quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Guiné-Bissau: Missão da CPLP diz existirem condições para eleição presidencial com normalidade

O chefe da missão de observação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para as presidenciais da Guiné-Bissau, Oldemiro Balói, disse hoje que estão criadas as condições para que o escrutínio de domingo decorra com normalidade.


“Tudo leva a crer que as condições estão criadas para que o processo eleitoral decorra normalmente. Agora vamos ver qual será o nível de participação da população e gostaríamos que não houvesse abstenção, é bom que nunca se desista, e o resto iremos acompanhar”, afirmou o antigo chefe da diplomacia moçambicano.

Oldemiro Balói, que falava no final de um encontro com a Comissão Nacional de Eleições guineense, disse que a missão inclui 23 observadores eleitorais, que vão estar presentes em todo o território guineense com exceção do arquipélago dos Bijagós.

O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros moçambicano salientou também que, apesar de o processo político na Guiné-Bissau ser caracterizado por “alguma turbulência”, é de “saudar o facto de os ditames da democracia continuarem bem vivos”.

A Guiné-Bissau realiza eleições presidenciais no domingo.

Mais de 700.000 eleitores vão escolher entre 12 candidatos o próximo chefe de Estado do país.

Além da CPLP, as eleições presidenciais de domingo vão também contar com 60 observadores da União Africana, 60 da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental e 47 dos Estados Unidos da América.

África 21 Digital com Lusa

Em Indena, povo de Canhabaque recebe com alegria o próximo Presidente da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira!



Domingos Simões Pereira em São João de Bolama. Acompanhe em Directo!



DSP Presidente 

CHEFE DO ESTADO MAIOR DAS FORÇAS ARMADAS REAFIRMA DISTANCIAMENTO DOS MILITARES NO PROCESSO POLÍTICO

O chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas reafirma o distanciamento dos militares no processo político do país para garantir a paz e a tranquilidade.

Biaguê Nantan fez a promessa esta manhã (20/11) durante encontro com a direcção da Rede Nacional das Associações Juvenis (RENAJ), que lhe homenageou pela postura demostrada ao longo dos anos da crise política institucional pelas forças armadas.

“Vou continuar a garantir-vos que já temos a paz na Guiné-Bissau, as chefias militares estão unanime de que a paz tem que prevalecer, políticos, não queremos aproximar deles, se não somos forte íamos a guerra a dias, mas garanto-vos que as forças armadas não vão entrar em nenhuma briga, vamos simplesmente proteger o nosso território”, garantiu para depois repudiar a vinda dos militares da CEDEAO. “ Não, nós temos a capacidade de defender o nosso território e o governo tem que criar-nos as condições no sentido de continuarmos a defender o nosso território”.    

Segundo Nantan “a instabilidade militar que o país conheceu ao longo dos anos não ajudou o país e, já é chegado a hora de manter silêncio para ajudar o povo sobretudo os jovens, porque se mantemos sempre em instabilidade, os mais prejudicados serão os jovens, porque não vão ter tempo de estudar e formar, isto pode ser a pior coisa que podemos ter no país” reconheceu.

O líder militar exortou por outro lado a classe juvenil no sentido de unirem, “porque o país está a caminhar para uma separação “perigosa”. “ Vocês os jovens, têm que aconselhar os vossos colegas para uma unidade forte, estamos a caminhar para uma separação perigosa, mas, muito perigosa”

Entretanto, em relação à distinção, o presidente da Rede Nacional das Associações Juvenil, Seco Duarte Nhaga, justificou o gesto com a autonomização dos jovens que o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas tem realizado ao longo dos 5 anos.

Por: Braima Sigá

Radiosolmansi

KA BOH PIRGUIÇA, BOH OBI VÍDEO


Abel Djassi

P5 CONVIDA ACTORES POLÍTICOS A MANTER CLIMA PACÍFICO ATÉ AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

O conselheiro político e diplomático da missão de CEDEAO no país convidou esta quarta-feira a todos os actores políticos a continuar a manter o clima pacífico a pouco dias da realização das eleições presidenciais.

Emmanuel Ohin que falava em nome do grupo P5 (da comunidade internacional) após encontro com Cipriano Cassama diz ainda que a organização que representa constatou com satisfação que a campanha e processo eleitoral decorrem num clima normal.

“ Nós fizemos em conjunto o ponto de situação dos preparativos para as eleições a poucos dias da realização das presidenciais. Quando digo nós, estou a referir ao grupo P5 representados pelas Nações Unidas, União Europeia, CEDEAO, CPLP e a União Africana. Estamos aqui para fazer o ponto de situação e constatamos com satisfação que a campanha eleitoral decorre muito bem e o processo eleitoral avança muito bem e recebemos a garantia que as eleições terão lugar no dia 24 de Novembro como previsto”, diz para depois realçar que “ o presidente de assembleia partilhou connosco alguma preocupação e estamos aqui para convidar todos os actores políticos a continuar a manter o clima pacífico como se faz habitualmente aqui na Guiné-Bissau”.

