domingo, 8 de março de 2020

Mais uma correspondência ao P M conteúdo não revelado ???


Carlos Santiago

GOVERNO DE NUNO GOMES NABIAN TOMA MEDIDAS DE PREVENÇAO NA AEROPORTO DA GUINÉ-BISSAU. A CEDEAO FOI OBRIGADO PELO GOVERNO A CANCELAR A VISITA DE SUA DELEGAÇÃO A GUINÉ-BISSAU ATÉ QUE SEJA AUTORIZADO OFICIALMENTE


THE GOVERNMENT OF NUNO GOMES NABIAN TAKES PREVENTION MEASURES AT GUINEA-BISSAU AIRPORT. ECOWAS WAS OBLIGED BY THE GOVERNMENT TO CANCEL THE VISIT OF ITS DELEGATION TO GUINEA-BISSAU UNTIL IT IS OFFICIALLY AUTHORIZED


By Gilberto Gill

A CEDEAO anunciou hoje que a missão que devia chegar à Guiné-Bissau para ajudar a uma resolução do contencioso eleitoral, criado após a segunda volta das presidenciais, foi cancelada.

 Numa carta enviada ao ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Mamadu Serifo Jaquité, do Governo de Nuno Nabiam, o representante da CEDEAO em Bissau, embaixador Blaise Diplo-Djomand, refere que a missão foi anulada.

KUMA PÉ DI MANGANAZ, SI BUKA ULI ULIL, IKATA NANCE

Dipus di reaçon di governo, CEDAO emite kumunikado, na pide deskulpa i ao mesmo tempo érekunhice governo di Nuno Nabiam.
Um estado tá tené rispito só hora ku si pulítikos i PATRIOTISTAS, koloka país acima di tudo.
Óh nô morre tudo ku fomê, mas murre ku dignidadi.
Buta rispitado.
ÉFINDJE KUMA ÉKA SIBE KÊ KU TEN. És djintes ka tchiga pa brinkadera não - OS NOVOS REVOLUCIONÁRIOS
OU AGORA OU NUNKA



A MAQUIAVÉLICA COMUNIDADE INTERNACIONAL NA GUINÉ-BISSAU


Há muito que a posição arrogante do PAIGC e do seu lider denunciam uma cumplicidade com a dita Comunidade Internacional ou seja, a possibilidade da existência de uma possivel agenda conjunta, disfarçada sob a capa de diplomacia.

As atitudes desafiante do líder do PAIGC e as suas permanentes viagens aos EUA e aos países apoiantes da sua agenda, denunciam que a dita Comunidade Internacional estaria até disposta à instalar um poder na Guiné-Bissau pela via militar, ignorando os riscos que isso comporta e demonstrando total desconhecimento da história de séculos de resistência dos guineenses à invasão estrangeira e aos Honórios Barretos,

Essa mesma cumplicidade levou à dita CEDEAO a emitir sanções à personalidades guineenses, opositores da política do PAIGC, sem sequer ouvir o contraditório!

A mesma CEDEAO que teve a veleidade de sancionar o então Procurador Geral da República e o seu antecessor, não teve a mesma determinação em punir os juízes do Supremo Tribunal de Justiça que, sem matéria para o facto, aceitaram entrar no jogo do PAIGC para bloquear o empossamento do Presidente da República eleito!

Essa mesma CEDEAO limitou-se a solicitar à CNE a repetição do Apuramento Nacional na sua presença, talvez para tentar encontrar alguma falha que lhes desse mais autoridade para se colocarem ao lado da falsa reivindicação do candidato derrotado... Como nada de relevante encontraram no processo eleitoral e posteriormente no empossamento do Presidente da República, sairam em silêncio e limitaram-se a emitir comunicados mais vazios de conteúdo que a mente dos seus autores! Agora pretendem encontrar motivo para afirmarem a sua posição, no derrube do governo do PAIGC e na intervenção das nossas FARP na garantia de segurança do funcionamento do Estado e na recuperação dos bens do Estado usurpados pelos anteriores governantes!

Como se não bastasse, vimos agora o representante da CEDEAO, conhecedor do desenrolar e do estado da atual situação politica no país, vir enviar uma carta ao ex-Primeiro-Ministro, como sendo ele o atual chefe do governo, numa clara atitude de desrespeito, provocação e desautorização ao atual poder legitimamente instalado na Guiné-Bissau!

Face a essa atitude desrespeitadora e provocatória das autoridades do Estado guineense, não resta outro caminho, que não seja as legitimas autoridades guineenses considerarem o reperesentante da CEDEAO como "Persona non grata" na Guiné-Bissau e exigir a sua rápida retirada do país, já que é considerada finda a sua missão...

Aliás, as novas autoridades guineense devem repensar e reequacionar muito bem o tipo de relação diplomática e dos Acordos assinados com várias entidades, cujos os países dos seus representantes e os próprios representantes tenham negócios e outros interesses diretos no nosso país.

A única pergunta que acho ter respondido de forma incompleta na minha entrevista na RTP ÀFRICA, foi a última e hoje completo-a. O que eu espero das novas autoridades guineense é o assumir de uma responsabilidade histórica que é a afirmação da segunda independência, serem os verdadeiros guardiões da nossa soberania, a refundação e a reestruturação do Estado da Guiné-Bissau. Isso seria honrar o sangue de todos os que tombaram na luta para nos dar a primeira independência...

Jorge Herbert

A CEDEAO nunca resolveu nada neste país, apenas agrava o impasse político e se beneficia de alguns milhões de perdium a cada visita


A CEDEAO considera a Guiné-Bissau como um país de analfabetos. De fato, ele nunca resolveu nada neste país, apenas agrava o impasse político e se beneficia de alguns milhões de perdium a cada visita.

