sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Sinetsa GB - Nota de imprensa sobre a greve do dia 4 de janeiro de 2021.

 


A luta continua!

Fonte: Sinetsa GB

PRESIDENTE DE INSTITUTO NACIONAL PARA A PROMOÇÃO DE CULTURA GUINEENSE NA DIÁSPORA - MENSAGEM DE FELIZ NOVO ANO

 

" Cultura Guineense é a nossa identidade"

 Secretária de Estado da cultura

Instituto Nacional para a promoção de cultura na Diáspora 

Mensagem de feliz  novo Ano, para todos os Guineense residentes na Diáspora, agentes culturais e todas as associações que trabalham em prol do desenvolvimento da cultura, desejo vos um 2021 cheio próspero e de muitas realizações. 

🙌🙌🙌🙌🙌Todos pela Guiné Bissau 🙌🙌🙌🙌🙌

Fonte: Presidente do Instituto de Cultura na Diáspora

UNICEF estima que nasceram hoje mais de 370 mil crianças no planeta

© iStock

Notícias ao Minuto  01/01/21 

A UNICEF estima que hoje nasceram mais de 370.000 crianças em todo o planeta, metade delas em dez países, entre eles a Índia, China e Nigéria, revela a organização de defesa e proteção da infância das Nações Unidas.

Segundo as suas previsões, nasceram 371.504 bebés no primeiro dia de 2021, dos quais 60.000 na índia, cerca de 35.600 na China e mais de 21.400 na Nigéria.

Além destes, 14.161 vieram ao mundo no Paquistão, 12.336 na Indonésia, 12.006 na Etiópia, 10.312 nos Estados Unidos da América, 9.455 no Egito, 9.236 no Bangladesh e 8.640 na República Democrática do Congo.

A organização prevê também que durante 2021 nascerão 140 milhões de crianças, que terão uma esperança média de vida de 84 anos.

"As crianças que nascem hoje chegam a um mundo muito diferente do de há um ano e um ano novo traz novas oportunidades de ser reinventado", declarou a diretora executiva da UNICEF, Henrietta Forre, que também recordou que em 2021 a organização cumprirá 75 anos de vida.

Guiné-Bissau e Moçambique ainda de fora do livre comércio em África

© Lusa

Por LUSA  01/01/21 

Guiné-Bissau e Moçambique não ratificaram o acordo de livre comércio no continente, que entrou hoje em vigor, disse o coordenador do Centro de Política Comercial Africana na Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA).

"A Guiné-Bissau e Moçambique assinaram o acordo de adesão à Área de Livre Comércio Continental Africana (ALCCA), mas ainda não o ratificaram", disse David Luke em declarações à Lusa a partir de Adis Abeba, a sede da União Africana.

"Angola, Cabo Verde, Guiné Equatorial e São Tomé e Príncipe [os restantes países lusófonos do continente] ratificaram o acordo e depositaram os instrumentos de ratificação junto da Comissão da União Africana", acrescentou o responsável, no dia em que entra em vigor o acordo de liberalização das tarifas alfandegárias que promete mudar a face das economias africanas.

"Estes países vão hoje juntar-se à ALCCA, já que os direitos e deveres da ALCCA só se aplicam aos países que depositaram os instrumentos de ratificação", que implicam a transposição do acordo para a legislação nacional.

A ALCCA entra hoje em vigor, prometendo duplicar o volume de trocar no continente em 20 anos, segundo os estudos feitos pela UNECA durante o último ano.

"As trocas de bens ao abrigo do acordo sobre a ALCCA arrancam dia 1 de janeiro, começando pelas concessões acordadas nas tarifas e as Regras de Origem, entre outras", especificou David Luke à Lusa.

As previsões da UNECA apontam para uma duplicação, de 15 para 30 por cento, dos bens transacionados no continente até 2040, dependendo do grau de liberalização, acrescentou o responsável, apontando os setores de têxteis, roupa, peles, madeira e papel, para além de veículos e equipamento de transporte, produtos eletrónicos e metais, como os mais beneficiados em termos de aumento do comércio regional.

O comércio livre entre os países africanos, acordado pela grande maioria dos países africanos, incluindo todos os lusófonos, "vai apenas começar entre os países que submeteram a lista de tarifas e concessões abrangidas, mas nem todos estes têm os seus processos alfandegários prontos, pelo que alguns vão usar o modelo de reembolso de tarifas que será feito posteriormente", explicou David Luke.

O acordo de livre comércio em África cria um mercado único de 1,3 mil milhões de pessoas com um Produto Interno Bruto de 3,4 biliões de dólares, o equivalente a cerca de 2,7 biliões de euros, e abrange a grande maioria dos países africanos.

Saudando o novo ano de 2021, Kim Jong Un enviou carta de autógrafo para todos os coreanos

Feliz Ano Novo !

Meus melhores votos de um feliz ano novo a todo o povo.

Desejo a todas as famílias do país um contínuo florescimento de sua preciosa felicidade e desejo respeitosamente que nosso querido povo desfrute do bem-estar tão almejado.

Neste novo ano, voltarei a me esforçar para trazer mais perto a chegada de um novo tempo em que o ideal e os desejos de nosso povo floresçam em toda a sua plenitude.

Agradeço a todos os corações por terem demonstrado consistentemente confiança e apoio ao nosso Partido, apesar das dificuldades que marcam o nosso tempo.

Com uma nova expressão de meu juramento de permanecer firme em minha lealdade e devoção ao nosso grande povo.

Kim Jong Un

1 de janeiro de 2021