10 de julho de 2013

Conferência sobre direitos humanos decorre em Bissau

Bissau é durante três dias palco da Conferencia Nacional sobre a Impunidade, Justiça e os Direitos Humanos.

Guiné-Bissau-União Europeia dá primeiro apoio de 110 mil euros para eleições


Bissau - A União Europeia vai disponibilizar de imediato 72 milhões de francos (110 mil euros) como primeiro apoio para a preparação das eleições de Novembro na Guiné-Bissau, foi anunciado terça-feira na capital guineense. 
 
De acordo com a representação da União Europeia em Bissau, esse primeiro apoio técnico é proveniente do Projecto de Apoio aos Ciclos Eleitorais nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste (PROPALOP-TL), que é financiado pela União Europeia e executado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
 
Esse primeiro apoio destina-se à formação intensiva dos membros do secretariado da Comissão Nacional de Eleições (CNE), a realização de um seminário sobre organização de operações eleitorais, formação sobre administração eleitoral, recenseamento e educação cívica (destinada à imprensa, organizações da sociedade civil e partidos), e apoio à campanha de sensibilização sobre o recenseamento eleitoral. 
 
"A União Europeia confirma o seu compromisso com a paz, a democracia e o Estado de direito na Guiné-Bissau e apela às instituições, partidos políticos e cidadãos para que as eleições decorram num clima de liberdade, de transparência e de tranquilidade", diz a representação em comunicado.
 
Na sequência de um golpe de Estado a 12 de Abril do ano passado e de um período de transição, as eleições gerais (presidenciais e legislativas) na Guiné-Bissau estão marcadas para dia 24 de Novembro.
 
A União Europeia mas também outras instituições, como as Nações Unidas, têm prometido que apoiarão a realização das eleições. 
 
A CNE da Guiné-Bissau já estimou em 5,6 milhões de euros o montante necessário para realizar as eleições, sem incluir o recenseamento eleitoral.


AP

Embaixador americano visita a Guiné-Bissau

Embaixador Lewis Lukens

O embaixador dos Estados Unidos na Guiné-Bissau, mas com residência em Dacar, Lewis Lukens, garantiu hoje, que existe uma boa relação entre os dois países e que Washington vai continuar a apoiar o desenvolvimento do país.

http://www.portugues.rfi.fr/africa/20130709-eua-vao-continuar-apoiar-guine-bissau