domingo, 17 de fevereiro de 2019

Campanha eleitoral: LÍDER DO PRS PROMETE CONSTRUIR UNIVERSIDADE EM GABÚ EM CASO DA VITÓRIA


O líder do Partido da Renovação Social (PRS), Alberto Nambeia, prometeu este sábado, 16 de fevereiro de 2019, construir uma Universidade na cidade de Gabú, se a sua formação política vencer as eleições legislativas marcadas para o próximo de 10 de março. 


O presidente do partido do “Milho e Arroz”, fez estas promessas durante abertura da campanha eleitoral dos renovadores que decorreu na cidade de Gabú que faz parte do círculo eleitoral 16 e que elege quatro (4) deputados. 

Nambeia que se fazia acompanhar nesta deslocação à segunda maior região económica do país (Gabú) pelos seus vice-presidentes, por Botche Candé, inclusive pelos candidatos a deputado naquele círculo para apresentação do programa eleitoral do partido que será transformado no programa de governação em caso da vitória.

Nambeia exortou no seu discurso aos militantes e populares presentes para não responderem as provocações de outras formações políticas durante a campanha eleitoral, porque segundo ele, quem sente derrotado acaba por irritar-se mais rápido.


Referindo-se a um pequeno incidente de provocação registado na entrada da cidade de Gabu envolvendo militantes do PRS e do PAIGC no bloqueio de trânsito de estrada, ao ponto dos altos dirigentes, Alberto Nambeia (PRS) e Cipriano Cassamá do PAIGC, tiveram que descer das suas viaturas para sanear a situação.

“Espero que o que aconteceu hoje em Gabú, não volte a repetir, porque vamos conversar com os nossos irmãos para que a presente campanha eleitoral se transforme numa verdadeira festa da democracia”, advertiu o presidente Nambeia.


“A forma como fomos recebidos na cidade de Gabú, demonstra que o PRS não precisa fazer muito esforço na campanha eleitoral. Pode preparar para ir  receber as chaves da Prematura, porque a vitória será confirmada no dia 10 de março. Guiné-Bissau deve sair na situação em que se encontra, portanto queremos exortar a comunidade internacional e o mundo em geral para não remarem contra a vontade popular.  O verdadeiro dono do poder é o povo”, afiançou o político.

Por seu lado, cabeça de lista do círculo eleitoral número 15 (Pitche), António Serifo Embaló, lembrou que nas eleições de 2014 o PRS saiu de três deputados, que anteriormente elegia, para 7 deputados, e afiança que e no dia 10 de março, o seu partido vai eleger 12 deputados, deixando dois para que a democracia possa reinar na cidade de Gabú.


Por: Aguinaldo Ampa

OdemocrataGB

Comício em Gabú: Acompanhando o líder do Paigc, o presidente do PUN Idriça Djalo pede justiça contra violações e desmandos que o país viveu nos últimos anos

                        Assistir Vídeo Aqui

O ambiente de festa um pouco por toda a cidade de Gabú, com a chegada das delegações para a abetura dos comícios.


O líder do Paigc, Domingos Simões Pereira acaminho do comício.

                          Assistir Vídeo Aqui

Domingos Simões Pereira, líder do Paigc fecha o comício em Gabú, para declarar a abertura da campanha eleitoral dos libertadores

                               Assistir Vídeo Aqui

Binhan Quimor entrepreta a musica sol maior para encerrar o comício do Paigc em Gabú

                              Assistir Vídeo Aqui
Aliu Cande

Guiné-Bissau/Eleições: PR de Cabo Verde alvo de critica na abertura da campanha eleitoral

O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, foi hoje criticado pelo MADEM na abertura da campanha eleitoral na Guiné-Bissau por ter desistido de realizar uma visita a Bissau em vésperas das legislativas marcadas para 10 de março.


Soares Sambú, dirigente do Movimento de Alternância Democrática (MADEM-G15) e antigo chefe da diplomacia guineense, criticou, num comício em Bafatá, leste da Guiné-Bissau, o facto de Jorge Carlos Fonseca recusar visitar o país com receio de a sua viagem poder perturbar a campanha eleitoral.

Para Sambú, Jorge Carlos Fonseca vinha à Guiné-Bissau, não na qualidade de presidente de Cabo Verde, mas como líder em exercício da conferência de chefes de Estados da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Para o dirigente do MADEM G-15, partido criado em 2018 por dissidentes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), os guineenses "não se vão esquecer daquela falta de solidariedade" de Jorge Carlos Fonseca.

Soares Sambú entende que não fará sentido que o líder cabo-verdiano visite a Guiné-Bissau só depois das eleições de 10 de março, como o próprio prometeu.

"Para nós é uma pena, porque os verdadeiros amigos são conhecidos no momento da dificuldade", observou Sambú.

O dirigente do MADEM aproveitou a ocasião para exortar a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) a retirar escolta militar ao presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, ou então a garantir as mesmas medidas de seguranças para todos os candidatos às eleições.

"Não pode haver filhos e enteados na mesma comunidade", afirmou Soares Sambú, dando 72 horas à CEDEAO para mudar a situação ou então, disse, o seu partido irá tomar outras medidas, juntamente com os seus parceiros.

In LUSA

Gabú, o marco do rompimento definitivo com o ciclo vicioso e o limiar da mudança positiva e definitiva da Guiné-Bissau.




                               Assistir Vídeo Aqui

Prs Bissau

CONSELHO DE SEGURANÇA FAZ BALANÇO “TOTALMENTE POSITIVO” DE VISITA À GUINÉ-BISSAU

O Conselho de Segurança da ONU fez hoje um balanço “totalmente positivo” da visita de 24 horas que realizou à Guiné-Bissau para analisar os desenvolvimentos para a paz e segurança.

“O balanço desta visita é totalmente positivo. Recebemos uma boa disponibilidade de todas as autoridades, atores políticos e sociedade civil. Regressamos com muito otimismo”, afirmou o embaixador da Guiné Equatorial junto das Nações Unidas, Anatólio Ndong Mba.

A Guiné Equatorial assume, durante o mês de fevereiro, a presidência do Conselho de Segurança da ONU.

“A festa da democracia, que começou hoje com o arranque da campanha eleitoral, pensamos que vai concluir-se positivamente com a realização de eleições no dia 10”, sublinhou.

A campanha eleitoral para eleições legislativas na Guiné-Bissau arrancou hoje e termina a 08 de março.

Para o diplomata da Guiné Equatorial o que falta é o “apoio da comunidade internacional”, que depois das eleições vai “continuar a acompanhar a Guiné-Bissau para fazer frente aos diferentes desafios”.

Questionado sobre o relatório do secretário-geral da ONU, António Guterres, que continua preocupado com a situação “frágil” da Guiné-Bissau, incluindo com a desconfiança e manobras políticas para dificultar o processo eleitoral, Anatólio Ndong Mba disse que a “fragilidade é normal” no atual momento, tendo em conta a “fraqueza das instituições políticas”.

Sobre a possibilidade da Missão Integrada das Nações Unidas para a Consolidação da Paz no país ser encerrada em 2020, o embaixador disse que a “questão está a ser avaliada e estudada”.

Anatólio Ndong Mba, que é também o presidente do comité das sanções para a Guiné-Bissau, disse que as sanções impostas aos militares guineenses vão ser analisadas em Nova Iorque.

Na sequência de golpe de Estado de 2012, o Conselho de Segurança da ONU aplicou sanções a 11 oficiais guineenses envolvidos na alteração da ordem constitucional.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai reunir-se para discutir a situação no país no final de fevereiro.

In LUSA

OdemocrataGB