sábado, 2 de julho de 2022

Governo de iniciativa presidencial: CONHEÇA PERCURSO ACADÉMICO E POLÍTICO DA EQUIPA GOVERNAMENTAL

Por: JORNAL ODEMOCRATA  02/07/2022

Conheça o percurso académico e político dos membros do governo da iniciativa presidencial formado maioritariamente por elementos de partidos que constituíam a coligação governamental que apoiava o anterior governo. 

A nova equipa governamental anunciada no passado dia 09 de junho de 2022, através do decreto presidencial n°27/2022, é constituída por 35 membros: 24 ministros e 11 Secretários de Estado.

Este é um exercício jornalístico da redação do Jornal O Democrata iniciado em 2014 com o governo da nona legislatura.

MINISTÉRIOS

Soares Sambú

Vice-Primeiro-ministro e Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, Coordenador para Área Económica:

Engenheiro de formação. Ingressou na carreia política filiando-se no Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), na década de 1990. Deputado há quase 20 anos e sempre pela lista do PAIGC, nas últimas eleições legislativas, Soares Sambú foi eleito pela lista do MADEM. Chegou ao cargo de primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional Popular na segunda legislatura multipartidária, em 1999. Ocupou o cargo do Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional. Foi ministro dos Recursos Naturais e do Meio Ambiente no governo de Martinho Ndafa Kabi, em 2007. Desempenhou também a função do ministro da Economia e da integração regional, em 2013. Em 2016 voltou a ocupar a pasta dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades. Foi ministro de Estado, da presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares. Vice-Primeiro-ministro e da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, Coordenador para Área Económica e reconduzido para exercer a mesma função.

Suzi Carla Barbosa

Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades:

Nasceu no dia 05 de Julho de 1973. Licenciada -1992/1996, em Relações Internacionais, especializou-se em Diplomacia Africana, pelo Instituto Superior de Gestão e Economia de Lisboa – Portugal. Foi distinguida com o prémio “Humanitário Pan-Africano” no domínio da Liderança Social e Advocacia de Género, Pan African Award on Social Leadership & Gender Advocay, tornando-se a primeira personalidade guineense a receber uma distinção nesta categoria, em 2017. Dirigente do PAIGC e eleita deputada da nação na nona legislatura, foi reeleita deputada na décima legislatura. Foi Secretária de Estado da Cooperação Internacional e Comunidades, em 2015. Ocupou pela primeira vez a pasta dos Negócios Estrangeiros no governo do PAIGC, dirigido por Aristides Gomes, acabando por se demitir invocando razões políticas e pessoais. Foi chamada para exercer a mesma função no então governo formado por uma nova maioria parlamentar e dirigido pelo Eng. Nuno Gomes Nabiam. Ocupa pela terceira vez a pasta dos Negócios Estrangeiros e mantendo o título da Ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades.

Botche Candé

Ministro de Estado, do Interior e da Ordem Pública:

Nasceu a 18 de Julho de 1955. Iniciou os seus estudos primários que interrompeu após o falecimento do pai. Foi dirigente e dissidente do PAIGC. Eleito deputado da nação várias vezes, na décima legislatura foi eleito deputado na lista do PRS. Decidiu fundar o seu próprio partido – Partido de Trabalhador Guineense (PTG) para continuar a sua luta política. Em 2001 foi nomeado ministro de Estado e Conselheiro para Assuntos Religiosos do Presidente da República Koumba Yalá. De 2002 a 2003, foi ministro de Comércio, Indústria, Turismo e Artesanato. Em 2009, é nomeado novamente ministro de Comércio, Indústria, Turismo e Artesanato. Fez parte do elenco de Baciro Djá como Ministro de Estado do Interior. No governo de Úmaro Sissoco Embaló exerceu as mesmas funções. Exerceu as funções de Alto Comissário para a peregrinação a cidade santa de Meca (Arábia Saudita) e foi também Conselheiro Especial para assuntos da Defesa, da Segurança interna e externa do antigo Presidente José Mário Vaz. Ocupou a pasta do Interior no governo de Nuno Gomes Nabian e voltou a ser nomeado na remodelação governamental para ocupar a mesma função e reforçado com o título de ministro do Estado. Ocupa a mesma função pela quarta vez e mantendo o título do ministro do Estado do Interior e da Ordem Pública.

