sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Rússia queima 10 milhões por dia de gás que poderia enviar para a Europa

© Getty Images

Por LUSA  26/08/22 

A Rússia está a queimar cerca de 10 milhões de euros por dia de gás que poderia ser enviado para a Europa através do gasoduto Nord Stream 1, revela um relatório da consultora Rystad Energy.

Imagens de satélite da central de gás natural de Portovaya, perto da fronteira da Rússia com a Finlândia, mostram níveis elevados de calor desde 11 de julho que os especialistas dizem ser o rasto da queima desse hidrocarboneto.

A situação foi verificada depois de cidadãos finlandeses terem começado a vislumbrar, há algumas semanas, grandes focos de chama no horizonte, detalha a consultora, que alerta que as queimadas representam um "desastre ambiental", ao emitirem cerca de 9.000 toneladas de CO2 para a atmosfera todos os dias.

"O volume exato de combustão é difícil de quantificar, mas acredita-se que seja de cerca de 4,34 milhões de metros cúbicos (de gás) por dia", disse hoje à Efe Sindre Knutsson, analista chefe dos mercados de gás da Rystad Energy.

Os especialistas admitem que a queima de gás esteja "ligada a testes pré-operacionais em Portovaya", mas sublinham que as suas descobertas "levam a muitas questões sobre as intenções da Rússia", uma vez que este cenário coincide com uma queda de 77% nas exportações russas de gás para a Europa.

"Embora as razões exatas para a queima sejam desconhecidas, o volume, as emissões e a localização são uma lembrança visível do domínio da Rússia sobre os mercados energéticos da Europa", sublinhou Knutsson.

A queda da oferta e os receios de cortes ainda maiores neste inverno levaram Bruxelas a instar todos os 27 países membros da União Europeia a reduzirem o consumo de gás até março de 2023 para tentarem garantir que as reservas serão suficientes.

A central de Portovaya é uma instalação de liquefação que está a ser construída pela Gazprom a noroeste de São Petersburgo. Antes da invasão russa da Ucrânia, o seu objetivo era exportar gás russo para a Europa.

"Os focos de chama em Portovaya começaram em 11 de julho de 2022, data em que a Gazprom iniciou a manutenção do Nord Stream 1, e continuaram apesar de as operações terem sido parcialmente retomadas em 21 de julho", refere o relatório.

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez declarações na quinta-feira vangloriando-se pelo aumento das receitas do petróleo e gás no orçamento do seu governo, apesar das sanções ocidentais decretadas devido à invasão da Ucrânia, lançada há seis meses.

Os preços da energia na Europa subiram de tal forma desde o inicio da intervenção militar, que Moscovo ganha agora mais 89% do que há um ano para exportar hidrocarbonetos para a UE, apesar de vender um menor volume - menos 15% - de combustíveis.

Isto mesmo depois de Putin ter cortado o gás, total ou parcialmente, a doze Estados-membros e ter reduzido para 20% da sua capacidade o fluxo de combustível através do gasoduto Nord Stream para a Alemanha, alegando "razões técnicas".

O bloco da UE gasta atualmente cerca de 13.916 milhões de euros por mês para comprar carvão, petróleo e gás a Moscovo, em comparação com a média mensal de 7.330 milhões que pagava há um ano, quando os preços já começavam a disparar devido ao aumento da procura mundial com a recuperação económica após a pandemia.

O embargo parcial ao petróleo russo - com algumas exceções - na União Europeia (UE) não entrou ainda em vigor, o que afetará 90% do petróleo bruto que chega da Rússia a partir de janeiro de 2023.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU E PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DA CONFERÊNCIA DOS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA CEDEAO PRESENTE NA CAPITAL TUNISINA PARA TOMAR PARTE NO TICAD-8

 

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

8ª Conferência Internacional de Tóquio sobre Desenvolvimento em África vai apoiar a cooperação económica Japão-África

O Grupo Banco Africano de Desenvolvimento desempenhará um papel fundamental na oitava edição da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento em África (TICAD) que terá lugar na capital tunisina, Tunes, este ano com o Japão - um parceiro de desenvolvimento de longa data da África – a continua a usar o seu peso económico para fomentar o progresso do continente.

De 27 a 28 de agosto, a TICAD8 reunirá delegados de todo o continente, incluindo o Grupo Banco Africano de Desenvolvimento.

Espera-se que o Japão ofereça mais apoio para reforçar o desenvolvimento das infraestruturas de comunicação no continente e para ajudar a abordar a segurança alimentar. Através da cooperação contínua com o Japão, o Banco Africano de Desenvolvimento continua a promover um crescimento forte, inclusivo e sustentável em África.

