11 de outubro de 2021

A reação de movimento de salvação do PRS para a memória de Kumba Yala, sobre a detenção arbitrária do seu porta voz, Alqueia Tambá, na passada quinta-feira.

 Rádio Jovem Bissau

ANGOLA - Bispos angolanos alertam para "perda de confiança" na justiça

© Lusa

Notícias ao Minuto  11/10/21 

Os bispos católicos angolanos consideraram hoje que a "perda de confiança" nas instituições judiciais do país, "derivada da evidente interferência política em determinadas decisões, não abona" ao estabelecimento de um Estado democrático e de direito.

"Que haja um grande esforço de salvaguardar o Estado democrático e de direito mantendo a independência dos poderes executivo, legislativo e judicial", recomendaram hoje os bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), no final da sua segunda assembleia plenária anual.

Este apelo surge na sequência de várias interpretações de um recente acórdão do Tribunal Constitucional (TC) angolano, divulgado na passada semana, que anulou o XIII congresso da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), maior partido na oposição, que elegeu Adalberto Costa Júnior como líder do partido.

O atual contexto sociopolítico do país também mereceu o olhar os bispos da CEAST durante a plenária que decorreu entre 06 e 11 de outubro, em Luanda, sendo que os resumos dos trabalhos foram apresentados hoje em conferência de imprensa.

Em comunicado de imprensa, apresentado pelo bispo de Cabinda e porta-voz da CEAST, Belmiro Chissengueti, os bispos manifestaram-se preocupados com o "aumento dos níveis de insegurança um pouco por todo o país", onde as instituições religiosas "não são poupadas".

Em relação aos assaltos, disse, o país vive nas cidades, "sobretudo em Luanda, situações de segurança bastante graves, os assaltos multiplicaram-se".

"E claro que essa multiplicação de assaltos obriga-nos a tomar uma palavra, até porque duas das nossas instituições foram assaltadas durante a nossa plenária. Portanto, o que pedimos é que a polícia tenha capacidade de mobilidade para poder fazer a cobertura naquilo que toca à sua responsabilidade", referiu Belmiro Chissengueti.

Segundo os bispos católicos, Angola regista um "crescimento da tensão pré-eleitoral" entre os dois grandes partidos do país e é necessário "que se melhore o discurso político para garantir a paz, segurança e harmonia entre os cidadãos".

Os bispos consideram também que a crescente inflação "diminuiu o poder de compra dos cidadãos" e que o longo verão, sobretudo no sul do país, concorreu para o "aumento da fome devido à falta de alimentos".

No domínio da vida religiosa em Angola, os prelados católicos aprovaram a "calendarização das fases da vivência e implementação do Sínodo, sendo a fase paroquial até 31 de Janeiro de 2022 e a fase diocesana até 10 de fevereiro de 2022".

Aprovaram ainda a nova direção da Universidade Católica de Angola (UCAN), constituída pela madre Maria da Assunção Alberto (reitora), Márcia Nigiolela Ganga da Costa de Brito (vice-reitora para a área Académica), Benja Satula (vice-reitor para a Investigação e Extensão Universitária) e o padre Apolinário Hilemusinda (secretário-geral).

O padre Augusto Epalanga, do clero diocesano do Huambo, foi eleito novo diretor da Rádio Ecclesia -- Emissora Católica de Angola, e o padre António Estêvão, diretor de informação da estação radiofónica superintendida pela CEAST.

Dia Internacional das Raparigas, Hoje é dia de festa, mas é também dia de luta!

No dia 11 de outubro comemora-se o Dia Internacional das Raparigas

A Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades, Suzi Barbosa procura pautar a sua ação pela oposição aguerrida a todas as formas de discriminação contra as meninas e as mulheres no país com a mesma veemência com que defende a via do Desenvolvimento. Porque nenhum país pode desenvolver-se em plenitude sem que seja alcançada a igualdade de género. Está consciente da dimensão do desafio. Mas, certa que é possível fazer a diferença que a Guiné-Bissau precisa e exige.

Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau

Empresa UTAL-Indústria inicia confecção de chapa de matrícula de viaturas em Bissau.

 RadioBantaba 

Orango Parque Hotel - Guinea Bissau - Bijagos EN

Entretanto, há uma certa distância entre o que DSP fala e o que ele faz como Político ...O Democrata Osvaldo Osvaldo

Por O Democrata Osvaldo Osvaldo

Guineenses, 

Não vou dizer que foi mais um encontro frustrado, porque é importante refletir e dar as orientações gerais sobre o assunto, com maior amplitude e variedade do discurso. Porém, vou limitar ao seguintes argumentos: 

- O DSP tem imenso conhecimento geral sobre a causa dos problemas do nosso país, que ele mesmo ajudou criar, embora ele tenta negar i ignorar os fatos. Ele fala com eloquência tipo um intelectualizado na diáspora, mas o conteúdo as vezes é incompreensível, embora na Guiné-Bissau os ignorantes ignoram os intelectuais por pura e simples ignorância. É bom reconhecer de que existe sim um abismo intelectual entre DSP e os seus adversários políticos. 

