quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

GUINÉ-BISSAU: Madem G-15 exorta parlamento a dar posse a Sissoco Embaló até dia 19

O coordenador do Movimento para a Alternância Democrática (Madem G-15), Braima Camará, exortou hoje o parlamento da Guiné-Bissau a dar posse a Umaro Sissoco Embaló, como Presidente da Republica, sem que a cerimónia passe de 19 deste mês.


"Esperamos que o parlamento tenha o bom senso de marcar a data da investidura do Presidente da Republica, numa cerimónia que não pode passar do dia 19", observou Braima Camará, numa conferência de imprensa convocada por partidos e líderes políticos que apoiaram Sissoco Embaló na segunda volta das eleições presidenciais de 29 de dezembro.

Para o líder do Madem G-15, "nada impedirá que Umaro Embaló seja consagrado Presidente de todos os guineenses" e que o próprio Supremo Tribunal de Justiça, onde decorre um contencioso eleitoral, na sequência do recurso apresentando por Domingos Simões Pereira, "compreendeu aquela mensagem".

Braima Camará disse que manda uma "mensagem clara às forças ocultas internas e externas" que pretendem defraudar a vontade dos guineenses, avisando-os de que "qualquer manobra terá uma resposta".

O coordenador do Madem G-15 sublinhou ser incompreensível que o mesmo processo seja apreciado por mais do que uma vez por parte do Supremo Tribunal de Justiça.

O dirigente partidário lembrou que a Comissão Nacional de Eleições (CNE) já se pronunciou sobre os resultados eleitorais, dando vitória à Umaro Sissoco Embaló e instou o Governo a assumir as suas responsabilidades.


Braima Camará frisou que a posse do novo Presidente deve ser a principal agenda do país neste momento e alertou a CEDEAO (Comunidade Económica de Estados da África Ocidental) sobre a sua responsabilidade perante o impasse político na Guiné-Bissau.

O líder do Madem G-15 pediu serenidade ao povo guineense, lembrando que a CEDEAO deu um ultimato até sexta-feira para que todo o processo eleitoral seja concluído.

A CNE divulgou em 1 de janeiro os resultados provisórios das eleições presidenciais, sem, segundo o Supremo Tribunal de Justiça, ter terminado o apuramento nacional.

Na sequência de um recurso de contencioso eleitoral, de Domingos Simões Pereira, apoiado pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), o Supremo Tribunal de Justiça já tinha emitido um acórdão a pedir o cumprimento do artigo 95.º da Lei Eleitoral, tendo mais tarde, numa aclaração, insistindo na necessidade de realizar o apuramento nacional.

A CNE, por seu lado, tem alegado que concluiu o processo com a divulgação dos resultados definitivos, que dão a vitória a Umaro Sissoco Embaló, com 53,55% dos votos, enquanto Domingos Simões Pereira teve 46,45%.

Por NAOM

Trump ilibado dos crimes de abuso de poder e de obstrução ao Congresso

Donald Trump continuará como presidente dos Estados Unidos.


O Senado dos Estados Unidos votou, hoje, o veredito do julgamento político do presidente Donald Trump. Após cerca de 30 minutos de votação, a maioria Republicana aprovou, como previsto, a absolvição de Trump no âmbito das acusações de abuso de poder e de obstrução ao Congresso no processo de destituição do presidente. 

Segundo avança a comunicação social norte-americana, dos 100 senadores que compõem o Senado norte-americano, 48 dos senadores votou 'culpado' e 52 'inocente' no que diz respeito ao crime de abuso de poder. Mitt Romney foi o único Republicano a votar pela condenação de Trump na votação do primeiro artigo.

De seguida, prosseguiu a votação do segundo artigo no processo de 'impeachment', sobre a obstrução ao Congresso, que também resultou na absolvição de Trump, sendo que  53 senadores votaram 'inocente' e 47  'culpado'. 

Perante este cenário, Trump continuará a desempenhar o cargo de presidente dos Estados Unidos. 

É de recordar que seriam precisos 2/3 dos votos para que o presidente fosse removido do cargo, o que sempre foi analisado como um cenário altamente improvável perante a maioria Republicana no Senado (53-47) e pela possibilidade de alguns senadores Democratas votarem também pela absolvição.

[Notícia em atualização]

Coronavírus: Cabo Verde não tem capacidade para fazer diagnóstico do surto, diz director nacional da Saúde

Cabo Verde não tem capacidade para fazer o diagnóstico do coronavírus, admitiu hoje o director nacional da Saúde, Artur Correia, que adiantou que neste momento o País encontra-se “minimamente preparado para combater a propagação”. O vírus já fez 492 mortes e chegou a 28 países.


