 948 mortos associados à covid-19 em 24.322 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Das pessoas infetadas, 995 estão hospitalizadas, das quais 176 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou 1.329 para 1.357.

Portugal é o 19.º país do mundo com mais óbitos e o 18.º em número de infeções.

noticiasaominuto.com

Presidente Umaro Sissoco Embalo recebe amanhã em audiências separadas os partidos políticos com assento parlamentar para discutir a situação política no país.

A Assembleia Nacional Popular-ANP com 102 deputados é formado nesta décima legislatura por 47 deputados do Paigc, 27 do Madem-G15, 21 do PRS, 5 de APU-PDGB e o PND e a UM ficam com 1 deputado cada.



                                                    




 Aliu Cande

ÚLTIMA HORA: Finalmente a Ex-ministra Ruth Monteiro viajou esta tarde para Lisboa.

FOTO: ©DC - Ruth Monteiro a subir as escadas para o avião

Fonte: AAS

NOTA DE IMPRENSA


REPÚBLICA DA GUINÉ BISSAU
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NACIONAL E ENSINO SUPERIOR,
GABINETE DE RELAÇÕES PÚBLICAS, COOPERAÇÃO E COMUNICAÇÃO.

Nota de imprensa

O Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior e as Secretarias de Estado da Cultura e da Juventude e dos Desportos de mãos dadas para o desenvolvimento desses sectores.

A propósito esta quinta-feira, decorreu no Gabinete da sua excelência Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, uma reunião entre os Titulares destas três Instituições Públicas de Governação da Guiné Bissau.

A Reunião visou Analisar duas questões, fundamentalmente:
A iniciativa de Criação de um Instituto de Língua para o estudo das Línguas Nacionais e outras Usadas no país.,

Um projeto proposto por uma equipa de quadros Intelectuais guineenses na diáspora e no país que, com a Nomeação do Novo ministro da educação Nacional e Ensino Superior, manifestaram total abertura em apoiar com ideias os sectores da educação, cultura e Juventude e desportos, nesta nova fase de governação do país.
Sob a Iniciativa do novo Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior Doutor Ariceni Abulai Jibrilo Baldé, de caucionar a criação de um Instituto Nacional de Línguas, o Secretario de Estado da Cultura, Doutor Francelino Cunha de que apoia a ideia e falou da necessidade urgente de avançar com a concretização do projeto tendo em conta a sua importância, seriedade, a existência de alguma competência de quadros guineenses envolvidos na iniciativa.

O Secretario de Estado de Juventude e Desportos. Doutor Florentino Fernando Dias, quem começou esta iniciativa quando era Secretario de Estado da Juventude Cultura e Desportos, também apoia a iniciativa e recomenda um trabalho aprofundado para Ultrapassar as barreiras que ao longo dos tempos têm dificultado o avanço da estruturação e consolidação das nossas línguas Nacionais, e também sugere a criação de uma estrutura que ira recolher diferentes subsídios para a efetivação desta iniciativa.

A segunda parte desta reunião do Ministro de Educação Nacional e Ensino Superior e os Secretario de Estado da Cultura e da Juventude e dos Desportos foi dedicada a uma videoconferência com a Doutora Nancy Schwrz, um dos pontos focais dos quadros guineenses na diáspora que apoiam as iniciativas destas três instituições estatais com ideias deixou estas contribuições:
Á Secretaria de Estado de Cultura deveria criar uma Escola de Artes Plásticas para dar oportunidade aos jovens com dons nesta área para desenvolverem as suas capacidades, fazer exposições e intercâmbios com artistas de outros países e recuperar os espaços que albergam atividades culturais.

Á Secretaria de Estado da Juventude e Desportos a Doutora Nancy Schwrz sugere apostar no desporto em mais diversas áreas inclusive ir buscar aquilo que considera de desporto tradicional incentivando todos os guineenses a praticarem desporto, forjando valores necessários á prática do desporto para mudar mentalidade da juventude guineense.

Para finalizar a Doutora Nancy Schwrz garantiu total disponibilidade dos quadros intelectuais guineenses que integram a equipa na diáspora a trabalharem para o bem do país. E reitera as suas felicitações a sua excelência o Senhor Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, pelo empenho, abertura de espirito e dedicação pela causa nacional.

Gabinete de Relações Públicas Cooperação e Comunicação do Ministério de Educação Nacional e Ensino Superior.

Assessor de Imprensa

Fonte: Dara Fonseca Ramos

COVID-19 - Guiné-Bissau recebe material de diagnóstico e proteção da Gulbenkian

As autoridades da Guiné-Bissau receberam hoje da Fundação Calouste Gulbenkian material de diagnóstico e de proteção no âmbito do combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus, anunciou a organização.


O material chegou a Bissau num voo, que aterrou no aeroporto internacional Osvaldo Vieira ao início da tarde de hoje.

