5 de setembro de 2022

COMUNICADO DE IMPRENSA - sobre o caso de interdição de viagem do Senhor Eng. Domingos Simões Pereira



Leia Também: 

Líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira (esq.), e Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló

DW.COM  09.05.2022

Umaro Sissoco Embaló demarcou-se de qualquer envolvimento no processo que impede o líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira, de sair do país. O Presidente guineense lembrou que ninguém está acima da lei.

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, garante que não foi responsável pelo impedimento da viagem do líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, o seu adversário nas últimas eleições presidenciais realizadas no país.

Na sexta-feira passada, as forças de segurança voltaram a impedir Domingos Simões Pereira de sair do país.  

Foi a terceira vez que o político foi impedido de deixar a Guiné-Bissau, desde que, no ano passado, o Ministério Público guineense decidiu aplicar-lhe medidas que restringem a sua circulação, devido a um processo judicial levantado contra o político. Num despacho datado de 10 de agosto de 2022, o Tribunal da Relação anulou as medidas de restrição de viagem ao líder do PAIGC, mas Simões Pereira foi impedido de aceder ao interior do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, quando se preparava para se deslocar a Portugal.

Apesar de Simões Pereira não o ter mencionado no caso, o Presidente da República demarcou-se, esta segunda-feira (05.09), de qualquer envolvimento no processo.

"Lamento quando o cidadão Domingos Simões Pereira pensa que eu possa estar por trás do seu impedimento de sair do país. Se ele está cá ou fora do país, não tem nenhuma diferença para mim. [Mas] a justiça é para todos, e eu presenciei várias vezes em que ele [Simões Pereira] disse que o império da lei tem de funcionar na Guiné-Bissau. Se o tribunal o chamou, tem que ir responder, porque nem eu, nem ele estamos acima da lei", afirmou Sissoco Embaló.

Respeito à lei

Com o novo impedimento de viagem ao líder político, na vigência de uma decisão judicial contrária à decisão das autoridades, o jurista Cabi Sanhá adverte que a lei deve ser respeitada.

"Perante uma decisão do juiz, quer concordemos ou não, devemos respeitá-la. É a única saída que nós temos", disse Sanhá em declarações à DW África. "Pode-se levantar várias questões do ponto de vista da justeza da decisão, mas a grande verdade é que temos que respeitar, sob pena de estarmos perante situações que poderão sair fora do controlo de todos nós."  

Momentos após ser impedido de viajar, Domingos Simões Pereira queixou-se que a Guiné-Bissau está a atingir uma situação de "não-Estado, de anarquia total". Portanto, "ou todos nós, enquanto cidadãos, nos levantarmos para acabar com este estado de coisa, ou vamos chegar aos pontos em que vamos ser incapazes de exigir." 

Simões Pereira é acusado do envolvimento num processo de corrupção, conhecido por "Resgate aos Bancos", que tinha sido arquivado pela Justiça em 2017.

Cerimônia de entrega de viaturas e máquinas de construções e agrícolas pelo PR

@Radio Bantaba  Sep 5, 2022

Relatório: Facebook perdeu 20 milhões de utilizadores mensais na Europa... Esta perda foi registada na primeira metade de 2022.

© Reuters

Notícias ao Minuto  05/09/22 

O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo mas, de acordo com dados apresentados pela TradingPlatforms.com, a plataforma liderada por Mark Zuckerberg perdeu 20 milhões de utilizadores mensais ativos na primeira metade de 2022.

No último trimestre de 2021 o Facebook atingiu um pico de utilizadores mensais ativos na Europa com 427 milhões, mais 8 milhões de utilizadores do que em 2020 e 33 milhões mais do que no período antes da pandemia de Covid-19. Todavia, com a perda deste primeiro semestre, o nível de utilizadores mensais ativos regressa aos níveis pré-pandemia.

O foco atual do Facebook não parece estar na Europa ou na América do Norte mas sim em outros territórios - como é o caso da Ásia na região do Pacífico - onde a empresa tem registado crescimento no número de utilizadores. Serve recordar que, só na Índia, o Facebook conta com quase 330 milhões de utilizadores.

Burkina Faso. Pelo menos 35 civis morrem em explosão de engenho artesanal

©  Lassana Bary/Twitter

Por LUSA  05/09/22 

Pelo menos 35 civis morreram e outros 37 ficaram feridos na segunda-feira quando um engenho artesanal explodiu à passagem de um comboio no norte do Burkina Faso, entre Djibo e Bourzanga, anunciou o governador da região do Sahel.

