quarta-feira, 23 de setembro de 2020

“TURISMO NA GUINÉ-BISSAU NÃO ATINGE NEM QUARENTA POR CENTO É APROVEITADO” – DIZ DIRETOR-GERAL


23/09/2020 /
Jornal Odemocrata 

O diretor-geral do turismo, Sirma Seide, afirmou esta quarta-feira, 23 de Setembro de 2020, que os ganhos com o turismo na Guiné-Bissau não atingem nem sequer quarenta por cento (40%) delas potencialidades.  

Sirma Seide falava na abertura da jornada de reflexão sobre o impacto da covid-19 no setor do turismo, realizada no âmbito das celebrações do dia mundial do turismo, que se assinala no domingo, 27 de Setembro, sob o lema “Turismo e desenvolvimento Rural”.

O diretor-geral do turismo, que falava em representação da Secretária de Estado do Turismo, realçou o impacto da jornada, tendo frisado que o evento servirá para que os técnicos do setor possam refletir sobre a problemática do turismo na Guiné-Bissau, porque “o aproveitamento turístico guineense não atinge nem sequer 40% do seu potencial”.

Segundo Sirma Seide, esse facto chama àresponsabilidade, não só os responsáveis do setor como também incumbe a mesma responsabilidade os técnicos formados na área que devem refletir sobre a problemática. O diretor-geral do turismo é do entendimento que o setor não está a ser aproveitado, pelo que o governo e o Estado guineense “têm grande responsabilidade para desenvolver o setor”.  

“Por isso convidamos todos os técnicos de diferentes instituições para que possam discutir e apresentar problemas que existem e nós, enquanto autoridades, vamos trabalhar em parceria com o governo para encontrar uma saída para o turismo da Guiné-Bissau, porque é lamentável”, criticou.

Sirma Seide disse que é triste pensar que o turismo na Guiné-Bissau só pode desenvolver-se com as atividades hoteleiras ou nas zonas insulares, sublinhando que o lema para a celebração do dia mundial do turismo para este ano convida todos para tentarem saber o que é o turismo rural, tendo apelado aos cidadãos guineenses a envolverem-se seriamente nas ações do governo para fazer crescer o setor.

Por sua vez, Valdir da Silva, vice-presidente de comissão organizadora, enfatizou que pretendem com a jornada chamar a atenção de todos os intervenientes no setor, técnicos, estudantes, operadores e a população em geral, sobre a importância do desenvolvimento turístico nas zonas rurais.

Perante os desafios que o setor apresenta, Valdir da Silva informou que a organização mundial do turismo está preocupada com o lema, devido à crise sanitária que o mundo enfrenta e às ameaças derivadas das ações do homem, que põem em causa a sobrevivência humana.

Por: Carolina Djemé


FESTA DA INDEPENDÊNCIA: Assinatura em Bissau de Acordos de Cooperação entre os Presidentes da Guiné-Bissau e da Mauritânia.

RadioBantaba 

TERRA RECUPERADO DJA

 Abel Djassi

Chegada à Bissau do Presidente da República de Mauritânia Mohamed Ould Ghazouani no quadro da comemoração de 24 de Setembro data da independência da República de Guiné-Bissau





Chegada! - A Primeira etapa do evento da Independência Nacional da Guiné-Bissau amanhã, dia 24 de Setembro. Hoje na sua véspera, dia que o Chefe de Estado Guineese Faz anos, 23 de Setembro, chegou o Primeiro Convidado, a sua Excelência Presidente do Mauritânia 🇲🇷, Mohamed Ould Ghazouani

Setembro VITORIOSO 🇬🇼

 Papa Jomav RadioBantaba

No meio de dificuldades, Guiné-Bissau celebra amanhã, 47 anos de independência

          Praça Heróis Nacionais em Bissau. Guiné-Bissau

Por VOA  23.09.2020 

Analistas dizem, que em 47 anos de independência nacional, há setores da Guiné-Bissau que não progrediram.

Foi a 24 de setembro de 1973 que os nacionalistas guineenses proclamaram unilateralmente, em Madina de Boe, a sua independência, terminando com a dominação portuguesa.

Fernando Mandinga da Fonseca, docente de relações internacionais, diz que "a independência para hoje, o país afogou-se em todos os níveis, porque não se conseguiu estabelecer um estado forte com instituições para responder aos anseios da população".

"Infelizmente o balanço não é positivo, porque a Guiné-Bissau não conseguiu pôr na prática o programa maior; em 47 anos, temos ainda um sistema político eleitoral aquém da expectativa, afirma Saturnino de Oliveira, do Instituto Nacional de Pesquisa, a Guiné-Bissau.

Este investigador acrescenta que o país tem “um sistema judiciário muito arcaico, e a reforma no setor da defesa e segurança que até agora não se pública".

O economista Serifo Só afirma que a Guiné-Bissau, ao longo dos 47 anos da sua independência, ajudou a impulsionar a economia dos países vizinhos.

Só faz dá o exemplo de o país receber produtos de primeira necessidade dos vizinhos da sub-região, “o que é muito mau”

“O nosso porto tem a capacidade para um ou dois navios. Isso ajudou a impulsionar a economia dos países vizinhos, enquanto nos delapidamos a nossa”, diz Só.

Diretor Interino do Liceu Gino Ambrose de Tite diz que Estado “esquece professores” do interior do pais

Bissau, 23 set 20 (ANG) – O Diretor Interino do Liceu Gino Ambrose do sector  Tite, região de Quinara, sul do país, lamentou o que considera ser “esquecimento dos professores” que laboram as escolas do interior do país por parte do Estado.

Euclides Sanca Oficial que falava aos microfones dos repórteres da ANG, 

Jornal Nô Pintcha e RDN, no quadro da celebração de mais uma data da Independência da Guiné-Bissau, pediu ao Estado para cumprir o seu dever  de pagar incentivos aos professores que estão nas zonas longínquas, dando-lhes subsídios   correspondentes as suas necessidades.

“O governo deve cumprir com o seu papel porque não deve mandar professores para o interior sem subsídio, com um salário baixo e sem  reciclagem. Ficar parado num lugar desmotiva um professor, uma vez que tem colegas em Bissau que estão a autoformar-se ”, disse.

