domingo, 3 de janeiro de 2021

A IGNORÂNCIA POLITIZADA NA GUINÉ-BISSAU....Jorge Herbert

Por:  Gustavo Carona  26 de Outubro de 2020,
"Ignorância sobre a doença é a única coisa que vai matar mais que a própria doença" LUSA/RODRIGO ANTUNES

Por Jorge Herbert

A IGNORÂNCIA POLITIZADA NA GUINÉ-BISSAU...

Este artigo do meu colega Gustavo Carina serve também aos meus conterrâneos guineenses que tudo politizam e tentam desacreditar quando não vem do seu lado político, mesmo vindo do lado da ciência...

Na minha Guiné-Bissau, COVID começou por “não existir” e, segundo a lógica dos PAIGCistas, os primeiros doentes positivos foram inventados pelo governo para angariar financiamentos externos! Isso vindo de pessoas que se autoproclamavam como os mais inteligentes do país! Depois veio o questionamento da razão de, caso existirem esses doentes, porque não estavam internados e isolados da população, mesmo contra as evidências e recomendações internacionais de que os positivos asintomáticos ou com doença ligeira deveriam ser confinados no próprio domicílio. Como se não bastasse, houve os que enveredaram pela exigência de ventiladores, quando o país nas suas quatro décadas e meia de vida independente, nunca havia criado condições para ter o fornecimento seguro e continuo de Oxigénio, quanto mais uma verdadeira Unidade de Cuidados Intensivos ou até investir em formar um único médico ou enfermeira especialistas em Medicina Intensiva! Tudo isso, meus caros, de gentes que se autoproclamavam e ainda autoproclamam-se os mais inteligentes da praça de Bissau e arredores!

Depois de tudo isso, começaram a surgir os sintomáticos e algumas mortes, instalou-se o pânico e crenças em tudo o que se diz por aí tratar Coronavirus, inclusive um chá importado de Madagáscar!

Mas, conforme já tinha eu previsto, o impacto desta pandemia na Guiné-Bissau não teve o impacto que teve no continente europeu e americano, não só pelas características da nossa população que já havia referido, como também é evidente que testamos menos e documentamos as verdadeiras causas da morte...

Hoje, estamos na fase em que o guineense comum acredita que já não há COVID na Guiné-Bissau (“i kaba dja”), mas interrogam-se do porquê de todos os dias morrer alguém conhecido e jovem na Guiné-Bissau!

Ou aprendamos a ouvir e respeitar os que se debruçam profissionalmente sobre cada assunto da nossa vida coletiva e deixemos de politizar tudo, ou continuaremos todos metidos num comboio a alta velocidade, em direção ao caos...

Jorge Herbert

Meses após ser mãe, Nicki Minaj mostra primeiras imagens do filho

© Getty Images

Notícias ao Minuto  03/01/21

A cantora surpreendeu os fãs ao mostrar pela primeira vez o bebé.

Depois de ter sido mãe há cerca de três meses,Nicki Minajdecidiu começar o ano de 2021 com uma partilha muito especial. Pela primeira vez, a cantora mostrou aos fãs o filho.

No Instagram, Nickipartilhou algumas imagens do bebé, referindo que o menino foi o "melhor de 2020".




"#PapaBearmuito obrigada por me teres escolhidopara ser tua mãe. Desejo-vos um feliz ano novo. Obrigada pelo vosso amor e apoio ao longo desta caminhada. Significou muito para mim. Ser mãe é de longe o trabalho mais gratificante que já tive. Envio amor para todas as mães super-heroínas. Um grande abraço a todas as mulheres que estiveram grávidas nesta épocadesafiadora", escreveu na legenda das imagens que pode ver na galeria.

Recorde-se que a criança é fruto do casamento da artista comKenneth Petty.

Leia Também: Nicki Minaj partilha detalhes do parto e diz que amamentar é "doloroso"

Não se trata de ódio ou rancoroso mas sim, trata-se deles compreenderem da gravidade do mal que têm causado ao país, uso do bem público para ganhar as eleições, isso é, egoísmo psicológico, por isso merecem sentença individual....O Democrata Osvaldo Osvaldo

Fonte: O Democrata Osvaldo Osvaldo

É bom lembrar de que, sempre tenho firmeza em minhas atitudes e persistência em meus ideais, peço desculpas para quem não me conpreeder e ao mesmo tempo peço perdão para continuar a defender as minhas convicções.

As circunstâncias e o acaso lhes proporciona a chance de serem aprisionados dentro das regras e normas jurídicas, sob a Ordem do Estado e a Constituição da República, na minha mente o povo aguarda ansiosamente esses homens por trás das grades. A questão é, a onde anda o Geraldo Martins o economista da quadrilha?

Não se trata de ódio ou rancoroso mas sim, trata-se deles compreenderem da gravidade do mal que têm causado ao país, uso do bem público para ganhar as eleições, isso é, egoísmo psicológico, por isso merecem sentença individual.

Se esses homens não foram julgados e condenados pelo governo que representavam e, que ao meu ver há provas categóricas inegáveis perante julgamento da lei, é imperativo motivar a desobediência civil e assaltar todos os presídios do país com objetivo de libertar todos os presos, um país a margem da lei. 


Um Governo que alugou todos os hotéis nas regiões do país no período eleitoral!

Um Governo que tem ligação com FAMILIA ZAMBRANISTA!

Um governo que não pagou o ex presidente da República Dr José Mário Vaz salário! 

Um Governo que tem feito uma campanha eleitoral milionária!  

Um Governo que alugou um avião para levar materiais para campanha eleitoral pela primeira vez na história! 

Um Governo que não pagou salários completo aos funcionários públicos na altura ! 

Se esses homens não foram presos nas próximas eleições se tiveram o voto maioritário é provável que, vão fazer o possível. 

Afirma o Democrata em ação.

Bola Na Bantaba


1-Futebol Nacional;
-Entrevista com presidente de Futebol clube de Quinará (TiTe)  ( Bandjai Queba Indjai);
-Bobo Baldé director executivo de Academia de Valusa.
- Retrospectiva e expectativa do ano.