terça-feira, 6 de novembro de 2018

Grupo espanhol adquire CICER, única cervejeira da Guiné-Bissau

O grupo espanhol Santy vai investir 25 milhões de euros na reconstrução da CICER, única cervejeira da Guiné-Bissau, mas inativa desde a década de 1990, que adquiriu em 2016, anunciou hoje o administrador do grupo, Santiago Hanna.

O grupo espanhol pretende recuperar a CICER, voltar a produzir a própria cerveja, o Djumbai, para os mercados guineenses e de países vizinhos, assinalou Hanna, que referiu que as obras da recuperação da cervejeira arrancaram na semana passada.

Além da cerveja Djumbai - a única marca guineense - a CICER passará a produzir água, refrigerantes e sumos, afirmou ainda Santiago Hanna.

O administrador da Santy notou igualmente que o seu grupo já investiu na Guiné-Bissau cerca de 160 milhões de euros, nomeadamente na construção do "único hotel verdadeiramente cinco estrelas", uma fábrica da transformação da amêndoa do caju, sendo a única certificada para exportar o produto para Europa e Estados Unidos da América.

O grupo, que está na Guiné-Bissau há quatro anos, também possui uma pedreira, assinalou Santiago Hanna, que quer ajudar no desenvolvimento do país africano.

No total, a Santy dá emprego direto a cerca de 600 pessoas, disse.

"O grupo não vai desistir da Guiné-Bissau, porque quer ajudar a desenvolver" o país, disse o administrador, quando procedia ao balanço do primeiro fórum de negócios entre empresários guineenses e espanhóis, organizado entre 01 a 03 deste mês, em Bissau, sob o patrocínio da Santy.


Segundo Santiago Hanna, várias empresas espanholas querem apostar no mercado da Guiné-Bissau, que consideram o "último segredo do Atlântico", nos setores do turismo, energia, indústria, entre outras áreas.

DN.PT

Assunto: Remessa de nota de protesto



Dauda Sanó

ELEIÇÕES: Alta tensão em Conacri ?

Alta tensão na embaixada da Guiné-Bissau em Conakry. Brigada do GTAPE em confronto com o embaixador Muntaga Djalo.

Na base da disputa, apurou o DC, está uma ordem dada pelo embaixador ao guarda, para impedir a entrada dos membros da brigada no recinto da Embaixada, obrigando estes a forçarem a entrada no recinto, onde se encontram neste momento em plena discussão. A seguir no DC. 

Fonte: ditaduraeconsenso

C O N V O C A T Ó R I A

O PRESIDENTE DO PARTIDO DA RENOVACAO SOCIAL SR. ALBERTO MBUNHE NAMBEIA, CONVOCA COM CARACTER DE URGENCIA A REUNIAO DA COMISSAO POLITICA NACIONAL, A TER LUGAR NESTA QUARTA- FEIRA DIA 07 DE NOVEMBRO DE 2018 NO HOTEL CEIBA, AS 09 HORAS.

DEVIDO A IMPORTANCIA DE QUE A MESMA SE REVESTE, TORNA- SE INDISPENSAVEL A PRESENCA DE TODOS OS MEMBROS DO REFERIDO ORGÃO.

BISSAU, 06 DE NOVEMBRO DE 2018.

SR. ALBERTO MBUNHE NAMBEIA
O PRESIDENTE




Prs Bissau 

CEDEAO PERDEU COM O NORTE

Se não vejamos esses pontos : 

1. E atrevimento dizerem decisão da cimeira de chefes de Estado 
Ao que chegamos face a um Presidente eleito democraticamente? 

2 . Dia 17 ANP e Governo caducam e depois como será?

3 Sem ANP e sem duas partes do Acordo de Conacry no Governo como será?

4. Como é que vai-se aumentar a transparência do processo se não se respeitam os prazos legais, designadamente, o prazo das reclamações ate a fixação definitiva das listas, o prazo de 60 dias para a apresentação das candidaturas que inclui os 30 dias de não alteração das listas e os 21 dias de campanha eleitoral?

5. Quais os mecanismos de acompanhamento do processo que foram criados, por forma a garantir a participação de todos os partidos políticos legalizados no processo de seguimento? 

Temos que ser realistas e objectivos, não existem condições para a realização de eleições legislativas no que resta do ano. Pelo menos se pensa que as mesmas devem ser justas e transparentes. 

Portanto, o presidente da república deve esperar até dia 18 e derrubar esse governo convocando eleições gerais e não será o CEDEAO como vem atrevendo. 

Definitivamente à CEDEAO perdeu o rumo.


Fonte: Estamos a Trabalhar