De igual modo, o presidente de Assembleia Nacional Popular recebeu a comunidade religiosa que a saída, o porta-voz padre Keilandio Djaquité sublinhou que o encontro teve a ver com vários aspectos do país sem mencionar quais aspectos.

“ Acabamos agora uma reunião com o presidente do parlamento. Vamos concertar para depois emitir um comunicado sobre esse encontro. Debruçamos sobre vários aspectos do país, mas não posso mencioná-los aqui e agora”, referiu.

Esses encontros decorreram há três dias para ida as urnas para a escolha de um novo presidente da República.

Ainda, para o escrutínio, a CPLP já enviou para o país a sua equipa de observadores eleitorais.

Por: Nautaran Marcos Có

radiosolmansi

O CANDIDATO DO #POVO VISITOU A ESCOLA DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE BOLAMA. ESTA TARDE. VIVA JOMAV.



Junior Gagigo 

Madem Pirada - Caro, irmão guineense, a minha preocupação é que até agora CNE não publicou os cadernos eleitorais. Estamos há cinco dias para eleição. Quando o vai fazer? Como? Isso é preocupante. É preciso uma pressão. Onde estão os candidatos? Não estão a ver que o pior está para vir? Esta é a hora de produzir um aviso para a comunidade internacional, alertando das possíveis anomalias fraudulentas.








Viva Madem
Viva Democracia
Viva povo de Guine Bissau.

Fonte: Madem Pirada

«COMUNICADO» EMBAIXADA DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU EM FRANÇA



Fonte: conosaba.blogspot

Geny Fernandes Mane - No sufri Tio NANTOY na continua 😂😂😂😂😂😂😂😂😂vizinho tchora By:CNE maina




Geny Fernandes Mane

Conselheiro do PR da Guiné-Bissau detido no Brasil por suspeitas de organização criminosa

Um conselheiro do Presidente da Guiné-Bissau e mais três pessoas foram hoje detidos no Brasil, por suspeitas de organização criminosa, de acordo com a justiça brasileira.



Segundo a decisão do juiz Og Fernandes, do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), "o plano criminoso parece ter sido idealizado por Adailton Maturino dos Santos”, o conselheiro do chefe de Estado guineense, e está sustentado na “atuação de advogados e funcionários do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia”.

Estes atuavam num “gigantesco processo de 'grilagem' na região do oeste baiano, com o uso de laranjas [testas-de-ferro] e empresas para dissimulação dos ganhos ilicitamente auferidos".

A ‘grilagem’ é, no Brasil, a falsificação de documentos para ilegalmente tomar posse de terras devolutas ou de terceiros.

O magistrado judicial diz ainda, citando o Ministério Público (MP) brasileiro na sua decisão, datada de 30 de outubro último, que a área territorial alvo de ‘grilagem’ supera os 800 mil hectares.

Além de Maturino dos Santos, foram igualmente detidos os advogados Antônio Roque do Nascimento Neves e Márcio Duarte Miranda, além de Geciane Souza Maturino dos Santos, também ela advogada e mulher do conselheiro do chefe de Estado.

Segundo informação dada à Lusa pela Embaixada da Guiné-Bissau no Brasil no mês passado, Adailton Maturino dos Santos é diplomata e conselheiro especial do Presidente da República daquele país africano, José Mário Vaz.

Contudo, o magistrado Og Fernandes nega que o guineense exerça cargos diplomáticos no país sul-americano.

Maturino dos Santos "apresenta-se falsamente como cônsul da Guiné-Bissau, como juiz aposentado e como mediador, além de ser apontado como juiz arbitral pela esposa sem que, na verdade, tenha exercido ou possua qualificação profissional para exercer qualquer dessas funções e cargos", frisou o juiz.

"O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informa que o Governo brasileiro não autorizou, em qualquer momento, a designação de Adailton e Geciane como agentes diplomáticos ou consulares da Guiné-Bissau, sendo falsas as informações enviadas pela embaixada" do país africano, acrescentou o tribunal, que cita o executivo do Brasil.

Segundo a assessoria de imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, recentemente a Presidência daquele país africano pediu a atribuição de um passaporte diplomático a Adailton Maturino dos Santos, na qualidade de "Conselheiro de Estado". Porém, o pedido foi negado pela própria ministra dos Negócios Estrangeiros guineense.