Apesar de que o DSP fala superficialmente sobre alguns temas, eu até gostei de ouvi-lo expor determinadas questões, mas, se o Engº. tivesse maturidade e a consciência do que falou sobre a atual situação política e a Democracia guineense, a Guiné-Bissau estaria em um rumo extremamente importante e esperançoso. Entretanto, há uma certa distância entre o que DSP fala e o que ele faz como Político. Normalmente, esse tipo de fala é usada pelos patranheiros profissionais perante seus servos. Agora é na diáspora que o Eng. busca credibilidade e experiência para sumir o destino nacional, a Guiné-Bissau, N-U-N-C-A, atingirá a sua potência destinada e sonhada por Amílcar Cabral!

Essa é a verdade! É possível determinar especificamente o tom que será mudado o rumo do PAIGC, é ter um líder político com maturidade política e capacidade de liderança e não um intelectual vaidoso e mulherengo.

 Sendo assim, só os esquizofrénicos é que ainda acreditam no que sai da boca desse intelectual inseguro e sem o equilíbrio na diáspora! É bom lembrar de que o GAJOTE estava a falar de um País estagnado onde os próprios líderes não têm considerações nenhumas para com os próprios concidadãos, portanto, não podem esperar dos outros o respeito e consideraçáo! Infelizmente, assim vai a Guiné-Bissau! 

- Engº, você precisa saber de que a oposição só pode ser feito efectivamente no terreno, isto é na Guiné-Bissau! Quanto ao resto, são as manobras de consolar o analfabetismo político na diáspora. Volta para Guiné-Bissau com ideias concretas no cenário político Nacional e falar para a maioria do povo Guineense. Tens que  abandonar logo estes truques inválidos na Europa, que a liderança podre do PAIGC tem e que os fanáticos do PAIGC colocam como juízo racional ao seu serviço!. 

Para concluir, após uma análise profunda sobre a presente situação política da Guiné-Bissau, parece-me ser até uma maldição temporária, senão, vejamos as ações do Imperador

 Umaro Sissoco Embaló na Presidência da República e do auto-exilado líder falhado do PAIGC e, uma diáspora hipnotizada em torno desse falso profeta que tem o medo de viver ao lado do seu eleitorado e de fazer a política na Guiné-Bissau! 

Agora vou dormir um pouco, pois essa situação dos “autos-” e de um Primeiro Ministro invisível e sem autoridade só dá sono!. 

Afirma o Democrata em ação.

Governo faz levantamento da situação dos estabelecimentos turísticos


Já deram início as operações de avaliação da situação dos estabelecimentos turisticos do interior do país no âmbito do Plano Estratégico pós pandemia Covid-19.

O Governo pretende conhecer a real situação do funcionamento dos hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos turisticos do país, que futuramente poderão beneficiar de apoios necessários para o relacionamento do setor turístico, afetado de forma significativa pela pandemia de Covid-19.

A frente de uma forte delegação, o Director-Geral do Turismo esteve na zona norte do país, onde avistou-se com os Operadores Turísticos das Regiãos de Cacheu em Canchungo e de Oio em Mansoa para, entre outras, avaliar o funcionamento dos estabelecimentos turisticos e os danos causados pela pandemia.

A visita eleogia pelos Operadores Turísticos, devido a pertinência da iniciativa do Ministério do Turismo e Artesanato, serviu também para enumerar várias dificuldades com que se deparam.

O Director-Geral, Umaro Baldé, para além ter apresentado as perspetivas do Ministério face a situação, aproveitou para alertar sobre a questão dos Alvarás.

O recente levantamento sobre a situação dos estabelecimentos turisticos em Bissau aponta que mais 50% dos estabelecimentos não têm Alvarás e quase 100% não conseguem cumprir com as suas obrigações.

Um situação preocupante, que segundo o Director-Geral do Turismo, em jeito de sensibilização, deve ser superada através regularização da situação, para poder usufrir no futuro de qualquer verba por parte do governo.

Já na próxima semana, a deslocação vai estar em Biombo na quinta ferira( 14) e para a regiao de Quinara, a visita está programada para sábado (16) e Tombali no domingo (17).

A missão do Ministério do Turismo e Artesanato já esteve em Bafatá e Gabu.