Artur Correia que falava hoje, na Cidade da Praia, durante uma conferência de imprensa sobre o ponto de situação e acompanhamento do surto coronavírus na China, adiantou que neste momento as condições já estão criadas para que as amostras sejam encaminhadas para o Instituto Pasteur, de Dakar, e o Instituto Ricardo Jorge, em Portugal, caso houver algum caso suspeito.

“Nós não temos no País capacidade de diagnosticar assim como vários países não tem, temos os laboratórios indicamos pela Organização Mundial da Saúde para nos ajudar a fazer face, ao mesmo tempos estamos a aproveitar essa oportunidade para criar resiliência nesses aspecto, assim como não estávamos preparados para diagnosticar a dengue”, disse frisando que o país está a cumprir todas as recomendações da OMS

Segundo este responsável, das 20 pessoas provenientes da China “nenhum apresenta sintomas suspeitos”, e que caso houver algum caso será necessário tomar um conjunto de medidas, sendo que a equipa técnica de intervenção rápida está a analisar diferentes cenários.

“Estamos a falar da gestão de risco de preparação para a epidemia, quando a gente diz que estamos na fase de preparação para a resposta todas as recomendações internacionais da OMS e a nossa experiência estão a ser cumpridas, estamos a fazer tudo para que de certo e que o país juntamente como todos estejamos preparados sendo que o vírus não respeita ninguém e já chegou há vários países que tem iminentes especialistas em várias matérias”, referiu

Artur Correia assegurou que a prevenção tem de ser preparada nessa perspectiva de movimentação e da aldeia global que é Cabo Verde, e que o país tem de estar “minimamente preparado” para responder.

Adiantou que neste momento Cabo Verde está “em estado de emergência” e todos os serviços da rede pública de saúde estão em alerta, com equipa técnica de intervenção rápida com normas técnicas, e estão “conectados e sintonizados” com os aeroportos na Praia, Sal, São Vicente e Boa Vista.

Por outro lado, disse que já foram tomadas medidas no sentido de dotar todas as estruturas de saúde com equipamentos e materiais necessários para os próximos seis meses.

“Accionamos e já está em funcionamento uma linha telefónica nacional única em parceria com a protecção civil, 8001112 para apoiar nessa primeira fase a todos os que regressaram da China, quer estudantes quer chineses”, sublinhou, frisando que o serviço será prestado também nas delegacias de Saúde, diariamente, em cada conselho.

O Governo tem tido contacto permanente com a embaixada cabo-verdiana na China para informar quais e quantas pessoas que vão regressar ao arquipélago, excepto aqueles que se encontram na cidade Wuhan, o epicentro da epidemia, declarou a mesma fonte.

Na ocasião, Artur Correia apelou aos estudantes, chineses e familiares que regressaram para “cumprirem rigorosamente” as recomendações das autoridades sanitárias e a respeitarem as normas de protecção e de restrição social a nível domiciliária.

Segundo o director nacional de Saúde, das 28 pessoas que vão regressar a Cabo Verde, 20 já se encontram no País, nomeadamente em São Vicente, Santa Catarina, Santo Antão e Sal, e brevemente irá chegar mais quatro estudantes que se encontram em gozo de férias em países vizinho da China.

O número de mortos provocados pelo novo coronavírus (2019-nCoV) subiu hoje para 492, com 64 mortes registadas na China nas últimas 24 horas, anunciaram as autoridades de saúde de Pequim.

Segundo a agência Associated Press, o número total de pessoas infectadas com o novo coronavírus, detectado em Dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, capital da província de Hubei (centro do país), colocada, entretanto, sob quarentena, aumentou para 24.324.

Fonte: Inforpress

Pedido de anulação dos resultados eleitorais depois da assinatura da acta de apuramento nacional que os reconheça ?

Carlos Vamain 
"Nemo auditor turpitudinem allegans."
"Ninguém pode beneficiar-se da sua própria torpeza."

Pedido de anulação dos resultados eleitorais depois da assinatura da acta de apuramento nacional que os reconheça ?