Em comunicado enviado à Lusa, a Fundação Calouste Gulbenkian salienta que o material de diagnóstico enviado inclui 500 kits de análise em PCR, com respetivos reagentes, que vão permitir realizar 1.000 testes à covid-19 pelo Laboratório de Saúde Pública da Guiné-Bissau.

O material de proteção enviado inclui viseiras, máscaras e batas para os técnicos de laboratório, refere-se no comunicado.

"Além desta entrega de material ao Laboratório Nacional de Saúde Pública da Guiné-Bissau, a Fundação reforçou ainda o apoio à Direção de Serviços de Saúde Comunitária, através da ONGD VIDA, que tem no terreno um projeto de comunicação e sensibilização para a pandemia, com agentes de saúde comunitários a nível nacional", acrescenta-se na nota.

A Fundação Calouste Gulbenkian coopera com a Guiné-Bissau há mais de 50 anos, nomeadamente no setor da saúde, educação e reforço de organizações não-governamentais de apoio ao desenvolvimento.

A Guiné-Bissau registou até hoje 74 casos de covid-19, entre os quais se encontra uma vítima mortal e 18 recuperados.

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, prolongou no domingo o estado de emergência no país até 11 de maio.

No âmbito do combate à pandemia, as autoridades guineenses encerraram também as fronteiras, serviços não essenciais, incluindo restaures, bares e discotecas e locais de culto religioso, proibiram a circulação de transportes urbanos e interurbanos e limitaram a circulação de pessoas ao período entre as 07:00 e as 14:00 horas.

O estado de emergência foi declarado pela primeira vez no país a 28 de março e já foi prolongado duas vezes.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 211 mil mortos e infetou mais de três milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais de 832 mil doentes foram considerados curados.

O número de mortes provocadas pela covid-19 em África subiu para 1.467 nas últimas horas, com 33.273 casos da doença registados em 52 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, Guiné Equatorial lidera em número de infeções (258) e uma morte, seguido de Cabo Verde (114 e uma morte), Moçambique (76), Guiné-Bissau (74 e uma morte), Angola (27 infetados e dois mortos) e São Tomé e Príncipe tem oito casos confirmados.

NAOM

Guiné-Bissau - Ministério do Interior sob quarentena.


As autoridades sanitárias decidiram encerrar o Ministério do Interior, por uma semana no mínimo, na sequência da morte do general Biom Natchongo, vítima do COVID-19. Elementros de envolvimento direto com o falecido Comissário da Polícia de Ordem Pública estão sob a observação sanitária, que inclui testes, desinfecção da instituição e restrições do pessoal.

O Centro de Operações de Emergência em Saúde, avança ainda que, as equipas de resposta rapida vão testar o pessoal da direção geral da Migração e do Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros.

A situação parecia até estar sob controlo, nos últimos dias, com esta primeira vítima mortal, abre-se agora outro campo de rastreio, com várias frentes.

Aliu Cande

Leopold Sedar Domingos was live trimmed

COMUNICADO À IMPRENSA - PAIGC



Comunidade Internacional afirma estar disponível em ajudar a Guiné-Bissau no quadro do reforço da cooperação.


O P5, constituído por ONU, União Africana, CEDEAO, CPLP e União Europeia foi recebido pelo Presidente Umaro Sissoco Embalo.

Aliu Cande

Governo fixa preço base para a comercialização da castanha de cajú ao produtor, noticia a Rádio Nacional.

A campanha de comercialização e exportação deste ano-2020, segundo o Ministro do Comércio António Artur Sanha cada quilograma da castanha de caju passa a custar 375 FCFA junto ao produtor.

O preço indicativo de referência fixado numa altura em que se observa a terceira fase do Estado de Emergência, devido a pandemia de coronavírus.


Aliu Cande

Covid-19: Cinco novos doentes na Praia elevam total de Cabo Verde para 114 casos


O Ministério da Saúde de Cabo Verde anunciou hoje cinco novos casos de covid-19, todos no concelho da Praia, foco principal da doença no país, elevando o total nacional de infetados para 114, diagnosticados desde 19 de março.

Em comunicado, aquele ministério refere que, das 83 amostras analisadas pelo Laboratório de Virologia do Instituto Nacional de Saúde Pública, as cinco que deram resultado positivo para covid-19 referem-se ao concelho da Praia, ilha de Santiago.

Ainda para a capital cabo-verdiana, permanecem pendentes os resultados de duas amostras e as restantes foram negativas para covid-19.

O comunicado, assinado pelo ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, refere ainda que todos os doentes positivos para covid-19 “estão em isolamento e vem evoluindo sem sintomas ou com sintomas ligeiros, até ao momento”.