O STJ analisou também as movimentações bancárias de Adailton Maturino dos Santos, tendo concluído que o guineense tem cerca de 15,5 milhões de reais (3,34 milhões de euros) sem origem ou destino definidos.

O tribunal diz ainda que o casal guineense "tem tentado promover a transferência de variados veículos de alto luxo para a Embaixada da Guiné-Bissau, com o claro intuito de blindagem [proteção] patrimonial".

"Como já está amplamente demonstrado, são gravíssimos os delitos apurados neste inquérito, de entre eles, corrupção passiva e ativa, formação de organização criminosa, e até mesmo possíveis assassinatos, delitos estes que se alongam no tempo e comprometem a credibilidade do poder judiciário, assim como o direito à propriedade privada", indicou o juiz, justificando a medida de prisão temporária pelo prazo de cinco dias.

O esquema de ‘grilagem’ de terras investigado pela Polícia Federal e pelo MP, alegadamente liderado pelo guineense, levou também ao afastamento de quatro desembargadores do Tribunal de Justiça baiano e dois juízes da primeira instância. Entre os desembargadores afastados, está o presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Gesivaldo Nascimento Britto.

Os investigadores suspeitam que os seis juízes e desembargadores integrem uma organização criminosa composta por advogados e produtores rurais que atuavam na venda de decisões para legitimar a venda ilícita de terras no oeste do estado da Bahia.

Fonte: LUSA

Foto: Papa Jomav

Aliu Cande

DOKA INTERNACIONAL ESTA EM LIBERDADE, ACOMPANHA TODO SOBRE O SEU SEQUESTRO PELA POLÍCIA JUDICIÁRIA GUINEENSE

Em nosso país, temos essas três indescritíveis coisas preciosas: a liberdade de expressão, a liberdade de consciência e prudência de nunca praticar nenhuma delas.


Nha Mantenhas di solidariedadi pa nó combatente Doka

Fonte: Rei David

........ PORTUGAL VS POVO GUINEENSE .......

Por Amadu Ula Embaló

... PORTUGAL NÃO CESOU A SUA LUTA CONTRA HUMILDE POVO GUINEENSE, PORTUGAL NÃO PERDUOU AINDA GUINÉ-BISSAU, CONTINUA O ODIO DE PORTUGAL CONTRA A GUINÉ-BISSAU, PORTUGAL AINDA PRETENDE VINGAR O POVO GUINEENSE...

... MAIS TUDO ISSO, ELES MONTARAM UMA NOVA ESTRATEGIA, DE COLOCAR SEUS MARIONETES NA LIDERANÇA DO PAIGC O PARTIDO QUE LHES EXPULSOU DA GUINÉ-BISSAU E COLABORAR COM ESTES MARIONETES PARA SEMEAR CAOS NA GUINÉ-BISSAU...

... ESSA SEMANA O GOVERNO PORTUGUES ENCONTROU SECRETAMENTE COM OS ALTOS MEMBROS DO EX-GOVERNO LIDERADO POR ARISCOCA NUM DOS HOTEIS EM DAKAR, AFIM DE ROUBAREM AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS AO FAVOR DO LIDERZINHO VAZIO DO PAIGC, VIOLANDO LOGO A VERDADE, A DECISÃO E A VONTADE DO POVO GUINEENSE O QUE COMPLICARÁ SITUAÇÃO POLITICA GUINEENSE APÓS AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS... MA BÓ KANA SAFA!!

... SI FALADU HOMIS KA MANCIA, I PAKA KIL FRAKUS RAIBA, MA I SIBIDU KUMA HOMIS MANCIA ... SISSOCO EMBALÓ I MINDJOR!!...

... POVO UNIDO NUNCA SERÁ VENCIDO ...
... SALVAR A GUINÉ-BISSAU É VOTAR NO SISSOCO EMBALÓ ...
..... ESTAMOS A TRABALHAR .....

Ilhas Bijagos. - A noite de esperança nas ilhas Bijagos, José Mário Vaz Canditado di Paz às eleições presidenciais está com seu povo de ilhas face à ação caça votos.




Santos Gomes 

Caloria Humano em Bissau ontem no Bairro de ajuda - Viva o General de povo



Viva o General de povo 
Viva Madem 
Viva Juventude 
Viva Muadem
Movimento Apoio A Futura Primeira Dama Dinisia R.Embalo

LEI ELEITORAL PARA PRESIDENTE DA REPUBLICA E ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR














Fonte: faladepapagaio.blogspot.com

É MUITO LAMENTAVEL DE VER OS JOVENS NESSA SITUAÇÃO ANORMAL😭




Niwton Mendes

GUINÉ-BISSAU: MADEM G-15 ALEGA QUE NÃO ACEITARÁ RESULTADOS ELEITORAIS “FABRICADO” PELO EXECUTIVO


O líder do Movimento para a Alternância Democrática da Guiné-Bissau (Madem-G15), Braima Camará, alertou à Comunidade Internacional, nomeadamente o P5, que o seu partido não aceitará qualquer resultado das eleições presidenciais “fabricado” pelo Primeiro-Ministro guineense, Aristides Gomes, para eleger Domingos Simões Pereira como Chefe de Estado, no dia 24 de novembro próximo.