Oficial afirmou que a situação do ensino naquele setor está a evoluir  apesar de muitas dificuldades, destacando  que regista-se  grande afluência dos alunos porque é o único liceu do setor.

“Houve grande afluência dos estudantes porque o liceu é o único e as tabanca são distantes. Os alunos costumam vir morar nas tabancas mais próximas para poderem ter acesso fácil à escola. E o número de alunos está a aumentar cada vez mais,  no ano letivo 2018/2019 tivemos que pedir emprestado alguns  pavilhões do ensino básico para podermos aumentar as turmas”, explicou.

Euclides Oficial criticou que a colaboração dos pais e encarregados da educação não é tão positiva  porque ainda existem pais que valorizam mais os trabalhos de campo em relação à escola dos filhos.

“A escola é de auto-gestão, as propinas são pagas. Imagine um aluno a assumir o pagamento das suas propinas, mas tem os seus pais em casa!”, lamentou.

Aquele professor disse que essa situação é compreensível,  porque nas tabancas não há emprego, vive-se apenas do rendimento do campo , os meninos têm que labutar para poder pagar a sua escola e que poucos pais se preocupam em ter seus  educandos na escola.

Sanca Oficial afirmou que é muito difícil viver naquele setor só com o salário do fim de mês,para  pagar a renda da casa, arranjar a comida e outras necessidades. 

ANG/DMG/ÂC//SG

“Houve erros e falta da experiência governativa por parte do partido libertador”, diz Pedro Ussumane Bari

Bissau, 23 Set 20 (ANG) - Pedro Ussumane Bari, uma testemunha do primeiro tiro  que assinalou o início da luta armada de libertação nacional, em Tite diz que o problema que o país está a enfrentar se deve aos erros cometidos após a independência, por falta da experiência de governação do partido libertador.

Este veterano, em declarações à ANG, Jornal Nô Pintcha e RDN no quadro da celebração dos 47 anos da independência do país, que se assinala no dia 24 de Setembro, afirmou que no período em que o Luís Cabral era Presidente da República havia muitas fábricas que empregavam muitos jovens, e que o golpe de Estado de 14 de novembro interrompeu tudo.

Pedro Bari disse ainda que os guineenses têm que unir para desenvolver o país, justificando que sem a união a Guiné-Bissau não vai dar passo nenhum.

“Devemos unir e abraçar uns aos outros porque sem a unidade não vamos à lugar nenhum. Independentemente de gostar de uma pessoa ou não, se dissermos que iremos lembrar tudo o que passou nesse país não haverá a união porque há pessoas que foram maltratadas durante os 47 anos da independência”, sustentou.

Disse que a reconciliação nacional de que se fala neste momento deve ser de verdade e não de pecado, tendo pedido à Deus para que dê orientações  aos governantes a fim de terem boas visões para o desenvolvimento do país.

Por sua vez, Indjai Camará, ex-esposa do  ex-dirigente do PAIGC, Iafai Camará contou que entrou na luta com 10 anos de idade após o primeiro tiro, em Tite, na barraca de Gã-Tonghó .

“Quando foi dado o primeiro tiro no quartel de Tite, os nossos guerrilheiros retiraram e foram para Gã-Tonghó e quando os tropas portugueses souberam que estávamos naquela localidade foram nos atacar, saímos dali  e fomos para o mato de Gã-Jabel e aí  decidimos sair para Madina. Como eu era inteligente, Guerra Mendes me levou para Forea, mas quando ele morreu, voltei para para Quinará.

Indjai Camará contou que os aviões dos colonialistas portugueses bombordeavam  Quinará de manhã e à noite. Disse que os guerrilheiros enfrentaram  muitos sacrifícios e fome.

“Passamos muitos sacrifícios, as vezes para comer temos que receber comidas que a população nos ofereciam e era arriscado para a população porque não podia ser vista pelos colonialistas. Comíamos no cesto, para pilar o arroz temos que fazer buracos no chão bem profundo para não fazer tanto barulho e fazíamos todo o jeito para  que os fumos não fossem vistos”, explicou.

Indjai disse lamentar o fato de alguns combatentes estarem  a beneficiar de certos privilégios e outros não.

Bidan Matcha, outro  combatente da liberdade da pátria disse que, o que mais lhe marcou foi a forma como foram mobilizados com a estratégia de que as armas dos portugueses não matavam porque nelas só saiam água e que a dos nacionais é que matam porque tinham balas de verdade.

Reiterou  que passaram fome durante o período da luta e que tiveram que, uma vez, a situação obrigou a ele e um grupo de guerrilheiros  irem trabalhar na colheita de arroz na Guiné-Conacri e como pagamento receberam arroz.

A guerra da Independência da Guiné  e Cabo Verde começou em 23 de janeiro de 1963, com o início das ações de guerrilha em Tite, Sul, e culminou com a proclamação unilateral da independência, em 24 de setembro de 1973, nas Colinas de Boé, Leste da Guiné-Bissau.

 Portugal só veria a  reconhecer a Guiné-Bissau como país independente um ano depois, ou seja a 10 de setembro de 1974. 

ANG/DMG/ÂC//SG

PR cessante da Guiné-Conacri apela ao apoio da comunidade mandinga

 Lusa

visao.sapo.pt  23.09.2020 

O Presidente cessante da Guiné-Conacri, Alpha Condé, apelou aos elementos da sua etnia para se unirem em torno da sua candidatura controversa a um terceiro mandato, qualificando a próxima eleição presidencial como uma "guerra" entre Governo e oposição

“Esta eleição não é apenas uma eleição, é como se estivéssemos em guerra”, disse Condé, em língua mandinga, aos seus apoiantes em Siguiri, o seu reduto eleitoral. O discurso foi feito através de uma videoconferência, que foi transmitida na televisão nacional na terça-feira à noite. Por norma, Condé utiliza o francês nos discursos oficiais.

“Os outros candidatos formaram um bloco para me combater”, sublinhou, referindo-se à recente decisão dos seus 11 opositores de constituírem uma formação coletiva para falarem a uma só voz sobre o processo eleitoral, tendo em conta suspeitas sobre a validade das listas eleitorais.

