terça-feira, 24 de agosto de 2021

Motoristas ameaçam paralisar nos próximos dias o setor do transporte público

Por: Martinho Mendes  CAP-GB

Os condutores dos transportes públicos da Guiné-Bissau exigem entre outros, o cumprimento integral dos acordos assinados entre o governo e a federação dos motoristas e transportares públicos da Guiné-Bissau.

O anúncio dos motoristas foram tornadas públicas esta terça-feira, 24-08-2021 pelo porta-voz que, durante a sua declaração prometeu anunciar para breve a data do início da nova vaga de greve a todo território nacional.

Caram Cassamá acusa o governo de estar a violar todos os acordos assinados considerando que há muita operação de Stop em lugares desnecessárias.

“O ministério do interior produziu um despacho conjunta onde comprometeu reduzir postos de controle assim como o processamento de coimas mas até então está sendo verificadas” lembrou .

O porta-voz apresenta um dos pontos da reivindicação que “exigimos a redução dos postos de controlo, há muita proliferação dos postos” alegando que durante a viagem, pode-se encontrar polícia de trânsito num posto, a menos de 10 metros vai encontrar a Guarda Nacional (GN) e a menos de 20 metros vai encontrar a viação.

De recordar que, os motoristas exigem do Governo o cumprimento de acordos alcançados em 2020, acordos que passam, entre outros, pela criação de um guichet único para o pagamento de multas e coimas por infracções ao trânsito e ainda querem que o Governo reduza o número de polícias de trânsito nas estradas públicas.

Visita ao Congresso Nacional - Presidente da República General de Exército Umaro Sissoco Embaló, visitou o Congresso Nacional do Brasil, onde foi recebido pelo Senador Veneziano Vital do Régo, Vice-Presidente do Senado Federal.

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Cerimónia oficial de boas-vindas ao Presidente da República da Guiné-Bissau, no âmbito da visita oficial ao Brasil.

À chegada ao Palácio do Planalto, o Presidente da República acompanhado pelo seu homólogo Jair Bolsonaro, passaram em revista a Guarda de Honra do Batalhão da Guarda Presidencial e depois assistiram a execução dos Hinos Nacionais, salva de tiros e ao hasteamento das Bandeiras.

Seguiu-se a fotografia oficial, apresentação das delegações e o desfile da Cavalaria. 

Após um encontro restrito entre os dois Presidentes, fizeram declaração conjunta à imprensa no Salão Leste do Palácio do Planalto. 

No final, o Presidente brasileiro ofereceu um almoço em Honra do Presidente da República da Guiné-Bissau e a delegação que o acompanha, a Ministra de Estados dos Negócios Estrangeiros, o Ministro da Defesa Nacional e membros do Gabinete.



Fonte: Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

#AoVivo: Declaração Conjunta dos Presidentes Jair Bolsonaro e Umaro Sissoco Embaló

24/08/2021 - Os Presidentes Jair Bolsonaro e Umaro Sissoco Embaló, da Guiné-Bissau, fazem Declaração Conjunta, no Palácio do Planalto. Acompanhe:👇


Leia Também:

Bolsonaro quer visitar Guiné e colaborar na agricultura, saúde e defesa

Por noticiasaominuto.com  24/08/21 

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, prometeu hoje visitar a Guiné-Bissau a convite do seu homólogo, Umaro Sissoco Embaló, com quem conversou sobre agricultura, saúde e defesa e a quem declarou estar pronto a "servir" e "colaborar".

Bolsonaro falou à imprensa após uma reunião com o Presidente da Guiné-Bissau, que iniciou hoje uma visita oficial de quatro dias ao Brasil.

"Temos a felicidade de receber o Presidente da Guiné-Bissau. O seu país é porta de entrada para a África Ocidental. Já firmei o compromisso com ele de visitarmos o seu país na primeira oportunidade. Temos laços bastante antigos de amizade e cooperação entre os nossos países", disse Bolsonaro, em Brasília, ao lado de Embaló.

Sobre a breve reunião que teve com o mandatário guineense, Bolsonaro afirmou que conversou "rapidamente sobre algumas questões, como agricultura, saúde e defesa" e disse ao seu homólogo que "está pronto para servi-lo".

"Considero o país irmão e temos muito a colaborar com a Guiné-Bissau e eles também, em relação à segurança do Atlântico sul. (...) A gente torce e vamos colaborar para que tenha também uma participação do Brasil, com soluções para o seu país. Estou muito honrado com a sua presença", disse Bolsonaro, dirigindo-se a Embaló, a quem chamou de "irmão".

Já Umaro Sissoco Embaló declarou aos jornalistas que o Brasil "nunca virou as costas" ao país africano, apesar das "crises cíclicas" que atingem a Guiné-Bissau.