O evento é coorganizado pelo governo japonês, o Gabinete do Conselheiro Especial das Nações Unidas para África, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a Comissão da União Africana, e o Banco Mundial.

O Grupo Banco Africano de Desenvolvimento está a coorganizar vários eventos oficiais paralelos durante a TICAD8, alguns dos quais serão virtuais. Todos os principais eventos da TICAD8 serão realizados em reuniões presenciais.

O Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina, fará uma declaração durante o plenário do TICAD8 sobre Economia. Adesina proferirá também a internveção de abertura no Fórum de Negócios TICAD8.

O Dr. Adesina reunir-se-á com altos dirigentes do governo japonês, líderes africanos e participantes empresariais. As discussões irão abranger oportunidades de parceria para aumentar o apoio à transformação de África, num contexto de reconstrução melhorada a seguir à pandemia de Covid-19.

O governo japonês e o Grupo Banco Africano de Desenvolvimento gozam de uma relação privilegiada. O Japão é um dos maiores contribuintes para a instituição. Participou recentemente na 15ª reconstituição do Fundo Africano de Desenvolvimento, o braço de empréstimo concessional do Grupo Banco, e no 7º Aumento Geral de Capital do Banco Africano de Desenvolvimento.

O Japão e o Banco Africano de Desenvolvimento lideraram a iniciativa ‘Enhanced Private Sector Assistance for Africa’ (EPSA). É a maior e mais antiga parceria bilateral que o Grupo Banco Africano de Desenvolvimento tem com qualquer um dos seus países membros. As quatro componentes desta assistência são: cofinanciamento acelerado; empréstimos não soberanos; o Fundo de Assistência ao Setor Privado Africano, e o programa de Financiamento do Investimento do Setor Privado. Estas quatro componentes apoiam a implementação da estratégia de desenvolvimento do setor privado do Banco Africano de Desenvolvimento.

A iniciativa EPSA foi implementada com sucesso em três fases, a partir de 2007. Ao longo dos anos, o Grupo Banco Africano de Desenvolvimento e o Japão - através da Agência Japonesa de Cooperação Internacional - contribuíram com aproximadamente 5,2 mil milhões de dólares para investimentos em operações soberanas e operações não soberanas. Também investiram 86,9 milhões de dólares em assistência técnica e reforço de capacitação. A quinta fase da EPSA está a ser negociada e será anunciada durante a TICAD8.

O Grupo Banco Africano de Desenvolvimento promove agendas de desenvolvimento alinhadas com o governo japonês para facilitar a segurança alimentar, alterações climáticas, saúde, digitalização e gestão da dívida em toda a África.

11ª REUNIÃO DE MINISTROS DO TURISMO DA CPLP... Ministros da CPLP desafiados a criar roteiro turístico para “potencializar” recursos.

Ministério do Turismo e Artesanato  Bissau: 26 de Agosto de 2022.

Fernando Vaz, ministro do Turismo e Artesanato e porta-voz do Governo da Guiné-Bissau, assinalou  a  relevância da reunião de Luanda para o seu país e para a comunidade defendendo a "livre circulação de turistas neste espaço comunitário".

"A nossa proposta vai ser bem clara e pensamos que a questão da mobilidade faz com que o turismo entre nós e as ligações, que são de séculos, se cimente mais e que se proporcione com mais facilidade", realçou.

O turismo na Guiné-Bissau, que está em processo de retoma e de criação de infraestruturas para catapultar a ativida- de após perdas de 100% originada pela pandemia, contribui anualmente com 2,7% para o PIB, perspetivando alargar para 25%.

TURIMAGAZINE - Maio de 2022.
//BDS.

CEDEAO : Deputados do parlamento da organização recomendam aos Governos a declaração da segurança alimentar como “emergência nacional”


Bissau, 26 Ago 22(ANG) – Os deputados do Parlamento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental(CEDEAO), recomendam aos Governos dos Estados membros para declararem a segurança alimentar como “emergência nacional”.

A recomendação consta nas resoluções finais da Reunião Deslocada da Comissão Mista para Agricultura, Ambiente, Recursos Naturais, Infraestruturas, Energia, Minas, Industria e Sector Privado do Parlamento da CEDEAO, que decorreu, em Bissau, entre os dias 23 e 26 do corrente mês, sob o lema”Um olhar crítico sobre a Política Ambiental e Estratégia Climática da CEDEAO: juntamente com a Revisão Bienal da Agricultura, Segurança Alimentar e Nutricional nos Estados Membros”.

