29 de outubro de 2017

Artigo de reflexao - O PAIGC – ENTRE ESPADA E PAREDE

Adulai Djalo-Lai
17 de Maio de 2016

Sao multiplas e complexas as situacoes de inconforto nas quais podem ser confinadas individuos ou instituicoes, por azar do destino e/ou por culpa propria. Da independencia a esta data, o nosso glorioso partido, o PAIGC, continua a nao ter SORTE, (…). Sim, estou a falar de «SORTE».

Obviavente, o termo «SORTE», substantivo que pode significar destino ou acontecimento causal despido, filosoficamente falando, de qualquer tipo de justificacao racional, se encaixa perfeitamente no exercicio de analise daquilo que foi e pode ser o PAIGC (partido de Amilcar Cabral e de melhores filhos da Guine-Bissau e das Ilhas de Cabo-Verde).

Privado, pela morte natural e/ou pelos golpes tracoeiros, dos seus melhores cerebros e militantes de integridade impar ao longo dos anos e, como se nao bastasse, violado nos seus mais sagrados principios de unidade e luta, o PAIGC continua a ser alvo de golpes mesquinhos de seus sucessivos dirigentes que, temem em nao compreender a genese e a essencia do partido libertador do nosso povo das garras do colonizador dos mais retrogrados.

Com o devido respeito, nao sei quem seria capaz de explicar a incapacidade dos dirigentes do PAIGC em honrar os compromissos consagrados no seu programa maximo : A reconstrucao nacional… a melhoria do bem estar dos NOSSOS. Ja estamos a caminho de meio seculo de independencia politica!

Em Cabo-Verde, o PAIGC nao desapareceu, apenas nao se fala dele apos os acontecimentos do golpe de estado de 14 de novembro… «O raca tcheben» ressuscitara seguramente e tera, provavelmente, que salvar os nossos irmaos das Ilhas daqui a 50 anos se a conclusao de pesquisas cientificas no dominio climatico forem verificadas.

Gracas a contribuicao, incontestavel, de jovens caboverdianos e da elite guineense ai radicada e empenhados no trabalho serio de reconstrucao do pais-irmao (com indice de desenvolvimento aceitavel), podemos dizer que a luta valeu a pena e nos orgulhar da nossa gloriosa luta armada de libertacao das duas Nacoes desencadeada no territorio guineense e conduzida pelas Forcas Armadas Revolucionarias do Povo (FARP) – as quais somos gratos e rendemos eterna homenagem.

Nas ultimas decadas, em particular, nos ultimos meses, o PAIGC encontra-se mergulhado, mais uma vez, numa crise de lideranca gritante, sem precedente da historia da Guine-Bissau.

Triste e de constatar a incapacidade de gestao de coisas publica pelo gonverno saido das ultimas eleicoes. Eleicoes ganhas com maioria absoluta, mas, com resultados que nao dispensam decepcoes :
1) Um primeiro ministro que suscitava esperaca…, mas, que cedo decidiu em nao cooperar no combate a corrupcao;

2) Um primeiro ministro que reclamara a separacao de poderes, mas, incapaz de compreender e agir nos limites de poderes patentes na constituicao da Republica;

3) Um primeiro ministro que declara guerra contra tudo e todos;

4) Um primeiro ministro incapaz de compreender a dinamica e a correlacao de forcas no xadrez politico nacional e moldar o seu comportamento politico;

5) Um primeiro ministro que confunde a gestao de coisas publica com a natureza de gestao no quadro de empresas privadas;

6) Um primeiro ministro com grande dificiencia de conhecimento da cultura guineense e que apenas fala uma unica lingua da Guine-Bissau, o kriol.

Enfim, e por enquanto, um primeiro ministro cujo comportamento leva a crer que tem agido em conformidade com agenda estranha aos anseios do nosso povo e ao desenvolvimento almejado da tao amada Guine-Bissau.

Os acontecimentos das ultimas semanas forjam, sobremaneira, a nossa avaliacao negativa de gestao do atual governo do PAIGC. Apos a demissao do primeiro ministro saido das ultimas eleicoes ganhas pelo PAIGC, assistimos a uma serie de estratagemas da parte do mesmo visando a influenciar o governo do cota nos diferentes dossiers.