Marciano Silva Barbeiro

Ministro de Estado, da Defesa e Combatentes da Liberdade da Pátria:

Nasceu a 20 de Outubro de 1957, em Bissau. Quadro do Ministério da Educação, técnico de Construção Civil e com especialização em construções escolares. Foi dirigente e membro do Comité Central do PAIGC e eleito deputado várias vezes, deixou o partido libertador e foi juntamente com outros dissidentes do PAIGC fundar o Movimento para a Alternância Democrática (MADEM). Na 10ª legislatura foi eleito deputado na lista do MADEM. Foi membro de governo várias vezes, com destaque para as pastas da defesa, de 2007 a 2009. Desempenhou igualmente a função de ministro das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo. Foi Presidente da Comissão de Pilotagem da Reforma no Setor da Defesa e Segurança. Desempenhou a função do Chefe da Casa Civil da Presidência da República, de 2014 a 2016. Na remodelação governamental do então governo da coligação, foi chamado a exercer a função de ministro de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural e desta vez vai ocupar a pasta da defesa nacional, onde tinha passado.

Dionísio Cabi

Ministro dos Recursos Naturais

indisponivel!

General Sandji Fati

Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural:

Nasceu a 08 de Agosto de 1956, em Bissau. Combatente da Liberdade da Pátria, dirigente de MADEM. Fez o curso do Estado-Maior no ano 1992/1993, em Portugal. Mestrado em ciência militar (academia), em inter-ramos (Marinha, Força Aérea, Exército e Guarda Nacional), em 1993/1994, na Escola de Guerra em França. Oficial pára-quedista em 1996, na Escola Aerotransportadora da cidade de Pau (França). Licenciado em Direito na Faculdade de Direito de Bissau, em 2003. Fez uma formação de gestão de projetos nos Estados Unidos de América. Mestrando em direito constitucional na Faculdade de Direito de Lisboa. Foi ministro da Educação Nacional, ocupou também a pasta da Defesa e Combatentes da Liberdade da Pátria no então executivo da coligação governamental e é nomeado no governo da iniciativa presidencial para dirigir a pasta de Agricultura. 

Orlando Mendes Viegas

Ministro das Pescas:

Nasceu a 26 de Junho de 1960, em Catió, Região de Tombali. É licenciado em Ciências Agro-Económicas pela Universidade Agrária Estatal de Taskente (Ex-URSS), em 1992. Fez ainda o curso de pesquisa de extensão de sistema de produção Agro-pecuária. Dirigente e membro da Comissão Executiva do PRS. Foi presidente da Câmara Municipal de Bissau, em 2002/2003. Foi diretor-geral das alfândegas. Exerceu várias vezes cargos ministeriais, com destaque para as pastas de Secretário de Estado do Tesouro no governo liderado por Baciro Dja, ministro dos Transportes e das Telecomunicações e ministro das Pescas. Na remodelação governamental do governo de coligação foi nomeado ministro de Estado dos Recursos Naturais e Energia, portanto vai agora dirigir a pasta de Pescas.

Fernando Gomes

Ministro da Administração Territorial e do Poder Local:

Nasceu no dia 03 de dezembro de 1959, em Caboxanque, sul da Guiné-Bissau. Licenciou-se em Direito pela Universidade Estadual Pushkin Leningrado (Rússia). Na mesma universidade, concluiu o mestrado em direito, em 1987. Mais tarde (1990) conseguiu PhD em Filosofia e Jurisprudência. Jurista e advogado de profissão. Fundador e primeiro presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos. É autor de diversos artigos sobre Direitos Humanos no Continente Africano. Foi candidato às eleições presidenciais de 1999. Foi eleito deputado da nação em 2004, pela Aliança Popular Unida(APU) e mais tarde deixou aquela formação política para se integrar no PAIGC. Foi ministro da fundação pública e depois ocupou a pasta do Interior no governo de Carlos Gomes Júnior. Com a eleição de Presidente Embaló, foi nomeado Procurador-Geral da República. Depois de ter sido  demitido dessa função, o chefe de Estado  nomeou- o para o seu Conselheiro Especial. Foi chamado agora para exercer a função de ministro de Administração Territorial e Poder Local. 

