sexta-feira, 12 de maio de 2023

Rússia acusa EUA de subornar TPI para ordenar prisão de Putin

© Lusa

POR LUSA   12/05/23 

O vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitri Medvedev, acusou hoje os Estados Unidos de subornarem o Tribunal Penal Internacional (TPI) para ordenar a prisão do presidente russo, Vladimir Putin.

"Lembro que este ano o orçamento daquele tribunal especial aumentou em 24 milhões de euros. Pode ser interpretado como quiser, mas em essência parece um suborno das autoridades dos EUA", disse Dmitri Medvedev num discurso no Fórum Jurídico Internacional de São Petersburgo.

O ex-presidente russo enfatizou que esse suborno visaria promover "casos anti-russos ligados ao conflito na Ucrânia".

O mandado de prisão "é, claro, demonstrativo e absurdo, até doloroso. Mas, infelizmente, tem certas consequências", disse.

Dmitri Medvedev enfatizou que o sistema jurídico internacional começou a ruir com a criação, em 1993, do tribunal penal internacional para a ex-Jugoslávia em Haia.

"Precisamente a partir desse período, a fé na justiça internacional foi seriamente abalada e começou a morrer", defendeu.

Dmitri Medvedev denunciou que as instituições internacionais têm sido substituídas por organismos que cumprem a vontade de vários países, aludindo aos EUA, não fazendo sentido à Rússia continuar a pertencer a essas organizações.

"Se as convenções internacionais não forem aplicadas e as decisões dos tribunais reconhecidas pelos países não forem cumpridas, então a artilharia funciona e até os mísseis hipersónicos voam", afirmou.


Leia Também: Rússia antecipa contraofensiva e retira civis

NIGÉRIA: Grupo de nigerianos pede ao Supremo que impeça posse do novo presidente

© Getty Images

POR LUSA  12/05/23 

Um grupo de nigerianos entregou no Supremo Tribunal Federal um pedido para que impeça a posse do Presidente eleito do país e prolongue o mandado do atual titular do cargo, segundo documentos judiciais hoje divulgados.

Cinco nigerianos fizeram o pedido ao Supremo Tribunal em Abuja, argumentando que o Presidente eleito, Bola Tinubu, foi ilegalmente declarado vencedor das eleições presidenciais de 25 de fevereiro e, portanto, não deveria ser empossado no cargo em 29 de maio.

A petição está entre os vários desafios à vitória do partido no poder, e levantou preocupações sobre uma possível crise constitucional no país da África Ocidental, caso o Presidente Muhammadu Buhari permaneça no cargo até que o caso seja decidido.

O advogado dos queixosos, Chuks Nwachuku, disse que a declaração de Tinubu como Presidente eleito é inconstitucional porque não conseguiu obter pelo menos 25% dos votos expressos em Abuja, capital da Nigéria.

Para ser eleito Presidente, a Constituição nigeriana exige que um candidato obtenha o maior número de votos em geral e não menos de um quarto dos votos em cada um de pelo menos dois terços dos 36 estados do país e em Abuja.

A interpretação desta disposição constitucional continua a ser objeto de debate na Nigéria.

"Não pode haver juramento de quem não cumpriu as disposições da Constituição. Estamos a pedir que o Presidente permaneça no cargo até que a questão da sucessão seja resolvida", frisou Nwachuku à agência Associated Press.

Os dois principais partidos da oposição da Nigéria contestaram anteriormente a vitória presidencial do partido All Progressives Congress alegando que os resultados eleitorais foram fraudulentos.

Embora não se esperasse que o desafio eleitoral da oposição impedisse a posse de Tinubu, analistas advertiram que estender o mandato de Buhari poderia criar uma crise num país, com um histórico de longo regime militar e violência eleitoral.


Leia Também: Morreram 15 crianças e 25 estão desaparecidas após naufrágio na Nigéria

VISITA DE ESTADO A GUINÉ-BISSAU DE SUA EXCELÊNCIA NANA ADDO DANKWA AKUFO-ADDO, PRESIDENTE DA REPÚBLICA DO GHANA A 14 A 16 DE MAIO


Sobe para 179 os corpos de elementos de seita que morreram no Quénia

© Lusa

POR LUSA  12/05/23 

O número de alegados membros de uma seita cristã que jejuou até à morte no Quénia para se encontrar com Jesus Cristo subiu para 179, depois de as autoridades terem encontrado mais 29 corpos, informou a polícia.

Segundo o comissário da polícia regional da costa do Quénia, Rhoda Onyancha, os novos corpos foram enterrados na floresta de Shakahola, no condado costeiro de Kilifi, onde prosseguem as escavações e as investigações.

A polícia está também a tentar localizar 609 pessoas desaparecidas, disse Onyancha, embora não seja claro se todos os casos estão relacionados com o culto.

O número de pessoas resgatadas com vida continua a ser de 72.

Quase todos os mortos do chamado "massacre de Shakahola" foram exumados de sepulturas e valas comuns encontradas na floresta, com exceção de alguns que morreram no hospital em estado grave.