"Estou no Brasil a convite do meu amigo Presidente Bolsonaro. O Brasil foi um dos primeiros países a reconhecer a independência da Guiné-Bissau, proclamada em 1974, e desde essa data que o Brasil nunca deixou de nos apoiar e assistir (...) Quero dizer ao Presidente Bolsonaro que os laços que os nossos países têm são muito fortes", começou por dizer Embaló.

"Temos passado por crises cíclicas e o Brasil nunca virou as costas ao povo irmão da Guiné-Bissau e isso é uma grande satisfação. O futuro da cooperação entre a Guiné-Bissau e o Brasil promete uma maior diversificação e um maior aprofundamento das relações entre os povos", acrescentou.

O chefe de Estado argumentou ainda que o país sul-americano "tem tudo o que a Guiné-Bissau precisa neste momento", tendo referido a modernização da agricultura e da saúde, a título de exemplo.

"O Brasil tem uma tecnologia muito importante, que é capaz de apoiar a Guiné-Bissau na formação pessoal, para podermos desenvolver o nosso país. Também ajudar a Guiné-Bissau na transformação e na intensificação das nossas relações económicas e empresarias com o Brasil. Trata-se de uma agenda extensa, mas realista", admitiu o chefe de Estado guineense.

Umaro Sissoco Embaló aproveitou para reforçar publicamente o convite para que Bolsonaro visite o seu país "em setembro ou outubro, o mais tarde", para poderem "fortificar as relações".

"Aproveito também para dar orientação à nossa ministra de Estado e dos Negócios Estrangeiros, para ver como é que nós podemos fazer uma comissão mista, em termos ministeriais de diferentes áreas, para aprofundarmos as nossas relações", concluiu o general e Presidente da Guiné-Bissau.

Embaló iniciou hoje uma visita oficial de quatro dias ao Brasil, com passagens por São Paulo e Rio de Janeiro, além da capital, Brasília, onde seguirá para um almoço fechado à imprensa, oferecido por Bolsonaro.

Na tarde de hoje, a previsão é que o Presidente da Guiné-Bissau visite ainda o Congresso Nacional.

Já na quarta-feira, os dois Presidentes deverão participar numa cerimónia alusiva ao Dia do Soldado, data que celebra a atividade exercida pelos soldados do Exército brasileiro.

Umaro Sissoco Embaló, que partilha com o mandatário brasileiro um passado militar, terminará a sua visita de quase uma semana com viagens a São Paulo e ao Rio de Janeiro.

"Na capital paulista, deverá visitar o Museu da Língua Portuguesa e entrevistar-se-á com o governador do estado. No Rio de Janeiro, visitará o Comando de Operações Navais da Marinha do Brasil", indicou o Ministério das Relações Exteriores em comunicado.

#AoVivo: Visita Oficial do Presidente da Guiné-Bissau, General Umaro Sissoco Embaló

Cerimonia Oficial de chegada do Presidente da República da Guiné-Bissau General Umaro Sissoco Embaló, ao Palácio do Planalto. 
24/08/2021 - O Presidente Jair Bolsonaro participa da Cerimônia Oficial de Chegada do Presidente da República da Guiné-Bissau, General Umaro Sissoco Embaló, ao Palácio do Planalto. Acompanhe:👇

A INJUSTIÇA DA DEA !!!

Fonte: Estamos a Trabalhar

Por Sydney Monteiro, Lisboa, 24/08/2021

Digo injustiça para não dizer doidice, demência ou tremenda insensatez, o relatório do Governo dos EUA produzido pelo seu departamento responsável pela administração e repressão a droga( DEA), onde falsa e ilusoriamente "oferece" uma recompensa milionária para quem denunciar ou fornecer informações sobre a localização do Ex-Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau General António Injai.

Li de forma sereno e desapaixonado o comunicado; e perante a gritante desarmonia entre aquilo que conheço das circunstâncias e julgo que muitos conhecem, os factos acusatórios vertidos no comunicado, só podia ficar pasmado, reforçando a ideia de que os EUA enquanto uma super potência que ostenta ser, necessita sempre de um bode expiatório para alimentar a sua saga destruidora das Nações.

De rol das acusações, o Governo dos EUA acusam o General Injai de liderar uma organização criminosa, que operava livremente em toda África Ocidental, usando receitas ilegais para corromper e destabilizar outros Governos estrangeiros e minar o Estado de Direito em toda a região.De acordo com a acusação de Janeiro de 2013, no verão de Junho de 2012, fontes confidenciais da DEA representando-se como membros / associados das FARC/COLÔMBIA (agentes infiltrados) começaram a comunicar com Injai e seus associados e Injai concordou em receber e armazenar várias toneladas de cocaína que alegadamente pertenciam as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e ainda consta no comunicado, que Injai e seus associados concordavam em comprar armas, incluindo mísseis antiaéreos para as FARC, desestabilizando África Ocidental e América Latina.