Alexandrina da Silva

Ministra da Justiça e Direitos Humanos:

Indisponível!

Augusto Poquena

Ministro da Energia e Indústria

Nasceu em Bissorã, região de Oio, norte da Guiné-Bissau, a 18 de março de 1962. É dirigente do Partido da Renovação Social (PRS). Licenciou-se em Tecnologias de Produção em Conservação das Indústrias, pelo Instituto Superior das Pescas na Ex-URSS, em 1991. É dirigente do Partido da Renovação Social (PRS) no qual chegou a desempenhar a função do Secretário-geral. Foi Embaixador da Guiné-Bissau na Bélgica, em 2002. Foi igualmente Embaixador da Guiné-Bissau em Guiné-Conacri, em 2003. Eleito deputado várias vezes. Exerceu a função de Secretário de Estado da Cooperação Internacional e das Comunidades, no executivo de Baciro Djá e Secretário de Estado da Cooperação Internacional no executivo de Umaro Sissoco Embaló. Em janeiro de 2022, foi nomeado Secretário de Estado da Energia e neste governo da iniciativa presidencial vai ocupar a pasta do ministro da Energia e Indústria. 

José Carlos Varela Casimiro

Ministro da Economia, Plano e Integração Regional

Nasceu no dia 05 de maio de 1958, em Bissau, na Guiné-Bissau. Em 1980/85, licenciou-se em Economia pela Universidade de Havana (Cuba). É mestre em Economia pela Universidade de Sudeste de Illinois em Carbondale (USA). Ao longo da sua carreira, exerceu as funções de Assistente de Operações no Escritório do Banco Mundial em Bissau. Foi diretor-geral da empresa ENAG/Aeroporto de Bissau. Consultor Independente e Coordenador do Projecto de Sector Privado financiado pelo Banco Mundial (PRSP). Técnico da Secretaria de Estado do Plano e Integração Regional e Presidente do Comité de Pilotagem da Autoridade de Regulação dos Concursos Públicos. É dirigente e membro fundador do Movimento Para Alternância Democrática (MADEM G15). Exerceu a função do Secretário de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais no então governo da coligação, foi chamado agora para ocupar a pasta do ministério da Economia, Plano e Integração Regional.

João Alaje Mamadú Fadia

Ministro das Finanças

Nasceu no dia 04 de Janeiro de 1959, em Bolama. Tem diploma de Estudos Superiores em Contabilidade e Administração Bancária pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, em 1996.  Fez igualmente diversos cursos e estágios nos domínios da atividade bancária, contabilidade, auditoria e finanças, realizadas em várias instituições. Trabalhou muito cedo no antigo Banco Central da Guiné-Bissau, desde o ano de 1978. Foi diretor Central de Controlo e Prevenção de Riscos na sede do banco BCEAO, em Dakar, 2007/2008. Nomeado Diretor Nacional do BCEAO, de junho 2008 a dezembro de 2016. Desempenhou o cargo do ministro da Economia e Finanças no Governo de Carlos Gomes Júnior, em 2004/2005. Ocupou a mesma pasta no executivo de General Úmaro Sissoco Embaló, entre 2017/2018. Volta a ocupar a pasta das Finanças no executivo da coligação e voltou a ser nomeado para a mesma função no governo da iniciativa presidencial. 

