quarta-feira, 27 de maio de 2020

DESPACHO № 031/MENES/GM/2020

O Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior e a Secretaria de Estado da Juventude e dos Desportos Instituíram hoje equipa de trabalho para a revisão do protocolo de acordo Assinado com a Secretaria de Estado da Juventude e Desportos.

A decisão consta do Despacho conjunto 31/2020 do Ministro da Educação Nacionel e Ensino Superior, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Balé e o Secretário de Estado da Juventude e dos Desportos, Dr. Florentino Fernando Dias divulgado hoje.

A equipa é liderada por Alberto da Silva Dias e tem como Membros Herculano Cubaba, Duque Dju e Betizaida Saraiva.
A equipa tem agora 05 dias a contar da data da Publicação do Despacho para submeter o resultado final do trabalho ao Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior e ao Secretário de Estado da Juventude e dos Desportos.

De referir que em Setembro do ano passado os antigos responsáveis do Ministério da Educação e a Secretaria de Estado da Juventude, Cultura e dos Desportos rubricaram um despacho conjunto que criou a Célula Nacional para Fomento das actividades física, o Desporto e Restruturação das Associações Desportivas.

O Documento que mereceu uma atenta avaliação dos actuais responsáveis pelas pastas da Educação e dos Desportos que orientaram aos técnicos destes dois departamentos governamentais a revisão e aperfeiçoamento do documento tornando – o mais eficaz e eficiente.


Fonte: Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

ORDEM № 01/GPGR/2020


Fonte: ASS

SITUAÇÃO POLÍTICA - Analistas Joaquim Baldé e Luís Vaz Martins comentam sobre a atual situação política em que dois blocos políticos, cada um alega ter maioria parlamentar, decorrente de acordos de incidência parlamentar, para governar.




TGB Televisão da Guiné-Bissau

Diário de Covid-19: GUINÉ-BISSAU REGISTA 17 NOVOS CASOS DE COVID-19 E NÚMERO SOBE PARA 1195

O presidente do Instituto Nacional de Saúde (INASA), Dionísio Cumba, informou esta quarta-feira, 27 de maio de 2020, que nas últimas 24 horas foram registados 17 novos casos de infeção por novo Coronavírus, totalizando 1195 pessoas infetadas, 42 consideradas recuperadas e sete óbitos.

Essas estatísticas foram atualizadas na habitual apresentação do boletim diário sobre a evolução da situação da Covid-19 na Guiné-Bissau. O coordenador de Centro de Operações de Emergências em Saúde (COES) explicou que foram analisadas, nas 24 horas anteriores, 50 amostras, das quais 33 testaram negativo, sendo 13 do sexo masculino e 04 do sexo feminino.

Segundo Dionísio Cumba, na região Bafatá o número de infetados subiu de um para três casos confirmados, dois dos quais tinham sido internados antes de testarem positivo. Prometeu que as autoridades sanitárias locais irão investigar para seguir a cadeia de transmissão, uma vez que as pessoas contaminadas são de diferentes proveniências.

O cirurgião frisou que estão em curso os trabalhos de atualização de dados de doentes recuperados e garantiu que haverá uma subida encorajadora nos próximos dias, tendo em conta os resultados das amostras reapreciadas.

De acordo com o diário do boletim da Covid-19, há neste momento cinco mortes suspeitas de Coronavírus sob investigação, porque “ ocorreramhoras depois das triagens feitas pelos técnicos de saúde”.  

Por: Epifânia Mendonça  

Foto: E.M

Odemocrata

Covid 19: VIAÇÃO QUER QUE ESTADO ISENTE CONDUTORES DE PAGAMENTO DE TAXAS

A Direcção-Geral de Viação e Transportes Terrestres anuncia que, a partir da próxima quinta-feira (28), os transportes mistos, tanto de empresas e particulares vão parar de funcionar ao nível nacional até uma nova decisão do conselho dos Ministros. A viação promete tomada de medidas contra adulteração dos preços dos transportes

André Deuna falava em conferência de imprensa, esta quarta-feira (27), em Bissau, para esclarecer sobre as cobranças de algumas taxas ao nível das vias públicas, nesta quarta fase do estado de emergência que entrou em vigor desde ontem e acaba no próximo dia 10 de Junho.