O novo governo liderado por NUNO GOMES NABIAM reconheceu o sistema fraudulento da CEDEAO e está determinado a não recebê-lo em 9 de março de 2020.

De fato, a CEDEAO quer negociar a todo custo a vitória de Umaro Sissoco Embalo em favor de Domingos Simões Pereira.

Kusas di torosa !


Leia Também: 

Por Escritor Marcelo Aratum  
A CULPA SERIA DE UMARO SISSOCÓ E Nuno Nabiam.

O MAIOR PROBLEMA DOS NOSSOS POLÍTICOS É A FALTA DO PATRIOTISMO E DA CORAGEM - SOFRER PELA PÁTRIA.

Pois, a CEDEAO se posiciona hoje, na Guiné-Bissau, como uma instituição SOBERANA, que está acima de todas as instituições do país.

Porque não é possível, um presidente, eleito democraticamente, nas urnas, com mais de quarenta mil votos, os próprios pedjacistas, às portas fechadas, sabem e confessam isso, rindo a só. Mesmo assim, a CEDEAO quer continuar controlando o poder do povo, em nome da ILEGALIDADE, AUTO PROCLAMAÇÃO, assim por diante.

ISSO É INADMISSÍVEL - OU DEIXAMOS DE ORGANIZAR AS ELEIÇÕES E A CEDAO ESCOLHE QUEM GOVERNA O PAÍS. CASO CONTRÁRIO, A DETERMINAÇÃO DEVE IMPERAR.

Mas a culpa de tudo isso é de Umaro Sissoco Embaló e Nuno Nabiam, ao deixar o Aristides Gomes, com o carimbo do Estado, emitindo, com ele, os comunicados.

QUE GOVERNO É ESSE?

MANDE PRENDÊ-LO e prender todos aqueles que tentam falar em nome do antigo governo, criando a desordem. Olha lá, não é só prender, mas TEM QUE APANHAR, E CHEIO. É óbvio!!! Quem tenta desafiar a decisão do povo, não merece a outra coisa a não ser ISTO: ...

Só os guineenses sabem o que querem com a Guiné-Bissau - PONTO FINAL. Não devemos ter medo de nada. E, nem vai ter SANÇÃO alguma. Se tiver, será uma coisa inédita SANCIONAR UM PRESIDENTE ELEITO DEMOCRATICAMENTE.

E OUTRA,
Se na verdade, A CEDEAO emitiu o comunicado, podemos considerá-lo, para já, como uma DECLARAÇÃO DE GUERRA.

POIS BEM,
Com a exceção das ovelhas do paigc, todo o mundo sabe que, tanto A CEDEAO quanto A União Africana são mantidas absolutamente pela União Europeia. Desde lojistas até dinheiro para uma simples diversão. A invasão à Líbia é um exemplo. Portanto, toda ordem da CEDEAO vem do outro lado do continente - EUROPA.

Agora, cabe a nós O DETERMINISMO PELA GUINÉ-BISSAU, DA GUINÉ-BISSAU E PARA GUINÉ-BISSAU. sem a determinação, sem a coragem, sem a estratégia, o jogo será invertido em breve.

OU AGORA, OU NUNCA



PM Nuno Nabian diz que missão da CEDEAO não é bem-vinda

O Governo de Nuno Nabian, nomeado pelo Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, disse hoje que a missão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) não foi permitida e que a Ecomib vai cessar funções.


"À luz da nossa Constituição e do tratado da organização sub-regional - CEDEAO - esta missão não é bem-vinda e não permitiremos nenhuma delegação sem que antes tenha havido uma concertação prévia com o Governo liderado por Nuno Gomes Nabian", refere, em comunicado, o ministro da Presidência do Conselho de Ministros Mamadu Serifo Jaquité, membro do executivo indigitado por Sissoco Embaló.

O representante da CEDEAO em Bissau remeteu uma carta ao primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, a solicitar um encontro com a missão de peritos constitucionais da organização, que deverá chegar na segunda-feira ao país para ajudar a resolver o contencioso eleitoral em curso.

"Fica desde já explícito que, nas futuras missões da CEDEAO, tratando-se de matéria de contencioso eleitoral, não devem fazer parte técnicos da Costa do Marfim, tendo em conta a posição dúbia daquele país membro da CEDEAO em relação à situação atual na Guiné-Bissau", diz ainda, no comunicado, Mamadu Serifo Jaquité.

No comunicado, o Governo de Nuno Nabian salienta também que a missão da Ecomib, força de interposição da CEDEAO destacada no país, termina no final deste mês e que estão a ser tomadas "disposições" para que sejam acantonados, ficando os "órgãos de soberania a serem assegurados pelas forças de defesa e segurança" da Guiné-Bissau.

Por Lusa



QUEM SEMEIA VENTO COLHE TEMPESTADE

O REPRESENTANTE DA CEDEAO EM BISSAU, BLAISE DIPLO, PROVOCA A NOVA AUTORIDADE DA GUINÉ BISSAU, ESCREVENDO E TRATANDO ERRADAMENTE ARISTIDES GOMES DE PRIMEIRO MINISTRO, QUANDO O PAIS TEM UM NOVO GOVERNO, RESULTANTE DA NOVA PLATAFORMA DEMOCRATICA (MADEM-G15, PRS E APU-PDGB), CHEFIADO POR NUNO NABIAN:
Por Rogerio Dias   



FIM À REPÚBLICA DAS BANANAS


Na sua última reacção à ingerência da cedeao no dito contencioso eleitoral, o STJ afirmou categoricamente que não queria a presença da cedeao na contagem nacional dos resultados eleitorais. A cedeao respeitou esse pronunciamento do STJ. Agora que apenas se aguarda o pronunciamento do STJ sobre o dito contencioso eleitoral, solicitada, saiba-se lá por quem, a cedeao entende enviar um trio de constitucionalistas, para ir ensinar aos incompetentes "garotos" em funções no STJ e na CNE, a solucionarem um diferendo à luz das leis e da constituição da Guiné-Bissau, seu Estado. E como se não bastasse tamanha afronta às nossas instituições, os senhores sancionadores de por "dá cá aquela palha", depois do dia 15 de Fevereiro perderam o pio sancionatório e agora se atrevem a ignorar a situação vigente no país e, numa atitude eivada de má fé ou incompetência, se dirige a um ex-primeiro ministro, anunciando-lhe a vinda de uma delegação por ela seleccionada, solicitando audiência a uma entidade despida de qualquer autoridade governamental. Por vezes vale a pena copiar o vizinho.