Fernando Vaz

Ministro do Turismo e Artesanato

Nasceu no dia 27 de Setembro de 1955, em Bissau. Fez a formação na área de Economia no Instituto Superior de Economia, na Universidade Técnica de Lisboa, em 1980/1985. Ex-dirigente da Resistência da Guiné-Bissau (RGB), formação política pela qual foi eleito deputado da Nação em 1999. Deixou a RGB para fundar a União Patriótica Guineense, que passou a liderar desde 2013. Ativista da Oposição política, 2003/2011, foi membro do governo várias vezes. Foi ministro da Presidência do Conselho de Ministros da Comunicação Social e Assuntos Parlamentares e Porta-voz do Governo de Transição, em 2012/2014. Foi nomeado para exercer a função do titular da pasta do Turismo e Artesanato no governo dirigido por Úmaro Sissoco Embaló, em 2016. Exerceu essa mesma função no governo da coligação e acumulando com o cargo do Porta-voz do Governo, vai agora dirigir a pasta do Turismo e Artesanato no governo da iniciativa presidencial.  

Fernando Mendonça

Ministro da Comunicação Social

Nasceu no dia 15 de julho de 1958, em Có, setor Bula. Ex-dirigente do PAIGC. É jornalista de profissão. Em 1996 desempenhou as funções do diretor-geral da Radiodifusão Nacional (RDN). De 2006/2008- Diretor-geral do Centro de Análise Estratégico na Presidência de Nino Vieira. De 2004/2006 – Director-geral da Comunicação Social no governo de Carlos Gomes Júnior.  Em 2008 exerceu a função do ministro da comunicação social no governo de Carlos Correia e em 2009 voltou a exercer as mesmas funções na era de Carlos Gomes Júnior. Foi Conselheiro de comunicação do Presidente Interino, Raimundo Pereira, de 2009 /2012. De 2014 a 2020 desempenhou as funções de Conselheiro e Porta-voz do Presidente da República, José Mário Vaz. Antes da remodelação do executivo Nuno Nabian, desempenhava a função do ministro da Justiça e Direitos Humanos e na remodelação governamental passou para o ministério da Comunicação Social. Agora vai exercer a mesma função neste executivo.

Aristides Ocante da Silva

Ministro dos Transportes e das Comunicações

Nasceu em 23 de dezembro de 1966, em Bissau. Licenciado em Biologia de Organismos e Mestrado em Biologia de Populações e Ecossistemas, menção Ambiente do mesmo, pela Universidade de Ciências e Técnicas Paul Sabatier (UPS), Toulouse III, França. Desempenhou várias funções na estrutura do PAIGC. Exerceu a função do ministro do Estado da Presidência, do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares no executivo de Baciro Dja e ministro dos Combatentes da Liberdade da Pátria no governo de Sissoco Embaló, tendo sido chamado para desempenhar a mesma função no governo de Aristides Gomes em 2018. É fundador e vice-coordenador do Movimento para Alternância Democrática (MADEM G-15). Nomeado ministro dos Transportes e Comunicaçoes na última remodelação feita por Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló e volta a ocupar a mesma função no governo da iniciativa presidencial.

Abas Djaló

Ministro do Comércio

Nasceu no dia 22 de agosto de 1963, em Madina de Boé (Gabú). Mestre em Ciências Económicas em 1993 pela Universidade de estado da Vila de Minsk, Bielorrússia Ex-URSS. Dirigente do Partido da Nova Democracia (PND). Quadro superior do ministério do Comércio, onde desempenhou várias funções. Foi chefe do Departamento de Importações e Exportações do ministério de Comercio e Indústria Artesanal. Desempenhou a função do diretor de Serviço do Comercio Externo do mesmo foi diretor-geral do Comercio e depois assumiu a função do Secretário-geral do ministério do Comércio. Chegou a exercer a função do Secretário de Estado do Comercio e Indústria. Em janeiro deste ano, foi nomeado para o cargo do ministro da Educação Nacional e foi chamado para a pasta do Comercio e Indústria. 