Para André Deuna, cada transporte passará a circular na sua zona ou região, seguindo as decisões das autoridades nacionais. Segundo ele, a circulação dos transportes mistos continua a ser proibida.

“Esta manhã pela má interpretação alguns transportes públicos circularam normalmente”

Deuna afirma ainda que, os táxis e toca-toca não podem alterar o preço habitual, caso contrário, que os passageiros denunciem junto da Direcção-Geral de Viação ou de Transito porque medidas serão tomadas.

“Não deve ser alterado o preço nem nos táxis ou toca-tocas (transportes mistos) ”.

André afirma que a Direcção-Geral de Viação e Transportes Terrestres submeteu ao governo de Nuno Nabiam um documento que visa isentar os condutores ao pagamento das taxas ao Estado de 6 a 12 meses.

“Temos de ser racional porque todo este prejuízo não a nossa vontade”

O Governo em funções na Guiné-Bissau anuncia que, nesta quarta fase do Estado de emergência, que é permitida a circulação dos transportes públicos, privados e assim como dos bens e produtos da primeira necessidade.

Segundo as novas medidas os transportes devem circular com metade da lotação e táxis devem transportar no máximo de 4 pessoas incluindo o condutor.

Hoje, a Direcção-Geral de Viação e Transportes Terrestres através do seu Director-geral, André Deuna, vem reforçar as medidas anunciadas sustentando que cada transporte passará a circular na sua zona ou região.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Quina Nhaté

radiosolmansi

DISGUSTING! Minneapolis Police KILL Unarmed and Handcuffed Man?! | The P...

GUINÉ-BISSAU - PRIMEIRO DIA DE CIRCULAÇÃO DO CARRO DE TRANSPORTE DEPOIS DE DOIS MESES E MEIO SEM TRABALHAR DEVIDO A PANDEMIA DO CORONAVIRUS







EUA - Despedidos quatro polícias ligados à detenção de homem que morreu nos EUA



Vídeo mostra vítima a implorar por água e a dizer ao agente repetidamente que não consegue respirar.

Quatro polícias envolvidos na detenção de um homem negro que morreu sob custódia policial no estado de Minnesota, nos Estados Unidos, foram despedidos hoje, confirmou o 'mayor' da cidade de Minneapolis, Jacob Frey.

O governante da cidade localizada no 'midwest' norte-americano afirmou, na rede social Twitter, que a demissão dos agentes foi "a decisão certa" face à morte ocorrida na segunda-feira, após um incidente, captado em vídeo por testemunhas e difundido nas redes sociais, em que a vítima reclamava não poder respirar, enquanto um polícia branco estava ajoelhado sobre o seu pescoço.

"SER NEGRO NA AMÉRICA NÃO DEVE SER UMA SENTENÇA DE MORTE"

Após ter dito, numa conferência de imprensa realizada hoje, que o agente em questão pressionou o joelho contra o pescoço da vítima por cinco minutos, Jacob Frey vincou que "ser negro na América não deve ser uma sentença de morte", na sua página oficial na rede social Facebook.

"Ser negro na América não deve ser uma sentença de morte. Por cinco minutos, vimos um polícia branco pressionar o joelho no pescoço de um negro. Cinco minutos. Quando se ouve alguém a pedir ajuda, deve-se ajudar. Este oficial falhou no sentido humano mais básico", afirmou.


O homem que morreu foi identificado como George Floyd pelo advogado Bem Crump, que é reconhecido na área dos direitos civis e dos danos pessoais e que disse ter sido contratado pela família da vítima.

"Todos assistimos à horrível morte de George Floyd em vídeo, enquanto as testemunhas pediam ao agente que o levasse para dentro do carro da polícia, deixando de pressionar o seu pescoço. Esse uso abusivo, excessivo e desumano da força custou a vida a um homem detido pela polícia por questionar uma acusação não violenta", declarou o advogado, em comunicado.

Além de se queixar que lhe doía o pescoço, ouve-se, no vídeo publicado, a vítima a implorar por água e a dizer ao agente repetidamente que não consegue respirar, enquanto a voz de uma mulher diz que a vítima está a sangrar do nariz e outro transeunte está a acusar o polícia de "estar a gostar" da situação.


