sábado, 12 de março de 2022

PR chega a Qatar para uma visita de trabalho de 24h

Umaro Sissoco Embaló analisa a crise Russa/Ucraniana com Erdogan

À margem do Fórum da Diplomacia que termina amanhã na ilha de Antalya, o Chefe de Estado guineense foi recebido pelo homólogo Turco, Recep Tayyip Erdogan com quem analisou a crise entre Moscovo e Kiev.

Na opinião do Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, Turquia pelo seu peso na diplomacia mundial, deve assumir uma postura de neutralidade bem como aproximar as partes em conflito como tem feito até aqui.

Na quarta-feira passada, os Ministros dos Negócios Estrangeiros da Rússia e da Ucrânia tiveram um primeiro encontro em Antalya desde o eclodir do conflito entre os dois países há duas semanas.

Na audiência com Umaro Sissoco Embaló, o Presidente Erdogan anunciou para breve a nomeação de um Embaixador para a Guiné-Bissau e o início da construção de raiz do edifício da Embaixada Turca em Bissau.

O Chefe de Estado Turco promete realizar depois do mês sagrado de Ramadão a sua visita a Guiné-Bissau devia ter lugar no mês passado e garantiu o objectivo é elevar o volume de negócio entre Bissau e Ancara para 100 milhões de dólares por ano.

Entretanto já está em curso a preparação de uma comissão económica mista entre os dois países bem como a assinatura de um acordo no domínio da indústria militar e na formação de quadros no domínio da defesa e segurança.



Leia Também👇


Jornal Odemocrata
  12/03/2022

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, exortou a Turquia a assumir uma postura de neutralidade face ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia, apelando ao seu homólogo turco a continuar a trabalhar para aproximar as partes e encontrar uma solução.

Embaló fez este apelo este sábado, 12 de março de 2022, depois do encontro com o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, à margem do Fórum da Diplomacia que decorre na ilha de Antalya.

Durante a reunião, os dois chefes de Estados analisaram a crise entre Moscovo e Kiev.

Umaro Sissoco Embaló disse que a Turquia, “pelo seu peso na diplomacia mundial”, deve assumir uma postura de neutralidade e trabalhar para aproximar as partes em conflito.

No encontro, Erdogan anunciou, para breve, a nomeação de um Embaixador para Guiné-Bissau, bem como a construção, de raiz, do edifício que albergará a Embaixada turca em Bissau.

Erdogan confirmou ao chefe de Estado guineense que vai visitar a Guiné-Bissau, depois do mês de Ramadão, acrescentando que os dois países vão desenvolver relações com o objetivo de elevar o volume de negócios entre Bissau e Ancara para 100 milhões de dólares por ano.

Segundo o gabinete do Presidente da República, Bissau e Ancara estão a trabalhar na preparação de uma comissão económica mista e de um acordo no domínio da formação de quadros nos setores da defesa e segurança.

Refira-se que o Presidente Umaro Sissoco Embaló, deixou a Ancara (Turquia) e iniciou este sábado uma visita de 24 horas ao Qatar.

Por: Assana Sambú 

GUERRA NA UCRÂNIA - Cerca de 1.300 soldados ucranianos mortos desde o início da invasão

© Getty Images

Notícias ao Minuto  12/03/22 

Presidente Volodymyr Zelensky anunciou este sábado os números das vítimas causadas pela guerra na Ucrânia.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky anunciou este sábado numa conferência de imprensa o número de vítimas mortais provocadas desde o início da invasão russa, há duas semanas. 

Depois de referir as perdas russas eram "colossais", Zelensky deu conta do número de soldados ucranianos mortos desde dia 24 de fevereiro: cerca de 1.300. 

O presidente ucraniano indica ainda, na mesma declaração, que cerca de 500 a 600 soldados russos se renderam às forças ucranianas na sexta-feira.

Zelenskiy disse ainda que as equipas de negociação ucraniana e russa começaram a discutir tópicos mais concretos em vez de trocar ultimatos e apelou a que o Ocidente esteja mais envolvido nas negociações para acabar com a guerra. 