“Na qualidade do líder da oposição guineense, vamos alertar à Comunidade Internacional, o chamado P5 e ao governo, na pessoa do chefe do governo, que vai organizar as eleições presidenciais, que o nosso partido nao aceitará qualquer tentativas de fraude eleitoral para eleger o candidato do PAIGC, Domingos Simões Pereira”, argumentou Braima Camara.

Camará falava esta terça-feira, 19 de novembro de 2019, à margem da cerimónia da apresentação do manifesto eleitoral do candidato apoio pelo Madem G-15, Umaro Sissoco Embaló, num dos hotéis da capital Bissau.

Perante centenas de apoiantes do partido, Braima Camará exigiu a Comissão Nacional de Eleições (CNE) a respeitar as leis eleitorais em vigor no país, com vista a fixação das listas dos potenciais eleitores do dia 24 de novembro.

Segundo líder do Madem G-15, houve um encontro no Ministério do Interior com a presença do presidente da CNE, José Pedro Sambú, com intuito de fabricar boletins de votos com vista a alargar mesas eleitoras no dia das eleições presidenciais.

Durante a sua explanação, Braima Camara afirma que o seu partido está vigilante e espera que seja utilizado os mesmos cadernos eleitorais das legislativas no dia 24 de novembro.

Na sua longa intervenção, tanto o candidato às presidenciais, Umaro Sissoco Embaló, como o líder do partido fizeram duras críticas ao Primeiro-Ministro, Aristides Gomes e Domingos Simões Pereira, líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

De referir que no mês passado, a CNE anunciou que os cadernos eleitorais utilizados nas legislativas de 10 de Março são os que vão ser usados nas eleições presidenciais, marcadas para 24 de Novembro.

A decisão foi tomada numa reunião do plenário da CNE, que tinha como um dos pontos de agenda a adoção do caderno eleitoral em conformidade com a recomendação da comunidade internacional.

A Guiné-Bissau realiza eleições presidenciais em 24 de Novembro e a segunda volta, caso seja necessária, está marcada para 29 de Dezembro.

Por: AC

radiojovem.info

Últimas Horas - PJ DA GUINÉ-BISSAU SÃO RICOS E MIMADOS DIZ BASTONÁRIO DA ORDEM DOS ADVOGADOS Dr. BASÍLIO SANCA


Bastonário da ordem dos advogados da Guiné-Bissau Dr. Basílio Sanca deu hoje a conferência de imprensa na sede da ordem dos advogados em Bissau, Basílio Sanca trazia duras criticas contra PJ ( Polícia Judiciária) referente a detenção do cidadão Doka Internacional pela PJ na semana passada em Bissau.

Para Basílio Sanca, PJ ( Polícia Judiciária) está abusar de poder, incompetências no trabalho ricos e mimados, e ostentando com vida de luxo, ainda Sanca diz que agentes da PJ ( Polícia Judiciária) têm que ser inspecionados, se isso for todos vão para rua declarou Sanca, ainda foi muito mais longe dizendo que elementos da PJ (Polícia Judiciária) são mal formados sem conhecer as leis e as regras.

Como é possível elementos da PJ impedir advogado ter acesso ao seu cliente? É só incompetentes não conhecem as leis, não conhecem as regras, elementos da PJ (Polícia Judiciária) ficam ricos na custa de violação de direitos de cidadãos, diz Dr. Basílio Sanca Bastonário da Ordem dos advogados da Guiné-Bissau.

Bastonário da Ordem dos advogados da Guiné-Bissau diz que a situação de apreensão de Doka Internacional é grave no ponto de vista processual, que nenhum cidadão pode ser preso na rua sem mandato de detenção, diz que há normas processuais para isso, também que para ter acesso a domicilio (casa) de Doka Internacional tinha que haver um mandato de busca e apreensão, mas isso não foi constatado por parte da PJ e violaram a casa do Doka Internacional.

De recordar que Doka Internacional foi libertado ontem pela PJ sem uma explicação de motivo da sua detenção, e sem saber quem mandou deter-lo.

Por Vozdipovo Guigui

O Democrata Osvaldo Osvaldo was live



O Democrata Osvaldo Osvaldo