O que a Comissão Nacional de Eleições fez, foi precisamente o apuramento nacional das eleições, que se faz com base no apuramento dos resultados obtidos por cada candidato ao nível das regiões. 
Na Guiné-Bissau existem, nos termos da lei eleitoral, três níveis de apuramentos eleitorais:
a) Apuramento nas Mesas de Assembleias de Voto;
b) Apuramento ao nível das regiões (compilação e contabilização dos votos das Mesas de Assembleias de Voto);
c) Apuramento nacional dos resultados eleitorais (compilação dos votos apurados ao nível das regiões obtidos por cada um dos candidatos).

E já se fez três vezes: em 1 de Janeiro, em 11 de Janeiro, em cumprimento do Acórdão N°1/2020, e em 7 de Janeiro ( verificação e consolidação do apuramento nacional com base no apuramento Regional) e o que se pretende mais o quê? Agora não é verdade eleitoral, mas a anulação dos resultados eleitorais através duma acção Inexistente do ponto de vista jurídico? Pois, de conformidade com a lei eleitoral, só podem ser anulados os actos eleitorais por irregularidades que possam influenciar consideravelmente os resultados nas Mesas de Assembleias de Voto, desde que previamente se tenha apresentado uma única reclamação, protesto ou contraprotesto, nos termos da lei eleitoral da Guiné-Bissau? Ou querem que o STJ anule os resultados eleitorais da Guiné-Bissa com fundamento nas leis do Quénia e do Malawi? Francamente, seria conduzir esta instância judicial suprema na nossa suprema desgraça. 

Chega do abuso e de sequestro do povo da Guiné-Bissau por parte do PAIGC.

Por: Carlos Vamain  Fonte: Estamos a Trabalhar

NEWS ALERT: We received reports that there was a fire incident in Kanilai around the home of former President Jammeh. We will keep you updated.



Accroding to Lt Col Krubally, the fire started from the Allahkunda (a village near Kanilai) end of the forest and entered through Woni, the former President's home, since on Tuesday 4 February 2020. 

With the help of fire fighters stationed in Kanilai, GAF soldiers and residents of Woni, they succeeded in putting the fire out by late nighfall, just for the fires to restart this afternoon.






The Fatu Network

*CONFERÊNCIA DE IMPRENSA


Todos os Partidos políticos e as Candidaturas que apoiaram o General Umaro Sissoco Embaló nas eleições presidências que deram vitória na segunda volta ao General Umaro Sissoco Embaló, promovem hoje quarta-feira dia 05/02/2020 uma conferência de imprensa no hotel Azalai.



Este encontro com os jornalistas terá como oradores principais os próprios líderes de diferentes partidos, tendo como objetivo saudar o fecho do processo eleitoral com a realização, dia 4/01/20, pela CNE da verificação e consolidação dos resultados eleitorais na presença da CEDEAO e demais instituições vocacionadas do País.

Na sala estão centenas de individualidades, que compõe a maquina politica positiva para a Concordia e Reconstrução Nacional.

A sala a compor-se gradualmente:






























Rogerio Dias

Coronavírus: autoridades cabo-verdianas alvo de críticas

Vacinas coronavírus Reuters
Texto por: Odair Santos

A actuação das autoridades sanitárias cabo-verdianas estão a ser alvo de críticas. Vinte pessoas provenientes da China, epicentro da epidemia do novo coronavírus, entram em Cabo Verde nos últimos dias.

Nenhuma foi colocada em quarentena obrigatória, até porque a Constituição de Cabo Verde não permite internamentos compulsivos.

E de acordo com as autoridades sanitárias os cidadãos cabo-verdianos e chineses que chegaram da China estão, em casa, sob vigilância de técnicos de saúde.

Uma situação que tem suscitado algum receio na população e o antigo ministro da saúde, Dário Dantas dos Reis, disse hoje em entrevista à rádio de Cabo Verde, que se as autoridades sanitárias deveriam fazer uma outra abordagem às pessoas que chegam da China.

Esta quarta-feira, o director nacional da Saúde, Artur Correia disse que que neste momento o país encontra-se “minimamente preparado para combater a propagação” do coronavírus, mas que arquipélago não tem capacidade para fazer diagnóstico do surto.

De acordo com o director nacional da Saúde estão criadas as condições para que as amostras sejam encaminhadas para o Instituto Pasteur, de Dakar, e o Instituto Ricardo Jorge, em Portugal, caso houver algum caso suspeito de coronavírus. Mais informações em Cabo Verde com Odair Santos.

rfi.fr/pt

GUINÉ-BISSAU - PAIGC pede ao Supremo anulação de eleições presidenciais na Guiné-Bissau

A equipa jurídica de Domingos Simões Pereira entregou hoje no Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau um pedido de anulação das eleições presidenciais, invocando alegadas irregularidades, fraude eleitoral e incumprimento pela Comissão Nacional de Eleições de ordens judiciais.