Atualmente, há casos confirmados de covid-19 em cinco dos 22 concelhos do país, casos da Praia, Tarrafal e São Domingos (todos na ilha de Santiago), São Vicente e Boa Vista.

Cabo Verde conta agora 114 casos da covid-19, distribuídos pelas ilhas de Santiago (60), da Boa Vista (53) e de São Vicente (1). Um destes casos, um turista inglês de 62 anos – o primeiro diagnosticado com a doença no país, em 19 de março -, acabou por morrer na Boa Vista, enquanto outros dois doentes já foram dados como recuperados.

Só o concelho da Praia conta agora com 57 casos positivos de covid-19, e mais de 300 pessoas estão em isolamento, como medida preventiva, sobretudo “contactantes” com casos positivos.

Desde 18 de abril que está em vigor um segundo período de estado de emergência em Cabo Verde, mantendo-se suspensas as ligações interilhas e a obrigação geral de confinamento, além da proibição de voos internacionais.

A declaração do atual estado de emergência prevê para as ilhas da Boa Vista, Santiago e São Vicente, todas com casos de covid-19, que permaneça em vigor até às 24:00 de 02 de maio.

Nas restantes seis ilhas habitadas, sem casos diagnosticados da covid-19, a prorrogação do estado de emergência foi mais curta e terminou às 24:00 de 26 de abril.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou perto de 211 mil mortos e infetou mais de três milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais de 818 mil doentes foram considerados curados.

interlusofona.info

GUINÉ-BISSAU/ Boletim diário covid-19: de 28 de abril de 2020. Registado 20 novos casos e 15 recuperados - MINISTÉRIO DA SAÚDE PÚBLICA


Jornal O Democrata 

Covid-19: Autoridades sanitárias da Guiné-Bissau confirmam 18 casos recuperados

O Centro de Operações de Emergência de Saúde da Guiné-Bissau confirmou hoje que mais 15 pessoas já recuperaram da covid-19, elevando para 18 o número de casos que já não estão contaminados com o novo coronavírus.

A Guiné-Bissau registou até hoje 74 casos de covid-19, entre os quais se encontra uma vítima mortal e 18 recuperados.

O médico Tumane Baldé, porta-voz do Centro de Operações de Emergência de Saúde, disse também que as brigadas de resposta rápida estão por toda a Guiné-Bissau a identificar pessoas que tiveram contactos com a vítima mortal.

“Também já pedimos ao Governo para decretar o uso de máscaras obrigatório para toda a gente” para minimizar o contágio, salientou o médico guineense, acrescentando que os guineenses também devem ter um comportamento cívico, porque se está a falar de uma pandemia, que atinge o mundo todo.

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, prolongou no domingo o estado de emergência no país até 11 de maio.

No âmbito do combate à pandemia, as autoridades guineenses encerraram também as fronteiras, serviços não essenciais, incluindo restaures, bares e discotecas e locais de culto religioso, proibiram a circulação de transportes urbanos e interurbanos e limitaram a circulação de pessoas ao período entre as 07:00 e as 14:00 horas.

O estado de emergência foi declarado pela primeira vez no país a 28 de março e já foi prolongado duas vezes.

O número de mortes provocadas pela covid-19 em África subiu para 1.467 nas últimas horas, com 33.273 casos da doença registados em 52 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, Guiné Equatorial lidera em número de infeções (258) e uma morte, seguido de Cabo Verde (114 e uma morte), Moçambique (76), Guiné-Bissau (74 e uma morte), Angola (27 infetados e dois mortos) e São Tomé e Príncipe tem oito casos confirmados.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 211 mil mortos e infetou mais de três milhões de pessoas em 193 países e territórios.


Mais de 832 mil doentes foram considerados curados.

COVID-19: Closure of ECOWAS Offices in Abuja and Lagos Extended to 4th May 2020

Abuja, 28th April 2020. The President of the ECOWAS Commission, H.E Jean-Claude Kassi Brou has given directives for the extension of the closure of ECOWAS Offices in Abuja and Lagos to the 4th of May 2020.

This follows the extension of the lockdown imposed by the Government of Nigeria, as part of measures to contain the spread of COVID-19 in the Country.

As a consequence of this directive, all staff of ECOWAS Institutions in Abuja and Lagos are to continue to stay and work from home until further notice while also following the guidelines and advisory on COVID-19 pandemic issued by WAHO and the Nigerian authorities.

Commending the Federal Government of Nigeria for taking the decision which has helped to contain the exponential spread of the disease, President Brou recalled the April 23rd, 2020 Extraordinary Summit on the fight against COVID-19 by the ECOWAS Heads of State and Government where concerns were expressed about the spread of COVID-19 in the region as well as its negative social, economic, financial and human security impact on all ECOWAS Member States.

