quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS





José Mário Vaz - Agradeço a todos os Guineenses que me acompanharam ao longo do meu mandato enquanto Presidente da República, em especial um profundo agradecimento a minha família.


Hoje escrevemos uma nova página na história da nossa democracia, com a cerimonia do empossamento do novo Presidente da República General Umaro Sissoco Embaló, ao transferir a faixa presidencial ao meu sucessor - facto inédito na Guiné-Bissau ao fim de 46 anos. Desejo os maiores sucessos nesta nobre função.

Eu nunca deixarei de acreditar na Guiné-Bissau, sou e serei sempre um soldado desta pátria, e por isso estou e estarei sempre ao serviço do nosso país e do povo Guineense.


Um bem-haja a todos. 

Que Deus abençoe a Guiné-Bissau e ao seu povo!

José Mário Vaz EX-Presidente da Republica da Guiné-Bissau

Cerimonia de investidura do novo Presidente da República da Guiné-Bissau General Umaro Sissoco Embaló.













José Mário Vaz EX-Presidente da Republica da Guiné-Bissau

GUINÉ-BISSAU - Umaro Sissoco Embaló toma posse simbólica como presidente da Guiné-Bissau

Umaro Sissoco Embaló tomou hoje posse simbolicamente como presidente guineense e prometeu refundar o Estado através de promoção do patriotismo, competência, altruísmo e realizações que os cidadãos não veem após 47 anos da independência.


No seu discurso, perante Nuno Nabian, primeiro vice-presidente do parlamento que lhe conferiu posse de forma simbólica, Sissoco Embaló anunciou uma nova era para a Guiné-Bissau "de dignidade, paz e progresso para todos os guineenses" que considerou como "povo heroico, nobre e honrado".

Embaló defendeu que volvidos 47 anos desde a independência, a Guiné-Bissau passou por situações que conduziram "à tragédia coletiva", ao ponto de o país ter hoje "piores escolas, piores hospitais e piores infraestruturas".

Para mudar esta realidade, o candidato apontado como vencedor das presidenciais pela Comissão Nacional de Eleições, que se assume como elemento da 'geração de concreto' propõe refundar o Estado e as suas instituições, a começar no setor da Justiça - para acabar com o banditismo político - e a administração pública, onde, disse, grassa a corrupção.

Embaló exortou os guineenses a "baixarem as armas" a partir de hoje, garantindo que será o presidente de todos os cidadãos e alguém que estará na linha da frente para a credibilização da imagem externa do país.


A posse simbólica de Umaro Sissoco Embaló decorreu sem a presença de nenhum dignitário internacional, estando apenas os embaixadores da Gâmbia e do Senegal.

A seguir à cerimónia, que decorreu numa unidade hoteleira, Umaro Sissoco Embaló, já com a faixa presidencial, seguiu, acompanhado pelo Presidente cessante, José Mário Vaz, para o palácio da presidência no centro de Bissau.

Já na presidência, foi feita uma nova cerimónia de transferência de poderes, após a qual o Presidente cessante abandonou o Palácio Presidencial, no centro de Bissau, onde milhares de apoiantes de Embaló festejam.


O primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, considerou hoje que esta tomada de posse simbólica é "um golpe de Estado" com o patrocínio do presidente cessante do país.

O presidente do parlamento guineense, Cipriano Cassamá, que conforme a lei do país é quem concede a posse ao Presidente eleito, demarcou-se da cerimónia, alegando aguardar pela decisão do Supremo Tribunal de Justiça ao recurso interposto pelo candidato Domingos Simões Pereira, alegando irregularidades e fraude eleitoral.

NAOM

LONG LIVE, MR. PRESIDENT GENERAL UMARO EL MOKTHAR SISSOCO EMBALO


Président de la République fait ses dernières adieux au Président sortant et la première dame.




Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo

Après l'investiture, les deux présidents se sont retrouvés au palais présidentiel pour la passation.






Foto: Walter Félix Da Costa 
Vídeo: Junior Gagigo

Aristides Gomes - Num momento em que está em marcha uma tentativa de golpe de estado, o governo está reunido com o P5 no Palácio do Governo para esclarecer a comunidade internacional a atual situação.




Aristides Gomes - Primeiro Ministro da Guiné-Bissau





EMPOSSAMENTO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU, GENERAL UMARO SISSOCO EMBALO - QUINTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2020






Fim da Cerimónia do Empossamento!
Umaro Sissoco Embaló, Presidente da República da Guiné-Bissau.
Bissau 27 de Fevereiro de 2020.






 

Vídeo: Sarathou Nabian /Junior Gagigo 


Mutaro Uldada Cisse

Aristides Gomes - Em curso uma tentativa de golpe de estado na Guiné-Bissau.???

Por ordem do ex-Presidente José Mário Vaz, o batalhão da Presidência da República ocupou os perímetros do hotel Azalai para permitir a tomada de posse ilegal de um candidato às eleições, numa altura em que se aguarda pela decisão do Supremo Tribunal de Justiça sobre o diferendo eleitoral.


Fonte: Aristides Gomes - Primeiro Ministro da Guiné-Bissau

THE INDEPENDANCE DAY - Empossamento do Presidente da República da Guiné-Bissau General UMARO SISSOCO EMBALO


 



By Sarathou Nabian

Guiné-Bissau: General Umaro Sissoco Embalo - Já esta tudo preparado para minha investidura no Hotel Azalai Hoje





 

Viva Democracia Guineense
Viva paz e justiça.

General Umaro Sissoco Embalo