Video shows Minneapolis cop with knee on neck of motionless, moaning man cbsn.ws/2XumbCi

Já a chefe da polícia de Minneapolis, Medaria Arradondo, disse que o departamento vai conduzir uma investigação interna completa.

A força de segurança alegou também que o homem correspondia à descrição de um suspeito relativo a um caso de falsificação num supermercado e que resistia à prisão.

Em Minneapolis, o regulamento do uso de força do departamento permite que um agente se ajoelhe no pescoço de um suspeito, enquanto uma "opção de força não mortal" para oficiais treinados nesse sentido.

ESTRANGULAMENTO É "CONSIDERADO UMA OPÇÃO DE FORÇA MORTAL"

Esse regulamento esclarece, porém, que os "oficiais devem usar apenas uma quantidade de força necessária que seja objetivamente razoável" e que o estrangulamento é "considerado uma opção de força mortal", respeitando a casos em que as vias respiratórias da vítima são obstruídas.

Os agentes envolvidos no caso estão agora com uma licença administrativa remunerada, de acordo com o protocolo do Departamento de Apreensão Criminal do Minnesota (BCA, na sigla inglesa), tendo sido esclarecido que os nomes dos polícias vão ser divulgados após entrevistas iniciais com as pessoas envolvidas e com testemunhas.

O FBI está a conduzir uma investigação federal, a pedido da polícia de Minneapolis, informou ainda o BCA.

Já o sindicato da polícia pediu ao público que espere pelo desenrolar da investigação e que não "se apresse em julgar e condenar imediatamente os polícias"

PAIGC recorre a Tribunal contra reconhecimento do Presidente da Republica da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embalo



O Secretário Nacional do PAIGC, Ali Hijazy comunicou que o maior partido do país, após ver esgotadas todas as possibilidades de um entendimento global, na condição de vencedor das Legislativas 2019, deu entrada num Recurso de Anulação do Reconhecimento do candidato Umaro Sissoco Embaló como vencedor das Eleições Presidenciais.

EUA - BAD aceita pedido dos EUA e lança investigação à gestão do presidente

A direção do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aceitou lançar uma investigação externa e independente à gestão do presidente, Akinwumi Adesina, na sequência desta exigência feita pelos EUA e apoiada pelos países nórdicos.


De acordo com a agência de informação financeira Bloomberg, a direção do BAD concordou com o secretário de Estado das Finanças dos Estados Unidos, que defendeu uma investigação externa por ter "profundas preocupações" com o relatório original que ilibou Adesina de favorecimento e de nepotismo na gestão desta instituição multilateral financeira.

Ao pedido dos Estados Unidos juntou-se a Suécia, a Noruega e a Dinamarca, para além de outros países não identificados no artigo da Bloomberg, que cita duas pessoas que conhecem a decisão, que ainda não foi anunciada oficialmente, e que pode obrigar Adesina a afastar-se da liderança do banco até à conclusão do processo.

A Lusa questionou o BAD sobre esta decisão, mas sem resposta até ao momento.

"Temos profundas reservas sobre a integridade do processo da comissão; ao invés, apelamos a que seja iniciada uma investigação profunda sobre as alegações usando os serviços de um investigador externo, de alto gabarito", lê-se numa missiva enviada pelos EUA ao presidente da comissão de ética, que ilibou Akinwumi Adesina das acusações feitas por um grupo de funcionários anónimo.

O presidente do BAD foi acusado por um grupo de denunciantes funcionários do banco de entregar contactos a conhecidos e de nomear parentes para posições estratégicas no BAD, o maior banco multilateral africano.

"Considerando o âmbito, a seriedade e o detalhe destas alegações contra o único candidato à liderança do banco nos próximos cinco anos, acreditamos que um inquérito adicional é necessário para garantir que o presidente do BAD tem apoio, confiança e um mandato claro dos acionistas", disse, numa carta divulgada na segunda-feira, Mnuchin, que representa o maior acionista do banco a seguir à Nigéria.

Akinwumi Adesina, de 60 anos, é o único candidato à liderança do banco para os próximos cinco anos, e tem repetidamente negado as acusações de que é alvo por parte do grupo de funcionários do banco, com sede em Abidjan.

