sexta-feira, 14 de abril de 2017

Conflito sobre posse de Terra - Justiça restitui terreno em disputa à família Dole

Bissau, 14 Abr 17 (ANG) - O Tribunal Regional de Cacheu procedeu quinta-feira a devolução da posse de terreno sita na localidade de Plong, na secção de Pelundo, que havia sido ilegalmente ocupado por um grupo de pessoas, aos seus legítimos proprietários, Bacar Tcherno Dole e família.

Bacar Tcherno Dole
Há mais de 4 anos que um grupo de pessoas oriundas da localidade de Augusto Barros, na mesma região invadiu e ocupou ilegalmente a mata, iniciando de imediato  a exploração desenfreada da horta de caju e a cultivá-la, com a alegação de terem sido autorizados pelo Régulo de Pantufa, uma povoação vizinha de Pelundo.

Interpelados pela família Dole, um número mínimo de intrusos aceitou abandonar o local, enquanto que os restantes resistiram, apoiando-se na suposta autorização que teriam recebido do régulo de Pantufa e da senhora Bana Vaz, igualmente residente na referida tabanca e que afirmava ser herdeira do referido espaço.

Dole confabulando com um dos instrusos
Um dos elementos dos que haviam previamente abandonado as terras em litígio, identificado por Alqueia Imbali, confirmou documentalmente terem cada um deles pago a soma de apenas 5 mil francos CFA ao régulo de Pantufa que os foi chamar a Augusto Barros para ocuparem as terras de Plong.

Perante esta relutância, a família Dole recorreu à justiça, onde viria a se confirmar que, efectivamente, o terreno em disputa era sua pertença, porque desde 1912, que o seu bisavô de nome Ndadjaba Dole o teria adquirido do então régulo de Pelundo em troca de prestação de tributos e vassalagem.

Mata em litigio
Aliás, o Régulo de Pelundo, condenou a atitude do régulo de Pantufa e pós em causa a sua autoridade, uma vez que aquela localidade, segundo explicou, se trata de um território dentro do seu regulado. "Pantufa é um bairro dentro do regulado de Pelundo. Isso é facto desde o tempo dos nossos ancestrais", reiterou.

Aladje Mussa N'jai disse que estar contente com a decisão do tribunal e acrescentou que, se todos trabalhassem como o Juiz encarregue do caso, Mário Ié, se calhar não haveria muitos conflitos de posse de terra no país.
Regulo de Pelundo

Em nome da família, falou Bacar Tcherno Dole que manifestou a sua satisfação pelo desfecho do caso, uma vez que, como confessou, estava receoso de haver um conflito directo entre as partes. Exortou aos ocupantes ilegais para, a partir daquela data, a saírem da sua propriedade, sob pena de serem vítimas de despejo pela justiça.

Não foi possível ouvir nem a versão do Régulo de Pantufa e muito menos a senhora Bana Vaz, porque, por exemplo, apesar de ter sido várias vezes notificada pelo tribunal para conhecer a sentença e presenciar o acto da restituição de posse, não compareceu ao acto.

ANG/JAM/SG

Conflito na Coreia do Norte pode "rebentar a todo o momento"

A China advertiu hoje que "um conflito pode rebentar a todo o momento" na Coreia do Norte, depois das novas ameaças dirigidas pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, ao governo de Pyongyang.


O alerta foi feito em conferência de imprensa pelo ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, depois de Trump ter dito na quinta-feira que a Coreia do Norte é um "problema" que "será tratado".

o chefe da diplomacia chinesa defendeu que "o diálogo é a única saída possível" no decorrer de uma conferência de imprensa conjunta com o homólogo francês, Jean-Marc Ayrault.

Wang Yi considerou que quem quer que desencadeie um conflito na península coreana "deverá assumir a responsabilidade histórica e pagar o preço".

"No dossier nuclear norte-coreano, o vencedor não será aquele que tiver as propostas mais duras ou que mostrar mais os músculos. Se ocorrer uma guerra, o resultado será uma situação em que ninguém sairá vencedor", alertou o ministro chinês, sem se referir diretamente às ameaças do Presidente norte-americano.

Na quinta-feira, Donald Trump abordou a situação na Coreia do Norte depois de os Estados Unidos terem largado uma bomba não-nuclear no leste do Afeganistão, o mais potente dispositivo convencional do arsenal norte-americano.

"A Coreia do Norte é um problema, o problema será tratado", afirmou Donald Trump.

Na semana passada, Trump esteve reunido com o Presidente chinês, Xi Jinping.

Noticiasaominuto

O ESPANCAMENTO DO DITO CIDADÃO DOS INCONFORMADOS, FOI UM ACTO ISOLADO E NÃO A MANDO DO REGIME COMO PROCURAM DESINFORMAR.