As at 26th of April 2020, the cumulative number of confirmed cases of COVID-19 in the region stood at 7905 with 201 deaths, 2401 recoveries and 5294 active cases in all the 15 Member States while the number of confirmed cases in Abuja (the Federal Capital Territory) and Lagos were 141 and 731 respectively.


ecowas.int / Amamata SULAIMAN 

COVID-19 - COMO IDENTIFICAR OS SINTOMAS


O partido UM - União Para A Mudança emite comunicado sobre a recente manifestação da CEDEAO. Para este partido - que faz parte do Espaço de Espaço de Concertação e Incidência Parlamentar




PAIGC 2020

Procurador-geral da República Ladislau Embassa apresenta pedido de demissão ao Presidente Umaro Cissoko Embalo.

ASSISTIR VÍDEO AQUI


PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA ENTREGA PEDIDO DE DEMISSÃO

O Procurador-Geral da República da Guiné-Bissau, Ladislau Embassa, entregou esta terça-feira, 28 de abril de 2020, ao Chefe de Estado guineense, Úmaro Sissoco Embaló, o seu pedido de demissão do cargo, frisando cumprir com “a ética republicana”.

Numa curta declaração aos jornalistas, à saída do encontro com o Presidente da República, Ladislau Embassa confirmou aos jornalistas a entrega do pedido de demissão, lembrando que tinha sido nomeado para “um período específico”, que terminaria com a tomada de posse de um novo chefe de Estado.

Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça foi nomeado Procurador-Geral da República, em julho de 2019, pelo então chefe do Estado guineense, José Mário Vaz, cumprindo com as recomendações dos líderes da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO), que tem mediado a crise política no país.

Questionado sobre se aceita continuar no cargo se for convidado pelo atual Presidente da Guiné-Bissau, Ladislau Embassa não respondeu a questão, mas confirmou que irá retomar as suas funções de juiz.


O Democrata/DW

Charbel Pinto Ola pessoal neste directo vou trazer toda a prova sobre o : TERROR, CALUNIA E DEFAMAÇÃO que a minha familia tem sofrido durante 1 mês e meio sobre a mentira da Doença COVD-19 relacionado com a minha familia e com a morte da minha mãe. Peço a todos vocês fãs amigos e familiares e seguidores que partilhem este directo ao massimo para que possamos levar a verdade aos 4 cantos do Mundo. Obrigado a todos🙏🇬🇼

Trump diz que informação sobre Kim Jong-un foi forjada pela CNN


“Consta-me que usaram documentos antigos”.

O Presidente dos Estados Unidos diz que a informação sobre o estado de saúde de Kim Jong-un transmitida pelos media norte-americanos é falsa e incorreta.

Donald Trump garante que a notícia foi avançada com base num “documento falso forjado pela CNN”. O Presidente diz ainda que os EUA mantêm uma boa relação com a Coreia do Norte e espera que o seu líder “esteja bem”.

SIC Notícias

Leia Também: China e Coreia do Sul dizem que Kim Jong-un está vivo

CHARBEL PINTO EXIGE EXPLICACÕES AO MINISTÉRIO DE SAÚDE SOBRE CURA DA SUA FAMÍLIA

O músico guineense Charbel Pinto pediu esta segundA- feira, 27 de abril de 2020, explicações ao Ministerio da Saúde Pública  sobre os métodos aplicados na cura dos seus familiares que haviam sido considerados suspeitos ou supostamente  infetados, há mais de um mês, por Covid-19.

A exigência de Crarbel Pinto foi tornada pública em conferência de imprensa, em Bissau, na qual refutou as alegações das autoridades sanitárias do país em como  a sua maē teria morrido de covid-19 e confimou que os membros da sua familia estão bem de saúde e “não estão infetados por coronavirus”.

Na sua comunicação, Charbel explicou que a sua mãe morreu seis meses depois de ter lutado contra uma doença prolongada, não de covid-19 e que um mês e meio depois, em quarentena  a seguir as orientações de uso de máscara para não contagiar outras pessoas, nenhum membro da sua  familia apresentou sintomas associados à Covid-19.

O músico apelou aos téecnicos de saúde a trabalharem com responsablidade e verificar os factos antes de qualquer pronunciamento e desmintiu que em nenhum momento tenha negado a existência de Covid-19 na Guiné-Bissau.

Para Charbel Pinto,  a insegurança na transmissão de informação no país “tem a ver com a falta de profissionalismo de técnicos de saúde na Guinné-Bissau”.

Por: Carolina Djemé
Fotos:C.D

odemocratagb.com

Exercitando a mente com foco na Guiné-Bissau...


Didinho 27.04.2020

Fernando Casimiro

Comunicado do APU PDGB ???



Fonte: Armando Contekunda

Covid-19: Guiné-Bissau precisa de mobilizar mais de 20 milhões de euros - Presidente


O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, disse hoje que o país precisa de mais de 20 milhões de euros para implementar uma resposta eficiente em termos de saúde, intervenção social e recuperação económica.