Mário Lino da Veiga, membro da equipa jurídica de Domingos Simões Pereira e seu mandatário junto da Comissão Nacional de Eleições (CNE) disse à Lusa que o pedido de anulação deu entrada no cartório do Supremo Tribunal de Justiça "contendo todas as provas de irregularidades" que teriam ocorrido na segunda volta das eleições presidenciais.

O advogado alegou ainda como "elemento de prova para a anulação das eleições" o facto de a CNE "não ter cumprido com exigências do Supremo Tribunal", que a obrigou a repetir o apuramento nacional dos resultados eleitorais, conforme a Lei Eleitoral guineense.


Questionado sobre o que a equipa de advogados de Domingos Simões Pereira espera do Supremo Tribunal, no âmbito das suas competências de tribunal eleitoral, Mário Lino da Veiga afirma aguardar "que a justiça e lei sejam aplicadas".

Por descordar com os procedimentos da CNE e ainda evocando alegadas fraudes, a candidatura de Domingos Simões Pereira recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça, que por sua vez, tem insistido com a entidade eleitoral sobre a necessidade de cumprimento da Lei Eleitoral.

A CNE tem dito ter já esgotado toda a sua atuação no processo com a publicação dos resultados definitivos, que deram vitória a Umaro Sissoco Embaló, com 53,55% de votos, e a Domingos Simões Pereira 46,45% de votos.

Texto: NAOM

TCHAD/GUINÉE BISSAU - VISITE D'AMITIÉ DU PRÉSIDENT ÉLU, UMARO SISSOCO EMBALO


Portail de la Renaissance du Tchad HD

Le CIRID demande à la CEDEAO de s’impliquer pour l’investiture de Embalò en Guinée Bissau et salue la démarche du parlement en Gambie.


Le Centre Indépendant de Recherches et d'Initiatives pour le Dialogue (CIRID), félicite le nouveau Président élu de la Guinée Bissau Son Excellence  Umaro Sissoco Embaló, vainqueur du scrutin du 29 décembre 2019 en Guinée Bissau.

Pour le CIRID, l’heure n’est plus aux interrogations sur la validité de cette élection dont la transparence a été attestée par tous les observateurs présents sur le terrain durant tout le processus électoral. 

A cet effet le CIRID estime  que la CEDEAO doit  exercer d'urgence  sa pleine autorité pour que le Président Embaló prête serment et entame son mandat en toute sérénité. 

Dans ce même ordre d'idées le CIRID encourage le Président Embaló à être  dans une posture de rassembleur, soucieux de la stabilité et de la réconciliation nationale. 
Car le dernier scrutin présidentiel  doit aider à tourner définitivement la page de l’instabilité politique en Guinée Bissau qui fait  face à des urgences de toute sortes.

En Gambie, le CIRID salue la démarche de médiation entreprise par le Parlement de la CEDEAO sous l'égide de son Président le sénégalais Moustapha Cissé Lo. 
Le CIRID exhorte  les acteurs de la vie politique gambienne à faire montre d'un sens élevé de la responsabilité et d'un esprit de compromis salvateur pour leur patrie commune.

Pour rappel, le Centre Indépendant de Recherches et d'Initiatives pour le Dialogue (CIRID) est une institution  d’alerte précoce, de médiation et de dialogue dans des contextes de crise socio-politiques dans le monde en général et  en Afrique en particulier.
Le CIRID est également bénéficiaire d’un statut consultatif auprès des Nations Unies.

Fait à Dakar, le 29 janvier 2020

Fonte: Dakaractu.com

O CIRID pede à CEDEAO que se envolva na investidura de Embalò na Guiné-Bissau e saúda a etapa do parlamento na Gâmbia.

O Centro Independente de Pesquisa e Iniciativas para o Diálogo (CIRID) felicita o novo Presidente eleito da Guiné-Bissau Sua Excelência Umaro Sissoco Embaló, vencedor da eleição em 29 de dezembro de 2019 na Guiné-Bissau.

Para o CIRID, não é mais o momento de questionar a validade dessa eleição, cuja transparência foi atestada por todos os observadores presentes em campo durante todo o processo eleitoral.

Para tanto, o CIRID considera que a CEDEAO deve exercer urgentemente sua plena autoridade para que o Presidente Embaló faça o juramento e inicie seu mandato com confiança.