GUINÉ BISSAU – CASE STUDY


A Guiné-Bissau tornou-se em “case study”, e as autoridades da CEDEAO estão a aproveitar-se da fraqueza dos nossos líderes para permitir os seus quadros aprender ou aperfeiçoar os seus conhecimentos.

Mas se é esse o caso, então estamos a ser muito permissivos porquanto essa interferência não acontece em nenhum dos países membros da organização.

Uma vez que estamos perante a clarificação de uma situação já clarificada, através do pronunciamento, quatro vezes, da CNE, que de acordo com as actas sínteses de todas as mesas de voto, assinadas por todos os fiscais, incluindo os representantes dos dois candidatos, General Umaro Sissoco Embalo e o Engª. Domingos Simões Pereira, vemos ser tolerantes, porque será a última missão da CEDEAO.

Porque as conclusões da missão vão permitir que todos os Guineenses saibam aquilo que já todo o mundo sabia – A VITÓRIA DO GENERAL PRESIDENTE, UMARO SISSOCO EMBALO.

Nada de alarme, porque esta confusão foi toda ela criada pelo STJ que nunca devia dar por procedente o recurso extemporâneo do candidato derrotado, Engª. Domingos Simões Pereira.
Por isso, se aconselha calma e ponderação.

Especial 08 de Março pá tudo no mames mindjeris batalhadoras combatente de casa!

General Umaro Sissoco Embalo, é o presidente da República ou não? Nuno Gomes Nabian é o primeiro ministro ou não?


Fonte: O Democrata Osvaldo Osvaldo 

GOVERNO DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU, RESPONDE INGERÊNCIA IGNÓBIL DE BLAISE DIPLO-DJOMAND QUE ENDEREÇOU A CARTA PARA EX PRIMEIRO-MINISTRO


Apu renúncia acordo de incidência parlamentar e insta seu presidente a assinar novo acordo com Madem-G15! Decisão saiu hoje na reunião da comissão política...


Estamos a Trabalhar

NO COMMENT



Fonte: Aristides Gomes - Primeiro Ministro da Guiné-Bissau ???



FALADEPAPAGAIO DESEJA A TODAS AS MULHERES DO MUNDO “FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER”


Baciro Djá ameaça assaltar o Palácio da República, se até ao próximo 27, Umaro Sissoco Embalo não se retirar


O líder da FREPASNA - Frente Patriótica de Salvação Nacional falava no quadro das celebrações do segundo aniversário da sua formação política, onde acusou Umaro Cissoko de ter assumido o poder por via da força, contra todas as regras democráticas legalmente instituidas.

Baciro Djá disse que a partir de agora passaria a se chamar de MARECHAL BACIRO DJÁ, com objetivo de repor a ordem no país.

Fonte: Aliu Cande

RTP ÁFRICA: ESPECIAL - GUINÉ-BISSAU


Guinebissaufuturo

GUINÉ-BISSAU - A SOLUÇÃO PARA A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA

Segundo informações veiculadas pela comunicação social portuguesa o Conselho de Segurança das Nações Unidas pressionou a CEDEAO para resolver rapidamente o problema criado pelo candidato derrotado na segunda volta das eleições presidenciais na Guiné-Bissau ao contestar, no Supremo Tribunal de Justiça, STJ, guineense, os resultados finais apresentados pela Comissão Nacional de Eleições, CNE, após a contagem das actas das comissões regionais, devidamente validadas por todos os observadores nacionais e internacionais e pelo Ministério Público.

Como o STJ continua, ao fim de sessenta e cinco dias, após do primeiro anúncio dos resultados pela CNE, a não dar resposta, a CEDEAO comunicou que fará chegar uma delegação de alto nível a Bissau para dialogar com a CNE e o STJ afim de resolver rápida e definitivamente o contencioso.

Ora a CEDEAO já tinha anteriormente marcado presença junto da CNE quando solicitou a reconfirmação do apuramento nacional, tal como exigia o STJ. Nessa altura a CEDEAO fez-se representar por um alto quadro da organização que assistiu e validou a repetição, pela terceira vez, e mais tarde uma quarta, de todo o processo posto em causa pelo STJ.

Agora, será de toda a justiça, que a CEDEAO imponha a presença de um juiz, da organização, nas reuniões do STJ para igualmente verificar se todos os requisitos e interpretações técnicas, à luz da Constituição guineense, vão de encontro aos princípios de isenção e justiça que devem nortear o colectivo de juízes.

No caso de este processo falhar, por qualquer motivo, a CEDEAO terá outra alternativa. Dotar os juízes do STJ, que receberam avultados valores para elaborarem um acórdão que fosse de encontro às exigências do candidato derrotado, com os valores necessários para devolverem as quantias do suborno e assim ficarem livres para decidirem, sem pressão, de forma justa e isenta.

Tenho a plena convicção que caso a CEDEAO  utilize um destes métodos, até à próxima quarta-feira teremos o contencioso resolvido com a verdadeira JUSTIÇA que o caso impõe.

