sábado, 14 de julho de 2018

Alerta: vegetais congelados Pinguin estão contaminados


Os vegetais congelados importados à venda nas lojas e supermercados, da marca Pinguin, estão contaminados com Listeria monocytogenes, bactéria que pode causar meningite. A ARFA vai removê-los dos estabelecimentos comerciais em todo o país.

A Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA), emitiu nesta sexta-feira, 13 de julho de 2018, um alerta sobre produtos vegetais congelados Pinguin que podem estar contaminados com Listeria monocytogenes, uma bactéria que provoca uma doença denominada listeriose, que tem alto índice de mortalidade nos casos graves.

A listeriose pode manifestar-se de duas formas: a listeriose não invasiva, caracterizada geralmente por sinais de gastroenterite com febre, náuseas e diarreia; e a listeriose invasiva, que é forma mais grave, manifestando-se, por exemplo, através de uma septicémia grave e meningite.

Este alerta da ARFA vem na sequência dos avisos emitidos pelo Sistema de Alerta Rápido para os Géneros Alimentícios e Alimentos para Animais da União Europeia (RASFF) e pela Rede Internacional de Autoridades de Segurança Alimentar (INFOSAN) da OMS/FAO, dos quais a Agência é ponto de contato de

Cabo Verde.  “As comunicações oficiais referem que Cabo Verde teria importado lotes de  alguns dos produtos vegetais congelados alvos de alerta. Da rastreabilidade efectuada, confirmou-se a entrada destes produtos no país”, informa a agência.

Tendo em conta os riscos à saúde pública, encontra-se em curso uma operação de retirada dos produtos indicados do mercado nacional, e no alerta divulgado, a ARFA chama a atenção dos consumidores para algumas acções de segurança a tomar.

Esses vegetais são da marca Pinguin e foram embalados pela empresa Greenyard Frozen, da Bélgica. Segundo nota da ARFA, três operadores económicos, um da Praia e dois de São Vicente, importaram lotes dessa marca que estão a ser comercializados praticamente em todo o país. 

IMPORTANTE:

O que é Listeria monocytogenes?

É uma bactéria capaz de causar doenças em seres humanos. Esta bactéria é resistente a temperaturas de frio e outras condições adversas, sobrevivendo por longos períodos em indústrias processadoras e é amplamente distribuída na natureza.

Quais os riscos associados a Listeria monocytogenes?

A listeria causa uma doença denominada listeriose, representando riscos à saúde pública, devido ao seu alto índice de mortalidade nos casos graves.

Quais os sintomas da Listeriose?

A listeriose pode manifestar-se de duas formas: a listeriose não invasiva, caracterizada geralmente por sinais de gastroenterite com febre, náuseas e diarreia; e a listeriose invasiva, que é forma mais grave, manifestando-se, por exemplo, através de uma septicémia grave e meningite.

Como ocorre a transmissão da doença?

A transmissão pode ocorrer de diversas formas, por exemplo através do contacto direto com animais, do consumo de alimentos contaminados, bem como da mãe para o feto (vertical) ou durante a passagem do feto pelo canal de parto infetado.

A listeriose pode ser tratada?

A listeriose pode ser tratada se diagnosticada precocemente. Antibióticos são usados para tratar sintomas graves, como meningite. Quando a infeção ocorre durante a gravidez, a administração imediata do antibiótico previne a infecção do feto ou do recém-nascido.

santiagomagazine.cv

HÁBITOS PERIGOSOS - O motivo ‘nojento’ pelo qual deve baixar sempre o tampo da sanita

Especialistas avisam: deve baixar sempre o tampo da sanita antes de puxar o autoclismo. Saiba porquê.


Não colocar o tampo para baixo significa que ao puxar o autoclismo vai estar a lançar para o ar uma ‘chuva’ de germes asquerosos.

Germes estes que podem aterrar em qualquer lugar ou objeto… incluindo na sua escova de dentes!

Tal processo é conhecido pela expressão ‘efeito aerossol’. Charles P. Gerva, professor de microbiologia na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, explicou à publicação Mirror Online, o que se passa na sua casa de banho: “Basicamente, cada vez que puxa o autoclismo e deixa o tampo para cima, está a levar com uma pulverização significativa de germes em cima”.

E acrescentou: “Quando as gotículas são expelidas da sanita para o ar, é como se tratasse de um fogo de artificio microscópico”.

Estima-se que os indivíduos puxem, em média, o autoclismo entre cinco a seis vezes por dia. O que anualmente contabiliza cerca de duas mil descargas.

Para além de fechar o tampo, Gerva recomenda que afaste da sanita a sua escova de dentes e outros objetos.

Se não se sente de todo nauseado por esta informação, saiba então que manter o tampo da sanita aberto durante as descargas pode deixá-lo fisicamente doente, devido à penetração e propagação de bactérias no organismo.

NAOM

PSICOLOGIA - Mulheres esperam anel de noivado mais caro quando o parceiro é 'feio'

De acordo com um grupo de investigadores da Universidade de Western Oregon, nos Estados Unidos, o aspeto influencia as expetativas quando se trata da compra de um anel de noivado.

   
Caso a sua parceira seja significativamente mais atrativa que você, então prepare-se porque poderá ter problemas na altura de comprar o anel.

Um novo estudo, apurou que as mulheres esperam um anel de compromisso mais dispendioso quando consideram o parceiro menos atrativo.