"Levando em consideração as necessidade de financiamento social, económico e sanitário, o país deve mobilizar recursos de 137,64 bilhões de francos cfa", afirmou Umaro Sissoco Embaló, no discurso proferido na reunião de chefes de Estado e de Governo da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA) por causa da pandemia do novo coronavírus.

No caso da saúde, Umaro Sissoco Embaló explicou que o país tem "deficiências significativas em termos de infraestruturas e pessoal técnico especializado".

"Neste contexto, as necessidades financeiras para que o país possa implementar uma estratégica de resposta eficiente em termos de saúde são atualmente estimadas em 18,8 bilhões de francos cfa [cerca de 2,8 milhões de euros] pela equipa interministerial responsável pela coordenação das ações de combate à pandemia", afirmou.

Segundo o chefe de Estado guineense, aqueles recursos vão permitir melhorar o sistema de saúde do país para que possa "responder de forma eficaz aos desafios que são necessários para erradicar a doença".

Salientando que na Guiné-Bissau a economia depende das exportações da castanha de caju, Umaro Sissoco Embaló explicou que com as medidas restritivas mundiais os importadores de castanha ainda "não se manifestaram".

"Neste período, todos os contratos já deveriam ter sido concluídos e a fase de colheita iniciada", disse, acrescentando que a chegada da época das chuvas, em maio, levanta também "sérias preocupações" em relação à campanha agrícola.

"Mais esforços financeiros podem vir a ser necessários para apoiar produtores", salientou.

Tendo em conta o contexto de crise económica, o Presidente guineense afirmou que a "necessidade de intervenção social é estimada em 16,3 bilhões de francos cfa [2,4 milhões de euros] e o custo de financiamento da recuperação económica é estimado em 102,5 bilhões de francos cfa [cerca de 15,5 milhões de euros]".

No discurso, Umaro Sissoco Embaló sublinhou que o Governo guineense já iniciou negociações com várias instituições financeiras internacionais para "poder beneficiar de apoio financeiro para enfrentar os riscos sanitários e outros desafios no plano económico e social".

Fonte: Lusa.

Braima Darame

Nigeria - 64 New Cases Of #COVID19 Reported Today


34-Lagos
15-FCT
11-Borno
2-Taraba
2-Gombe

As at 11:20pm 27th April- 1337 confirmed cases of #COVID19 reported in Nigeria.

Discharged: 255

Deaths: 40

Native Reporters

COVID-19 - Nigéria anuncia desconfinamento progressivo a partir de segunda-feira

O Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, anunciou hoje um desconfinamento progressivo a partir de segunda-feira, 04 de maio, mas vai impor recolher noturno e a utilização de máscara, para prevenir a covid-19.


"Decidi adotar medidas graduais de desconfinamento", indicou Buhari durante um discurso televisivo, no qual explicou que o recolher noturno será "entre as 20:00 e as 06:00".

A Nigéria contabiliza 1.273 infetados e 40 óbitos pelo novo coronavírus, mas tem sido criticada pelo número reduzido de testes realizados, naquele que é o país mais populoso do continente africano, com cerca de 200 milhões de habitantes.

"As fronteiras interestaduais permanecerão fechadas, exceto para as necessidades básicas", ressalvou o chefe de Estado, acrescentando: "Imporemos o uso de máscaras em locais públicos, bem como medidas de distanciamento social".

As novas medidas não serão aplicadas no estado de Kano, situado no norte do país, que registou, nos últimos dias, um grande número de "mortes misteriosas", que carecem de autópsia, de acordo com as autoridades locais.

As medidas de contenção do surto de covid-19 desencadearam tensões sociais na Nigéria e vários alertas têm sido feitos na África subsariana contra medidas que não são aplicáveis no contexto socioeconómico do continente, onde a maioria da população vive em extrema pobreza.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 207 mil mortos e infetou quase três milhões de pessoas em 193 países e territórios. Perto de 810 mil doentes foram considerados curados.

O número de mortes provocadas pela covid-19 em África subiu para 1.423 nas últimas horas, com 31.933 casos da doença registados em 52 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Por NAOM

Leia Também:

COVID-19 - Grupo de cientistas une-se para desenvolver respostas à pandemia


Um grupo de cientistas, suportados por investidores multimilionários norte-americanos, uniu-se para desenvolver respostas no combate à pandemia da covid-19 e entregou já um primeiro relatório à Casa Branca, informou hoje o The Wall Street Journal.

O relatório entregue apresenta recomendações sobre tratamentos, vacinas e como reabrir a economia, com a iniciativa, que até agora operava com discrição, a ser encabeçada pelo médico e investidor Tom Cahill, contando também, entre outros participantes, com o biólogo Michael Rosbash, galardoado em 2017 com o Nobel da Medicina.