"Uma das carruagens que transportavam civis no referido comboio explodiu em contacto com um engenho explosivo improvisado. O número provisório de mortos às 17:00 (18:00 de Lisboa) dá conta de 35 mortos e 37 feridos, todos civis", refere o comunicado do governador Rodolphe Sorgho.

Estes comboios, escoltados pelo exército, abastecem as cidades do norte que estão sujeitas a bloqueios de grupos jihadistas, adiantou a agência France-Presse.

"Os elementos de escolta rapidamente protegeram o perímetro e tomaram medidas para ajudar as vítimas. Os feridos foram tratados e os casos graves foram evacuados para as estruturas apropriadas", avançou o comunicado, acrescentando que o comboio estava a sair do norte do país para seguir para a capital Ouagadougou.

No início de agosto, quinze soldados foram mortos no mesmo eixo Djibo-Bourzanga num duplo ataque com um engenho explosivo improvisado.

Nas últimas semanas, grupos jihadistas dinamitaram diversos locais nas principais estradas que levam às duas grandes cidades do norte do Burkina Faso, Dori e Djibo, numa tentativa de as isolar.

O Burkina Faso, onde os militares tomaram o poder em janeiro, prometendo fazer da luta contra os jihadistas a sua prioridade, enfrenta, assim como vários países vizinhos, a violência dos movimentos armados ligados à Al-Qaeda e ao grupo Estado Islâmico, que já causaram milhares de mortos e cerca de dois milhões de deslocados desde 2015.

Mais de 40% do território do Burkina Faso está fora do controlo do Estado, segundo dados oficiais, e os ataques multiplicaram-se desde o início do ano.

Detido após esfaquear namorada e fugir com filho de dois anos em Espanha... Incidente ocorreu em Úbeda, cidade situada em Andaluzia, Espanha.

© D.R.

Notícias ao Minuto  05/09/22 

Uma mulher, de 33 anos, foi encontrada a sangrar na rua, esta segunda-feira, por volta das 20h00, após o namorado, de 42, a ter esfaqueado e fugido com o filho de dois anos, em Úbeda, cidade situada em Andaluzia, Espanha. 

A vítima foi transportada para o hospital em estado grave, mas não corre perigo de vida, noticiou o jornal espanhol ABC.

O agressor deixou a criança de dois anos na casa dos avós antes de fugir, mas acabou detido pela Guarda Civil espanhola em Santisteban del Puerto, também em Andaluzia.

Após ter sido alertada, as autoridades enviaram várias patrulhas da esquadra de polícia de Úbeda para o local e perceberam que a mulher tinha sido alvo de duas facadas.

Para além do protocolo de violência contra as mulheres, também o protocolo de busca e captura foi ativado de forma a encontrar o homem, que acabou por ser localizado pela polícia em La Carolina e detido, mais tarde, noutra cidade, a 46 quilómetros de distância.

Segundo fontes policiais, o agressor levou a criança para casa dos seus pais apesar de o tribunal ter decidido que a custódia seria entregue aos avós maternos.

A polícia forense e judicial espanhola está a investigar as circunstância em que ocorreu o incidente.


União Africana e líderes regionais felicitam novo presidente do Quénia

© Getty Images

Por LUSA  05/09/22 

A União Africana felicitou hoje o presidente eleito do Quénia, William Ruto, no seguimento da validação pelo tribunal dos resultados eleitorais das eleições de 9 de agosto, a que se juntaram vários líderes no continente.

"As minhas mais calorosas felicitações para o presidente eleito William Ruto por ser declarado o quinto presidente da República do Quénia, depois da confirmação dos resultados eleitorais", afirmou o presidente da comissão da União Africana (UA), Moussa Faki Mahamat, numa mensagem divulgada no Twitter.

O Presidente da República Democrática do Congo (RDCongo), Félix Tshisekedi, juntou-se às felicitações a Ruto, destacando a "maturidade democrática do povo do Quénia" e disse estar disposto a "trabalhar em conjunto para promover o desenvolvimento sustentável, a paz e a prosperidade" na região.

Também o presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, afirmou esperar trabalhar com Ruto "para fortalecer e melhorar as boas relações históricas entre a Zâmbia e o Quénia, sempre tendo em conta as prioridades comuns dos dois povos".

Os líderes do Uganda e Burundi também publicaram mensagens de felicitações no Twitter, mostrando-se dispostos a fortalecer as relações com o Quénia.

De acordo com os números das eleições, o vice-presidente Wiliiam Ruto venceu as eleições presidenciais de 9 de agosto com 50,49% dos votos, enquanto o antigo primeiro-ministro e líder da oposição, Raila Odinga, apoiado por Kenyatta, ficou com 48,85% dos votos.