No seu primeiro discurso de campanha em 19 de setembro último, também em mandinga e transmitido pela televisão nacional, Alpha Condé advertiu os eleitores em Kankan (leste do país) contra a tentação de entregarem os votos a outro candidato dessa comunidade.

“Votar num candidato mandinga que não seja do RPG [União do Povo da Guiné (Rassemblement du Peuple de Guinée), partido no poder], é o mesmo que votar em Cellou Dalein Diallo”, afirmou Condé, referindo-se ao seu principal opositor, membro da etnia fula.

“Na região de Fouta, não há outro candidato para além de Cellou”, disse, numa alusão à região de Fouta-Djalon (no centro do país), bastião eleitoral de Diallo, cuja população maioritária é de etnia fula.

Os fula e os mandinga são as duas principais comunidades do país, que, juntas, representam a grande maioria da população.

“Vocês não esqueceram o que aconteceu depois da morte de Sékou Touré”, o primeiro presidente do país, em 1984, acrescentou Condé, numa referência ao saque de bens pertencentes aos mandinga, após a tentativa falhada do então primeiro-ministro, Diarra Traoré, membro daquela comunidade, de tomar o poder no ano seguinte.

Condé, atualmente com 82 anos, foi em 2010 o primeiro Presidente democraticamente eleito da Guiné-Conacri, país vizinho da Guiné-Bissau, depois de décadas de regimes autoritários, tendo sido reeleito em 2015.

Em março deste ano, Condé promoveu a realização de um referendo constitucional, muito contestado, que mantém o limite de dois mandatos presidenciais, sendo que argumenta que a alteração à Lei Fundamental do país coloca o contador a zeros.

Os seus adversários têm denunciado o que chamam um “golpe de Estado constitucional” e os protestos contra a nova candidatura de Condé têm mobilizado, por diversas vezes desde outubro de 2019, muitos milhares de guineenses.

Estes protestos foram duramente reprimidos em várias ocasiões e dezenas de civis foram mortos em confrontos.

APL // VM

Povo da Guiné-Bissau 

360- boatos sobre a Avenida em nome do Presidente Senegales, e do Presidente da Nigéria, na Guiné-B, se for verdade! não constitui matéria de "CRIME", como também não é a matéria do PR, mas sim matéria dos Deputados da Nação, caso o PR, solicitar pelas vias legítimas e institucionais, através da Câmara, e depois debatido na ANP, e propostado ao Governo. Irmãos pátriotas Guineenses, quem não conhece matéria suficiente sobre o assunto, é melhor ficar do bico do papagaio fechado, é preciso perceber o ESTADO, perceber a CONSTITUIÇÃO, perceber a DEMOCRACIA, e perceber pilares fundamentais da República.

460-  Dizer que se, isso acontecer significa a violação de conduta de código Civil, repito, é da "exclusiva iniciativa" dos Deputados na Câmara, eu chamo atenção especial ao Presidente da República sua excelência General Umaro Sissoco Embalo, um PR, não é SOBERANO, mas sim o ESTADO é SOBERANO, o PR, funciona com base na Lei, o calendário do regime democrático de Direito, diz o seguinte: Um Presidente da República eleito pelo povo, deve limitar todas as suas ações no princípio da organização hierárquica das unidades lingüísticas, sobre o seu juramento institucional, como o garante da constituição.

560- É uma placa sem alimento justificativo com base no funcionamento regular das instituições democráticas do país, agora,  pelos favores que General deve muito àquele homem, as suas relações não devem colocar o nosso País à "mercê" do Macky Sall, e do Muhammadu Buhari. 

660- O nosso povo ainda estão dormindo pela ignorância, e fanatismo, defender o Presidente da República, não significa subjugar os nossos valores da pátria, mas é bom que fique claríssimo de que, as ordens do Presidente da República, não é matéria de opinião pública, há certas DECISÕES pois só a ele cabe, se alguém meter a voz, é considerado facultativo, mas amanhã o PR, responde perante plenário de STJ.

Os Militantes e simpatizantes são autênticos fanáticos na teoria, na prática são vagos e vazios, para eles/ elas tudo que PR, está a fazer é CERTÍSSIMO.

760- É ou não é o povo quem mais ordena?

860- O povo, que foi obrigado a prescindir de quase tudo e não se queixa de quase nada, quer apenas três coisas: coerência, consistência e consequência.

Afirma o Democrata em ação.

 O Democrata Osvaldo Osvaldo


Guine Bissau - Atualidade nacional Fonte RTP Africa

 RadioBantaba /RTP




PM António Costa vai realizar visita à Guiné-Bissau – MNE


O primeiro-ministro, António Costa, vai realizar uma visita à Guiné-Bissau, depois de o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, se deslocar a Portugal em outubro, disse hoje em Bissau o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva.

Em declarações aos jornalistas, após ter aterrado no aeroporto Osvaldo Vieira, em Bissau, para participar nas celebrações dos 47 anos de independência da Guiné-Bissau, a 24 de setembro de 1973, Augusto Santos Silva afirmou que a sua visita, de dois dias ao país, tem uma "dupla importância".

Segundo o chefe da diplomacia, a visita visa em primeiro lugar assinalar a presença de Portugal num dia que é "muito importante" para a Guiné-Bissau, mas também para a "democratização do regime em Portugal".

"Em segundo lugar, esta é também uma visita de trabalho que se destina a preparar as próximas deslocações, desde logo em outubro a visita do Presidente da República da Guiné-Bissau a Portugal, e depois também o que será uma próxima visita do primeiro-ministro de Portugal a Bissau", afirmou Augusto Santos Silva.

Questionado pela Lusa se a visita de António Costa ainda aconteceria em 2020, o ministro dos Negócios Estrangeiros explicou que foi estabelecido um ritmo.

Augusto Santos Silva visitou a Guiné-Bissau no ano passado em julho, tendo depois a chefe da diplomacia guineense, Susy Barbosa, visitado em outubro Portugal.