Coisas da Terra Coisas da Gente
Fernando Gomes





Leia Também: 


Fiquei hoje a saber, através do jornal "Público", que se serviu do Twitter do candidato derrotado  na segunda volta das eleições presidenciais, também não sabia que um jornal com o prestígio do "Público" redige notícias tendo como base informações recolhidas nas redes sociais, onde facilmente o titular, quando lhe convém, argumenta que lhe piratearam a conta, mas isso são contas de outro rosário.

Mas voltando ao assunto principal, o derrotado diz, segundo o "Público", que o "Golpe na Guiné-Bissau é uma nova investida narcomilitar".

Até dá um certo jeito arrastar os militares guineenses para o pântano da droga já que não ficaram do seu lado.

De facto é preciso muita desfaçatez para acusar quem quer que seja sobre este assunto, senão vejamos. 

Quem foi que nomeou como consultor um tal Zambrano, de nacionalidade colombiana, com direito a visto diplomático, que tem vários processos pendentes nos tribunais sul americanos por tráfico de droga e está referenciado pela polícia espanhola?

Quem facilitou a fuga do mesmo individuo e da sua mulher, quando a polícia judiciária guineense começou a apertar o cerco aos narcotraficantes, após a descoberta de centenas de quilos de cocaína?

Quem recusou liminarmente a construção, a custo zero para o governo guineense, de uma estação de radar para monitorizar os movimentos das embarcações que se aproximavam da costa guineense e entravam no estreito entre a ilha de Jeta e Caió?

Quem recusou a aquisição, igualmente a custo zero, de lanchas rápidas de fundo plano para interceptar as embarcações que transportam a droga?

Todas estas acções tinham como pano de fundo o governo de Aristides Gomes, cujo conselheiro especial, e que ordenava toda a estratégia governativa, era o candidato agora derrotado nas eleições presidenciais, mera coincidência.

Agora que Caió já está referenciada pela polícia guineense, que tal deslocar o local de descarga para a zona de Kabrousse? O local até está controlado por amigos de confiança, só que, agora existe um enorme problema, o governo é outro e não alinha, o Presidente da República usa todos os poderes que lhe são atribuídos pela Constituição e tem boas relações com o Presidente Senegalês, o STJ tem de tomar uma decisão sobre o processo eleitoral a curto prazo, pois está a ser pressionado pela comunidade internacional.

Ao ver a casa a ruir, e antes que fosse apanhado como o ministro das finanças, a melhor solução foi fugir para Portugal, onde tem alguns "amigos" a quem prometeu mundos e fundos, e levar a cabo uma estratégia de comunicação de crise aproveitando a necessidade de uma certa comunicação social privada, que não olha a meios para vender mais papel ou melhorar as audiências.

Uma coisa é certa a mentira tem a perna curta e tudo o que a comunicação social portuguesa possa dizer, apoiada ou não em afirmações de outrem, e que, coloquem em causa o honorabilidade de um País ou duma personalidade tem sempre o Direito de Resposta, desde que tal seja exigido pelo ou pelos visados.

Não será difícil desmascarar os mentirosos.

Coisas da Terra Coisas da Gente,

Fernando Gomes




Arábia Saudita: detidos membros de família real acusados de conspirar

O rei Salman da Arábia Saudita, na companhia do seu filho e príncipe herdeiro Mohammed ben Salman. BANDAR AL-JALOUD / Saudi Royal Palace / AFP
Texto por: RFI

As autoridades da Arábia Saudita prenderam três membros da família real, acusados de planear um golpe contra o rei Salman e o príncipe herdeiro Mohammed ben Salman. Foram detidos o irmão do rei Salman, príncipe  Ahmed ben Abdulaziz al-Saud, o  sobrinho do rei, príncipe Mohammed ben Nayef, bem como o irmão mais novo deste último, o príncipe Nawaf ben Nayef.As prisões dos três príncipes,foram divulgadas pela imprensa dos Estados Unidos.         
Acusados de conspirar para destituir os actuais regentes da Arábia Saudita , Rei Salman e  o seu  filho e príncipe herdeiro,Mohammed ben Salman, Ahmed ben Abdulaziz al-Saud, irmão do rei,Mohammed ben Nayef, sobrinho do rei, assim como Nawaf ben Nayef, irmão mais novo deste último foram detidos na  sexta-feira, evidenciando a tensão que existe no seio da monarquia saudita desde que Bin Salman tornou-se de facto o líder  do país.

A notícia,da detenção dos três membros da família real, foi dada pelos jornais americanos, Wall  Street Journal e  The New York Times, que citaram fontes anónimas. Segundo estas últimas, os príncipes Ahmed ben Abdulaziz al-Saud e Mohammed ben Nayef foram acusados de traição e de preparar um golpe de Estado contra o rei Salman e o seu filho Mohammed ben Salman.

De acordo com os analistas,estas prisões marcam uma nova etapa na linha dura e autoritária do príncipe herdeiro Mohammed ben Salman, que nos últimos tempos reforçou o seu controlo do poder, através da detenção de clérigos, activistas e de empresários sauditas.

Criticado internacionalmente pelo assassínio do jornalista Jamal Khashoggi, ocorrido em Outubro de 2018 no Consulado Geral da Arábia Saudita em Istanbul, Ben Salman, segundo o politólogo Becca Wasser do instituto americano Rand Corporation, livra-se dos seus opositores na perspectiva da sua sucessão ao trono, a fim de impôr, sem convulsões, os seus métodos autocráticos.

O príncipe Ahmed ben Abdulaziz al-Saud, actualmente com mais de 70 anos, residia em Londres donde regressou em Outubro de 2018,  altura em que o reino saudita era severamente criticado pelo assassínio do jornalista Khashoggi, assim como pelo envolvimento da Arábia Saudita na guerra civil do Iémen.

Na época, Abdulaziz al-Saud distanciou-se dos actuais regentes sauditas, significando implícitamente que nem todos membros da família real partilhavam os métodos e a visão de Mohammed ben Salman.