As críticas dos EUA, três meses antes da assembleia-geral que escolherá o novo presidente, surgem na sequência dos comentários do presidente do Banco Mundial, David Malpass, em fevereiro, segundo os quais os bancos de desenvolvimento multilaterais, entre os quais o BAD, tendem a dar empréstimos demasiado depressa e, no processo, aumentam os problemas dos países africanos com o endividamento.

O BAD refutou estas alegações e exemplificou que a Nigéria, um dos países citados por Malpass, tinha recebido mais empréstimos do Banco Mundial do que do banco africano, e classificou as declarações como "erradas e sem correspondência aos factos".

Os funcionários do BAD que lançaram uma queixa contra o seu presidente e defenderam a necessidade de uma "investigação independente", depois de o comité de ética ter arquivado as acusações.

"É urgentemente necessária uma investigação independente", lê-se num documento enviado de forma anónima pelos funcionários do banco à agência de notícias France-Presse, na sequência do arquivamento da queixa original apresentada pelos colaboradores do banco multilateral de desenvolvimento.

De acordo com aquela agência noticiosa, o documento foi enviado aos governadores do banco, no princípio de maio, e surge depois de o comité de ética do banco ter considerado que as queixas contra Akinwumi Adesina, de favorecimento e prepotência, entre outras, não tinham provimento.

A acusação denunciava que Adesina entregava os maiores contratos a seus conhecidos e nomeava familiares e amigos para os cargos de maior importância, criticando também a prepotência na condução do banco e o afastamento de críticos do seu trabalho.

Depois de examinar as alegações "ponto por ponto", o comité concluiu que "a queixa não é baseada em nenhum facto concreto e sólido", de acordo com a conclusão da investigação, que data de 26 de abril, e foi consultada pela agência de informação financeira Bloomberg.

Também nas últimas semanas, o banqueiro tem recebido vários apoios, entre os quais está o do chefe de Estado da África do Sul e presidente em exercício da União Africana, Cyril Ramaphosa, e da antiga Presidente da Libéria Ellen Johnson-Sirleaf, que o elogiaram pelos esforços para garantir financiamento para o combate à pandemia da covid-19, e hoje do ministro das Finanças da Guiné Equatorial.

Em março, o banco emitiu títulos de dívida no valor de 3 mil milhões de dólares (2,75 mil milhões de euros) e lançou também um instrumento financeiro de 10 mil milhões de dólares (9,1 mil milhões de euros) para as nações africanas com o mesmo objetivo.

O BAD é o maior banco multilateral e tem um 'rating' de triplo A das três maiores agências de rating - Moody's, Standard & Poor's e Fitch --, tendo como acionistas 54 nações africanas e vários países fora do continente, entre os quais está Portugal e, mais recentemente, a Irlanda do Norte, que anunciou há semanas a sua entrada como acionista.

Por LUSA

Albano Barai - Inicio atribulado...


Albano Barai 

MINISTÉRIO DO INTERIOR: COMUNICADO À IMPRENSA

DANDO SEGUIMENTO AOS ESFORÇOS DO GOVERNO NA RESPOTA A CRISE SANITÁRIA. SENDO NECESSÁRIAS MEDIDAS EXCEPCIONAIS DE SEGURANÇA PARA O CUMPRIMENTO DAS DETERMINAÇÕES DECORRENTE DO DECRETO PRESIDENCIAL N°18/2020 DE 26 MAIO REGULAMENTO PELO GOVERNO.





Fonte: Junior Gagigo

MEMÓRIAS DO PASSADO RECENTE - Líder do MADEM G-15, Sr. Braima Camará em contato com os eleitores a nív...

“Nigerians Lucky To Have President Like Buhari” – Femi Adesina

Buhari And Femi Adesina

Femi Adesina, the Special Adviser on Media and Publicity to President Mhammadu Buhari, has said that Nigerians were lucky to have a leader like his principal.

Adesina made the remark while dismissing attempts to pitch him against his principal.The presidential spokesman maintained that Buhari was leading Nigeria well.


“I am a Buharist any day, no apologies, and I believe the president and I believe the president is leading the country well. In fact, we are lucky to him at a time like this.All attempts to demonize me will fail.”

Just a few days ago, a former Presidential Adviser, Tanko Yakassai had passed a vote of no confidence on Buhari. Yakassai had described Buhari as an incompetent leader who can’t fix the problems in the country.

9newsng.com