Humanamente, compreende-se! Todavia, quando e questao de gestao de coisas publica dum pais soberano, dificilmente podemos encontrar elementos para apoiar tais atitudes.

A escolha do cota foi uma das piores e infelizes decisao... Continuo em nao compreender como e que um homem de mais de oitenta anos aceita assumir tamanha responsabilidade no seculo atual!

O mais agravante e e continua a ser a participacao direta de alguns veteranos no embate politico actual. Esperavamos que constituissem uma reserva/retaguarda tanto no plano de experiencia politica assim como no do comportamento moral e de etica politico-partidario. Lamentavelmente!...

Dois discursos do Presidente sobre o estado da Nacao em menos de um mes e a consequente demissao do cota fez mexer a maquina da atual direcao do PAIGC (composta de clan de amigos, de familiares), a mesma que nao quis negociar, por nada deste mundo, com todos os atores da politica nacional que podiam ser considerados como parte da solucao da crise que assola o pais.

Nas ultimas 48 horas, curiosamente, foram selecionados quatro ou cinco nomes para candidato ao primeiro ministro em substituicao ao cota demitido a menos de dez dias. Tambem, ja esta aprovada uma nova ofensiva de alguns veterranos para incomodar o Presidente da Republica e confundir a opiniao publica Nacional e Internacional.

A atual direcao do PAIGC faz a promocao desesperada, com energia de desespero, para que seja desencadeada mecanismos para as eleicoes gerais sem constatar que ela se encontra desnorteada e sem rumo. Porque:

a) Antes das eleicoes gerais (nao importa quando sera), o PAIGC tem o dever moral de convocar o congresso para reunificar os militantes afim de maximizar a chance de ganhar as eleicoes. O partido esta atacado por dois virus extremamente virulentos: A MANIPULACAO E A PROMOCAO ENGANOSA. A direcao perdeu a credibilidade. Quando e assim, o lider tem que se demitir do seu cargo e convocar o congresso. UR-GEN-TIS-SI-MO!

b) Com o parlamento agonizante e com a perda de credibilidade do presidente do parlamento, o terreno e fertir para novas aliancas na qual a atual direcao do PAIGC nao tem lugar;

c) A disciplina partidaria do PRS (segunda forca politica nacional) nao deixa menor duvida sobre a capacidade de resposta deste partido aos desafios da atualidade polica nacional;

d) A selecao (cirurgical) dos 15 militantes expulsos, foi um tiro ao pe do lider atual do PAIGC. Ao partido foi privado o segundo e o terceiro vice-presidentes.

e) A teimosia em nao acatar conselhos (incondicionalmente) de militantes, amigos e colegas fez do lider do PAIGC orfelino politico sem conexao com a base alargada do partido;

f) A forma ambigua pela qual acatou o ultimo acordao do Supremo Tribunal de Justica da Guine-Bissau marca o inicio do fim da carreira politica (promissora) do atual lider do PAIGC. Com o poder nao se brinca!

g) Com a expulsao dos quinze e a incapacidade de compreensao da imprescindivel recuperacao dos mesmos no partido, coloca o PAIGC, todos os calculos feitos, no lugar de partido minoritario na Assembleia.

h) Com o exposto na alinea g, o PRS mais os 15 formam, sem sombra de duvidas, a nova maioria parlamentar capaz de oferecer uma estabilidade governativa a curto termo.

Mais uma vez, com eleicoes ganhas por maioria absoluta, o PAIGC e incapaz de dirigir o pais. Resta saber qual sera a capacidade da direcao do partido de justificar, perante o eleitorado guineense, a realidade atual sem falsas acusacoes e sem trasferir a culpa ao fulano e/ou ao bertrano.

Para concluir este breve artigo de reflexao, importa sublinhar que a direcao do PAIGC, ao everedar pela via de TUDO ou NADA nas suas aventuras, acabou por perder nao so a credibilidade de lideranca no partido assim como a possibilidade de criar sinergias para alavancar o desenvolvimento do pais, baseado em acoes pragmaticas tais como :
- A criacao de emprego para os jovens;
- A eletrificacao do pais;
- A restruturacao do aparelho de estado e a valorisacao dos nossos recursos humanos na vertente de participacao nos projetos portadores de riqueza e de esperaca a nossa geracao atual e vindoura, etc.

