quarta-feira, 4 de setembro de 2019

COMUNICADO A IMPRENSA



Estas duas caras representam a decepção de uma juventude, de uma geração, que devia lutar pela verdadeira democratização da Guiné-Bissau e optaram lutar para resolver os seus problemas pessoais e das suas famílias.

Por Jorge Herbert

Que ninguém tinha dúvidas que o MCCI, pelas suas acçôes faziam parte apenas de uma ramificação estratégica do PAIGC de DSP, mas o que o povo não esperava era que os “cabeças” dessa organização tivessem o descaramento e a falta de ética de aceitarem um alto cargo do funcionalismo público, pela via política, sem qualquer concurso que possa provar as suas competências para o cargo! 

Essa foi uma traição a muitos que colocaram a segurança pessoal em risco, enfrentando forças da ordem pública, para se manifestarem exclusivamente contra o presidente da República. A não ser que este (des)governo achar que terá cargos para atribuir a todos os elementos mobilizados pelo MCCI!

Essas duas caras comprometeram o verdadeiro sentido do ativismo político e da democracia representativa na Guiné-Bissau. Hoje não haverá ativista político que não será olhado como o oportunista que está a trabalhar para ganhar um alto cargo na função pública... Não mais o povo guineense terá o mesmo empenho na luta pelos direitos cívicos, porque vão achar que estão a ser enganados para a resolução dos problemas pessoais da vida dos líderes...

Essa é a democracia que o PAIGC de DSP quer instituir na na Guiné-Bissau, em que tudo é facilmente comprável, ainda por cima, com uso de cargos públicos, pertença do Estado, portanto do povo, para compensar o falso ativismo político em seu benefício próprio?

Sana Canté e Lesmes Torres Gemeos, enquanto eu for vivo, farei questão que o vosso nome fique escrito na história da Guiné-Bissau, pela negativa. 

As próximas gerações vão ter de conhecer o vosso trabalho no MCCI e os cargos com os quais foram premiados por esse ferrenho ativismo dirigido à uma única figura, que tem um verdadeiro sentido patriótico e luta todos os dias pela construção de uma outra consciência cívica e patriótica guineese, do seu nome José Mário Vaz.

Jorge Herbert

PR cessante José Mário Vaz promulga sob forma de decreto lei a Orgânica do Governo da Décima Legislatura.




Aliu Cande

MP- Movimento Patriótico anuncia apoio ao candidato independente, Carlos Gomes Júnior nas presidenciais 24 novembro

O partido liderado por José Paulo Semedo deu hoje uma conferência de imprensa para tornar público a decisão do Movimento.

O MP com 5.756 votos, correspondentes a 0,0%, nas legislativas de 10 de Março não conseguiu eleger deputado, mas integra o governo no âmbito do Espaço de Concertação dos Partidos Democráticos.

Aliu Cande

Caso apreensão de drogas - Governo pede instauração de processos criminais contra suspeitos

Bissau, 04 Set 19 (ANG) – O ministro de Presidência do Conselho de Ministros, Assuntos Parlamentares e porta-voz do Governo, exortou hoje ao Ministério Público a cumprir a sua parte no processo de apreensão de aproximadamente dois toneladas de drogas no início desta semana na zona norte do país.  

Armando Mango, em declarações à imprensa, no final da visita que efectuou à sede da Polícia Judiciaria, disse que agora resta ao Ministério Público executar o seu trabalho ou seja, a instauração de processos criminais e consequente julgamento e  punição dos supostos traficantes detidos durante a operação da apreensão das referidas drogas.

O governante sublinhou que, deixando passar esse processo sem a punição dos seus autores, irá defraudar todo o esforço da Policia Judiciaria no combate à este crime que considerou de transnacionais.

"Não podemos permitir que este tipo de crime dê cabo do nosso país. A Guiné-Bissau deve accionar mecanismos para dar cabo disto.Todo o segmento da sociedade deve colaborar e denunciar os crimes do género", disse o Porta-voz de Governo.

Armando Mango ainda prometeu que o executivo vai evidenciar esforços para que haja estabilidade no país e criar condições de trabalho à Polícia Judiciaria para melhor combater a criminalidade.

Declarou que o objetivo da sua visita as instalações da PJ é no sentido de reforçar a confiança àquela instituição pelo trabalho extraordinário que tem estado a prestar à Nação, e também para encorajá-la, como governo, a continuar na luta afincada para combater este crime.

Nesta visita a PJ, Armando Mango fez-se acompanhar da ministra de Justiça Ruth Monteiro e o da Defesa Nacional, Luís Silva de Melo,ambos reuniram durante uma hora com a Direcção da Policia Judiciara para se inteirar “in loco” do caso.

No início desta semana a PJ desencadeou duas operações onde foram apreendidas 1869 kg de cocainas, nas localidades de Canchungo e Caió, região de Cacheu, norte da Guiné-Bissau, e nas quais foram detidas 8 pessoas de diferentes nacionalidades, nomeadamente, quatro guineenses, três colombianos e um maliano.

ANG/CP/ÂC//SG

APGB: NOMEAÇÕES



OBSERVAÇÃO: Nenhum dos nomeados tem vínculo com a APGB... 

AAS