Após ter sido dado como vencedor das eleições presidenciais e antes de tomar posse, Umaro Sissoco Embaló deslocou-se a Portugal, tendo tido encontros com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com António Costa.

Em julho, o primeiro-ministro guineense, Nuno Nabiam, esteve em Portugal para um encontro de trabalho com o seu homólogo português.

"Agora recebemos o Presidente da República da Guiné-Bissau e em função do nosso trabalho encontraremos a melhor data para a visita do primeiro-ministro", disse.

A Presidência da Guiné-Bissau disse à Lusa que a deslocação de Umaro Sissoco Embaló a Portugal deverá acontecer a 08 de outubro.

Augusto Santos Silva chegou hoje a Bissau para uma visita de 48 horas, tendo previstos encontros com a chefe da diplomacia guineensee e com o Presidente, Umaro Sissoco Embaló, além de se reunir com organizações não-governamentais portuguesas a trabalhar em Bissau. Consta ainda da agenda a presença na inauguração de uma sala de ecografias no Centro de Saúde do Bairro Militar.

Na quinta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros vai participar nas cerimónias de celebração do Dia da Independência, que vão decorrer no Estádio Nacional, e que contam com a presença de quatro chefes de Estado africanos.

Lusa

Rádio Jovem Bissau

Dionisio Pereira was live

AQUI ESTÁ O PERIGO DA GUINÉ-BISSAU...Escritor Marcelo Aratum


FINANCIAMENTO eleitoral, de qualquer gênero, tanto partidário quanto para a Comissão Organizadora das eleições é muito, mas muito perigoso para qualquer país que seja. Ele é a corda invisível atada na garganta de todos guineenses.

ISSO MESMO!!!

A finalidade de qualquer FINANCIAMENTO é esperar os LUCROS. Os lucros podem ser direto ou indiretamente, porém, visa a mesma finalidade: OS LUCROS.

O mais terrível de todos os financiamentos é o FINANCIAMENTO eleitoral proveniente do exterior, pelo estrangeiro.

Por exemplo, A EMPRESA X FINANCIA PARTIDO OU CANDIDATO X, DEPOIS O QUE VAI ACONTECER?

ISSO MESMO!!!

O INTERESSE DO POVO EM ÚLTIMO PLANO. POIS O VITORISO TEM COMPROMISSO MORAL COM O FINANCIADOR.

O pagamento do gênero ocorre em diversas formas. Às vezes, pela submissão política, jurídica, econômica. Resumindo: entregar implicitamente o Estado.

Então, se tem como, acredito que tem, evitar pelo menos o dinheiro de FORA, em nossas eleições. Se assim for, o povo agradece.

PERGUNTO:

Quem não se assusta e se preocupa com as últimas eleições na Guiné-Bissau? É CNE recebendo milhões e milhões para organizar

as eleições para os eleitores que não chegam nem um milhão. No outro lado, vendo os partidos e candidatos em competição:

é aviões cargueiros pousando todos os dias,

é navios atarracados todos os dias,

é pilhas de carros vindo de todo canto do mundo.

ISSO É UM PERIGO. MUITO PERIGOSO EM UM MUNDO TOMADO PELO CANIBALISMO.

A Guiné-Bissau deve se autoafirmar como um Estado. Elaborando a Constituição e fazer cumprir tal Constituição que promova a soberania verdadeira. Porque a sociedade é estável e soberana quando o comportamento de cada um segue as REGRAS estabelecidas. Portanto, as regras sobre o FINANCIAMENTO ELEITORAL deve ser urgente.

A PRESSÃO POPULAR, JÁÁÁÁÁA´!!!!!!

Escritor Marcelo Aratum

Escritor Marcelo Aratum JUSTIÇA SOCIAL E EXERCÍCIO DA CIDADANIA NA GUINÉ-BISSAU

FRANÇA - Após ameaça de bomba, Torre Eiffel já foi reaberta

© Reuters

Notícias ao Minuto  23/09/20 14:30

Tudo não terá passado de um susto.

Após uma ameaça de bomba, que as autoridades ainda estão a investigar, o monumento mais famoso de Paris voltou a reabrir ao público.

Recorde-se que, esta manhã, pelo meio-dia, a Torre Eiffel foi evacuada, bem como todo o perímetro à sua volta. Em causa estaria uma chamada telefónica onde alguém alegava que uma bomba havia sido depositada junto ao monumento.

Um perímetro de segurança foi montado em redor do local, por precaução, mas, segundo o Le Parisien, pelas 14h15 [menos uma hora em Portugal continental], o alerta foi levantado e a Torre Eiffel foi reaberta.

A decisão de reabrir o monumento aconteceu após uma minuciosa revista, em que não foi encontrado nenhum explosivo, afirmou um porta-voz da polícia local à Reuters.

A ameaça obrigou a que, momentos antes, centenas de pessoas - entre funcionários e visitantes -tivessem que abandonar o local.

[Em atualização]

Technology - It's Alive! 25-Ton Gundam Robot Moves for First Time in Yokohama


Storyful
Wed, September 23, 2020, 10:00 AM GMT

A 25-ton robot, inspired by the popular 1970s anime series Mobile Suit Gundam, has made its first moves in Yokohama, Japan.Footage tweeted on September 21 shows the giant Gundam robot moving its arms and legs before lunging into an impressive squat at Yamashita Pier.The robot is set to become the main attraction at Gundam Factory Yokohama, and was supposed to be officially unveiled on October 1, but the event has since been postponed due to the coronavirus pandemic. Credit: @yoshi115t/よっくん via Storyful



Torre Eiffel foi evacuada devido a ameaça de bomba


SIC Notícias
  23.09.2020

As autoridades formaram um cordão policial em torno do monumento.

A Torre Eiffel, em Paris, foi evacuada esta quarta-feira, confirmaram as autoridades francesas. De acordo com o The New York Times, o motivo resultou de um telefonema anónimo no qual foi feita uma ameaça de bomba, que teria sido colocada no monumento.

Um porta-voz da empresa que gere o monumento disse ao jornal americano que a evacuação foi uma medida de precaução.