Ben Salman prepara-se para suceder ao seu pai, rei  Salman, de 84 anos de idade e fragilizado em matéria de saúde.

As prisões de Ahmed Abdulaziz al -Saud,Mohammed ben Nayef e  Nawaf ben Nayef, ocorrem num momento de tensão provocado pela epidemia do Covid-19, que levou as autoridades sauditas a suspender a Umrah, peregrinação efectuada, durante o ano inteiro, aos santuários de Meca e Medina, perante os riscos de propagação do coronavírus.

RFI

JOGOU SE BEM A MATURIDADE POLITICA

Por Amadu Ula Embaló

MADEM G-15 É O SEGUNDO MAIS VOTADO NO PARLAMENTO GUINEENSE POR ISSO É O SEGUNDO MAIOR PARTIDO POLITICO NA GUINÉ-BISSAU, MADEM G-15 VENCE AS PRESIDENCIAIS ATÉ AQUI O MADEM G-15 QUE É O VENCEDOR, MAIS SE OLHARMOS PARA EQUIPA QUE ESTE MADEM G-15 ESTÁ TRABALHANDO COM ELA VOCE CHEGA EM CONCLUSÃO QUE, QUEM SAI A PERDER É O PROPRIO MADEM G-15...

...MAIS A QUESTÃO AQUI, MADEM G-15 JOGOU PAPEL DUM PARTIDO DA OPOSIÇÃO EM SALVA-GUARDAR A INTERESSE NACIONAL QUE É FAZER TODO CUSTO PARA TIRAR O PAÍS E O POVO NA MERDA QUE O PAIGC E O SEU CARTEL LHES METERAM, POR ISSO O MADEM G-15 PREFERE PERDER MAIS QUE O PAÍS E O POVO SALVEM NAS MÃOS DO PAIGC, PORQUE O MADEM G-15 TAMBEM NÃO PODIA ACEITAR POR TUDO QUE FEZ E POR TUDO QUE PASSOU PARA VIR DEIXAR PERDER TUDO SÓ POR A CAUSA DUM GOVERNO, É ISSO TAMBEM O CASO...NÓ PINTCHA I GUINÉ KU NGANHA!!...

... POVO UNIDO NUNCA SERÁ VENCIDO ...
...... ESTAMOS A TRABALHAR .....

TOMEM CUIDADO COM O DOKA, POR FAVOR!

Por Abel Djassi

Doka não é ativista, é mercenário chantagista!

Chanceler Nantoi, eu estou inteiramente de acordo contigo.

A única coisa que o Braima Camará deve saber é:
O Doka não passa de um homem que carrega o ódio contra do paigc, mas, como percebeu que sozinho não irá ter nenhum tipo de força para efetuar a sua represália, faz questão de escolher sempre um lado forte, opositor do paigc, para ver se consegue levar a cabo o seu plano vingativo. Não só aproveita do espaço dos outros, como também aproveita dele (espaço) para faturar, monetariamente.

Como se pode constatar, num dos seus últimos diretos de chantagem, o gajo afirmou vaidosamente que está a construir uma discoteca top, uma obra que, segundo ele, já consumiu cerca de 40 mil euros. Com todo esse dinheiro, ele não consegue comprar nem sequer uma motorizada tvs para a sua esposa grávida, esperando que sejam os outros a comprarem um carro para a sua MÁA. 
Doka quer transformar a Naianca numa rainha (manha di homis fraco), sem dar conta que, de rei, nada tem.

De facto, eu estou preocupado com os mimos que o Braima Camará está a proporcionar ao Doka (sei que o faz por ser uma pessoa de coração bom). Mas, Braima tem que perceber que, para o Doka, a vida só faz sentido quando a vida da sua mulher, de Alima Ferage e dos seus filhos estão em estado de abundância absoluta. 
Doka quer exibir a vida da sua família como a de família Real, sem a necessidade de ter que perder um único suor, além de intrigas, humilhação, chantagens...

Atrevidamente, num dos diretos de chantagem, apareceu para tentar comparar as suas loucuras com o ativismo patriótico do Rafael Marques de Angola. Só pode ser um louco como Doka mesmo! Doka não percebe que, em nenhuma circunstância o Rafael Marques é capaz de aceitar uma nomeação política ou receber algum tipo pagamento por causa da sua luta...

Faz serviço voluntário, sem convite, mas no fim, faz cobranças como se tivesse rubricado um contrato. KUMA "NTARBADJA"! Chantagem/intriga/difamação é trabalho? Em que parte do mundo já se viu uma pessoa a aparecer ao público para exigir a sua nomeação num cargo público?
Ao Doka, quando se está numa luta e vê que a luta não está a surtir efeito esperado, o único caminho é só abandonar, mantendo o bico fechado. 

MADEM-G15,
Doka não está com ninguém, ele apenas aproveita dos espaços dos outros para saciar os seus vícios, faturar. Pois ninguém está numa luta com os 'pés na batenti di porta'. Eu vos desafio a mostrarem para os guineenses um único trecho escrito ou dito por Aly Silva contra os seus camaradas! Dedo na consciência - Doka é uma pólvora destruidora!

O Braima Camará tem que afastar-se do Doka, como aliado na política, claro. Podem continuar a relação como amigos (se é que são), mas no campo político, NÃO! Senão, não tardará para assistir a sua vez! Esse conselho vale também para o Sissoco e Nuno. 

Doka é Perigoso!
É o Abel Djassi que disse! 

O Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados, MCCI - Carta Aberta


Carta Aberta

À Sua Excelência Senhor Primeiro Ministro da Guiné-Bissau, Dr. Aristides Gomes

Excelência,

O Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados, MCCI, tem acompanhado e registado com muita indignação o GOLPE de Estado do grupo do Candidato Umaro Sissoco Embalo na qual integram as Forças Armadas e Republicanas do Povo, Ex-presidente José Mário Vaz, PRS, Madem-G15 e outros atores políticos, facilitado pelas forças da ECOMIB da CEDEAO instaladas no país desde 2012 com o objetivo de garantir proteção as instituições democráticas e seus titulares.

Na sequência disso, o MCCI vem lembrar a Vossa Excelência da responsabilidade que tem perante o povo guineense em garantir segurança e estabilidade governativa, além da boa Governação, missão na qual está a progredir negativamente pela impotência revelada na adopção de medidas preventivas ou remediativas deste GOLPE que cada dia se solidifica.

O chefe do grupo dos golpistas com maior naturalidade anunciou publicamente a data do golpe, 27.02.2020, sem que nenhuma medida eficaz fosse tomada até que se efetivou, perante um Primeiro-ministro que ganhou por parte do POVO a alcunha de "Jack Bauer" (em referência ao seriado norte americano 24h na qual esta personagem dá a sua vida em defesa do seu Estado contra todos os atentados) pela veemência e resultado conseguido em impedir o GOLPE de Estado do JOMAV, ex-presidente da República, que tentou diversas vezes derrubar o seu governo e ocupar militarmente as instituições do Estado... mesmo método usado pelo atual grupo, com a mudança apenas de perspectivas psicológicas para confundir a opinião pública nacional e internacional.

Jack Buer, com a Vossa permissão, em quê que ficamos? Ficou reduzido à um Zé-Ninguém? Foi transformado em banana pelos golpistas? Quer fazer o povo acreditar na declaração dos golpistas na qual dizem que o Estado Guineense vai deixar de ser um Estado de Bananas, pela sua inação e ineficácia na reposição da normalidade constitucional?

De qualquer das formas, devemos lembra-lo que em qualquer Estado deve haver uma reciprocidade de convicção, perspetivas, veemência, comprometimento entre o Governante e o Povo para quando o povo é ameaçado o seu governante reaja em sua defesa e vice-versa. Neste caso em concreto, o mais evidente é a decepção que o povo está a sentir perante os seus representantes que foram reduzidos a insignificância pelos Golpistas, traduzidos em autenticos bananas sem capacidade de reação preventiva ou remediativa, expondo a humilhação do Estado Guineense e a sua soberania entregue à vontade da Comunidade Internacional.

Esta conduta, associada à do Eng. Cipriano Cassama, presidente da República interino, renunciante, constitui uma traição ao Estado Guineense e do seu povo por ter conferido mandato e legitimidade aos seus representantes. Aliás, convem destacar a conduta covarde do Presidente da República Interino, que fundamenta a sua renúncia com base em ameaças que recebeu por parte do grupo dos Golpistas, para quem é antigo combatente que jurou defender a soberania nacional e interesses do Povo Guineense se deixa vergar-se aos Golpistas... Não há povo que acredita na seriedade desta história. A única possibilidade aceitável é a probabilidade de ser parte integrante do Grupo dos Golpistas, em detrimento do povo que o legitimou. TRAIÇÃO!

Quando um POVO é maltratado desta forma, as questões que ficam são: para quem deve lutar, quando o próprio Governate não assume nenhum risco em sua defesa? Por que deve lutar, quando o Governante, além de estar no Cargo, não garante a sua permanência para se colocar a altura dos golpistas e dos desafios do desenvolvimento que se requer?

O POVO foi deixado a sua sorte. É nisto que reside o maior perigo à nossa democracia, o nosso Estado de Direito... quando todos ou a maioria julgam que os meios justificam os fins.

A República de salve quem puder. As instituições de defesa e segurança com falência de comprometimento em defesa do Estado de Direito Democrático. As forças são usadas contra o Povo, nunca em sua defesa ou dos seus interesses. Não se compreende todo o aparato de seguranças que são criados aos Governantes que são traduzidos em patavinas num momento como esse. São protocolos disfarçados de seguranças? Ou estão apenas para intimidar o Povo, não propriamente para garantir a integridade dos Governantes e das Instituições que representam?

Excelência, Jack Bauer

Com devido respeito,

Exigimos resultados que garantam a reposição da normalidade constitucional. Adopte as medida que julgar eficiente e conveniente desde que seja célere e a altura de travar esta invasão as Instituições Públicas e ao erário público.

Não esqueça que "ius imperi" é atribuida apenas ao Estado... portanto, apenas ao Estado cabe usar forças para travar qualquer violência! Nesta perspectica, trabalha na recuperação da coragem do Presidente da República Interino, Eng. Cipriano Cassama, e, em consequência, adoptar medidas conducentes a submissão das FARP e do seu CEMFA ao seu Comando enquanto Comandante em Chefe das FARP, sem descartar a possibilidade da sua demissão e nomeação de um novo CEMFA em caso de desobediência, como medida legítima e proporcional em defesa da constituição e do Estado de Direito Democrático, alguém à altura dos novos desafios republicanos.

Se até aqui não estava a agir, comece agora... considerando que os métodos que utilizou até aqui já se revelaram inoperantes e morosos.

Povo I Ka Lixo!

Bissau, 08 de Março de 2020

O Movimento

Dia Internacional da Mulher - "A igualdade de gênero é fundamentalmente uma questão de poder.

Mudar o equilíbrio de poder é essencial, não apenas como uma questão de direitos humanos, desenvolvimento pessoal, saúde e bem-estar. O século 21 deve ser o século da igualdade para as mulheres"


Secretário-geral da #ONU, António Guterres, para marcar o Dia Internacional da Mulher, 8 de março.