Quer queiramos quer nao, lamentavelmente, temos que admitir que o PAIGC (nosso patrimonio nacional) falhou e, consequentemente, encontra-se entre espada e parede. Salvacao : CONGRESSO!

Incombe ao presidente da Republica, ao abrigo das disposicoes constitucionais, tomar decisoes judiciosas que possam garantir o funcionamento harmonioso das nossas instituicoes republicanas. Senao, o senhor podera se encontrar em maus lencoes.

Alerta aos guineenses :
- QUANDO O PAIGC SOFRE DE CONSTIPACAO, O PAIS E ATACADO PELA GRIPE!

Bem haja a todos e continuacao de uma boa semana de trabalho!

Com a Guine-Bissau no coracao,

Adulai Djalo – Lai (Canada)
Montreal, 16 de maio 2016

A MONTANHA PARIU UM RATO


Por: Bambaram di Padida

 DSP e os 17 partidos corruptos que se juntaram na passada sexta-feira, 27 de Setembro 2017, num comício em Bissau, que supostamente era para ser um megacomício mas devido a fraca participação da população transformou-se num fracasso total, devem tirar as devidas ilações.

DSP ainda não percebeu que os tempos mudaram e as mentalidades das pessoas também mudaram, ou seja, ainda pensa que consegue manipular as mentes e arrastar multidões. O Fracasso do comício é um cartão vermelho ao chamado coletivo dos partidos políticos democráticos que desesperadamente tentou e tenta fazer marketing ao DSP, é um sinal e uma mensagem forte de que o povo não se revê nos ideais e política de terra queimada dessa escumalha. Portanto ainda é tempo de alguns deixarem a delinquência e anarquia, sobretudo o Nuno Nabiam que se deixou levar e comprar pela máfia lusófona que apoia DSP.


Nuno Gomes Nabiam, deveria distanciar-se dos gangters da CPLP e preparar-se para as próximas eleições, ainda não percebeu que está a ser usado como boca de aluguer (em troca de dinheiro?) para fortalecer DSP que está completamente acabado. Se o Dr. Kumba Ialá, estivesse vivo estaria dececionado com o Nuno Gomes Nabiam que resolveu se juntar a máfia. Cada vez que o Nuno Nabiam abre a boca é para atacar injustamente o JOMAV, sem apresentar propostas credíveis para o desenvolvimento do país, um líder assim não tem espaço na Guiné-Bissau.


Todos sabemos que os bons resultados que o governo liderado pelo Primeiro-Ministro Dinâmico, Umaro Sissocó Embaló, fruto de trabalho sério e competência da sua equipa, está a causar inveja, azia e inquietação a corja chamada coletivo dos partidos políticos democráticos e seus aliados externos principalmente os mafiosos da CPLP que apoiam cegamente o pseudolíder DSP, sabem que a dinâmica atual do país, ou seja, a estabilidade, o crescimento económico nunca antes visto, rasgados elogios do FMI, BM e demais instituições financeiras internacionais ao atual governo, é o fim do sonho de DSP chegar novamente ao cargo de Primeiro-Ministro para servir interesses externos, por isso, querem a todo custo criar caos, derramamento de sangue de forma a justificar a intervenção externa e consequentemente travar a atual dinâmica do país. Não permitiremos que isso aconteça.

Viva JOMAV!

Viva governo da Guiné-Bissau!

Abaixo delinquentes e anarquistas!  

GUINÉ BISSAU: LIDER DO PAIGC EM QUEDA LIVRE E ARRASTA COM ELE O PARTIDO PARA DESGRAÇA. PERSEGUIU E EXPULSOU OS MELHORES ACTIVISTAS DO PAIGC E RECUSA O CUMPRIMENTO DO ACORDO DE CONACRY QUE MANDA O RETORNO IMEDIATO E INCONDICIONAL DOS EXPULSOS, MAS DSP TEIMA EM NÃO RECEBER OS CAMARADAS... ASSIM VAI O LIDER INFANTIL DO PAIGC


DE FIASCO EM FIASCO, DSP E SUA COMPANY VÃO SENDO DESACREDITADOS E HUMILHADOS. AS POPULAÇÕES JÁ NÃO ATENDEM AOS SEUS CHAMAMENTOS. SEUS COMÍCIOS TÊM TIDO POUCA AFLUÊNCIA.