Martina Moniz

Ministra da Educação Nacional

Nasceu no dia 9 de maio de 1963, em Bafatá. Licenciou-se em medicina veterinária em 1992, na Rússia.Trabalhou como médica veterinária até 2002, tendo desempenhado as funções de inspetora chefe da veterinária em 1998. Para além da inspetora chefe da veterinária. Foi Presidente do Instituto da Mulher e Criança. Foi Secretária de Estado da Solidariedade Social e Emprego. Dirigente do Partido da Renovação Social (PRS), eleita pela primeira vez como deputada da nação em 2004 e depois três mandatos consecutivos. Ocupou o cargo de segunda secretária de mesa da ANP na sétima legislatura e a Presidente da Comissão Especializada da mulher e criança, de  2017 a 2018. Foi deputada do parlamento da (CEDEAO). Vai assumir agora a pasta do ministério da Educação Nacional. 

Timóteo Saba M’bunde

Ministro do Ensino Superior e Investigação Científica

Nascido no dia 07 de janeiro de 1984. Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Vila Velha, Brasil no ano 2012. Fez mestrado em Ciências Políticas em 2015 pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Fez doutoramento em 2020, em Ciências Políticas. Pesquisador associado no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) da Guiné-Bissau e pesquisador membro do Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO) sediado na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Publicou vários trabalhos sobre Ciência Política e Relações Internacionais. É autor do livro “As Políticas Externas Brasileira e Chinesa para a Guiné-Bissau em Abordagem Comparada (1974-2014)”. Foi Reitor da Universidade Amílcar Cabral (UAC), cargo que deixou para assumir a pasta do ministério do Ensino Superior e Investigação Científica. Volta a ocupar a mesma função no executivo da iniciativa presidencial. 

Cirilo Mamasaliu Djaló

Ministro da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social

Nasceu a 10 de julho de 1960, em Gabú. Em 1983 concluiu Bacharelato em história pela Escola Normal Superior “Tchuico Té”. Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1998. Em 2011 fez o curso de Alta Direção em Administração Pública-CADPI no Instituto Nacional de Administração, em Lisboa. Em 2005 fez formação em Gestão Estratégica de Formação P/ Administração Pública no INA de Lisboa. Foi conselheiro do Presidente Interino para área de Trabalho e Reforma Administrativa 2011/2012. Diretor-geral do Instituto Nacional de Segurança Social, de 2013 a 2015. Até a sua nomeação ao cargo do ministro da Educação Nacional e Ensino Superior era Secretário-geral do Ministério da Educação. Na remodelação governamental foi chamado para a função da Função Pública e volta a ocupar a mesma função no governo da iniciativa presidencial.

Dionísio Cumba

Ministro da Saúde Pública

Nasceu a 30 de julho de 1972. Formou-se na escola regional de Formação dos Enfermeiros Profissionais, em Vincenzo Poloni de Verona (Itália), entre 1991/1994. Seguiu para o curso de licenciatura em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina e Cirurgia, Universidade de Pádua, de 1997/2004. Também especializou-se em Cirurgia Pediátrica, no departamento de Saúde da Mulher e da Criança da Universidade de Pádua, de 2005 a 2010. Membro da Comissão Política do Partido da Renovação Social. Trabalhou em alguns hospitais em Itália na área de cirurgia pediátrica, entre 2010/2015. Diretor do Serviço de Cirurgia do Hospital Pediátrico de S. José em Bôr (Guiné-Bissau). Desempenhou a função do diretor clínico do Hospital Nacional Simão Mendes. Foi professor de Anatomia e Coordenador Humano, na escola de medicina da Universidade Jean Piaget. Foi Coordenador do Centro de Operação em Emergência de Saúde (COES). Nomeado ministro da Saúde na remodelação governamental e volta a ocupar a mesma função.  