1- VEJAM AS FOTOS, DOIS OU TRÊS GALOS NA TESTA…, O QUE SIGNIFICA NBUCA OU SUCU. PORRADA DADA POR UMA PESSOA. I PIRDI GUERRA.

2-  NUM TAXI, O QUE A FOTO DEMONSTRA É O LADO DO CONDUTOR DO TAXI COM O VIDRO PARTIDO.  SENDO ASSIM, SERIA O CIDADÃO INCONFORMADO QUE ESTARIA CONDUZINDO, PORQUE SENÃO ESTARIA SENTADO NUM OUTRO POSICIONAMENTO E NÃO A DE CONDUTOR.  E SENDO ELE A CONDUZIR COMO OS FACTOS APONTAM…, ONTEM, VESPERA DE FERIADO I SAI FASSI SURNI…, APANHOU UM MAU CLIENTE…, I SUTADO.

3- VEJAM AS HORAS, MADRUGADA…, NHA DONA, BINTA SEIDI, KUMA…, KIL KU KA OTCHA DIA…, I KA DINOITI KU NA OTCHAL.  RESTO I BANDIDASCU.

4- SE NUNCA NINGUÉM FOI ESPANCADO, DA FORMA COMO INSULTAVAM AO JOMAV, AOS SERVIÇOS DE SEGURANÇA, AO ESTADO…, AGORA É QUE SE VAI ESPANCAR ALGUÉM??? AINDA POR CIMA A UM PEIXE MIUDO DEIXANDO OS PEIXES GRAUDOS???

5- QUANDO SE MANDA ESPANCAR E QUANDO É AO MAIS ALTO NIVÉL…, DUAS COISAS ACONTECEM:   EVAQUAÇÃO OU MORTE.

CONTEM OUTRA

Publicada por didi lopes 

"Mãe de todas as bombas" matou 36 combatentes do Estado Islâmico

A bomba GBU-43 lançada pelos EUA no leste do Afeganistão destruiu uma rede de túneis utilizada pelo Estado Islâmico e causou a morte de pelo menos 36 combatentes daquele grupo radical, informou hoje o governo afegão.


"Na sequência do bombardeamento, esconderijos estratégicos do Daesh (sigla em árabe para Estado Islâmico) e uma rede de túneis foram destruídos, e 36 combatentes do Estado Islâmico mortos", disse o Ministério da Defesa em comunicado.

As autoridades afegãs descartaram a possibilidade de vítimas civis, segundo a AFP.

A bomba GBU-43 (Massive Ordnance Air Blast - MOAB), que os Estados Unidos lançaram na quinta-feira no Afeganistão, pesa 9,5 toneladas, das quais 8,4 são explosivos, e tem um raio de ação com um diâmetro de 1,4 quilómetros.

Conhecida como "a mãe de todas as bombas", foi desenvolvida para o Exército norte-americano por Albert L. Weimorts Jr., entretanto falecido, e começou a ser fabricada em 2001 no Laboratório de Investigação da Força Aérea.

O Governo afegão afirmou na quinta-feira que estava em contacto com os Estados Unidos e foi informado do lançamento em Nangarhar, no leste do país, de uma bomba GBU-43, encontrando-se a avaliar o resultado do bombardeamento.

O bombardeamento foi executado na quinta-feira às 19:32 locais (16:02 de Lisboa).

O assessor de imprensa da Casa Branca, Sean Spicer, disse que o objetivo era acabar com um "sistema de túneis" do grupo radical autoproclamado Estado Islâmico, que permitia aos seus milicianos "mover-se com liberdade e atacar com mais facilidade os militares norte-americanos e as forças afegãs".

Uma das primeiras vozes ouvidas contra esta ação militar foi a do ex-Presidente afegão Hamid Karzai.

"Nós temos de ser mais duros, e de forma veemente condeno o lançamento da última arma, a maior bomba não-nuclear, no Afeganistão, pelos EUA", escreveu Karzai, na rede social Twitter.

GBU-43: Como é "a mãe de todas as bombas"?

A bomba foi lançada na quinta-feira pela primeira vez em combate, uma vez que até agora apenas foi sujeita a testes, o primeiro dos quais em 2003 na Base da Força Aérea Englin, na Flórida. Um outro teste foi realizado a 21 de novembro do mesmo ano.

Uma das principais características desta bomba, a capacidade de atingir grandes profundidades e destruir construções, como túneis, esteve na origem da escolha.

A bomba GBU-43 consegue atingir túneis com grande precisão, tendo sido esta a razão da sua escolha, já que, segundo o general John W. Nicholson, comandante das forças norte-americanas no Afeganistão, os jihadistas têm estado a trabalhar em defesas subterrâneas em 'bunkers'.

Esta bomba não nuclear é considerada a segunda mais poderosa, só ultrapassada pelo artefacto explosivo russo FOAB, conhecido como "o pai de todas as bombas".

NAOM