Recorde-se que a guerra começou há 17 dias quando Vladimir Putin lançou uma ofensiva militar contra a Ucrânia sob pretexto de querer "desnazificar" o país. Desde então, registaram-se mais de 2,6 milhões de refugiados além das vítimas mortais da guerra que aumentam de dia para dia.

Leia Também: 

Putin acusa Kyiv de "violações flagrantes" do direito humanitário e acusou ainda "batalhões nacionalistas" ucranianos de "perturbarem sistematicamente as operações de salvamento...???kkkkkkk

© Sputnik/Aleksey Nikolskyi/Kremlin via REUTERS

Por LUSA  12/03/22 

O Presidente russo, Vladimir Putin, acusou hoje as forças ucranianas de "violações flagrantes" do direito humanitário, pedindo ao Presidente francês, Emmanuel Macron, e ao chanceler alemão, Olaf Scholz, para pressionarem Kyiv a pôr fim a essa situação.

Numa conversa telefónica com os dois dirigentes, Putin falou em "assassínios extrajudiciais de opositores", "civis feitos reféns" e sua "utilização como escudos humanos" bem como a "colocação de armas pesadas em zonas residenciais, na proximidade de hospitais, escolas e jardins de infância", segundo um comunicado do Kremlin.

O líder russo acusou ainda "batalhões nacionalistas" ucranianos de "perturbarem sistematicamente as operações de salvamento e de intimidar civis que tentam sair" das zonas de combate.

"Vladimir Putin exortou Emmanuel Macron e Olaf Scholz a exercerem a sua influência sobre as autoridades de Kyiv para que ponham fim a estas ações criminosas", acrescentou o Kremlin.

Macron e Scholz tiveram uma conversa telefónica com Putin, um dia após a cimeira europeia de Versalhes, indicara antes o Palácio do Eliseu.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 564 mortos e mais de 982 feridos entre a população civil e provocou a fuga de cerca de 4,5 milhões de pessoas, entre as quais 2,5 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

Celebração do 39° aniversário da criação da Polícia Judiciária da Guiné-Bissau

Rádio Jovem Bissau 

Le président a rencontré le président de la Guinée-Bissau Umaro Sissoco Embalo, qui se trouve en Turquie pour le Forum diplomatique d'Antalya.

Presidente Erdogan reuniu-se com o Presidente da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embalo, que se encontra na Turquia para o Fórum Diplomático de Antália.👇
Fonte: Erdogan Président

Guerra na Ucrânia: “As mães precisam de saber que os filhos foram enviados para o desconhecido, que civis inocentes são mortos e feridos”

Por  sicnoticias.pt

Três jornais nórdicos escrevem em russo para combater propaganda do Kremlin.

Três grandes jornais nórdicos anunciaram que vão traduzir para russo parte dos seus artigos sobre a guerra na Ucrânia, para chegar ao público na Rússia e contrariar a “propaganda” do Kremlin.”O nosso objetivo é dar aos russos acesso a uma cobertura não-partidária e fiável”, escrevem os editores-chefes dos jornais diários Politiken (Dinamarca), Dagens Nyheter (Suécia) e Helsingin Sanomat (Finlândia) numa coluna conjunta.”

A tragédia ucraniana não deve ser comunicada ao público russo através de canais de propaganda”, argumentam, denunciando o recente encerramento “dos últimos meios audiovisuais independentes na Rússia”, a Rádio Echo de Moscovo e o canal de televisão da oposição Dozhd.

Muitos órgãos de comunicação social estrangeiros também decidiram suspender as suas atividades na Rússia, depois de a Duma (Parlamento russo) ter aprovado uma lei que pune fortemente qualquer “informação falsa” após os militares russos terem invadido a Ucrânia.

O acesso à rede social Facebook também foi cortado, sinalizando, de acordo com os especialistas, a vontade do Kremlin de sufocar qualquer voz dissonante sobre o conflito ucraniano.

“As mães russas precisam de saber que os seus filhos foram enviados para o desconhecido, que civis inocentes são mortos e feridos, que dois milhões de ucranianos foram forçados a fugir do seu próprio país e que milhões de crianças ucranianas tiveram as suas infâncias destruídas”, escreveram os três editores, Christian Jensen (Politiken), Peter Wolodarski (Dagens Nyheter) e Kaius Niemi (Helsingi Sanomat).