#DiaInternacionaldaMulher #IgualdadedeGênero

Fonte: Nações Unidas

OPINIÃO: BOA GOVERNAÇÃO: ALICERCE PARA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA


Boa governação exige ética, rigor, verdade, responsabilidade, coerência e compromisso, o que a coloca nos antípodas da corrupção, demagogia, manipulação, mentira…

Boa governação implica preocupação com os mais fragilizados e desprotegidos da sociedade, estar à escuta e em diálogo com as mais íntimas aspirações dos cidadãos e colocar o estado do país e do mundo acima dos momentâneos interesses partidários e pessoais.

Boa governação requer ideias claras quanto às verdadeiras causas nacionais e globais e lutar, contra ventos e marés, por elas.

Boa governação não se faz sem que o exemplo motivador e esclarecedor venha das lideranças, com um imprescritível sentido do dever, pois ser-se líder é sobretudo ter deveres e pouquíssimos direitos. Quem não está disposto a sujeitar-se a este imperativo exigente e inegociável não pode pretender ser líder.

Essa boa governação é exigível aos três pilares das nações e do mundo (Estado, Mercado e Sociedade Civil). E tem que ser absoluta e urgentemente reformada, reenquadrada e democraticamente legalizada, tendo em conta a premência de soluções globais. Não há outro caminho!

Boa governação não se faz sem que o exemplo motivador e esclarecedor venha das lideranças

É urgente exigir a reforma das instituições e a renovação das lideranças, a fim de que sejam tratadas com eficácia, humanismo e urgência as crises financeira, económica, social e política vigentes, a crise ambiental, a crise da violação constante dos Direitos Humanos, a crise da corrida armamentista, a crise do Direito internacional, a crise da insegurança e dos terrorismos, a crise dos refugiados, a crise dos já débeis sistemas democráticos, a crise cultural e religiosa, a crise do desenvolvimento global, a crise da confiança…

O futuro da humanidade pertence-nos. Cabe-nos a nós, cidadãs e cidadãos, se determinados e porventura motivados, imprimir um decisivo salto qualitativo no nosso destino colectivo, fazendo que as nossas utopias de hoje sejam as realidades de amanhã.

Doka Ferreira was live.


Doka Ferreira 

Olhar para a Guiné-Bissau — depois do sismo e apesar da doença em Portugal


Hoje, o número de pessoas infetadas em Portugal pelo novo coronavírus, responsável pela doença Covid-19, foi revisto em alta. Dos 13 casos anunciados ontem, passamos para os 21. Há uma novidade: três destes novos casos surgem em jovens na faixa dos 10 aos 19.

Duas faculdades do Porto, um departamento da Universidade do Minho e uma escola de Felgueiras foram encerrados por precaução. As visitas aos hospitais, lares e estabelecimentos prisionais foram proibidas na região Norte.

A agência Lusa lembra que, com base no número mundial de infetados, a taxa de letalidade é de 3,4%, sendo que até ao momento a maioria já recuperou. Vale ter em conta.

Já esta noite, na Madeira, um sismo de magnitude 5.3 na escala de Richter assustou os madeirenses. O susto aparenta ter sido só isso: um susto. Não há registo de danos, quer pessoais, quer materiais.

Hoje também, em Lisboa, cerca de 200 guineenses participaram numa marcha em defesa da democracia na Guiné-Bissau, manifestando-se preocupados com a crise política, após a posse de Umaro Sissoco Embaló como presidente do país, e apelando à paz.

Cantando em crioulo pela união do país, duas centenas de guineenses percorreram a avenida da Liberdade,  desde a rotunda do Marquês de Pombal até ao Rossio, erguendo cartazes com frases como “Viva Guiné-Bissau — Paz, Paz, Paz”, “Justiça, Liberdade” e “Abaixo golpistas Sissoko e companhia”, relata a Lusa.

“Quando o Supremo Tribunal decidir, quem ganhar eleições ganha e governa a Guiné-Bissau. Não é os militares usurparem o poder nesta altura e fazerem aquilo que quiserem. Não podemos aceitar isso, não estamos num regime de ditadura. Queremos democracia e queremos o bem pelo nosso país”, afirmou à Lusa o guineense Gervásio Martins, de 44 anos, que vive em Portugal há 27 anos.

Mas, o que se passa na Guiné-Bissau? A Lusa explica que o país vive mais um momento de tensão política, depois de Umaro Sissoco Embaló, do Movimento para a Alternância Democrática (Madem G-15) e dado como vencedor das eleições presidenciais pela Comissão Nacional de Eleições, ter tomado posse há uma semana como presidente do país, quando ainda decorre um recurso de contencioso eleitoral no Supremo Tribunal de Justiça, apresentado pela candidatura de Domingos Simões Pereira, do Partido Africano da Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC), que alega graves irregularidades no processo.

Na sequência da tomada de posse, Umaro Sissoco Embaló demitiu Aristides Gomes, que lidera o Governo que saiu das legislativas e que tem a maioria no parlamento do país, e nomeou Nuno Nabian para o cargo.

Após estas decisões, os militares guineenses ocuparam e encerraram as instituições do Estado guineense, impedindo Aristides Gomes e o seu Governo de continuar em funções.

O presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, que tinha tomado posse como Presidente interino, com base no artigo da Constituição que prevê que a segunda figura do Estado tome posse em caso de vacatura na chefia do Estado, renunciou no domingo ao cargo por razões de segurança, referindo que recebeu ameaças de morte.

Umaro Sissoco Embaló afirmou que não há nenhum golpe de Estado em curso no país e que não foi imposta nenhuma restrição aos direitos e liberdades dos cidadãos.

Mediadora da crise guineense, a Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) voltou a ameaçar impor sanções a quem atente contra a ordem constitucional estabelecida na Guiné-Bissau e acusou os militares de se imiscuírem nos assuntos políticos.

Pelo meio, as Nações Unidas, a União Europeia e a Comunidades dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) apelaram ao diálogo e à resolução da crise política com base no cumprimento das leis e da Constituição do país.