Maria da Conceição Évora

Ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social

Nasceu no dia 17 de fevereiro de 1964, em Tite, região de Quinara.  Estudante de 2º ano do direito na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Brasil, 1986/1988. De 1988/1991 frequentou 2º ano de curso de Comunicação Social na Universidade Nova de Lisboa-Portugal.  Frequentou formação na área dos Direitos Humanos-ULB- na Universidade Livre de Bruxelas-Bélgica. Exerceu, há vários anos como jornalista na Radiodifusão Nacional, tendo desempenhado as funções da Diretora-geral da Radiodifusão Nacional, de 1996 – 1999. De 2018/2019, Inspetora-geral da Juventude, Cultura e Desportos. Desempenhou as funções da Diretora-geral dos Desportos, de 2017/2018. Foi secretária de Estado da Juventude e Desportos, em 2019. Dirigente do MADEM, ocupou a pasta da ministra de Família e Solidariedade e volta a ocupar a mesma função no governo da iniciativa presidencial.

Fidélis Forbs

Ministro das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo

Nasceu a 02 de Junho de 1975, em Bissau. Iniciou a formação em Contabilidade e Gestão na Escola Nacional de Administração (Ex-CENFA) e que concluiu no Instituto Profissional de Lisboa (Portugal), em 2005. Fez “Cothing – Executivo e Financeiro” no Instituto Profissional de Lisboa (IPROF). É dirigente do MADEM-G15. Em 2008, desempenhou a função de Director-geral dos Desportos. Em 2012, nomeado diretor administrativo e financeiro da PETROGUIN. Foi no governo de Baciro Djá, nomeado Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações. No executivo de General Sissoco Embaló, foi nomeado para exercer a função do Ministro dos Transportes e Comunicações, exerceu a função do ministro das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo e volta a ocupar a mesma função. 

Viriato Soares Cassamá

Ministro do Ambiente e Biodiversidade

Nasceu no dia 14 de novembro de 1970, na cidade de Gabú. Licenciado em Engenharia do Ambiente, ramo ambiente, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa (UNL) – 1997. Mestre em Georrecursos (Gestão dos Recursos Naturais), área científica (Geossistemas), pelo Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL) – setembro de 2006. Doutorando em Estudos Globais, pela Universidade Aberta, Portugal. Director-geral do Ambiente (2016-2020), Coordenador do Projecto Promoção de uma Agricultura Clima-Inteligente no Leste da Guiné-Bissau (até Fevereiro de 2020). Investigador em matéria Deteção Remota das Alterações do Coberto do solo, Cartografia da Vegetação, Sistemas de Informação Geográfica. Desempenhou a função do ministro do Ambiente e Biodiversidade, volta a ocupar a mesma pasta no executivo da iniciativa presidencial. 

Augusto Gomes

Ministro da Cultura, Juventude e Desportos

Nascido a 03 de janeiro de 1964 em Canchungo, região de Cacheu. Licenciado em direito pela Universidade Jean Piaget. Fez o curso médio do inglês no Centro de Formação Administrativa (CENFA). É técnico superior bancário, formado no Instituto de formação bancaria de Portugal em 1995/1997. Em 2000/2002, foi assessor principal do administrador provisório do Banco Internacional da Guiné-Bissau (BIGB). Em 2012 a 2014, desempenhou a função do diretor-geral da Presidência da República. Desempenhou a função de chefe de gabinete do ministro da Presidência do Conselho de Ministros desde junho de 2018 até a queda do governo de Aristides Gomes. Antes da remodelação do executivo, ocupava a pasta da Secretaria de Estado da Cooperação Internacional. Na remodelação governamental foi chamado para a pasta dos Transporte e Comunicação, depois demitido e nomeado para dirigir o ministério da Cultura, Juventude e Desportos e agora vai desempenhar a mesma função no governo da iniciativa presidencial. 