No relato oficial russo, a invasão da Ucrânia é apresentada como uma operação de manutenção da paz limitada e destinada a proteger os ucranianos de língua russa de “genocídio”.A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 516 mortos e mais de 900 feridos entre a população civil e provocou a fuga de mais de 2,31 milhões de pessoas para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

Leia Também:👇

SIC Notícias 12 Março, 2022 

Cerca de 50 países dependem das importações de trigo e obtêm 30% ou mais de seu trigo da Rússia e da Ucrânia.

Segundo um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, 8 a 13 milhões de pessoas no mundo poderão sofrer de subnutrição se o bloqueio às exportações de alimentos na Ucrânia e Rússia perdurarem devido à guerra.

Há 50 países que dependem das importações de trigo e obtêm mais de 30% do trigo a partir da Rússia e Ucrânia.

O diretor-geral da FAO disse que “as interrupções nas cadeias de produção e fornecimento de transporte de grãos e oleaginosas, e as restrições impostas às exportações da Rússia, terão repercussões significativas na segurança alimentar”. É o caso da Ásia, África Subsaariana, do Médio Oriente e do Norte de África.

O Presidente francês alertou que as falhas nas cadeias de produção e fornecimento de alimentos também se poderão sentir na Europa nos próximos 12 a 18 meses.

A organização internacional recomenda que os países continuem as trocas tanto quanto possível, a fim de “proteger as atividades de produção e comercialização destinadas a atender às procuras nacionais e mundiais”.

“Para o grande número de pessoas adicionais em todo o mundo que correm o risco de serem empurradas para a pobreza e a fome devido ao conflito, devemos fornecer programas de proteção social adequadamente direcionados sem demora”, disse Qu Dongyu.

Kirill, Alice e Polina são alguns dos nomes das crianças vítimas dos ataques no país.

São já 79 o número de crianças vítimas da invasão russa contra a Ucrânia - iniciada no dia 24 de fevereiro - e mais de 100 feridas nos bombardeamentos e ataques russos no país.

O balanço é avançado pela Procuradoria Geral da República da Ucrânia, segundo o jornal The Kyiv Independent. 

Kirill, Alice e Polina são alguns dos nomes das crianças vítimas dos ataques no país...Ler Mais


Alex e Maria são pais de um bebé de apenas um mês. Não queriam ter de fugir da cidade onde viviam: Kharkiv.

Alex e Maria são um casal de russos que se viu obrigado a fugir da cidade onde moravam, Kharkiv, na Ucrânia, para a Polónia. Com um filho de apenas um mês, Alex queria acreditar no que dizia o presidente do seu país, Vladimir Putin, de que seria uma 'operação militar especial' que os civis não precisavam temer. 

"Dois a três dias" era o tempo que o russo acreditava que duraria a invasão, mas tal não aconteceu. Não queriam acreditar que teriam de abandonar a sua casa em busca de segurança, descreve o jornal espanhol El País...Ler Mais

Leia Também:👇

© Twitter

Notícias ao Minuto  12/03/22 

Ucranianos afirmam que Força Aérea está a funcionar contra as tropas de Putin.

O Ministério da Defesa ucraniano anunciou esta manhã a destruição de um posto de controlo russo que se dirigia a Kyiv. Numa publicação feita na rede social Twitter é divulgado ainda um vídeo da destruição desse mesmo posto. 

"A nossa Força Aérea está a funcionar", escreve o Ministério na publicação.

Recorde-se que a invasão russa à Ucrânia vai já no 17.º dia. Os ataques em várias cidades ucranianas mantêm-se intensos, no entanto, não se têm revelado tão eficientes quanto esperava o presidente da Rússia Vladimir Putin, revelando algumas fraquezas do exército russo. 

Daniela Melo, politóloga luso-americana especialista em relações internacionais que leciona na Universidade de Boston, disse em declarações à Lusa que a "guerra não está a correr bem a Putin" que esperava uma guerra rápida e acreditava que o Ocidente não se envolveria.