Na mesma linha, o CIRID incentiva o Presidente Embaló a estar em uma posição unificadora, preocupada com a estabilidade e a reconciliação nacional.
Porque a última eleição presidencial deve ajudar a virar definitivamente a página sobre instabilidade política na Guiné-Bissau, que enfrenta emergências de todos os tipos.

Na Gâmbia, o CIRID congratula-se com o processo de mediação realizado pelo Parlamento da CEDEAO sob a égide de seu Presidente, o senegalês Moustapha Cissé Lo.
O CIRID insta os atores da vida política da Gâmbia a mostrar um alto senso de responsabilidade e um espírito de compromisso de salvar sua terra natal comum.

Como lembrete, o Centro Independente de Pesquisa e Iniciativas para o Diálogo (CIRID) é uma instituição de alerta precoce, mediação e diálogo em contextos de crise sócio-política no mundo em geral e na África em particular.
O CIRID também possui status consultivo junto às Nações Unidas.

https://www.dakaractu.com/Le-CIRID-demande-a-la-CEDEAO-de-s…


Feito em Dakar, em 29 de janeiro de 2020.

GUINÉ-BISSAU: JIN HONG JUN ACONSELHA ESTUDANTES GUINEENSES À PERMANECERAM NA CHINA


O embaixador da China na Guiné-Bissau, Jin Hong Jun, aconselhou aos estudantes guineenses à permanecem na China, evitando riscos de propagar no país o surto de pneumonia provocado por um novo "coronavírus"(2019-nCoV) em caso do contágio desta.

"O executivo chinês não pode impedir os estudantes de regressarem o seu país, mas a própria viagem dos estudantes traz um certo risco para os mesmos e regressando a Guiné-Bissau trazem também depois mais riscos os seus compatriotas guineenses" explicou.


"Daí certamente a melhor solução para os estudantes guineenses é justamente ficar na China, porque lá naquele país asiático nós temos a melhores condições para tratar esta doença visto que temos cerca de 1000 pessoas já curadas", afirmou Jin Hong Jun.

Hong Jun falava esta quarta-feira, 05 de janeiro, na reunião do Centro de Operações de Emergenciais em Saúde(COES) entre o executivo e os seus parceiros internacionais, para aprovar o plano de contingência e tomar medidas tendentes à evitar a entrada e propagação do "coronavírus", no país, encontro este que decorreu nas instalações do Palácio do Executivo em Bissau.

Nesta senda, o diplomata chinês aconselha os estudantes guineenses que ainda estão na China à ficarem nos seus respetivos dormitórios e em caso de qualquer problema é só contatar as autoridades competentes chineses.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde Pública guineense, há mais de 40 estudantes guineenses que regressaram a Guiné-Bissau e neste momento estão sendo testados nas suas casas por uma equipa de profissionais de saúde, apesar do país não ter qualquer caso identificado.

Confrontado com a situação, a ministra da Saúde Pública guineense, Magda Robalo, congratula com a ideia do Embaixador da China, embora fez lembrar que o Estado não pode impedir os seus cidadãos de regressaram a casa.

Perante este cenário, Robalo garante que o Ministério de Saúde Pública permanece vigilante no sentido de acompanhar a situação destes jovens estudantes que saíram da China nos últimos dias, devido ao novo coronavírus.

Neste momento mais 200 estudantes da Guiné-Bissau estão a estudar naquele país asiático. Um pouco mais 100 estão a estudar graças a bolsa de estudo do governo chinês e os restantes pela conta própria, são dados divulgados por Jin Hong Jun.

O número de mortos provocados pelo novo coronavírus (2019-nCoV) subiu hoje para 490, com 64 mortes registadas na China nas últimas 24 horas, anunciaram as autoridades de saúde de Pequim.

De acordo com as autoridades chinesas, citadas pela agência Associated Press, o número total de pessoas infetadas com o novo coronavírus, detetado em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, capital da província de Hubei (centro do país), colocada, entretanto, sob quarentena, aumentou para 24.324.

Além do território continental da China e das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há casos de infeção confirmados em mais de 20 países.

Neste sentido, a titular da Saúde Pública guineense, transmitiu ao diplomata chinês em nome do executivo, que a Guiné-Bissau está solidário com a China neste momento difícil, no quadro da cooperação existente entre dois países há muitos anos.

Por: Alison Cabral

Rádio Jovem Bissau

CORONAVÍRUS - Cerca de 40 estudantes da Guiné-Bissau na China regressaram ao país

A ministra guineense da Saúde, Magda Robalo, anunciou hoje que cerca de 40 estudantes regressaram à Guiné-Bissau, a expensas da família, desde que foi declarado o surto de um novo coronavírus na China.