DSP, SABENDO QUE JÁ NÃO GOZA DE UM FORTE PRESTIGIO E QUE A SUA CREDIBILIDADE ESTÁ EM QUEDA LIVRE RESOLVE ASSOCIAR-SE A 17 PARTIDOS PARA SOMAR AUDIÊNCIA.


AFINAL, OS 17 PARTIDOS, CUJO NUMERO IMPRESSIONA QUALQUER ENTIDADE ESTRANGEIRA, CONTUDO, OS REPRESENTANTES DO P5 SABEM E BEM QUE AS BASES E OS POPULARES NÃO ESTÃO E NEM QUEREM SABER DO DSP E DA SUA GENTE. MOBILIZARAM ZONAS, ENVOLVENDO SOMAS CONSIDERÁVEIS E O RESULTADO É ZERO, SALVO ERRO 60 PESSOAS PARA O PRIMEIRO COMÍCIO DE CHÃO DE PAPEL-VARELA E CERCA DE 130 PESSOAS PARA O COMICIO DE LALA QUEMA. AO QUE CHEGOU O DSP?????!!!??????


UMA VERGONHA. ENTÃO, O PAIGC DE DSP E MAIS 17 PARTIDOS NÃO CONSEGUEM MOBILIZAR E ARRASTAR AS MASSAS?

QUE RAIO DE PARTIDO O PAIGC SE TORNOU NAS MÃOS DO DSP?

ONDE ESTÁ O VERDADEIRO PAIGC DE CABRAL A CADOGO JÚNIOR?

OS VETERANOS E ANTIGOS ALUNOS DA ESCOLA PILOTO VÃO FICAR A ESPERA PARA QUE ACONTEÇA A DESINTEGRAÇÃO DO PARTIDO HISTÓRICO E LIBERTADOR?

PORQUE LUTARAM E SE SACRIFICARAM OS NOSSOS HERÓIS E MÁRTIRES DA LUTA ARMADA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL?

PARA TER O PAIGC ENTREGUE A UM BANDO DE IRRESPONSÁVEIS, QUE NÃO PREOCUPAM COM A IMAGEM E O BOM NOME DO PARTIDO?

SERÁ QUE O PAIGC VAI CONTINUAR REFÉM E NAS MAS MÃOS DE AVENTUREIROS INFANTIS E GANANCIOSOS, QUE SE INSTALARAM NA CUPULA DO PAIGC PARA SE SERVIREM DA IMAGEM E DO BOM NOME DO PAIGC, MESMO SEM PODEREM MANTER AS BASES DO PARTIDO?

NA EVENTUALIDADE DAS ELEIÇÕES DENTRO DE SEIS MESES O PAIGC, SEM OS SEUS MOTORES, DINAMIZADORES E IMPULSIONADORES OU SEM O GRUPO 15 PODERÁ GALVANIZAR-SE PARA AS NOVAS VITÓRIAS?

QUE CARGA DE ÓDIO E DE RAIVA PODERÁ LEVAR DSP A DESTRUIR O PARTIDO, PERSEGUINDO E EXPULSANDO SEUS MELHORES ACTIVISTAS E GALVANIZADORES DAS MASSAS?

DE FACTO, É CASO PARA SE QUESTIONAR:
PARA ONDE SE CAMINHA O PAIGC SEM O GRUPO DE 15 MOTORES E MÁQUINAS DO PARTIDO?

SALVEM O PAIGC ANTES QUE SE FAÇA TARDE!


É MA PARTIDU DI CABRAL NA SUFRI TCHIU NA MON DI DOMINGOS SIMÕES PEREIRA!!!!!????

