domingo, 29 de janeiro de 2023

Hoje, deu-se início da 1ª conferência internacional da MUADEM-G15, sob o lema : “ Enaltecer e aumentar a visibilidade da mulher guineense na política guineense “.

Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15

Com a presença de conferencistas internacionais e nacionais fez-se uma sala composta e, expectante para fazer fluir a sinergia do conhecimento. Com a destinta presença do Coordenador Nacional do MADEM-G15, senhor Braima Camará que fez a abertura do evento com um discurso caloroso, inclusivo e bastante promissor para as eleições que se avizinham para junho de 2023.


 O painel de abertura foi composto pelas digníssimas senhoras Adja Satu Camara, vice-Presidente da ANP da Guiné-Bissau, Vice-Presidente do Parlamento CEDEAO e, 1ª Vice-Coordenadora do MADEM-G15, Anita Djalo Sani, Coordenadora do MUADEM-G15 e, Suzi Carla Barbosa, Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidade e Presidente da Comissão Organizadora da 1ª Conferência Internacional do MUADEM-G15.

  O momento de trabalhos ficou reservado só e, apenas para as mulheres, um evento pioneiro no que concerne ao conceito de reflexão da mulher na sociedade, sob o lema “ Enaltecer e aumentar visibilidade da mulher guineense na política “.



1.ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DAS MULHERES PARA ALTERNÂNCIA DEMOCRÁTICA (MUADEM) - PARTE 5

Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15 

HWPL Comunicado de imprensa : 1ª Convenção Nacional de Paz Realizada para Promover a Unidade nacional


CIDADE DE PASAY—A 1ª Convenção Nacional de Paz foi realizada em 25 de janeiro de 2023 com o tema "Uma Nação Unida pela Paz, Futuro Unido: A Paz está Aqui", o evento, que contou com a presença de mais de 1.500 defensores da paz para construir um roteiro holístico para a obtenção da unidade nacional através da paz, em consonância com a agenda do Governo Marcos.

O Dr. Ronald Adamat, Comissário da Comissão de Educação Superior (CHED) e Presidente Fundador de Voluntários pela Paz (VIP), liderou o evento. 

"Queremos que a paz prevaleça em nosso país. Queremos que a paz seja a língua que todos nós falaremos e que todos os filipinos e cidadãos de todo o mundo entenderão. Hoje, vamos declarar uma pandemia de paz. Espalhemos a paz a todos, para que vivamos e gozemos da paz, não da paz obtida com a morte", disse o Dr. Adamat.

O Dr. Adamat é o primeiro filipino a receber o prestigiado Prêmio Mahatma MK Gandhi da Paz Não-Violenta, concedido no ano passado em reconhecimento à sua contribuição para a construção da paz por meio do ensino superior

O presidente Lee Man-hee da Cultura Celestial, Paz Mundial, Restauração da Luz (HWPL), um veterano da guerra coreana de 92 anos também participou do evento. 

"A construção da paz em Mindanao após o conflito está se tornando conhecida mundialmente. É o evento de transformar a morte em vida pela paz. Começando com Mindanao e as Filipinas, quando nos unirmos em amor, a paz virá ao nosso mundo. Por esta razão, todos nas Filipinas devem se unir e trabalhar juntos como mensageiros da paz", disse o presidente Lee.

Os dois defensores da paz se encontraram pela primeira vez em 2017 durante a Cúpula Mundial da Paz da HWPL, realizada na Coreia do Sul. Como expressão de seu compromisso compartilhado com a promoção da paz, CHED e HWPL assinaram um Memorando de Acordo (MOA) em 2018 para integrar a educação da paz nos currículos do ensino superior. 

A convenção teve início com a primeira sessão plenária, seguida de sessões paralelas à tarde. As sessões paralelas foram conduzidas separadamente para cinco grupos setoriais – legisladores e organizações não-governamentais, academia e jovens, grupos religiosos e étnicos, mulheres e mídia. Cada sessão elaborou uma resolução que continha sua solidariedade com os esforços de construção da paz dos organizadores.

As cinco resoluções foram consolidadas durante a segunda sessão plenária para pedir que o presidente Bongbong Marcos proclame o dia 24 de janeiro como "Dia Nacional da Paz" ou "Dia da Trégua".

A data, 24 de janeiro, foi proposta em comemoração a um acordo de paz liderado por civis assinado na cidade de General Santos em 2014 para promover a reconciliação entre as comunidades locais. Este acordo foi proposto pelo presidente Lee da HWPL para mediar entre o conflito existente em Mindanao na época. A data foi mais tarde declarada como "Dia da Paz HWPL" pelo então governador de Maguindanao, Toto Mangudadatu, em 2015, e pelo ministro-chefe da BARMM e presidente da MILF, Ahod Ebrahim, em 2016

Os organizadores acreditam que a declaração de um Dia Nacional da Paz servirá como o mecanismo pelo qual, todos os anos, as atividades relacionadas à paz serão observadas e celebradas em todo o país.

HWPL Press NS

1.ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DAS MULHERES PARA ALTERNÂNCIA DEMOCRÁTICA (MUADEM) - PARTE 4


  • 1.ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DAS MULHERES PARA ALTERNÂNCIA DEMOCRÁTICA (MUADEM) - PARTE 3


  • 1.ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DAS MULHERES PARA ALTERNÂNCIA DEMOCRÁTICA (MUADEM) - PARTE 2


  • 1.ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DAS MULHERES PARA ALTERNÂNCIA DEMOCRÁTICA (MUADEM) - PARTE 1

Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15


GUERRA NA UCRÂNIA: Kremlin diz que Putin está disponível para conversar com Scholz

© Reuters

POR LUSA   29/01/23 

O Kremlin disse hoje que Vladimir Putin continua aberto a contactos com o homólogo alemão, Olaf Scholz, na sequência das declarações do chanceler alemão que se mostrou disponível para voltar a falar telefonicamente com o líder russo.