Pelo contrário, o Ocidente envolveu-se em força e os ucranianos estão a resistir desde o primeiro dia. 

A invasão russa iniciou-se na madrugada de dia 24 de fevereiro sob pretexto de uma 'desnazificação' do país. Desde então, a destruição tem sido massiva, tendo inclusive uma maternidade em Mariupol sido bombardeada. 

Desde o primeiro dia que a generalidade da comunidade internacional condenou veemente o ataque. Foram impostos vários pacotes de sanções que podem não se ficar por aqui. 

Leia Também:👇

VLADIMIR PUTIN: Putin "queria vitória esmagadora, agora parece que é um tolo"

© Amir Levy/Getty Images

Por LUSA 12/03/22 

Ao final da segunda semana de invasão da Ucrânia pela Rússia, o desenrolar da incursão militar está a causar surpresa e a demonstrar fraquezas no exército russo, disseram à Lusa cientistas políticos nos Estados Unidos. 

"A guerra não está a correr bem a Putin", afirmou Daniela Melo, politóloga luso-americana especialista em relações internacionais que leciona na Universidade de Boston. "O que nós presumimos que eram as expectativas iniciais que ele tinha, de que esta seria uma guerra rápida em que o Ocidente não se quereria envolver e em que poderia pôr rapidamente um governo em Kyiv, saíram furadas"

Com notícias de que haverá falta de rações e de gasolina no contingente russo, a imagem do presidente Vladimir Putin e do seu exército está a deteriorar-se, algo que poderá enfurecer ainda mais o chefe do Kremlin. 

"O que estamos a ver ao fim de duas semanas é uma série de surpresas", disse o especialista em relações internacionais Everett Vieira III, professor na Universidade Estadual da Califórnia, Fresno. "Pensei que Putin atacaria de forma mais rápida e eficiente. O facto de que as forças ucranianas conseguiram resistir está a surpreender muita gente".

Considerando que isto "está a mostrar fraquezas no exército russo", o académico ressalvou que a expectativa é de que Moscovo endureça os ataques de forma esmagadora. "Putin ainda não mostrou todas as suas cartas e não fez o pior", sublinhou Vieira. 

Putin pode ficar tão zangado e tão descontrolado que poderá começar a usar armas nucleares táticas

É por isso que está a aumentar o receio de que a Rússia passe a ataques nucleares ou recorra a armas químicas. 

"O exército russo poderá ser significativamente mais fraco que o que qualquer um de nós pensava. Talvez Putin pensasse que, com 200 mil militares, só o número seria suficiente para dominar a Ucrânia, mas tal não aconteceu", disse Thomas Holyoke, chefe do departamento de ciência política na Fresno State. 

"Putin pode ficar tão zangado e tão descontrolado que poderá começar a usar armas nucleares táticas, cujo poder nuclear é potencialmente maior que a bomba que caiu em Hiroshima", explicou. Um dos problemas, disse, é que o Kremlin não pode aceitar uma derrota. "Vai escalar e escalar, daí o medo de que use armas nucleares. Ninguém sabe bem qual é o objetivo final aqui".

Para Jeffrey Cummins, reitor interino da Faculdade de Ciências Sociais em Fresno, alguns sinais apontam mesmo para cenários catastróficos. 

"Há sinais de alerta que mostram que Putin tem os olhos postos em mais que a Ucrânia", disse à Lusa. "Uma delas é o facto de esta ser uma invasão total, que está a tentar tomar o controlo de todo o país", contrariando as análises preliminares que apontavam apenas para a anexação de território ucraniano com movimentos separatistas. 

O ataque a áreas civis, com a destruição de hospitais pediátricos e maternidades, evidencia essa intenção e é algo a que Daniela Melo chama de "estratégia de rendição": infligir o maior número de mortes e horror para forçar à rendição completa. "E uma certa certeza de que nunca serão levados ao Tribunal Penal Internacional por crimes de guerra", frisou.

Por outro lado, Putin disse que via a ocidentalização da Ucrânia como uma ameaça existencial para a Rússia. "Não sei porque é que não pensará o mesmo de outros países da Europa de Leste que se tornaram mais ocidentais, alguns dos quais entraram na NATO", afirmou Cummins. 