SECRETÁRIOS DE ESTADO:

Florentino Fernando Dias

Secretário de Estado da Presidência de Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares:

Nasceu a 06 de janeiro de 1983. Faz parte dos militantes dos libertadores apoiantes do Grupo de 15 deputados dissidentes da fileira do PAIGC e agora dirigente do MADEM-G15. Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Bissau, em 2007. Jurista e Advogado de Profissão. Membro Permanente e Fundador do Conselho do Trabalho e Diálogo Social da União Económica Monetária Oeste Africana (UEMOA). Membro e fundador do Instituto Politécnico Academus, ocupou a função do Secretário de Estado da Juventude e Desportos no governo de Aristides Gomes, entre 2017/2018. Ocupou a mesma função no executivo de Nuno Gomes Nabiam e na remodelação governamental foi chamado para a Secretaria de Estado da Presidência de Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares e vai ocupar a mesma função neste governo.

Salomé dos Santos Allouche

Secretária de Estado das Comunidades:

Salomé Augusta Lopes dos Santos Allouche nasceu a 11 de Dezembro de 1974, em Quinhamel, região de Biombo. Estudou na Escola C+S de Viena do Alentejo em Portugal. Fez a licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito de Bissau em 2009. Fez também o curso de Direito da Bioética da Medicina na Universidade de Lisboa (Faculdade de Direito). Participou no seminário nacional sobre Coordenação, Cooperação e trocas de informações entre ministério público, magistrados judiciais e as policiais em Bissau. Dirigente do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM), foi eleita deputada da Nação na 10ª legislatura. Ocupou a função de Secretária de Estado das Comunidades e volta ocupar a mesma função.

Ude Fati

Secretária de Estado da Cooperação Internacional

Udé Fati nasceu a 11 de Julho de 1976, em Bissau. Em 2001, licenciou-se em ciências económicas, concentração economia internacional pela Université de Québec à Montréal (UQAM), em Canada. Fez formação em Programa de Liderança Internacional para Visitantes externos (IVLP) do governo dos Estados Unidos de América. De 2018 à 2021, foi diretora e coordenadora ONG Voz di Paz, uma iniciativa para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau. Foi professora na Universidade Católica da Africa Ocidental (UCAO). Comentadora e analista de questões ligadas ao género e consolidação da paz em diferentes plataformas de comunicação, foi ponto focal New Deal para a Guiné-Bissau e Plataforma da Sociedade Civil para a Consolidação da Paz e Reforço do Estado. Ocupou a pasta de Secretaria de Estado da Cooperação Internacional e volta a ocupar a mesma pasta.

João Alberto Djata

Secretário de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais:

Nasceu a 22 de fevereiro de 1973, em São Domingos, região de Cacheu, norte do país. Licenciou-se na área de Gestão Económica pela Universidade Bourguiba de Dakar, em 2007. Mestre em Gestão Económica, na área de Banco – Seguros e Finanças. Dirigente do PRS e membro do Conselho Nacional e da Comissão Política Nacional, tendo sido eleito deputado da nação na décima legislatura. Professor universitário do Curso de Contabilidade Financeira na Universidade Lusófona da Guiné. Sócio e Diretor Administrativo da Empresa “West Africa Financial Consulting”. Consultor Independente nas áreas de economia, gestão, finanças e fiscalidade, foi Secretário de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais no executivo de Aristides Gomes e volta a ser chamado para desempenhar esta mesma função no governo da iniciativa presidencial.    

Ilídio Vieira Té

Secretário de Estado do Tesouro

Nasceu no dia 05 de maio de 1983. Licenciou-se em Direito Público, em 2007 e Mestrado em Direitos Humanos Interculturais e Desenvolvimento pela Universidade Pablo de Olavide (Espanha-Sevilha, em2009). Dirigente do Partido da Renovação Social. Foi diretor de Serviço da Organização Administrativa do Ministério da Função Pública. Diretor de Gabinete do ministro da Função Pública, Trabalho e Segurança Social. Secretário-geral do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Reforma Administrativa,e ntre 2018/2019. Secretário de Estado do Tesouro e vai continuar na mesma função no governo da iniciativa presidencial.