A polícia de Paris confirmou que as autoridades isolaram a área que rodeia a Torre Eiffel e que estavam a verificar o local. Também formaram um cordão policial em torno do monumento.

Centenas de pessoas foram retiradas da torre.


Ainda não se sabe se a ameaça de bomba é verdadeira.

A Torre Eiffel, um ícone da capital francesa, é visitada por milhões de pessoas todos os anos. O monumento foi forçado a fechar durante meses no início da pandemia, mas foi reaberto gradualmente durante o verão.

COVID-19 - África com mais 255 mortos e 8.319 novas infeções nas últimas 24 horas

© Getty Images
O número de mortos em África devido à covid-19 subiu nas últimas 24 horas para 34.327, mais 255, e há mais 8.319 casos de infeção, num total de 1.420.629, segundo os dados mais recentes da pandemia no continente.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas o número de recuperados nos 55 Estados-membros da organização é agora de 1.168.444, mais 10.282 casos.

O maior número de casos de infeção e de mortos continua a registar-se na África Austral: 722.376 e 17.322, respetivamente. Nesta região, apenas a África do Sul, que é o país mais afetado do continente, contabiliza agora 663.282 casos, mais 1.346 casos do que nas últimas 24 horas, e 16.118 mortos, mais 126.

O norte de África, a segunda zona mais afetada pela pandemia, tem 305.935 pessoas infetadas e 10.175 mortos e na África Ocidental o número de infeções é de 172.961, com 2.574 vítimas mortais.

A região da África Oriental contabiliza agora 162.189 casos e regista 3.185 vítimas mortais e na África Central estão registados 57.168 casos e 1.071 óbitos, os mesmos desde há 48 horas.

O Egito, que é o segundo país africano com mais vítimas mortais, a seguir à África do Sul, regista 5.806 mortos e 102.254 infetados e Marrocos contabiliza 1.889 mortos e 105.346 casos.

A Argélia surge logo a seguir, com 50.217 casos de infeção registados e 1.689 vítimas mortais.

Entre os seis países mais afetados constam também a Nigéria, com 57.613 infetados e 1.100 mortos, o mesmo número que nas últimas 24 horas, e a Etiópia, que ultrapassou em igual período os 70.000 casos de infeção (70.422) e regista 1.127 mortos.

Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, Angola lidera em número de mortos e Moçambique em número de casos, que ultrapassou a barreira dos 7.000.

Angola regista 155 mortos e 4.236 casos, seguindo-se a Guiné Equatorial (83 vítimas mortais e 5.018 infetados), Cabo Verde (52 mortos e 5.337 casos) e Moçambique (45 óbitos e 7.114 infetados).

A Guiné-Bissau mantém os 39 mortos, e o número de infetados é hoje de 2.324, enquanto São Tomé e Príncipe mantém o número de 15 mortes e 908 infetados registados nas últimas 24 horas.

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito em 14 de fevereiro e a Nigéria foi o primeiro país da África subsaariana a registar casos de infeção, em 28 de fevereiro.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 965.760 mortos e mais de 31,3 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Por LUSA


O Embaixador da Rússia residente na Guiné-Bissau, foi recebido no dia 22 de setembro de 2020 por Tenente General Sandji Fati Ministro da Defesa Nacional e Combatentes da Liberdade da Pátria no seu gabinete de trabalho.

O objetivo do encontro, era passar à revista cooperação existente entre dois países.

De recordar que a Rússia é um dos países que apoiaram a GB desde a luta da libertação nacional até data presente. No encontro, o Embaixador mostrou-se disponível de seu país continuar apoiar a GB em muitas áreas, principalmente no domínio militar.



GUINÉ-BISSAU JÁ TEM UM CORAL MUSICAL

A partir de agora, A Guiné-Bissau conta com uma coral nacional, uma iniciativa da secretaria de estado de cultura, no âmbito das comemorações da festa da independência nacional, 24 de setembro e com vista a reabertura da escola de música.

A banda foi apresentada, esta terça-feira, no centro cultural franco Bissau Guineense, numa cerimónia que contou com presença de diferentes individualidades ligada a área cultural do país.

O secretário de estado da cultura, Francelino da Cunha, explica que a criação do coral nacional é um projeto dentro de um outro projeto maior que é retoma do funcionamento da escola de música que ficou paralisada a mais de 30 anos.

“Criarmos o coral nacional como forma de dizer ao público as nossas autoridades e os nossos parceiros internacionais que precisamos com muita urgência retomar a escola da música”, afirma o responsável.

Magda Robalo, alta comissaria para a luta contra COVID-19, disse que a Guiné-Bissau é um país “bastante” rico culturalmente, e “é tempo de retomar as tradições e transformar a indústria criativa no polo de desenvolvimento”.

“A Guiné-Bissau não explora suficientemente as suas potencialidades no domínio da cultura e isso é um fator em que não a ajuda a avançar no ponto de vista social, económico, cultural e até político” lamenta Robalo.

A iniciativa tem como intuito também de intervir musicalmente em momentos solenes e nas cerimónias nacionais de alto nível.

Por: Anézia Tavares Gomes

Radiosolmansi.net


SINDICATOS DAS FINANÇAS AMEAÇAM INTENTAR UM PROCESSO JUDICIAL CONTRA O MINISTRO FADIA

23/09/2020 / Jornal Odemocrata

Os Sindicatos do ministério das Finanças ameaçam intentar um processo judicial contra o ministro das Finanças, João Alage Fadia, por este ter proferido acusações “gratuitas, infundadas, desenquadradas e sem nexo com a realidade de factos”.

Esta terça-feira, 22 de setembro de 2020, em conferência de imprensa, o Porta – voz da Comissão Negocial de greve, Malam Indjai, acusou João AladjeFadia de nunca ter manifestado a intenção de negociar com os sindicatos. Contudo, afirmou ter negociado o serviço mínimo com o secretário geral do Ministério das Finanças.

Malam Indjai acusou ainda o Ministro das Finanças de ter contratado “pessoas estranhas”, os reformados do BCEAO e alguns trabalhadores da sua empresa privada “Nova Gráfica”, para trabalharem na direção geral de Tesouro e Contabilidade Pública, “violando o disposto no artº 10/1 da lei nº 9/91, de 3 de outubro”, e exigiu o “desbloqueio imediato” de salários dos efetivos e o pagamento de três meses dos salários dos contratados e estagiários que recebem na folha A4.