"Neste momento nenhum deles apresenta quadro de sintoma da doença", afirmou Magda Robalo, endereçando a solidariedade do Governo da Guiné-Bissau ao povo da China.

A ministra guineense falava no final da reunião de criação e apresentação do Centro de Operações de Emergenciais em Saúde (COES), criado pelo Governo da Guiné-Bissau em coordenação com os parceiros internacionais.

Em relação ao regresso ao país de estudantes guineenses, Magda Robalo sublinhou que diariamente estão a chegar e que a equipa de técnicos de saúde que faz a despistagem no aeroporto internacional de Bissau fica com os seus contactos para operações de monitorização nas suas casas.

O COES vai pôr em marcha três medidas, ao abrigo do plano de contingência para evitar a entrada do novo coronavírus na Guiné-Bissau, nomeadamente a vigilância da fronteira, através de despistagem rápida aos passageiros que entrem no país.

A sensibilização à população sobre a necessidade de lavar as mãos com água e sabão durante várias vezes ao dia e a preparação de respostas médicas no caso de a doença ser detetada são outras medidas a adotar.

A ministra da Saúde guineense indicou que o Governo vai providenciar um local de acolhimento para doentes que possam ser detetados com infeção pelo novo coronavírus.

Presente na reunião de criação do COES, o embaixador da China na Guiné-Bissau, Jin Hong Jun, aconselhou os estudantes guineenses a permanecerem no país asiático "como forma de se evitar a propagação da doença".

O diplomata garantiu total apoio do Governo chinês aos estudantes.

Neste momento mais 200 estudantes da Guiné-Bissau estão na China, sendo que pouco mais que 100 são beneficiários de uma bolsa do Governo de Pequim e os restantes estão por conta própria.

A China elevou hoje para 490 mortos e mais de 24.300 infetados o balanço do surto de pneumonia provocado por um novo coronavírus (2019-nCoV) detetado em dezembro passado, em Wuhan, capital da província de Hubei (centro), colocada sob quarentena.

Foram 64 as mortes na China registadas nas últimas 24 horas, segundo as autoridades de Pequim.

A primeira pessoa a morrer por causa do novo coronavírus fora da China foi um cidadão chinês nas Filipinas.

Além do território continental da China e das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há outros casos de infeção confirmados em mais de 20 países, com o último novo caso identificado na Bélgica.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na quinta-feira uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional, o que pressupõe a adoção de medidas de prevenção e coordenação à escala mundial.

Texto: NAOM/Alison Cabral Radio Jovem Bissau

PAIGC vs Jorge Carlos Fonseca

PARTIDO AFRICANO PARA A INDEPENDÊNCIA DA GUINE E CABO-VERDE

Secretariado Nacional

Comunicado de imprensa

O PAIGC tomou conhecimento do volte-face protoganizado pelo sr. Presidente da Republica de Cabo Verde, senhor dr. José Carlos Fonseca, por sinal um constitucionalista, sobre o actual contencioso relacionado com as ultimas eleicoes presidenciais de 29 de dezembro.

Ha menos de mês e meio o sr. Presidente Jose Carlos Fonseca recebeu o candidato Úmaro Sissoko Embaló, que de forma errada foi anunciado pela CNE, como vencedor das eleiçőes, tendo, após as criticas formuladas de diversos quadrantes contra tal facto, justificado as suas razões, por estar mal informado.

Volvidos alguns dias, eis que o sr. Presidente dqa República de Cabo Verde vem de novo dar o dito por nao dito e numa entrevista à RTP e RDP Africa expressa o reconhecimento de Cabo Verde e da CPLP à Úmaro Sissoko Embalô como Presidente eleito, justificando incrivelmente, que o mesmo foi recebido como tal pelos Presidentes Macky Sall do Senegal, Muhamadu Buary da Nigeria, Baró da Gambia e Marcelo Rebelo de Sousa de Portugal.

O PAIGC lamenta constatar que até figuras iminentes da constitucionalidade dos Estados se verguem perante interesses terceiros, sabendo-se que o STJ ja produziu dois Acórdãos dando razão ao PAIGC e ao seu candidato, sobre a existência de uma grande e vergonhosa fraude cuja cobertura está sendo dada sob a maquinação e beneplácito de interesses subregionais.

