3 de março de 2023

FRENTE SOCIAL ANUNCIA GREVE DE CINCO DIAS NO SETOR DA EDUCAÇÃO E DA SAÚDE

JORNAL ODEMOCRATA  03/03/2023 

A Frente Social, que congrega os sindicatos de Educação e da Saúde, anunciou esta sexta-feira, 03 de março de 2023, o início de uma greve de cinco dias nos setores da educação e da saúde na próxima semana, de 06 a 10 de março, para exigir a resolução de problemas que afetam os profissionais destes setores sociais.

O anúncio foi feito pelo porta-voz da Frente Social, Yoio João Correia, em conferência de imprensa realizada na Sede Nacional da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), na qual não descartou a possibilidade de a greve ser suspensa caso haja diálogo sincero e franco com o patronato.

O sindicalista alertou o executivo a assumir as suas responsabilidades para evitar as consequências decorrentes da projetada paralisação.

“Depois da entrega do caderno reivindicativo no dia 09 de Janeiro não houve nenhuma chamada para a negociação por parte do executivo. Houve apenas um encontro convocado pela equipa da direção de trabalho da Função Pública, para pedir esclarecimentos sobre os pontos constantes no caderno reivindicativo” disse, afirmando que estão no limite, por isso decidiram avançar para a greve.

“infelizmente até à presente data não há nenhuma comunicação e diligência por parte do governo no sentido de resolver o problema da Frente Social, com isso infelizmente condicionaram-nos a ir à greve.” afirmou Yoio João Correia .

Yoio João Correia apelou a todos os profissionais de saúde e de educação a mobilizarem-se e colaborarem para defender a melhoria das condições de trabalho.

“Só vamos garantir os serviços mínimos no setor da saúde nos serviços de urgências e de emergência hospitalar,” insistiu.

A frente social exige entre outros pontos o pagamento de dívidas dos setores da educação e da saúde, a efetivação de pessoal da educação e saúde, a reafectação de horários retirados a alguns professores, o cumprimento da lei da carreira docente, a readmissão de pessoal de Saúde retirado do sistema, a requalificação e classificação dos funcionários dos dois setores.

Por: Carolina Djemé

Fotos: CD

NASA partilha vídeo de colisão entre satélite e asteroide... Foi em setembro que o DART colidiu com o Dimorphos.

© NASA

Notícias ao Minuto   03/03/23 

A NASA partilhou um vídeo que mostra a colisão planeada do satélite Double Asteroid Redirection Test (DART) com o asteroide Dimorphos, um projeto que teve como objetivo estudar um possível sistema de defesa contra asteroides.

O vídeo foi criado a partir de imagens paradas captadas pelo DART, mostrando a aproximação gradual do satélite ao corpo celeste. A primeira fotografia foi captadas a pouco mais de uma hora da colisão entre os dois objetos, que teve lugar setembro.

A missão foi considerada um sucesso pela NASA, que conseguiu verificar uma alteração ligeira da trajetória do asteroide em relação à que era a sua rota original.

Pode ver acima o vídeo partilhado agora pela NASA.


Leia Também: SpaceX envia astronautas para a Estação Espacial. Veja as imagens

Guerra? "Temos de admitir que podemos perder", confessa cineasta russo

© Getty Images

Notícias ao Minuto   03/03/23 

 O realizador apontou, também, não concordar com aqueles que consideram cegamente que a Rússia vencerá o conflito com a Ucrânia, uma vez que "não é correto" acreditar que as coisas "vão acontecer por elas próprias".

Karen Shakhnazarov, um conhecido cineasta russo, apontou, em declarações à televisão estatal daquele país, que a Rússia tem de admitir que poderá não sair vitoriosa na guerra com a Ucrânia.

Num vídeo partilhado por Francis Scarr, que monitoriza a televisão estatal russa para a BBC, Shakhnazarov admitiu que "é realmente uma situação que pode ter consequências muito sérias", complementando: "temos de admitir que podemos perder".

Confessou, também, não concordar com aqueles que consideram cegamente que a Rússia vencerá o conflito com a Ucrânia, uma vez que "não é correto" acreditar que as coisas "vão acontecer por elas próprias".

"Isso é fraqueza. Não é força, é fraqueza", reiterou.

Na sua ótica, é necessário "saber olhar a verdade nos olhos", o que passa por "encarar as forças e fraquezas".

"A nossa sociedade não está organizada para este tipo de guerra. Não está!", reiterou, apontando que se trata de "uma batalha com todo o Ocidente".

"Quem ganha? Disciplina e organização vencerão. […] isso não existe na nossa sociedade atualmente", atirou, apontando que a Rússia subestimou "a unidade do Ocidente".

Shakhnazarov foi mais longe, indicando que o Ocidente não se "desmoronará", ao contrário do discurso propagado na sociedade russa.

"Quando o Ocidente sentir que pode ganhar, vai tentar ganhar. E têm-no num nível inconsciente. Claro que temos de encarar [Volodymyr] Zelensky e a Ucrânia com seriedade. Ele é perigoso! Não é estúpido. É energético. Tem um grande papel nesta história. Não é só uma marioneta. Estamos a enganar-nos quando dizemos isso", lançou.

Shakhnazarov recordou que a sociedade russa parecia estável "três anos antes do fim da URSS" e, de um momento para o outro, verificou-se que, afinal, não o era.

"É uma situação perigosa, por isso, não podemos perder, em qualquer circunstância. Mas temos de nos organizar", rematou.

Por seu turno, Scarr comentou não ver "nada assim na televisão estatal russa desde a ofensiva ucraniana, no ano passado", na mesma publicação.

Lançada a 24 de fevereiro, a ofensiva militar russa na Ucrânia já provocou a fuga de mais de 14 milhões de pessoas, segundo os dados mais recentes da Organização das Nações Unidas (ONU), que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A entidade confirmou ainda que já morreram mais de 8.101 civis desde o início da guerra e 13.479 ficaram feridos, sublinhando, contudo, que estes números estão muito aquém dos reais.


Leia Também: Deputado viu discurso de Putin com esparguete nas orelhas. Será julgado