Por outro lado, o sindicalista tranquilizou os estagiários do Ministério das Finanças, lembrando que “de acordo com a lei do funcionalismo público, quem completar um ano de estágio sem que o patronato pusesse termo ao seu estágio, este adquire imediatamente a categoria de agente administrativo com todos os direitos e sujeita-se aos deveres dos funcionários públicos, fundamentando nos art. 8º da lei nº 05/2012, de 18 de outubro, e art. 5º de EPAP.

Por fim, Malam Indjai lembra que o Ministro das Finanças não pode, de forma alguma, rescindir o contrato com os funcionários contratados, por motivo de aderência à greve convocada pelos sindicatos, afirmando que não há matéria para instauração do processo disciplinar a nenhum diretor de serviço, pelo que o despacho de João Aladje Fadia é “um nado morto e não tem pernas para andar”.

Por: Tiago Seide 

Guiné-Bissau: PR conferência de imprensa - Presidente da República lança vibrante apelo para que todos os guineenses juntem-se na festa da indipendência, sob o designio de unidade nacional.



TGB Televisão da Guiné-Bissau

Projet de nouvelle constitution: Le Parlement gambien rejette le projet de Barrow

Par Maimouna SANÉ 23/09/2020 à 8:45  Senego

L’Assemblée nationale gambienne a rejeté hier mardi un projet de nouvelle Constitution qui empêcherait le président Adama Barrow de briguer une troisième mandat en cas de réélection, des députés de son camp ayant voté contre.

Projet de loi rejeté

Le Président Adama Barrow qui détient la majorité à l’Assemblée nationale a eu une mauvaise surprise. En session depuis plus d’une semaine, les députés gambiens ont rejeté hier le projet de la nouvelle constitution. Sur les 54 députés, seuls 31 sont favorables au projet de texte, contre 23 parlementaires défavorables.

42 voix suffisaient

Il fallait à la majorité parlementaire 42 voix pour l’adoption du projet de la nouvelle constitution. C’est la question de la rétroactivité ou non du projet de charte fondamentale sur le mandat en cours du Président Adama Barrow qui a favorisé le rejet du texte. Le chef de l’Etat de Gambie va devoir revoir sa copie.

Observe uma das causas se não principal de estrangulamento da Guiné-Bissau oa longo dos 47 anos da nossa independência.....

Por: Malam Mendes 

Observe uma das causas se não principal de estrangulamento da Guiné-Bissau oa longo dos 47 anos da nossa independência.

Ficou claro pra todos nós  que o PAIGC aproveitou-se da IGNORÂNCIA do nosso  povo pra instalar o SUBDESENVOLVIMENTO na Guiné-Bissau. 

Por isso, se quisermos progredir a semelhança dos outros países? Não devemos repetir a mesma história, mas fazer uma história nova." 

PAIGC pra se poder instalar o SUBDESENVOLVIMENTO, recorreu-se aos princípios da IGNORÂNCIA, INCOMPETÊNCIA, NEPUTISMO, CLIENTELISMO POLÍTICO e outras práticas  semelhantes a estas!

E se na verdade queremos DESENVOLVIMENTO? Então somos obrido a fazer uma nova história, ou seja abandonar velhas práticas do partido libertador e eleger EDUCAÇÃO como caminho seguro para um desenvolvimento sustentável.

Para "Udjo de Lupa" Educaçao é como motor da mudança de uma sociedade!

Porque o conhecimento abre os horizontes da mente, alarga a maneira de pensar, de fazer, de buscar determinadas soluções para determinados problemas, torna uma sociedade melhor e mais preparada para enfrentar seus próprios problemas.

A educação é capaz de mudar uma sociedade, pois a educação é a base da estrutura do conhecimento, é o guia, ou seja, a orientação de como o individuo deve se impor na sociedade. A educação  é o meio mais seguro de se conseguir algo na vida, em que outras palavras, é a educação que nos garante uma maior certeza de que conseguiremos êxito futuramente.

A educação é capaz de mudar uma sociedade, pois desde a antiguidade o homem já vem se preocupado, investigado pensando na forma de com educar as nossas crianças, porque elas foram, são e irão ser os alicerces a qual assegurarão a sobrevivência da cultura humana na Terra. Se somos donos de um enorme conhecimento, sabemos nos comunicar e sabemos as modificações que a nossa sociedade sofreu para sermos e termos tudo hoje, por exemplo, é graças à educação. Então a educação está ai para nos mostra todas as conquista de nossa sociedade e nos impor assim uma grande possibilidade de mudança. 

Paulo Freire diz tudo; “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.

Entende-se por educação o processo pelo qual um indivíduo é introduzido na sociedade contribuindo para que o indivíduo se constitua como membro de um grupo particular, uma sociedade em particular, e adquira as características principais deste grupo. Hoje em dia é praticamente impossível um sujeito vir a ter uma inserção social produtiva sem freqüentar a escola. Acredito que a educação seja capaz de mudar uma sociedade, pois ela é responsável pela inserção do sujeito no meio social.

 A educação é responsável pelo crescimento de uma nação e pela qualidade de vida de cada um. 

A educação é a base de tudo de bom e de ruim em uma sociedade, pois quando a educação é trabalhada de maneira coerente, temos melhores cidadãos. O desenvolvimento em cidades que foram destruídas como Hiroshima, que em menos de 100 anos já conseguiram mudar sua história de tristeza, nos confirma a tese de que a educação pode mudar radicalmente uma sociedade. Mas quando existe uma deficiência, a falta de educação do povo,  vemos miséria e tristeza e baixo índice de desenvolvimento, como na Índia. A psicologia é uma ciência que está intimamente ligada com a sociedade, pois ela trabalha com a psique do ser humano. Ela trata de maneira mais focada o comportamento individual e qual a melhor forma de se desenvolver com qualidade a vida do cidadão.