Estes parlamentares da sub-região recomendaram ainda à Comissão da CEDEAO para trabalhar com os Governos nacionais para a mobilização de fundos, visando a criação de Banco de Desenvolvimento Agrícola para a concepção de  créditos aos agricultores.

Pediram a elaboração de uma estratégia inovadora de mobilização de fundos para a implementação de  iniciativas que garantem  uma produção agrícola sustentável.

Solicitaram pesquisas e investimentos para o desenvolvimento de  fontes alternativas de energia, como gás, a energia solar e outros materiais biodegradáveis para o uso na cozinha, tendo em conta que o abate de árvores para o uso como lenha e carvão vegetal está a esgotar os recursos florestais na sub-região.

Os deputados recomendam a mobilização do sector privado dos respectivos países e investidores externos para investirem nos programas e projetos sobre mudanças climáticas.

O encontro de Bissau recomendou ainda que os deputados defendessem e monitorizassem a implementação integral   do protocolo sobre a livre circulação de pessoas, bens e serviços nas fronteiras de todos os países membros.

À Comissão Mista cujos trabalhos se encerraram esta sexta-feira foi recomendada a adopção como lema da próxima reunião: “Livre circulação e comércio de produtos agrícolas e alimentares através das fronteiras dos Estados membros”.

Refere-se que o comércio de produtos agrícolas e alimentares nas fronteiras dos estados membros constitui 45 por cento da insegurança alimentar na sub-região.

  ANG/ÂC//SG

PAIGC_Bolom Conté em conferência de imprensa.


Leia Também: 

 JORNAL ODEMOCRATA  26/08/2022  

Bolom Conté, militante em litígio com o  seu partido, Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), acusou o presidente   dessa formação  política de tentar subordiná-lo através da sua esposa, numa reunião que seria a sós, mas  que acabaria por envolver a sua mulher como mediadora.

Em conferência de imprensa realizada esta sexta-feira, 26 de agosto de 2022, para reagir às acusações do partido de que foi vítima, Bolom Conté disse  estar disposto a reconciliar-se com o PAIGC, desde que  o partido aceite deixar cair o Guião e respeitar os estatutos, nomeadamente a realização das conferências de base, estruturas intermédias (seção, setor e região), caso contrário continuará a defender os princípios e valores do partido.

“Se a comissão for ativada agora, vou abdicar de tudo para negociar. Porque não estou interessado em criar caos no partido, mas sim, estou pelo bem-estar do partido. Para que isso aconteça, as regras internas têm de ser respeitadas de forma integral. Nunca fui, nem serei radical em nenhuma negociação que vise reconciliar os militantes do partido”, assegurou, justificando que fê-lo pelo interesse coletivo  de todos os militantes e simpatizantes vítimas do  mesmo processo de escolha de delegados ao congresso.

O Militante do PAIGC, desde 2004 no círculo eleitoral 25,  afirmou ter entregue  a sua carta de protesto ao Conselho Nacional de Jurisdição do PAIGC  no dia 13 de janeiro de 2022, para reivindicar contra as irregularidades no processo, mas até ao momento não foi chamado nem ouvido por este órgão.

“O guião foi anulado, mas o partido continuou a violar os mesmos procedimentos, admitindo os mesmos delegados contestados nas eleições de base”, salientou, para de seguida defender que “o PAIGC não pode ser tratado  como um património  privado de alguém, mas sim património nacional”.

Bolom Conté frisou que as providências cautelares   interpostas nos tribunais Regional de Bissau e de relação visam pôr “fim à ditadura no seio do partido” e disse estar disposto a entregar-se à morte, se for necessário, mas nunca vai desistir da sua luta pelo respeito dos princípios internos até que os valores que todos defendem sejam respeitados.  

“As assembleias de base e as conferências das estruturas  intermédias (seção, setor e região) são órgãos  essenciais do PAIGC para o seu funcionamento adequado e equilibrado, assegurando a articulação  necessária e coerente do corpo do partido, da base ao topo, não do topo à base”, sustentou .

Bolom Conté denunciou que ele, a sua família e os seus próximos têm sido, desde que entrou com o processo judicial no tribunal, vítimas  de ameaças à morte, de insultos, perseguição e intimidação, tanto dos dirigentes quanto dos militantes leais a Domingos Simões Pereira.

O militante do PAIGC denunciou ainda que  o seu partido fez tentativa de inscrevê-lo na Assembleia do Povo Unido-Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), para sustentar a sua teoria de que já não era militante dos libertadores.