No meio das informações sobre a doença Covid-19 que vem ocupando os noticiários, importa olhar também para outras coisas — sob pena de os dias parecerem cada vez mais assim e menos com o todo de que são feitos.

No Porto, fora de isolamentos e com a faculdade aberta, eu sou o Pedro Soares Botelho.

Pedro Soares Botelho
24.sapo.pt

Operação Descoberta

Já descobrimos por que a Ruth Monteiro não quis devolver a viatura do estado, depois da demissão do desgoverno liderado por narco Aristides Gomes. Afinal a velha é especialista em burla de carros, onde conseguia através da falsificação de documentos. 
Está aqui um processo crime contra ela, numa burla levada a cabo contra o BPI (um banco em Portugal), para aquisição de uma viatura.
Só para terem ideia como essa corja é perigosa, em 2014, o ministério público de Portugal a notificou através das autoridades judiciais da Guiné-Bissau, para lhe informar sobre um crime que pendia sobre os seus ombros. Crime esse, de burla de viatura. 
Tipo a captura Internacional.
Não tenham preguiça, leiam, por favor!👇










Fonte: Belmiro Pimentel / Chanceler Nantoi

PM, Nuno pui curpo riso!

Por: mago yanick aerton

Sim senhor!
Sim senhor!
Sim Senhor!
Ah i sim, discurso di padre, imam ou di pastor?
Lá está o Nuno também com o discurso do José Mário Vaz. Será que essas duas respeitáveis individualidades não estão a confundir a política com a religião?
Lá está o Primeiro-ministro, Engª. Nuno Gomes Nabian, com aquele discurso do Dr. José Mário Vaz, como:
No cana persegui ninguim.
No cana suta ninguim
No cana faci és.
No cana faci kila ou kil utur.

Quer dizer que aqueles que cometeram o maior saque ao tesouro público ficarão impunes, porque se forem chamados à justiça será considerado perseguição?

Será que é para isso que se candidataram e o povo vos deu o seu voto? Não é para extirparem da sociedade aquilo que a tornou irreconhecível nos últimos anos - a ausência da ordem e da disciplina?

Nuno, bai sedu padre bo, suma cu Jomav sedu padre te dia ki sai pá janela, pabia cu manducu na mon i dixa catchur ladral durante cinco anu nin mancara ca quebra. Ah i és tipo de governação cu nhu na bin cu el? Di bata fala findi ***** tem (bo disculpan), calabus, ca tem, djunda oredja ca tem, etc., etc.. És ndongos gora kinguiditi dja deh.

O que devem saber, e sabem-no muito bem, é de que são muitos milhares de mulheres e homens que tudo deram para que essa mudança fosse uma realidade, de forma democrática e através das urnas.

É por causa dessa atitude de “padrindade” que tanto o DSP como o Aristides Gomes ainda se dão ao luxo de estar a disparar por todos os lados contra as novas autoridades, perante a indiferença total daqueles que deveriam pôr um stop nisso.

O Aristides Gomes ainda se considera o Primeiro-ministro legítimo, porque os agentes que foram a sua residência, aliás, a residência do bem respeitado o quadro do PAIGC, o falecido Marcelino Lima, falharam na sua missão. E ainda tem a coragem de escrever uma carta ao Chefe do Estado-Maior das Forcas Armadas a dar-lhe ordem para que este mande desocupar o Palácio da Republica, o Palácio do Governo e instalar o autoproclamado Presidente Interino até que o STJ se pronuncie, num processo que já está concluído, e que não será de forma alguma posto em causa pela missão da CEDEAO que chega ao país na segunda-feira.

O Aristides Gomes convoca ainda o CEMGFA para um encontro em casa do autoproclamado Presidente Interino, Cipriano Cassama, amanhã, dia 8 de Março de 2020, ao meio-dia.

Sinceramente, eu não pensava que assim é que estes homens em quem apostámos iriam iniciar esta nova era, a era da mudança e do renascer da esperança.

Eu já teria dito: defunto i pá cabanta. No primeiro dia em que os agentes foram a residência do falecido Marcelino Lima, invadida pelo ex-PM Aristides Gomes, o que ali encontraram foi um “defunto”, i suma e dixal i bida goci casissa cu na pera se morto, Ina fent fenti.

Afinal, estamos perante homens da igreja ou políticos? Se de verdadeiros políticos se tratassem, deveriam sem hesitação tomar as decisões que se impõem à conjuntura em que vivemos, para dar a garantia ao povo em como isto nunca mais será como dantes, pondo o Aristides no respectivo lugar.

Foram eleitos para resgatarem aqueles valores que outrora fizeram da GB um pais respeitado no concerto das nações, e, por amor do Altíssimo, cumpram com o vosso!

Criol cuma na um capoeira son um galo cuta canta. O PM Nuno diz uma coisa, o Aristides diz outra, suma dus cumbossa, como se tivéssemos dois primeiros-ministros. Kila ica lebsimenti? Pa Nhu Cípris lantanda son cabeça i fala cuma i presidente Interino, sica ta mopidu boca. Sisssssssssssssssss!

Nuno, és Cusa no cansa nan parel, badi sol, sereno, miskito, sucuru, fome, falensa, coba mal tudo coldade manera, etc.. No ca misti odja no sacrifício bai suma mon disal na iagu, pabia di lenbsimenti cu Bilakoros misti ticinu.

Basta di brincadeiras! És djintis kil linguagem son ke cunsi. No bam cu Elis.

PM, desculpa, cu tudo rispito, ma bu tinha cu contadu bardadi. Ninguin ca fala pá bu cometi arbitrariedades ou abusos, ma impõe rispito bu pui fim a és semblante de bicefalismo na país, pabia i tem son um PR i um PM. Ou icuma?

Mbarsa bos tudo cu espírito di Guinendadi!