Eu acredito que a educação seja capaz de mudar uma sociedade:

 Sim, eu acredito que a educação seja capaz de realizar mudança extraordinária e de até mudar uma sociedade.

 Há indícios de grandes civilizações que tiveram mudanças graças à educação, Nesse processo de transformações podemos destacar as mudanças históricas e culturais. Países como Japão e China são exemplos de nações que tiveram essas mudanças, alguns países da América do Sul e também da África vêem sofrendo profundas transformações na sua sociedade. 

Por definição, temos que, educação é o processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano. Desta forma, torna-se perceptível que tal fator tem como função modificar o pensamento humano – e por conseqüência o comportamento – através do processo de aprendizagem, que ocorre por meio da transmissão e troca de conhecimentos.

Se fizermos um passeio pelo túnel do tempo iremos constatar que, inúmeras revoluções épicas, como por exemplo, as escolas literárias, foram ocasionadas por grupo de estudiosos e pensadores que, de certa forma, “dominavam o conhecimento” da época.

Desta forma, torna-se explícito que a educação é a força propulsora responsável pela ampliação de conhecimentos, e por conseqüência, capaz de modificar o sistema social predominante.

MINISTÉRIO DO INTERIOR PROÍBE A COSTURA DE UNIFORMES MILITARES.


O Ministério do Interior proibiu os alfaiates de coserem uniformes militares. A decisão foi comunicada, esta terça-feira, 22 de setembro de 2020, pelo Ministro do Interior, Botche Cande, no encontro a Associação de Alfaiates do país, no qual avisou que, doravante, é proibido coser uniforme militar, sem devida autorização do seu Ministério.

Segundo Botche Cande, indivíduos não identificados com uniformes militares têm assaltado as rádios, o salão VIP do Aeroporto Osvaldo Vieira, assassinado pessoas nas suas residências e nos bairros de Bissau.

“Doravante é proibido coser uniforme militar para evitar que atos de género voltem a acontecer. Sempre que há um assalto, as pessoas dizem que são os militares, policias, a guarda nacional, porque são os únicos com uniforme militar. Por isso, vamos assinar um acordo com a Associação de Alfaiates para termos o controle de uniforme que costuram” disse, adiantando que não é admissível uma pessoa que não é agente policial e militar use uniforme para assaltar uma casa ou instituições públicas e privadas.

“Não devemos continuar a coser uniformes para bandidos irem fazer assaltos à mão armada. A partir de hoje, isso acabou. Comprar uniforme militar na rua acabou. Costurar uniformes na alfaiataria acabou. Se se unirem, podemos pedir ao primeiro ministro e ao presidente da República a criação de um fundo para os alfaiates, de forma a contribuírem para o desenvolvimento do país” disse Botche Cande.

Por sua vez, o Presidente da Associação Nacional de Alfaiates da Guiné-Bissau, Mama Saliu Djalo, denunciou a venda clandestina de uniformes militares e sublinhou que a sua organização costura uniformes militares, mediante autorização de comandantes. 

“É uma grande preocupação da nossa parte ver pessoas a usarem uniformes militares, que supostamente costuramos, para assaltos. Vamos trabalhar para acabar com isso. Mas sabemos que há pessoas que importam uniformes militares para venda aqui, na Guiné-Bissau. Concordamos que deve haver controlo de uniformes costurados nas alfaiatarias. Por isso, vamos apoiar a decisão do Ministério do Interior” rematou Mama Saliu Djalo.

 Gaitu Balde

Feliz Aniversário! 🎉🎉🎉🎊


Fonte: F.M.I


Guiné-Bissau : Vítimas do temporal donativo: Governo, através do Ministério da Mulher, Família e solidariedade Social, concede apoios às vítimas do temporal da Região de Bafatá.


Vítimas do temporal vias intransitáveis - Camiões atolados nas vias que dá acesso a Tchetche, Boé impedem a conclusão da missão de entrega de materiais e gêneros alimentícios aos populares daquela zona.

 TGB Televisão da Guiné-Bissau 




Guiné-Bissau: Guarda prisional - Ministério da justiça distingue José Braima pelos apoios prestados, ao longo dos anos, aos estabelecimentos prisionais do país; o reconhecimento é extensível à Cáritas de Bafatá e outras individualidades.

Guarda prisional 10º aniversário: Comemora-se, em Bafatá, o décimo aniversário da criação do corpo da guarda prisional com visitas e discursos; sindicato lamenta díficeis condições de trabalho.


 TGB Televisão da Guiné-Bissau

FLORENTINO MENDES PEREIRA: "É PRECISO ENCONTRAR FÓRMULAS QUE PERMITAM DAR RESPOSTAS ÀS CRISES CÍCLICAS NA GUINÉ-BISSAU"


O secretário-geral do Partido da Renovação Social (PRS), uma das formações políticas que suporta atual executivo, lembrou esta terça-feira, 22 de setembro, à classe política guineense que é preciso "encontrar fórmulas" que permitam dar respostas às crises cíclicas que a Guiné-Bissau enfrenta há mais 45 anos enquanto um Estado "livre e independente".

"É preciso encontrar fórmulas que permitam dar respostas às crises cíclicas que o país tem vivenciado desde a sua independência em 1973 até a presente data, enquanto uma nação livre e independente do colonialismo português", afirmou Florentino Mendes Pereira.  

Segundo Mendes Pereira, a "paz e a estabilidade" são fenômenos complexos que requerem ação coletiva e forte compromisso de todos os quadrantes da sociedade guineense para alcance deste "desiderato".

Pereira discursava na abertura da conferência sob lema: "Setembro de Estabilidade para o Desenvolvimento", organizada pelo PRS, no âmbito das celebrações do dia da independência a assinalar-se na próxima quinta-feira.

A celebração da independência do país, acontece, mais uma vez, com a Guiné-Bissau mergulhada numa crise política depois das eleições presidenciais, mas as celebrações do efeméride contará com participação de 5 chefes de Estado da África Ocidental e do chefe da diplomacia portuguesa, Augusto Santos Silva.

Nesta senda, o político e antigo ministro da Energia, disse que a deslocação destes chefes de Estado ao país vai reforçar a "consolidação das instituições democráticas" e constitui um forte sinal do reconhecimento da legitimidade das autoridades guineenses.