Entre os multimilionários envolvidos está Steve Pagliuca, coproprietário da equipa da liga norte-americana de basquetebol (NBA) Boston Celtics, que utilizou as suas conexões para divulgar o trabalho do grupo entre grandes empresários e dirigentes políticos, incluindo membros do Governo e da equipa de combate ao novo coronavírus, liderada pelo vice-presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Mike Pence.

O trabalho dos cientistas centrou-se em analisar muitas das investigações relacionadas com a pandemia da covid-19 e selecionar o material mais relevante, oferecendo recomendações aos líderes políticos e empresariais.

O primeiro relatório, de 17 páginas, foi publicado hoje pelo The Wall Street Journal e propõe, entre outras sugestões, generalizar a utilização do medicamento remdesivir, da farmacêutica Gilead, para tratar os pacientes com doses maiores e fazê-lo numa fase inicial.

Os especialistas pedem também que a administração flexibilize alguns requisitos para permitir acelerar o desenvolvimento de terapias com anticorpos, que consideram que podem avançar muito rapidamente e ser efetivas, tanto para tratar os doentes, como para proteger os profissionais à espera de uma vacina.

Para a retoma da atividade económica, o relatório propõe uma aplicação para que as pessoas que regressem aos seus postos de trabalho confirmem que não apresentam nenhum sintoma da doença, bem como o desenvolvimento de um teste através da saliva, que permita realizar o teste repetidamente à mesma pessoa, várias vezes por semana.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (55.563) e mais casos de infeção confirmados (cerca de 980 mil).

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 209 mil mortos e infetou quase três milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 818 mil doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Read Also:

ADDRESS BY H.E. MUHAMMADU BUHARI,PRESIDENT OF THE FEDERAL REPUBLIC OF NIGERIA ON THE CUMULATIVE LOCKDOWN ORDER OF LAGOS AND OGUN STATES AS WELL AS THE FEDERAL CAPITAL TERRITORY ON COVID- 19 PANDEMIC AT THE STATE HOUSE, ABUJA


MONDAY, 27th APRIL, 2020

1. Fellow Nigerians

2. I will start by commending you all for the resilience and patriotism that you have shown in our collective fight against the biggest health challenge of our generation.

3. As at yesterday, 26th April 2020, some 3 million confirmed cases of COVID-19 have been recorded globally with about 900,000 recoveries. Unfortunately, some 200,000 people have passed away as a result of this pandemic.

4. The health systems and economies of many nations continue to struggle as a result of the coronavirus pandemic.

5. Nigeria continues to adapt to these new global realities on a daily basis. Today, I will present the facts as they are and explain our plans for the coming months fully aware that some key variables and assumptions may change in the coming days or weeks.

6. Exactly two weeks ago, there were 323 confirmed cases in 20 States and the Federal Capital Territory.

7. As at this morning, Nigeria had recorded 1,273 cases across 32 States and the FCT. Unfortunately, this includes 40 deaths.

8. I am using this opportunity to express our deepest condolences to the families of all Nigerians that have lost their loved ones as a result of the COVID-19 Pandemic. This is our collective loss and we share your grief.​

9. Initial models predicted that Nigeria will record an estimated 2,000 confirmed cases in the first month after the index case.

10. This means that despite the increase in the number of confirmed cases recorded in the past two weeks, the measures we have put in place thus far have yielded positive outcomes against the projections.

11. The proportion of cases imported from other countries has reduced to only 19% of new cases, showing that our border closures yielded positive results. These are mostly fellow Nigerians returning through our land borders. We will continue to enforce land border arrival protocols as part of the containment strategy.

12. Today, the Nigeria Centre for Disease Control (NCDC) has accredited 15 laboratories across the country with an aggregate capacity to undertake 2,500 tests per day across the country.


13. Based on your feedback, Lagos State Government and the FCT with support from NCDC have established several sample collection centers. They are also reviewing their laboratory testing strategy to further increase the number of tests they can perform including the accreditation of selected private laboratories that meet the accreditation criteria.

14. Several new fully equipped treatment and isolation centres have been operationalised across the country thereby increasing bed capacity to about three thousand.

15. I commend the State Governors for the activation of State-level Emergency Operation Centres, establishment of new treatment centres and the delivery of aggressive risk communication strategies.

16. Over 10,000 healthcare workers have been trained. For their protection, additional personal protective equipment have been distributed to all the states.

17. Although we have experienced logistical challenges, we remain committed to establishing a solid supply chain process to ensure these heroic professionals can work safely and are properly equipped.

18. In keeping with our Government’s promise to improve the welfare of healthcare workers, we have signed a memorandum of understanding on the provision of hazard allowances and other incentives with key health sector professional associations.