Ruto, de 55 anos, tomará posse a 13 de setembro, tornando-se o quinto presidente do Quénia desde a sua independência, em 1963.


Leia Também: EUA reconhecem vitória de William Ruto nas presidenciais do Quénia

Uma centena de terroristas morre afogada a fugir dos militares na Nigéria

© Getty Imagens

Por LUSA  05/09/22 

Cerca de 100 combatentes extremistas afogaram-se num rio no nordeste da Nigéria quando tentavam fugir de uma ofensiva militar, segundo fontes de segurança e residentes.

Os militares nigerianos lançaram uma ofensiva terrestre e aérea na semana passada para desalojar os fundamentalistas islâmicos de várias aldeias ao longo do rio Yezaram, obrigando os rebeldes a fugirem para o rio, com cerca de 100 a acabarem por morrer afogados.

O rio Yezaram situa-se no estado de Borno, perto da Floresta de Sambisa, o principal esconderijo dos combatentes do Boko Haram e do grupo Estado Islâmico na África Ocidental (Iswap).

Na quinta e sexta-feira, "mais de 100 terroristas morreram, a maioria deles por afogamento enquanto tentavam atravessar o rio", disse um responsável militar à agência de notícias France-Presse (AFP), que falou sob condição de anonimato, e confirmou também a morte de quatro soldados nigerianos na ofensiva.

O conflito de 13 anos no nordeste da Nigéria entre as autoridades e os rebeldes matou 40.000 pessoas e desalojou dois milhões de habitantes, que tiveram de abandonar as suas casas, de acordo com a ONU.

Guiné-Bissau vai reestruturar empresa pública de telecomunicações

© Getty Images

Por LUSA  05/09/22 

O ministro das Finanças da Guiné-Bissau, Ilídio Té, anunciou hoje que vai reestruturar a empresa nacional de telecomunicações para relançar o setor e assegurar "maior autonomia" das redes de telecomunicações do país.

""Todos nós sabemos qual é a importância deste setor para a comunicação do país", disse o ministro, citado, em comunicado divulgado à imprensa.

A decisão do ministro foi anunciada após uma audiência com a Sociedade Financeira Internacional, durante a qual foi abordado o lançamento do projeto de privatização da Guinétel e da Guiné Telecom, através da alienação de ações.

Segundo Ilídio Té, a Guiné-Bissau precisa de "soberania" nas telecomunicações" e alertou que estando a rede de telecomunicações nas "mãos da MTN e Orange não há garantia de autonomia".

O ministro disse acreditar que desta vez as "empresas Guinétel e Guiné Telecom vão conhecer uma "reestruturação profunda com vista a assegurar a autonomia das telecomunicações".

A Sociedade Financeira Internacional, (SFI) dá assistência e aconselhamento aos Estados frágeis, membros do Banco Mundial (BM), para acesso ao financiamento de pequenas e médias empresas.

A Guiné-Bissau estabeleceu um acordo com a SFI em 2015, no qual as partes concordam trabalhar no âmbito do Projeto África Leasing Facility II, para dar apoio ao desenvolvimento do setor privado.


Leia Também: Presidente da Guiné-Bissau determinado na luta contra corrupção

Prédio de sete andares colapsa na Nigéria. Há pelo menos dois mortos... Imagens mostram operação de resgate em curso.

© Reuters

Notícias ao Minuto  05/09/22 

Um prédio de sete andares, ainda em construção, desabou em Lagos, na Nigéria, no domingo, tendo causado, de acordo com o balanço mais recente, pelo menos dois mortos. 

Segundo a Reuters, que cita a Agência de Gestão de Emergências do Estado de Lagos, continuam a decorrer operações no local para encontrar sobreviventes. Pelo menos quatro pessoas ainda estarão presas sob os escombros. 

O prédio que colapsou estava a ser construído ao lado de um hospital, no bairro de Oniru. 

Tal como destaca a agência noticiosa, o colapso de edifícios é frequente na Nigéria, uma vez que os regulamentos são mal aplicados e os materiais de construção de qualidade inferior. 

Várias pessoas assistiam no local às operações em curso.

Dionisio Pereira: Quero agradecer a Deus pela sua infinita misericórdia em permitir que continuemos vivos.

Também quero agradecer a solidariedade da população e oficiais do EMGFA que nos socorreram durante acidente de viação no qual fomos vítimas durante o nosso périplo no Sul do país.

Todos estão bem.

A Luta Continua.

Dionisio Pereira

Preço dos combustíveis volta a descer... Ainda assim, gasóleo vai continuar mais caro que a gasolina.