"A vinda dos presidentes da nossa sub-região para tomarem parte na festa da independência nacional constitui um forte sinal do reconhecimento da legitimidade do Presidente da República e do executivo liderado por Nuno Gomes Nabian. É também um sinal forte do reconhecimento da nossa soberania", vincou Mendes Pereira.

Na presença de vários dirigentes e militantes do partido fundado pelo antigo Presidente da República, Kumba Yala, o secretário geral do PRS fez lembrar aos seus conterrâneos que o dia da independência nacional convida a todos os guineenses a uma reflexão profunda sobre os 47 anos da proclamação da data e projetar o futuro da Guiné-Bissau.

Segundo informação disponível, além dos presidentes do Senegal, Macky Sall e da Nigéria, Muhammadu Buhari, estarão presentes em Bissau os chefes de Estado da Mauritânia, Burkina Faso e Togo.

As celebrações do dia da independência vão decorrer no estádio nacional 24 de setembro, no alto Bandim em Bissau.

A conferência do PRS a decorrer entre hoje e amanhã num dos hotéis da capital guineense, vai abordar vários assuntos da atualidade guineense, entre os quais a independência africana, a pandemia de covid-19, autarquias no sistema eleitoral guineense e o processo da revisão constitucional do país.

Por: Alison Cabral

 Rádio Jovem Bissau

Guiné-Bissau: 21 de Setembro dia internacional da Paz - Juntos pela Paz, jovens e o governo em mútuo apelos.


TGB Televisão da Guiné-Bissau

Ministro dos Negócios Estrangeiros visita Guiné-Bissau para aniversário da independência

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros português vai realizar uma visita de dois dias à Guiné-Bissau, com início na quarta-feira, com destaque para a participação nas comemorações do aniversário da independência do país.

Augusto Santos Silva visitará a Guiné-Bissau nos dias 23 e 24 de setembro e, na deslocação, "participará nas cerimónias de comemoração da independência da Guiné-Bissau, manterá um encontro de trabalho com a ministra dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e Comunidades, Suzi Barbosa, e visitará um projeto de cooperação do Programa Integrado para a Redução da Mortalidade Materna e Infantil na Guiné-Bissau (PIMI II)", segundo uma nota hoje divulgada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Para as 12:00 de quarta-feira está prevista uma visita de Augusto Santos Silva ao centro de saúde do Bairro Militar, em Bissau, onde irá inaugurar uma sala de ecografias e consultas de alto risco obstétrico, integrada no PIMI II, um programa da União Europeia, confinanciado pela Cooperação Portuguesa, através do Camões -- Instituto da Cooperação e da Língua, e implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela organização não-governamental francesa EMI (Entraide Médicale Internationale).

Durante a parte da tarde, pelas 15:00, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros deverá encontrar-se com Suzi Barbosa, sendo o encontro seguido por uma conferência de imprensa.

Na quinta-feira, Augusto Santos Silva participará nas cerimónias do Dia Nacional da Independência da República da Guiné-Bissau.

Na segunda-feira, fonte da Presidência guineense anunciou que também estarão presentes nas comemorações os presidentes da Mauritânia, Senegal, Nigéria, Burkina Faso e Togo.

As celebrações do Dia da Independência, proclamada em 24 de setembro de 1973, vão decorrer no estádio nacional, em Bissau, e, segundo o programa, o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, fará um discurso e entregará condecorações.

O programa inclui também a inauguração das avenidas com os nomes do Presidente do Senegal, Macky Sall, e do Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, e um almoço oficial para os chefes de Estado convidados, que devem deixar Bissau durante a tarde.

Umaro Sissoco Embaló termina as celebrações com um cocktail na Presidência guineense.

A Guiné-Bissau declarou unilateralmente em 24 de setembro de 1973. A declaração foi feita pelo antigo Presidente João Bernardo "Nino" Vieira.

O Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural reuniu-se esta terça-feira (22-09-2020) com a delegação da Comissão da CEDEAO que está de visita ao país...

"GOVERNAÇÃO DE CAMPO"

O Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural reuniu-se esta terça-feira (22-09-2020) com a delegação da Comissão da CEDEAO que está de visita ao país.

A delegação é chefiada pelo responsável dos Projetos de Apoio aos Estados Membros da organização e antigo vice-presidente da Comissão da CEDEAO, EDWARD SINGHATEY.

A visita enquadra-se nos esforços da estabilização dos Estados membros através da intervenção nos diferentes setores sociais.

Durante o encontro a delegação mostrou-se disponível em apoiar o governo, através do ministério de agricultura, na modernização e na mecanização do setor agrário.

“Estamos disponíveis em trabalhar com o ministério de agricultura e desenvolvimento rural para aumentar a produção e garantir a auto-suficiência alimentar na Guiné-Bissau” assegurou o gambiano SINGHATEY durante a reunião.

Inclui a delegação o diretor dos serviços da educação da Comissão da CEDEAO, ABDULAYE MAGA, e o professor universitário, GREOGORY IKECHUKWU, na qualidade do parceiro da organização.

Ambos mostraram a disponibilidade em colaborara com o ministério de agricultura na modernização do setor, particularmente na criação de centros de formação técnico-profissionais no país.

Depois de ouvir atentamente os visitantes o ministro da agricultura e desenvolvimento rural agradeceu a disponibilidade da CEDEAO em apoiar o país no combate a fome.

Abel da Silva Gomes voltou a defender a mecanização agrícola como uma arma de combate contra a fome e de garantia da auto-sufiencia alimentar.

A ocasião serviu para o governante manifestar a sua preocupação perante as inundações que abalaram as bolanhas nas diferentes áreas do país, que podem comprometer o presente ano agrícola.

Abel da silva Gomes mostrou a sua disponibilidade em colaborar com a CEDEAO para modernizar a lavoura na Guiné-Bissau.

A reunião que decorreu nas instalações do ministério de agricultura durou um pouco mais de uma hora e contou com a presença dos técnicos do ministério.




 Governação na Guiné-Bissau