27 de dezembro de 2016

Estou de viagem mais uma vez a convite dos Presidentes da Nigéria e da Costa de Marfim para as cidades capitais dos respectivos países.

Mais uma vez, vou aproveitar a minha estadia nestes países para troca de impressões com os chefes de estado e de governo dos respectivos países, Muhammadu Buari e Alassane Dramani Ouatarra respectivamente atual momento político no nosso país Guiné-Bissau.





Fonte: Umaro El Mocktar Sissoko Embaló 

Principal hospital da Guiné-Bissau com dificuldades para alimentar doentes

O principal hospital da Guiné-Bissau, o Simão Mendes, em Bissau, depara-se com dificuldades para garantir pelo menos uma refeição diária aos doentes internados e a responsável pelos serviços de cozinha, Berta Ié, faz um apelo para que quem possa ajudar.



"Peço às pessoas de boa vontade que ajudem o hospital a superar as dificuldades", disse Berta Ié, informando que o Simão Mendes necessita, diariamente, de 120 quilogramas de peixe ou carne e 90 quilos de arroz.

A nutricionista responsável pela dieta alimentar dos doentes, diz que diariamente a direção do hospital acaba por disponibilizar apenas 45 quilos de carne ou peixe e 75 quilos de arroz, base da comida dos guineenses.

O Simão Mendes, que recebe doentes de todas as partes da Guiné-Bissau, tem oficialmente 720 camas, mas Berta Ié acredita que "em casos de pico de doenças" o hospital chega a albergar o dobro de utentes.

"O hospital só fornece almoço aos doentes, o pequeno-almoço e o jantar, são da responsabilidade dos familiares", explicou a nutricionista embora não concorde com a situação que sublinha, porém, ser a realidade do país.

Berta Ié afirma saber que o hospital é que devia fornecer todas as refeições aos doentes mas dadas as dificuldades de tesouraria teve que pedir aos familiares que se ocupem de duas refeições diárias, observou.

"Temos doentes com problemas de hipertensão, diabete, colesterol ou crianças mal nutridas, toda essa gente precisa de uma dieta especial, mas dadas as circunstâncias não tem sido assim", enfatizou Ié.

Recentemente o Simão Mendes recebeu apoios do novo primeiro-ministro guineense, Umaro Sissoco Embaló, nomeadamente dois frigoríficos, utensílios de cozinha e 15 caixas de peixe, apoios que Berta Ié agradece e espera por mais.

"Lanço apelo às pessoas de boa vontade para que apoiem os doentes do hospital Simão Mendes", defendeu.

MB // PJA
Lusa/Fim

APU-PDGB DENUNCIA TENTATIVA DE ASSALTO A ANP

O presidente do Partido Assembleia do Povo Unido, Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) denuncia a tentativa de assalto a Assembleia Nacional Popular e consequente detenção de o seu presidente para constituição de uma mesa para aprovação do programa do governo


Num longo discurso proferido, esta segunda-feira (27/12), durante um encontro de concertação do Secretariado Nacional do partido, Nuno Gomes Nabiam alerta que o seu partido está “super atento” e, no entanto, pede a atenção da comunidade internacional porque “a macaquice não pode entrar na política”.

Entretanto, Nabiam defende que a solução prática para a saída da crise vigente no país é preciso o presidente José Mário Vaz dissolver a Assembleia Nacional Popular e criar comissão para buscar a razão da crise e preparando o país para as eleições.

O líder da APU-PDGB alerta o povo guineense e a comunidade internacional de que que enquanto o presidente José Mário Vaz “continuar com as suas intenções de governar no próximo ano, enquanto o grupo dos 15 dissidentes do partido a defender os seus interesses e o parlamento bloqueado” nunca haverá solução para a saídas da crise vigente.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos
Radiosolmansi

Morreu a menina sem pernas que era transportada num balde

Jovem tinha 19 anos e faleceu no dia de Natal.


Rahma Haruna tornou-se conhecida devido à sua triste história de vida. A menina passou toda a sua vida num balde de plástico, devido a uma falha no crescimento que impediu que os seus braços e pernas se desenvolvessem.

A sua história correu o mundo quando uma fotografia da autoria de Sani Maikatanga, em que a menina era carregada no balde pelo irmão de dez anos, foi partilhada na internet. A menina não terá resistido e morreu este fim de semana. Foi precisamente a responsável pela imagem que anunciou hoje o óbito da menina de 19 anos.

“Rahma Haruna, uma menina de 19 anos, morreu no domingo, dia 25 de dezembro de 2016. Que o paraíso lhe esteja garantido”, escreveu.

Rahma, da Nigéria, parecia ser um bebé saudável quando nasceu, no entanto veio-se a descobrir que tinha uma condição rara que impediu que o seu corpo se desenvolvesse normalmente, embora a sua cabeça tenha crescido como a de uma jovem, conta o Daily Mail.

A menina que tinha revelado que o seu sonho era ter uma mercearia acabou por falecer este Natal.



NAOM

Morreu Carrie Fisher, a Princesa Leia de 'Star Wars'

Morreu Carrie Fisher, a Princesa Leia de 'Star Wars', anuncia a People.


Carrie Fisher, de 60 anos, morreu esta terça-feira, anunciou a revista People, citando um comunicado da família. 

"É com profunda tristeza que Billie Lourd confirma que a sua amada mãe Carrie Fisher morreu esta manhã às 8h55", foi dito no comunicado. 

"Ela foi amada pelo mundo e a sua falta vai ser profundamente sentida". A nossa família agradece os vosso pesar e orações", acrescenta ainda a nota. 

Recorde-se que a atriz sofreu um ataque cardíaco na semana passada, no dia 23, durante um voo de Londres para Los Angeles. 