Por sicnoticias.pt  05/09/22

O preço dos combustíveis volta a descer a partir desta segunda-feira. São menos sete cêntimos por litro na gasolina e menos seis cêntimos e meio no gasóleo.

Na última semana, o Brent - que serve de referência a Portugal - acumulou perdas na ordem dos 8% e chegou a negociar abaixo dos 93 dólares por barril.

Ainda assim, no caso do gasóleo, a descida anunciada para esta segunda-feira não chega para abater a subida da última semana.

O diesel vai continuar mais caro de que a gasolina.

O GPL que deverá subir dois cêntimos e superar, novamente, o preço de um euro por litro em vários postos de abastecimento.

AFEGANISTÃO: Atentado junto à Embaixada da Rússia em Cabul faz 2 mortos e 11 feridos

© Lusa

Por LUSA  05/09/22 

Pelo menos duas pessoas morreram e outras 11 ficaram feridas num atentado suicida hoje perpetrado junto à Embaixada da Rússia em Cabul, no Afeganistão, segundo as autoridades locais.

Um bombista suicida detonou vários explosivos junto à entrada da representação diplomática russa, localizada na zona sudoeste da capital afegã, de acordo com as agências internacionais, que citam as autoridades locais.

O incidente ocorreu "em frente à embaixada russa, quando o bombista suicida tentou atacar o chefe de segurança da embaixada", disse o chefe da polícia da zona, Malavi Saber, em declarações à agência espanhola EFE.

"Entre os mortos está um funcionário afegão da embaixada russa e um civil", referiu a mesma fonte, precisando que um membro das forças de segurança talibãs consta entre os 11 feridos.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo confirmou, entretanto, que a explosão matou dois membros do pessoal da embaixada, mas sem dar mais pormenores.

A agência estatal russa RIA Novosti também noticiou o ataque, avançando que o incidente ocorreu quando um funcionário diplomático russo se dirigiu à zona exterior da embaixada para chamar os nomes dos candidatos a um visto que ali aguardavam.

Ucrânia faz colapsar ponte em Kherson e forças russas ficam isoladas... Antonovsky é uma ponte estratégica na zona de Kherson.

© Twitter

Notícias ao Minuto   05/09/22

O bombardeamento constante das forças ucranianas provocou o colapso parcial de parte da ponte Antonovsky na região de Kherson, isolando as tropas russas.

De acordo com relatórios, citados pelos meios locais, as forças ucranianas voltaram a atacar a ponte estratégica na província de Kherson neste domingo, 4 de setembro. A ponte vital para os ocupantes russos desmoronou-se parcialmente após uma série de ataques de artilharia.

Imagens de vídeo publicadas nas redes sociais por Anton Yuriovich Gerashchenko, conselheiro oficial e anterior vice-ministro do Ministério da Administração Interna da Ucrânia, mostraram o momento em que a ponte Antonovsky arde. 

Segundo o Euromaidan Press, o colapso parcial desta ponte será um revés para as forças russas. Uma unidade está localizada entre os rios Ingulets e Dnipro, e estes ataques ucranianos estão a torná-los ainda mais isolados.


Leia Também: Zelensky: Russos usam central ucraniana de Zaporíjia como arma nuclear


Leia Também: Embaixador dos Estados Unidos na Rússia deixou hoje Moscovo

Euro cai para mínimo de 20 anos face ao dólar

© Lusa

Por LUSA  05/09/22 

O euro seguia hoje a negociar-se por menos de 0,99 dólares norte-americanos, o valor mais baixo em quase 20 anos, afetado por incertezas sobre a economia europeia, depois do corte do fornecimento de gás natural russo.

Às 06h45 (hora de Lisboa), o euro seguia a 0,9883 dólares, menos 0,71% do que na sexta-feira, o valor mais baixo desde dezembro de 2002.

O consórcio russo de gás Gazprom anunciou na sexta-feira que ia suspender por completo o fluxo de gás para a Europa, através da Alemanha, devido a uma fuga de óleo numa turbina da única unidade compressora ainda em operação, algo que a UE considerou mais uma prova de que a Rússia não é um fornecedor confiável.

Depois de ter chegado, em 26 de agosto, perto do máximo histórico de 345 euros por megawatt/hora, fixado em março, no início da guerra na Ucrânia, o preço do gás natural europeu tinha caído mais de um terço na semana passada.

A negociação do gás natural recomeçou às 07h00 (hora de Lisboa).

Desde o início do ano, a moeda europeia continua a enfraquecer face ao dólar.

O dólar tem beneficiado do estatuto de valor refúgio, numa altura em que o mercado se mostra inquieto.