19. We have also procured insurance cover for 5,000 frontline health workers. At this point, I must commend the insurance sector for their support in achieving this within a short period of time.

20. Nigeria has also continued to receive support from the international community, multilateral agencies, the private sector and public-spirited individuals. This support has ensured that critical lifesaving equipment and materials, which have become scarce globally, are available for Nigeria through original equipment manufacturers and government-to-government processes.

21. The distribution and expansion of palliatives which I directed in my earlier broadcast is still on going in a transparent manner. I am mindful of the seeming frustration being faced by expectant citizens. I urge all potential beneficiaries to exercise patience as we continue to fine tune our logistical and distribution processes working with the State Governments.

22. Our Security Agencies continue to rise to the challenge posed by this unusual situation. While we feel deeply concerned about isolated security incidents, I want to assure all Nigerians that your safety and security remain our primary concern especially in these difficult and uncertain times.
23. As we focus on protecting lives and properties, we will not tolerate any human rights abuses by our security agencies. The few reported incidences are regrettable, and I want to assure you that the culprits will be brought to justice.

24. I urge all Nigerians to continue to cooperate and show understanding whenever they encounter security agents. Furthermore, for their protection, I have instructed that the personnel of all the security agencies be provided with the necessary personal protective equipment against infection.

25. As we continue to streamline our response in the centers of Lagos and the FCT, I am gravely concerned about the unfortunate developments in Kano in recent days. Although an in-depth investigation is still ongoing, we have decided to deploy additional Federal Government manpower, material and technical resources to strengthen and support the State Government’s efforts, with immediate effect.

26. In Kano, and indeed many other States that are recording new cases, preliminary findings show that such cases are mostly from interstate travel and emerging community transmission.

27. Drawing from these, I implore all Nigerians to continue to adhere strictly to the advisories published by the Presidential Task Force and the Nigeria Centre for Disease Control.

28. These include regular hand washing, physical distancing, wearing of face masks/coverings in public, avoidance of non-essential movement and travels and avoidance of large gatherings.

29. Fellow Nigerians, for the past four weeks, most parts of our country have been under either Federal Government or State Government lockdowns. As I mentioned earlier, these steps were necessary and overall, have contributed to slowing down the spread of COVID-19 in our country.

30. However, such lock downs have also come at a very heavy economic cost. Many of our citizens have lost their means of livelihood. Many businesses have shut down. No country can afford the full impact of a sustained lockdown while awaiting the development of vaccines.

31. In my last address, I mentioned the Federal Government will develop strategies and policies that will protect lives while preserving livelihoods.

32. In these two weeks, the Federal and State Governments have jointly and collaboratively worked hard on how to balance the need to protect health while also preserving livelihoods, leveraging global best practices while keeping in mind our peculiar circumstances.

33. We assessed how our factories, markets, traders and transporters can continue to function while at the same time adhering to NCDC guidelines on hygiene and social distancing.

34. We assessed how our children can continue to learn without compromising their health.

35. We reviewed how our farmers can safely plant and harvest in this rainy season to ensure our food security is not compromised. Furthermore, we also discussed how to safely transport food items from rural production areas to industrial processing zones and ultimately, to the key consumption centers.

36. Our goal was to develop implementable policies that will ensure our economy continues to function while still maintaining our aggressive response to the COVID-19 pandemic. These same difficult decisions are being faced by leaders around the world.

37. Based on the above and in line with the recommendations of the Presidential Task Force on COVID-19, the various Federal Government committees that have reviewed socio-economic matters and the Nigeria Governors Forum, I have approved a phased and gradual easing of lockdown measures in FCT, Lagos and Ogun States effective from Monday, 4th May, 2020.

38. However, this will be followed strictly with aggressive reinforcement of testing and contact tracing measures while allowing the restoration of some economic and business activities in certain sectors.

39. Furthermore, new nationwide measures are to be introduced as follows;

a. There will be an overnight curfew from 8pm to 6am. This means all movements will be prohibited during this period except for essential services;

b. There will be a ban on non-essential inter-state passenger travel until further notice;

c. Partial and controlled interstate movement of goods and services will be allowed for the movement of goods and services from producers to consumers; and

d. We will strictly ensure the mandatory use of face masks or coverings in public in addition to maintaining physical distancing and personal hygiene. Furthermore, the restrictions on social and religious gatherings shall remain in place. State Governments, corporate organisations and philanthropists are encouraged to support the production of cloth masks for citizens.

40. For the avoidance of doubt, the lockdown in the FCT, Lagos and Ogun States shall remain in place until these new ones come into effect on Monday, 4th May 2020.

41. The Presidential Task Force shall provide sector specific details to allow for preparations by Governments, businesses and institutions.

42. In respect to the above guidelines. State Governors may choose to adapt and expand based on their unique circumstances provided they maintain alignment with the guidelines issued above.