"Poderá colocar esses países na mira, porque falou de querer restaurar a antiga União Soviética e o império russo", continuou. "Se esse é o objetivo último, então a invasão da Ucrânia é apenas um passo numa tentativa muito mais alargada de expandir o território da Rússia". 

O que os analistas consideram, apesar da resistência, é que Moscovo tem capacidade para tomar o controlo da Ucrânia, ainda que demorando mais tempo. 

"Em termos de número de armas e de capacidade militar, o mais provável é que Putin consiga na mesma ganhar a guerra convencional e que chegue a um ponto em que consiga mudar o governo em Kyiv", referiu Daniela Melo. "Mas aí também há uma grande probabilidade de uma insurreição e de um conflito muito longo".

Everett Vieira III deu o exemplo do Iraque, onde a insurreição dura há vinte anos, e disse que a Ucrânia pode seguir o mesmo caminho. "Salvo se houver uma completa aniquilação, consigo ver isto a durar anos e anos". 

Esse cenário indica que podemos passar a um jogo de espera. "O que é que aguenta mais tempo - a economia russa ou o interesse do Ocidente sobre o que se está a passar na Ucrânia?", questionou Daniela Melo. 

Sublinhando a complexidade da situação, que pode seguir em direções muito diferentes, a politóloga frisou que os efeitos negativos desta decisão de Vladimir Putin tornam difícil compreendê-la. 

"Não temos um tiro pela culatra político deste nível deste 1945", afirmou. "Temos a potencial criação de um estado pária, o isolamento internacional a um nível nunca visto desde o fim da II Guerra Mundial e o enfraquecimento geopolítico da Rússia, porque demonstrou que as suas forças armadas não são tão fortes nem tão organizadas quanto se acreditava". 

A isso junta-se o colapso da economia russa, que pode acontecer já este verão. "Putin precisa de uma porta de saída, mas ainda não deu sinais de estar pronto para o diálogo e para abdicar do que ele julga ser o direito a controlar a política interna e externa da Ucrânia", frisou Daniela Melo. 

No entanto, a especialista diz que ainda não há sinais de fissuras internas que levem a pensar num golpe de estado ou uma revolução dentro da Rússia. 

O que há, disse Thomas Holyoke, é embaraço e estranheza. "Putin queria uma vitória esmagadora, porque isso fá-lo-ia parecer muito forte", afirmou. "E agora o que parece é que é um tolo". 

Madem G15, soma e segue, mais uma vez, o Movimento para Alternância Democrática Madem G15, recebeu novos militantes que decidem tomar cartão como membros deste grande Partido para ingressar na fileira.

O acto desta cerimónia foi presidido pelo Sr. Secretário Nacional em exercício Herry Mané.👇

Madem G -15 Bafatá

Sua Excelência Senhor Presidente da República, General Umaro Sissoco Embaló, foi o orador principal do Painel sobre a Mudança, que decorreu este sábado no Fórum da Diplomacia de Antalya em Turquia.

No debate participaram igualmente os primeiros-ministros de Kosovo e Bulgária e a Secretária-geral de Conselho Europeu.


Comunicado de Imprensa conjunto PAM e ONU-HABITAT - A insegurança alimentar é uma preocupação real entre os pobres urbanos da África Subsaariana na sequência da pandemia – revela novo relatório

Wfp.org

DACAR/ NAIROBI/ JOANESBURGO - A situação socioeconómica dos pobres urbanos na África Subsaariana piorou na sequência da pandemia da COVID-19, com milhões de pessoas a enfrentarem insegurança alimentar aguda e subnutrição – revela um novo relatório.

O relatório - divulgado hoje pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) e pelo Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas (PAM) - chama a atenção para as vulnerabilidades urbanas e a insegurança alimentar face à pandemia global, revelando que os pobres urbanos em África têm sido afetados de forma desproporcionada.