O Sr. Presidente da República de Cabo Verde deve por direito e obrigação saber disassociar e equacionar os problemas de ordem jurídica com questões de ordem política, como infelizmente demonstra com este preocupante e incompreensivel reconhecimento de um Presidente que não está ainda eleito, a não ser que agora Cabo Verde e a CPLP andem à reboque de interesses de terceiros.

O PAIGC quer aceitar o facto do Sr. Presidente José Carlos da Fonseca troque o seu fato de Combatente da Liberdade e discipulo de Cabral por outras vestes que não configuram o que a República de Cabo Verde sempre assumiu na sua postura diplomática e política.

Contudo e apesar de aceitarmos que se mudam os tempos e as vontades, o PAIGC nao pode de maneira nenhuma compadecer-se perante novas alianças que se forjam com o compadrio daqueles que consideramos irmãos e companheiros de luta, contra a nossa fiel e comprometida luta pela edificação e reforço, nesta nossa martirizada Guiné-Bissau, de uma sociedade de democracia e de um verdadeiro Estado de Direito Democrático.

O PAIGC e o seu líder continuarão a ser fiéis ao pensamento de Amilcar Cabral e dos Combatentes da Liberdade da Pátria e não baixarão os seus braços, nem tão pouco capitularão perante as injustiças, ilegalidades e vende pátrias e em nome dos valores da democracia, da justiça e da verdade e patriotismo estão dispostos a caminhar em frente e a não se curvarem nunca, perante o espectro da traição e de conivências que ponham em causa a nossa real e sustentavel independência, conquistada com o suor, sangue e sacrifícios de grandes patriotas guineenses e cabo-verdianos.

Bissau 04 de fevereiro de 2020.

O PAIGC

Fonte: ditaduraeconsenso

General Fode CASSAMÁ é o novo Comissário para a Peregrinação aos Lugares Sagrados na Arábia Saudita em substituição do demissionário Aladje Botche CANDÉ.

O despacho do Primeiro-ministro cria ainda um Conselho Consultivo de Peregrinação que integra anciãos da região muçulmana.



Aliu Cande

O PAIGC no desespero ao mais alto nível


Segundo DSP, Guiné-Bissau já não depende da única exclusivamente da CEDEAO, kkkkkkkkkkkkk só agora, quando é contra presidente da República sua Excelência Mário Vaz, a CEDEAO era autoridade suprema da Nação Guineense, até de sumir papel de interpretar inconstitucionalidade sobre decreto presidencial ordem suprema da pátria.

Missão interministerial agora manda na Guiné-Bissau, porque o é povo burro, políticos picaretas maginais jumentos.

Esse capricho dito tribunal foi quem deu a esperança para os imoralistas Anarquistas que não tem Paz. Agora Eu vejo o PAIGC a erguer-se sobre o oceano Pacífico, Ela vira-se, afastando esperança para asaltar o poder do povo Guineense, em voz alta vai por inferno, – é o que havemos de dizer na Unanimidade – vai por inferno inferno inferno inferno inferno – PAIGC é fascista Anti-democrático é uma vergonha e PRAGA para a Nação Guineense.

Agora no caminho para supremo tribunal de justiça do PAIGC, segundo o Advogado dessa organização ilegal falhado criminosa Ele tem um relatório contendo mais 500 páginas como um Ação judicial e não recurso contencioso, 100 folhas não serve para nada, mas 400 são conjuntos e vários inumeras de irregularidades para anular as eleições presidenciais do País. Porque agora o acórdão despacho notificação, é que está na moda na Guiné-Bissau, brincadeira viu.

O Democrata mente progressista em ação, e suas previsões acertadas!

Por O Democrata Osvaldo Osvaldo 

Guiné-Bissau: Acidente de viação - Camião porta-contentor de 20 toneladas capotou-se, de lado, na avenida Caetano Semedo em Bissau e provocou a morte instantânia de uma idosa; a causa do acidente, segundo as testemunhas, é por excesso de cargas.


TGB Televisão da Guiné-Bissau


NO COMMENT





Horta Dos Santos Mario

Guinée-Bissau : La Commission électorale confirme la victoire Umaro Sissoco Embalo


La Commission électorale nationale ( CNE ) de la Guinée-Bissau a confirmé ce mardi la victoire définitive au second tour de la présidentielle de Umaro Sissoco Embalo face à son adversaire Domingos Simoes Pereira. Ce, suite à  une demande de vérification des résultats par la Communauté économique des États de l’Afrique de l’Ouest ( CEDEAO ).