43. To support our businesses and traders, the monetary and fiscal authorities shall deploy all the necessary provisions needed for production to continue and thus, jobs restored.

44. These revised guidelines will not apply to Kano State.

45. With regards to Kano, I have directed the enforcement of a total lockdown for a period of two weeks effective immediately. The Federal Government shall deploy all the necessary human, material and technical resources to support the State in controlling and containing the pandemic and preventing the risk of further spread to neighboring States.

46. I wish to once again commend the frontline workers across the country who, on a daily basis, risk everything to ensure we win this fight. For those who got infected in the line of duty, rest assured that Government will do all it takes to support you and your families during this exceedingly difficult period. I will also take this opportunity to assure you all that your safety, wellbeing and welfare remains paramount to our Government.

47. I will also recognise the support we have received from our traditional rulers, the Christian Association of Nigeria, the Nigerian Supreme Council for Islamic Affairs and other prominent religious and community leaders. Your cooperation and support have significantly contributed to the successes we have recorded to date.

48. I will urge you all to please continue to create awareness on the seriousness of the coronavirus among your worshippers and communities while appealing that they strictly comply with public health advisories.

49. I also thank the Nigeria Governors’ Forum and the Presidential Task Force for all their hard work to date. Through this collaboration, I remain confident that success is achievable.

50. I also wish to thank corporate organisations, philanthropists, the UN system, the European Union, friendly nations, the media and other partners that have taken up the responsibility of supporting our response.

51. And finally, I will thank all Nigerians again for your patience and cooperation during this difficult and challenging period. I assure you that government shall continue to take all necessary measures to protect the lives and livelihoods of our citizens and residents.


52. I thank you for listening and may God bless the Federal Republic of Nigeria


Covid-19: Vírus já matou 208.973 pessoas e infetou quase três milhões em todo o mundo


Paris, 27 abr 2020 (Lusa) – A pandemia de covid-19 já matou 208.973 pessoas e infetou quase três milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP às 19:00 TMG de hoje, baseado em dados oficiais.

De acordo com os dados recolhidos pela agência noticiosa francesa, às 19:00 TMG (20:00 em Lisboa) 2.997.540 casos de infeção foram até agora oficialmente diagnosticados em 193 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro de 2019 na província chinesa de Wuhan.

A AFP alerta que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do número real de infeções, já que um grande número de países está a testar apenas os casos que requerem tratamento hospitalar. Entre esses casos, pelo menos 818.700 são hoje considerados curados.

Desde a contagem feita às 19:00 TMG de domingo, 4.277 novas mortes e 67.952 novos casos ocorreram em todo o mundo.

Os países com mais novos óbitos são os Estados Unidos, com 1.388 novas mortes, a França (437) e o Reino Unido (360).

Os Estados Unidos, que tiveram a sua primeira morte ligada ao coronavírus no início de fevereiro, são o país mais afetado em termos de número de mortes e de casos, com 55.563 óbitos em 979.077 casos. Pelo menos 107.526 pessoas foram declaradas curadas pelas autoridades de saúde norte-americanas.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são a Itália, com 26.977 mortes, em 199.414 casos, a Espanha, com 23.521 mortes (209.465 casos), a França, com 23.293 mortes (165.842 casos) e o Reino Unido, com 21.092 mortos (157.149 casos).

Entre os países mais atingidos, a Bélgica é o que tem o maior número de mortes em comparação com a sua população, com 622 mortes por milhão de habitantes, seguida por Espanha (503 mortes por milhão de habitantes), por Itália (446), França (357) e Reino Unido (310).

A China (excluindo os territórios de Hong Kong e Macau) contabilizou oficialmente um total de 82.830 casos (três novos entre domingo e hoje), incluindo 4.633 mortes (um novo óbito) e 77.474 curas.

A Europa totalizava às 19:00 TMG de hoje 126.223 mortes, para 1.393.779 casos, os Estados Unidos e o Canadá 58.344 mortes (1.027.306 casos), a América Latina e Caribe 8.311 mortes (169.916 casos), a Ásia 8.117 mortes (206.538 casos), o Médio Oriente 6.411 mortes (159.358 casos), África 1.458 mortes (32.625 casos) e a Oceânia 109 mortes (8.023 casos).

Esta avaliação foi realizada usando dados recolhidos pelos escritórios da AFP junto de autoridades nacionais e informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Portugal contabilizou hoje 928 mortos associados à covid-19 em 24.027 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais 25 mortos (+2,8%) e mais 163 casos de infeção (+0,7%).

Das pessoas infetadas, 995 estão hospitalizadas, das quais 176 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou 1.329 para 1.357.

Portugal é o 18.º país do mundo com mais óbitos e também o 18.º em número de infeções.

Por Lusa