Pasme-se, como pode AI, hoje um simples cidadão Guineense, igual a todos, sem protecção especial e reforçado, que vagueia e trilha de forma normal os mil cantos da nossa terra, representar toda essa monstruosidade e perigosidade, ser o responsável por esses atos espantosos, sofisticados, desestabilizadora de toda região e com tentáculos até nos países da América Latina?

Os americanos sabem, e todos nós sabemos, que os factos acusatórios que apresentaram contra o General Injai, não só carecem de sustentabilidade em termos de provas, como são fúteis e sem nenhum valor jurídico, e que mesmo o Juiz do Tribunal de Distrito Sul de Nova Iorque, julgando e aplicando o Direito terá imensas dificuldades em admitir provas de toda essa estapafúrdia incomensurável, igual ou comparável a mentira do século de que o enforcado Saddam Hussein estaria em vias de produzir armas nucleares.

Nenhum Guineense patriota, nem o nosso Estado deve colaborar com o Governo dos EUA nesse intento tresloucado, uma autêntica aberração judicial, violadora do primado dos Direitos Fundamentais dos cidadãos.

O Presidente da República fez bem ao falar que nenhum Guineense deve ser enviado para  qualquer país para responder a qualquer tipo de crime ao qual o Estado da Guiné-Bissau pode ocupar-se.

E assim, deixo concluído que o argumento da DEA é completamente refutavél porque um cidadão de um outro país não pode ser submetido ao sistema judicial de um outro Estado, sabendo que o suposto crime cometido por este cidadão pode perfeitamente ser julgado no seu próprio país.

Antes a Justiça do nosso país,  do que um sistema Judiciário sem garantias.

Comunicação social - Órgãos públicos criam sindicato

Bissau, 23 Ago 21 (ANG) – O xadrez da Comunicação social da Guiné-Bissau tem novo sindicato para profissionais afectos aos órgãos públicos, ou seja a Agência de Notícias, Jornal Nô Pintcha, Radiodifusão Nacional e Televisão da Guiné-Bissau.

Trata-se do Sindicato Nacional dos Profissionais dos Órgãos Públicos da Comunicação Social (SINPOPUCS), cujo o registo no Notariado nacional ocorreu no passado dia 23 de Julho, mas só esta segunda-feira tornado público através de um comunicado à imprensa.

Em entrevista exclusiva à ANG, o Secretário Interino do SINPOPUCS disse que a criação dessa organização visa encontrar soluções para todos os problemas dos trabalhadores afetos ao quatro órgãos estatais.

Alfredo Saminanco adianta que, ainda esta semana, os orgãos directivos do sindicato, eleitos em Abril de 2020, vão  tomar posse, e que o presidente do SINPOPUCS é Domingos José Gomes, camara-men na TGB.

Saminanco, jornalista do Jornal Nô Pintcha disse  que após a tomada de posse, o próximo passo será a apreciação  da proposta do  Estatuto Remuneratório, já  entregue  ao Ministério da Comunicação Social, e que deve passar pelo Conselho de Ministros e sua eventual aprovação  pela Assembleia Nacional Popular, “porque os jornalistas e técnicos dos quatro órgãos públicos ganham muito mal”.

O Estatuto remuneratório dos órgãos públicos da Comunicação Social divide os jornalistas e técnicos em três níveis: 1 , 2 e 3, e proprõe que o vencimento base do primeiro nível seja de 600 mil francos cfa, o segundo nível deve auferir um vencimento correspondente a 85 por cento do  1º nível e o 3º nível deve ganhar o correspondente a 75 por cento do salário do 1º nível.

Saminanco pede união aos profissionais dos referidos órgãos e diz que “so com a união é que podemos vencer essa batalha”.

Na defesa da classe jornalística, O SINPOPUCS vai se juntar ao Sindicato de Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social(Sinjotecs) a Ordem dos Jornalistas e  a Confederação das Organizações Sindicais de Imprensa(CONSAI). 

ANG/JD/ÂC//SG

Brasil 🇧🇷! - A Primeira etapa da visita do General do Exército Umaro Sissoco Embaló à República Federativa do Brasil 🇧🇷;

O Primeiro-Magistrado da Nação Guineense, acaba de aterrar no solo Brasileiro para uma visita de Estado ao convite do seu Homologo Brasileiro; p/ cinco dias;


23 de Agosto 2021.

Fonte: Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

Embaló Aterrou No Brasil 🇧🇷!

Hoje dia 23 de Agosto 2021, o General do Exército Guineense,  Comandante Supremo das Forças Armadas Umaro Sissoco Embaló, acaba de chegar a República Federativa do Brasil 🇧🇷, no Air Force-1 Brasileiro, ao convite do seu Homologo à uma intrevista de cinco dias;