Publicada por Ditadura do Progresso à(s) 22:05:00

FAZEM MOBILIZAÇÃO DE MILHÕES E SÓ CONSEGUEM REUNIR MENOS DE 100 PESSOAS PARA O COMICIO DE ONTEM. É MA DSP NHANI NA TCHOM DI GUINÉ. DOMINGOS NA BRINCA KU PAIGC I NA DANA PARTIDO GARANDIS DI PAIGC SINTA É CALA BOCA IÉM...!!!!???


O NOME DE NUNO NA BIAM SÓ IMPRESSIONA O DSP, QUE AO LONGO DOS ÚLTIMOS TEMPOS TEM ALUGADO A BOCA DO NUNO BIANDA. ESTE SENHOR GARANDI CANDJA I CANTINFLAS DA POLITICA GUINEENSE, DE REPENTE SE ARMA EM POLITICO, SÓ PORQUE O LÍDER KUMBA YALÁ NA ULTIMA FASE DA SUA VIDA VOLTOU SEUS OLHOS PARA ELE, NUMA ALTURA EM QUE ESTAVA DE COSTAS VIRADAS COM O PRS.

DE REPENTE NUNO BIANDA PENSOU QUE ELE VIGARISTA, MALANDRO E BURLÃO É TAMBÉM GENTE. UM VIGARISTA E LUMPEN ESCROQUES DA SOCIEDADE, QUE SÓ SABE VIVER INTRIGANDO OU PRESTANDO SERVIÇOS A TROCO DA SUA PRÓPRIA ALMA.

POR ESTA ALTURA, SE NÃO FOSSE PELA CONTENÇÃO DO PRESIDENTE JOMAV, QUE SEMPRE OLHA PELA ESTABILIZAÇÃO DESTA SOCIEDADE AS AUTORIDADES DE ESTADO TERIAM JÁ DETIDO ESTE DRAMA HUMANO E JOQUETE NAS MÃOS DI NHA DJINTIS DO DSP..

SINCERAMENTE, QUANDO OUVIMOS ANUNCIAR QUE O PAIGC, ALA DO DSP, SE IRIA JUNTAR COM 17 PARTIDOS PENSEI LOGO QUE TALVEZ SERIA ALGO PROVEITOSO PARA A DEMOCRACIA. CONTUDO, QUANDO OUVI CITAR O NOME DO PARTIDO DE NUNO BIANDA BURLÃO E VIGARISTA, VI LOGO QUE ESTA UNIÃO OU AGRUPAMENTO SERIA UM NADO MORTO.

COMO IMAGINAR PESOS EM TONELAGENS DE UM AGRUPAMENTO DE 17  CATCHUS DJAMBAS? ÉS 17 PARTIDOS TUDU DJUNTOS I SUMA PESO DI 17 DJAMBÁS, KU TA LEBI-KÓF.

ESTE GRUPO DE PARTIDO QUE SE ASSOCIARAM, FEITO BANDO DE CRIMES ORGANIZADOS NÃO CONSEGUEM TODOS JUNTOS MOBILIZAR ESTE POVO, DEVIDO A ONDA DE DESCREDITO DO DSP, AGNELO REGALA, IDRISSA "CAPITÃO DJON BACAR DJALÓ, QUE TEM SIDO UM FALADOR INCONTROLÁVEL, FAZENDO FUGAS DE TODOS OS PLANO ESTRATÉGICOS. DE UM AGRUPAMENTO DE BANDIDOS NÃO SE PODE ESPERAR BOA COISA.


PARA JÁ FOI UM FIASCO AUTÊNTICO O COMÍCIO DE ONTEM, PORQUE QUANDO É O PRÓPRIO PAIGC A QUERER USAR GRUPO DE PARTIDOS PARA SUA  MOBILIZAÇÃO E COMBATE POLITICO AINDA TUDO MUDA DE COR PARA CINZENTO E SEM BRILHO.

ÉH, MA PAIGC FUNGULI TIP, NA MOM DI DOMINGOS SIMÕES PEREIRA.

BÔ SALVA ÉS PARTIDO DE HISTÓRIA DI GUINÉ DI MOM DI ÉS LIDER INFANTIL.

DOMINGOS SÓ DANA DINHEROS DJUNTADOS, PABIA I TENÊ BARRIGA LARGO.

Publicada por Ditadura do Progresso à(s) 17:03:00