A análise revela que os pobres urbanos dependem frequentemente da economia informal, vivem em zonas superpovoadas, e têm acesso limitado a serviços sociais básicos, incluindo água, saneamento e redes de saúde e segurança social formal. Além disso, os meios de subsistência urbanos na África Subsaariana são menos diversificados, irregulares, instáveis e são predominantemente informais e mais dependentes dos mercados e da economia de dinheiro. Neste contexto, a perda de rendimento combinada com os aumentos de preços devido às medidas de contenção da COVID-19, e o encerramento dos mercados informais dos quais os pobres urbanos dependem para grande parte do seu abastecimento alimentar, minaram a sua capacidade de aceder a alimentos nutritivos.

Embora a pandemia tenha afetado todos os segmentos da sociedade, os pobres urbanos que vivem em bairros de lata e aglomerados populacionais informais, que constituem mais de 60% da população total da África Subsaariana, foram particularmente atingidos, com mais de 90% dos casos da COVID-19 registados nas cidades. Estima-se que 68,1 milhões de mulheres, homens e crianças entre a população urbana estavam em risco de insegurança alimentar aguda na África Subsaariana em 2020. Isto inclui 22 milhões na África Central, 16 milhões na África Ocidental, 15,7 milhões na África Oriental e 14,4 milhões na África Austral, representando 15% do total das populações urbanas da região.

"A fome e a subnutrição na África Subsaariana estão há muito associadas às zonas rurais. Mas a pandemia está a revelar a face mutável da fome, expondo as vulnerabilidades dos pobres urbanos", disse Chris Nikoi, Diretor Regional do PAM para a África Ocidental.

"Este relatório é um alerta para que todos nós aumentemos a segurança alimentar urbana, meios de subsistência sustentáveis, incluindo a proteção social, a fim de capacitar os pobres urbanos e torná-los mais resistentes aos choques", acrescentou.

O relatório, que fornece a primeira análise de sempre da insegurança alimentar e nutricional aguda em ambientes urbanos em 49 países da África Subsaariana, apela aos governos para darem prioridade e reforçarem os sistemas de proteção social e para melhorarem os serviços sociais básicos às populações urbanas, particularmente para aqueles que vivem em áreas degradadas e aglomerados populacionais informais.

"Considerando as atuais tendências de urbanização que são em grande parte impulsionadas por aqueles que migram das zonas rurais para as urbanas em busca de oportunidades económicas e melhor acesso aos serviços, os programas de assistência alimentar devem ser aumentados e adaptados às necessidades dos pobres urbanos, muitos dos quais não têm acesso aos sistemas formais de segurança social", disse Oumar Sylla, Director, Diretor do Escritório Regional da ONU-HABITAT para África.

A análise mostra também que em algumas regiões, é necessário um novo tipo de infraestruturas e serviços de apoio para apoiar o desenvolvimento urbano inclusivo em regiões de rápida urbanização em África, face a rendimentos estagnados, e uma crise habitacional cada vez mais grave manifestada através da proliferação de bairros de lata e aglomerados populacionais informais.

"Com o número da população urbana de África previsto para aumentar para 1,5 mil milhões até 2050, as colaborações na conceção, implementação e avaliação de políticas entre governos e agências que trabalham na saúde, água e saneamento e bem-estar social são, em última análise, necessárias para melhorar a programação e abordar as múltiplas dimensões das privações urbanas" acrescentou Sylla.

# # #

O Programa Mundial Alimentar das Nações Unidas é a maior organização humanitária do mundo, salvando vidas em situações de emergência e utilizando a assistência alimentar para construir um caminho para a paz, estabilidade e prosperidade das pessoas que se recuperam de conflitos, catástrofes e do impacto das alterações climáticas.

Siga-nos no Twitter @wfp_media; @WFP_WAfrica e @WFP_FR

# # #

ONU-Habitat é a agência da ONU centrada nas nossas cidades, vilas e comunidades. A ONU-Habitat trabalha em mais de 90 países, apoiando pessoas em cidades e assentamentos humanos para um futuro urbano melhor. Trabalhando com governos e parceiros locais, os seus projetos de alto impacto combinam perícia de classe mundial e conhecimento local para fornecer soluções atempadas e direcionadas. A 2030 Agenda para o Desenvolvimento Sustentável inclui um Objetivo dedicado às cidades, ODS 11 - tornar as cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. Visite www.unhabitat.org e siga @UNHab