E inversamente, os homens estão mais dispostos a comprarem anéis caros para mulheres mais atraentes.

Naquele estudo, os investigadores mostraram a 590 participantes uma fotografia de um membro do sexo oposto, dando também alguma informação de fundo sobre essa pessoa.

Foi pedido aos participantes que imaginassem ser o namorado ou namorada da pessoa na imagem, que já tinham sido classificados como ‘atraentes’ ou ‘feias’.

Os resultados revelaram que os homens estavam mais propensos a comprar anéis maiores e mais dispendiosos, quando se imaginavam a pedir em casamento uma mulher atraente.

Os académicos sugerem que tal possa ser uma tática de sedução masculina, de modo a exibir o seu sucesso financeiro a potenciais parceiras.

Contrariamente, em média, as mulheres imaginavam-se com anéis de noivado mais custosos, se o parceiro em questão não fosse tão atrativo.

O que sugere que as mulheres possam estar mais dispostas a assentar com um parceiro menos atraente, se este lhes oferecer estabilidade financeira.

A coordenadora do estudo, Madalyn Taylor, disse: “Este resultado é consistente com a noção de que as mulheres mais desejáveis esperam igualmente um maior investimento na relação por parte dos parceiros”.

NAOM

ÁFRICA - Exército camaronês filmado a executar mulheres e crianças

A Amnistia Internacional garante ter reunido provas destas execuções. Governo já negou acusações mas abriu uma investigação.

   
Emergiram imagens que mostram soldados do exército camaronês a executar duas mulheres, uma criança e um bebé. O vídeo que está a circular na internet já levou a acusações da Amnistia Internacional de que o exército dos Camarões está a levar a cabo execuções, adianta o The Guardian.

No decorrer do vídeo pode-se perceber que os militares suspeitam que as mulheres pertencem ao Boko Haram. “BH, tu vais morrer”, diz a pessoa que está a filmar o vídeo. As mulheres estão vendadas e são obrigadas a sentarem-se.

A criança, que entretanto tinha largado a mão da mãe, também não escapa, tal como o bebé que está ao colo. “Sim, vem aqui, menina pequenina”, diz o soldado que venda a criança com a camisola que tinha vestida.

Depois os soldados abrem fogo e executam as duas mulheres, a criança e o bebé.

A Amnistia Internacional diz que verificou a autenticidade do vídeo e que reuniu provas de que há soldados do exército camaronês responsáveis pelo “assassínio a sangue frio de mulheres e crianças”.

As espingardas Galil e as fardas que vestem sugerem que estes soldados podem pertencer ao Batalhão de Intervenção Rápida, uma unidade do exército camaronês que tem um historial de abusos, incluindo a tortura de centenas de pessoas no norte do país.

O governo dos Camarões já negou o envolvimento do exército nas execuções captadas no vídeo mas lançou uma investigação ao mesmo. “Não é mais do que uma tentativa infeliz de distorcer factos e manipular o público”, disse um porta-voz do governo.

NAOM

José Mário Vaz - Inauguração do Centro de Alerta Precoce

Foi com grande satisfação que aceitei o convite para participar na cerimonia da inauguração do Centro de Alerta Precoce. 


A minha presença hoje neste acto, enquanto Chefe de Estado da República da Guiné-Bissau é para reforçar, mais uma vez, o nosso empenho e engajamento na luta contra este mal que afecta não só o Continente Africano, como o mundo em geral. 

Os benefícios para a Arquitectura da Paz e Segurança no nosso continente é entendido como um conjunto de elementos e mecanismos desenvolvidos em conjunto, pelas nossas instituições de forma a garantir a Paz e a Segurança, bem como o bem-estar das nossas populações.

O conceito de Alerta Precoce, que também se associa à “segurança de proximidade”, tende a testemunhar um trabalho de base, através de redes de actores da paz, seja ele o Governo, seja ele Sociedade Civil. 

A complexidade dos conflitos e dos desafios de segurança que se colocam ao continente africano nos nossos dias – tais como o terrorismo, o crime organizado e outros problemas transnacionais – requer abordagens especificas e multidimensionais, a participação de todos os intervenientes tanto interno, como externo, ou seja, devem ser mais cooperativos e unidos face a este combate. Por isso, é importante identificar mecanismos de partilha de informação, coordenação e cooperação com todos os actores ligados a este combate, quer a nível local, regional e internacional.

As várias vertentes da segurança humana são aspectos importantes a ter em consideração. Desta forma, a importância da dimensão civil a resposta aos conflitos, a prevenção e mediação dos conflitos, ou a reconstrução pós-conflito, são aspectos que devem ser desenvolvidos através do diálogo entre as partes e que devem ser reforçados através de iniciativas e projectos como este do Centro de Coordenação de Mecanismos de Alerta Precoce, a que temos a oportunidade hoje de inaugurar.

Com a inauguração deste Centro de Alerta Precoce, demos mais um passo na proteção da nossa maior riqueza que é a nossa população, ou seja, O POVO GUINEENSE. 

Faço questão de realçar este gesto de cooperação fraterna e solidária, augurando que seja mantido para melhor servir os nossos países e os nossos povos.

Quero também endereçar as minhas felicitações ao Governo, bem como à todos os que estiveram envolvidos neste processo de implementação deste importante Centro.

Que Deus abençoe a nossa União e aos nossos Povos amigos e irmãos!








José Mário Vaz - Presidente da Republica da Guiné-Bissau