As autópsias efetuadas a mais de uma centena de corpos revelaram que, embora todos apresentassem sinais de fome, os corpos de pelo menos três menores e de um adulto apresentavam também vestígios de estrangulamento e sufocação.

As primeiras investigações policiais sugerem ainda que os fiéis foram forçados a continuar o jejum, mesmo que quisessem abandoná-lo.

Na quarta-feira, o tribunal de Shanzu, na cidade costeira de Mombaça, ordenou que a detenção do líder da seita que alegadamente persuadiu as vítimas a jejuar, o pastor Paul Mackenzie Nthenge, juntamente com a sua mulher e outros 16 suspeitos, fosse prorrogada por 30 dias (a contar desde 03 de maio).

Em 02 de maio, Nthenge e os outros detidos foram libertados pelo tribunal da cidade costeira de Malindi, depois de a acusação ter afirmado que tencionava apresentar acusações de terrorismo contra eles, o que o tribunal declarou não ter competência para fazer.

No entanto, o pastor e os seus correligionários foram detidos minutos depois e levados para o tribunal de Shanzu, a cerca de 120 quilómetros de distância, onde a polícia pediu, sem sucesso, autorização para os deter por mais 90 dias.

Hoje, o Presidente do Quénia, William Ruto, nomeou uma comissão de inquérito presidida pela juíza Jessie Lesiit para investigar os acontecimentos e determinar qualquer negligência administrativa ou de segurança que possa ter ocorrido.

Nthenge, que se encontra sob custódia policial desde 14 de abril, dirige a Igreja Internacional da Boa Nova. Ex-taxista, o pastor foi preso em março passado depois de ter sido acusado da morte de duas crianças em circunstâncias semelhantes, mas foi libertado sob fiança.


Exército ucraniano reclama avanços e massacre de russos em Bakhmut

© Reuters

POR LUSA  12/05/23 

O porta-voz das forças armadas ucranianas no leste do país, Serhii Cherevaty, afirmou hoje que as forças russas estão exaustas e foram massacradas na cidade de Bakhmut nas últimas horas.

"Só no último dia houve 40 combates, e como resultado 190 ocupantes morreram, 244 ficaram feridos e outros 15 foram capturados", disse Cherevaty ao serviço noticioso de televisão nacional.

O porta-voz também mencionou a destruição de três tanques e cinco depósitos de munição russos na área.

"Isso indica que a nossa operação continua com sucesso", disse Cherevaty, acrescentando que o grupo mercenário russo Wagner, que liderou os ataques russos a Bakhmut, no leste do país e cenário da mais longa batalha na Ucrânia, "não cumpriu nenhum dos seus prazos".

Segundo o porta-voz, que destacou a baixa motivação das tropas russas, a campanha de Moscovo na cidade está a ser afetada pela substituição dos mercenários de Wagner por unidades do exército regular russo com pouca vontade de combater.

Cherevaty também disse que as forças ucranianas empurraram as forças russas para trás a uma distância estimada entre 250 metros e um quilómetro e meio.

Horas antes, a vice-ministra da Defesa ucraniana, Hanna Malyar, afirmara que as tropas ucranianas haviam forçado o recuo dos russos em dois na área de Bakhmut.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou até agora a fuga de mais de 14,7 milhões de pessoas -- 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 8,2 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Pelo menos 18 milhões de ucranianos precisam de ajuda humanitária e 9,3 milhões necessitam de ajuda alimentar e alojamento.

A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra, que hoje entrou no seu 441.º dia, 8.791 civis mortos e 14.815 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.


 Leia Também: "Os ocupantes já estão internamente preparados para a derrota"


Leia Também: Contra-ataque ucraniano em Bakhmut foi "bem-sucedido": major-general Vítor Viana


INAUGURAÇÃO DA SEDE DA EMPRESA QUIPUX BISSAU NA AVENIDA DOS COMBATENTES DA LIBERDADE DE PÁTRIA NO CRUZAMENTO DE GUIMETAL.


Operação Osvaldo Vieira: Toda cobertura sobre a chegada do coordenador Nacional amanhã é conosco.

 Equipes Responsáveis pela Comunicação e imagens do Madem-G15.👇

Com Nickson Mendonça Da Silva 

JORNADAS DA JUVENTUDE DE MADEM G15

Lançamos hoje a jornada da Juventude do MADEM-G15.  Que terá diferentes temáticas: conferência, exposição, música, desporto e a culinária!

A Jornada da Juventude do Juadem, fez a abertura do desporto com a modalidade de futebol com a presença do ex- jogador, Abel Xavier. O evento teve lugar, pelas 16h do dia 12 de maio, no estádio Lino Correia e, foi prestigiado com a presença do Presidente da República, Umaro Sissoco Embalo e o Ministro das Obras Públicas, Fidelis Forbs.




Com Estamos a TrabalharR Kelly Queba Sané Malafi Camara