NAOM

Natal 2016/ Hospital Simão Mendes regista dois mortos e 108 feridos

(ANG) – O Serviço de Urgência do hospital Nacional Simão Mendes prestou assistência à 296 pessoas em consequência de 15 acidentes de viação ocorridas entre os dias 24 e 26 de dezembro.

Segundo o diretor clinico deste hospital, Cumba Bispo Insumberem, duas pessoas morreram ,13 sofreram ferimentos graves e 182 tiveram ferimentos ligeiros. 

Comparativamente ao mesmo período do ano passado verificou-se mais mortes e maior número de acidentes este ano. 

No ano passado não houve nenhuma vitima mortal, e foram registados nove acidentes durante o período em comparação ou seja entre 24 e 26 de Dezembro. 

Para evitar mais sinistralidade durante a quadra festiva, Insumberem apela as populações e os condutores no sentido de colaborarem e cumprirem com as orientações das autoridades policiais para garantir segurança à todos. 

ANG/LPG/SG

Concelho de Ministros/ Nomeados novos Diretores-gerais nas Alfândegas, Tesouro Público e Contribuições e Impostos

(ANG) – O Governo liderado por Umaro Sissoko fez mudanças no aparelho da administração pública nomeadamente no Ministério Economia e das Finanças e Administração Territorial.

De acordo com o comunicado da primeira reunião do concelho de ministros do novo Governo ,dirigida pelo chefe de estado, José Mário Vaz, as mudanças atingiram a Direção-geral das Alfandegas, a Inspeção-geral, o Tesouro público e a Direção-geral das Contribuições e Impostos, para as quais foram nomeados novos responsáveis. 

Nessa reunião ainda foram aprovadas as “ Orientações Gerais do Primeiro-ministro” que servirá para o bom funcionamento das sessões do concelho de Ministros. 

O concelho de ministros aprovou igualmente o decreto-lei relativo as Finanças Públicas, que visa instituir mecanismos de maior controle e transparência na gestão da coisa pública. 

No Ministério da Administração Territorial Brum Sitna Namone foi escolhido para chefiar a Direção da Administração Territorial e Poder Local. 

Ao intervir no ato, o Presidente da República felicitou os membros do executivo, tendo – os exortados a aplicarem o princípio de” todos por um e um por todos “ no exercício da ação governativa que segundo Jose Mario Vaz é tão importante e fundamental para uma governação efectiva orientada para a obtenção de resultados práticos. 

O Primeiro-ministro informou aos membros do Executivo da sua deslocação a alguns países da sub-região aonde obteve apoio e reconhecimento dos Chefes de Estado e do Governo das respectivas Nações que o pediram para continuar na senda de diálogo e concertação com todas as forças vivas do país. 

NG/MSC/JAM/SG

ALBERTO NAMBEIA É MELHOR POLÍTICO DO ANO 2016

Alberto Nambeia; Presidente do Partido da Renovação Social (PRS) é Melhor Político do Ano 2016. 


Nasceu há 52 anos na região de Mansoa, e foi um dos fundadores do Partido da Renovação Social. 

Alberto Nambeia é deputado e membro da Comissão Permanente da Assembleia Nacional e segundo vice-presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP) da Guiné-Bissau.

No seu discurso de vitória em 2012, Alberto Nambeia afirmou que umas das suas prioridades será  “unir a família PRS” mas também “unir a família guineense”.

QUE A SUA CASA SE ENCHA DE PAZ, AMOR E PROSPERIDADE.

BREVES

- O presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, já deixou Conacry tendo regressado ao Congo. Hoje, o presidente dos 'libertadores' deve deixar o Congo a caminho de Dacar, no Senegal. Prevê-se que que regresse a Bissau ainda hoje, o mais tardar amanhã.

- A famosa 'Lista dos 18' para 'liquidação', apurou o DC de fonte segura, NADA tem que ver com a Segurança do Estado e menos ainda com o seu número 1, Antero João Correia. A referida lista é oficiosa - e não oficial. Aliás, DC sabe que os próprios serviços de Segurança do Estado têm estado com os cabelos em pé, tentando descobrir a sua proveniência. AAS

Publicada por António Aly Silva 

“NÃO É A POLÍTICA QUE FAZ O CANDIDATO VIRAR LADRÃO; É O SEU VOTO QUE FAZ O LADRÃO VIRAR POLÍTICO!”


Trump define ONU como "um clube" para "passar um bom bocado"

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou hoje a ONU como "um clube" para as pessoas "passarem um bom bocado", dias depois de a organização ter criticado os colonatos israelitas na Cisjordânia e Jerusalém-leste.


Trump escreveu na sua página no Twitter que a ONU tem "um potencial tão grande", mas que se tornou "apenas um clube para pessoas se juntarem, conversarem e passarem um bom bocado".

"Que triste!", escreveu.

Na sexta-feira passada, o Donald Trump afirmou que, "em relação à ONU, as coisas vão ser diferentes depois de 20 de janeiro", aludindo à data em que toma posse como Presidente dos Estados Unidos.

A decisão da administração do Presidente Barack Obama de se abster na votação sobre os colonatos contrariou a posição de Trump, que quer que os Estados Unidos usem o direito de veto para permitir recuperar da tensão nas relações com a atual liderança de Israel.

No ano passado, Trump tinha afirmado que pretende ser "muito neutral" nas questões israelo-palestinianas, mas a sua posição tornou-se mais pró-israelita ao longo da campanha presidencial, nomeadamente com críticas aos palestinianos, aos quais se referiu como tendo sido "tomados" ou "complacentes" com os grupos armados.

Por lusa