"Putin tem estado e continua aberto a contactos", disse o porta-voz do Presidencial russo, Dmitry Peskov, citado pela agência de notícias espanhola EFE, acrescentando que até ao momento, não foram agendadas quaisquer conversações com Scholz.

A última conversa entre os dois líderes ocorreu há quase dois meses, a 02 de dezembro de 2022, numa conversa telefónica que durou cerca de uma hora, tempo que terá servido para Scholz pedir a Putin uma solução diplomática para a situação na Ucrânia e que retirasse as tropas daquele país, informou Berlim na ocasião.

Já Moscovo relatou que Putin chamou a atenção de Scholz para a política "destrutiva" do Ocidente, por estar a "armar" a Ucrânia e a treinar os seus militares, fazendo com que Kiev desistisse da ideia de negociar com Moscovo.

Numa entrevista publicada hoje num jornal alemão, o chanceler disse que continuaria a manter abertas as linhas de comunicação com o Presidente russo, defendendo a necessidade de manter o diálogo, apesar de reconhecer o pouco sucesso das conversações com o líder russo.

Apesar de não terem sido num "tom indelicado", Scholz disse que mostravam a intenção "inaceitável" de Putin de incorporar à força partes da Ucrânia na Rússia.

Na entrevista, Scholz disse que essas conversas serviam também para discutir questões específicas, tais como a exportação de cereais ucranianos ou a segurança da central nuclear de Zaporijia.


Leia Também: Adolescente russa enfrenta pena de prisão por criticar invasão da Ucrânia

Zelensky pede “sistema de mísseis relevante” para travar "terrorismo russo" na Ucrânia


SIC Notícias  29/01/23

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pede o envio de mísseis de longe alcance, na mesma semana em que vários países prometeram o envio de mais de 300 tanques.

A Rússia estará a preparar uma nova onda de ataques para o final de fevereiro, altura em que é assinalado um ano de guerra na Ucrânia. O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, diz que só através da força se consegue travar o avanço das tropas russas.

Na habitual declaração do país, Zelensky insiste que a Ucrânia precisa rapidamente de mísseis de longo alcance para travar a ofensiva russa no país.

“A Ucrânia precisa de mísseis de longo alcance... para que os invasores não consigam destruir cidades ucranianas com lança-mísseis posicionados longe da linha da frente”, defende.

O chefe de Estado ucraniano afirma que a Ucrânia precisa do míssil ATACMS, de fabrico norte-americano, que tem um alcance de 297 quilómetros. Esta é uma arma que os Estados Unidos da América se têm recusado a fornecer, até agora.

Esta semana, vários países prometeram o envio de mais de 300 tanques. Os países que estão a apoiar a Ucrânia estão ainda em conversações para acelerar a entrega de mísseis de longo alcance e de aeronaves militares.

O reforço não deverá chegar a tempo da nova onda de ataques.


Leia Também:  Novos tanques para Ucrânia: um pesadelo? Para quem?

Guerra na Ucrânia? "Podia resolver isso em 24 horas", afirma Trump... Donald Trump reiterou que o conflito "nunca teria acontecido" se fosse presidente dos EUA.

© Scott Eisen/Getty Images

Notícias ao Minuto  29/01/23 

O ex-presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump reiterou, no sábado, que a invasão russa da Ucrânia “nunca teria acontecido” se ainda estivesse na Casa Branca e que poderia resolver o conflito “em 24 horas”.

As declarações foram proferidas no lançamento da sua campanha eleitoral para as presidenciais de 2024, em Colúmbia, no estado da Carolina do Sul.

“Eu já vos disse antes, [isto] nunca teria acontecido com a Rússia”, referiu Trump no seu discurso, acrescentando que o presidente russo, Vladimir Putin, “nunca teria entrado” na Ucrânia se fosse ele o líder norte-americano.

“E mesmo agora eu podia resolver isso em 24 horas. É tão horrível o que aconteceu. Essas cidades estão demolidas agora”, frisou.

Esta não é a primeira vez que Trump afirma que teria conseguido evitar o conflito. Em abril, em entrevista ao programa ‘Piers Morgan Uncensored’, o republicano revelou que ameaçou Putin “como ele nunca foi ameaçado antes”. “Temos uma guerra que nunca teria acontecido se eu fosse presidente”, frisou.

O milionário considerou ainda que o “mundo ficará em pedaços” devido à gestão de Joe Biden, atual presidente dos EUA, e de outros líderes mundiais no conflito entre a Ucrânia e a Rússia. 

“Há um monte de gente estúpida a liderar”, disse Trump, que acrescentou que se os líderes mundiais “não forem inteligentes, podemos acabar numa guerra nuclear”.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que cerca de sete mil civis morreram e mais de 11 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.


Leia Também: Fábrica de defesa iraniana alvo de ataque de drones. Aparelhos abatidos

Abertura solene da 1° Conferência Internacional de MUADEM.

A conferência é subordinado ao lema " Enaltecer e aumentar a visibilidade da mulher guineense na política".

Evento decorre em Bissau de 29 a 30 de janeiro de ano em curso.

Radio TV Bantaba