Mónica Buaró da Costa

Secretária de Estado de Plano e Integração Regional

Nasceu no dia 29 de outubro 1978, em Contuboel, regiao de Bafatá.  Tem Pós-graduação na Administração Pública- pelo INA- Instituto Nacional de Administração Pública (Portugal), em 2015. Funcionária da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau (ANP ). Foi secretária do 2º Secretário da ANP, em 2009. De 2013 a 2014 Expertise SARL-Consultora Associada para os domínios de estudos, diagnósticos e formações. Consultora do PNUD para a realização de estudo/pesquisa sobre o estado do serviço público em África SOPSA, de 2015/2016. Foi diretora-geral da Rádio Difusão Nacional (RDN). Foi diretora-geral da Descentralização Administrativa- Ministério da Administração Territorial. Secretaria de Estado do Plano e Integração Regional e continua na mesma função deste executivo.

Fernando Augusto Cabi

Secretário de Estado da Ordem Pública:

Indisponível!

Francelino Cunha

Secretário de Estado da Cultura

Nasceu no dia 15 de junho de 1965 na cidade de Bolama, região de Bolama Bijagós. Jornalista de formação. Tem licenciatura e mestrado em jornalismo pela Universidade Estatal de Veronej, República Federativa  da Rússia. Professor universitário e docente das cadeiras de jornalismo Radiofónico e Televisivo há vários anos na Universidade Amílcar Cabral (AC) e mais tarde na Universidade Lusófona da Guiné (ULG).  Na Televisão da Guiné-Bissau (TGB) é o local onde durante 20 anos consecutivos prestou serviços como jornalista. Ocupou o cargo do diretor de informação, diretor-geral e Presidente do Conselho de Administração, funções que exerceu até à sua nomeação ao cargo de Secretário de Estado da Cultura e vai continuar a exercer a mesma função no governo da iniciativa presidencial. 

Augusto Nhaga

Secretário de Estado dos Combatentes da Liberdade da Pátria

Nasceu em Bissalanca, Setor de Safim, Região de Biombo. Licenciado em Direito (Menção em Administração Pública), em 2009. Deputado da nação na VIª legislatura, 1999-2003. Membro da Comissão Especializada para os Assuntos Jurídicos, Constitucionais, Administração Pública e Direitos Humanos e membro da Comissão Ad-hoc para os Assuntos da Mulher e Criança. Em 2010, consultor para elaboração da lei de bases do Ambiente e do regulamento da Inspeção Ambiental e no mesmo ano consultor para finalização do projeto da lei de avaliação ambiental. No ano 2011, consultor para elaboração do regulamento do fundo para o ambiente.  Dirigente da Resistência da Guiné-Bissau – Movimento Bafatá. Secretário de Estado dos Combatentes da Liberdade da Pátria e reconduzido a ocupar mesma função neste executivo.

Fátima Mendes Alves Vieira

Secretária de Estado da Gestão Hospitalar:

Indisponível!

Agostinho Intante Djú

Secretário de Estado da Juventude e Formação Profissional:

Nasceu a 02 de maio de 1972 em Biombo, fez  os estudos primários em Biombo. É licenciado em Direito pela Universidade Lusófona. Funcionário do ministério da Justiça, Conservador/Notário de profissão. Fez pôs graduação em direito da Ohada. Dirigente da Resistência da Guiné-Bissau (Movimento Bafatá) e esta é a primeira vez que assume uma pasta governamental.

61.a SESSÃO ORDINÁRIA DA CONFERÊNCIA DOS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA CEDEAO. Acra, 3 de Julho

O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, General Úmaro Sissoco Embaló, chegou esta tarde a Acra, para participar na 61.a Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO.  

Esta Cimeira de Chefes de Estado e de Governo tem na agenda a nomeação da nova Comissão e Presidência da Conferência de Chefes de Estado.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Veja Também:

Acompanha o Chefe de Estado nesta missão a Ministra de Estado,  dos Negócios Estrangeiros,  Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Barbosa. Nesta sessão,  será apresentada a nova Presidência da Comissão e da Conferência de Chefes de Estado. 

Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau