sábado, 24 de fevereiro de 2024

Guiné-Bissau: A primeira edição de recepção de novos caloiros da AEFA-BAFATÁ 2024 ...Finalidade: capacitação dos jovens estudantes da Guiné Bissau




Por  Vitoria Tuti Iyere     02/24/2024 

Guiné-Bissau: Fórum de Paz exige concurso público para cargo de Diretor nas Escolas públicas

Por Rádio Capital Fm

Os Delegados a 22⁰ Conselho de Paz exigem “a implementação de concurso público para os cargos dos Diretores das Escolas públicas, de modo a encetar dinâmicas que promovam a competência nos serviços da Educação e consequentemente no Ensino”.

A posição foi tornada a pública esta sexta-feira, 23, em Gabú, no âmbito do encontro itinerante do Projeto Fórum de Paz com os Grupos Kumpuduris di Paz de todas as regiões do país,  no qual os Delegados ao Conselho de Paz debateram a situação atual do ensino, marcada pelas reivindicações dos alunos e de uso desproporcional das forças de segurança contra classe discente indefesa.

Os Delegados repudiaram a atuação "desproporcional e desnecessária" das forças de segurança contra os alunos manifestantes, que pretendiam apenas exercer um direito fundamental e constitucionalmente assegurado a todos os cidadãos.

Exortaram ao Ministério do Interior a instruir os efetivos de segurança nas técnicas de asseguramento de manifestação, cumprindo o papel de agentes da proteção e não fazer o contrário.

No Comunicado à imprensa,  o Projeto Fórum de Paz, através dos Delegados ao Conselho de Paz, solidariza-se com os alunos e, ao mesmo tempo, os pais e encarregados da educação, através das suas organizações representativas pela forma consciente que tomaram a decisão de exigir os seus direitos.

O Fórum de Paz da Guiné-Bissau, através dos Grupos de Kumpuduris di Paz e da sua Comissão Especializada dos Professores, manifesta a sua total disponibilidade para ajudar nas conversações e prestar assistência técnica, a fim de construir consensos viáveis no setor da Educação nacional”.

Data: 24.02.2024

Por: Mamandin Indjai

Grupo dos Altos Dirigentes do PRS inconformados com a postura do Presidente do PRS, Fernando Dias promove encontro entre a grande família do PRS, com vista ao esclarecimento sobre as razões que estão na origem das fortes revindicações nos últimos tempos.

Quadros do PRS inconformados com atual Direção 👇

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO -02

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Radio Voz Do Povo 

CEDEAO levanta sanções ao Níger após golpe de Estado

© Shutterstock

POR LUSA    24/02/24 

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) levantou hoje as sanções económicas e comerciais impostas ao Níger, aplicadas no seguimento de um golpe de Estado no ano passado.

À comunicação social, o presidente da Comissão da CEDEAO, Omar Alieu Touray, explicou que o levantamento das sanções ocorre com efeitos imediatos e é "puramente humanitário", para aliviar o sofrimento causado, noticia a Associated Press (AP).

"Há sanções específicas [individuais], bem como sanções políticas, que continuam em vigor", acrescentou, após a reunião do bloco de países na capital da Nigéria, Abuja, que pretendeu abordar as ameaças que a região enfrenta e a vontade de três países liderados por juntas militares de abandonar a CEDEAO.

As fronteiras e o espaço aéreo do Níger serão reabertos, as transações financeiras entre os países da CEDEAO e o Níger serão novamente autorizadas, e os bens do Estado do Níger ficarão, assim, descongelados, acrescentou Alieu Touray.

O responsável pediu ainda a "libertação imediata" do Presidente deposto, Mohamed Bazoum, que se encontra detido, com a sua mulher, pelo regime militar há sete meses.

A organização, que integra 15 Estados da África Ocidental, está mergulhada numa crise sem precedentes desde que o Mali, o Níger e o Burkina Faso anunciaram a sua retirada da organização regional, no final de janeiro.

A região também foi abalada recentemente pela súbita decisão do Presidente do Senegal, Macky Sall, de adiar as eleições presidenciais no país, previstas para o próximo domingo, o que desencadeou protestos violentos no país.

Em 08 de fevereiro, os chefes da diplomacia dos países membros da CEDEAO realizaram também em Abuja, capital da Nigéria, que exerce atualmente a presidência da organização, uma cimeira extraordinária.

Nesta cimeira, a CEDEAO declarou que o pedido do Burkina Faso, do Mali e do Níger, países liderados por juntas militares, para abandonarem a organização não cumpre as condições estatutárias para ser aceite.

Os três países anunciaram em 28 de janeiro que desejam sair da CEDEAO com efeitos imediatos.

O artigo 91.º do Tratado da CEDEAO estipula que os países membros permanecem vinculados às suas obrigações durante o período de um ano após a notificação da sua retirada.

A África Ocidental foi palco nos últimos anos de golpes de Estado, tentativas de golpe ou adiamento de eleições em seis países dos seus 15 Estados-membros.

Oito dos Estados-membros são antigas colónias francesas -- Benim, Burkina Faso, Costa do Marfim, Guiné-Conacri, Mali, Níger, Senegal e Togo -, cinco fizeram parte do império colonial britânico -- Gâmbia, Gana, Libéria, Nigéria e Serra Leoa -, e os restantes dois -- Cabo Verde e Guiné-Bissau - são lusófonos.



Leia Também: Níger falha pagamento de dívida pública e já tem 480 milhões em atraso


Leia Também: Presidente em exercício da CEDEAO pede nova abordagem à situação dos países onde houve golpe

UE vai dar 4,5 mil milhões do novo fundo de ajuda em março a Kyiv

© Thierry Monasse/Getty Images

POR LUSA   24/02/24 

A União Europeia (UE) vai dar à Ucrânia, em março, 4,5 mil milhões de euros, verba que faz parte do pacote de 50 mil milhões de euros de apoio já aprovado, anunciou hoje a presidente da Comissão Europeia.

Aproveitando a sua visita à Ucrânia no dia em que passam dois anos desde o início da invasão russa, Ursula von der Leyen anunciou na rede social X este primeiro pagamento após uma reunião com o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal.

O total de 50 mil milhões de euros do pacote de ajuda destina-se aos próximos quatro anos e está integrado nos orçamentos da UE, depois de no dia 01 de fevereiro os presidentes e primeiros-ministros dos 27 terem conseguido que o Governo da Hungria levantasse o seu veto ao plano, permitindo o acordo.

Na sua publicação, Von der Leyen explicou que, além de abordar a aplicação destes fundos, na reunião com Shmyhal foi discutido o estado das exportações ucranianas, que desde o início da guerra gozam de tratamento preferencial no mercado da UE devido à suspensão temporária de tarifas.

Von der Leyen e Shmyhal discutiram os "problemas de fronteira terrestre" causados por estas exportações, e que têm motivado a introdução de salvaguardas por Bruxelas caso algum país da UE veja os seus mercados agrícolas afetados, na sequência dos protestos de cinco estados próximos da Ucrânia, nomeadamente Polónia, Hungria, Eslováquia, Bulgária e Roménia.

A reunião serviu ainda para definir esforços conjuntos da UE e de Kyiv para desenvolver uma poderosa indústria militar, como explicou Von der Leyen no X.

Esta é a sétima visita de Ursula von der Leyen à Ucrânia desde o início da guerra.

Desta vez, a líder da UE está acompanhada pelo primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, cujo país detém a presidência rotativa do Conselho da UE, e pelos primeiros-ministros de Itália, Giorgia Meloni, e do Canadá, Justin Trudeau, que também vão participar dos eventos relativos ao segundo aniversário do início da guerra.

A guerra na Ucrânia teve início em 24 de fevereiro de 2022, quando a Rússia lançou uma ofensiva militar com os argumentos de que queria defender os territórios pró-russos e eliminar um suposto nazismo no país vizinho.

A invasão russa provocou a crise de segurança mais grave da Europa desde a II Guerra Mundial (1939-1945).



Leia Também:  O primeiro-ministro canadiano assinou hoje, em Kiev, um acordo de cooperação em matéria de segurança com o Presidente ucraniano que compromete Otava a enviar mais de dois mil milhões de euros em ajuda militar e financeira em 2024.

SENEGAL: Centenas manifestam-se no Senegal para pedir eleições presidenciais

© Lusa

POR LUSA    24/02/24 

Centenas de pessoas manifestaram-se hoje na capital do Senegal, Dacar, para pedir ao chefe de Estado do país eleições presidenciais antes do fim do seu mandato, em 02 de abril, depois de o governante as ter adiado.

As eleições presidenciais no Senegal deveriam decorrer no domingo, mas, em 03 de fevereiro, o Presidente do país, Macky Sall, ordenou o adiamento do sufrágio, na véspera do início previsto para a campanha eleitoral oficial.

A decisão foi chumbada pelo Conselho Constitucional, e a população continua sem saber quando irá às urnas e se os votos serão depositados antes ou depois de 02 de abril, quando termina oficialmente o mandato de Macky Sall.

A incerteza tem alimentado a tensão e levou um movimento cívico e político a pedir que o escrutínio se realize sem demora.

Respondendo ao apelo da coligação opositora F24 e ao coletivo cívico Aar Sunu Election (Protejamos as nossas eleições, em português), centenas de manifestantes concentraram-se na capital com apitos, buzinas e bandeiras do país para pedir eleições.

As revindicações abrangiam ainda a libertação dos opositores Ousmane Sonko e Bassirou Diomaye Faye, e acabaram por se transformar num protesto contra o Governo.

Realizada com a autorização das autoridades locais -- apesar de a proibição de múltiplos comícios da oposição ter gerado um clima de tensão nos últimos anos --, a manifestação decorreu sob o olhar das forças de segurança, à margem, sem intervirem.

O chefe de Estado senegalês reiterou na quinta-feira, numa muito aguardada conferência de imprensa, que sairá de cena no final do mandato, mas manteve o tabu sobre a data das presidenciais.

O Presidente justificou o adiamento com o seu receio de que, após as disputas acesas durante o processo pré-eleitoral, eleições intensamente disputadas pudessem provocar novos surtos de violência, no seguimento dos ocorridos em 2021 e 2023.

A crise no Senegal, país que faz fronteira com a Guiné-Bissau, é um dos temas da Cimeira extraordinária que a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) realiza hoje em Abuja, a par da decisão, sem precedentes, do Burkina Faso, do Mali e do Níger de abandonarem a organização, em reação às sanções aplicadas na sequência dos golpes militares nesses países.



Leia Também: Senegal vai mergulhar em "crise profunda" se não marcar eleições

Câmara dos Representantes norte-americana deve aprovar apoio à Ucrânia

© YURIY DYACHYSHYN/AFP via Getty Images

POR LUSA   24/02/24 

O líder dos democratas no Senado dos EUA, em visita surpresa à Ucrânia, apelou na sexta-feira ao presidente republicano da Câmara dos Representantes, que votasse favoravelmente o apoio a este país para o ajudar a combater a invasão russa.

"O peso da História está sobre os seus ombros", disse Chuck Schumer, dirigindo-se ao republicano Mike Johnson, através dos jornalistas que o ouviam em Kiev.

Depois de uma reunião com o presidente ucraniano, Volodymir Zelenskyy, em que também participaram os quatro senadores democratas que o acompanham, Schumer acrescentou: "Se Johnson virar as costas à História, vai lamentar isso nos anos futuros".

O líder democrata justificou a sua presença na Ucrânia "para falar diretamente ao presidente [da Câmara dos Representantes] Johnson", perante o impasse na câmara baixa do Congresso norte-americano da proposta de apoio à Ucrânia aprovada pelo Senado.

A aprovação da proposta pelo Senado, com 60 mil milhões de dólares destinados à Ucrânia, aconteceu na semana passada, depois do colapso de uma proposta mais vasta que teria combinado esta ajuda com mudanças na política fronteiriça dos EUA.

O Senado aprovou a proposta apenas com a parte relativa à ajuda externa, com 70 votos a favor, onde se incluíram 22 republicanos, e 29 contra.

Mas o caminho que se segue na Câmara dos representantes é incerto.

A influência de Donald Trump entre os republicanos é mais forte na câmara baixa do que na alta e tem pressionado no sentido de um voto contra a ajuda à Ucrânia.

Alguns republicanos já ameaçaram mesmo remover Johnson da presidência da Câmara se colocar a proposta a votação. Mas este já disse que "não seria apressado" para tomar uma decisão.



Leia Também: Reino Unido anuncia pacote para ajudar Ucrânia e reabastecer munições


NATO reforça importância de manter apoio a Kiev após dois anos de guerra

LEON NEAL / GETTY IMAGES

SIC Notícias    24/02/2024 

O vice-secretário-geral analisou os diferentes tipos de apoio prestados pelos aliados desde o início da guerra e sublinhou que todos concordaram que a Ucrânia deve tornar-se membro da NATO.

A NATO sublinhou, nesta quinta-feira, a importância dos aliados manterem o apoio à Ucrânia, durante uma cerimónia na sua sede, em Bruxelas, na véspera do segundo aniversário desde o início da invasão russa do país vizinho.

O vice-secretário-geral da Aliança Atlântica, Mircea Geoana, destacou os sucessos alcançados pela Ucrânia no campo de batalha desde a invasão e sublinhou o compromisso contínuo da organização para com este país.

Num evento onde esteve Natalia Galibarenko, embaixadora ucraniana na NATO, Geoana frisou que a Ucrânia "continua a lutar, determinada a prevalecer", e garantiu que a Aliança "está determinada a apoiar" os ucranianos, de acordo com um comunicado da organização.

O vice-secretário-geral analisou os diferentes tipos de apoio prestados pelos aliados desde o início da guerra e sublinhou que todos concordaram que a Ucrânia deve tornar-se membro da NATO.

"Eu acredito na Ucrânia. Eu acredito na NATO. E acredito que juntos podemos garantir um futuro mais seguro para todos nós", destacou, citado na nota de imprensa.

"Sem apoio, não só a Ucrânia não reconquista aquilo que a Rússia ocupa, como vai perder mais território rapidamente"

Após o discurso de Geoana, foi respeitado um minuto de silêncio e o barítono ucraniano Volodímir Kapshuk, que atualmente trabalha na Ópera Nacional de Paris, executou o hino nacional da Ucrânia.

Após a cerimónia, os embaixadores dos países membros da NATO colocaram girassóis num mapa da Ucrânia, detalhou ainda a organização.

Miss CEDEAO Guiné-Bissau 2024.

Fonte: Top GB Internacional

 Em 2023 a Top GB Internacional, selecionou duas representantes guineenses: a  representante Daimara Adainca Carlitos da Silva, foi titulada com o título de miss CEDEAO Internacional Guiné-Bissau e  Nayde Indi, foi titulada com o título de Miss CEDEAO Internacional diáspora Portugal,  para  representar o país no concurso de Miss CEDEAO Internacional, que será realizado em Bruxelas este ano, entre dias 28  de fevereiro a 05 de Março. O concurso irá contar com  países membros de CEDEAO e com diásporas.

No entanto, a representante Daimara Adainca Carlitos da Silva, tem patrocínio de bilhete de avião, hotel e logística, mais ainda lhe falta visto de entrada para Bruxelas, a organização já diligênciou junto com os  parceiros do estado para concessão do visto para a participação da Guiné-Bissau.

  A representante da diáspora, graças a Deus com o apoio do nosso representante do corpo diplomata Sr, embaixador  Artur Silva, em Portugal, que fez um grande papel, nos atendeu  imediatamente e apoiou a miss no bilhete de avião e logística e permitiu dar acompanhamento no que for necessário, para garantir  representação condigna.

Da mesma forma, o nosso representante do corpo diplomata Sr, embaixador Hélder Vaz, em Bruxelas,  foi muito ágil e flexível, logo que recebeu o nosso email atendeu imediatamente e deu a garantia do acompanhamento da nossa representante como embaixador no país onde será o palco do grande final miss CEDEAO Internacional. 

Assim, queremos  agradecer  pela senciblidade  de boa fé de ajudar e acompanhar a nossa representante, que bem merece apoio do estado e governo da Guiné-Bissau.

Unidos pela Boa causa, Guiné-Bissau em primeiro lugar!

Viva cultura guineense! 

Viva turismo! 

Viva juventude! 

Viva mulher guineense! 

Um bem haja a todos.


Doze alimentos que são ricos em colagénio e 'amigos' da pele... Têm múltiplos benefícios. Tome nota e acrescente na lista de compras.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto   23/02/24 

Quase todos sabem que estimular o colagénio ajuda a manter a pele, o cabelo e as unhas saudáveis. Mas, claro, tem outros (e incríveis) benefícios para a saúde dos ossos, massa muscular e articulações, afirma a Cleveland Clinic, um centro médico académico sem fins lucrativos, citado na Prevention. 

E, caso não saiba, não precisa de suplementos para conseguir manter os seus níveis de colagénio equilibrados. Basta consumir os alimentos certos regularmente. Quais? Consulte a lista? 

Doze alimentos que são ricos em colagénio e 'amigos' da pele: 

Peixe; 

Frango; 

Claras de ovo; 

Ostras; 

Feijões; 

Pimentos;

Citrinos;

Batatas; 

Caldo de ossos; 

Laticínios; 

Alho; 

Caju.


Leia Também: É isto que a pele pode dizer sobre a saúde do seu coração