Integram a equipa, o Coordenador das Delegacias Regionais, Seco Camara e a Chefe de Repartição de Licenciamento, Zinaida Costa.

AC

RTB

Vice-presidente do BOAD apresenta o novo Plano Estratégico do BOA para próximos 5 anos, perspetivas para financiar o desenvolvimento e disponibilidades para setor privado. Braima Luís Soares Cassama efetua primeira visita à Bissau e concede entrevista.

Vídeo by: Radiobantaba

COVID-19: prolongado o Estado de Calamidade.

O Governo decide prolongar para mais 15 dias o Estado de Calamidade à Saúde Pública, com objetivo de travar a propagação da doença de covid-19.

O decreto destaca a diminuição dos casos de contaminação e mortes, mas alerta que isso não significa que a batalha está ganha.

Sem alterações à algumas restrições impostas as liberdades dos cidadãos no âmbito da prevenção e combate ao novo coronavírus nesta terceira vaga, agravada pela circulação do vírus DELTA e ETA.

Até aqui, segundo o Boletim Informativo do Alto-Comissariado para COVID-19, o país registou 135 óbitos, 5349 recuperados no universo 6117 acumulados.

No âmbito da prevenção e combate à doença de covid-19, a Guiné-Bissau já ultrapassou as 120 mil pessoas já vacinadas com a primeira dose e 80 mil pessoas com a primeira e a segunda dose.

O país dispõe de mais de meio milhão de doses de vacinas disponibilizadas pelos parceiros internacionais no âmbito da cooperação bi e multilaterais.

AC

RTB

Engenheiro nuclear da Marinha acusado de tentar vender segredos de submarinos americanos

Residência do casal Jonathan e Diana Toebbe, em Annapolis, Md

voaportugues.com

Um engenheiro nuclear da Marinha com acesso a segredos militares foi acusado de tentar passar informações sobre o projecto de submarinos nucleares americanos para alguém que ele pensava ser representante de um governo estrangeiro, mas era de facto agente secreto do FBI, anunciou, domingo (10) o Departamento de Justiça.

Na acusação, o governo diz que Jonathan Toebbe vendeu informações, durante grande parte do ano passado, a um contacto que ele acreditava representar uma potência estrangeira. Tal país não foi mencionado nos autos.

De acordo com o Departamento de Justiça, Toebbe, 42 anos de idade, foi preso na Virgínia Ocidental, no sábado (9) na companhia da sua esposa, Diana, 45 anos, depois de colocar um cartão de memória removível num local pré-arranjado.

Não ficou imediatamente claro se os Toebbes, que são de Annapolis, no estado de Maryland, têm advogados. A Marinha se recusou a comentar no domingo.

O FBI diz que o esquema começou em Abril de 2020, quando Jonathan Toebbe enviou um pacote de documentos da Marinha a um governo estrangeiro e escreveu que estava interessado em vender para aquele país manuais de operações, relatórios de desempenho e outras informações confidenciais.

As autoridades afirmam que ele também forneceu instruções sobre como conduzir o relacionamento furtivo, com uma carta que dizia: "Peço desculpas, por esta má tradução. Por favor, encaminhe esta carta à sua agência de inteligência militar. Acredito que esta informação será de grande valor para o seu país. Isto não é uma farsa. "

Em junho, diz o FBI, o agente secreto enviou 10 mil dólares em criptomoedas para Toebbe, descrevendo-o como um sinal de boa fé e confiança.

Semanas depois, agentes federais assistiram à chegada dos Toebbes a um local combinado na Virgínia Ocidental para a troca, com Diana Toebbe a servir de vigia para o seu marido durante uma operação de entrega rápida pela qual o FBI pagou 20 mil dólares. Foi recuperado pelo FBI um cartão de memória azul embrulhado em plástico entre duas fatias de pão com manteiga de amendoim, dizem os documentos do tribunal.

O FBI forneceu o conteúdo do cartão de memória a um especialista, que concluiu que os registos incluíam elementos de design e características de desempenho dos reactores submarinos da classe Virginia, disse o Departamento de Justiça.

De acordo com a denúncia, trata-se de sofisticados "submarinos de ataque rápido de mísseis de cruzeiro" movidos a energia nuclear.

A denúncia alega violações da Lei de Energia Atômica, que restringe a divulgação de informações relacionadas a armas atômicas ou materiais nucleares.

Os Toebbes devem ter as suas primeiras aparições no tribunal, na terça-feira (12) em Martinsburg, Virginia Ocidental.

Jonathan Toebbe trabalha para o governo dos EUA desde 2012, tendo uma autorização de segurança ultrassecreta e se especializando em propulsão nuclear naval, disse o FBI.