“O meu partido fez a mesma tentativa no Partido da Renovação Social (PRS), mas não conseguiu”, denunciou e disse que nunca saiu do país nem recebeu proteção de alguém, porque já viu algo pior que as ameaças dos atuais dirigentes e militantes do PAIGC.

Por: Filomeno Sambú

Foto: FS

UNTG CRITICA MEDIDA DE SUSPENSÃO DE NOVOS INGRESSOS NOS MINISTÉRIOS DE SAUDE E DA EDUCAÇÃO

Radiosolmansi.net

 A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) considera de falta de competência a decisão do governo que ordena a suspensão de novos ingressos nos ministérios de educação e da saúde.

No seu conselho dos ministros realizado ontem no palácio da República, o governo ao decidir mandar suspender admissão dos novos ingressos, nos ministérios da Educação e da saúde, alega o aumento de número do pessoal nestes dois sectores e consequentemente a subida da massa salarial.

Sobre este assunto e durante uma entrevista a Rádio Sol Mansi, o vice secretário-geral da maior central sindical do país, Yasser Turé, disse que a sua organização já tinha alertado o executivo sobre o que podia advir desta medida, no entanto, o governo afirmou que com o aumento dos novos impostos, iriam permitir um aumento de massa salarial em 9%.

“A decisão do governo através do conselho dos ministros demostra a falta de competência, porque antes do início do ano, o governo tinha que sentar à mesma mesa com deferentes ministérios para ouvi-los antes da laboração de orçamento que vai permitir o seu funcionamento como deve ser, mas antes da apresentação deste documento, os parceiros já tinha chamado o governo atenção mas, não deu ouvido”, afirmou.

Yasser Turé disse que a União Nacional dos Trabalhadores está a observar atentamente as decisões tomadas pelo governo, estando este a provocá-los para que tomem decisões radicais.

“ (..) O governo está-nos a provocar a tomada de decisões radicais, mas, não vamos permitir a mudança de directiva neste momento”, avisou.  

A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG pediu a união no seio de todos os funcionários para fazer face aos sucessivos acontecimentos na vida do país.

Por: Turé da Silva

EUA não serão intimidados pela China, diz senadora norte-americana

© Getty Images

Por LUSA  26/08/22 

A senadora norte-americana Marsha Blackburn, que chegou a Taiwan na quinta-feira para uma visita de três dias, disse hoje que os Estados Unidos não se vão deixar intimidar pela China, noticiou hoje a imprensa local.

A senadora, que pertence ao Partido Republicano e integra o Comité de Defesa do Senado, foi recebida no aeroporto Songshan, de Taipé, pelo diretor-geral do Departamento para os Assuntos Norte-Americanos do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Taiwan, Douglas Hsu, de acordo com a agência de notícias oficial CNA.

Blackburn vai reunir-se com a líder de Taiwan, Tsai Ing-wen, e participar num almoço oferecido pelo chefe da diplomacia de Taiwan, Joseph Wu.

"Acabei de desembarcar em Taiwan para enviar uma mensagem a Pequim: não seremos intimidados", escreveu a senadora, na rede social Twitter.

Os Estados Unidos "continuam firmes, na defesa da liberdade em todo o mundo" e "não vão tolerar qualquer tentativa de minar o país ou aliados", acrescentou.

As visitas de políticos dos Estados Unidos a Taiwan são cada vez mais frequentes.

Pequim, que considera Taiwan uma província sua, vê as visitas de alto nível à ilha como uma interferência nos seus assuntos e um reconhecimento de facto da soberania de Taiwan.

Na sequência da deslocação da presidente da Câmara dos Representantes norte-americana, Nancy Pelosi, a Taiwan, na visita de mais alto nível realizada pelos Estados Unidos à ilha em 25 anos, Pequim realizou exercícios militares em larga escala, que incluíram o lançamento de mísseis e o uso de fogo real. Durante quase uma semana, o Exército de Libertação Popular fez um bloqueio marítimo e aéreo de facto ao território.

Esta semana, também o governador do Estado norte-americano de Indiana, Eric Holcomb, visitou Taiwan. Holcomb reuniu-se com Tsai Ing-wen e representantes da indústria de 'chips' semicondutores, na qual Taiwan é líder global.

China e Taiwan vivem como dois territórios autónomos desde 1949, altura em que o antigo governo nacionalista chinês se refugiou na ilha, após a derrota na guerra civil frente aos comunistas. Pequim considera Taiwan parte do seu território e ameaça a reunificação através da força, caso a ilha declare formalmente a independência.


Leia Também: Taiwan. Nova visita de comitiva política dos EUA aumenta tensão com China