A en croire la Commission électorale, Umaro Sissoco Embalo a battu son concurrent Domingos Simoes Pereira d’environ 54% à 46%, rapporte AFP.

SeneNews.com

Guinée-Bissau : Umaro Sissoco Embalo de nouveau donné vainqueur de la présidentielle

Umaro Sissoco Embalo vainqueur de l'élection présidentielle © France 24

À la Une de ce journal, la commission électorale de Guinée-Bissau a de nouveau donné mardi Umaro Sissoco Embalo vainqueur de l'élection présidentielle, après une vérification des procès-verbaux du second tour demandée par la Cédéao pour tenter de sortir le pays de l'impasse politique.

Egalement dans l’actualité politique, en Guinée le référendum constitutionnel se tiendra le même jour que les législatives. Prévues initialement le 16 février, elles ont été reportées au 1er mars. Un report dans un contexte tendu: le pays est en proie à une agitation meurtrière alors que l'opposition accuse le chef de l'État de vouloir briguer un troisième mandat.

À la fin de cette édition on reviendra sur la mort de l'adolescent ivoirien Laurent Barthélemy, retrouvé dans le train d'atterrissage d'un avion à Roissy le 8 janvier. Son établissement scolaire organise des sessions de sensibilisation. Des migrants de retour en Côte d'Ivoire expliquent les dangers de la migration clandestine.

Par :Nicolas GERMAIN, Meriem AMELLAL, Célia CARACENA, Harold GIRARD

france24.com

A comissão eleitoral da Guiné-Bissau novamente deu o Umaro Sissoco Embalo vencedor das eleições presidenciais na terça-feira, após uma verificação dos resultados da segunda volta solicitado pelo CEDEAO para tirar o país no impasse político.

La commission électorale de Guinée-Bissau a de nouveau donné mardi Umaro Sissoco Embalo vainqueur de l'élection présidentielle, après une vérification des procès-verbaux du second tour demandée par la Cédéao pour tenter de sortir le pays de l'impasse politique.La commission électorale de Guinée-Bissau a de nouveau donné mardi Umaro Sissoco Embalo vainqueur de l'élection présidentielle, après une vérification des procès-verbaux du second tour demandée par la Cédéao pour tenter de sortir le pays de l'impasse politique.



Le Journal de l'Afrique - France 24

Mulher com 31 dedos sofre ao ser tratada como bruxa na índia

Esta semana, uma senhora de 63 anos chamada Kumari Nayak se tornou notícia e está prestes a entrar para o Guinness Book de recordes mundiais devido a uma condição rara: Ela nasceu com 31 dedos, 19 deles nos pés e 12 nas mãos.

Kumari Nayak nasceu com 31 dedos, 19 deles nos pés e 12 nas mãos. Foto/Reprodução.

De acordo com o Metro Reino Unido, a moradora do distrito de Ganjam, no estado indiano de Odisha, tem uma vida muito difícil, pois sua família não tinha dinheiro para operar e remover o excesso de dedos.

Em sua aldeia, sua condição de polidactilia faz com que ela seja considerada "uma bruxa", o que gerou ataques e leva a se isolar em casa.

“Sou forçada a ficar dentro de casa porque eles me tratam de maneira diferente, o que não é uma boa forma de tratamento”, disse a mulher que espera um dia poder mudar esta situação.

Depois de ouvir a situação, a administração do distrito decidiu conceder-lhe uma pensão de velhice e ofereceu toda a ajuda possível para que seus vizinhos saibam a doença que ela sofre.

Até agora, a pessoa com mais dedos era Devendra Suthar, também da Índia. Seu registro foi confirmado em 2014, indicando que a jovem de apenas 30 anos nasceu com 14 dedos nas mãos e 14 nos pés.


Guiné-Bissau: Presidente de Cabo-Verde reconhece Umaro Sissoco Embaló como novo Presidente da república da Guiné-Bissau

Confiram o vídeo 👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻

Moçambique- Que Afrika te abençoe pequeno génio. Com o futuro nas tuas mãos, a pátria será exaltada.

K9 MOZ

#CampanhaSkolaTaKumpuTerra #Dia6

Junta-te à iniciativa e faz um vídeo breve como o de Tanelsia Teixeira e prtilha nas tuas redes sociais com uma mensagem ao governo da Guiné-Bissau:
"NÔ MISTI BAI SKOLA SUMA BÔ FIDJUS"



#MilitanteGB✊🏿🇬🇼

Sumaila da Guiné  /Umaro Farighu Seidi