sexta-feira, 2 de maio de 2014

Candidatos presidenciais na Guiné-Bissau prometem respeitar resultados das eleições

Candidatos presidenciais na Guiné-Bissau e o Presidente de Transição
Representantes da comunidade internacional entre eles Ramos-Horta, da ONU, e Ovídio Pequeno, da UA, manifestaram o seu agrado pelo encontro a dois dias do início da campanha eleitoral para a segunda volta da eleição presidencial que começa amanhã.

Os dois candidatos presidenciais na Guiné-Bissau assumiram o compromisso de respeitar os resultados da segunda volta da eleição a realizar-se no próximo dia 18.

O encontro entre José Mário Vaz, do PAIGC, e Nuno Gomes Nabiam, independente mas apoiado pelo PRS e pela cúpula do exército, foi patrocinado pelo Presidente de Transição Manuel Serifo Namadjo e aconteceu ontem, 30 de Abril.

Os dois candidatos presidenciais na Guiné-Bissau assumiram o compromisso de respeitar os resultados da segunda volta da eleição a realizar-se no próximo dia 18. O encontro entre José Mário Vaz, do PAIGC, e Nuno Gomes Nabiam, independente mas apoiado pelo PRS e pela cúpula do exército, foi patrocinado pelo Presidente de Transição Manuel Serifo Namadjo e aconteceu ontem, 30 de Abril, que desta forma pretendeu dar um sinal aos apoiantes de ambos candidatos quanto aos caminhos a seguir depois da eleição.

Representantes da comunidade internacional entre eles Ramos-Horta, das Nações Unidas, e Ovídio Pequeno, da União Africana, manifestaram o seu agrado pelo encontro entre José Mário Vaz e Nuno Gomes Nabian, a dois dias do início da campanha eleitoral para a segunda volta da eleição presidencial que começa amanhã.

Na ocasião, o Presidente de Transição Manuel Serifo Nhamadjo instou os dois candidatos a contribuírem para que a segunda volta supere a primeira em termos de sucesso.

Para o analista Rui Landim, o encontro de ontem foi, sem dúvida uma acção do Presidente de Transição que dessa forma quis dar um sinal a todos os actores no país.

Em conversa com a Voz da América, Landim considera que também os candidatos quiseram dar este sinal.

Questionado se a mensagem chegará aos quartéis, de onde, tradicionalmente, têm saído os golpes que desestabilizaram a Guiné-Bissau, Rui Landim lembra o apelo do representa especial do Secretário-Geral das Nações Unidas Ramos Horta que aponta nesse sentido

Na primeira volta José Mário Vaz, o candidato do PAIGC, conseguiu 41 por cento dos votos, enquanto Nuno Gomes Nabiam, independente mas que nesta segunda volta tem o apoio do PRS e da cúpula militar, ficou próximo dos 24 por cento.

Um deles será o próximo presidente da Guiné-Bissau, cuja eleição realiza-se no dia 18 destes mês, enquanto o Governo será da responsabilidade do PAIGC, partido de Domingos Simões Pereira que ganhou as eleições legislativas do passado dia 13.

A campanha eleitoral começa amanhã, 2 de Maio.


OPINIÃO» BOATOS DEVEM SER BANIDOS NA SOCIEDADE GUINEENSE - CABLY FLORA


Meu Deus, vocês têm medo de tudo, até da vossa sombra coitados... Olhem se todos falássemos com provas, e deixarmos estes boatos, o nosso Pais não estaria onde estamos.

Nós que estamos na Diáspora, muitos deles fugiram por causa da Guerra de 7 de Julho, ainda não aprenderam as consequências das Intrigas e Boatos?

Antigamente diziam que “aaaah! si bo misti no na fassi Guerra na Cidade. Aconteceu… quem ganhou?

Perdemos todos e ganhou os boatos e intrigas. Fugiram todos para diáspora, e continuamos a lavar os cus dos brancos aqui na Europa para sobreviver, enquanto os militares alguns morrem e pelo menos estão lá na Guine a espera que os vossos boatos e intrigas provoquem outras Guerras.

Agora quem os tiver no sítio, então ao invés de Insultar, intrigar, que volte a Guiné, que vá ao quartel, todos nós podemos ser militares se de factos tiverem tão privilégios…

Os queridos Políticos nunca tiveram responsabilidades roubando bens público para construir e comprar casas para familiares. Muitos que fugiram que estão em Lisboa vivem nas casas de luxos com dinheiro do Povo, aquele dinheiro que deviam investir para melhorar a vida dos Guineenses, incluindo dos Militares. Vão aos hospitais nas escolas nos quartéis e vejam a pouca vergonha... Foram militares de quartéis que Governaram durante 40 anos?

Foram militares de Quartéis que assaltaram os edifícios que os Portugueses deixaram como o Património de estado?

Quem detém estes edifícios de Centro das cidades? Onde os que compraram? Já ouviram alguma vez um Primeiro-ministro a reclamar esta Injustiças entre antigos Combatentes de série A é B?

Foi o único o falecido Dr. Caetano Intchama que tentou fazer algo nesse sentido, e por pressão, foi demitido por Dr. Kumba Yala. Onda esta Justiça?

Só vos digo, a continuar com os vossos Boatos e intriga, preparem para outras Guerras,… Bo púrpara deeeeh. Podem chamar o tal boateiro de Jornalista que disse k Daba na walna está preso, para voltarmos para Guine .Acabei de falar com Daba agora no Facebook … vão pesquisar, ele está no Facebook para responder o vosso boato… Boa noite a todos que Deus ilumine a a vossa mente para o bem!

Cably Flora


Acidente de viatura

Acidente de viatura hoje - Cruzamento de Bairro Ajuda